PDA

Ver Versão Completa : Ajuda! SP - Ushuaia - Carretera Austral Julho/2014

Gabriel Rio
06/04/2014, 00:50
Amigos,

Boa Noite!

Depois de algum tempo lendo o forum e pesquisando bastante, estou iniciando a organização de minha expedição para Ushuaia.
Sempre quis, mas sempre esperei ter dinheiro para comprar uma Defender e viajar, como o dinheiro ainda não veio, e a vontade de botar o pé na estrada é gigante, eu e a esposa resolvemos ir mesmo assim!
Sendo assim, iremos com o carro da minha mãe que é uma Ecosport 1.6 2008, pois tenho um HB20 e acho ele muito baixo para uma viagem destas correto?

Teremos 30 dias, e ainda estou estudando o roteiro, mas penso em fazer algo como:

Sp - RS - Buenos Aires - Península Valdes - Punta Tombo - Ushuaia - El calafate - Torres del Paine - El Chaten -Carretera Austral

Contudo ainda tenho muitos medos, duvidas, e queria pedir a ajuda dos amigos com dicas e infos para que possamos curtir muito esse grande sonho!

1 - Nós adoramos acampar, e pretendemos acampar o máximo possivel pois nosso fundo é de R$7mil, e queremos economizar ao maximo. Pensei em um custo médio diário de R$60,00 para estadia (camping), R$30,00 alimentação (temos fogareiro e pretendemos cozinhar sempre) e mais uns R$20,00 diários para despesas como turismo e afins.

2- Vocês acham que estes valores são reais?

3 - Como vamos no inverno, vocês acham que teremos muito problemas para acampar?

4 - Infelizmente não conheço muito as principais cidades, quem já foi poderia dar umas ideias de roteiros? Lembrando que temos apenas 30 dias, como podemos fazer nosso roteiro para aproveitar ao máximo?

5 - Alguém poderia nos indicar um GPS bom para isso? os NUVI servem?

6- Estamos levando correntes para as rodas, devemos levar mais algum item para poder dirigir na neve?

Pessoal agradeço desde ja a força e continuo aqui nas minhas pesquisas!

Grande abraço!

Gabriel Rio

andarilho tricolor
06/04/2014, 09:01
Amigos,

Boa Noite!

Depois de algum tempo lendo o forum e pesquisando bastante, estou iniciando a organização de minha expedição para Ushuaia.
Sempre quis, mas sempre esperei ter dinheiro para comprar uma Defender e viajar, como o dinheiro ainda não veio, e a vontade de botar o pé na estrada é gigante, eu e a esposa resolvemos ir mesmo assim!
Sendo assim, iremos com o carro da minha mãe que é uma Ecosport 1.6 2008, pois tenho um HB20 e acho ele muito baixo para uma viagem destas correto?

Teremos 30 dias, e ainda estou estudando o roteiro, mas penso em fazer algo como:

Sp - RS - Buenos Aires - Península Valdes - Punta Tombo - Ushuaia - El calafate - Torres del Paine - El Chaten -Carretera Austral

Contudo ainda tenho muitos medos, duvidas, e queria pedir a ajuda dos amigos com dicas e infos para que possamos curtir muito esse grande sonho!

1 - Nós adoramos acampar, e pretendemos acampar o máximo possivel pois nosso fundo é de R$7mil, e queremos economizar ao maximo. Pensei em um custo médio diário de R$60,00 para estadia (camping), R$30,00 alimentação (temos fogareiro e pretendemos cozinhar sempre) e mais uns R$20,00 diários para despesas como turismo e afins.

2- Vocês acham que estes valores são reais?

3 - Como vamos no inverno, vocês acham que teremos muito problemas para acampar?

4 - Infelizmente não conheço muito as principais cidades, quem já foi poderia dar umas ideias de roteiros? Lembrando que temos apenas 30 dias, como podemos fazer nosso roteiro para aproveitar ao máximo?

5 - Alguém poderia nos indicar um GPS bom para isso? os NUVI servem?

6- Estamos levando correntes para as rodas, devemos levar mais algum item para poder dirigir na neve?

Pessoal agradeço desde ja a força e continuo aqui nas minhas pesquisas!

Grande abraço!

Gabriel Rio

Caro Gabriel;
Acredito piamente que este forum em geral dispoe de todas informaçoes e tenta ajudar todos os amantes de veiculos 4x4 e ai que a coisa pega, a meu modo de ver, na sua viagem.
Acho tremendamente temeroso voce encarar uma viagem dessas em uma Ecosport, pois embora diriamos que 90% do trajeto não requerer tração, voce vai sim deparar-se com situaçoes em que isso é absolutamente indispensavel e necessário. Eu não estimulo; não aconselho e jamais iria a uma viagem dessas sem um carro 4x4.
Não há...repito...não existe...camping em toda a região patagonica e andina seja argentina ou chilena, aberto no inverno.
Nunca faça contas com despesas exatas pois o item que mais consome é aquele chamado de imponderavel que são aquelas despesas que nunca imaginamos que possamos ter.
Desejando que sua viagem traga bastante alegria e ótimas fotos e recordaçoes , sinceramente, com os pés no chão, aconselho com a melhor das intençoes que voce possa juntar mais dinheiro...acredito que uns 5 mil mais do que voce projeta, para não ficar em enrascadas e sem dinheiro no bolso.
Para planejamento de sua viagem...duas dicas:
1) Consulte o site: Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles (http://www.ruta0.com) é um site argentino que contem coisas utilissimas e muito mais preciso que o Google para definir rotas, calcular despesas (inclusive de pedágios), hotéis e etc..etc.. dá uma olhada lá!
2) Defina sua rota para entrar na Argentina, saindo por Fray Bentos no Uruguay, direto a Gualeguaychu na Argentina, pois voce evita grande parte das estradas do norte da argentina, que alem de serem nada turisticas, são infestadas de caminhoes e tambem onde está (ainda!) a maior parte dos policiais corruptos na Argentina...(olha ai o imponderavel!), que vão tentar arrancar tudo que puderem do seu rico dinheirinho. Esse trajeto inclui uma ponte, que é a fronteira entre os dois paises, e diferente do que o Goggle informa, ela está aberta!
Voce diz que pretendem cozinhar, o que eu acho uma ótima idéia, mas me diga se voce já cozinhou em lugar aberto, em temperaturas que muitas
vezes com certeza vão beirar o zero grau, ou o que é pior...abaixo disso? É coisa pra alpinista louco! Será viavel mesmo? Não se preocupe...pois não falo do fogo...o frio não impede, mas o tempo de cozimento no minimo dobra e a exposição do corpo humano nessas condiçoes é algo muito dificil e complicado de se lidar, como por exemplo o nariz e a ponta dos dedos, que começam a congelar e podem trazer riscos graves.
Não é exagerado dizer que as temperaturas mais extremas serão corriqueiras, diria que abaixo de Comodoro Rivadavia e dando uma olhadinha no site de previsão climática, dia 12 de abril...é considerada a possibilidade de zero grau de minima e 6 de máxima.. em Ushuaia .e estamos no outono.
Pra finalizar realmente, meu prezado Gabriel.... amo viajar...talvez seja dos maiores prazeres da vida por tudo que envolve, mas viagem deve trazer sómente boas recordaçoes e fotos. Pensa bem! Pensa muito!
De qualquer forma, eu como todos aqui, embora com opinioes distintas e é para isso que o forum existe, estamos todos a sua disposição para o que for do nosso conhecimento e experiencias nessas viagens, possamos ser uteis a voce. Disponha sempre!

Marcos_sc
06/04/2014, 13:00
Prezado, acho que foi dito tudo, endosso as palavras e a preocupação acima exposta.

no mínimo, mais recursos financeiros é fundamental para a viagem. Um bocado a mais...

Gabriel Rio
06/04/2014, 15:11
Amigos,

Obrigado pela explicação!
Mais recursos não sera tão difícil acho que até uns 12mil consigo me organizar.
O que me preocupa muito é o carro, achei que os 10% do caminho de ripio não fossem problema para a expedição, pois conversei com algumas pessoas que já foram com palio weekend e com traker.
Vocês acham que ainda que eu vá bem mais lento do que um 4x4 eu não conseguiria fazer?

Qual a média de gastos de quem já foi?
Qual a média para a estadia em albergues?

Muito Obrigado!

Vocês estão me ajudando bastante!

Abraços

Gabriel

Dimasi
06/04/2014, 15:59
Dá para ir de Eco sem problema é só estar 110% revisado.

andarilho tricolor
06/04/2014, 16:15
Amigos,

O que me preocupa muito é o carro, achei que os 10% do caminho de ripio não fossem problema para a expedição, pois conversei com algumas pessoas que já foram com palio weekend e com traker.
Vocês acham que ainda que eu vá bem mais lento do que um 4x4 eu não conseguiria fazer?

Muito Obrigado!

Abraços

Gabriel

Prezado Gabriel;
Em relação ao custo voce deve considerar que deve andar por volta de 12.000 km, ou mais....qual o consumo de seu carro? Na Argentina e tambem no Chile o preço da gasolina não é tão mais barato, muito pelo contrário, dependendo da região voce pode considerar até mais caro que no Brasil. Existem os pedagios, pelo menos em grande parte.
A inflação na Argentina está fazendo os preços subirem bastante...a inflação verdadeira...não a oficial....e isso está tornando nosso dinheiro menos valorizado lá. No Chile é mais caro!
Em algum ponto voce pergunta se mesmo que fosse mais lento ?????? teria problemas se não for de 4x4. Veiculos tracionados não são feitos para velocidade...e sim para te livrar de situaçoes de escorregar, ou para acessar lugares onde um veiculo como o teu, jamais chegaria.O problema do seu carro, não seria nem relação ao rípio, que nem tem essa dificuldade toda, embora ja vi muita gente relatar acidentes.O problema maior, é em relação a neve mesmo, os sustos que ela causa e a possibilidade (desculpe...não estou agourando!), de voce sair da estrada, e sem um 4x4 e até o guincho, voce se ver em um lugar inóspito, gelado e com o carro atolado. E ai? Isso chama-se de risco de vida. Sem dramas!Pode acontecer...infelizmente.
Outra coisa que não me entusiasma a ir em um carro que não seja 4x4, é a impossibilidade de acessar certos lugares, onde tração é imprescindivel, e ai tem duas coisas....ou voce se conforma, ou paga para alguem te levar.E existem muitos desses lugares. Nem tudo tem acesso fácil. Não é assim! C Como muitos lugares turisticos aqui no Brasil ir sem um 4x4, é possivel, temerário mas possivel , mas para visitar os lugares óbvios...me entende?
Naquele site que citei...voce pode pesquisar quanto vai gastar de combustivel,de pedágios e tambem localizar hostels ou pousadas ao longo do caminho, e entrando em contato, saber o quanto voce pagaria uma diaria.
Um detalhe importante que voce tem de pesquisar ...saindo de Rio Gallegos em direção a Ushuaia, pelo caminho que leva Rio Grande, voce terá de atravessar o Estreito de Magalhaes, por uma balsa.e tenho duvidas se ela funciona no inverno, pois já ouvi relatos de ondas com mais de 10 metros de altura no estreito, no inverno e muitas vezes o serviço da balsa é suspenso por dias a fio! Dá uma olhada nisso com bastante atenção!
Ja disse no post anterior.....Pense...Pense....Pense....e Pense mais uma vez, se vale a pena. Aventuras são ótimas, pois a vida é muito chata e monótona sem elas...mas todas elas tem um preço.Veja bem o preço que voce está disposto a pagar.Esse preço que eu cito não é só custo...muita coisa na vida cobra um preço!
Eu consideraria verdadeiramente e sinceramente falando ,adiar essa viagem para um periodo de verão aqui no hemisferio sul e usar essas tuas férias...para curtir neve...ir de avião...pegar um hotelzinho legal (quem sabe Bariloche?) e voltar sómente com boas recordaçoes.

PS:Acho..chutando..não lembro e nem sei se asfaltaram, mas desses 12.000 km que citei na sua viagem, voce vai encarar talvez nem 5% de ripio, ou algo entre 5 e 10%. Não se preocupe tanto com ele.

Gabriel[/QUOTE]

Amostardeiro
07/04/2014, 09:02
Amigos,

Muito Obrigado!

Abraços

Gabriel

Gabriel

Discordando do companheiro Andarilho, dependendo da época do ano é possível sim ir com qualquer veículo em bom estado, um primo foi de Porto Alegre até Ushuaia, passando pela Península Valdez, Perito Moreno, Torres del Pain, etc de Corlla em janeiro de 2013.

ABS

andarilho tricolor
07/04/2014, 09:36
Gabriel

Discordando do companheiro Andarilho, dependendo da época do ano é possível sim ir com qualquer veículo em bom estado, um primo foi de Porto Alegre até Ushuaia, passando pela Península Valdez, Perito Moreno, Torres del Pain, etc de Corlla em janeiro de 2013.

ABS

Prezado Amostardeiro;
Defendo seu direito de discordar, porem nota-se que voce não leu todo meu comentário, porque eu disse que ele não deve ir, conforme ele planeja, que é no inverno....muita neve e perigos reais sem uma viatura condizente e me perdoem...eu não acho que uma Ecosport é condizente para encarar situaçoes assim.
No verão ele pode ir de qualquer carro, embora saibamos que aqueles lugares mais escondidos, sempre necessitam de um veiculo com tração.
Em um dos ultimos paragrafos do meu comentário eu digo: Eu consideraria sinceramente deixar essa viagem para o verão........
Acho que está esclarecido!

Amostardeiro
07/04/2014, 10:47
Caro Gabriel;
Acredito piamente que este forum em geral dispoe de todas informaçoes e tenta ajudar todos os amantes de veiculos 4x4 e ai que a coisa pega, a meu modo de ver, na sua viagem.
Acho tremendamente temeroso voce encarar uma viagem dessas em uma Ecosport, pois embora diriamos que 90% do trajeto não requerer tração, voce vai sim deparar-se com situaçoes em que isso é absolutamente indispensavel e necessário. Eu não estimulo; não aconselho e jamais iria a uma viagem dessas sem um carro 4x4.

.................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........

Caro Andarilho

Melhor explicando, concordei :concordo: com quase tudo que escreveste na postagem citada, só não com o parágrafo em destaque.

Abs

andarilho tricolor
07/04/2014, 11:01
Caro Andarilho

Melhor explicando, concordei :concordo: com quase tudo que escreveste na postagem citada, só não com o parágrafo em destaque.

Abs

Eu deixei bem explicito que não concordava e contnuo achando que é furada, ele ir de Ecosport, no inverno. Muita neve que pode po-lo em situaçoes bastante complicadas e com risco de vida! Não tenho dúvidas.
Imagine uma pessoa a milhares de quilometros de casa; em estradas que ele não conhece; em muitos lugares inóspitos e sem grandes recursos; e alem de tudo em um clima absolutamente hostil.
Me perdoem o excesso de cautela, mas até pra ser aventureiro tem de ter bastante planejamento e razão, pois fico pensando uma situação que expus a ele, que não é impossivel...imagine:
-Uma simples escorregadela para fora da estrada, levando o carro para um lugar de terra, coberto de neve. Isso vira barro...e ai eu quero ver o super-homem que vai tirar esse carro dai, não sendo um 4x4?
Muitos dirão...poe gravetos, pedras e coisa e tal....facil, né? Muito...mas não em temperaturas abaixo de zero...exposto..e quem sabe até com neve caindo.
Sou um amante de estradas...de conhecer lugares novos para mim...e até de me meter em enrascadas, mas estou sempre preparado...ou tento estar.
Não incentivo mesmo ninguem a ir no "oba-oba", pois não gosto de ter remorsos, mesmo que eu nem saiba quem ele é e que nunca o veja em minha vida. É um ser humano que merece ser bem orientado.Só isso!

André...
07/04/2014, 14:58
Gabriel, boa tarde

No último Janeiro fomos para Ushuaia, em dois carros. Desde já te aviso, foi a melhor viagem da minha vida, mas temos que concordar com os amigos e te alertar sobre os problemas que pode ter. Pegamos uma falta de gasolina na Argentina (acho que só acontece nas festas de fim de ano) mas que fizeram meus amigos voltarem, eles estavam em uma Pajeiro TR4. Nós, que estávamos com diesel seguimos.

Quanto ao dinheiro, pode preparar 12.000 Dilmas e leve o máximo possível em Obamas.

Quanto a acampar no verão ainda pode ser. No inverno não acho uma boa ideia, além do frio tem o vento.

Em relação ao carro ser 4x2, não vejo problemas, você vai ter um risco maior de ficar atolado. Questão de habilidade e não tentar fazer o que carro não é capaz.

Outra coisa. Acho que carretera e ushuaia na mesma viagem é muita coisa. Pretendo fazer uma próxima viagem somente para carretera.

Espero ter ajudado.

tiago.costa
12/04/2014, 15:23
Eu vou fazer esse trajeto em setembro, seremos 4 carros (por enquanto). Seguiremos rumo à Puerto Montt, passando primeiro por Bariloche. Pegaremos parte da Carretera Austral , Pq torres del Paine. e se até esse ponto tudo correr dentro do cronograma iriemos até Ushuaia. retorno pelo litoral atlântico da patagônia.
Estamos programando 30 dias de viagem e custo médio de 15.000 reais por carro com 2 pessoas. Isso pq setembro já está fora do período de alta temporada e quase tudo fica bem mais barato. Porém o camping não é prioridade, mas acamparemos se for possível. Em outras viagens percebi que há vários hostels albergues com preços similares aos campings, e com chuveiros quente.
Quanto ao uso do 4x4, nessa época e nessa rota talvéz não seja necessário, no entanto se precisar devido à neve, que é bastante imprevisível, aí vc estará enrolado.

Miltinho
13/04/2014, 19:20
Tiago.. Corretissimo... Vai em frente... Fiz este ano todo o sul do Chile!
20 dias!
Gastei 16.000, eu a a "véinha"... Sem miserê.... Vinho todo dia, cervejada, etc!
Este final de ano vou a Ushuaia... Mesmo esquema... Já passei dos 60....
Tenho uma LC Prado 2006... Puta Carro!
Tenho piquê até quando????
A vida passa muito rápido.
Sucesso....
Abç.

ftr_santos
14/04/2014, 18:29
Fui em dezembro/2013 para lá. Carretera Austral e Ushuaia. Pegamos neve (leve) em Ushuaia em pleno natal! Ir no inverno, eu não tentaria.

Se nevar com abundância, o que é muito provável, as estradas podem ficar fechadas por dias. Mesmo que não fechem, ficam muito perigosas. A Carretera tem inúmeros trechos com penhascos, curvas fechadas, precipícios ao lado, tudo em rípio e sem defensas. Com gelo, a coisa deve complicar muito.

Se a estrada fechar, não importa se o carro é 4x2 ou 4x4, se tem correntes (indispensáveis) ou não. Você vai ter que ficar parado e perder alguns dias. Viajamos por 35 dias e te digo que é apenas o mínimo de tempo aceitável, se tivesse mais tempo ficaria por lá 60 dias, fácil.

Outra coisa para se pensar é que no inverno há muito pouco turismo rodoviário por lá, exatamente pelo frio intenso. Assim, pode ser bem mais complicado conseguir hospedagem (ou ajuda em caso de imprevistos), principalmente em campings (mas isto é um palpite, não estive lá no inverno).

De resto, pode ir tranquilo com a Eco se ela estiver em ordem quanto à mecânica, mas no seu lugar eu não iria no inverno, nem com ela, nem com um 4x4. Lembre também que no inverno os dias ficam muito curtos por lá, o que piora ainda mais a questão do tempo (dias de viagem). Se não tiver outra data, procure se informar com pessoas que moram por lá e conhecem a realidade local, pois as informações de viajantes normalmente são de períodos menos frios.

[]s.
Fábio.

gconci
15/04/2014, 08:35
Olá Gabriel, também estou nos preparativos para a minha viagem para o Ushuaia a bordo de uma Ecosport 4wd. Sei que o fórum apresenta uma grande resistência quanto a este carro e, concordo com a opinião dos amigos que acima comentaram sobre a ida no inverno. Também acho arriscado demais ir de Eco por 2 motivos: Solidão nas estradas e clima adverso. O carro e o motorista podem se comportar bem, não duvido, mas esta é minha opinião que, como você apresenta uma viatura similar.

Não quero ser um desmancha prazeres da sua jornada mas eu mesmo reconsiderei e agendei esta viagem para o verão com saída em janeiro para poder aproveitar tranquilamente essa viagem espetacular. Até sobra mais tempo para juntar uma graninha a mais para poder comer alguma coisa diferente durante o caminho.

Abraços e sucesso na sua empreitada!

Zani
15/04/2014, 10:08
Tiago.. Corretissimo... Vai em frente... Fiz este ano todo o sul do Chile!
20 dias!
Gastei 16.000, eu a a "véinha"... Sem miserê.... Vinho todo dia, cervejada, etc!
Este final de ano vou a Ushuaia... Mesmo esquema... Já passei dos 60....
Tenho uma LC Prado 2006... Puta Carro!
Tenho piquê até quando????
A vida passa muito rápido.
Sucesso....
Abç.

Miltinho....Parabéns....curti seu comentário....O melhor de todos....:concordo:
Abração.

andarilho tricolor
15/04/2014, 11:30
Olá Gabriel, também estou nos preparativos para a minha viagem para o Ushuaia a bordo de uma Ecosport 4wd. Sei que o fórum apresenta uma grande resistência quanto a este carro e, concordo com a opinião dos amigos que acima comentaram sobre a ida no inverno. Também acho arriscado demais ir de Eco por 2 motivos: Solidão nas estradas e clima adverso. O carro e o motorista podem se comportar bem, não duvido, mas esta é minha opinião que, como você apresenta uma viatura similar.

ro ser um desmancha prazeres da sua jornada mas eu mesmo reconsiderei e agendei esta viagem para o verão com saída em janeiro para poder aproveitar tranquilamente essa viagem espetacular. Até sobra mais tempo para juntar uma graninha a mais para poder comer alguma coisa diferente durante o caminho.

Abraços e sucesso na sua empreitada!

Parabens pelas sábias palavras!
Só com comentários assim cooperamos com quem precisa de informaçoes, diferente do oba-oba, vamo que vamo, de uma minoria que insiste em incitar pessoas a fazer coisas que coloquem sua vida e outras coisas mais em risco. Se voce ler os comentários anteriores, verá que de uma maneira menos precisa que a sua, eu disse o mesmo que voce!

gmilani
15/04/2014, 11:54
Meu pitaco... eu fui de montana 1.8 sport... com rodas 15, acampando, cozinhando e tudo mais...... foi em 2008-09, relato a verdade, sem puxar o saco, nem ser fresco. a verdade é a seguinte NO INVERNO MESMO nao dá pra ir de 4x2 (ou pelo menos é bem arriscado), nao dá pra acampar (ou sera extremamente desconfotavel, no minimo, senao perigoso a vida, pois NAO temos equipamentos pra temperaturas extermas), entao , ao menos que vc QUEIRA arriscar a vida nao vá pra ushuaia dirigindo e acampando no invernao brabo!!!!

Agora no verao é outra historia!!!! SIM vc pode ir de 4X2 , afinal sao estradas trafegaveis argentinas/chilenas, ou seja abertas ao trafego de qq veiculo!!! CLARO que um HUMMER ou um tanque de guerra vao com mais facilidade, mas, nem sempre estao ao nosso alcance!!! Se vc for de 4x2, tem obrigatoriamente ter em mente que esta em um 4X2, LONGE de casa e que nao vai fazer besteria de ficar procurando lugares pra testar "se passa" ou se atola né???? UM ecosport VAI e VOLTA tranquilamente, SEM MEDO NENHUM e pode ser 4x2, sem problema!!! lembre-se que um eco é um fiesta alto, ou seja vc esta de carro, e nao de JIPE, entao nao abuse, vá com cautela e volte do mesmo jeito , depois compartilhe as fotos e relatos!!!

Na minha opiniao com 10 mil dilmas e 30 dias, é um bom chutometro pra vc começar a planejar, pra ter uma ideia inicial da "coisa", claro pode-se gastar muito mais, ou um pouco menos, depende do que vc ira fazer, onde ira dormir, comer etc...

a unica "coisa"que nao da pra economizar é com combustivel.... com alimentaçao e pouso, é possivel sim, depende de vc!!!

No verao sera um baita PASSEIO, lembre-se disto, no inverso será uma grande dor de cabeça!!!!

abraço

andarilho tricolor
15/04/2014, 14:26
Meu pitaco... eu fui de montana 1.8 sport... com rodas 15, acampando, cozinhando e tudo mais...... foi em 2008-09, relato a verdade, sem puxar o saco, nem ser fresco. a verdade é a seguinte NO INVERNO MESMO nao dá pra ir de 4x2 (ou pelo menos é bem arriscado), nao dá pra acampar (ou sera extremamente desconfotavel, no minimo, senao perigoso a vida, pois NAO temos equipamentos pra temperaturas extermas), entao , ao menos que vc QUEIRA arriscar a vida nao vá pra ushuaia dirigindo e acampando no invernao brabo!!!!

Agora no verao é outra historia!!!! SIM vc pode ir de 4X2 , afinal sao estradas trafegaveis argentinas/chilenas, ou seja abertas ao trafego de qq veiculo!!! CLARO que um HUMMER ou um tanque de guerra vao com mais facilidade, mas, nem sempre estao ao nosso alcance!!! Se vc for de 4x2, tem obrigatoriamente ter em mente que esta em um 4X2, LONGE de casa e que nao vai fazer besteria de ficar procurando lugares pra testar "se passa" ou se atola né???? UM ecosport VAI e VOLTA tranquilamente, SEM MEDO NENHUM e pode ser 4x2, sem problema!!! lembre-se que um eco é um fiesta alto, ou seja vc esta de carro, e nao de JIPE, entao nao abuse, vá com cautela e volte do mesmo jeito , depois compartilhe as fotos e relatos!!!

Na minha opiniao com 10 mil dilmas e 30 dias, é um bom chutometro pra vc começar a planejar, pra ter uma ideia inicial da "coisa", claro pode-se gastar muito mais, ou um pouco menos, depende do que vc ira fazer, onde ira dormir, comer etc...

a unica "coisa"que nao da pra economizar é com combustivel.... com alimentaçao e pouso, é possivel sim, depende de vc!!!

No verao sera um baita PASSEIO, lembre-se disto, no inverso será uma grande dor de cabeça!!!!

abraço

A sua definição em relação a ECOSPORT, não ser um jipe e sim um Fiesta alto, é perfeita e os pontos negativos de se ir no inverno são exatamente o que penso e o que eu transmito para quem não deseja ir no oba-oba. Parabens!

azrael_rj
17/04/2014, 08:46
Fui no verão para Ushuaia e acho praticamente impossível acampar por aquela região sem equipamento específico! É um vento tão forte e com baixa temperaturas que só de gasto com equipamento de camping próprio para isso seu orçamento vai estourar...

Cara, mude a data e faça um roteiro considerando as distâncias entre as cidades com a autonomia do seu carro no mínimo (ou no máximo heheheh) Fuja do norte da Argentina e entre pelo Uruguai. E a não ser que vc vá fazer algo em Buenos Aires, eu contornaria essa cidade.

andarilho tricolor
17/04/2014, 09:11
Fui no verão para Ushuaia e acho praticamente impossível acampar por aquela região sem equipamento específico! É um vento tão forte e com baixa temperaturas que só de gasto com equipamento de camping próprio para isso seu orçamento vai estourar...

Cara, mude a data e faça um roteiro considerando as distâncias entre as cidades com a autonomia do seu carro no mínimo (ou no máximo heheheh) Fuja do norte da Argentina e entre pelo Uruguai. E a não ser que vc vá fazer algo em Buenos Aires, eu contornaria essa cidade.

Estou tentando há algum tempo explicar para esse amigo, justamente os inconvenientes de se acampar no inverno naquelas paragens e tambem algumas outras questoes que podem tornar a viagem uma grande dor de cabeça.. Para segurança dele, principalmente, espero que ele repense a data da viagem.
Em relação a entrar pelo Uruguai, sem gastar dinheiro pelo Buquebus, eu proponho a rota que passa por Fray Bentos (Uruguai) e vai direto a Gualeguaychu (Argentina), que fica mais ou menos a 200 km a norte de Buenos Aires, evitando assim grande parte da provincia de Santa Fé (norte) e diminuindo bastante a possibilidade de ser importunado pelos policiais camineros.
Essa rota que proponho não aparece no Google Maps, mas é totalmente possivel, pois diferente do que o Google informa a ponte de ligação entre os dois paises, naquele ponto, está aberta e operante.Por essa rota tambem é possivel "contornar" Buenos Aires.

geovanih
17/04/2014, 09:19
Na verdade o dono do tópico não apareceu mais por aqui.

Caiogaucho
21/04/2014, 21:46
Gabriel, dá uma olhada:
FuscAustral - De Caxias hasta la Carretera Austral (http://www.fuscaustral.com/)

Minha filha e genro foram de vectra e encontraram eles na Patagônia!!!

Abs,

Amostardeiro
22/04/2014, 19:19
Vejam por onde andou a "Confraria do Buggy"...:concordo:

https://picasaweb.google.com/118392589664302963268/ConfrariaDoBuggyUshuaiaChile?authkey=Gv1sRgCKP-18Pov_2BgwE&feat=directlink

https://picasaweb.google.com/118392589664302963268/ConfrariaDoBuggyDesertoDoAtacama?feat=directlink

Abs

Anjos
22/04/2014, 20:27
Boa noite amigos , sou novo no forum e estou me organizando para ir para Ushuai dia 18/12/2014. Minha dúvida é na questão da barraca de teto, tenho uma Defender 110, o vento muito forte seria um problema?

Dimasi
23/04/2014, 10:34
Olá.
Não tenho noção de quanto elas aguentam. Uma ideia é consultar o fabricante e depois pesquisar qual a velocidade que o vento alcança por lá.
Abs

Anjos
23/04/2014, 16:35
Ok Dimasi, obrigado.

gmilani
23/04/2014, 20:49
Boa noite amigos , sou novo no forum e estou me organizando para ir para Ushuai dia 18/12/2014. Minha dúvida é na questão da barraca de teto, tenho uma Defender 110, o vento muito forte seria um problema?

Bom, o vento é forte SIM, bem forte, mas acampando em camping's sempre tem um lugar mais protegido, o que ajuda!!! no camping RIO PIPO (USHUAIA) ví pessoalmente algumas barracas dobrarem devido ao vento, eram modelo iglu de 4/5 pessoas, e nao estavam bem ancoradas (nao posso garantir que se estivessem bem ancoradas, aguentariam). acampei com uma QUECHUA T4 e nao tive nenhum problema, nenhum mesmo. qto menor e mais baixa, melhor!!
No caso da barraca de teto, acredito que é resistente (bem mais que uma iglu simples), achando um local mais abrigado arrisco-me a dizer que vc nao tera nenhum problema.
abraço

PY5KJ
24/04/2014, 06:50
Prezados...

Retornei no dia 22/04 de uma viagem teste e rápida à região noroeste da Argentina (Santiago Del Estero, Tafi del Valle, Salta, Jujuy, Susques, etc.) chegando a 50km do Passo Jama (fronteira do chile). O veículo é uma Pajero Dakar hpe diesel 13/13 (fiz 4300 km em 5 dias). Fiquei encantado com o local, embora já conhece a argentina em outras regiões. Mas nada se compara a pré-cordilheira e a própria cordilheira. Isso que esta região não tem visão do mar e nem era frio assim.

Re-planejei minhas férias para o período da copa (a Dilma impôs nossas férias neste período) e estou saindo no dia 07/06 até 29/06 para continuar a viagem e descer pelo litoral chileno até a Carretera Austral. Mesmo no inverno, tudo é possível.

O grande problema que enfrentamos na argentina e chile é a escassez de algumas coisas, como combustível, p.ex. O diesel S-10 (Euro ou o V-power Nitro) não se encontra em qualquer lugar e, quando se encontra, não aceitam a "tarjeta, solo o efectivo", complicando uma viagem. O custo médio do litro neste período que fui girou em torno de R$2,90. A gasolina por lá é quase a mesma coisa, senão mais barata.

O custo com alimentação para refeições básicas fica na ordem de $100 pesos/pessoa. Eu recomendaria não almoçar, apenas lanchar enquanto dirige ou breves paradas, com bolachas, sanduíches e etc., pois perde-se muito tempo nos "comedouros" e a viagem não rende. A noite sim, tu faz uma bela refeição (na volta damos conta de gastar a energia em casa...).

Como foi dito, o veículo é o meio pelo qual realizamos nosso planejamento e para muitos, como eu, "o SONHO". Se for a pé, bicicleta, moto (sou motociclista e já tenho + de 200mil km em viagens), carro passeio, camioneta, por fim, ao meu ver, não importa, desde que tu esteja preparado para as situações que irão aparecer, e olha que por lá aparecem situações que NEM IMAGINAMOS.

Tentarei fazer o roteiro logo, aproveitando as dicas de alguns colegas do fórum, mesmo neste período, pois é o que tenho e terá que ser feito. Devo acampar, quando possível, dormir na camioneta, hotel, hostel, e por aí vai. Temos que estar preparado para estas situações. O frio por lá existe e é mortal, tenho consciência disso sim! MAS NÃO IMPEDIRÁ meu sonho.

O mais importante, como diz com outras palavras o nosso amigo Marcelo "XEXELO', É IR....

Um abraço a todos

Marco

Anjos
24/04/2014, 14:39
OK gmilani, obrigado pela dica, prentendo sair dia 18/12/14 e retornar dia 17/01/2015.

Anjos
24/04/2014, 21:35
gmilani qual seria o melhor caminho para Ushuaia? Foz do Iguaçu ou Uruguai (Chuí) .

Marcos_sc
24/04/2014, 22:43
Estou tentando há algum tempo explicar para esse amigo, justamente os inconvenientes de se acampar no inverno naquelas paragens e tambem algumas outras questoes que podem tornar a viagem uma grande dor de cabeça.. Para segurança dele, principalmente, espero que ele repense a data da viagem.
Em relação a entrar pelo Uruguai, sem gastar dinheiro pelo Buquebus, eu proponho a rota que passa por Fray Bentos (Uruguai) e vai direto a Gualeguaychu (Argentina), que fica mais ou menos a 200 km a norte de Buenos Aires, evitando assim grande parte da provincia de Santa Fé (norte) e diminuindo bastante a possibilidade de ser importunado pelos policiais camineros.
Essa rota que proponho não aparece no Google Maps, mas é totalmente possivel, pois diferente do que o Google informa a ponte de ligação entre os dois paises, naquele ponto, está aberta e operante.Por essa rota tambem é possivel "contornar" Buenos Aires.

Gostei da opção de estrada via Uruguay... Tks.

Anjos
25/04/2014, 07:51
Marco_sc vou ter repensar, pois estava pensando em passar por Santa Fé e não estou querendo tirar o guincho do meu carro. Valeu pela dica.

gmilani
27/04/2014, 01:11
OK gmilani, obrigado pela dica, prentendo sair dia 18/12/14 e retornar dia 17/01/2015.

Entao..... fica dificil dizer qual é melhor/mais facil/ menor probabilidade de guardas sacanas..... EU fui todas as vezes por foz, e em somente uma, tive problemas com a policia de entre rios ( bola do engate da VTR), mas na verdade nao é isso, e sim $$$$$, pois enquanto eu era multado (propina), passaram varios carros argentinos com o engate e somente eu fui o premiado!!!

na epoca morri com 200 pesos!! mas nao se assute ou deixe abalar pelo fato de poder ser roubado, somos estuprados todos os dias no BR, e nem por isso deixamos de fazer o que queremos, entao tenha ciencia que a argentina é bem mais segura que o BR, e o chile entao, nem se fale, é mais facil um policial argentino te levar umas $$$ do que um bandido kkkkk
Olha eu fiz de tudo , dormi dentro do carro, dormi em posto de gasolina, acampei em cada lugarzinho mequetrefe, enfim NUNCA me senti inseguro na argentina ( de BUENOS AIRES PRA BAIXO), de todos os viajantes que fiz amizade, era unanime que eles NAO passariam pelo BR, pois achavam inseguro demais!!!! ou seja, é aqui que a porca torce o rabo, mas estamos acostumados, vai tranquilo, com pouco dinheiro a mostra, se a policia lhe parar e quizer $$$ finja-se de tonto, diga que nao tem $$$, que so tem cartao, que so tem 200 pesos e assim vai, relaxa, eles nao vao bater/atirar/sequestrar vc, e em pouco tempo aceitam pouco $$$ e te "libertam" kkk, afinal tempo é $$$ e pode estar passando outro turista brasileiro com mais $$$
abraço

Acreano
27/04/2014, 07:21
Entao..... fica dificil dizer qual é melhor/mais facil/ menor probabilidade de guardas sacanas..... EU fui todas as vezes por foz, e em somente uma, tive problemas com a policia de entre rios ( bola do engate da VTR), mas na verdade nao é isso, e sim $$$$$, pois enquanto eu era multado (propina), passaram varios carros argentinos com o engate e somente eu fui o premiado!!!

na epoca morri com 200 pesos!! mas nao se assute ou deixe abalar pelo fato de poder ser roubado, somos estuprados todos os dias no BR, e nem por isso deixamos de fazer o que queremos, entao tenha ciencia que a argentina é bem mais segura que o BR, e o chile entao, nem se fale, é mais facil um policial argentino te levar umas $$$ do que um bandido kkkkk
Olha eu fiz de tudo , dormi dentro do carro, dormi em posto de gasolina, acampei em cada lugarzinho mequetrefe, enfim NUNCA me senti inseguro na argentina ( de BUENOS AIRES PRA BAIXO), de todos os viajantes que fiz amizade, era unanime que eles NAO passariam pelo BR, pois achavam inseguro demais!!!! ou seja, é aqui que a porca torce o rabo, mas estamos acostumados, vai tranquilo, com pouco dinheiro a mostra, se a policia lhe parar e quizer $$$ finja-se de tonto, diga que nao tem $$$, que so tem cartao, que so tem 200 pesos e assim vai, relaxa, eles nao vao bater/atirar/sequestrar vc, e em pouco tempo aceitam pouco $$$ e te "libertam" kkk, afinal tempo é $$$ e pode estar passando outro turista brasileiro com mais $$$
abraço

Perfeito o comentário! É muito mais perigoso viajar aqui no Brasil. Estive na Argentina, fui até Ushuaia pela RN-3 e voltei pela RN-40 intercalando com algumas cidades Chilenas e em nenhum momento me senti ameaçado. Fiz igual, dormindo as vezes no carro, outras em posto de gasolina e em nenhum momento tive problemas. Isto só eu e minha esposa! Saio no próximo dia 14 ou 15/05 para um tour pelos vizinhos, entrando por Juan Pedro Caballero indo para Asuncion, depois para Salta fazer o imperdível passeio no trem das nuvens e seguindo depois para San Pedro do Atacama e depois tomando rumo para o Peru pelo litoral chileno e peruano. A viagem findará no Acre. Estou confiante que tudo correrá bem mas sei que imprevistos podem acontecer e temos que estar preparados. Sds.

PY5KJ
27/04/2014, 08:36
Corrupção existe em qualquer lugar, sabemos disso. Não adianta não nos precavermos, como levar os itens obrigatórios pela legislação de cada país.

Ontem iniciei a retomada do projeto para a Carretera Austral e Ushuaia. Serão quase 13mil km em 23 dias, muito apertado, mas possível. Espero que as condições climáticas da época (07/06 a 29/06) permita. Tenho que cumprir uma promessa que fizemos (eu e minha esposa) agora no dia 19/06 em Salinas Grandes (levar uma ajuda a uma menina de lá). Desta forma, passarei novamente em Susquez, Atacama e por aí vai...

Estou tendo dificuldade em encontrar um cartão Sd atualizado para o NX501BA da Clarion (equipa a Pajero Dakar) com os mapas d Argentina e Chile. Caso alguém saiba, peço por favor uma dica quente. Já pesquisei no fórum, mas todos remetem ao modelo NX700.

Saudações

Marco

gmilani
27/04/2014, 20:40
Corrupção existe em qualquer lugar, sabemos disso. Não adianta não nos precavermos, como levar os itens obrigatórios pela legislação de cada país.

Ontem iniciei a retomada do projeto para a Carretera Austral e Ushuaia. Serão quase 13mil km em 23 dias, muito apertado, mas possível. Espero que as condições climáticas da época (07/06 a 29/06) permita. Tenho que cumprir uma promessa que fizemos (eu e minha esposa) agora no dia 19/06 em Salinas Grandes (levar uma ajuda a uma menina de lá). Desta forma, passarei novamente em Susquez, Atacama e por aí vai...

Estou tendo dificuldade em encontrar um cartão Sd atualizado para o NX501BA da Clarion (equipa a Pajero Dakar) com os mapas d Argentina e Chile. Caso alguém saiba, peço por favor uma dica quente. Já pesquisei no fórum, mas todos remetem ao modelo NX700.

Saudações

Marco

Marco, exatamente, mas acredite, mesmo estando 100% correto, eles querem uma graninha, inventam que vc estava correndo, que ultrapassou onde nao poderia, etc... aí eles lhe falam ok, vamos esperar até amanha e vc vai conversar com uma autoridade policial (tipo delegado)..... ninguem vai esperar ate amanha , imagina ficar aguardando no meio da viagem/..... e ai entra a grana.... geralmente se contentam com pouco, pedem uma ajuda pra pintar o destacamento, coisas assim....

Qto ao GPS, que software ele roda?? ë IGO??? se for tem bastante coisa na net, basta substituir algumas pastas e blza, explica melhor, quem sabe da pra ajudar..

abraço

gmilani
27/04/2014, 20:47
Marco, da uma olhada por aqui ***COMO ATUALIZAR SEU GPS! TUTORIAL iGO*** (http://www.atualgps.net/t1234-como-atualizar-seu-gps-tutorial-igo) tem muita informacao pra vc atualizar sei igo, e alem deste, tem muita coisa na net, da uma fuçada, mas NAO esqueça de fazer backup de seu GPS, caso de algum problema, vc pode restaurar ok

Anjos
28/04/2014, 15:50
OK Gmilani, se nenhum amigo for comigo vou eu e minha esposa e meu filho, grupo começa dizer que vai depois começam a cair fora.

obrigado e desculpa em demorar responder só agora que tive tempo.

gconci
30/04/2014, 03:50
OK Gmilani, se nenhum amigo for comigo vou eu e minha esposa e meu filho, grupo começa dizer que vai depois começam a cair fora.

obrigado e desculpa em demorar responder só agora que tive tempo.

Tens datas de tua viagem? E também trajeto? Eu estarei indo em janeiro.

Abs.

tiago.costa
02/05/2014, 13:53
Dia
Origem
Destino
Temp.
Km
Rotas
OBS

01/set
Goiânia
Frutal-MG
4,5
420
br153

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image006.png

rípio/terra

Frutal
Pirapozinho-SP
4,1
405
br153, pr267

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image009.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image010.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image012.png

zn Franca/compras

Pirapozinho
Cascavel-PR
4,3
415
sp.425, pr.317, br.369,

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image016.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image017.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image018.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image020.png

balsa

Cascavel
Puerto Iguazu-AR
1,7
150
br.277, 12-AR

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image024.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image025.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image026.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image028.png

abastecimento

total

14,6
1390

café

02/set
Puerto Iguazu
Santo Tome
4,5
434
12, 105, 14

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image031.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image032.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image034.png

local de interesse

Santo Tome
Federal
4
403
14. 127

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image037.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image038.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image039.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image041.png

ponte

Federal
Rosario
4
350
127, 6, 12, 26, 174,

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image043.png

pedágio

total

12,5
1187

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image045.png

aduana

03/set
Rosario
Gral. Villegas
4
355
33

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image046.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image048.png

pouso

Gral. Villegas
Gral. Acha
4
366
33, 4, 1, 102, 35, 152

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image049.png

total

8
721

04/set
Gral. Acha
Néuguen
4,5
415

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image046.png

Néuquen
Bariloche
6
434

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image050.png

total

10,5
849

05/set
Bariloche

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image053.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image054.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image055.png

06/set
Bariloche

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image057.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image026.png

07/set
Bariloche
Paso Cardenal
1,5
125
rn 237, rn40, rn.231

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image060.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image061.png

Paso Cardenal
Puerto Varas-CL
3
225
215, 5,

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image057.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image063.png

total

4,5
350

08/set
Puerto Varas

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image053.png

09/set
Puerto Varas
Caleta la Arena
1
64
v.505, v.645, 7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image065.png

Pulchere
Cholgo
1,5
81
7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image067.png

Caleta Gonzalo
El Chaitén
1
57
7

El Chaitén
Puerto Cárdenas
1,5
101
7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image069.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image054.png

total

5
303
não consta tempo de balsa

10/set
Puerto Cárdenas
Coyhaque
6
380
7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image070.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image071.png

total

6
380

11/set
Coyhaque
Puerto Tranquilo
3,5
217
7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image071.png

total

3,5
217

12/set
Puerto Tranquilo
Cochrane
2
115
7

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image072.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image073.png

total

2
115

13/set
Cochrane
Paso Robalos
1,7
90
x.83

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image075.png

Paso Robalos
Bajo Caracoles
2
105
rp103-trecho rípo

Bajo Caracoles
El Calafate
8
600
rn40, rp11 (provavel camping)

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image076.png

total

11,7
795

14/set
El Calafate
Perito Moreno
2,2
155
rp.11(ida e volta)

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image078.png

total

2,2
155

15/set
El Calafate
Paso D.Guilhermino
3,2
200
rn.40, complementar "L"

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image078.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image080.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image061.png

Paso D.Guilherm.
Torres del Paine
1,5
90
y-205, 9, y-156, y-150

Torres del Paine
Puerto Natales
2
97
y-290, 9

total

6,7
387

16/set
Puerto Natales
Punta Arenas
2,5
230
9

Punta Arenas
Porvenir
2,2
52
(apenas passagem pela balsa)

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image067.png

total

4,7
282

17/set
Povernir
San Sebastian
2,3
128
y-71

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image081.png

San Sebastian
Ushuaia
3
304
rp-1, rn-3

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image082.png

total

5,3
432

18/set
Ushuaia
Fim do mundo
0.7
48
rn-3 (ida e volta)

total

0,7
48

19/set
Ushuaia

20/set
Ushuaia
Bahia Azul
5,5
444

Bahia Azul
Punta Delagada
0,5
35
257, 255

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image083.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image084.png

Punta Delgada
Rio Gallegos
0,9
96
255, rn-3

total

6,9
575

21/set
Rio Gallegos
Puerto San Julian
3,5
356
rn-3

Puerto San Julian
Comodoro Rivadavia
4,2
430
rn-3

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image086.png

Cmd. Rivadavia
Trelew
3,5
373

total

11,2
1159

22/set
Trelew

23/set
Trelew
Pensl Valdés
3
215

Pens. Valdes
Puerto Madryn
3
190

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image087.png

total

6
405

24/set
Puerto Madryn
General Conesa
3,5
350

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image088.png

Gral. Conesa
Bahia Blanca
3
312

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image089.png

total

6,5
662

25/set
Bahia Blanca
Chillan
3,1
325

Chillan
Buenos Aires
3,8
365

Buenos Aires
Colonia del Sacrmt
2
52
balsa+ aduana

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image090.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image091.png

total

8,9
742

26/set
Colonia

27/set
Colonia
Cabo Polonio
4,8
438

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image092.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image086.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image093.png

Cabo Polonio
Punta Del Diablo
0.9
70

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image093.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image088.png

total

4,8
508

28/set
Punta D Diablo
Aduana Chuí
0,5
41

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image094.png

Chuí
Cassino
4
290

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image096.png

Cassino
Rio Grande
0,5
60

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image097.png

Rio Grande
Tavares
3
150

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image098.png

total

8
541

29/set
Tavares
Itaimbezinho
4
350

Itaimbezinho
Cambará do Sul
0,7
22

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image097.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image099.png

total

4,7
372

30/set
Cambará
Timbé do Sul
1
64
ers-020

Timbé Do Sul
Camboriú
3,2
330
br.101

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image100.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image101.png

Camboriú
Castro-PR
4,5
400

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image102.png

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image103.png

total

8,7
794

01/out
Castro
Marília-SP
4
352

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image104.png

Marília
Prata-MG
4
385

file:///C:/Users/Tiago/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image100.png

Prata
Goiània
3
314
Br-153
FIM

total

11
1051

tiago.costa
02/05/2014, 14:08
enviei meu roteiro...não consegui formatá-lo, estava em excel..mas acho qu dá para entender.

gconci
06/05/2014, 01:14
enviei meu roteiro...não consegui formatá-lo, estava em excel..mas acho qu dá para entender.

Bom roteiro, cheio de passeios legais. Como sou do RS te indico passar alí pela Serra do Rio do Rastro na volta, já que vais passar em Cambará também.

Uma pena pra mim que só vou em janeiro, não tenho férias antes =/

Abs, boa viagem!

cloviscarleto
14/05/2014, 09:17
15000 ? é muito 5.000 mil com combustível os outros 10.000 pra ficar em Camping só.

Campings en Argentina - Acampante - El portal del Camping (http://acampante.com/)

Nosso Guia de Campings

http://www.mapeia.com.br/ (http://nossoguiadecampings.blogspot.com.br/)

Mapas e Rotas viajeaqui ? Guia Quatro Rodas ? Guia de Ruas ? Guia Rodoviário Online (http://viajeaqui.abril.com.br/tracar-rota)

cloviscarleto
14/05/2014, 09:41

abraço

Cara to pretendendo ir até Ushuaia, de Dutser pela tota 3 volta pela rota40 , só que vou entrar pelo Uruguai e pegar o Buquebus, voce acha vantagem ou me arrisco entrado pela argentina mesmo ? Quanto a soma total da grana para essa viagem , vouu ficar só em campings. Voce estima quanto de grana que vou gastar ?

geovanih
15/05/2014, 09:59
Clovis

O amigo Ramalho, aqui do forum, tem um cálculo que funcionou bem pra mim. US 150,00/dia para casal. Talvez para camping de para baixar um pouco essa média. Acho que tem que ser disso pra mais.
Se o teu carro estiver em conformidade com a legislação deles, diria que da pra encarar. Em 2011, quando fui para a patagônia, sai por Fray Bentos por 2 motivos: Para evitar a grande BA e por causa do custo com o buque bus.
Este ano já fui 2 vezes a AR. Uma para ver o dakar e outra ida e volta de Ciudade del este.
Fui parado, verificaram documentos equipamentos e Muchas Gracias.
Geovani

tiago.costa
16/05/2014, 16:21
gconci... valeu, ta anotado a dica..!!

gmilani
17/05/2014, 14:22
Cara to pretendendo ir até Ushuaia, de Dutser pela tota 3 volta pela rota40 , só que vou entrar pelo Uruguai e pegar o Buquebus, voce acha vantagem ou me arrisco entrado pela argentina mesmo ? Quanto a soma total da grana para essa viagem , vouu ficar só em campings. Voce estima quanto de grana que vou gastar ?
Entao.... vai do gosto do cliente!!!! eu prefiro ir dirigindo mesmo, de Duster, vc vai e volta tranquilo, claro, nao vai ficar procurando aquele lugar de dificil acesso né?? andando pelas rodovias nao tera problemas! Como ja citei varias vezes antes... a única coisa que nao da pra diminuir custo, é com combustivel!!! com alimentacao e hospedagem dá!! acredite 150 dolares/dia/casal é uma baita grana pra quem quer acampar, cozinhar, fazer lanches, este tipo de alimentacao/pouso.
campings vc vai gastar em torno de U$ 10-15/dia/pessoa (uma média ok), claro que existem camping's bem mais caros, mas geralmente é por ai. com alimentacao mais uns 10-15 U$ por dia/pessoa, MASSSS imagina que vc va a um supermercado, compre um pao de forma, um pouco de presunto, queijo, salame, pate.... sai BEMMMMM barato, a noite faz uma macarronada, assa uma carne, toma uma garrafa de vinho, fica bem em conta estas coisas, CLARO.... de vez em quando vc vai entrar num belo restaurante e morrer com U$100, mas nao sera regra, e sim excessao!!! sem passar fome e sem ser gastador demais acredito que U$100/ dia/pessoa SOBRA $$$ para pouso e alimentacao.

abraço

gmilani
17/05/2014, 16:05
ops.. quero dizer U$100/por casal por dia, acho que é um bom ponto de partida, uma ideia inicial. MAs pode-se economizar ainda mais.... pegando camping's mais em conta, dormindo de vez em quando dentro do carro, cozinhando um arroz com uma lata de feijoada.... e por ai vai!!! apenas nao desista de viajar!! E SIM camping é uma boa opçao na argentina ou chile, nao é coisa de pobre / maconheiro / funkeiro /casal apaixonado com pouca grana.... camping é contato com a natureza nestes paises, pode ficar tranquilo, ninguem vai ligar o som no ultimo volume as 3 horas da manha!!! sao paises mais civilizados que nós!!

williys branco
19/05/2014, 15:18
ola por favor tirem minha duvida .....por acaso nao da para acampar em postos de gasolina ,aqueles q tem banheiro com chuveiro....eu e minha esposa fizemos 12500km xingu ,para,transamazonica ,porto velho bolivia e pantanal....foram 28 dias e 26 só na barraca de teto dormimos apenas 2 dias em humaita pois fizemos labrea e o desgaste foi muito....

Entao gostaria de saber se em outros paises argentina ,uruguay ,paraguay e chile ..tem estes tipos de postos de comb. Com infra de banheiros com chuveiros...

Muito obrigado a tds e bora viajar.............

gmilani
22/05/2014, 19:50
ola por favor tirem minha duvida .....por acaso nao da para acampar em postos de gasolina ,aqueles q tem banheiro com chuveiro....eu e minha esposa fizemos 12500km xingu ,para,transamazonica ,porto velho bolivia e pantanal....foram 28 dias e 26 só na barraca de teto dormimos apenas 2 dias em humaita pois fizemos labrea e o desgaste foi muito....

Entao gostaria de saber se em outros paises argentina ,uruguay ,paraguay e chile ..tem estes tipos de postos de comb. Com infra de banheiros com chuveiros...

Muito obrigado a tds e bora viajar.............

Sim é possivel. Nao é em todo lugar , mas existem postos que tem banheiro com chuveiro (os caminhoneiros sabem dizer melhor). Pessoalmente vi varas pessoas dormindo dentro de carros ( land, toy, tipo umas f1000 com capota, e por ai vai), nao achei ninguem dormindo em barraca de teto, mas claro que pode!!! Tbm ja li relatos de pessoas que dormiam dentro da VTR em estacionamentos do WALMART, carrefour, pois sao bem seguros em grandes cidades. Em postos de combustivel, acho prudente somente em pequenas cidades pela segurança, se bem que a argentina ja é bem mais segura que o brasil, e o chile entao..... é muito seguro!!

abraço

Rubens Linhalis
23/05/2014, 18:37
Sim é possivel. Nao é em todo lugar , mas existem postos que tem banheiro com chuveiro (os caminhoneiros sabem dizer melhor). Pessoalmente vi varas pessoas dormindo dentro de carros ( land, toy, tipo umas f1000 com capota, e por ai vai), nao achei ninguem dormindo em barraca de teto, mas claro que pode!!! Tbm ja li relatos de pessoas que dormiam dentro da VTR em estacionamentos do WALMART, carrefour, pois sao bem seguros em grandes cidades. Em postos de combustivel, acho prudente somente em pequenas cidades pela segurança, se bem que a argentina ja é bem mais segura que o brasil, e o chile entao..... é muito seguro!!

abraço

Duvida: Aqui no Brasil, os caminhoneiros usam o PX como forma de comunicação. E na Argentina, Chile, Peru, etc.. usam o que? Quando se viaja sozinho, conversar com os caminhoneiros por radio é bom, ter dicas de lugares bons, seguros e baratos para parar...