Ver Versão Completa : Válvula Solenoide Corta Combustivel Troller 2.8
Fabio_Roberto
07/04/2014, 16:16
Pessoal
Estou pesquisando para colocar um sistema anti-roubo na viatura, ficamos investindo em pneu, bloqueio e etc, mas na segurança acaba ficando em segundo plano...
Seguro já tem, mas mesmo assim o prejuízo é grande se acontecer o pior..
O problema que com bomba injetora é só empurrar na ladeira e tchau tchau... não da para cortar se não colocar a valvula.
E muito usado colocar uma valvula solenoide cortando o combustível, no mercado livre tem esse tipo..
458256
E no ebay encontra esse tipo.
458257
Fazem o mesmo trabalho, porém a solenoide da gringa parece ser mais resistente.
Existem dois tipos, normalmente fechada ou normalmente aberta.
A pergunta é:
Qual delas instalar normalmente fechada que ao ser energizada ela abre ou ao contrario?
Alguém usa esse tipo de válvula e pode dar uma opinião?
Qual o melhor lugar para ser instalada, próximo ao filtro de combustível?
E ainda, da para ser instalada junto com um alarme comum, assim ao cortar o alarme manda sinal para a valvula? ou melhor colocar um botão escondido?
Procurei e não achei nada a respeito.
Agradeço as opiniões...
Fabio
me corrija se eu estiver errado, mas ate aonde eu sei se nao tiver ligado os fio da bomba injetora o mwm nao pega de jeito nenhum.
claro que é a maior barbada fazer uma direta e ligar os fios ali.
abs
Fabio_Roberto
07/04/2014, 16:58
Fabio
me corrija se eu estiver errado, mas ate aonde eu sei se nao tiver ligado os fio da bomba injetora o mwm nao pega de jeito nenhum.
abs
Vermeio,
Então eu tambem não sei bem, acho que tem um gato pra fazer antes, mas é muito simples, mas se o ladrão for levar, ja faz o gato no fio da bomba se tiver essa solenoide acho que tambem ja faz um gato nela tambem...
Vou esperar o pessoal que conhece mais opinar...
Fabio,
troquei essa vávula outro dia. Normalmente fechada e ao ligar a chave energiza e abre a valvula. Comprei uma da bosch por 100 reais.
homerohermida
07/04/2014, 19:15
Fabio
abs
Você está certo. Só pega "no tranco" sem chave na ignição os veículos mais antigos com estrangulador manual, tipo D20, F1000 e Bandeirantes até o início da década de 90 aproximadamente.
AJAngelo
21/04/2014, 08:56
Fabio, o modelo do solenoide deve ser o normal fechado.
Chave de acionamento eletrico liga-desliga independente e escondida.
Carregar sempre uma bobina nova na caixa de ferramentas
Galera, reativando o tópico. Estou pensando em projetar um sistema de segurança em PIC usando a válvula solenoide. Me digam uma coisa. Eu tenho uma D20 sistema 12V. Estou pensando em fazer um monte de parafernalha que explico logo em seguida. Só preciso confirmar: a válvula de 24V, se ligada em 12V, funciona?
Deixa eu explicar a minha ideia. Utilizar um microcontrolador com uma memória EPROM, nela vou programar uma subrotina que avalia todos os aspectos e sinais do carro. Se algo estiver errado com o alarme, ele fecha a solenoide (que será normalmente fechada). Se ele não conseguir identificar tensão da bateria, fecha. Se for acionado um botão de emergência, fecha. E para evitar o famoso "gato" na solenoide, utilizar uma solenoide de 24V (ou se n der certo a pergunta que fiz anteriormente, daí chuto o balde e utilizo uma válvula AC 110V ou 220V mesmo, porém encarece e aumenta o volume do circuíto pois vou precisar de um circuito inversor que usa transistores, transformador, etc. Talvez um inversor de frequência de baixa potência, dependendo dos valores de cada um desses CI. Para transformar de 12V para 24V é necessário um circuito simples dobrador de tensão). Depois, para destravar a válvula, somente através de uma senha digitada através de um "numpad".
Preciso de ideias para o monitoramento do circuíto elétrico do carro. Alguma coisa que vocês me indicam além das que eu já citei?
tensão de referência da bateria
sensor de alarme
referência do botão de emergência
A questão é que sempre que seu alarme disparar, sempre que vc soltar o positivo da bateria e sempre que você apertar o botão de emergência, o carro não parte por causa da solenoide, necessitando entrar com a senha. Penso em colocar um ledzinho no protótipo que indicará com alguma certa frequência de piscas (piscar uma para senha entrada incorretamente, piscar 6 vezes para senha correta) sempre que houver interação com o usuário. Dá para esconder o receptor/transmissor em algum local bem longe do padzinho, e deixar o led no pad.
Conhecem algum método utilizado para burlar válvulas solenoides além do "gato"? Talvez dar "bypass" nela através de um sistema de mangueira externamente? Toda e qualquer sugestão ou opinião é válida.
Sabem de alguma válvula solenoide de bomba injetora (igual a essa usada nas D20: Valvula Solenoide Corte Diesel D20 Sprinter Topic Atj - R$ 71,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734563209-valvula-solenoide-corte-diesel-d20-sprinter-topic-atj-_JM)) de aplicação 24V? Pode ser de trator, caminhão... desde que seja o mesmo tipo de encaixe. Do contrário terei que adaptar a carcaça de uma 12V da D20 nas bobinas de outra 24V.
TCHEIGOR
22/05/2016, 15:32
Sabem de alguma válvula solenoide de bomba injetora (igual a essa usada nas D20: Valvula Solenoide Corte Diesel D20 Sprinter Topic Atj - R$ 71,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734563209-valvula-solenoide-corte-diesel-d20-sprinter-topic-atj-_JM)) de aplicação 24V? Pode ser de trator, caminhão... desde que seja o mesmo tipo de encaixe. Do contrário terei que adaptar a carcaça de uma 12V da D20 nas bobinas de outra 24V.
Tua intenção é usar válvula de 24V pra que em caso de fazerem 'gato' ela não abrir, é isso? Só abre através do teu circuito que transforma pra 24V, correto?
A idéia é boa, mas teria que testar mesmo pra ver, eu acho que com 12V tem risco de abrir sim...
Tua intenção é usar válvula de 24V pra que em caso de fazerem 'gato' ela não abrir, é isso? Só abre através do teu circuito que transforma pra 24V, correto?
A idéia é boa, mas teria que testar mesmo pra ver, eu acho que com 12V tem risco de abrir sim...
Isso, essa é a ideia. Acredito que não funcione em 12V não, por causa da resistência de projeto dos enrolamentos da bobina. A corrente vai ser muito baixa e a bobina não consegue atual na abertura da válvula. É a mesma coisa que um disjuntor. Se você compra de 10A, e aplica 5A nele, ele nunca vai atuar, saca?
Me falta encontrar a válvula de 24V. Adaptar uma válvula pode ser arriscado (até dá, pegar duas similares, usar a carcaça de uma e a bobina da outra). Se eu conseguir ela, o resto desse sistema que estou pensando não é nada complicado de projetar.
Sergioporto
22/05/2016, 21:24
Isso, essa é a ideia. Acredito que não funcione em 12V não, por causa da resistência de projeto dos enrolamentos da bobina. A corrente vai ser muito baixa e a bobina não consegue atual na abertura da válvula. É a mesma coisa que um disjuntor. Se você compra de 10A, e aplica 5A nele, ele nunca vai atuar, saca?
Me falta encontrar a válvula de 24V. Adaptar uma válvula pode ser arriscado (até dá, pegar duas similares, usar a carcaça de uma e a bobina da outra). Se eu conseguir ela, o resto desse sistema que estou pensando não é nada complicado de projetar.
Eu uso estas válvulas em 24 nas máquinas que trabalho e não é difícil de encontrar .Tem Ascoval ,Norgren,Metalwork ,procura o site deles mas verifica o orifício interno pois varia dependendo da aplicação .Tem também da Schrader ,todos em corrente alternada mas fonte retificadora também é fácil de encontrar.
Abs
Sergioporto
22/05/2016, 21:29
Eu uso estas válvulas em 24 nas máquinas que trabalho e não é difícil de encontrar .Tem Ascoval ,Norgren,Metalwork ,procura o site deles mas verifica o orifício interno pois varia dependendo da aplicação .Tem também da Schrader ,todos em corrente alternada mas fonte retificadora também é fácil de encontrar.
Abs
Esqueci ,procura uma válvula que tenha o recurso de liberar passagem se bobina der pane.Tem outra marca também mas no momento esqueci ,amanha eu vejo e posto.Caminhoes usam muito estas válvulas.
Esqueci ,procura uma válvula que tenha o recurso de liberar passagem se bobina der pane.Tem outra marca também mas no momento esqueci ,amanha eu vejo e posto.Caminhoes usam muito estas válvulas.
Muito obrigado pelas indicações Sérgio, vou procurar nessas fabricantes.
Então, acredito que não seja o caso de não usar uma com esse recurso no projeto final, não é? rsrs
Afinal, estou tentando bolar um plano de restrição ao uso do veículo, para que só seja possível através do comando DC 24V; ou AC a partir de uma circuitinho DC/AC.
Caso na fase de testes dê problema, daí eu recoloco a válvula 12V nela e retorno ao projeto rsrs
Mas de qualquer forma, como que funciona exatamente esse recurso de liberar a passagem? Meu medo é o indivíduo (meliante, ladrão, safado) chegar lá no capô para fazer a "gambiarra" na tentativa de levar o veículo, dar uma pane nela e liberar a passagem. Entende? Daí foi-se por água a baixo a ideia do projeto.
O passo inicial será definir qual será a válvula a ser usada. Essa é a etapa mais difícil. O resto do projeto será decorrente direto do tipo de acionamento da válvula.
Meu plano de inicio é comprar uma válvula bem xing ling (com o mesmo tipo de acionamento, digamos, por exemplo 110V AC) só para fazer um protótipo do sistema de controle e acionamento, como se fosse um alarme integrando esse componente como o atuador. Depois do protótipo pronto e devidamente testado, eu compro a válvula veicular correta e incluo tudo ao veículo para avaliar possíveis panes. Se o protótipo estiver bom, daí é fabricar o circuíto impresso e miniaturizar tudo. Por isso preciso saber antecipadamente qual será a válvula escolhida, se será 24V ou AC. A que se encaixar melhor na bomba injetora da D20 será a escolhida.
nearzero
06/02/2017, 14:33
Boa tarde! Sou novato nesta seção mas ha muito tempo neste forum.
E este projeto daviet? como anda? To pensando em fazer algo similar na Bonanza diesel.
Rander Barbosa
11/07/2017, 17:08
Caso em quem esta pensando em usar válvula normalmente fechada ou seja sem energia ela já encontra-se fechada.Não ficaria fácil de roubar caso o ladrão desconectar a bateria e colocar no tranco? o carro funcionaria normal como as D20 e F1000
Sergioporto
11/07/2017, 17:18
Caso em quem esta pensando em usar válvula normalmente fechada ou seja sem energia ela já encontra-se fechada.Não ficaria fácil de roubar caso o ladrão desconectar a bateria e colocar no tranco? o carro funcionaria normal como as D20 e F1000
Se a válvula for NF (normalmente fechada )isto quer dizer que sem energia ela está fechada.Então mesmo se for no tranco carro não funcionará.A Norgren fabrica estas válvulas NF e NA mas geralmente são 24 VCC mas bobina 12 VCC acha no mercado livre ,basta medir o diâmetro do alojamento onde encaixa a bobina .uso na minha toy e são válvulas resistentes e de confiança mas tem que prestar atenção é quanto ao diâmetro do orifício interno para não restringir passagem.
Em casa de acessórios ou lojas que vendem material elétrico automotivo encontra mas são válvulas que não inspiram muita confiança.
Boa sorte