PDA

Ver Versão Completa : Cabo de Velocímetro



NeRo
25/12/2003, 09:03
Pessoar!

O cabo do velocímetro do Boi quebrou e ele não sabe mais a quantas anda! :-D

Tenho vista na NET que pode-se usar o da D-20, quem é um pouco mais longo, portanto deve-se ter cuidado na instalação para ele não dobrar.

Alguém tem alguma outra solução? Ou essa é a melhor?

[]s

Eduardo Velo
25/12/2003, 16:50
Fala Nero , tive que mandar fazer pq não achei nenhum cabo c/ med. próxima , ficou em 35 lts , qqer casa de velocímetro corta na medida pra vc , acho mais prático ...

[]s...

haundrich
25/12/2003, 22:49
Caro Nero

Tô até agora com um cabo da D-20 aqui e não me dignei a instalá-lo. Ainda está funcionando, dando aqueles saltos no ponteiro, em baixa velocidade.

Mas a dica do Eduardo Melo me animou agora. Vou mandar cortar também.

Falouws

NeRo
26/12/2003, 08:45
Obrigado pelas dicas pessoal! Farei isso!

Feliz Ano-Novo!
[]s

Eduardo Chaves
29/12/2003, 15:20
PessoALL,

Sei que estou um pouco atrasado neste assunto, mas só para constar, o cabo de velocímetro do Jericó também foi feito sob medida...

[]'s na medida certa...

Eduardo Velo
19/01/2004, 13:44
Galera Engeseira , quebrou ontem numa trilha novamente o cabo do velocimetrto da Jabiraca , fui no Velograf no final da Jurubauta em S. Bernardo e falei pro kmarada fazer 1 cabo com 1 mola envolvendo a saida do pinhão pra não quebrar mais o d.cujo . Ele me apareceu com 1 cabo do Opala antigo , com uma mola exatamente como eu queria , fomos tentar colocar pelo caminho do outro cabo e faltava 20cm , aí fizemos outro caminho e até sobrou , as conexões são as mesmas , não sei pq os nó cegos que mexeram pra mim antes , já não puseram esse cabo , parece que se falar : é do jipe , é da Engesa ou é do Niva , dá um bloqueio na mente do pessoal de autopeças e mecanicas ...

Taí a dica , cabo do Opala antigo com mola no lado do pinhão ...

[]s...

Alemão/ F II
19/01/2004, 21:22
Salve Edu.....
Coloquei o cabo do velocimetro no meu este fim de semana , não conheço muito mas acho que o cabo que veio nele me parece ser original , pois tem a dita mola que vc falou do cabo do Opala.
Só que ficou sobrando um pouco, será que era assim mesmo , vai aguentar?
Tb quero registar uma dica , tive que trocar o cabo de embreagem e comprei da A10 , C10......tiro na MOSCA , pelo menos para o 6cc.
OBS: Já estou rodando e estou devendo uma visita em SBC , quem sabe a semana que vem .... :lol: :P 8) [/b]

Eduardo Velo
20/01/2004, 00:25
Fala Alemão , mais 1 Engesa rodando , sai da frente ...
Amanhã vou trampar e depois viajo , só vou nos encontros mes que vem .
Qdo for pegar um barrinho se puder me da toque pra gente ir junto .

Acho que o cabo da embreagem da Jabira tbm é familia C10 ...

[]s...

Alemão/ F II
20/01/2004, 21:38
Fala Edu ...
Boa Viagem.....esperando oportunidade para a minha aventura :lol: :lol:
Se for de Engesa melhor ainda ....
Até mais ....

Alemão/ F II
01/10/2004, 21:46
Fala All....
Só pra constar e relembrar este tópico ....voltei a ter problemas com o cabo de velocimetro e ele quebrou de vez.
Em uma breve pesquisa por auto peças no ABC não consegui achar nada com um preço razoavel .....valendo-se pelo preço que fiz cotação via fone na Rota 4x4 , ou seja , R$ 47,50 .
Acabei achando o cabo por R$25,00 em uma oficina que trabalha com caminhões - BC- Tacógrafos - Rodoar e instrumentos Ltda.
Rua Roseta 66 Parque Capuava -Santo André -SP
Fone : 4479-3837
Fica registrado.............. 8)
Abraços.............. 8) 8)

Gerson Jacareí
02/10/2004, 06:36
Alemão eu estava com o mesmo problema éra colocar o cabo e ele quebrava , então resolvi abrir o velocimetro , fiz uma limpeza geral e engraxei as engrenagens e não deu mais problema , antes ele ficava pulando em baixa velocidade agora ta constante desde o zero .
PS: na última troca de cabo eu coloquei o cabo da C10 67 em diante é um pouco mais curto mas é só fazer um caminho diferente , paguei 13 reais .

abraços
Gerson
Jacareí
Engesa FI 4.1

Eduardo Velo
02/10/2004, 12:52
o do opala antigo , com mola na saida , tbm serve ...

NeRo
03/10/2004, 10:17
O meu cabo, acho que até está bom... mas meu odômetro parou... depois desse feriado vou dar uma olhada nele. Talvez seja melhor aproveitar e trocar o cabo.

Alemão/ F II
03/10/2004, 21:07
Fala Edu.......
Como está .....Jabiraca Part's.........?
Abraços

Eduardo Velo
03/10/2004, 21:14
Fala Edu.......
Como está .....Jabiraca Part's.........? Abraços

Fala ae Alemão , agora é minha vez de ficar em cima do funeca , to com o chassi em casa , limpando e lixando pra pintar , fora outros trampos (cambio , Motor ...)
Ainda tá vendendo o engesão ???

[]s...

Zé Buscapé
30/06/2006, 19:06
Oi pessoal,

Sou novo aqui e gostaria de uma Ajuda.

Comprei Um F1 87 e veio sem cabo de velocímetro.
Comprei um na Rota para o F1 (R$ 25,00) e montei-o ligando na Cx de Transferência. > Não funcionou.
Virando na mão , ele aciona o velocimetro, mas conectado na cx, Não.

O que pode ser?
Liguei no lugar errado ou o pinhãozinho está quebrado?
Não achei outro lugar para montar no cambio.
Alguem sabe me dizer de que carro e onde posso adquir este pinhãozinho se o problema for dele?

Abraços.
Renato

Engesa F1-87 - Bege Iraque

rodrigo camper
30/06/2006, 19:18
Beto

Pode ser duas coisas, tente ver se o cabo gira quando esta conectado no cambio, se não girar o defeito esta no pinão ou na encrenagem que gira o mesmo.

O cambio e o mesmo que equipa a D-40 da chevrolet o 240-V, e facíl de achar em auto peças ou em ferro -velho.

Zé Buscapé
30/06/2006, 19:25
Rodrigo, muito obrigado pela resposta rápida,
Mas onde é ligado?

Na caixa ou no Câmbio.

Na minha Vtr só vi uma conexão na Caixa de transferência.
Será que liguei errado?

Atc.
Renato

Kim
30/06/2006, 22:30
Caro Zé Buscapé!

O cabo do velocímetro é ligado à T-case.

Para esclarecer qualquer dúvida, pegue uma chave 24 ou 26 e retira o pinhão, é só desroscar, não cai nada.

Verifique o entalhado do cabo dentro do pinhão, é um quadrado pequeno.

A engrenagem é difícil de estragar, mais não impossível.

Na pior das hipoteses, pode ser a porca da engrenagem da saida do câmbio solta.

A seqüencia é essa:
1) rolamento do eixo da saída do câmbio;
2) emgrenagem do velocímetro;
3) engrenagem da t-case.
4) porca travante.

Se essa porca supra citada soltar levemente, a engrenagem do velocímetro não tem trava, é a pressão do aperto que a segura.

Só que para ter acesso á engrenagem do velocímetro tem que remover a t-case, para acessar a porca é só retirar a travessa e, após a tampa, não esquecendo de macaquear o câmbio.

Para esclarecer, a engrenagem do velocímetro é aquela ao lado da caneca, o pinhão está enroscado no cabo da mesma caneca.

Por enquanto é só.

Abraços.

Kim.

Zé Buscapé
30/06/2006, 22:47
Valeu Kim, mais uma vez com dados precisos.
Não sei se lembra de mim, mas as instruçõs da DH do opala foram 10.
MUITO OBRIGADO, embora atrazado.

Quanto ao pinhãozinho tentei com os soquetes 24 e 26 e não consegui.
Amahã vou atrás de um de 1" ou de 25 e farei uma inspeção.
Se for ele, existe a venda? Qual seria?

Aproveitando o assunto ENGRENAGEM,
Você sabe se existe o jogo engrenagens de dentes helicoidais para a caixa do F1?

Abraços.
Renato

Kim
01/07/2006, 09:14
Caro Zé Buscapé!

Bem, se as peças estiverm estragadas, é só pedir as engrenagens compatíveis com a relação do diferencial.

Na minha cidade, encontrei o jogo de engrenagem do dif. 11x47, que pretendo colocar em meu engesa, para tanto trocarei a "bola" dianteira para D44, as fotos da adaptação paguei aqui no FORUM.

Encontra as peças em casas especializadas em camionetes/caminhão.

Quanto ao jogo de engrenagens helicoidais para a t-case, estas não existem, pretendo colocar a t-case da toy. band. pois vi em um engesa aqui e ficou porreta. E só juntar 4k (nova) para a compra e mais 500 ruelas para colocação. [assim terei tração e reduzida, pois alongarei minha relação (lembra 11x47)].

Espero que o problema no seu veículo seja facil de consertar.

Abraços.

Kim.

Kim
30/09/2006, 23:51
Caros amigos!

Somente para constar, troquei o cabo do velocímetro este final de semana, o que serviu em tamanho foi do Opala, mais tive que fazer uma troca.

O niple de conexão com o velucímetro não serve, pois o do Opala tem diâmetro maior.

Então, desdobrei a aba que segura a peça de plástico com rosca, retirei a do Opala e coloquei a do Engesa.

Depois voltei a aba com um alicate e rebati com um martelo.

Segue as fotos da etiqueta do cabo, bem como a aba em questão.

Abraços.

Kim.