Conectar

Ver Versão Completa : Ponto Bf 161

gpolachini
02/04/2014, 15:38
Pessoal,

Estou com algumas duvidas para colocar o motor bf 161 no ponto.

1 - O motor Bf 161 gira para que lado horario ou anti-horario.
2 - Com o desenho que está anexo consigo colocar o motor no ponto ?
3 - Na hora de regular deve-se deixar a 5° conforme manual ou a 7° para compensar o uso do alcool na gasolina?
4 - Estou pensando em colocar uma ignição eletronica no meu jeep, existe algum impediditovo para isso ? Tipo meu jeep não tem caixa de fusiveis, isso poderia afetar em alguma parte o sistema de ignição ou nada haver?

Obrigado.

Jacimar
02/04/2014, 15:56
Boa tarde prezado Guilherme ! se não me falha a memória, o motor gira no sentido convencional, horário olhando pela frente e o distribuidor gira no sentido anti-horário, eu coloco no ponto "de ouvido" e testando na estrada, e não me preocupo muito com marcações, afinal um motor com 50 anos não tem muitas ressalvas com relação a isso . . . para ignição eletrônica você pode colocar um fusível avulso, o meu não tem . . . abração !

reslima
02/04/2014, 16:10
Gpolachini, se prepara que pessoal vai te dar umas pedradas dizendo que existem inúmeros tópicos no fórum falando a respeito, mas não vai ver muita gente disposta a te responder. kkkkkk
Vamos lá:
1 - BF161 gira anti horário (se estiver falando da ignição);
2 - Depende (kkkk);
3 - Qdo se usa álcool, o ideal é adiantar um pouco o ponto do motor.
4 - Não existe nada que impeça, pode instalar sem medo e vai ver que o motor vai ficar com um funcionamento bem legalzinho.

Os cabos estão fora? O motor não está funcionando? Se não estiver, avisa que aí vemos o que da pra ser feito.
Abraço.

eder martins
02/04/2014, 17:58
Comcomdo com o reslima principalmente na parte das pedradadas
ja tomei muitas...
kkk

gpolachini
02/04/2014, 19:35
É no forum tem muita coisa mesmo sobre isso, porem nenhuma especificamente sobre essas perguntas. Por isso postei.

reslima
03/04/2014, 08:33
Então, vamos continuar, diz aí, seu motor está funcionando? Caso não esteja, os cabos de vela estão no lugar? Se optar por ignição eletrônica, pretende colocar uma convencional ou uma Motorspice da vida?
Abraço.

É no forum tem muita coisa mesmo sobre isso, porem nenhuma especificamente sobre essas perguntas. Por isso postei.

gpolachini
03/04/2014, 09:21
Amigo,
O motor não está funcionando, os cabos estão no lugar.
Pretendo colocar uma convencional, estive pensando em comprar uma nova que a trator gama está vendendo.
Inicialmente o motor estava muito dificil de pegar, fui tentar ajustar conforme o manual e não deu certo.

reslima
03/04/2014, 10:00
Vamos lá, independente da marcação na polia e o que diz o manual, eu sempre faço o seguinte e nunca dá errado. Tire a vela do primeiro cilindro, faça uma pequena bola de papel e coloque "vedando" o buraco da vela, de um toque na partida e pare quando a bola de papel pular fora do buraco da vela. Em seguida, abra a tampa da distribuição e veja para onde o rotor está apontando. Feito isso, recoloque a tampa e a partir da posição que o rotor apontou, coloque os cabos na ordem 1-5-3-6-2-4 no sentido anti horário. Se a elétrica estiver ok e estiver com gasola, vai pegar de primeira, motor BF não tem frescura. Depois disso, se não tem pistola pra ajustar o ponto, acelere um pouco, mantenha em rotação constante e vá girando devagar o distribuidor, para um lado e para o outro até encontrar o ponto em que o motor apresentou um funcionamento melhor, vai depender muito do teu ouvido, mas te garanto que sempre fica muito próximo do que deve ser.
Abraço.

Ian Jeep
03/04/2014, 13:25
Vamos lá, independente da marcação na polia e o que diz o manual, eu sempre faço o seguinte e nunca dá errado. Tire a vela do primeiro cilindro, faça uma pequena bola de papel e coloque "vedando" o buraco da vela, de um toque na partida e pare quando a bola de papel pular fora do buraco da vela. Em seguida, abra a tampa da distribuição e veja para onde o rotor está apontando. Feito isso, recoloque a tampa e a partir da posição que o rotor apontou, coloque os cabos na ordem 1-5-3-6-2-4 no sentido anti horário. Se a elétrica estiver ok e estiver com gasola, vai pegar de primeira, motor BF não tem frescura. Depois disso, se não tem pistola pra ajustar o ponto, acelere um pouco, mantenha em rotação constante e vá girando devagar o distribuidor, para um lado e para o outro até encontrar o ponto em que o motor apresentou um funcionamento melhor, vai depender muito do teu ouvido, mas te garanto que sempre fica muito próximo do que deve ser.
Abraço.

Exatamente como o Reslima falou. No youtube tem uma demostração composta de 5 partes com o procedimento bem simples, no final só da o ajuste fino na pistola.

https://www.youtube.com/watch?v=KjJG7mU8nN4

instalei a minha recentemente a partir desses videos, abraços e boa sorte

gpolachini
03/04/2014, 18:00
Vou seguir o video e depois posto aqui como que o jeep ficou

xibiu!!!
18/02/2018, 14:40
Vou seguir o video e depois posto aqui como que o jeep ficou

Embora já se dê 4 anos da abertura do seu tópico com a dúvida, afinal como foi solucionado o problema?