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Ver Versão Completa : Gaiola Willys



Costeleta
02/04/2014, 20:02
Boa noite!!! Sou novo nesse mundo 4X4, já participei de prova de arranca e já fiz algumas gaiolas com chassi de fusca com motor AP.:)
Meu novo projeto e fabricar meu próprio Jeep.:safari-rig: :euforico:
Vou utilizar estrutura tubular com o formato do willys, vou utilizar apenas o capo e grade dianteira, o restante vai ser tubular.
Ja tenho o desenho do chassi, falta agora saber qual mecânica vou utilizar. Ate o momento adquiri um cambio Eaton 2405-B. O motor que pretendo utilizar e um GM 2.0 "gostaria de usar um AP mas as peças anda muito cara e estou um pouco enjoado dele :???:", diferencial dianteiro e traseiro de willys. O motor pretendo tirar uns 400 cv.
Gostaria de saber qual redução utilizar para não dar dor de cabeça nem quebrar. Pretendo utilizar pneu 35", usar em trilha leve a pesada, passeios em duna, eventualmente um role na cidade. Achava que a redução do willys era forte, mas estou vendo nos fóruns o pessoal falar que quebra e recomenda utilizar a da band. Se alguém poder me ajudar, desde já agradeço!!! Só um detalhe, não me preocupo com adaptação, sei que quando bem feita, qual quer uma fica boa, basta ter bom senso e capricho, pois sou eu mesmo que fabrico todas as peças. :curtir:

romulo zamarki
02/04/2014, 20:45
tbm estou pensando em faser uma gaiola 4x4 mas pretendo usar o cambio e o motor do monza e 2 diferencial de omega.

nito bortese
02/04/2014, 21:12
Boa noite!!! Sou novo nesse mundo 4X4, já participei de prova de arranca e já fiz algumas gaiolas com chassi de fusca com motor AP.:)
Meu novo projeto e fabricar meu próprio Jeep.:safari-rig: :euforico:
Vou utilizar estrutura tubular com o formato do willys, vou utilizar apenas o capo e grade dianteira, o restante vai ser tubular.
Ja tenho o desenho do chassi, falta agora saber qual mecânica vou utilizar. Ate o momento adquiri um cambio Eaton 2405-B. O motor que pretendo utilizar e um GM 2.0 "gostaria de usar um AP mas as peças anda muito cara e estou um pouco enjoado dele :???:", diferencial dianteiro e traseiro de willys. O motor pretendo tirar uns 400 cv.
Gostaria de saber qual redução utilizar para não dar dor de cabeça nem quebrar. Pretendo utilizar pneu 35", usar em trilha leve a pesada, passeios em duna, eventualmente um role na cidade. Achava que a redução do willys era forte, mas estou vendo nos fóruns o pessoal falar que quebra e recomenda utilizar a da band. Se alguém poder me ajudar, desde já agradeço!!! Só um detalhe, não me preocupo com adaptação, sei que quando bem feita, qual quer uma fica boa, basta ter bom senso e capricho, pois sou eu mesmo que fabrico todas as peças. :curtir:
ferra tambem to na pelei de fazer minha própia 4x4, porem em questão de reduzida me apareceu a tcase da l200,oque vc me diz sobre ela, e sobre a caixa estou pensando na da f1000 clark algo assim...

mali9ski
03/04/2014, 08:58
Boa noite!!! Sou novo nesse mundo 4X4, já participei de prova de arranca e já fiz algumas gaiolas com chassi de fusca com motor AP.:)
Meu novo projeto e fabricar meu próprio Jeep.:safari-rig: :euforico:
Vou utilizar estrutura tubular com o formato do willys, vou utilizar apenas o capo e grade dianteira, o restante vai ser tubular.
Ja tenho o desenho do chassi, falta agora saber qual mecânica vou utilizar. Ate o momento adquiri um cambio Eaton 2405-B. O motor que pretendo utilizar e um GM 2.0 "gostaria de usar um AP mas as peças anda muito cara e estou um pouco enjoado dele :???:", diferencial dianteiro e traseiro de willys. O motor pretendo tirar uns 400 cv.
Gostaria de saber qual redução utilizar para não dar dor de cabeça nem quebrar. Pretendo utilizar pneu 35", usar em trilha leve a pesada, passeios em duna, eventualmente um role na cidade. Achava que a redução do willys era forte, mas estou vendo nos fóruns o pessoal falar que quebra e recomenda utilizar a da band. Se alguém poder me ajudar, desde já agradeço!!! Só um detalhe, não me preocupo com adaptação, sei que quando bem feita, qual quer uma fica boa, basta ter bom senso e capricho, pois sou eu mesmo que fabrico todas as peças. :curtir:

Amigo bom dia e bem vindo ao forum....

primeiro vc deveria dar mais detalhes sobre sua mecãnica...

pois o willys tem eixos canela finagorssa chavetados e fllngeados...

amigo vou de dar um conselho não prepara seu motor por para números, a sua proposta é bem diferente do que é na arrancada, na arrancado a preparação é pico de torque e potencia, para a trilha vc precisa buscar distriuir melhor a potencia...

Eu aconselharia um chevrolet 2.0 injetado é claro, que é muito mais ''macio'' que o VW 2.0 e quanto maior a cilindrada melhor o torque....e uma turbina ''mediaa pequena'' com 10:1 de taxa e um intercooler pra acordar cedo.... e não passar muito dos 200cv's que na reduzida vc não vai precisar mais do que isso se manter o peso controlado...

a caixa de transferência gosta de partir ao meio em willys que já são pesados, o dono enfia um motor 6 cilindros com mais de 30 kilos de torque( carburado e falhando direto...hahahah) e ainda enche de putaria que pesa uns 1000 kilo e pneu grande, dai quebra.... mas se vc manter o peso controlado e o conjunto equilibrado ( se não quer gastar eu não passaria do 33'' e se passar pneu sem garras).... o que quebrar vai ser pouco.....

valew e boa sorte

Costeleta
03/04/2014, 10:08
Amigo bom dia e bem vindo ao forum....

primeiro vc deveria dar mais detalhes sobre sua mecãnica...

pois o willys tem eixos canela finagorssa chavetados e fllngeados...

amigo vou de dar um conselho não prepara seu motor por para números, a sua proposta é bem diferente do que é na arrancada, na arrancado a preparação é pico de torque e potencia, para a trilha vc precisa buscar distriuir melhor a potencia...

Eu aconselharia um chevrolet 2.0 injetado é claro, que é muito mais ''macio'' que o VW 2.0 e quanto maior a cilindrada melhor o torque....e uma turbina ''mediaa pequena'' com 10:1 de taxa e um intercooler pra acordar cedo.... e não passar muito dos 200cv's que na reduzida vc não vai precisar mais do que isso se manter o peso controlado...

a caixa de transferência gosta de partir ao meio em willys que já são pesados, o dono enfia um motor 6 cilindros com mais de 30 kilos de torque( carburado e falhando direto...hahahah) e ainda enche de putaria que pesa uns 1000 kilo e pneu grande, dai quebra.... mas se vc manter o peso controlado e o conjunto equilibrado ( se não quer gastar eu não passaria do 33'' e se passar pneu sem garras).... o que quebrar vai ser pouco.....

valew e boa sorte

Muito obrigado pelas boas vindas!!!
Eu sei que e diferente arrancada e 4x4, torque, potencia giro, numero, bla, bla, bla,.....
Desculpe a minha opinião, mas com relação, a preparação de motor, em primeiro lugar, existe uma teoria muito grande, existe mecânicos de revista, de faculdade que só enxerga números, tem mecânico de ouvido que só esculta falar, etc.
Preparação nada mais e do que um motor bem feito e uma regulagem bem feita. Torque se deve ao curso do eixo, potencia vem mais com diâmetro de pistão. Independente da ordem quanto mais mistura ar combustível entra no motor, mais ele tira potencia. Isso e o básico e cada um de alguma forma faz isso, uns com bons resultados e outros com péssimos resultados.
Com relação aos 4X4, gosto muito de andar em duna, requer uma boa potencia de motor, ta ai os 400cv que eu quero, com relação a lama, não requer muita potencia, não é a toa que qualquer willys original faz uma boa trilha.
Não conheço de modelos de diferenciais, sei que é canela grossa, mais se e chaveta, etc, eu não sei. Mas como vou comprar ainda, da tempo para uma boa escolha.
Os pneus que eu quero usar e fronteira 35". Quero um conjunto que suporte essa potencia de 400 cv e pneu fronteira 35".
O que eu gostaria de saber qual a melhor opção de redução para esse conjunto, Motor 400 cv e pneu Fronteira 35".
Desde ja agradeço a sua opinião. :)

Costeleta
03/04/2014, 10:12
ferra tambem to na pelei de fazer minha própia 4x4, porem em questão de reduzida me apareceu a tcase da l200,oque vc me diz sobre ela, e sobre a caixa estou pensando na da f1000 clark algo assim...

O problema de usar qualquer reduzida e na hora da manutenção, umas mais fácil, outras mais caras, etc.
A caixa da f1000 e uma boa opção para quem não quer se preocupar com adaptação existem muitos quites prontos.
Blz. Não estou muito por dentro do mundo 4X4, mais, com bom censo conseguimos montar um bom conjunto. :cool:

Costeleta
03/04/2014, 10:14
tbm estou pensando em faser uma gaiola 4x4 mas pretendo usar o cambio e o motor do monza e 2 diferencial de omega.

O problema que vc vai andar o tempo todo reduzido. :pensativo:

Costeleta
05/04/2014, 12:40
Alguém saberia me informa qual a referencia da caixa de redução da ranger? Quantos quilos de torque ela suporta? Como já tenho o cambio Eaton 2405-b estou pensando em utilizar a redução do mesmo, para não haver adaptação, e como a saída para o diferencial dianteiro e invertida com relação a do Willys e o traseiro é central, estava também pensando em utilizar os diferenciais do Troller 6 furos. Fiz uma pesquisa, vi que o custo para melhorar o diferencial, freio a disco, compra do diferencial, etc, vai ficar perto ou mais caro que o preço do Troller. O que vcs acham? :semideia:pensativo:

Ricardo Baldessar
22/05/2014, 17:48
400cv e pneu 35 com eixo de willys, a não ser que seja com semi reforçados acho q quebra rapidinho.
Já tive experiencia com reduzida de willys e de band. A de band alem de ser mais reforçada é bem mais silenciosa.

Costeleta
23/05/2014, 13:55
400cv e pneu 35 com eixo de willys, a não ser que seja com semi reforçados acho q quebra rapidinho.
Já tive experiencia com reduzida de willys e de band. A de band alem de ser mais reforçada é bem mais silenciosa.

Já cheguei a essa conclusão também, como já tenho a caixa do Troller, estou comprando a reduzida do Troller, por isso também vou partir pros diferenciais do Troller.

Rodrigo Baratti
24/05/2014, 23:18
Pra uma cavalaria dessas eu usuária a Tcase da Hilux antiga com engrenagens ou garimpava uma do Engesa com redução e montava divorciada....mas nesse caso precisa ter espaço.
Só não sei como tirar 400 vc de um motor tão pequeno, mas eu não entendo nada sobre esse tipo de preparação.

Costeleta
26/05/2014, 09:23
Pra uma cavalaria dessas eu usuária a Tcase da Hilux antiga com engrenagens ou garimpava uma do Engesa com redução e montava divorciada....mas nesse caso precisa ter espaço.
Só não sei como tirar 400 vc de um motor tão pequeno, mas eu não entendo nada sobre esse tipo de preparação.

Essa e a parte mais fácil, fácil fácil tira 400 hp, sem precisar elevar a curva de torque da para tirar 600 hp, tem motor ap rendendo 1000 hp, mas não e o caso para esse tipo de uso.

Costeleta
26/05/2014, 09:25
Auguem tem relato de quebra de Tcase do troller? Logico que essa quebra não seja decorrente de falha elétrica ou por falta de manutenção.

chinelao4x4
26/05/2014, 10:50
Minha opinião , sou jipeiro à muiitos anos e gaioleiro a poucos, e estou sempre em busca de atualizações pra meu jipe ,
Eu no seu lugar , iria de um V8 com GNV , uma preparacao basica nele , uma ignição assistida , que vai manter ou ate aumentar os cv por ser a gnv , um cambio clark , t case band , os eixos feitos sob encomenda , blocantes , susp hi link , pneus 37 pra cima .
Esta e a configuracao mais proxima dos gringos atualmente , la eles chamam de buggy , kkkk ,
Comecaria a montar a mecanica toda no chao , e ai parte pra fazer o chassis conforme a mecanica manda , , um projeto muito caro , ambicioso , mais quem sabe um dia eu parto pra ele!
Boa sorte

Costeleta
27/05/2014, 11:50
Minha opinião , sou jipeiro à muiitos anos e gaioleiro a poucos, e estou sempre em busca de atualizações pra meu jipe ,
Eu no seu lugar , iria de um V8 com GNV , uma preparacao basica nele , uma ignição assistida , que vai manter ou ate aumentar os cv por ser a gnv , um cambio clark , t case band , os eixos feitos sob encomenda , blocantes , susp hi link , pneus 37 pra cima .
Esta e a configuracao mais proxima dos gringos atualmente , la eles chamam de buggy , kkkk ,
Comecaria a montar a mecanica toda no chao , e ai parte pra fazer o chassis conforme a mecanica manda , , um projeto muito caro , ambicioso , mais quem sabe um dia eu parto pra ele!
Boa sorte

E isso mesmo, aqui e gaiola la são os buggy. Praticamente vai ser isso, mas só não vejo qualidade nessas peças, nesse caso de usar tcase bande essa caixa pode ser mais fácil de adaptar mas se eu tenho uma caixa melhor mais forte moderna e uma tcase melhor moderna e não necessita adaptar vou com esse conjunto do Troller, eixos ou diferenciais, como vou usar dana 44, o melhor e o do Troller 6 furos que ainda tem upgrade, como vou comprar do zero e mais em conta. Motor V8 e muito caro pra potencia que tira e GNV sem autonomia e peso morto encima do veiculo. Suspensão vai ser hi link, pneu vai ser na medida que o diferencial suporte, acredito que 35, mas vou continuar pesquisando.

Costeleta
27/05/2014, 11:54
Por favor podem dar suas opiniões estou aqui em busca de ideias para montar meu jeep, vai ser um projeto demorado, e um hobby pra mim!!! :pular:

Flávio Cadore
27/05/2014, 12:38
Só toma cuidado com a altura da gaiola porque estes buggy americanos não são bons de curva por serem muito altos, são feitos para escalar aquelas pedras...outro dia passou na net (tv), fizeram uma competição entre vários carros de categorias diferentes e este buggy perdeu feio no percurso...e o cara nem terminou o trajeto, foi fazer um zerinho e quase capotou.

reslima
27/05/2014, 13:24
Os eixos willys, sem upgrade, não aguentam pneus 35", ainda mais com essa cavalaria que você quer aí.

Flávio Cadore
27/05/2014, 19:08
Se for para ter 400 cv eu prefiro que seja num destes.Hehehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=IVQq8sFZKe8

Costeleta
29/05/2014, 09:38
Só toma cuidado com a altura da gaiola porque estes buggy americanos não são bons de curva por serem muito altos, são feitos para escalar aquelas pedras...outro dia passou na net (tv), fizeram uma competição entre vários carros de categorias diferentes e este buggy perdeu feio no percurso...e o cara nem terminou o trajeto, foi fazer um zerinho e quase capotou.

Estou querendo fazer no estilo dos que anda na areia, são mais baixos, mas e só pra ter uma ideia de como vai ser. Via ter as dimensões de um Troller.

Costeleta
29/05/2014, 09:39
Os eixos willys, sem upgrade, não aguentam pneus 35", ainda mais com essa cavalaria que você quer aí.
Já mudei o projeto, vou usar os do Troller.

Costeleta
29/05/2014, 09:42
[QUOTE=Flávio Cadore;2142196]Se for para ter 400 cv eu prefiro que seja num destes.Hehehehehe

Gostei!!!! Mas tem que ter cara de jeep Mesmo!!!

mali9ski
30/05/2014, 08:56
Se for para ter 400 cv eu prefiro que seja num destes.Hehehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=IVQq8sFZKe8

Esses motores honda, depois da até um ruim de olhar pro volquisvague.....

valew

Flávio Cadore
30/05/2014, 12:47
Mali, vc sabe se o motor dos Civic mais novos giram ao contrário dos AP? e o bixinho ali
de cima é traçado...hehehehe

Costeleta
31/05/2014, 10:52
Esses motores honda, depois da até um ruim de olhar pro volquisvague.....

valew

O problema é o custo, com o ap, menos dinheiro, mesma potencia.

mali9ski
31/05/2014, 14:53
O problema é o custo, com o ap, menos dinheiro, mesma potencia.

menos dinheiro por vez sim..!!! mas mesma potencia não, quero ver um motor ap aspirado com mais de 300cv's liso e ainda que dure a 9000 rpm..... ( na verdade é até bobagem comparar um motor veio 8 valvulas, com um moderno 16valvulas com levaante e comando variavel)

valew

Costeleta
01/06/2014, 12:26
menos dinheiro por vez sim..!!! mas mesma potencia não, quero ver um motor ap aspirado com mais de 300cv's liso e ainda que dure a 9000 rpm..... ( na verdade é até bobagem comparar um motor veio 8 valvulas, com um moderno 16valvulas com levaante e comando variavel)

valew

Me desculpe mas não vou entra em conversa besta fica discutindo qual o melhor motor etc, não se esqueça que vc deve comparar as mesmas versões, ja viu motor ap 20v aspirado! Não sou fan de nenhum modelo de motor, mas dou o braço a torcer por um motor de mais de 20 anos ter um rendimento como o ap, 2.0 turbo com mais de 1000 hp, aspirados 8 válvulas de 300 hp, tem motor vw 1.7 16 v girando 11000, gasolina com 340 hp usados em corrida de circuito, em arrancada vão para 1.9 e tem mais de 400cv!! Assim como todos os fabricantes tem os seus motores de pontas e todos tem praticamente a mesma potencia, só mudam o formato, Honda excelente motor gosto muito, mas fora da realidade, pelo menos da maioria, então, vamos logo colocar um V8 10 litros e girar 10000 rpm e render 10.000 HP, não ache que reportagem e revista falam dos melhores motores e tecnologia, conhecimento e para poucos, e o verdadeiro "pulo do gato", este sim e para pucos mesmos!!! Isso o dinheiro não compra, ou vc nunca ouviu falar de muitos donos de carro que gastão fortunas em seus carros e uma pessoa que gasta um trocado, obtêm muito mas sucesso, motor e motor, só muda formato, mesmo principio, varias receitas mesmo resultado

valew :news-coffee:

PitucoDH
01/06/2014, 14:12
O mali entende muito, o pai dele é mecanico e ele também é! Recomendo vcs pararem com estes debates, não leva a lugar algum!
Um abraço!

Costeleta
04/06/2014, 19:18
O mali entende muito, o pai dele é mecanico e ele também é! Recomendo vcs pararem com estes debates, não leva a lugar algum!
Um abraço!

Concordo Plenamente!!! Quero trocar informações não critica e muito menos preferencia da marca e modelo. Se ele entende otimo, pelo menos vai entender o que eu escrevi.

:bye:

Kako
11/06/2014, 23:16
Eu aconselho um cambio automático 3M do opala o 3L30, e uma ou duas reduzidas de hilux, para pneus 35 relação 43/8 se o motor for "torcudo" 44/9 e bloqueio nos eixos.

A foto é um exemplo CA3M + dual case hilux

Abraço!
Kako

Costeleta
13/06/2014, 17:34
Gostei da adaptação!!! Mas gosto mais de cambio manual!! Gostei da ideia!!!

Costeleta
14/06/2014, 10:17
466918
Essa vai ser a caixa utilizada.

Costeleta
14/06/2014, 10:20
Esse vai ser o motor, ainda esta no carro doador!

mali9ski
15/06/2014, 14:24
Vc é fanatico por Aspirador de Pó então não vou perder tempo discutindo... só queira que vc me dissesse de quem são os motores que vc citou no seu post, e se tem videos de algum no dino.

vou acompanhar seu projeto, espero ver ela no dinamometro e videos dela no pesado, no pesado mesmo e usando os seus possiveis 400cv

boa sorte...:odedo:

Costeleta
17/06/2014, 15:50
Acompanhe e aprenda!!!

Costeleta
17/06/2014, 16:02
Vc é fanatico por Aspirador de Pó então não vou perder tempo discutindo... só queira que vc me dissesse de quem são os motores que vc citou no seu post, e se tem videos de algum no dino.

vou acompanhar seu projeto, espero ver ela no dinamometro e videos dela no pesado, no pesado mesmo e usando os seus possiveis 400cv

boa sorte...:odedo:

Golf Aspirado
Golf Velopark - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BsnDrLkYJO4)

!.8 20V Turbo 0,8 kg de pressão
IE 1.8T Longitudinal Intake Manifold Testing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FDktzY7fYJA)

1.8 16v Turbo Top
Gol turbo 1.000 hp FLD João Tasso - Teste de Resistência - Dinamômetro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5hNxkABvuyI)

Dar pra vc ter um gostinho!!! :bananadança:

mali9ski
18/06/2014, 13:39
Golf Aspirado
Golf Velopark - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BsnDrLkYJO4)

!.8 20V Turbo 0,8 kg de pressão
IE 1.8T Longitudinal Intake Manifold Testing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FDktzY7fYJA)

1.8 16v Turbo Top
Gol turbo 1.000 hp FLD João Tasso - Teste de Resistência - Dinamômetro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5hNxkABvuyI)

Dar pra vc ter um gostinho!!! :bananadança:


Hahahaha... Legal mas seria uma pena se ''alguns'' deles não fossem AP....

MD deifente de AP que é diferente do EA....

o seu também deve ser um EA 113

só falto o 1.7 16valvulas A 11000 rpm corendo em circuito com 340 hp e a gasolina...?

................:odedo2:

Costeleta
19/06/2014, 14:25
Hahahaha... Legal mas seria uma pena se ''alguns'' deles não fossem AP....

MD deifente de AP que é diferente do EA....

o seu também deve ser um EA 113

só falto o 1.7 16valvulas A 11000 rpm corendo em circuito com 340 hp e a gasolina...?

................:odedo2:

1 vídeo mostra esse motor 1.7 16v, que no caso desse golf foi alterado para 1.9, utiliza metanol com nitrometano e ultrapassa os 400cv, 2 vídeo e um motor ea 113 20v, se vc olhar na net tem muito bloco de ap com esse cabeçote com 700cv, 3 vídeo e um ap bloco baixo 1.8 com cabeçote 16v, com varias puxada no dino com 1050cv. Motor ea e apenas uma evolução do ap, assim como o ap e uma evolução do MD, um substitui o outro e um usa peças do outro, como pistão e biela, diferente do ea 111 que tem seus componentes internos diferentes, todos os cabeçotes ea 113 encaixa no bloco do motor AP, bloco ea 113 tem 2 retornos a mais de óleo e bomba de óleo na ponta do vira, pistões e bielas são as mesmas exceto no ea 113 1.6 que tem 149 mm e utiliza o pistão do 1.8 melhorando o RL do motor.
Com relação ao motor 1.7 16v e um pouco complicada de achar reportagens dele, quem sabe tudo e o dono desse golf, que importo esse motor da argentina, se eu não me engano, esse motor e preparado pela empresa Argentina Berta, que assim como vw, ela também prepara motores de outros fabricante, prepara motor para equipes gp3, raly e outras modalidades.
Esse motor que eu comprei e um AP bloco alto, que equipa o gol GTI 16v, Passat alemão 2.0 8v (uni fluxo ” cabeçote perinha” e fluxo cruzado), Golf 2.0 8v cabeçote fluxo cruzado “Alemão e Mexicano”, Bora..., new beetle, etc
Pode ir falando que eu tenho muito a te explicar, tenha raiva do AP, mas no Brasil e o melhor custo benefício, vai de 96hp ate mais de 1000hp, 8v, 16, 20v, 1.6, 1.8, 1.9, 2.0, 2.2. Toda empresa de performance vende peça, de todo preço e qualidade.

Tem essa matéria que explica toda a evolução do AP

*******Ap comanda eo resto obedece****: **************************História do Motor Ap**Ap Comanda Eo Resto Obedece ! (http://apcomandaeorestoobedece.blogspot.com.br/2011/02/historia-do-motor-ap.html)

Saveiro com ap 20v

SAVEIRO 20V Turbo no dinamometro XTREME POWERCHIPS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=higYFfILKSI)

Motor e motor só muda o formato!!! :news-coffee:

Costeleta
19/06/2014, 19:56
Correção, não e gp3 e sim formula 3.

Costeleta
19/06/2014, 20:05
Reportagem sobre AP

Volkswagen
Acho que seria lixado se não escreve-se sobre o motor AP. É certo que este motor é muito durável e resistente. Mas não é o melhor.(esta é minha opinião) Talvez seja mesmo o melhor, para quem busca um motor com custo de preparação bastante baixo e de fácil acesso. A configuração de diâmetro e curso na versão 2.0 L não é a ideal para um motor aspirado que se queira girar alto. Para o uso do turbo, sem duvida uma boa opção.
Devo ainda mencionar que a versão 16v do motor AP, usada no Gol GTI é mais eficiente devido a modificações também no bloco e bielas. Mas o cabeçote 16v da VW deixa a desejar quando comparado com as demais marcas. No mundo, são poucas as equipes que fazem uso do cabeçote 16v. Preferem a versão 8v de fluxo cruzado ou 20v. O 16v exige muito conhecimento. Muitos preparadores simplesmente acabam piorando o rendimento do motor ao efetuar modificações nesse cabeçote.
A explicação para a VW ter desenvolvido o cabeçote 20v, deve-se ao fato que o resultado do 16v em competições não agradou. O cabeçote 20v nasceu na verdade fora da VW. Equipes que utilizavam carros da marca em competições na Europa projetaram e fabricaram antes mesmo que a fabrica. Posteriormente a fabrica apenas redimensionou para uso em carros de rua. Pelo mundo a discussão sobre o cabeçote VW 8v versus 16v é bastante acirrada. Entre prós e contras, ganha aquele que chegar na frente.
Mas AP sem dúvida é o queridinho nacional. A preparação desse motor evoluindo muito. Principalmente quando turbinado. Aspirado este motor não consegue mais ser competitivo o bastante diante por exemplo do GM. Lembram do Kadett vermelho 444. Isso falando em motor na classe 2 litros. Mas se busca durabilidade e torque de sobra, o AP turbo é uma boa opção. Com o uso do cabeçote 8v normal ou fluxo cruzado podemos utilizar a configuração 2.0, mas se for utilizar o cabeçote 16v, virabrequim com menor curso é o ideal. O cabeçote 20v possibilita mais torque que o 16v e em rotações mais baixas. No resultado final a diferença de potencia não chega a ser muita. Mas o bom mesmo é AP 1.6 com cabeçote 20v. Na Alemanha encontramos preparadores utilizando esta configuração e atingindo 230 cv a 9000 RPM. Quem já teve um AP 1.6 aspirado sabe como é prazeroso acelerar este motor. Uma preparação básica de provas de turismo fornece 135 cv a 7000 RPM. Isso somente usando peças originais. Acrescente um bom comando e algumas outras modificações e espere entre 150 a 160 cv girando 7800 RPM fácil.

Os valores de potência e torque mencionados nessa seqüência de matérias podem ser atingidos uma vez que todo o motor receba modificações. Sendo estas realizadas por profissionais capacitados e com grande experiência em motores de altíssimo desempenho. O uso coreto de peças e a perfeita harmonia dos componentes vai possibilitar resultados semelhantes ou superiores. Não significando que seja fácil atingi-los.
Como podem perceber opção de motor não falta. Cada motor aqui mencionado tem grande potencial de chegar ao ponto mais alto do pódio. Basta alguém coloca-los para correr. Afinal, cavalo mal tratado não ganha corrida.

Fonte: DALUZ RACING.

Kako
19/06/2014, 23:07
Costeleta,

Vc pretende montar um motor com 400cv, mas essa potencia vai aparecer em qual faixa de giro?
qual o torque desse motor, vai estar no máximo em quantos giros?

Abraço!
Kako

Costeleta
20/06/2014, 11:16
Costeleta,

Vc pretende montar um motor com 400cv, mas essa potencia vai aparecer em qual faixa de giro?
qual o torque desse motor, vai estar no máximo em quantos giros?

Abraço!
Kako

Amigo,
Essa potencia deve vir a 6000 rpm e torque de 50 kgfm a 5000, a potencia vem forte a partir dos 3500 rpm.
Mas, estou concertando um Troller com motor AP, ele foi instalado um turbo e injeção programável, tive de refazer o motor dele, fiz umas modificações e espero ter potencia acima de 2500 rpm e uma linha de torque mais linear, esse motor deve render 250 a 280cv.

Abraço.

Kako
20/06/2014, 12:44
Costeleta,

Nos 4x4 quanto menor for a sua velocidade controlada, melhor e mais seguro vai ser passar por obstáculos, por isso privilegiamos o torque máximo em baixas rotações, mas para subir dunas se não tiver potência vai pipocar no meio. Entendo seu ponto de vista, por isso te indiquei a Dual case de Hilux. Cada uma tem redução de 2,28, isso vai te dar uma redução de 5,2x1 no Jeep é de 2,47 se não estou enganado. Pode ainda optar por, em uma das reduzidas colocar um kit de redução de 4,7:1, que vai te dar 10,7x1 de redução só na T-case, sem contar o câmbio e diferencial.

Ex:
1°M Reduzida dif.(43/8) = redução final
3x1 X 2,47x1 X 5,3x1 = 39,3x1 Jeep T-case original
3x1 X 5,20x1 X 5,3x1 = 82,7x1 Dual-case Hilux
3x1 X 10,7x1 X 5,3x1 = 170x1 Dual case + kit de redução 4,7x1 em uma das reduzidas

Com a Dual-case mesmo que o torque do seu motor só apareça em médias e altas rotações, vc vai ter muita força derivada da enorme redução mesmo que o motor em si não a ofereça.

Abraço!
Kako

Costeleta
21/06/2014, 14:25
Entendi seu ponto de vista, concordo plenamente com vc, no meu caso estou querendo usar a tcase da ranger que acopla nessa minha caixa sem adaptar, estou verificando relações mais curtas no diferencial, não sei se existe a 5,88 ou 6,11, pq também preciso encurta por causa do pneu, ve se vc me entende, estou partindo do principio de ter um jeep, sem a redução, com a mesma relação de um gol original, essa caixa da ranger tem a relação parecida com a do gol 2.0 16v que já e mais curta que a do gol 2.0 8v, porem 1 mais curta, onde a queda de rpm sempre vai estar na faixa de torque máximo do motor.

2.0 GTI 16V
1ª - 3,50:1
2ª - 2,12:1
3ª - 1,43:1
4ª - 1,03:1
5ª - 0,84:1
Ré - 3,44:1
Diferencial - 3,89:1

FSO 2405B
1ª -4,08:1
2ª -2,29:1
3ª -1,47:1
4ª -1,00:1
5ª - 0,81:1
Ré - 3,80,:1

Como a diferença de perímetro do pneu do gol, 181 cm, para o pneu 33, 263 cm, e de 45%, +/-, eu preciso de um diferencia 45% mais curto, que seria um 5,64, se eu não me engano tem um diferencia para o dana 44 Troller, 5,88, mas acho que vi um 6,11, me corrija se estiver errado, e onde posso compra, de preferencia mais resistente que o original, alem disso, a 1 marcha e mais ou menos 14% mais cuta, então, eu não vejo necessidade de mais redução.
Essa faixa de torque tambem pode melhorar pq esses dados que eu te passei e de um gol turbo carburado, como vou usar injeção consigo melhorar e muito esse torque em baixa e também utilizar de outros recursos que não são muito utilizados na arrancada, pela falta de necessidade de torque em baixa, mais, utilizados em carro de circuito e Rally, onde não pode haver esse "buraco" comum em carro turbo de rua e arrancada.

Gostei da sua iniciativa em me ajudar, se ou vesse 1/2 duzia de pessoas como vc, seria muito mais fácil montar um projeto, pelo que eu vi vc leu desde o inicio, e não sei se reparo, não tive muito incentivo para o meu projeto, na verdade, abri esse tópico, para obter informações e dicas do dia dia, mas, a unica coisa que eu li, foi comentarias que não estimula em nada a criação de nada, apenas receitas prontas, que fulano monto, meu avo que e mecânico, etc, não e só aqui no fórum, aqui na minha cidade também, o pessoal do grupo só critica, não acredita que uma gaiola pode ser criada sem a base de um chassi, motor só 6 de ópala, V8, Diesel. Mas e como eu converso com meus amigos, tudo depende de qual potenciá a pessoa quer, ate 600, qualquer 4 cilindros atende, 500 a 1000, V6, que na minha opinião e muito melhor que o 6 de opala, muito comprido, pesado, vareta de acionamento de válvula, etc, acima disso um V8, mas claro, se a pessoa gosta da zoada, estica, qualquer um atende a necessidade, e não precisa se preocupar com qual potencia ele vai ter.
E só um resumo da minha opinião das pessoas do mundo 4x4, vejo um grupo unido, onde um depende do outro, não se faz uma trilha sozinho, o meio e família, etc mas também vejo muito medo de novidade, tudo quebra nada aguenta, americano faz trilha com 1200 hp, aqui se espirro vai quebra, tudo e controle, depende de como vc vai montar, sei também que tem muita pessoa que monta umas loucuras e só da dor de cabeça, armengue, gambiarra, larga o carro dois meses parado, depois bate na chave e vai fazer uma trilha!!! ai fica difícil!!
Mesmo assim muito obrigado pela dica e se puder me dar mais, sou todo ouvidos, mas não fique chateado se eu ficar debatendo suas ideias e dicas, pois eu acho que é conversando e escutando que se aprende!!!

Valeu!! :concordo:

Kako
21/06/2014, 15:15
Costeleta,

Fica tranquilo, o povo critica mesmo, mas isso é da natureza humana, poucos pensam diferente por isso são criticados, relaxa!

A T-case da ranger se não estou enganado é a mesma do Troler, então ela tem redução, vai atender bem ao seu projeto já que vai dar uma melhorada no torque.
Bem quanto a relação, tem as difíceis de achar 53/9 (5,88), mas acho muito reduzido para pneus 35, sem contar que como tem mais dentes na coroa ela se torna mais frágil, eu de início usaria a 44/9 e se ficasse ruim xoxo, mudaria para a 43/8.

outra coisa a se pensar é o entre eixos, multiplique o diametro do pneu por 2,6 ou 2,7 3 terá um bom entre eixos.
ex: pneu 33 x 2,6 = 85,8 polegadas de entre eixos o jeep original tem 81"
pneus 35 x 2,6 = 91"

e tente manter o CG centro de gravidade do carro o mais baixo possível para não ficar tombando, o CG fica mais ou menos na altura dos parafusos que prendem a capa seca do cambio no motor

Quando começar a montar meu motor já sei quem eu vou importunar! kkkk

Abraço!
Kako

Costeleta
21/06/2014, 19:33
Valeu pelo incentivo!!! Com relação ao diferencial já tinha pensado nisso, quanto mais curta a relação mais frágil. Mas acho que tem coroa e pião importado mais forte que o original.
Não conhecia essa formula para calcular o entre eixo, fis o projeto com 2,30 metros, e o mesmo do Troller.
Caixa de redução, ranger, s10, Troller, frontier, todos com motor mwm e caixa eaton, são as mesmas, as vezes muda o formato mas são as mesmas, depende do ano, mas e a mesma.

Vc vai usar qual motor? Pode perguntar a vontade, se estiver dentro do meu pouco conhecimento, ajudarei com maior prazer!!!

Valeu!! :concordo:

Costeleta
21/06/2014, 20:05
Só pra atualizar as mudanças:

-Chassi e carroceria modelo tubular, grade dianteira e capo do Willys cj5 com suspensão for link.
-Cambio Eaton 2405B da Ranger Power Stronk, tem caixa seca de alumínio, mais facil para adapitar o motor.
-Caixa de redução Ranger Power Stronk, pluge play com a caixa.
-Diferencial dianteiro e traseiro do Troller a diesel 6 parafusos, pois vem com freio a disco nas 4, flutuante na traseira, possível upgrade sendo mais forte dos dana 44.
-Motor AP 2.0 8v Turbo, depois de uma pesquisa vi que o motor GM OHC 2.4 8v tem problema de aquecimento e peças mais caras para preparação, alem de ter um péssimo RL, se corrigido para 2.0, que tem um bom RL, tem o curso do eixo baixo 86mm contra 92,8 mm do motor AP, o que influencia no torque.

Kako
21/06/2014, 20:49
Sim as importadas sem duvida são mais fortes, mas faz um teste com as nacionais e veja qual se adapta melhor ao seu projeto, e isso só acelerando mesmo kkk

quanto a formula do entre eixos é uma referencia para variar americana,eles usam 2,7 como referencia por aqui muitos preferem 2,6. O Troller tem 90" vai bem com 33" e 35"

Meu motor também é um 4cc só que de opala, como vc viu na foto da Dual Case, o trem ficou bem comprido, e como vc eu não acho que preciso de um 6cc e estou enfrentando as mesmas criticas ao insistir no 4cc.

minha referencia são os 4.1
- Omega: 168cv e 29.1Kgf a 4500 RPM
- Silverado: 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM

A diferença basicamente é o comando
Se eu conseguir os números do 4.1 da silverado estará perfeito.

bom por enquanto tenho um cabeçote com os dutos polidos e as válvulas do chevrolet Brasil,um pouco maiores que as do Vortec, pistões 0,50 do gasolina que será retirado o rebaixo ficando plano, e o vira do 153, fiz as contas +/- vai ficar com 2.7cc
estou em divida sobre a injeção eletrônica, se uso Mono ou MPFI
E quanto ao módulo, se uso o Pulser Plus da Pandoo que controla só a injeção e o ponto com o DIS eliminando o distribuidor, ou uma completa com roda fonica.

comando mais manso o do opala a álcool mesmo
e não sei se um coletor de escape 4x1 vai favorecer o trorque em baixa.

e como ultimo recurso desesperado kkk um Blower Eaton M62 com inter cooler
Se puder me ajudar agradeço!

Abraço!
Kako

Kako
21/06/2014, 20:55
Só pra atualizar as mudanças:

-Chassi e carroceria modelo tubular, grade dianteira e capo do Willys cj5 com suspensão for link.
-Cambio Eaton 2405B da Ranger Power Stronk, tem caixa seca de alumínio, mais facil para adapitar o motor.
-Caixa de redução Ranger Power Stronk, pluge play com a caixa.
-Diferencial dianteiro e traseiro do Troller a diesel 6 parafusos, pois vem com freio a disco nas 4, flutuante na traseira, possível upgrade sendo mais forte dos dana 44.
-Motor AP 2.0 8v Turbo, depois de uma pesquisa vi que o motor GM OHC 2.4 8v tem problema de aquecimento e peças mais caras para preparação, alem de ter um péssimo RL, se corrigido para 2.0, que tem um bom RL, tem o curso do eixo baixo 86mm contra 92,8 mm do motor AP, o que influencia no torque.

Bem bacana!
vc tem os cálculos do 4link?

Abraço!
Kako

Costeleta
22/06/2014, 09:04
Kako,
Seu motor vai ser um 4cc?
Não tenho o calculo do 4 link, mas tenho o desenho.

Com relação a injeção e ia de Fueltech ft300 com roda fônica, pra mim e uma das que consegue o melhor acerto, ainda mais para o uso.
180cv você consegue nesse motor, vá de multiponto que fica melhor o acerto e vem mais potencia, utilize TBI original e não essas reabertas que vende no mercado.Faça um escape 4X2X1 e utilize um abafado reto, depois dele um tubo de diâmetro maior tipo um 3" ate o final. Se for usar junta de papel, vai ter de medir uma usada e vê a altura dela, exemplo, se tiver 1,5 mm, facear o bloco e deixar o pistão passando 0,8 mm do bloco, pistão reto como vc falou, eu colocaria oring no bloco, para vedação no lugar da junta original, custa em media R$500,00, muito melhor. Tucho mecânico, comando vc vê o melhor que saiu nos modelos originais ou os utilizados em Kit marinização que são melhores. Se preocupar com vedação de válvula de cabeçote, retrabalho de camará de combustão e retrabalho de cede, onde a um ganho maior de potencia. Taxa de compressão por volta de 16:1, pra isso vc tem de calcular. Isso para motor aspirado para turbo tem de diminuir a taxa.
O uso do blower tem de ver a pressão que vc consegue com ele, e bom de 1kg em diante. O uso do intercooler seco, tem o problema de variar muito a regulagem, fica difícil o acerto e vc tem de simular muitas variações de temperatura, e para a potencia que vc quer, não vejo necessidade.

Espero ter ajudado,
Abraço!

Kako
22/06/2014, 11:52
Costeleta,

V^se eu entendi direito.
- A junta que vc diz é a do cabeçote certo?
- O pistão tem que passar do bloco até o meio da junta +/-?
- esses oring's de vedação eu nunca ouvi falar
- Tuchos mecânicos ouvi dizer que tem que ficar regulando sempre, tipo a cada 200km 300 km e que ele fazem a diferença em altas rotações, eu quero um motor mais manso
- 16:1 não é muito para a gasolina?
- Com o Eaton M62 dá para tirar 1kg fácil ele atende motores até 4.0

Pro futuro num próximo up grade pretendo colocar o blower, qual a taxa ideal?

Com essa preparação esse motor vai render os 30kgf a uns 2500rpm +/-?

Muitas duvidas!
Abraço!
Kako

Kako
22/06/2014, 12:00
Costeleta,

Coloca as medidas do desenho nesta planilha que ela calcula

Abraço!
Kako

Costeleta
22/06/2014, 15:53
-Isso a junta e do cabeçote.
-Isso o pistão tem de passar do bloco ate o meio da junta.
-Oring's são feitos por algumas pessoas em SP, eu faço com Sapinho câmbios especiais.
Umas fotos deles:

467644

467645

Ele usa a junta de papel, corta a parde de metal, e coloca anel de bronze, e no bloco e feito uma cava de 1 mm X 1mm onde o anel de bronze encaixa.

Tucho mecânico não precisa ficar regulando tanto assim não, só regula quando alguma coisa esta errada, ou esta gastando o comando, ou as varetas ou o balanceiro, e com relação a motor mais manso e complicado, na verdade, você deve fazer para ter o melhor motor, esses detalhes estão mais para durabilidade do que para potencia.

-0 16:1 seria para rodar com álcool, mas se vc tem interesse em colocar blower, vc deixa com 10:1 roda com gasolina e quando colocar o blower, muda para o álcool. Nesse caso não precisa deixar passar o pistão do bloco, tem de calcular o cc do cabeçote para ver como vai montar o bloco e também tem de se pensar em pistões e bielas forjadas.

Com relação ao torque acredito que o torque máximo não passe dos 20 kg e com 2500 rpm na faixa de 12 a 15 kg, isso com o motor aspirado.

Valeu pela tabela, vou tentar calcular aqui!!

Abraço!

Costeleta
22/06/2014, 16:16
Costeleta,

Coloca as medidas do desenho nesta planilha que ela calcula

Abraço!
Kako

So não estou entendendo como colocar os dados, teria algum exemplo!

Kako
22/06/2014, 17:32
Costeleta,

Tem que pegar as medidas do eixo do chassi os suportes dos link's superior e inferior tanto no chassi como no eixo, a planilha está em polegadas então tem que converter

Wheelbase 85,0 in entre eixos
Tire Diameter 33,00 in diametro do pneu
Tire Rolling Radius 16,00 in centro do eixo
Vehicle CG Height 29,00 in centro de gravidade
Vehicle Mass 3.100 lb peso total do veiculo
Front Unsprung Mass 1.500 lb peso sobre eixo dianteiro
Rear Unsprung Mass 1.000 lb peso sobre o eixo trazeiro


Upper Links x y z
Frame End 25,60 12,00 25,00 in
X distancia linear entre os links
Y dist. do centro até o suporte do link
Z altura do link
Axle End 0,00 1,40 24,50 in
X posição do link no eixo a partir do centro do eixo
Y dist. do centro até o suporte do link
Z altura do link


Lower Links x y z
Frame End 36,60 8,00 20,00 in
Axle End 3,00 16,00 16,00 in


aqui tem muita informação sobre 4 link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/10266-4-link-calculator.html

Costeleta
22/06/2014, 18:36
So não estou entendendo como colocar os dados, teria algum exemplo!

Já achei um tópico aqui do fórum que explica como usar esse programa, muito complexo essa teoria do 4 link!!! Pelo desenho que eu fiz esta tudo errado!!!:banido:
Vou recalcular tudo!!!
Valeu mesmo pelas informações!!! E conversando que se aprende!!!!!!

Valeu!!! :concordo::concordo::concordo:

Kako
22/06/2014, 21:49
Costeleta,

Tenta deixar o anti-squat entre 70% e 100%, pode até deixar os upper links com regulagens para testar depois
O Roll Axis angle deixe o mais próximo de zero possível, melhor se for zero
E o Instant X-Axis center á frente do eixo dianteiro

é difícil mas da para fazer

fag.online
23/06/2014, 10:34
Acompanhando... pelo visto vai sair uma máquina topp... mtas vezes vejo os filmes de gaiolas americanas e fico sonhando acordado, rsss... boa sorte no projeto e se puder vá postando um passo a passo de tudo... quem sabe a gente "copeia" ele futuramente...

Costeleta
23/06/2014, 11:24
Acompanhando... pelo visto vai sair uma máquina topp... mtas vezes vejo os filmes de gaiolas americanas e fico sonhando acordado, rsss... boa sorte no projeto e se puder vá postando um passo a passo de tudo... quem sabe a gente "copeia" ele futuramente...

Muito Obrigado!! Se depender da vontade vai ser sim!!!
Vou colocar passo a passo!!! Vai ser demorado mas um dia sai!!! rsrsrsrsr

Valeu!! :concordo:

Costeleta
23/06/2014, 11:27
Costeleta,

Tem que pegar as medidas do eixo do chassi os suportes dos link's superior e inferior tanto no chassi como no eixo, a planilha está em polegadas então tem que converter

Wheelbase 85,0 in entre eixos
Tire Diameter 33,00 in diametro do pneu
Tire Rolling Radius 16,00 in centro do eixo
Vehicle CG Height 29,00 in centro de gravidade
Vehicle Mass 3.100 lb peso total do veiculo
Front Unsprung Mass 1.500 lb peso sobre eixo dianteiro
Rear Unsprung Mass 1.000 lb peso sobre o eixo trazeiro


Upper Links x y z
Frame End 25,60 12,00 25,00 in
X distancia linear entre os links
Y dist. do centro até o suporte do link
Z altura do link
Axle End 0,00 1,40 24,50 in
X posição do link no eixo a partir do centro do eixo
Y dist. do centro até o suporte do link
Z altura do link


Lower Links x y z
Frame End 36,60 8,00 20,00 in
Axle End 3,00 16,00 16,00 in


aqui tem muita informação sobre 4 link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/10266-4-link-calculator.html

Foi esse tópico que estou lendo!!! Com sua explicação ficou mais claro ainda, resumiu bastante!!!
Umas duvidas, nesse caso ela calcula o 4 link da traseira!? e o da dianteira?

Valeu!!! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Kako
23/06/2014, 19:50
Costeleta,

O Anti-squat determina o comportamento da suspensão durante a aceleração, se o A-S for de 100% a suspensão não baixa quando acelera, menos de 100% até 70% não baixa muito, acima de 100% a traseira levanta.

Quando se acelera o peso vai mais para o eixo traseiro, o dianteiro não influencia tanto, na frente o problema é o espaço devido o motor.
Se vc não tiver espaço pode usar os link's sem triangulação e usar uma Panhard para segurar o movimento lateral do eixo dianteiro e se vc for utilizar uma caixa de direção tipo a do opala vai evitar que o longo curso da suspensão influencie a direção.
Tem a opção de montar na dianteira um 3link + Panhard.

ou monta a dianteira igual a traseira, lembrando que em uma 4link com longo curso na dianteira costuma-se usar uma fullHidro como direção

Costeleta
28/06/2014, 09:38
Costeleta,

O Anti-squat determina o comportamento da suspensão durante a aceleração, se o A-S for de 100% a suspensão não baixa quando acelera, menos de 100% até 70% não baixa muito, acima de 100% a traseira levanta.

Quando se acelera o peso vai mais para o eixo traseiro, o dianteiro não influencia tanto, na frente o problema é o espaço devido o motor.
Se vc não tiver espaço pode usar os link's sem triangulação e usar uma Panhard para segurar o movimento lateral do eixo dianteiro e se vc for utilizar uma caixa de direção tipo a do opala vai evitar que o longo curso da suspensão influencie a direção.
Tem a opção de montar na dianteira um 3link + Panhard.

ou monta a dianteira igual a traseira, lembrando que em uma 4link com longo curso na dianteira costuma-se usar uma fullHidro como direção

Entendi mais ainda agora!!! Então esse calculo serve para calcular o movimento da suspensão na aceleração
Acho que da para fazer um 4 link na dianteira, porem com o comprimento das barras menores.
Refiz o calculo da suspensão e ficou ate mais homogenia o desenho da gaiola.

So não consegui anexa o arquivo mais coloquei esses dados no word:

Kako
28/06/2014, 17:44
Costeleta,

Zipa o arquivo antes de postar que dá certo.

É isso ai, tá ficando bom! mas vai ter que caprichar nos link's inferiores, eles estão compridos vai ter que reforçar eles, são os primeiros a receberem as pancadas e podem entortar.

Mais matéria sobre 4link,

Truck Suspensions, Four-Link Suspensions, and Suspension Installs - Part 2 - 4 Wheel & Off Road (http://www.fourwheeler.com/how-to/suspension-brakes/131-0307-four-link-suspension-part-2/)

Abraço!
Kako

Costeleta
29/06/2014, 09:43
Kako,

Basicamente esta no padrão dessa reportagem, só esta com a barra inferior mais baixa, no caso da reportagem ele coloca na altura do eixo, coloquei abaixo dele, como quero tirar um pouco mais de potencia do motor, acredito que ele transfira melhor a potencia para roda. No caso da reportagem o ponto de fixação da barra inferior no chassi fica depois do centro do entre eixo, mais próxima do eixo dianteiro, coloquei no centro, um pouco atras, 1 ou 2 polegadas. Esse arquivo do Excel e muito bom, segue o padrão de todas as reportagens, acredito que agora e só montar e testar, na verdade e uma teoria, tem de ver na pratica, vai demorar um pouquinho, mas melhorou muito o projeto!!!!!:safari-rig:

Fiz esse desenho da gaiola, já da pra ter uma ideia!

Valeu!

Glenio Ferraz
30/06/2014, 00:37
Entendi mais ainda agora!!! Então esse calculo serve para calcular o movimento da suspensão na aceleração
Acho que da para fazer um 4 link na dianteira, porem com o comprimento das barras menores.
Refiz o calculo da suspensão e ficou ate mais homogenia o desenho da gaiola.

So não consegui anexa o arquivo mais coloquei esses dados no word:


parabéns pelo post, acho que veio ao lugar certo pra aprender sobre 4x4 baixa velocidade, baixa potencia e alto torque na ponta de eixo(pneu) só aqui se consegue isso e o mali é a pessoa certa

Kako
30/06/2014, 02:14
Kako,

Basicamente esta no padrão dessa reportagem, só esta com a barra inferior mais baixa, no caso da reportagem ele coloca na altura do eixo, coloquei abaixo dele, como quero tirar um pouco mais de potencia do motor, acredito que ele transfira melhor a potencia para roda. No caso da reportagem o ponto de fixação da barra inferior no chassi fica depois do centro do entre eixo, mais próxima do eixo dianteiro, coloquei no centro, um pouco atras, 1 ou 2 polegadas. Esse arquivo do Excel e muito bom, segue o padrão de todas as reportagens, acredito que agora e só montar e testar, na verdade e uma teoria, tem de ver na pratica, vai demorar um pouquinho, mas melhorou muito o projeto!!!!!:safari-rig:

Fiz esse desenho da gaiola, já da pra ter uma ideia!

Valeu!


Costeleta,

Quando eu disse para caprichar nos links inferiores, é na construção e não na posição deles, baixos ou altos, eles são os primeiros a receberem as pancadas.

já os superiores, faça com regulagens para ver na prática qual se adapta melhor na sua forma de conduzir

Costeleta
30/06/2014, 07:48
Kako,
Entendi quando vc disse que era pra caprichar nos links inferior, eu só comentei com relação a reportagem e a formula do Excel, que e uma mão na roda para calcular os pontos de fixação, muito mais fácil como ensina na reportagem.:concordo:

Valeu!!!

Costeleta
30/06/2014, 08:02
parabéns pelo post, acho que veio ao lugar certo pra aprender sobre 4x4 baixa velocidade, baixa potencia e alto torque na ponta de eixo(pneu) só aqui se consegue isso e o mali é a pessoa certa

Glenio,
Muito obrigado!!! Não concordo com baixa velocidade no 4x4, e uma modalidade que pode ser feita em vários terrenos, de varias formas, com vários carros etc, tem espaço para todos os gostos, Mali???, não ajudou em nada, ele só colocou a opinião dele contra o motor AP, mas, foi a opinião dele, talvez por falta de conhecimento ou gosto mesmo. Existem perguntas em aberto no post, se ele e tão bom assim, pq não respondeu as perguntas e deu sua opinião???? Esta ai o exemplo do Kako, me ajudando muito no projeto!!!! :concordo:
Me desculpe pelo comentário, mas sou chato mesmo, e coloquei esse post para trocar experiencia e utilizar no meu projeto.

Abraço.

Glenio Ferraz
30/06/2014, 17:39
Glenio,
Muito obrigado!!! Não concordo com baixa velocidade no 4x4, e uma modalidade que pode ser feita em vários terrenos, de varias formas, com vários carros etc, tem espaço para todos os gostos, Mali???, não ajudou em nada, ele só colocou a opinião dele contra o motor AP, mas, foi a opinião dele, talvez por falta de conhecimento ou gosto mesmo. Existem perguntas em aberto no post, se ele e tão bom assim, pq não respondeu as perguntas e deu sua opinião???? Esta ai o exemplo do Kako, me ajudando muito no projeto!!!! :concordo:
Me desculpe pelo comentário, mas sou chato mesmo, e coloquei esse post para trocar experiencia e utilizar no meu projeto.

Abraço.



quem sabe um UTV P-Town UTV race Track - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8acNlg0TcQ4)
2013 Mystic Terracross Championship - Round 1 (CBS TV Show) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uBPTXAGoMQQ)

Costeleta
30/06/2014, 17:39
Não e pra tanto, um pouco menos!!!

Formula Offroad EXTREME HILL CLIMB - Skien FULL MOVIE! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BzKshx36h1g)

Esses pequenos também são legais, tem um amigo que tem um!!!