Ver Versão Completa : Por que não devemos jogar lixo na trilha
Pessoal, andando na trilha no feriado de quinta vejam só o que aconteceu com o lagarto!!!!
Isso acho que serve de exemplo para aqueles que jogam lixo na trilha não o façam mais.
No começo foi engraçado, mas coitado do lagarto.. vai saber o que ia acontecer com ele...
abraços
Seria até engraçado ,se não fosse trágico :mrgreen:
Ótimo tópico :concordo:
valeu
Edintruder
11/12/2005, 11:59
Esse lagarto realmente bebeu todas!
Esse assunto é sério, pois esse tipo de atitude é mais comum que se imagina. Assim como ao olhar nas estradas o pessoal que atira lixo pela janela, nas trilhas é a mesma coisa. Pessoas sem consciência de preservação ambiental. Rodando nas prais do litoral é comum encontrar embalagens de leite provenientes de navios que vem do exterior.
GustavoRisso
11/12/2005, 13:54
Realmente este assunto é sério pois as pessoas que não curtem o off-road já julgam que todos os adeptos deste esporte são lixões ambulantes ... e as coisas não são bem assim ... :discordo:
Infelizmente a atitude de poucos prejudicam a maioria ... :(
[]'s
Luiz Claudio
11/12/2005, 17:10
Não custa nada e não dá trabalho nenhum levar um saquinho de lixo dentro da viatura, mas ainda tem gente que teima em não fazer isso e jogar o lixo em qualquer lugar (seja na trilha ou no asfalto).
Outro detalhe importante é em relação aos fumantes... Levar uma garrafinha com um pouco de água dentro e, em vez de atirar a bituca pela janela, jogar dentro da garrafa também não custa nada. Já vi muito fumante jogar o cigarro no meio da trilha :putz: ...
[]'s...
Luiz Claudio
11/12/2005, 17:29
Essa é pra ilustrar o tópico e alertar os mais desavisados!!!
A tabelinha abaixo mostra quanto tempo cada material leva pra se decompor na natureza...
[]'s...
assunto serio, e bem sujo
isso nao se faz po :/
joga lixo na natureza é um crime
Todo o "lixo" teve ser encaminhado de forma correta, isso vale em qualquer lugar.
Eu gasto um tempinho para doar todo o lixo que pode ser reciclado aqui.
A mesmo com outras ações que só são beneficios, como ter aquecimento solar, que não é caro, e de quebra baixa a conta de luz e tem muitas outras implicações beneficas.
Uma preocupação que temos sempre que organizamos passeios, é com isso, a sujeira na trilha. :discordo:
A turma que sempre anda junto respeita e preserva, mas como disseram antes, alguns tomam a fama por outros. :putz:
Isso é uma preocupação que todos devemos ter, para não acabar com as trilhas nem com os "habitantes" delas.
Meu carro por exemplo fica um lixo por dentro(pq nao gosto daqueles saquinhos na alavanca) mas qdo chego em casa limpo tudo e jogo no lixo. Dá dó jogar um papel, ou copo, ou qq coisa numa avenida limpa ou mesmo na estrada.
Imaginem uma latinha de cerveja numa estrada embaixo de um pneu de moto??? :shock: :shock: o estrago que seria evitado se o sujeito tivesse jogado ela no lixo.
[]s a favor de trilhas limpas e sem latas na cabeça(literalmente!) :mrgreen:
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Muito bom o tópico!!! É engraçado... mas serve para reflexão!!! :!:
Só acrescentado, vale a pena uma espiada: :arrow:
www.pegaleve.org.br
Abraços,
=Loras=
Com certeza não foram jipeiros que fizeram isso!!!!
Onde ja se viu .... tomando CRISTAL!?!?!?!?!?!?!?!?! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Brincadeiras a parte, esse tipo de atitude de jogar as coisas para fora é uma imbecilidade sem tamanho.
Tem muito "jipeiro" por aí que vive fazendo esse tipo de m3rd@! Sempre que possível, quando estou na trilha chego a recolher lixo que estava lá há um tempo.
Uma coisa é certa, se quisermos continuar a aproveitar as trilhas, e se quisermos que nossos filhos, netos, bisnetos, etc também aproveitem, temos que ter uma atitude mais respeitosa com a natureza.
[]s
Régis
Com certeza não foram jipeiros que fizeram isso!!!!
Onde ja se viu .... tomando CRISTAL!?!?!?!?!?!?!?!?!
hahaha
é, é engraçado,
quando eu faço trilha, sempre trago lixo dos outros embora, ja trouxe até guarda-chuva!!!!!!
e é importante lembrar que NENHUM lixo pode ser jogado na trilha, nem casca de banana, nem nada.....
andrecneto
17/12/2005, 11:44
"Tavio",
Ótimas as fotos...impressionante.
Tomei a liberdade de copiá-las para preparar um email, junto com a tabela do Luiz Claudio para enviar aos amigos de terra.
Já vi lixo "voar" pra fora do carro por que o "amigo" não queria jogar dentro do carro...na trilha...o carro todo detonado, cheio de barro, mas o interior livre de papel de bala, latinhas e tal.
Importantíssimo Tópico! É a falta de responsabilidade pelo "o que os olhos não veem o coração não sente", como não vê o resultado de sua porquisse, o porco não liga para as consequências (talvez nem saiba que é um porco). O "tavio", nessas fotos, mostrou o que pode acontecer...muito legal!
grande abraço à todos,
andré
Dennis Figueiredo
17/12/2005, 13:10
Eu nao levo saco de lixo, como meu carro é um CJ em jogo todo o lixo dentro dele mesmo hehehehe, quando chego em casa eu tiro.
Dennis Figueiredo
17/12/2005, 13:14
e é importante lembrar que NENHUM lixo pode ser jogado na trilha, nem casca de banana, nem nada.....
desculpe minha ognorância, mas não consigo enxergar onde uma casca de banana pode trazer algum malefício.... :pensativo:
Se bem que eu não levo banana pra trilha, mas acho que na nossa simples passagem pelas trilhas, o estrago é 654654676 vezes maior que uma casca de banana pode causar.
Jeanilson
17/12/2005, 15:51
desculpe minha ognorância, mas não consigo enxergar onde uma casca de banana pode trazer algum malefício.... :pensativo:
Se bem que eu não levo banana pra trilha, mas acho que na nossa simples passagem pelas trilhas, o estrago é 654654676 vezes maior que uma casca de banana pode causar.
Apesar de ser degradável, a casca de banana é lixo do mesmo jeito. E "suja" a trilha e a imagem do jipeiro que a jogou fora. :?
[]'s ecológicos.
Dennis Figueiredo
17/12/2005, 17:00
Apesar de ser degradável, a casca de banana é lixo do mesmo jeito. E "suja" a trilha e a imagem do jipeiro que a jogou fora. :?
[]'s ecológicos.
:concordo: :concordo: :concordo:
chiclete: 5 anos para se decompor??? caraca ! :shock:
http://www.reciclamundo.hpg.ig.com.br/tempo_para_decompor%20info.jpg
Quanto às cascas de banana...
UMA casca de banana realmente pode ser até benéfica se encararmos como um futuro "adubo"... :pensativo:
No entanto, se você tem o direito de jogar essa UMA casca de banana, todos os outros 180 milhões de brasileiros também teriam!!! :!:
Agora imagina um passeio com 30 jipes, 2 pessoas por jipe = 60 pessoas no total... :arrow:
Imagina o impatco de 60 cascas de bananas!!!
Isso em um final de semana...
Chutando que cada casca leve um ano para decompor, teremos 52 finais de semanas, 60 cascas por final de semana: total de 3120 cascas no final de 01 ano. :shock:
Por isso é muito mais uma questão de ATITUDE!!! :concordo:
Agora, que os produtores de banana iam ficar felizes da vida.... :D
Abraço,
=Loras=
UAU!! Loras... essa sua casca de banana é de metal?? heheh
galera na boa... lixo ORGANICO ( casca de banana, casca e mamucha de laranja, miolo de maça, casca de pao, e outras guloseimas ) que levamos na trilha, sao rapidamente obsorvidos pelo meio ambiente, seja como adubo ou como comida p/ animais e insetos... eu nao vejo mal algum e jogar uma casca de banana ou miolo de maça no mato... dai a pouco vem formigas, aves e comem tudo..
sem falar que podemos estar indiretamente contrinuindo com a natureza... a semente de um desses frutos pode germinar e crescer uma arvore...heheh
fala que um comboio de 30 jipes é capaz de causar impacto com cascas de bananas é exagero néh?? até pq nao sao todos que comerao frutas e nem ao mesmo lugar...
T+
marcelo nunes
19/12/2005, 18:55
Aí já não sei.
No meu caso, se estivermos os 4 de costume no carro, não são só 4 bananas mas uma penca inteira.
Fabil,
O exemplo das bananas foi utilizado para mostrar que se preocupar com o lixo é uma questão de ATITUDE!!!!
Segue abaixo um texto retirado da internet que pode melhorar a compreensão... :arrow: :concordo:
Lixo, um assunto complexo
Por Luiz Makoto Ishibe
Parece-me mais ou menos comum a idéia de que o lixo orgânico é o lixo bom pois são biodegradáveis e que o lixo inorgânico é o lixo ruim pois eles são virtualmente eternos. Se confrontarmos uma casca de banana jogada no mato com um saco plástico que teve o mesmo destino esse argumento faz sentido.
Mas vamos pensar em uma escala diferente, tipo o destino que esses materiais tomariam caso estivessem sendo dispensados de uma residência normal. Seriam jogados num lixo comum, coletados pelo serviço público, iriam parar no aterro sanitário. O saquinho de plástico lá ficaria para sempre enquanto a casca de banana apodreceria e passaria a integrar o solo. Conclusão: Casca de banana é lixo bom, saquinho plástico é lixo ruim.
Essa é uma visão simplista de todo o processo. O que tem que se considerar neste caso é o processo que leva a casca de banana à decomposição. Todo material orgânico (fresco ou não) que contém água quando entra no processo de putrefação libera um líquido mal cheiroso, ácido e tóxico chamado genericamente de xurume. Acredito que muita gente já tenha visto esse líquido escorrendo de sacos de lixo que ficou alguns dias abandonados. Pois bem, quando se fala naquela casca de banana jogada no mato, a conseqüência pode ser irrelevante.
Mas quando se trata do volume despejado num aterro sanitário é fácil imaginar quantas toneladas de xurume está sendo gerado todos os dias. E o pior é que esse líquido percola o lençol freático causando um tipo de poluição pouco visível, mas altamente nocivo nos aqüíferos. A descontaminação do subterrâneo é um processo extremamente complexo e caro. E se estragarmos as reservas de água boa do subsolo do planeta, a vida animal como nós conhecemos não conseguirá sobreviver.
E estendendo a nossa compreensão um pouco mais, vamos logo perceber que os aterros sanitários são também focos de concentração de metais pesados, produtos químicos de várias naturezas e materiais tóxicos. Os frascos de inseticida, xaropes, venenos diversos (raticida, etc), lâmpadas fluorescentes, produtos de limpeza, pilhas e tudo mais que jogamos fora, se pensarmos em uma escala doméstica pode ser pouco. Mas os lixões das cidades grandes recebem diariamente milhares de produtos potencialmente nocivos. Se tivéssemos a condição de separar os resíduos de cada fonte veríamos que se trata da grandeza da ordem de toneladas de venenos, produtos químicos, metais pesados e tudo mais ao longo do ano, materiais estes que também estão infiltrando nos lençóis freáticos.
Voltando uma vez mais ao nosso velho saquinho plástico e analisarmos pela perspectiva da reciclagem, vamos ver que esse material nem é tão ruim assim. O processo requer muito menos energia do que a reciclagem de papel (que ainda tem o problema químico dos alvejantes). Isso sem falar no fato de poder fabricar embalagens que sejam 10 vezes menos volumoso com a mesma resistência do papel. Enfim, a questão do lixo não se resume no material, mas sim no tratamento que damos a ela. A velha frase “o lugar do lixo é no lixo” pode não estar errada. Mas está longe do ideal.
Abraço,
=Loras=
Santo Google :D
Mais informações: :arrow:
Tempo de composição da casca de banana = 02 anos
http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_20.htm
http://www.artytour.com.br/Artytour/Meio_ambiente.htm
Portanto podemos multiplicar o resultado final por 2!!! :shock:
Quanto ao comboio de 30 jipes... se um tem direito de jogar a casca de banana, o outro tem direito de jogar a latinha de refrigerante... e por aí vai!!! Por isso, concordo com os que já disseram, é uma questão de atitude!!!! :!:
Agora outro ponto... até que ponto esta casca de banana num local em que ela não faz parte do ecossistema, pode interferir no equilíbrio local? :?: A bananeira, no caso, crescendo em um local onde ela não é espécie natural, pode trazer que tipo de prejuízo ao meio? :?:
Fica aí uma pergunta para os biólogos e ecologistas responderem... :pensativo:
Abraço,
=Loras=
andrecneto
20/12/2005, 10:29
Tavioe All,
O negócio é o seguinte: como falei aqui em outra postagem, aproveitei as fotos e fiz um e-mail para minha lista de contatos relatando o fato, inclusive com as fotos, aconteceu pra minha surpresa, que o e-mail chegou as mãos do Renato Furmam, vulgo, Jeca Jóia, que quer publica o e-mail como uma matéria, mas para isso Tavio, ele precisa dos dados da trilha e seu e tudo o mais como está no e-mail que recebi hoje cedo, vou colá-lo aqui. Távio, se quiser o e-mail que mandei, é só pedir que te mando em pvt.
email recebido:
"Andre, sou Marcelo Gerosa, eu recebi o e-mail do lagartão com a cerveja na cabeça achei interessante a colocação e mandei para o Renato (jecajoia) Furlam ele quer publicar no jornal dele www.jecajoia.com.br .
Quero saber se tudo bem,(pode publicar) e tambem seu nome completo e onde foi a trilha(nome) e em que data.
ok
Marcelo Gerosa
segue aqui o e-mail dele (jecajoia).
Cumpadre Marcelo, legal demais!!!
Preciso que voizmicê me fale o nome da trilha, a data e também os trilheiros que estavam juntos com voizmicê, para que eu possa publicar no Jorná !!!
É importante conscientizar a turma.
Renato "Jeca Jóia" Furmann
Fone/Fax: (31) 3286.3836
Fone 2: (31) 3286.9753
Celular: (31) 9974.1999
Nextel: 54*4961
FALE GRÁTIS = SKYPE: jecajoia
www.tribooffroad.com.br - Revistas Tribo off-road (Moto e 4X4)
www.digitaldesigner.com.br - Revista Digital Designer (Computação Gráfica)
www.revistaragga.com.br - Revista Ragga (Comportamento Jovem)
www.jecajoia.com.br - Jornal Jeca Jóia off-road"
valeu gente, vamos divulgar, pq com foto assim não existe...
Tavio, vc manda seus dados pra mim ou manda direto pro Jeca Joia?
abraços,
andré
Marcelo R. A. da Cunha
21/12/2005, 09:08
Otavio
Parabéns pelo tópico e mais ainda pela sua atitude de salvar o lagarto :concordo: eu sempre que posso pego animais feridos e doentes das ruas e cuido ate achar um dono!!!
rgds
UAU!! Loras... essa sua casca de banana é de metal?? heheh
galera na boa... lixo ORGANICO ( casca de banana, casca e mamucha de laranja, miolo de maça, casca de pao, e outras guloseimas ) que levamos na trilha, sao rapidamente obsorvidos pelo meio ambiente, seja como adubo ou como comida p/ animais e insetos... eu nao vejo mal algum e jogar uma casca de banana ou miolo de maça no mato... dai a pouco vem formigas, aves e comem tudo..
sem falar que podemos estar indiretamente contrinuindo com a natureza... a semente de um desses frutos pode germinar e crescer uma arvore...heheh
fala que um comboio de 30 jipes é capaz de causar impacto com cascas de bananas é exagero néh?? até pq nao sao todos que comerao frutas e nem ao mesmo lugar...
T+
LIXO ORGÂNICO,PODE OU NÃO PODE JOGAR NA TRILHA???
https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f5d/2/16/26a0.png⚠NÃO PODE!
https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/ff0/2/16/1f449.png👉 Mas calma! Sem julgamentos, eu também tinha essa idéia que estava ajudando a natureza alguns anos atrás.
https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/fdb/2/16/1f34e.png🍎https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/fd9/2/16/1f34c.png🍌https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f5c/2/16/1f34f.png🍏https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/fc7/2/16/1f352.png🍒https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/fd7/2/16/1f34a.png🍊
O resto de frutas, embora realmente sejam orgânicos, não devem ser usados como adubo na natureza.
Podem ser enterradas no seu jardim, na sua casa para compostagem, se você quiser, mas nunca em ambiente natural protegido. Maçã e banana, como tantas outras frutas, não são espécies nativas da Mata Atlântica (vegetação dominante na maioria das nossas Unidades de Conservação). E colocar seus restos no ambiente natural visitado é introduzir o resto de uma espécie exótica ao meio. Exagero?
Não, pois uma casca de banana pode levar de 2 meses a 2 anos para se decompor
Além disso, mesmo que enterre, animais podem desenterrar a sobra e comer. Se não enterrar, eles poderão comer. E então você terá interferido na dieta alimentar de um animal silvestre. As consequencias podem ser desastrosas. Sabe-se que quando animais silvestres comem alimentos comuns aos humanos podem desenvolver doenças tipicamente de humanos como herpes por exemplo, e até não resistir e morrer https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f10/2/16/1f614.png😔
A natureza é perfeita em si, mesma. Tem seu ciclo natural de vida e renovação da vida. Ela produz seu próprio alimento. Não precisa do empurrãozinho humano, não. Animais predadores existem para controlar superpopulação de animais. O tronco de uma árvore que tomba gera microsistemas que alimentam a floresta. A árvore que cai pode dar lugar a outra. Não interfira! Deixe a natureza seguir seu curso.