PDA

Ver Versão Completa : turbina pajero 2001 full 2.8 4m40 problema!

Marcolin
09/04/2014, 22:34
Amigos hoje voltando de uma viagem a serra gaucha percebi que minha turbina esta fraca....realmente fraca......levei a uma mecanica credenciada bosch.....e nao levei fe na conversa do cara....enfim rezumindo.....lacrei a valvula egr, e melhorou um pouco o carro....mas nao adianta a turbina ta fraca e fumacando em saidas e retomadas......me parece que a turbina seria
TF035HM-12T....no brasil esta a bagatela de R$ 1900, 00 no mercado livre, e R$ 2400,00 lojas mecanicas....em fim no ebay esta $300,00 Mitsubishi Shogun Pajero 2 8L TF035 TF035HM 12T 4 4M40 Oil Cold Turbochager 4M40 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mitsubishi-Shogun-Pajero-2-8L-TF035-TF035HM-12T-4-4M40-oil-cold-Turbochager-4M40-/190882391340?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2c717a252c)

alguem ja comprou no ebay...e de boa qualidade.....?? ou alguem no brasil que tenha com preco decente....obrigado!!

Marcolin
09/04/2014, 23:01
alguem que teve o mesmo problema?solucao ou algum macete?

vitor_grotmann
09/04/2014, 23:38
Recondicionei a minha por 900 reais. Acho que ficou boa, até o momento sem problemas, vai fazer 1 ano em julho.
abraços
vitor

SAPO-BOMBA
10/04/2014, 10:42
Basta trocar o conjunto rotativo por um novo e revisar o restante. É bem mais barato...

Marcolin
10/04/2014, 20:17
Basta trocar o conjunto rotativo por um novo e revisar o restante. É bem mais barato...

sim sapobomba.....cara so que este conjunto rotativo sai quase mil reais por aqui.....ai to na duvida....mas valeu pela dica!!

Walter da Camper
10/04/2014, 20:58
Como você chegou à conclusão que a turbina está "fraca"?
O motor está rendendo pouco? (está fraco?)
Quando uma turbina está em fim de vida útil, com elevado desgaste, o sintoma é a passagem de óleo para a admissão, o que produz fumaça branca e merejamento de óleo das conexões dos mangotes (diz-se "babando óleo"). Mas o rendimento do motor geralmente não é afetado, pois ela continua girando livre e comprimindo ar.
Os problemas que costuma afetar o rendimento do motor diesel são restrição de combustível (filtro sujo ou conexão entrando ar) ou restrição de ar (filtro sujo ou mangueira encolhendo com a sucção).
É aconselhável verificar as coisas mais simples e baratas antes de condenar a turbina.
Essas observações são válidas para os motores diesel mecânicos em geral, a menos que o 4M40 e sua turbina tenham alguma particularidade que faça ocorrer esse sintoma (não conheço a fundo esse motor).

Amigos hoje voltando de uma viagem a serra gaucha percebi que minha turbina esta fraca....realmente fraca......levei a uma mecanica credenciada bosch.....e nao levei fe na conversa do cara....enfim rezumindo.....lacrei a valvula egr, e melhorou um pouco o carro....mas nao adianta a turbina ta fraca e fumacando em saidas e retomadas......me parece que a turbina seria
TF035HM-12T....no brasil esta a bagatela de R$ 1900, 00 no mercado livre, e R$ 2400,00 lojas mecanicas....em fim no ebay esta $300,00
Mitsubishi Shogun Pajero 2 8L TF035 TF035HM 12T 4 4M40 Oil Cold Turbochager 4M40 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mitsubishi-Shogun-Pajero-2-8L-TF035-TF035HM-12T-4-4M40-oil-cold-Turbochager-4M40-/190882391340?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2c717a252c)

alguem ja comprou no ebay...e de boa qualidade.....?? ou alguem no brasil que tenha com preco decente....obrigado!!

Marcolin
10/04/2014, 22:07
Como você chegou à conclusão que a turbina está "fraca"?
O motor está rendendo pouco? (está fraco?)
Quando uma turbina está em fim de vida útil, com elevado desgaste, o sintoma é a passagem de óleo para a admissão, o que produz fumaça branca e merejamento de óleo das conexões dos mangotes (diz-se "babando óleo"). Mas o rendimento do motor geralmente não é afetado, pois ela continua girando livre e comprimindo ar.
Os problemas que costuma afetar o rendimento do motor diesel são restrição de combustível (filtro sujo ou conexão entrando ar) ou restrição de ar (filtro sujo ou mangueira encolhendo com a sucção).
É aconselhável verificar as coisas mais simples e baratas antes de condenar a turbina.
Essas observações são válidas para os motores diesel mecânicos em geral, a menos que o 4M40 e sua turbina tenham alguma particularidade que faça ocorrer esse sintoma (não conheço a fundo esse motor).

Walter, obrigado pelas dicas, mas ja foram feitos estes testes...porem a turbina assopra fraco, quase nao se escuta ela....e tipo ta fumacando muito em arrancada e retomadas....a bi ja foi revidada em banca da bosch, e tudo ok....o carro esta fraco mesmo.......claro que a minha 2.8....nao e nenhum carro de corrida..mas tipo esta fraca.....fechei minha valvula egr e melhorou um pouco....vou revisar todas mangueiras.. denovo e dutos....mas valeu pelas dicas!!!
obs: hoje na ramada de porto alegre..fazendo o recall da bomba de nitrogenio do freio..pedi o preco da turbina tf035 .....e pasmem barbda do dia R$ 13.500,00

Nando Pires
11/04/2014, 10:17
Walter, obrigado pelas dicas, mas ja foram feitos estes testes...porem a turbina assopra fraco, quase nao se escuta ela....e tipo ta fumacando muito em arrancada e retomadas....a bi ja foi revidada em banca da bosch, e tudo ok....o carro esta fraco mesmo.......claro que a minha 2.8....nao e nenhum carro de corrida..mas tipo esta fraca.....fechei minha valvula egr e melhorou um pouco....vou revisar todas mangueiras.. denovo e dutos....mas valeu pelas dicas!!!
obs: hoje na ramada de porto alegre..fazendo o recall da bomba de nitrogenio do freio..pedi o preco da turbina tf035 .....e pasmem barbda do dia R$ 13.500,00

Putz... Por que não comprou duas???????
Só rindo mesmo.

luis Eugenio
11/04/2014, 11:50
Vai com calma! Meu mecanico especializado em Mit , disse que estas turbinas da pajero raramente se entregam!!! Na minha é o motor/anéis!!! Sopra pela mangueira do respiro do óleo! Abraço

Walter da Camper
11/04/2014, 13:11
Talvez a única situações em que o desgaste da turbina pode fazer cair o rendimento do motor é se a folga do mancal for tão grande que permita que as palhetas raspem no corpo do caracol. Nesse caso a rotação cai e a turbina assopra menos do que deveria. Isso é facilmente diagnosticável retirando a mangueira de entrada do caracol frio para ver se há riscos na região em que o rotor fica próximo da carcaça interna.

Fora isso, insisto que é bem pouco provável o problema ser na turbina. A fumaça pode ser causada por diversos fatores, entre eles o ponto da BI, ajuste incorreto da Waste-Gate, óleo soprando no respiro... e por aí vai.

Tem outra coisa: a pressão da turbina depende diretamente da qualidade da combustão que gera o fluxo de gases no escape. Certa vez eu instalei uns bicos injetores xing-ling no meu motor Toyota e, devido à vazão deficiente a pressão da turbina (tenho manômetro no painel) caiu pela metade e o rendimento do motor também. Em turbinas com waste-gate como a sua, esse sintoma é, de certa forma, compensado pela válvula wg, mas também pode haver prejuízo na pressão devido a bicos ruins ou outra causa que restrinja a alimentação.

Boa sorte no diagnóstico.

Abçs.

SAPO-BOMBA
11/04/2014, 14:15
Vai com calma! Meu mecanico especializado em Mit , disse que estas turbinas da pajero raramente se entregam!!! Na minha é o motor/anéis!!! Sopra pela mangueira do respiro do óleo! Abraço

Na verdade se entregam sim, turbinas tem um determinado tempo de vida útil, e tanto a TF-035 quanto a TD-04 ( ambas da própria Mitsubishi ) vez e outra dão defeitos e vão pro saco.

A minha é uma TD-04 e continua original após 200.000km... A de um amigo estourou com 84 mil.... E por aí vai.

Marcolin
11/04/2014, 21:05
Talvez a única situações em que o desgaste da turbina pode fazer cair o rendimento do motor é se a folga do mancal for tão grande que permita que as palhetas raspem no corpo do caracol. Nesse caso a rotação cai e a turbina assopra menos do que deveria. Isso é facilmente diagnosticável retirando a mangueira de entrada do caracol frio para ver se há riscos na região em que o rotor fica próximo da carcaça interna.

Fora isso, insisto que é bem pouco provável o problema ser na turbina. A fumaça pode ser causada por diversos fatores, entre eles o ponto da BI, ajuste incorreto da Waste-Gate, óleo soprando no respiro... e por aí vai.

Tem outra coisa: a pressão da turbina depende diretamente da qualidade da combustão que gera o fluxo de gases no escape. Certa vez eu instalei uns bicos injetores xing-ling no meu motor Toyota e, devido à vazão deficiente a pressão da turbina (tenho manômetro no painel) caiu pela metade e o rendimento do motor também. Em turbinas com waste-gate como a sua, esse sintoma é, de certa forma, compensado pela válvula wg, mas também pode haver prejuízo na pressão devido a bicos ruins ou outra causa que restrinja a alimentação.

Boa sorte no diagnóstico.

Abçs.

Walter obrigado, mais uma vez, hoje fiz alguns testes, e vi com meu mecânico após, testes andando parada e tal....vimos uma pqno vazamanto no coletor......e apos fazer uns 100 km na estrada hoje esta vazando mesmo no coletor, abriu as pernas a junta do terceiro cilindo acredito, vou trocar essa semana essas juntas, e meu mecanico ja aproveitou e pediu para trocar a junta da turbina c/coletor tmb, pelo que ele viu a turbina parece boa, porem sem essa vazao perfeita dos gazes ela nao esta indo a rotacao devida etal, se for so isso ufa......vindo na estrada quando acelerava dava pra ver o vazada no coletor levei um susto hehe mas tudo certo...acho que a novela da turbina esta se resolvendo!!

Marcolin
11/04/2014, 21:08
luis a sua esta com problema no aneis isso?mas tipo vc teve que fazer a troca, aonde fica esse respiro? mangueira?

Marcolin
11/04/2014, 21:35
Putz... Por que não comprou duas???????
Só rindo mesmo.

pedi 3 Nando pires, a te o vendedor falou baixinho, na hora pedi R$ 3500,00 ele falou baixinho R$ 13,500,00 hehehhe sem noção!!!

Marcolin
29/04/2014, 19:14
rezumindo minha historia.....o coletor estava trincado, na sexta feira fiz a solda devida ...mas fiz 1000k nesses 3 dias e comecou a vazar de novo, estou comprando um novo coletor.......minha pajero era de uma mulher e pelo jeito nao tomava pau nunca, nao passava de 110 quando peguei, apos trocas de todos filros e tal hoje deu 150....com coletor vazando ainda.....segundo um amigo que tem uma identica a minha me faloua...bota na estrada e aperta que ela fica boa rsrsrs abraço pessoal....