Conectar

Ver Versão Completa : Motor de Opala na Rural?

Nelson Maia
11/12/2005, 10:06
Sou novo no fórum, bem como na internet. Foi uma grata surpresa saber que não era "doido" sozinho. Parabéns aos idealizadores do site. Ontem coloquei um novo assunto e não sei onde foi parar, por isto de início peço logo desculpas. Adquiri uma Rural 1973, boa de lata, mas sem o motor e a caixa de marcha. Estou querendo utilizá-la com a familia em pequenas viagens por estradas asfaltadas. Penso em colocar o motor do Opala, quatro cilindros, com CDI mais a caixa de marcha do Opala também, de cinco marchas. Alguem pode me dizer se o resultado é bom, e qual a velocidade final, com a relação original da Rural? Qual o pneu mais adquado, para o aro 16? me ajudem por favor!

Kako
11/12/2005, 10:39
Primeiramente seja bem vindo!

o motor do opala orig. é meio fraco, teria que usar um câmbio que tenha a 1º mais redizida, dependendo da situação (sair em uma subida ingrime por ex:) não terá força com o motor 4cc, e câmbio do opala (muito longo), e devido ao peso da Rural e falta de aero-dinâmica, quando estiver na estrada e colocar a 5º OD vai faltar motor

se for mesmo colocar este motor, procure pelos câmbios das caminhonetes C/A-20, Silverado, F-100, etc... até p/ colocar a tração 4x4 ficará mais facil.

:concordo:

COLOMBO1
12/12/2005, 08:25
Bom dia Nelson e KAko, a cerca de um anao atras comprei tb uma rural com motor 4cc do opala alcool, cambio 4 marchas original da rural. e nao tenho nada que reclamar.

Kako
12/12/2005, 11:47
COLOMBO01,

Depende do que espera do carro, tb tenho essa conf. na minha F-75, e não reclamo. Qual é a sua vel. de Cruzeiro? meu carro vai bem na cidade, mas p/ viajar já não poso dizer o mesmo, e o Nelsom quer o carro p/ viajar.

COLOMBO1
12/12/2005, 13:58
Kako, estou readaptando o motor e a direção pq foi mal colocado e colocando pedaleira, mas sem abusar 70. Agora vou ver quando ela voltar do mecanico..

E a sua quantp pega e qual o tamonho da roda que vc usa?

Kako
12/12/2005, 17:15
COLOMBO1,

Também nessa faixa 70 á 80 km/h, mas imagine viajar 100km nessa velocidade, cruel! hehehe!
uso pneus 31" e rel. dif. 43/8

otaviofilho
12/12/2005, 19:46
gALLera, peguei minha Rural em Mai/2005, já com motor (6cil=Opala) e câmbio (A20 4M) adaptados. Ontem estive em Aparecida para pagar uma promessa (com juros, pois já estava atrasada). Fui com minha esposa, metade dos filhos, sogro, sogra e cunhada (Adaptei nela 7 lugares, doc OK). Viajar com ela é bastante tranquilo entre 85 e 100km/h. Em alguns momentos (ultrapassagem de caminhões na descida) cheguei a 120km/h, mas não é uma velocidade adequada para um veículo com 33 anos de idade, e que apesar de bem conservada, já sofreu algumas adaptações. Minhas rodas são aro 15 mangels e os pneus radiais AT com desenho de uso misto, relação diferencial 47/11, caixa de tração e reduzida original, tração dianteira c/ roda livre AVM manual, suspensão levantada com jumelos.

COLOMBO1
13/12/2005, 08:03
Otavio, esse estribos são pr'priosprar Rural, vc sabe qual o comprimento deles?

Kako
13/12/2005, 11:28
otaviofilho,

tranquilo porque é 6cc, põe um 4cc, com essa rel.dif. que vc vai ver p/ onde vai sua tranquilidade :mrgreen:

otaviofilho
13/12/2005, 17:21
COLOMBO, não sei de que carro são estes estribos mas, pelo que andei observando por aí, vi em uma Silverado um estribo idêntico. Pelo que percebi na minha Rural, os suportes de fixação do estribo no chassi tiveram que ser feitos.

gcorreia
19/12/2005, 13:58
gALLera, peguei minha Rural em Mai/2005, já com motor (6cil=Opala) e câmbio (A20 4M) adaptados. Ontem estive em Aparecida para pagar uma promessa (com juros, pois já estava atrasada). Fui com minha esposa, metade dos filhos, sogro, sogra e cunhada (Adaptei nela 7 lugares, doc OK). Viajar com ela é bastante tranquilo entre 85 e 100km/h. Em alguns momentos (ultrapassagem de caminhões na descida) cheguei a 120km/h, mas não é uma velocidade adequada para um veículo com 33 anos de idade, e que apesar de bem conservada, já sofreu algumas adaptações. Minhas rodas são aro 15 mangels e os pneus radiais AT com desenho de uso misto, relação diferencial 47/11, caixa de tração e reduzida original, tração dianteira c/ roda livre AVM manual, suspensão levantada com jumelos.

otaviofilho
19/12/2005, 17:18
Estou usando os diferenciais originais da Rural, com relação 47/11.

Ovelha
28/12/2005, 15:44
QUe freio vcs usam com motor opala 6 canecos? Disco com servo freio e pedalera suspensad e opala mesmo?

To usando pneus 33" na minha F75 e to com receio dos freios ficarem mal dimensionados pra força do bichinho...

otaviofilho
28/12/2005, 16:22
A Mafalda já veio com o kit de freio a disco na dianteira, hidrovácuo e cilindro da A20, e kit de pedaleira suspensa. Na traseira são os tambor originais, com freio de mão no assoalho. Todos seguram ela muito bem.

Wilson Oliveira Santos
29/12/2005, 21:43
Nelson Maia,
Vi sua duvida sobre o motor de Opala. Minha Rural é
1976. Uso o carro no dia a dia Trabalho/escola de meninos/casa/pequenos passeios. pelo alto consumo do motor a gasolina/alcool, pois o carro é grande e pesado. Assim, não tive duvidas, optei por um motor diesel perkins (D20). O espaço é suficiente abaixo do capô, e se sua Rural é 4x4 é facilmente legalizada no Detran. Basta você ler a portaria n° 23 de junho de 1994 do antigo CNP. E é claro nota fiscal de procedencia do motor.
Tchau.

Nelson Maia
09/01/2006, 21:42
:D Agradeço demais a atenção recebida.
Quanto ao motor diesel está fora de meu orçamento.
Terminei comprando o motor 4 cilindros, com a condição de trocar por um de 6 caso não dê certo.
Vai começar a ser instalado próxima semana. informarei o resultado.
Também está sendo feita várias outras modificações que estou fotografando, tais como freios e direção hidráulica. Caso dê certo estarei colocando à disposição. Um abraço