PDA

Ver Versão Completa : Radio PX

jjerhardt
09/04/2014, 21:08
Prezados,
Gostaria de opiniões quanto a compra de um radio frequencia .
Estou para realizar uma viajem pelo estado de Minas, fazendo o percurso da Estrada Real, e pretendo equipar a minha TR4 com
um radio móvel. Gostaria de ter opiniões qual o melhor radio, para este tipo de utilização e qual a melhor antena a ser usada.
ja deixo um agradecimento antecipado aqueles que poderem me ajudar.

andre_agostinho
10/04/2014, 02:16
Prezados,
Gostaria de opiniões quanto a compra de um radio frequencia .
Estou para realizar uma viajem pelo estado de Minas, fazendo o percurso da Estrada Real, e pretendo equipar a minha TR4 com
um radio móvel. Gostaria de ter opiniões qual o melhor radio, para este tipo de utilização e qual a melhor antena a ser usada.
ja deixo um agradecimento antecipado aqueles que poderem me ajudar.

boa noite ....eu aconselharia você colocar tanto um px ( dos bons...tipo cobra 148gtl) com uma antena de bom ganho....não precisa ser necessariamente uma Maria mole pois a estética não ajuda....existem antenas que vc pode comprar na Amazon.com: Online Shopping for Electronics, Apparel, Computers, Books, DVDs & more (http://www.amazon.com) chamada FIRESTICK...são ótimas, de bom ganho e esteticamente ficam muito legais....eu importei uma dessa...e sinceramente...aposentei minha Maria mole

Amazon.com: Firestik (FS-3BK) Black 3' 650W Tunable Tip CB Antenna: Automotive (http://www.amazon.com/Firestik-FS-3BK-Black-Tunable-Antenna/dp/B000WYYP14/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1397105824&sr=8-3&keywords=Firestick+antenna)

Seria muito bom tb vc ter um PY...um Yaesu 2900...eu tenho um Yaesu 7900 na minha vtr...porém ...é necessário que vc tenha um COER (certificado de operador de radio amador) que vc tira fazendo prova na anatel....e também seu PY LICENCIADO...pois no caso de alguma blitz policial ou mesmo uma parada por um policial vc pode ser questionado destes documentos e ter seu radio apreendido....além de multa. Se vc tiver tempo...vale a pena fazer a prova e tirar seu COER..E LICENCIAR SUA ESTAÇÃO ..

no caso do PX, não precisa de prova...é só entrar no site da ANATEL , cadastrar-se....preencher o formulário ...enviar Rg ou carteira de motorista autenticado para a anatel mais próxima.vc tem uma ai em Brasília ..assim que eles receberem a documentacao...aprovam...te avisam por email...aí é só imprimir o boleto....pagar uma taxa simbólica e sair com seu px licenciado....sem stress com fiscalização....lógico...levando a licença no porta-luvas(que vc imprime direto no site tb)

açesse : sistemas.anatel.gov.br/scpx

La vc faz esse cadastro e licencia seu PX.

caso queira partir pro PY TB...O PROCESSO é mais longo...tem q agendar prova...fazer...passar e depois o processo é o mesmo do px
acesse: - [SIS versão 2.2.62] (http://sistemas.anatel.gov.br/sis/SistemasInterativos.asp) -> SITARWEB -> SEC E SIGA AS INSTRUÇÕES....
ha no forum vários helps pra esse processo do py...que é um pouco mais complicado e burocratico

Boa sorte e qqer coisa manda um QSO
Forte 73

andre_agostinho
10/04/2014, 02:26
Aliás....segue pra facilitar sua vida caso queira ter seu COER e licenciar seu PY

Sistemas ANATEL, passo-a-passo (COER, Estação Radioamador) | propagacaoaberta.com.br (http://propagacaoaberta.com.br/sistemas-anatel-passo-a-passo-coer-licenca-de-estacao-radioamador/)

Abraco

jjerhardt
11/04/2014, 13:27
Prezado Andre,
Agradeço em muito todas as informações enviadas, primeiramente vou partir para o Cobra148 gtl e tentar conseguir a antena Firestic, visto que p PY vou precisar fazer prova, e como estou proximo de realizar minha viajem não teria tempo hábil, que será em junho agora (Diamantina /Paraty). O rádio PX será mais para um apoio.
Pergunto ? o rádio Cobra tem como adaptá-lo numa TR4? ou seria melhor a utilização de um móvel com esta antena? e qual seria a sugestão do móvel caso seja viavel
Um forte 73.

andre_agostinho
12/04/2014, 00:47
Prezado Andre,
Agradeço em muito todas as informações enviadas, primeiramente vou partir para o Cobra148 gtl e tentar conseguir a antena Firestic, visto que p PY vou precisar fazer prova, e como estou proximo de realizar minha viajem não teria tempo hábil, que será em junho agora (Diamantina /Paraty). O rádio PX será mais para um apoio.
Pergunto ? o rádio Cobra tem como adaptá-lo numa TR4? ou seria melhor a utilização de um móvel com esta antena? e qual seria a sugestão do móvel caso seja viavel
Um forte 73.

ola....bem...da Sim pra adaptar o cobra ou outro homologado na tr4. O local vai da criatividade do instalado e do gosto do dono..Já vi muito radio instalado em tr4 no console central, abaixo do radio... Ou mesmo ao lado do banco....eu colocaria no console central...
ht ou como vc está chamando....móvel...tratando -se de px não tem nda que preste..
caso vc não queira colocar um 148gtl, a cobra possui o modelo 75wx st....que é bem pequeno e dizem bem dele....não sei te dizer se eh tão bom assim....mas tem gente que gosta
é esse aqui embaixo

Radio PX Cobra 75 WX ST (6) na loja Mega Eletrônicos no Paraguai - ComprasParaguai.com.br (http://www.comprasparaguai.com.br/radio-px-cobra-75-wx-st-6__196203/)

a antena vale a pena colocar num desses ai que te passei....em ht não vale o investimento

mas diga...vc vai usar o px pra que? Vai alguém em outro carro e vc deseja comunicar'-se ou é para ter mesmo um para conversar nas estradas com outras pessoas?

Há um pessoal no forum que discutiu sobre esse seu caso...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/43456-instalacao-de-px-na-tr4.html

abs

GALEGUITO
14/04/2014, 14:03
existem antenas que vc pode comprar na Amazon.com: Online Shopping for Electronics, Apparel, Computers, Books, DVDs & more (http://www.amazon.com) chamada FIRESTICK...são ótimas, de bom ganho e esteticamente ficam muito legais....eu importei uma dessa

Quanto saiu o total dessa antena? Demorou muito tempo para chegar?

andre_agostinho
14/04/2014, 20:57
Ola.... Saiu ao todo 30 dólares da antena...suporte ..18 dólares de imposto e mais 30 dólares de envio ou seja...78 dólares ...se tiver paciência...pode pedir no envio mais barato....só que demora uns 3 meses pra chegar... O bom da amazon é que ela já computa os impostos na compra.. Tem lugares mais baratos... Mais tem que pagar o imposto quando chega nos correios...eu sinceramente gostei muito dela...além do visual diferente....
abs

andre_agostinho
15/04/2014, 01:47
Além de tudo, o visual é bem bacana...

GALEGUITO
15/04/2014, 17:49
O link de compra é o que você postou?
Em quanto ela chegou com o envio que você escolheu?
Qual a finalidade de usar 02 antenas? Vejo muito em caminhões.

jjerhardt
15/04/2014, 19:32
alguem ja utilizou o 19DXIV da cobra?

Thiago Willys
15/04/2014, 21:59
alguem ja utilizou o 19DXIV da cobra?
tenho o 19 dx iV e o 19 ultra iii se quiser ate te vendo, qualquer um do dois tanto faz. com antena ,cabo e tudo. já que vai fazer estrada real estou próximo a cidade tiradentes.
estes cobrinhas são bons para falar em comboio bem próximos com distancias medias de 7 km são apenas 3 a 4 watts de pontencia o 148 gtl também para falar em Am é quase que o mesmo radio neste quezito. ( Am). Agora se vc realmente quizer um "radio" eu indicaria um VOYAGER 95 ou 94 é um senhor radio tanto no AM, USB...ai vc vai falar perto e longe, é legal para caramba ir conversando com os caminhoneiros!

Thiago Willys
15/04/2014, 22:02
tenho tbem uma pajero sport e uso uma antena com base magnética da aquario a antena se não me engano 5080 b e o voyager é só alegria.

andre_agostinho
15/04/2014, 23:30
Ola....a questão de ter duas antenas, até onde li, é para melhorar a recepção lateral e de trás. O cabo deve ser especial e de 75 ohms ao invés de 50. Há um ganho de 3db e se bem tunada e ligada num radio de boa recepção e transmissao, melhora bem.
Vou colocar no Bóris assim que chegar da amazon e posto os resultados. Há um cabo especial pra venda
o link que postei não sei se é o de compra...coloquei somente. Pra apresentar a firestick
chega, geralmente em. 2 semanas...só os correios não entrar em greve....rsss :freaking:

andre_agostinho
15/04/2014, 23:36
tenho o 19 dx iV e o 19 ultra iii se quiser ate te vendo, qualquer um do dois tanto faz. com antena ,cabo e tudo. já que vai fazer estrada real estou próximo a cidade tiradentes.
estes cobrinhas são bons para falar em comboio bem próximos com distancias medias de 7 km são apenas 3 a 4 watts de pontencia o 148 gtl também para falar em Am é quase que o mesmo radio neste quezito. ( Am). Agora se vc realmente quizer um "radio" eu indicaria um VOYAGER 95 ou 94 é um senhor radio tanto no AM, USB...ai vc vai falar perto e longe, é legal para caramba ir conversando com os caminhoneiros!

Realmente....o voyager é top....sou fã dele...o cobra 19 dx IV. É o famoso "cobrinha" mas fala perto....é um bom radio...mas se quer distancia...voyager é o indicado

andre_agostinho
29/07/2014, 00:03
Vamos voltar ao tópico...sobre duas antenas...fiz a instalação...com 2 Maria mole....o visual e o resultado ficaram incríveis...
a recepção e transmissao melhoraram muito....
vejam como ficou...tive que importar o cabo de 75 ohms pra co-fasear a antena....mas ficou muito bom mesmo...recomendo....agora tem que ter paciência pra acertar o ROE...O meu ta em 1,5 com as duas antenas...depois de umas 3 horas em campo aberto subindo e descendo antena...marcando e até cortando a antena....já que o cabo não tinha como cortar ou emendar mais pois veio dos EUA com o tamanho correto...
Ahhh...é um cabo tb de 90% de malha....quase tudo que sai do radio vai pra antena...sem perda...resultando num sinal mais forte...harmônica mais forte e por consequência ...maior dificuldade de acertar o ROE...

Sérgio Bambirra
29/07/2014, 22:47
André, ficou um "barato" o seu jipe. É o primeiro que vejo com duas marias-moles. Tem medo de raio não? rsrsrs

Sds.

andre_agostinho
30/07/2014, 01:56
André, ficou um "barato" o seu jipe. É o primeiro que vejo com duas marias-moles. Tem medo de raio não? rsrsrs

Sds.
Eheeheheh.......tomara que não.....mas hj com o tempo bem úmido....falei bem longe....estou bem satisfeito...x...
vou começar a postar vídeos no youtube mostrando a propagação

GALEGUITO
30/07/2014, 11:58
Eheeheheh.......tomara que não.....mas hj com o tempo bem úmido....falei bem longe....estou bem satisfeito...x...
vou começar a postar vídeos no youtube mostrando a propagação

Além do tamanho ser bastante reduzido em relação à maria mole, usando duas firestik o tx e rx ficaria melhor?

andre_agostinho
31/07/2014, 00:07
Além do tamanho ser bastante reduzido em relação à maria mole, usando duas firestik o tx e rx ficaria melhor?
A Maria mole...ou whip como dizem os gringos é superior em tx e rx...porém a firestick tb é muito boa...o único ponto da firestick é que ela teria que ficar com pelo menos 2/3 dela pra cima da capota....então pra facilitar entrar na garagem do meu prédio, coloquei a Maria mole que consigo dobrar pra entrAr....
quando vc coloca duas antenas co-faseadas, ganha-se até 3-4 dB ...a opção de 2 firestick é bem usada nos EUA....Acho que vale a pena tentar....com certeza vc ganha em tx/rx com a facilidade de não ter muito ajuste de ROE pra fazer...
1 Maria mole já é chato de acertar o ROE....duas então....

se vc for co-fasear a antena, lembre-se que a distancia entre elas tb conta....muito próximo atrapalha a harmônica e acaba dando problema de ROE. RECOMENDA-se pelo menos 2,75 (1/4 de onda) aproximadamente de distancia ... No mundo ideal......mas
a configuração de cada lado do parachoque funcionou pra mim...
lembre-se tb de usar cabo de 75ohms ou terá problema

abs

James Santos
10/04/2019, 11:02
Bom dia!

Caros amigos comprei um Rádio Portátil Cobra Modelo HH-RT50 para utilização em estradas para escuta dos Caminhoneiros, porém ele não acha nada, coloco no canal 5 e nada, coloco no scan e nada. Nem na Capital (Teresina) acha nada. Ele vem com antena externa própria e mesmo assim nada.

Alguém pode me ajudar ou orientar se estou fazendo algo errado ou o Rádio não é bom para isso.

Desde já agradeço.

James

ALVARO ANGELO
19/04/2021, 12:31

Sds.

Bom dia a todos.
Fui Px e Py há cerca de 20 anos atrás.
Pensando em voltar. Pelo que andei lendo a banda Px anda meio bagunçada. Verdade ?
Ainda tenho dois telsat ssb 50 daquela época. Mas o sommerkump já vendi (nem sei se escrevi direito).
Gostaria de informações dos colegas sobre tudo que fosse possível como equipo, antenas, cabos, os clubes, etc.
Muito obrigado
Alvaro Angelo (EX-Px4-0321 e Py4-WQN

klaus motta
26/04/2021, 15:42
Amigo PX acabou. Ninguém mais usa nem caminhoneiro. Sua pouca utilização se dá em grupos de trilha, mesma assim a maioria usa o py por chiar menos.

Fernando Camelier
28/04/2021, 07:56
Bom dia a todos.
Fui Px e Py há cerca de 20 anos atrás.
Pensando em voltar. Pelo que andei lendo a banda Px anda meio bagunçada. Verdade ?
Ainda tenho dois telsat ssb 50 daquela época. Mas o sommerkump já vendi (nem sei se escrevi direito).
Gostaria de informações dos colegas sobre tudo que fosse possível como equipo, antenas, cabos, os clubes, etc.
Muito obrigado
Alvaro Angelo (EX-Px4-0321 e Py4-WQN

Oi Álvaro, tudo bem?
As faixas do cidadão (Px) e de Radioamador (Py) tiveram algumas poucas mudanças nesses 20 anos. Para o Px só precisa fazer um cadastro pra tirar o prefixo e não paga nada. Mas pela natureza da comunicação, poucos a utilizam.
O Radioamador teve um bom crescimento, principalmente na faixa dos 2 metros que é a faixa utilizada pelos jipeiros.
Como você foi Radioamador, talvez nem precise fazer prova se sua classe era superior à classe D que foi extinta (Pelo seu prefixo vejo que era classe B ou A então seu COER deve continuar válido).
Entre em contato com a Anatel de BH (não sei se o email deles é outorga.mg@anatel.gov.br, tente esse) ou então acesse o site da Anatel pra ver como você pode regularizar sua estação de Radioamador e obter um novo prefixo (quem sabe o PY4WQN possa até estar disponível).
Quanto a equipamentos, pesquise qual a faixa que quer usar, pois a oferta de equipamentos bons é escassa e são caros. Tem muito equipamento de origem chinesa no mercado, mas a qualidade é diretamente proporcional ao que se paga por eles.
Qualquer dúvida chame aí...
Forte abraço

ALVARO ANGELO
03/05/2021, 10:14
Oi Álvaro, tudo bem?
As faixas do cidadão (Px) e de Radioamador (Py) tiveram algumas poucas mudanças nesses 20 anos. Para o Px só precisa fazer um cadastro pra tirar o prefixo e não paga nada. Mas pela natureza da comunicação, poucos a utilizam.
O Radioamador teve um bom crescimento, principalmente na faixa dos 2 metros que é a faixa utilizada pelos jipeiros.
Como você foi Radioamador, talvez nem precise fazer prova se sua classe era superior à classe D que foi extinta (Pelo seu prefixo vejo que era classe B ou A então seu COER deve continuar válido).
Entre em contato com a Anatel de BH (não sei se o email deles é outorga.mg@anatel.gov.br, tente esse) ou então acesse o site da Anatel pra ver como você pode regularizar sua estação de Radioamador e obter um novo prefixo (quem sabe o PY4WQN possa até estar disponível).
Quanto a equipamentos, pesquise qual a faixa que quer usar, pois a oferta de equipamentos bons é escassa e são caros. Tem muito equipamento de origem chinesa no mercado, mas a qualidade é diretamente proporcional ao que se paga por eles.
Qualquer dúvida chame aí...
Forte abraço

Oi, Fernando
Espero que esteja tudo bem aí com você e família nesses tempos de pandemia.
Grato pelas suas informações. Estou terminando um trabalho agora em maio e logo em seguida vou ver o site que você indicou da Anatel. A faixa de dois metros já era utilizada pelos jipeiros daquela época com rádios da Yaesu e funcionavam muito bem
Já Px era mais com os caminhoneiros e para quem pegava estrada frequentemente. Era uma mão na roda.
Mais uma vez obrigado.
Alvaro Angelo