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Ver Versão Completa : Eixos com Portal p/ Jeep Willys



Igor Benato
03/04/2014, 13:24
E aiii galera! Estava vendo alguns jeep´s com portal..alguém sabe onde comprar, os valores, as adaptações a serem feitas? Qual será em média o custo total para isso?
Abraço!

Marcos ET
03/04/2014, 15:39
E aiii galera! Estava vendo alguns jeep´s com portal..

Amigo Benato, desculpe minha ignorância, mas que diabos é "Eixo com Portal"?!? rs
Gde abraço!

tuna
03/04/2014, 15:45
Amigo Benato, desculpe minha ignorância, mas que diabos é "Eixo com Portal"?!? rs
Gde abraço!

https://www.google.com.br/search?q=eixo+portal&rlz=1C1EODB_enBR549BR549&oq=eixo+portal&aqs=chrome..69i57j0l2j69i61.2109j0j8&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=93&ie=UTF-8

[]'s

Marcos ET
03/04/2014, 16:32
Putz... ignorância maior ainda esta minha, que subestimei o "santo" GOOGLE para tentar me salvar! rs

Se eu tivesse tido uma kombi das antigas (ou um Hummer), certamente saberia mais! rsrsrsrs Quanto aos Jeeps com este "portal", fico aqui imaginando o esforço adicional na articulação do munhão em situações de inclinação lateral e batidas fortes contra obstáculos, e se usar com pneus maiores, se a alavanca aumenta tanto que pudesse, com o tempo, entortar o eixo. Sem contar os efeitos de "axle-wrap"...

Penso que deve ser uma adaptação bem cara, incluindo não só os eixos inteiros, mas também o sistema de suspensão.

tuna, obrigado pelo esclarecimento!
Grande abraço!

leodbc
03/04/2014, 17:28
Igor, tem varios tópicos aqui no fórum sobre eixos portais! Eles usam correntes ou engrenagens!

Já vi uns nos EUA Danna 60, paulada, dava uns 25.000USD o par!

O Hummer nao é exatamente portal, porque é tipo susp independente!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/75197-portal-axle-perto-de-se-tornar-realidade.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/70431-wrangler-brasileiro-com-eixo-portal.html

Abraço!

Igor Benato
03/04/2014, 18:30
Igor, tem varios tópicos aqui no fórum sobre eixos portais! Eles usam correntes ou engrenagens!

Já vi uns nos EUA Danna 60, paulada, dava uns 25.000USD o par!

O Hummer nao é exatamente portal, porque é tipo susp independente!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/75197-portal-axle-perto-de-se-tornar-realidade.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/70431-wrangler-brasileiro-com-eixo-portal.html

Abraço!


Vou dar uma olhada aqui, mais com o preço que falou ja desanimei HAHAHA só pra saber na verdade como é...valeeu

leodbc
03/04/2014, 19:14
Vou dar uma olhada aqui, mais com o preço que falou ja desanimei HAHAHA só pra saber na verdade como é...valeeu

Com certeza, o preço é astronômico! Dynatrac - Confidence to Explore® (http://www.dynatrac.com/products/axles/portals.html) esse ai!

Abraço

georgevalle
04/04/2014, 08:49
É o atual sonho de consumo montar o jeep com eixos portal, mas também estou com problema$$$ estimei em torno de R$ 5.000,00 por eixo para fabricar um portal com engrenagens (mesmas usadas na reduzida para padronizar), mas por enquanto vai ficar apenas no papel...

leodbc
04/04/2014, 10:13
É o atual sonho de consumo montar o jeep com eixos portal, mas também estou com problema$$$ estimei em torno de R$ 5.000,00 por eixo para fabricar um portal com engrenagens (mesmas usadas na reduzida para padronizar), mas por enquanto vai ficar apenas no papel...

George, tens idéia de como montar os portais? Eu também pensei em fabricar um, meio caseiro! E no final das contas correntes ou engrenagens?

Abraço

marciorank@gmail.com
05/04/2014, 21:40
George, tens idéia de como montar os portais? Eu também pensei em fabricar um, meio caseiro! E no final das contas correntes ou engrenagens?

Abraço
acompanhando o topico, tambem tenho interesse em fabricar um
abraço

georgevalle
07/04/2014, 07:58
Engrenagens sem dúvidas, correntes é como o Prof. Renato falou nas rodas o torque é muito alto, as correntes aguentam bem na reduzida pois tem a redução do diferencial mas nas rodas o bicho pega, até dá para imaginar que o torque está distribuído nas 4 rodas mas o problema é quando tranca uma roda em uma erosão por exemplo aí vai tudo para aquela roda daí já era, é passei o fim de semana com os diabinhos infernizando a cuca para procurar logo a fabrica de engrenagens (que já troquei uma ideia com eles) e levar as da reduzida para ver se conseguem copiar o grau dos dentes para fabricar réplicas delas para facilitar a manutenção...

marciorank@gmail.com
07/04/2014, 22:20
Engrenagens sem dúvidas, correntes é como o Prof. Renato falou nas rodas o torque é muito alto, as correntes aguentam bem na reduzida pois tem a redução do diferencial mas nas rodas o bicho pega, até dá para imaginar que o torque está distribuído nas 4 rodas mas o problema é quando tranca uma roda em uma erosão por exemplo aí vai tudo para aquela roda daí já era, é passei o fim de semana com os diabinhos infernizando a cuca para procurar logo a fabrica de engrenagens (que já troquei uma ideia com eles) e levar as da reduzida para ver se conseguem copiar o grau dos dentes para fabricar réplicas delas para facilitar a manutenção...

talvez esteja enganado, mas o problema que pra voce fazer com engrenagens voce tera que usar 3 engrenagens por roda, certo? ou voce tem alguma outra idéia?

georgevalle
08/04/2014, 08:07
Correto 3 por roda, mesmo porque se forem duas inverte o giro, a ideia é usar uma na ponta (que a princípio será a saída da caixa) de eixo uma "loca" (tem na reduzida no eixo de saída que liga o carretel da redução ou reduzido pela engrenagem com dentes retos ou direto por esta engrenagem) no meio e outra para a roda (igual a primeira) com um semi eixo, que quebra leva a vantagem do sistema flutuante, mas por enquanto só fica na vontade, por agora decidi montar o jeep com eixos de de F-75 e também preciso montar a F-75 e fazer grana com ela, para poder depois com tempo ($$$) montar o jeep.

marciorank@gmail.com
08/04/2014, 12:40
Correto 3 por roda, mesmo porque se forem duas inverte o giro, a ideia é usar uma na ponta (que a princípio será a saída da caixa) de eixo uma "loca" (tem na reduzida no eixo de saída que liga o carretel da redução ou reduzido pela engrenagem com dentes retos ou direto por esta engrenagem) no meio e outra para a roda (igual a primeira) com um semi eixo, que quebra leva a vantagem do sistema flutuante, mas por enquanto só fica na vontade, por agora decidi montar o jeep com eixos de de F-75 e também preciso montar a F-75 e fazer grana com ela, para poder depois com tempo ($$$) montar o jeep.

fala amigo, tudo blz
eu ja cheguei a pensar e ainda não desisti da ideia em colocar a bola do diferencial no meio do chassis e fabricar bandeijas na suspenção, assim ganharemos no vão livre e tambem em curso de suspenção, logico que fazer umas bandeijas ,mais resistentes e nao igual aos vitaras.
o que acha.

Walter da Camper
08/04/2014, 13:11
Esse esquema do diferencial fixo no chassi e ligado às rodas por semi-eixos e homocinéticas é relativamente fácil de fazer.
Basta utilizar toda a suspensão dianteira de alguma caminhonete ou SUV 4x4, incluindo a transmissão.
Teria que comprar num desmanche duas frentes completas e usar uma na dianteira e outra na traseira do jipe. O único inconveniente é que o diferencial traseiro via trabalhar girando ao contrário, diminuindo a vida útil da coroa e pinhão, caso rode muito em velocidade de asfalto.
Já ví um jeep transformado para ser anfíbio, em que o caixote foi todo vedado em fibra e as suspensões eram 2 frentes de S10. A traseira teve a direção travada, mas com essa configuração daria até para ter direção nas 4 rodas.
Haja criatividade e eletrodo...:twisted:



fala amigo, tudo blz
eu ja cheguei a pensar e ainda não desisti da ideia em colocar a bola do diferencial no meio do chassis e fabricar bandeijas na suspenção, assim ganharemos no vão livre e tambem em curso de suspenção, logico que fazer umas bandeijas ,mais resistentes e nao igual aos vitaras.
o que acha.

georgevalle
08/04/2014, 16:41
Na verdade o diferencial não vai sofrer desgaste prematuro pois é assim com os dana 44 dos willys a bola do diferencial é igual tanto o da frente como o traseiro, aliás nem no nivel de oleo precisa mexer, fazer uma suspensão independente nas 4 é outra situação a ser estudada mas voltamos ao problema do valor. sem contar com a complexidade da instalação.




Esse esquema do diferencial fixo no chassi e ligado às rodas por semi-eixos e homocinéticas é relativamente fácil de fazer.
Basta utilizar toda a suspensão dianteira de alguma caminhonete ou SUV 4x4, incluindo a transmissão.
Teria que comprar num desmanche duas frentes completas e usar uma na dianteira e outra na traseira do jipe. O único inconveniente é que o diferencial traseiro via trabalhar girando ao contrário, diminuindo a vida útil da coroa e pinhão, caso rode muito em velocidade de asfalto.
Já ví um jeep transformado para ser anfíbio, em que o caixote foi todo vedado em fibra e as suspensões eram 2 frentes de S10. A traseira teve a direção travada, mas com essa configuração daria até para ter direção nas 4 rodas.
Haja criatividade e eletrodo...:twisted:

Walter da Camper
08/04/2014, 18:08
No caso do jeep Willys, não há problema no diferencial dianteiro trabalhar invertido porque ele é usado por um tempo muito curto em relação ao traseiro e a velocidade geralmente é menor.
No Wrangler e nas Cherokee o conjunto coroa/pinhão dianteiro é invertido em relação ao traseiro (reverse pinion) justamente para trabalhar no sentido correto do corte helicoidal dos dentes.

Num jipe de trilha essa questão é irrelevante, mas convém deixar registrado para conhecimento geral caso alguém resolva fazer a adaptação para outros fins.

Abçs.


Na verdade o diferencial não vai sofrer desgaste prematuro pois é assim com os dana 44 dos willys a bola do diferencial é igual tanto o da frente como o traseiro, aliás nem no nivel de oleo precisa mexer, fazer uma suspensão independente nas 4 é outra situação a ser estudada mas voltamos ao problema do valor. sem contar com a complexidade da instalação.

marciorank@gmail.com
08/04/2014, 22:20
No caso do jeep Willys, não há problema no diferencial dianteiro trabalhar invertido porque ele é usado por um tempo muito curto em relação ao traseiro e a velocidade geralmente é menor.
No Wrangler e nas Cherokee o conjunto coroa/pinhão dianteiro é invertido em relação ao traseiro (reverse pinion) justamente para trabalhar no sentido correto do corte helicoidal dos dentes.

Num jipe de trilha essa questão é irrelevante, mas convém deixar registrado para conhecimento geral caso alguém resolva fazer a adaptação para outros fins.

Abçs.


bom pessoal,
bem na verdade eu pensei em deixar caixa de marchas reduzida tudo do jeito que esta, usar os proprios eixos do jeep,
somente cortar as carcaças e soldar os suportes para fixalas no chassis e produzir as pontas de eixos, derepente usar
alguma moconética que tenha um custo relativamente bom e produzir as bandeijas. coisa de louco não é, meu pai sempre
disse que eu não era bem certo da cabeça, hehhehehhe.......

marciorank@gmail.com
08/04/2014, 22:23
deculpa ai pessoal, o topico começou com portal e eu estou ai trocando um ideia diferente com os amigos do jeep , hehehheheh....