Conectar

Ver Versão Completa : Turbina no jimny, sera que dá?

HAROLDOS
09/04/2014, 22:05
Será que turbinando o Jimny, ele ficará mais esperto e mais econômico? Alguém já fez?

Junior84
10/04/2014, 00:58
to curioso sobre isso também.....o turbo em motores diesel (f1000, d10-20) são bem recomendados...

fabiolammel
10/04/2014, 09:21
Mais potencia e mais economia?!?! Sâo coisas que não combinam Haroldos rsrsrsrs
Com certeza a instalação de uma turbina ou compressor melhorará o desempenho, mas depende também de qual o problema de desempenho que você sente...para saber qual opção é melhor. O compressor gera mais torque desde baixas rotações.
Parte-se do principio que o motor terá maior potencia quando maior for a queima de ar/combustivel, com isso já aumentamos o consumo...e para qualquer uma das adaptações, é necessário acerto de bicos/injeção eletronica, para que trabalhe da melhor maneira.

romersouza
10/04/2014, 09:52
Será que turbinando o Jimny, ele ficará mais esperto e mais econômico? Alguém já fez?

Grande eu tenho olhado muitos jimny(samurai aqui) que utilizam turbo. trocando ideia com um cara lá a galera prefere os com motores 0.8 turbo que os 1.3.

Agora turbo se não for bem colocado e bem estudado vai ser um eterno problema.

Vlw

HAROLDOS
10/04/2014, 09:56
Fabiolammel, a questão não é ironizar a dúvida, é tirá-la. Se vc põe pneu 235, mata o motor. Mais potencia e economia é possivel sim. Tem um golf tsi 1.4 turbo. Anda mais que um 2.0 e economiza muito. Por esse motivo fiz a pergunta.

fabiolammel
10/04/2014, 10:47
HAROLDOS não estou ironizando, estou falando a verdade.
Ironizar o assunto é comparar um Golf 1.4 TSI que foi projetado durante anos por uma equipe de engenheiros com qualquer outro carro modificado.
O que eu quero dizer é que para aumentar potencia num Samurai ou Jimny através de Turbo ou Compressor, irá aumentar o consumo sim.
É possível numa injeção programável criar mais de um mapa de injeção, e em um desses mapas otimizar o motor para uma certa rotação, por exemplo rotação utilizada para rodar a 90km/h e ai sim priorizar o baixo consumo nessa faixa.

O certo quando se troca o diâmetro dos pneus é corrigir a relação, para o carro não ficar "xoxo".
Na Europa existe redução para caixa do Jimny moderno.

Willian Del Piero Rocha
10/04/2014, 10:54
Haroldos, o motor do golf tsi já nasceu com o turbo ,é um projeto totalmente novo e moderno ,coloque um turbo no 2.0 e verá se fica mais econômico .

HAROLDOS
10/04/2014, 11:35
Agora as respostas estão no caminho certo, mas vamos ver se alguém que turbinou aparece para relatar.

Willian Del Piero Rocha
10/04/2014, 13:03
Isso ai, também estou curioso para saber ,mais pelo desempenho no off road ,devido à pneus maiores ,subidas íngremes e longas ,etc .No asfalto ,somente para segurança em ultrapassagens ,velocidade não acho que vem ao caso ,andar com um Jimny acima de 110/120 km/h não deve ser coisa boa ,pelo menos nas estradas do meu estado ,tudo mão dupla ,cheia de curvas.

sgrul1
10/04/2014, 13:56
Será que não compensa chipar? Deve dar p ganhar uns CVzinhos e compensar a preparação.

WOT
29/05/2014, 10:13
Não querendo colocar lenha na fogueira, mas recentemente li um relato de uma pessoa que turbinou um focus e conseguiu, sim, economia de combustível em relação ao motor em seu estado original.
O que pode acontecer é que o motor andando sempre forçado consome muito combustível, e com um pouco de torque a mais o motor funciona mais folgado, melhorando o consumo.
Quero salientar que a pessoa em questão usava pressão baixa no turbo, de 0,5Kg. Com certeza se o ganho de potência for muito maior o consumo vai crescer junto.

Rafael Maurici

MARCANGIANE
29/05/2014, 14:50
bom dia amigos

já possuí 2 carros turbo e posso afirmar que se bem acertado a preparação o carro fica mais econômico em uso normal como um original agora se der pressão ai o bicho pega como em um aspirado também vai depender dos equipamentos usados e do preparador. instalar kit turbo todo mundo instala,agora deixar o motor "redondo" e "liso" é outra coisa

em um jimny com o turbo com pressão de 0.5 já fica muito bom e sem risco de quebrar nada acima de 0.5 tem que passar a queimar Etanol porque o conjunto irá esquentar bastante.
não adianta meter pressão de turbo em um carro original e a mecânica viver quebrando.

a mistura tem que ter razão estequiométrica ou seja, (1 parte de ar = 1 parte de combustível) para ficar econômico ex: se der mais pressão de turbo a alimentação de combustível tem que seguir o mesmo caminho se não derrete tudo.

abraço.

Filipe marcon
31/05/2014, 13:20
Bom como já falaram, instalar um turbo é bem fácil, deixar ele acertado e confiável é OUTRA história, primeiro procure informações sobre esse motor, site de fora sempre ajuda nisso, veja se ele tem algum calcanhar de aquiles, os motores mais modernos estado cada vez melhores, ou seja suas peças internas estão cada vez mais no limite, para um carro original isso é maravilhoso, peças leves são sinônimo de economia e desempenho, porém quando se turbina um carro algumas partes podem não suportar o aumento de torque e calor gerado. A parte boa desses motores modernos é que com pouca pressão se consegue bons resultados.
Voltando ao Jimmy, se achar alguém que refaça a programação da injeção para você e tenha conhecimento para acertar ele depois de turbo a diversão é garantida qualquer turbina tipo uma kkk14 ou um compressor M45 vai TR entregar uns 150cv de potência com uma ótima curva de torque com álcool e sem chegar a 1bar de pressão!
PS: digitar no celular ér ruim

Nava
02/06/2014, 09:13
Estequiometria de gasolina é 1:8.
Seu motor rende 85cv para um carro com 1050kg. O que vc pode fazer é instalar uma injeção programavel. Isso melhora muito pois vc terá um mapa para cara coisa, potencia na trilha, torque na cidade, economia na pista, etc. Veja que seu motor 16v só funciona bem em alta e ele possui muita limitação poi sfoi projetado para ser isso somente.
Turbinar vai fazer o motor trabalhar sobrecarregado e a confiabilidade suzuki vai pro espaço.
Se quer mesmo potencia, ou troca de motor ou de carro...pega uma pajero V6 e seja feliz.

Eu tenho um samurai com 65cv mancos e ando junto com todos na trilha...e vou e volto sem quebrar nada.

Filipe marcon
03/06/2014, 20:17
Estequiometria de gasolina é 1:8.
Seu motor rende 85cv para um carro com 1050kg. O que vc pode fazer é instalar uma injeção programavel. Isso melhora muito pois vc terá um mapa para cara coisa, potencia na trilha, torque na cidade, economia na pista, etc. Veja que seu motor 16v só funciona bem em alta e ele possui muita limitação poi sfoi projetado para ser isso somente.
Turbinar vai fazer o motor trabalhar sobrecarregado e a confiabilidade suzuki vai pro espaço.
Se quer mesmo potencia, ou troca de motor ou de carro...pega uma pajero V6 e seja feliz.

Eu tenho um samurai com 65cv mancos e ando junto com todos na trilha...e vou e volto sem quebrar nada.

A estequiometria da gasolina a fica em torno de 14:1
da nossa mijolina cerca de 13:1
Álcool 9:1
Metanol 6:1
Nessas proporções acima se tem o valor lambda = 1 quando se enriquece a mistura se tem um valor abaixo de um, quando se empobrece se tem um valor acima de 1
Em regime de cruzeiro usualmente temos valores entre lambda 1 e lambda 1,07
Em regime de carga máxima e aceleração máxima teremos lambda 0,87 que é o ponto de maior performance em um motor aspirado já em um motor sobrealimentado ficamos por volta de lambda 0,82
Esses valores muda. De motor para motor conforme graduação de comando, taxa, vela bka blá blá
Sobre o Jimmy eu nunca andei em um apesar de achar o carro muito legal, temos a trackes na família a um bom tempo é no quesito qualidade e durabilidade (tirando o motor Peugeot) me agrada muito.
Mais eu teria um Jimmy é um carro que deve se dar bem no dia dia com economia e não foje da briga para passeios e pegar umas praias desertas nos fins e voltando ao assunto do turbo ou compressor, uma utilização consciente como ultrapassagem, subidas, ou situação que exiga mais força uma pressão da uma diferença e pode fazer muito jipe 6cilindros de queixo caido... Afinal é um carro muito leve e andando em velocidade de cruzeiro vc mantém o consumo oroginal

Fabil
03/06/2014, 22:14
Minha saveiro turbinada era MAIS ECONOMICA do que quanto eta original. Obviamente sem abusar do pé. Mas de fato eu conseguia melhores medias, pricipalmente na estrada depois de turbinada. Dava 9km/l no alcool ( 120-140km/h) e quando eu socava o pé (180-200) dai ela chupava... 8 - 8,3 km/l
O turbocompressor aumenta a eficiencia volumetrica fo motor e consequente queima do combustivel e isso acarrenta em menor cobsumo sob determinadas condicoes

Ronaldo Amaral
08/06/2014, 22:51
Senhores.
Sou novo por aqui, mas a mecânica sempre foi minha paixão, e tenho uma opinião:
Os engenheiros lá da fábrica quando chegaram a estes parâmetros para fabricar um carro, foi a melhor combinação que se conseguiu .Em um motorzinho que foi projetado para render um determinado número de CV e subitamente , aumentamos a pressão para render um pouco mais, é até possível , mas o motor certamente vai abreviar a sua vida e também é automático, ninguém turbina carro para andar menos , ou aliviar o pé , vai automaticamente forçar mais o motor.

Cleo
03/11/2016, 09:34
HAROLDOS não estou ironizando, estou falando a verdade.
Ironizar o assunto é comparar um Golf 1.4 TSI que foi projetado durante anos por uma equipe de engenheiros com qualquer outro carro modificado.
O que eu quero dizer é que para aumentar potencia num Samurai ou Jimny através de Turbo ou Compressor, irá aumentar o consumo sim.
É possível numa injeção programável criar mais de um mapa de injeção, e em um desses mapas otimizar o motor para uma certa rotação, por exemplo rotação utilizada para rodar a 90km/h e ai sim priorizar o baixo consumo nessa faixa.

O certo quando se troca o diâmetro dos pneus é corrigir a relação, para o carro não ficar "xoxo".
Na Europa existe redução para caixa do Jimny moderno.

Bom dia Fabio, poderia falar mais sobre injeção programavel e mapas?