PDA

Ver Versão Completa : Bateria Descarregando no Marruá - SOLUCIONADO



jdutra
05/04/2014, 23:47
Galera,

Essa é para compartilhar.
Ando com o jipe apenas nos finais de semana, e sempre que ia ligar o mesmo a bateria estava fraca.
Como a bateria era velha, de pronto pensei: não está mais segurando carga ou não está mais pegando carga máxima.

Troquei bateria, coloquei nova, recarregava ela em um final de semana, e no outro, o jipe até ligava, mas notava-se que estava fraca a bateria, confirmado pelo multímetro.
Acabava que uma ou duas vezes por mês acabava utilizando recarregador para reforçar a carga da mesma, pois mesmo andando a bateria não pegava carga direito, estava muito estranho.

Eu tenho som no jipe com módulo e super capacitor.
Pelo super capacitor, ele mostra a voltagem, e eu notava que era estranho...andando as vezes marcava 13,5v, de uma hora para outra estava 12,5v....oscilava....ligava o som, baixava uns 1,5v....as vezes estava em 14v....o que seria o normal com o jipe ligado...mas as vezes chegava a estar em 12,5v.

Bom, após alguns testes com multímetro notei que o diferencial de potencial, ou a voltagem existente entre o positivo que chegava no módulo e o ponto de terra do módulo era exatamente o mostrado pelo super capacitor, ou seja, estava marcando certo, e havia aquela oscilação.

Medi o positivo do módulo e outro ponto de terra do jipe e tudo ok. 14,4v direto....(confirmado também por medida entre os pólos da bateria) ou seja, o ponto de aterramento do módulo é que era o problema..funcionava o som, tudo, mas havia muita resistência provavelmente entre o ponto de aterramento e o restante do chassis do jipe, então, durante a semana, como tinha o capacitor instalado, o mesmo ia sugando energia aos poucos da bateria.

A solução: não troquei o ponto de terra original, mas reforcei o mesmo realizando uma ligação entre o ponto de terra original e um parafusos na barra de direção. É uma solução temporária, pois dessa forma poderá gerar loop de aterramento, apesar de que tudo parece ok.

No futuro quero fazer um ponto único de aterramento no jipe para todos os equipamentos, quando tiver tempo....talvez quando instalar o guincho aproveito para uma geral na elétrica.

A principio está solucionado.

Vamos acompanhar.

Anexo uma ilustração do que tentei explicar acima.

Abraços,

Jonas