Ver Versão Completa : Porca do cubo de roda-manga de eixo.
Thales Rezende
04/04/2014, 10:03
Fala pessoal. Alguém pode me confirmar qual o soquete necessário para realizar o aperto das porcas que vão na ponta da manga de eixo e portanto regulam a folga do cubo? Nenhum lugar fala ao certo... Creio que seja 54mm(igual ao cubo dianteiro das bandeirantes e pampa) alguém confirma? Um vendedor me falou que é 55mm, mas nem sei se existe porca de cubo nesse tamanho...
Fico grato pelo ajuda. Abraços
homerohermida
04/04/2014, 10:38
Minha conclusão sobre o assunto: até 2008 é a mesma da Bandeirantes, Jeep Willys, Rural e etc… Eu tenho a chave e serviu no meu e no 2006. Fui usar no 2009 de um amigo e não serviu. Ficou pequena. A manga é a mesma mas o fornecedor da porca deve ter mudado e a medida final ficou maior. Pouca coisa, mas ficou. Mas a medida mesmo, esqueci de verificar. O mais fácil é comprar a chave da Toroffroad que parece servir em todos.
Marcoscj5
05/04/2014, 17:41
O meu e 2011 a chave e 54mm, comprei na loja do mecânico.
Marcoscj5
05/04/2014, 17:45
Aproveitando o tópico, alguém de vc já teve problema com os cubos do troller os meus com 30000km já teve que substituir os rolamentos externos dos cubos dianteiro que tinham soltado todo a cimentação dos roletes e estavam fazendo barulho, e agora com 45000km já ta fazendo barulho de novo, meu uso e de 85% asfalto em boas condições e pneus originais, alguém pode me ajudar?
homerohermida
05/04/2014, 18:59
Aproveitando o tópico, alguém de vc já teve problema com os cubos do troller os meus com 30000km já teve que substituir os rolamentos externos dos cubos dianteiro que tinham soltado todo a cimentação dos roletes e estavam fazendo barulho, e agora com 45000km já ta fazendo barulho de novo, meu uso e de 85% asfalto em boas condições e pneus originais, alguém pode me ajudar?
Eu já tive um problema com a cimentação da pista externa de um dos rolamentos da roda dianteira direita. O carro tinha 55.000 Km rodados. Hoje está com 109.000 e não tive mais problemas de rolamentos.
Thales Rezende
05/04/2014, 19:07
Fala pessoal, valeu pelas respostas. Vou ver se compro meu soquete na loja do mecânico tbm. A marca é RAVEN neh Marcos? Bom pretendo tirar os cubos na semana santa e vou me atentar para os rolamentos e problemas de cimentação!
Qualquer coisa posto aqui para compartilharmos. Abraços
homerohermida
05/04/2014, 19:10
Sim. Raven.
Marcoscj5
06/04/2014, 18:40
Sim e da marca ravem e ela e para chave 3/4.
Marcoscj5
06/04/2014, 18:41
Alguem sabe informar quantos kgf se aplica nos rolamentos?
homerohermida
06/04/2014, 21:40
Alguem sabe informar quantos kgf se aplica nos rolamentos?
Eu nunca vi esta informação em lugar nenhum. O ajuste é meio no "sentimento"... Na experiência... Você vai apertando a porca, girando o cubo e a resistência vem aumentando progressivamente até que chega um ponto que a resistência aumenta muito, em comparação ao aperto dado. Mas não acaba aí pois terá que afrouxar um pouco por causa da segunda porca que reapertará o conjunto.
É como faço. Não sei se é a melhor maneira mas tem dado certo a pelo menos 22 anos.
O negócio é aguardar alguma sujestão mais didática.
Marcos
é comum soltar a cimentação quando fica trabalhando com agua junto com a graxa ou o ajuste nao estava 100%.
fora isso, se é rolamento de primeira linha (koyo, timken, etc) deveria guentar bastante tempo.
sobre o regulagem dos rolamentos é uma pergunta dificil, minha ideia é mais ou menos a do Homero mas uso a porca de engenharia que facilita um pouco. vou apertando e girando o cubo, quando sente muita resistencia (como que "freiando" o cubo) é a hora de soltar um pouco e travar as porcas.
abs
Segundo o mestre Leopoldo (forum dos willys), você deve sempre apertar a porca girando o cubo ao mesmo tempo, nunca com ele parado, pois pode marcar o rolamento no final do aperto e danificá-lo. Quando sentir que está "freando" o cubo, volta 1/4 e trava.
Marcoscj5
07/04/2014, 22:24
Vou ter que desmontar denovo meus cubos que estão numa zueira so, so uso rolamentos tinkem e graxa azul fag, o barulho e chato quando se esta 80km/h 100. Tirar um dia s fazer o serviço.
Sergio c
20/05/2014, 11:36
Segundo o mestre Leopoldo (forum dos willys), você deve sempre apertar a porca girando o cubo ao mesmo tempo, nunca com ele parado, pois pode marcar o rolamento no final do aperto e danificá-lo. Quando sentir que está "freando" o cubo, volta 1/4 e trava.
Boa essa dica de regulagem das porcas dos cubos.
Minha porca quase soltou porque o prego usado como trava partiu. O que devo usar como trava ?
Obrigado.