Ver Versão Completa : Bloqueio caseiro planetarias soldadas
Pessoal,
Conheci um toyoteiro do interior de São Paulo, que me informou que o pessoal tem feito nas toyotas este bloqueio conforme no video abaixo, mas em toyotas somente no eixo trazeiro, funciona perfeitamente inclusível faz curvas no asfalto tranquilamente(por motivo do pqna folga nas planetárias). E que o pessoal da região dele, tem usado a um bom tempo e não tem havido quebras. Eles estão usando em jeep, toyotas, cherokee sport , ford Ranger, etc...
Alguem tem mais informações sobre isso?
TUTORIAL BLOQUEIO CASEIRO DIFERENCIAL WILLYS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=L2SQTxfk2pU)
a explicação esta neste video seguinte:
mostra do bloqueio em funcionamento parado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UIu10qLI6Wc)
importante é o tranco na caixa pq se quebrar, vai a caixa toda pro brejo...
titanium
03/04/2014, 08:17
Acho que se a Band for apenas para Trilhas E o dono for corajoso, vale a pena fazer para testar!
Mas pelo visto, só no dianteiro, não é!?
É recomendável fazer isso com solda MIG com fio 70s6, que é mais duro, assim evita de "quebrar" ou amassar o ponto de solda e o trem "encavalar"...
mecamaniaco
03/04/2014, 08:44
Recomendo para quem quiser moer o diferencial, para os demais fiquem longe!
Acho que se a Band for apenas para Trilhas E o dono for corajoso, vale a pena fazer para testar!
Mas pelo visto, só no dianteiro, não é!?
É recomendável fazer isso com solda MIG com fio 70s6, que é mais duro, assim evita de "quebrar" ou amassar o ponto de solda e o trem "encavalar"...
Titanium
A pessoa que me falou, falou que p/ band fica bom somente na traseira e solda mig conforme vc citou.
Francisco Bicalho
03/04/2014, 09:51
Titanium
A pessoa que me falou, falou que p/ band fica bom somente na traseira e solda mig conforme vc citou.
Isso não faz muito sentido. Quer dizer, rodar com o eixo traseiro bloqueado o tempo todo. E o que impede o diferencial de quebrar por conta de uma suposta -"(…pqna folga nas planetárias)"? Eu não confiaria nunca. Acho que a pergunta do Daniel faz todo o sentido, ou seja, fazer essa gambiarra no eixo dianteiro que fica desativado no asfalto, e quando você entra na terra e aciona o 4x4 e tem o eixo dianteiro bloqueado. Mas não acredito que ninguém com um mínimo de juízo (pelo menos aqui nesse grupo) arriscaria fazer isso no eixo traseiro e sair rodando na cidade ou estrada. Vamos combinar, não é melhor economizar um dinheirinho e comprar um bloqueio de verdade?
Elmer_Jeep
03/04/2014, 10:12
Isso não faz muito sentido. Quer dizer, rodar com o eixo traseiro bloqueado o tempo todo. E o que impede o diferencial de quebrar por conta de uma suposta -"(…pqna folga nas planetárias)"? Eu não confiaria nunca. Acho que a pergunta do Daniel faz todo o sentido, ou seja, fazer essa gambiarra no eixo dianteiro que fica desativado no asfalto, e quando você entra na terra e aciona o 4x4 e tem o eixo dianteiro bloqueado. Mas não acredito que ninguém com um mínimo de juízo (pelo menos aqui nesse grupo) arriscaria fazer isso no eixo traseiro e sair rodando na cidade ou estrada. Vamos combinar, não é melhor economizar um dinheirinho e comprar um bloqueio de verdade?
Concordo plenamente, tem muita "idéia" que não vale à pena ser copiada, isso daí só serve pra quem tem carro leve e faz uso somente pra trilhas.
[]'s
titanium
03/04/2014, 10:53
Engraçado é que o funcionamento daquele Spartan Locker não é muito longe dessa ideia da solda não............
Pois na prática ele deixa o semieixo interno à curva girar até certo ponto... depois ele trava.
Não é isso?
Estou "vendendo a informação da mesma forma que comprei", a pessoa que me informou, foi enfático em dizer que funciona tão bem que já tem vários adeptos a este tipo de serviço na região dele (inclusível já colocaram e ranger e cherokee sport).
Conforme me disse também, eles não utilizam no diferencial dianteiro da band por motivo que diminui o angulo de curva e que quem fez na dianteira, ja desfez o serviço. No traseiro não tem problema mesmo no asfalto devido a folga ser suficiente p/ compensar a diferença nas curvas.
junior888
03/04/2014, 11:03
Aqui o pessoal usa bastante esse tipo de "bloqueio", e nunca vi ninguém quebrado por isso... Mas não é uma coisa que eu faria...
É interessante e arriscado ao mesmo tempo, mas na minha humilde opinião, juntaria um $$$ por um tempo e compraria um bloqueio ai da vida...masssssssssssss
É interessante e arriscado ao mesmo tempo, mas na minha humilde opinião, juntaria um $$$ por um tempo e compraria um bloqueio ai da vida...masssssssssssss
interessante e bem tentador... p/ quem ja tem flutuante traseiro ja é meio caminho andado, e o investimento é pouco... mas p/ quem não tem...:parede:
caio fonseca
03/04/2014, 11:50
pra quem usa pneu 235 deve funfar umas 5 trilhas antes de quebrar, ai vc imagina essa joia ai no meu carro com pneu 37" e turbão, só de engatar a primeira quebra kkkk
fabiano r
03/04/2014, 15:43
Aqui o pessoal das trilhas pesadas com willys praticamente todo mundo usa na traseira e falam que não dá problema.
Mas eu jamais faria isso na minha band!
A teoria está contra a pratica ! :lutabox:
Na pratica, o pessoal que já fez essa gambitech fala que não dá problema, mas na teoria, a caixa satelite vai pro estouro na primeira curva !
Minha opinião é economizar um pouco e comprar um bloqueio bom e não se preocupar em, no pior dos casos, perder a carcaça do eixo com as planetárias entrando em órbita... kkkkkk :screwy:
Abs ! :concordo:
Sergio c
04/04/2014, 00:12
Em uma trilha onde tem muitas raízes e pedras, eu não confiaria nunca em um bloqueio desses, ainda mais com motor forte e pneus grandes, no primeiro pulo, tritura tudo tudo. Já que minhas palnetárias foram p saco, estou instalando um da micromaq, a ar, por enquanto, só alegrias......
Gustavo Braga
13/12/2014, 00:11
Revivendo o tópico mas... Aqui na minha região, todo mundo usa, mas 100%, sem essa folga e no eixo traseiro. Tanto com pneus 31", 33, 35 e 38. E a ANOS, nunca tivemos problema. Desde motores fracos, como o original willys quanto a motores grandes, "Falcon Injetado" 4.9, Opala, Silverado, Cherokee V8... E sempre de pé embaixo. Alguns poucos usam na dianteira também, mas aí a direção fica muito dura e é uma beleza pra quebrar algum dedo da mão... Agora, usar com essa folga aí, pra quem tem um pé mais leve, creio que vá de boas, mas se der tranco... moe tudo mesmo. Já tranco no 100%, é o mesmo desgaste de tranco sem bloqueio.
Fica aí o relato, lembrando que, usamos 100% a ANOS.
Rodrigo-ce
13/12/2014, 00:29
Essa adaptação ou" gambiarra " é um barato que vai sair muito caro no final.
Eu acredito que seja melhor comprar um bloqueio do que sacrificar a mecânica do diferencial.
Essa adaptação ou" gambiarra " é um barato que vai sair muito caro no final.
Eu acredito que seja melhor comprar um bloqueio do que sacrificar a mecânica do diferencial.
paguei 2.500 num diferencial flutuante completo, quanto custa o bloqueio para band?
band sem bloqueio é um mrda...
Rodrigo-ce
13/12/2014, 15:41
Meu caro Edwint prepare-se os valores são salgadíssimo !
-Bloqueio ARB air locker 100% selecionável 3,870
-Bloqueio Kaiser 100% 30 estrias selecionável 2.290,80
Edwint se a sua band é usada apenas para trilha vale apena seguir em frete com aquela solução do vídeo.
Eu não tenho coragem de fazer na minha por que é o único veículo que tenho. Uso minha band para tudo, mas no momento ela está desmontada esperando a reforma.
Abração.
hercilio.neto
13/12/2014, 17:36
No asfalto se manobrar em 1.ª marcha é quebra na certa.
Isso é coisa pra quem tem jipe só pra trilhas e estradas de cascalho.
Fazer isso numa Band é um sacrilégio.
Gustavo Braga
13/12/2014, 17:46
No asfalto se manobrar em 1.ª marcha é quebra na certa.
Isso é coisa pra quem tem jipe só pra trilhas e estradas de cascalho.
Fazer isso numa Band é um sacrilégio.
Manobrando dentro da cidade, em baixa velocidade, não tem problema nenhum. A roda do lado interno da curva vai girar mais, patinando, só isso. O problema é pra quem usa em percursos longos ou viagens, onde tem muito tempo rodado a altas velocidades. Aí realmente, não é o mais recomendado não. Embora a gente as vezes rode 300 400km desse jeito, blocado, no asfalto, pra ir a outras trilhas em outras cidades... sempre sem problemas.
Enfim, soldar planetárias é sim muito viável, desde que bem feito, mas para quem usa a viatura mais para trilhas. Do contrário, mais vale vender um rim e um pulmão e parcelar em 53453x um bloqueio de renome.
Manobrando dentro da cidade, em baixa velocidade, não tem problema nenhum. A roda do lado interno da curva vai girar mais, patinando, só isso. O problema é pra quem usa em percursos longos ou viagens, onde tem muito tempo rodado a altas velocidades. Aí realmente, não é o mais recomendado não. Embora a gente as vezes rode 300 400km desse jeito, blocado, no asfalto, pra ir a outras trilhas em outras cidades... sempre sem problemas.
Enfim, soldar planetárias é sim muito viável, desde que bem feito, mas para quem usa a viatura mais para trilhas. Do contrário, mais vale vender um rim e um pulmão e parcelar em 53453x um bloqueio de renome.
Coloquei este tópico pq achei muito interessante e como sempre aqui é um bom lugar para discutir esses assuntos, atras de uma idéia sempre tem uma solução viável e muitas vezes com um bom custo financeiro.
O Toyoteiro (não me recordo o nome) que me informou desse "recurso" disse que usa a algum tempo, ele estava de passagem pela minha cidade, Na região que ele mora, tem gente andando já a bastante tempo.
O kaiser, até que não esta muito caro, da pra encarar!!
Sergio c
14/12/2014, 22:14
Uso na dianteira o bloqueio da Micromaq a ar, e já fiz muitas trilhas e erosões, no famoso X, e sempre que precisei, é só bater o botão e já arrancar para frente ou para trás, que as duas rodas da frente tracionam juntas. É um grande UP para as bandeirantes.
Uso na dianteira o bloqueio da Micromaq a ar, e já fiz muitas trilhas e erosões, no famoso X, e sempre que precisei, é só bater o botão e já arrancar para frente ou para trás, que as duas rodas da frente tracionam juntas. É um grande UP para as bandeirantes.
Qual seria melhor colocar primeiro, no diferencial dianteiro ou traseiro?
jsuttili
15/12/2014, 10:16
Depende... em relação ao ganho nas trilhas... é melhor no traseiro.....
Em relação ao custo é melhor no dianteiro.... ai entra na discussão de qual bloqueio colocar... Mas pensando em colocar um automático na frente (Kaiser, ensimec.. etc) e um selecionável atrás (ARB, Micromaq).... Não é muito recomendável automático atrás se vc usa ela no dia a dia....
E como sai mais barato o automático... se o cara não tiver o cash pra comprar um selecionável... vai de automatico na frente mesmo..
Sergio c
15/12/2014, 11:33
Qual seria melhor colocar primeiro, no diferencial dianteiro ou traseiro?
Eu optei por colocá-lo na frente, pois a minha tem entre eixos mais longo do que o jeep curto e a frente das bands é bem pesada, acho que ajuda bem mais do que na traseira, pois esta fica bem mais leve que a dianteira.
Qdo me sobrar uns trocos a idéia é por no traseiro tb, saindo mais barato que o primeiro pois dá p usar umas peças que já tenho instalado.
Rodrigo-ce
15/12/2014, 18:47
Nesse vídeo mostra algumas situações do posicionamento do bloqueio (traseiro ou dianteiro)
A primeira band não tem bloqueio, percebam que mesmo com o peso do motor a frente levanta muito.
A band preta tem a traseira bloqueada, as rodas da frente patinam, mas a tração traseira dá conta do recado.
A band vermelha é bloqueada nos dois eixos. Percebam que não existe dificuldades para ela.
Se fosse usar apenas um bloqueio montaria na traseira, por que caso o jeep levantasse a frente devido ao grau de inclinação
do terreno o eixo traseiro daria conta do recado.
http://www.youtube.com/|1|QmaMJ4gY
jsuttili
15/12/2014, 18:58
Nesse vídeo mostra algumas situações do posicionamento do bloqueio (traseiro ou dianteiro)
A primeira band não tem bloqueio, percebam que mesmo com o peso do motor a frente levanta muito.
A band preta tem a traseira bloqueada, as rodas da frente patinam, mas a tração traseira dá conta do recado.
A band vermelha é bloqueada nos dois eixos. Percebam que não existe dificuldades para ela.
Se fosse usar apenas um bloqueio montaria na traseira, por que caso o jeep levantasse a frente devido ao grau de inclinação
do terreno o eixo traseiro daria conta do recado.
http://www.youtube.com/|1|QmaMJ4gY
O link não funciona....
Rodrigo-ce
15/12/2014, 19:18
Desculpem a falha do link.
Achei uma solução para o problema.
clique no link que está no post 29 e digite no quadrinho que ira aparecer a frase: toyotas bandeirante e bloqueio de diferencial
que aparecera o vídeo que me referi no post 29.
paulinho_haiti
16/12/2014, 08:57
Falando em gambiarras: Certa vez vi uma band com duas alavancas de freio de mão. Fiquei curioso, claro. O caso é que eram freios de mão individuais para cada roda traseira. O cara acionava aquele cuja roda estava leve, rodando em falso. então a força ia para a outra roda. É uma gambiarra, mas pelo menos sai barato e não corre risco de perder o diferencial.
Denise Ávila
16/12/2014, 08:58
Olá Rodrigo!
Tomei a liberdade de postar o link certo.
Abraços
https://www.youtube.com/watch?v=l1IQmaMJ4gY (https://www.youtube.com/watch?v=l1IQmaMJ4gY)
jsuttili
16/12/2014, 09:05
Falando em gambiarras: Certa vez vi uma band com duas alavancas de freio de mão. Fiquei curioso, claro. O caso é que eram freios de mão individuais para cada roda traseira. O cara acionava aquele cuja roda estava leve, rodando em falso. então a força ia para a outra roda. É uma gambiarra, mas pelo menos sai barato e não corre risco de perder o diferencial.
Legítima gambiarra mesmo.. hahahahah
Com certeza tem alguma utilidade, em algumas situações específicas (por exemplo quando fizer o "X"), ai vc consegue usar.. mas quando vc precisa mesmo,, tipo numa subida com erosões ou atoleiro.. esse sistema não vai adiantar quase nada. pra vc já vai ter atolado mesmo.. ou não vai ter tempo de resposta de ficar puxando as alavanca...
Rodrigo-ce
16/12/2014, 14:17
Denise tudo bem contigo.
Muito obrigada pela correção do link.
Você já conseguiu comprar a band que estava querendo.
Aqui em Fortaleza tem uma pick up 14B CD 2001 4 portas de fábrica
valor: 56,000.
Tudo de bom e boa sorte na procura.
Moçada desculpem o off tópico.
Denise Ávila
16/12/2014, 15:43
Oi Rodrigo!
Estou apalavrada de uma com um colega. Como ele está em viagem e eu também irei daqui a uma semana, quando voltarmos bateremos o martelo. Mas deixa o link pois muita gente tá trás de uma CD 4 portas.
Brigadão pela lembrança.
jipeirodesdepequeno
16/12/2014, 17:59
Depende... em relação ao ganho nas trilhas... é melhor no traseiro.....
Em relação ao custo é melhor no dianteiro.... ai entra na discussão de qual bloqueio colocar... Mas pensando em colocar um automático na frente (Kaiser, ensimec.. etc) e um selecionável atrás (ARB, Micromaq).... Não é muito recomendável automático atrás se vc usa ela no dia a dia....
E como sai mais barato o automático... se o cara não tiver o cash pra comprar um selecionável... vai de automatico na frente mesmo..
Dae irmão
Cara eu tb tinha muita dúvida quanto a isso, a minha band de trilha é CS chassis encurtado, a traseira é muuito leve, comprei um kaiser automático 100% e botei na dianteira, cara pqp que baita diferença que dá, a frente da bandeirante é uma ancora, tende sempre a afundar, com o bloqueio parou com a mania de querer acavalar, ficou outro carro vai sempre por cima ainda mais com pneu largo, procure pelo KAISER do modelo novo, é um sistema mais moderno. Assim como os outros bloqueios 100% na curva fechada pesa um pouco, mas no kaiser é só botar a alavanca pra 4x2 (não precisa desengatar a roda livre), estralo?? nem sei o que é isso!
Resposta da KAISER em relação a diferença do modelo antigo x novo: "O novo modelo possui um anel especial que prende os roletes evitando que ele dentre na folga existente para fazer a diferença de velocidade entre as duas planetárias, evitando assim o estalo."
[]`s
jipeirodesdepequeno
16/12/2014, 18:09
Gambiarra braba kkk, o gurgel usava esse sistema... deve ser útil só em carros bem leves
Na bandeirante com todo o peso e depois de ter afundado já, é dificil de sair, mesmo se a outra roda estiver no asfalto kkk, e tem lugares que só passa embaladinho dai não vai
jsuttili
19/12/2014, 09:17
Alguém ai sabe se foi lançado? já viu ou instalou um bloqueio Eaton E-locker na band?
Sei q o lançamento era pra 2012, mas não acmopanhei mais.
E-Locker (http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProductsSolutions/Vehicle/ProductsServices/BloqueiosdeDiferenciais/PCT_488184#tabs-3)
Sergio c
19/12/2014, 09:39
Alguém ai sabe se foi lançado? já viu ou instalou um bloqueio Eaton E-locker na band?
Sei q o lançamento era pra 2012, mas não acmopanhei mais.
E-Locker (http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProductsSolutions/Vehicle/ProductsServices/BloqueiosdeDiferenciais/PCT_488184#tabs-3)
No ano passado, quando comprei o meu da Micromaq, mandei um e-mail para a EATON em Valinhos/SP, onde são fabricados os bloqueios, e me foi respondido que estava em fase final de desenvolvimento, mas acho que não foi lançado ainda.