Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida - Primeiro Jeep Willys



eduardo_ximendes
09/04/2014, 15:51
Olá experts do mundo Willys!!

Olha só!
Estou prestes a iniciar uma negociação de um lendário Willys :safari-rig: e ouço muita gente dizer que sou louco e outras me apoiando...

O bruto é um CJ? de 1980... Motor 6cc e com direção hidráulica do gol. O dono dele, que usava na roça, disse que tem 04 marchas, mas eu só achei 03 :???:... E adaptou os pedais suspensos do Uno... que louco!!

458692
Um mecânico mental de onde eu trabalho (Siderúrgica) disse que o cabra pra ter um jeep tem que ter no mínimo uma mesa zincada, uma mossa, um jogo de ferramenta completo, uma girafa, uns cepos (tocos de madeira) e uma esposa mansa :screwy:
458693

Olhem mais algumas fotos...
458694 458695 458696 458697

Meu uso, a princípio, será em viagens curtas de no máximo 80km... Para fazenda da família, praias, e pequenas trilhas bem leves. Curto muito trilha, mas nunca participei de carro, apenas de moto. Uso no dia-a-dia uma L-200 2002 quadradinha.

Será que vou gastar muito pra deixar o jeepinho redondinho? (visto que a atuação corretiva é constante kkk)
O consumo dessa máquina é muito alto? Ouvi algo em torno de 4 e 6 l/km.

O valor dele é R$ 10.000 com docs no meu nome e R$ 8.000 sem os docs, que estão atrasados desde 2002.

Aguardo conselhos... :concordo:

Pablo.pinto2007
09/04/2014, 17:17
Amigo... deve pensar bem na finalidade desse jeep... normalmente quem tem um willys, ou é porque herdou, ou já o ama de paixão... porque é igual havaiana de pau... não é confortável, mas dá um prazer doido!!! Então se vc tá com esse "verme" vai dentro!!!

Normalmente usamos nossos willys pra fazer trilha mesmo, botar pra gerar, sem pena... se na sua cidade tem algum grupo que faça trilhas vc tá arranjado... caso não tenha, pense com quem vc fará as trilhas, pois trilha só se faz acompanhado (no mínio 3)...

Pra seu jeep ficar um jeep bom de trilha, no meu entender: caso o motor e o câmbio estejam bonsm eu usaria até ficarem ruins (não te atender mais)... caso eles estejam já precisando de reparo, eu optaria pelo motor AP com câmbio de chevette (que é a receita inicial), muitos vão dizer que é um motor fraco, mas não se engane é um tanto valente, principalmente se for acoplado ao câmbio do chevette (mas lembre-se a reduzida permanece a original)...

Nos ademais, são freios (o ideal é os 4 a disco) a pedaleira suspensa já está instalada, basta verificar se tem hidrovácuo e de que carro é (se atende legal), o resto é perfumaria... como pneus (pra trilha deve-se investir um pouco nisso)... carroceria, capota (se sua cidade tiver sol o ano inteiro ou alguma chuva vale pelo menos um toldo)... de resto vc vai arrumando devagarinho... pois se comprar e for reformar vai demorar aí no mínimo um ano parado e gastando dinheiro.

Quanto aos documentos é lei, comprou é seu, passe pro seu nome... 2 mil é muito pouco pra correr o risco de apreensão e um jeep sem documento não vale nada!!!

O consumo não é 4 a 6 l/km mas sim 4 a 6km/l!!!

Mais dúvidas e eu sei que terão, é só perguntar que a turma ajuda pra valer!!!

Detalhe, se vc gosta de pegar na ferramenta, melhor ainda!!!

Pablo

Willian Del Piero Rocha
09/04/2014, 23:31
Eduardo, se o jeep é mesmo 1980 ,o motor não é original ,já que o motor é o bf 161 ,que saiu no jeep até 1975 ,sim o 1980 é 4 marchas + ré , , ,mas se colocaram o motor antigo ,devem ter colocado o câmbio junto(3 marchas +ré) .Os jumelos traseiros estão mais do que reto, estão inclinados ao contrario ,para frente ,,,, o correto é 45° para trás ,ou perto disso .Parece que arquiaram as molas demais ,esta suspensão deve estar impraticável de tão dura ,vai ter que mexer. Abç.

eduardo_ximendes
10/04/2014, 09:59
Salve, amigos!!:concordo:

As informações são muito úteis... Como nosso amigo Pablo.pinto citou, a verme do jeep eu tenho desde criança kkkkk Sou fanático por mecânica. Cresci olhando e atrapalhando meu pai a mexer numa C-10 1975 kkkkkk
Em Marabá e em outras cidade aqui perto, sempre tem trilhas com os chamados Grupo 4x4 de Marabá, e é onde eu pretendo me infiltrar futuramente.
Observei mais e vi que o jeep, apesar de está rodando, tem muitas adaptações mal feitas... Não tenho experiências com jeep ainda, mas vi que o dono atual é do interior e sempre deixa a máquina com aqueles mecânicos "mela mão", então daí vcs já sabem né kkkk
Ele soldou longarinas debaixo de toda estrutura da carroceria do veículo... Não deu pra mostrar nas fotos kkkkk :screwy:
Já a análise do amigo Willian, eu ainda não tinha verificado isso, mas vou lembrar na hora de analisar na minha busca incansável do "Meu Jeep Willys"

Quando encontrar outro, envio as fotos.

:bye:

Willian Del Piero Rocha
10/04/2014, 10:23
Eduardo, antes de comprar o meu jeep ,olhei uns 10 pelo menos ,em qualquer viagem que fazia pelo interior do estado e mesmo no estado vizinho(onde vou mais) Minas Gerais ,não podia ver um jeep com placa de vende-se que parava e ia olhar .Acabei comprando um à 2 km da minha casa .E até hoje me arrependo de não ter comprado um em Minas que já estava pronto ,achei caro ,,,o meu já passou do preço dele e ainda não está igual....Como a galera do fórum sempre fala, e se tiver condições, compre um já pronto quase sem nada para fazer, mesmo que queira um básico ,acredite sai mais barato .

Pablo.pinto2007
10/04/2014, 15:47
Eduardo, antes de comprar o meu jeep ,olhei uns 10 pelo menos ,em qualquer viagem que fazia pelo interior do estado e mesmo no estado vizinho(onde vou mais) Minas Gerais ,não podia ver um jeep com placa de vende-se que parava e ia olhar .Acabei comprando um à 2 km da minha casa .E até hoje me arrependo de não ter comprado um em Minas que já estava pronto ,achei caro ,,,o meu já passou do preço dele e ainda não está igual....Como a galera do fórum sempre fala, e se tiver condições, compre um já pronto quase sem nada para fazer, mesmo que queira um básico ,acredite sai mais barato .

É isso aí!!! quandose vai comprar e não herdar... o melhor é comprar um já bem adaptado (se essa é a intensão)... e com alguns ou senão todos os melhoramentos!!!

Nunca o dinheiro que se gasta num jeep se vê quando se pretende vender... muitos vão dizer: "ah mas o meu tem motor a diesel, câmbio de hilux, o coisa e tal!" só vale 25 mil... gastou 40 ou 50 mil... é sempre assim... se eu fosse colocar na ponta do lápis cada centavo que já gastei no meu jeep, já teria dado pra comprar um SUV de segunda mão a diesel...

Abração e boa sorte na procura!!!

Pablo

xibiu!!!
10/04/2014, 19:08
Olá amigo Eduardo.

Seja bem vindo ao 4x4 Brasil.
Quando concretizar a negociação,uma das primeiras ações de melhoria que deverá fazer p/ não ter problemas sérios com o seu jipe,será trocar 2 pneus p/ que os quatro sejam do mesmo tamanho.Jipes Willys não podem ter pneus de tamanhos diferentes por motivo de ocorrer o arrasto dos diferencias.
Os diferenciais (dianteiro e traseiro) não estarão com a rotação igual e ocorrerá a (possível) quebra da transmissão quando usar o jipe em condição 4x4.
A não ser que eu esteja enganado , os pneus dianteiros do jipe da foto são menores que os traseiros.

Willian Del Piero Rocha
10/04/2014, 19:57
Xibiu, vc está certo ,os pneus dianteiros são menores que os traseiros ,se ligar a tração nas quatro e o terreno for firme ,vai dar problema. Até os pneus dianteiros são diferentes um do outro ,não sei quanto ao tamanho.

eduardo_ximendes
11/04/2014, 08:42
Realmente amigo Xibiu...

Os pneus são diferentes sim!

Baseado no que os amigos Willian e Pablo informaram, acho que esse aí ficou meio inviável... Não quero ter arrependimento na compra. Posso até comprar esse, mas só se o dono atual baixar mais o preço kkkkkk

Estou observando um outro, mas ainda não o vi pessoalmente... A princípio tenho apenas as fotos e o valor, que é a pedida de R$ 24.000.:pensativo:
Ainda não sei qual é a configuração dele... Talvez eu vá olhar esse fds.
458883 458884 458885 458886

Esse aí já acionou o dispositivo de apego kkkkk :news-coffee: Estudando a possibilidade.

Mas a busca continua!!!

:drool:

Pablo.pinto2007
11/04/2014, 11:32
Realmente amigo Xibiu...

Os pneus são diferentes sim!

Baseado no que os amigos Willian e Pablo informaram, acho que esse aí ficou meio inviável... Não quero ter arrependimento na compra. Posso até comprar esse, mas só se o dono atual baixar mais o preço kkkkkk

Estou observando um outro, mas ainda não o vi pessoalmente... A princípio tenho apenas as fotos e o valor, que é a pedida de R$ 24.000.:pensativo:
Ainda não sei qual é a configuração dele... Talvez eu vá olhar esse fds.
458883 458884 458885 458886

Esse aí já acionou o dispositivo de apego kkkkk :news-coffee: Estudando a possibilidade.

Mas a busca continua!!!

:drool:


Amigo vc foi de um lado a outro ai!!!! o primeiro é o que chamamos de jeep pra fazer (deve-se pagar merreca por ele) e o segundo é o que chamamos de jeep pronto (ou quase lá)... sendo que na minha opinião esse amarelo tá um pouco caro... no máximo um jeep desses deve-se pagar uns 17 mil... infelizmente essa é a realidade, quem tem jeep, apronta ele, quer vender pelo preço que gastou mas isso não é a realidade, ou pega um "besta" ou passa tempos à venda até baixar o preço!!!

Pablo

eder martins
11/04/2014, 12:51
O amarelo aparentemente esta top!

Marcelo Gorza
11/04/2014, 13:15
Eduardo, tenha calma.
A aquisição de um jeep não é facil, e não estou falando só da grana.
São inúmeros pontos que devem ser verificados.
Comprar um que precise de refazê-lo praticamente (como parece ser o caso do vermelho) demanda muito, mas muito tempo, dinheiro e paciêcia. Como vários colegas falaram, é mais viável comprar um jeep mais resolvido.
Procure, olhe, teste-os e leve à mecânicos.


Costumo dizer que "com emoção sai mais caro".

Boa sorte!

Willian Del Piero Rocha
11/04/2014, 13:43
Pela aparência esse amarelo está beeem melhor ,mas tem que ver os detalhes ,motor ,cx de marchas ,freios(disco ou não) ,direção (original ou não) ,parte elétrica está bem feita ou cheia de gambiaras(olhe por baixo do painel e a cx de fusíveis).Pela fotos o camarada gosta de cuidar da aparência do bicho ,alargadores de para lamas bem montados, pintura bem feita ,bancos bons(tudo isso pelas fotos né) ,e pela cx de rodas traseira redonda, é antes de 1959. Só discordo do Pablo quanto ao preço ,pelo menos em minha região 17 mil em um jeep arrumadinho(como parece o das fotos), e mecânica boa ,não acha nunca, jeep como esse aí por aqui é na faixa de 20 mil tranquilamente. Pode ficar um ano e não vender ,mas pode vender em um dia ,mas é o que pedem.

linsmar
11/04/2014, 14:50
Pela aparência esse amarelo está beeem melhor ,mas tem que ver os detalhes ,motor ,cx de marchas ,freios(disco ou não) ,direção (original ou não) ,parte elétrica está bem feita ou cheia de gambiaras(olhe por baixo do painel e a cx de fusíveis).Pela fotos o camarada gosta de cuidar da aparência do bicho ,alargadores de para lamas bem montados, pintura bem feita ,bancos bons(tudo isso pelas fotos né) ,e pela cx de rodas traseira redonda, é antes de 1959. Só discordo do Pablo quanto ao preço ,pelo menos em minha região 17 mil em um jeep arrumadinho(como parece o das fotos), e mecânica boa ,não acha nunca, jeep como esse aí por aqui é na faixa de 20 mil tranquilamente. Pode ficar um ano e não vender ,mas pode vender em um dia ,mas é o que pedem.


Também concordo Willian, fazemos tantas coisas com o maior capricho em nossos jeeps e nem podemos valorizar os próprios.

Isso tem que partir de nós jeepeiros ou então jeep vai virar sucata rapidinho, jeep meu não dou de graça pra ninguém, aliás nem faço questão de vender e isso tem que virar regra no mundo 4x4, nossos velhos guerreiros tem que se manterem vivos.

Abraço!

eduardo_ximendes
11/04/2014, 17:13
Realmente amigo Marcelo Gorza kkkkkk

Com emoção dói mais kkkkkk :parede:

Vi em uns fóruns aqui que se conseguiram adquirir o 1º Jeep com quase 50 anos aí eu fiquei mais aliviado hehehhhe Tava pensando que eu já estava ficando velho e ainda não tinha conseguido o meu :safari-rig:.

Desse amarelão só sei que é BF 161 6cc e que a instalação elétrica é nova, mas vou vê de perto e testá-lo e vê a pressão do bruto.

eduardo_ximendes
12/04/2014, 10:39
Realmente amigo Marcelo Gorza kkkkkk

Com emoção dói mais kkkkkk :parede:

Vi em uns fóruns aqui que se conseguiram adquirir o 1º Jeep com quase 50 anos aí eu fiquei mais aliviado hehehhhe Tava pensando que eu já estava ficando velho e ainda não tinha conseguido o meu :safari-rig:.

Desse amarelão só sei que é BF 161 6cc e que a instalação elétrica é nova, mas vou vê de perto e testá-lo e vê a pressão do bruto.

Quanto a valorização do Jeep, super apoiado a ideia, mas existem alguns "porem"... :pensativo:

O jeep deve ser visto como uma ferramenta que serve pra descarregar toda carga de estresse adquirida no decorrer das semana e deixar nos galhos de folhas e matos junto com a lama.
Se passarmos a entender isso, vamos longe... :dance:

Por outro lado, se supervalorizarmos os nossos jeeps, isso deixará de ser o que uma paixão e passará a ser uma forma de mostrarmos o nosso status financeiro, como se fosse desfiles de moda e glamour...

Mas isso é somente a minha opinião, não quer dizer que vcs tenham que seguir o que eu falei aqui.

:bye:

linsmar
12/04/2014, 12:21
Quanto a valorização do Jeep, super apoiado a ideia, mas existem alguns "porem"... :pensativo:

O jeep deve ser visto como uma ferramenta que serve pra descarregar toda carga de estresse adquirida no decorrer das semana e deixar nos galhos de folhas e matos junto com a lama.
Se passarmos a entender isso, vamos longe... :dance:

Por outro lado, se supervalorizarmos os nossos jeeps, isso deixará de ser o que uma paixão e passará a ser uma forma de mostrarmos o nosso status financeiro, como se fosse desfiles de moda e glamour...

Mas isso é somente a minha opinião, não quer dizer que vcs tenham que seguir o que eu falei aqui.

:bye:


Fala ai Eduardo


A ideia não é supervalorizar não, até porque isso vai de encontro aos princípios de um jipeiro.
E sim cada qual ter seu justo valor a depender das condições e configurações.
Porque que muita gente aqui prefere fazer com emoção? porque encontra jeep pra reformar a preço de banana e sendo assim valor justo para tal.
Quando vai reformar que gasta muitotempo e dinheiro, lá pra casa dos R$ 30,000 fica falando que deveria ter comprado um pronto por R$27,000

Dai então eu pergunto isso é supervalorização ou no mínimo estamos sendo justo.
Pra quem já montou jeep e gastou sabe seu devido valor e o trabalho que dar.

Abraço!!

Vamo que vamo :safari-rig:....

Pablo.pinto2007
13/04/2014, 08:29
Sem querer polemizar ainda mais o tópico que já tomou outro rumo!!!

Aqui no meu "mundo" já cheguei a ver jeep todo em fibra de vidro com motor AP 1.8, câmbio de D-20, aros de liga, pneus bons (AT), capota de fibra, painel do "troller", freio a disco nas 4 rodas, bancos em couro (ou corvin), enfim nada pra fazer além da personalização pessoal, o cara pedia 15 mil, eu anunciei inclusive aqui por 17mil... ele anunciou no ML e vendeu em 15 dias para alguém de fora do estado (porque lá fora esse preço é pechincha)... então assim não é querendo desvalorizar os preços de nossos jeeps não, mas sinceramente se esse amarelão do colega aí com motor BF, câmbio deve ser original, e no máximo deve ter freio a disco só em duas rodas, com pedaleira suspensa... eu acho que 27 mil é muito dinheiro!!!

Pablo

Willian Del Piero Rocha
13/04/2014, 10:08
Pablo ,é 24 mil ,não 27 mil....

xibiu!!!
13/04/2014, 11:31
Olá amigo Eduardo Ximendes.

Na minha "humilde" opinião, os jipes Willys se diferenciam entre os "mais originais possíveis",quando (assim como eu) se faz o caminho inverso de muitos amigos , e procuramos peças originais p/ serem devolvidas ao veículo já modificados ,e nesse caso não dá para levar muito em conta o custo do "garimpo" nem o custo total no término do projeto , e os que são totalmente modificados pelos proprietários afim que seja "diferentes" e também nesse caso não dá para querermos recuperar o investimento na hora da venda.
No primeiro caso , se fizermos muita questão de compararmos demais o valor dos Jeep's e das peças originais ,é só dizer como me disse uma vez um amigo quando precisei de uma peça original ,e que depois de muuuuito tempo , descobri que "parecia" que só ele tinha essa peça que eu queria, no mundo inteiro, e essa estava com ele.Ele me respondeu que eu não precisava comprar a peça dele se eu não quisesse , e poderia continuar procurando.Foi o que fiz , e depois de muuuuito tempo acabei comprando a peça dele.(e o amigo é daqui do forum rsrsrs...)
No caso dos jipes modificados e com peças adaptadas p/ melhorar a performance,a conta é mais simples.Some tudo o que gastou p/ fazer o up-grade e descubra que jamais irá recuperar o que gastou.
"Então na minha opinião , se não quiser ter "prejuízo financeiro" com seu Jipe , jamais compre um,mas se quer ter alegria e emoção,compre um imediatamente."
Não tentem entender o que é isso!
Quanto se gasta de combustível e manutenção de um jipe em um dia de trilha,para se ter barro até dentro do ... ouvido??.
Daria talvez p/ passar um dia inteiro com a família em algum lugar maravilhoso,onde talvez por muito tempo, gostaríamos de ir e não vamos "porque é muito caro..."!
Ainda temos muita variação de valores nos Jipes Willys , nas diferentes regiões do País ,por isso se não levarmos em consideração isso na hora dos comentários , não se entenderá por que um Jipe é considerado caro por alguns e barato por outros.

Jeep Willys é Jeep Willys e não tem comparação!
Jeep Willys não é status!
Pra mim Jeep Willys é diversão,é saúde,é fazer amigos,é companhia da família....!
Não dá pra se por preço em tudo...,ou economizem com o Jipe e invistam no consultório do cardiologista...!!!

Portanto amigo Eduardo, pechinche o máximo que puder no Willys que vc preferir, ou até procure outros p/ negociar se preferir , mas não deixe de comprar um...!

ZEQUINHA8100
13/04/2014, 12:31
Olá amigo Eduardo Ximendes.

Na minha "humilde" opinião, os jipes Willys se diferenciam entre os "mais originais possíveis",quando (assim como eu) se faz o caminho inverso de muitos amigos , e procuramos peças originais p/ serem devolvidas ao veículo já modificados ,e nesse caso não dá para levar muito em conta o custo do "garimpo" nem o custo total no término do projeto , e os que são totalmente modificados pelos proprietários afim que seja "diferentes" e também nesse caso não dá para querermos recuperar o investimento na hora da venda.
No primeiro caso , se fizermos muita questão de compararmos demais o valor dos Jeep's e das peças originais ,é só dizer como me disse uma vez um amigo quando precisei de uma peça original ,e que depois de muuuuito tempo , descobri que "parecia" que só ele tinha essa peça que eu queria, no mundo inteiro, e essa estava com ele.Ele me respondeu que eu não precisava comprar a peça dele se eu não quisesse , e poderia continuar procurando.Foi o que fiz , e depois de muuuuito tempo acabei comprando a peça dele.(e o amigo é daqui do forum rsrsrs...)
No caso dos jipes modificados e com peças adaptadas p/ melhorar a performance,a conta é mais simples.Some tudo o que gastou p/ fazer o up-grade e descubra que jamais irá recuperar o que gastou.
"Então na minha opinião , se não quiser ter "prejuízo financeiro" com seu Jipe , jamais compre um,mas se quer ter alegria e emoção,compre um imediatamente."
Não tentem entender o que é isso!
Quanto se gasta de combustível e manutenção de um jipe em um dia de trilha,para se ter barro até dentro do ... ouvido??.
Daria talvez p/ passar um dia inteiro com a família em algum lugar maravilhoso,onde talvez por muito tempo, gostaríamos de ir e não vamos "porque é muito caro..."!
Ainda temos muita variação de valores nos Jipes Willys , nas diferentes regiões do País ,por isso se não levarmos em consideração isso na hora dos comentários , não se entenderá por que um Jipe é considerado caro por alguns e barato por outros.

Jeep Willys é Jeep Willys e não tem comparação!
Jeep Willys não é status!
Pra mim Jeep Willys é diversão,é saúde,é fazer amigos,é companhia da família....!
Não dá pra se por preço em tudo...,ou economizem com o Jipe e invistam no consultório do cardiologista...!!!

Portanto amigo Eduardo, pechinche o máximo que puder no Willys que vc preferir, ou até procure outros p/ negociar se preferir , mas não deixe de comprar um...!
Xibiu concordo contigo em gênero numero e grau eu mesmo tenho um cj5 1961 agora 100% original,mas quando comprei tava bem judiado e muita coisa adaptada,reformei ele todo voltando todas peças e mecanismos originais,tudo claro pago o olho da cara algumas peças quase que impossiveis de se achar e quando acha o preço nas alturas e os donos num fazem nem uma diferença ou vc compra ou fica sem,vc e taxado de louco,doente os comentarios são de toda especie pq vc num põe freio tal e muito melhor cambio de carro tal carro,vc vai ficar pondo original isto num presta,quando estouro o motor do meu até de bobo fui chamado por por outro BF161, falaram que o preço que paguei colocava um AP um de opala, mas então num da pra se por preço em jeep o meu ja passou da casa dos 35 mango(que a Dona onça não veja isso)nunca se eu fosse vender pegaria um preço desse e olha que falta muita coisa pra melhorar, então de um jeep original ao um modificado o preço varia muito cada um com o seu uso, mas pra mim dar partida no meu e sair andando vendo aquele capozão na frente num tem preço então jeep e jeep nem um outro carro e igual so quem tem sabe o que eu to falando abraços a todos

eduardo_ximendes
14/04/2014, 14:32
É exatamente isso amigo Xibiu!!

Vou ouvir o seu conselho e unir a um outro de um primo meu, que dono de auto peças de camionetes e jeeps...

"Vai comprar um Jeep? Então prepara o bolso... (muitos risos)" :bananadança:

Mas estou firme na trajetória... pechinchando... Mas vou conseguir o meu :safari-rig:


Logo estarei postando mais detalhes de novos concorrentes kkkkkk

POPEYE MIT
14/04/2014, 15:46
É exatamente isso amigo Xibiu!!

Vou ouvir o seu conselho e unir a um outro de um primo meu, que dono de auto peças de camionetes e jeeps...

"Vai comprar um Jeep? Então prepara o bolso... (muitos risos)" :bananadança:

Mas estou firme na trajetória... pechinchando... Mas vou conseguir o meu :safari-rig:


Logo estarei postando mais detalhes de novos concorrentes kkkkkk

paguei 15 paus no meu e troquei tudo. tenho certeza que terei um guerreiro seguro para brincar ( não imortal- rsrsrsr). Já devo ter gasto uns 15, 17 e ainda não acabei, mas , tenho certeza que vai valer cada centavo quando começar a brincadeira