PDA

Ver Versão Completa : Problema: motor perkins 4236 dando apenas 2500 rpm giro



jSouza1981
08/04/2014, 15:08
Boa tarde, tenho um veiculo com motor perkins 4236, o problema é que ele dá no máximo 2500 RPM de giro. Meu mecânico disse que é normal e que com o tempo vai liberando o motor e pode chegar a 3000 giros. Isso é normal mesmo?

Aguardo as considerações de todos.

RogérioNunes
08/04/2014, 16:42
Boa tarde, tenho um veiculo com motor perkins 4236, o problema é que ele dá no máximo 2500 RPM de giro. Meu mecânico disse que é normal e que com o tempo vai liberando o motor e pode chegar a 3000 giros. Isso é normal mesmo?

Aguardo as considerações de todos.

Amigo, está usando o motor em qual viatura?
Qual cambio?
Qual a relação do diferencial e tamanho dos pneus?
Esse motor está original 4236 com 5 anéis de segmento ou 3 anéis como na versão Q20B?
A potência máxima desse motor se dá com 2800 rpm e o torque máximo com 1500 rpm, então,seu motor pode abrir um pouco mais de giro e para isso tem que estar com o sistema de alimentação e injeção em ordem.


abraço

jSouza1981
09/04/2014, 19:18
Rogério Nunes, é um caminhão 3/4 VW 6.80. O cambio é clark e o motor está original com 5 anéis. A relação do diferencial é 9x41 spicer eixo 70.

rfdex
11/04/2014, 13:03
Bomba deve estar fechada, não?

RogérioNunes
12/04/2014, 11:16
Bomba deve estar fechada, não?

Pode ser uma série de coisas:

Bomba fechada (acho pouco provável)
Filtro de combustível
Restrição na alimentação do tanque ao motor
Bico injetor descalibrado
Bomba injetora com pressão de injeção deficiente
Filtro de ar obstruído
Filtro da bomba alimentadora parcialmente obstruído

Esse motor com 5 anéis tem um arrasto maior nos cilindros, na versão com 3 anéis ele fica mais solto acelerando mais rápido.

Existem vários motivos para o problema, o ideal é partir do mais fácil e depois ver bomba, bico, etc...

jSouza1981
13/04/2014, 08:41
Pode ser uma série de coisas:

Bomba fechada (acho pouco provável)
Filtro de combustível
Restrição na alimentação do tanque ao motor
Bico injetor descalibrado
Bomba injetora com pressão de injeção deficiente
Filtro de ar obstruído
Filtro da bomba alimentadora parcialmente obstruído

Esse motor com 5 anéis tem um arrasto maior nos cilindros, na versão com 3 anéis ele fica mais solto acelerando mais rápido.

Existem vários motivos para o problema, o ideal é partir do mais fácil e depois ver bomba, bico, etc...

Amigo, em primeiro lugar obrigado pelas informações.
Apesar de dar apenas 2.500 de giro máximo, ele "levanta bem" ao rodar sabe, com muita força nas subidas... estranhei o baixo giro apenas. Os filtros foram trocados pelo proprietário anterior em set/2013, marca tecfil e depois disso foi rodado 5 mil km apenas. De qualquer forma, vou trocar eles e eu mesmo acompanhar. O tanque foi trocado, hoje é um de MB de plastico. O filtro do ar, como nesse motor é banhado a óleo, foi apenas limpo.
O único inconveniente é que consigo andar no máximo a 80 km/h. Meu mecânico sugeriu turbinar o motor, o que me daria uma veloc. final em torno de 90 a 100 km/h a 2500 giros... achei uma sugestão muito interessante. Pelo que pesquisei, dos 85 cv desse motor, ganharia + 10 cvs, chegando a 95 cv. Qual sua opinião?
Pensei em ser bomba estragulada, por que ele chega a fazer com carga leve (menos de 100 kg) em torno de 7,5, 4 km/l de diesel :) andando de 70 a 80 km/h heheheheh

De qualquer forma, aguardo vossas considerações e desde já agradeço por todas as informações.

rfdex
13/04/2014, 10:14
Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço

RogérioNunes
13/04/2014, 10:59
Agora você clareou mais um pouco a situação quando disse que o desempenho do motor é satisfatório nas subidas e o seu descontentamento está na velocidade final.
Turbinando seu motor você terá uma melhora sensível de desempenho mas a velocidade final ainda ficará comprometida pois seu diferencial é o mais reduzido da série 70. Para aproveitar melhor as os benefícios que a turbina vai te trazer o ideal seria trocar a relação para 10x41.
Mas faça por partes e ponha a turbina e veja o comportamento. Lembrando que o o ideal,se você não sabe do histórico do motor, seria fazer uma revisão geral no motor verificando o estado das bronzinas do virabrequim, regulagem de válvulas, sistema de arrefecimento, etc...converse com o seu meca.

RogérioNunes
13/04/2014, 11:00
Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço

Os caminhões de 3/4 da VW sairam originalmente com esse motor na versão veicular.

jSouza1981
13/04/2014, 11:03
Esse motor é a versão veicular ou a versão agrícola (utilizado em tratores e geradores)? A versão veicular é "mais solta". Abraço
Versão veicular. Equipa o caminhão 3/4 (pequeno) Volks 6.80. Pela resposta do amigo abaixo, acredito que tenha de mudar a relação do diferencial de 9x41 para 10x41.

jSouza1981
13/04/2014, 11:26
Agora você clareou mais um pouco a situação quando disse que o desempenho do motor é satisfatório nas subidas e o seu descontentamento está na velocidade final.
Turbinando seu motor você terá uma melhora sensível de desempenho mas a velocidade final ainda ficará comprometida pois seu diferencial é o mais reduzido da série 70. Para aproveitar melhor as os benefícios que a turbina vai te trazer o ideal seria trocar a relação para 10x41.
Mas faça por partes e ponha a turbina e veja o comportamento. Lembrando que o o ideal,se você não sabe do histórico do motor, seria fazer uma revisão geral no motor verificando o estado das bronzinas do virabrequim, regulagem de válvulas, sistema de arrefecimento, etc...converse com o seu meca.

Certo, semana passada baixei o diferencial e me deparei com a troca da caixa satélite. Optei por comprar uma pra 9x41 (original desse modelo de caminhão) para não precisar comprar trocar coroa e pinhão.
Olha, eu conseguindo andar com ele a 80 km/h com folga, já fico feliz, por que a 60, 70 é complicado heheheh

Sobre o motor, não sabemos o estado por dentro, mas ele não está "bufando" e não tem nenhum vazamento, nem óleo nem água tá sequinho. Então meu mecânico disse que ele tá usado mas está bom.

RogérioNunes
13/04/2014, 11:38
Então, mãos a obra!
Só pra informação, não é preciso trocar a caixa satélite para instalar a relação 10x41.
Depois diga como ficou o resultado.

abraço

jSouza1981
13/04/2014, 11:48
Então, mãos a obra!
Só pra informação, não é preciso trocar a caixa satélite para instalar a relação 10x41.
Depois diga como ficou o resultado.

abraço

Amigo, vou efetuar o serviço na semana pós pascoa. Tiro as fotos e posto aqui junto com o resultado.

Obrigado por tudo.