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Ver Versão Completa : Viagem ao Chile de Tracker no inverno - Modificar viscosidade do óleo?



Azamba
01/04/2014, 19:39
Pessoal,

Eu e minha esposa vamos fazer uma expedição em agosto com a Tracker. Segue o roteiro (ao todo serão 7000 km, mais ou menos, rodados em 18 a 20 dias):

Porto Alegre -> Montevideo -> Colonia del Sacramento -> Buenos Aires -> Mendoza -> Santiago -> Villarrica -> San Martin de los Andes -> Villa la Angostura -> Santa Rosa -> Buenos Aires -> Colonia del Sacramento -> Rivera -> Porto Alegre

Atualmente uso óleo Shell HX5 15W50 (antes usava F1 Master 20W50, mas achava ruim, escurecia rápido e o consumo de óleo era maior que com o Shell). A pergunta é: como vai ser inverno e vou atravessar a Cordilheira dos Andes duas vezes, enfrentando temperaturas negativas, vale a pena se preocupar com a viscosidade do óleo? Talvez usar um óleo mais fino.

Outra questão: se continuar usando óleo mineral, vou ter que trocar pelo menos uma vez durante a viagem (5000 km).

Lembrando que a viatura é 2007/2008 e está com 78000 km.

Grato!
Abraços.

Ricardo Passoni
01/04/2014, 19:44
Azamba eu iria de sintetico 10w40 oleo para 7500 km vc vai e volta sem troca de óleo.
Abraço

Azamba
01/04/2014, 20:24
Azamba eu iria de sintetico 10w40 oleo para 7500 km vc vai e volta sem troca de óleo.
Abraço

Ricardo,

Seria bom, mas o uso de óleo sintético não dispersaria as possíveis sujeiras no interior do motor (causando algum entupimento)?

Ricardo Passoni
01/04/2014, 20:39
Não acredito que um motor com só 78k va ter este problema, vc usa qual tipo de gasolina , se for de boa qualidade não me preocuparia, desde quando vc esta com o carro, como era o histórico de manutenção tudo conta, mas va de oleo sintetico , ou na duvida semi sintetico, que vai atender a sua km .
Abraço

Glaicon
02/04/2014, 06:59
Pessoal,

Eu e minha esposa vamos fazer uma expedição em agosto com a Tracker. Segue o roteiro (ao todo serão 7000 km, mais ou menos, rodados em 18 a 20 dias):

Porto Alegre -> Montevideo -> Colonia del Sacramento -> Buenos Aires -> Mendoza -> Santiago -> Villarrica -> San Martin de los Andes -> Villa la Angostura -> Santa Rosa -> Buenos Aires -> Colonia del Sacramento -> Rivera -> Porto Alegre

Atualmente uso óleo Shell HX5 15W50 (antes usava F1 Master 20W50, mas achava ruim, escurecia rápido e o consumo de óleo era maior que com o Shell). A pergunta é: como vai ser inverno e vou atravessar a Cordilheira dos Andes duas vezes, enfrentando temperaturas negativas, vale a pena se preocupar com a viscosidade do óleo? Talvez usar um óleo mais fino.

Outra questão: se continuar usando óleo mineral, vou ter que trocar pelo menos uma vez durante a viagem (5000 km).

Lembrando que a viatura é 2007/2008 e está com 78000 km.

Grato!
Abraços.
Você pode usar o óleo 10W40 ou 5W30, sintético.
Como você fará longos percursos, mas com poucas paradas, não precisa se preocupar com a troca de óleo; e isto serve tanto para o mineral também.
Além do óleo mais apropriado para o frio, utilize aditivo no radiador, pois são anti-congelantes.
O da marca Radiadores Visconde é barato e é homologado pelo INMETRO.
Segue foto da embalagem.
E boa viagem.:concordo:

nanito
02/04/2014, 11:29
Legal essa tua viagem! Pretendo fazer um roteiro parecido com o meu Vitara também.

Me diga, como tu estás planejando a bagagem de ferramentas da viatura? É verdade ou é lenda que pra circular na Argentina tem que ter cambão de 1,80m e dois estepes?

Antes do carnaval fiz uma viagem por todo o litoral do Uruguay até a Colonia. Vale muito a pena, muitas praias bonitas, estradas boas e sem trânsito.

Abraço!

arlei_vitara
02/04/2014, 18:41
Tche Nanito, dois estepes é LENDA, mas o tal cambão é realidade, li em algum lugar e está na regulamentação dos "hermanos"......de toda forma, esteja preparado para uma infinidade de exigencias e "leis" que a policia caminera sempre inventa para extorquir uns trocados dos turistas, tais como ADESIVO 110km/h (exigido pela lei argentina para caminhonetes leves, e talvez jipes :-( ) , proibição de quebra mato, proibição de engate de parachoque, proibição de usar o GPS sobre o painel etc etc

Estive recentemente na Argentina, para evitar dor de cabeça aluguei um carro lá e rodei 1.500km em uma semana passando por varias barreiras da policia caminera sem nunca ser parado....tenta com carro de placas brasileiras :-)

Glaicon
03/04/2014, 06:51
Tche Nanito, dois estepes é LENDA, mas o tal cambão é realidade, li em algum lugar e está na regulamentação dos "hermanos"......de toda forma, esteja preparado para uma infinidade de exigencias e "leis" que a policia caminera sempre inventa para extorquir uns trocados dos turistas, tais como ADESIVO 110km/h (exigido pela lei argentina para caminhonetes leves, e talvez jipes :-( ) , proibição de quebra mato, proibição de engate de parachoque, proibição de usar o GPS sobre o painel etc etc

Estive recentemente na Argentina, para evitar dor de cabeça aluguei um carro lá e rodei 1.500km em uma semana passando por varias barreiras da policia caminera sem nunca ser parado....tenta com carro de placas brasileiras :-)
Rodamos pela Argentina ano passado.
Da pesquisa que fizemos pré-viagem, as exigências são para o cambão, dois triângulos e seguro carta-verde.
Só pediram para ver o certificado do seguro na aduana.
Durante a viagem eles param você sempre.
Porém, o único pedido de propina foi bem simpático, pois era uma "ajuda para reformar o postinho policial".
Meu amigo, que estava em outra viatura só disse "que não tinha efetivo (dinheiro); só tarjeta (cartão)."
O cara sorriu e desejou boa viagem.
Talvez o fato de estarmos em três viaturas tenha diminuído a investida deles, mas que saímos do país como uma boa impressão, saímos.:concordo:

Azamba
06/04/2014, 19:31
Obrigado pelas dicas, pessoal!

nanito, só vou levar as ferramentas básicas (alicates, chaves de boca, fenda, etc.). Se der problema na Tracker, peço ajuda para me rebocarem até algum mecânico ou aciono o seguro.

O meu maior medo é chegar no pé da Cordilheira e não conseguir cruzar por causa das nevascas ou do mau tempo. Aí estraga todo o planejamento e as reservas de hotéis/hostels... Meu plano B, caso isso aconteça, é descer pela Ruta 40 até San Martin de Los Andes (com pneu para asfalto =/).

Vamos na fé!

Brüner
06/04/2014, 20:32
Azamba, quando você sai para expedição?
Eu irei fazer a viagem também, saiu 19 de maio de SP, pretendo ficar 2 meses foras, mas o planejado é rodar bem, 18mil km. Vou com o Jimny e mais um tanque extra para não passar apuros devido a sua baixa autonimia na estrada...

Por razão do inverno, recomendaria usar um óleo mais fino, tipo um 5w40 para facilitar na partida, prefira um sintético puro de marcas boas como Valvoline, Havoline, Pentosin, Castrol, etc...

Rainer 89
07/04/2014, 00:21
Obrigado pelas dicas, pessoal!

nanito, só vou levar as ferramentas básicas (alicates, chaves de boca, fenda, etc.). Se der problema na Tracker, peço ajuda para me rebocarem até algum mecânico ou aciono o seguro.

O meu maior medo é chegar no pé da Cordilheira e não conseguir cruzar por causa das nevascas ou do mau tempo. Aí estraga todo o planejamento e as reservas de hotéis/hostels... Meu plano B, caso isso aconteça, é descer pela Ruta 40 até San Martin de Los Andes (com pneu para asfalto =/).

Vamos na fé!

Azamba

Como vc vai cruzar a cordilheira é bom ter um jogo de correntes para as rodas. É obrigatório ter correntes nas rodas motrizes do veiculo para circular na neve. Outra obrigatoriedade é andar com os faróis acesos nas rodovias mesmo de dia.
Quanto a policia fique tranquilo, já fiz 4 expedições, com meus pais, para Argentina e Chile e nunca tivemos problemas. As vezes eles pedem uma ajuda para a gasolina da viatura ou alguma bobagem do tipo mas de forma amigável, não é uma extorsão, se vc der 5 pesos os caras vão ficar felizes e te desejar boa viagem.
Quanto ao óleo, no manual tem uma relação temperatura x tipo de óleo (tem que ser mais fino mesmo). E faça a troca no momento certo o óleo por lá custa mais ou menos o mesmo que aqui e não faltam lugares para fazer a troca. No mais não esqueça do anticongelante alem do radiador na aguá do esguicho do vidro (isso vende em qualquer posto de gasolina).

Espero ter ajudado...
Att,

pacosancas
07/04/2014, 05:46
Azamba,

Nunca dirigi na Argentina ou no Chile, mas o que eu levo aqui na Espanha no inverno se cruzar alguma área de montanha (tem temperaturas de até -25ºC) é:

- Correntes para neve (porém, são correntes de material têxtil por causa de não caber as correntes de aço entre a roda e o amortecedor nos meus carros daqui). Neles, utilizo as correntes nas rodas da frente. No Grand Vitara seria nas traseiras.
- Luvas! É impossuível colocar as correntes na neve sem luvas!
- O óleo que utilizo no Mazda é 5W30; no Alfa é 5W40 (esse é mais difícil de achar). Serve para o ano tudo (com temperaturas em verão de 40ºC ou mais).
- Tento sempre ter o tanque cheio, e abastecer enquanto estiver meio tanque. Se ficar atolado na neve, o motor aceso com o ar quente ligado pode salvar sua vida!
- Levo sempre um cobertor no bagageiro, pela mesma ração.
- O circuito de água do motor cheio de anticongelante, e também na água dos vidros.
- Lembre-se que a performance da bateria e bem pior em clima frio. Se tiver dúvida, troque a bateria por uma de boa marca (no Grand Vitara tenho uma Bosch de 85 Ah, ótima).
- Se tiver que deixar o carro na noite com temperaturas sub-zero, lembre-se de levantar os limpadores do pára-brisas. Se não fazer isso, ficaram colados ao vidro pelo gelo, e se ativar eles, pode até queimar o motorzinho.
- Para tirar o gelo colado nos vidros de manhã, aqui tenho um "risca-vidros" (não sei que nome tem em português, mas pode server qualquer lâmina de plástico duro):

http://www.diariomotor.com/imagenes/saab_funk-is_ice_scraper.jpg

Azamba
07/04/2014, 19:29
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!

- As famosas "cadenas" nós vamos comprar chegando em Mendoza, parece que lá é mais barato;
- Luvas e roupas especiais para frio intenso nós pretendemos comprar na fronteira (freeshop);
- Tanque sempre cheio (OK);
- Cobertores nos bancos de trás (OK);
- Anti-congelante até na água de beber (OK);
- A minha bateria atual é uma Moura 60Ah, mas já está dando sinais de cansaço. Vou pôr outra Moura 70Ah quando chegar perto de agosto.
- A viatura vai passar por uma bela revisão antes de irmos.
- Óleo: permanece a pulga atrás da orelha. Trocar o mineral por um sintético a essa altura do campeonato... Sou mais de manter o 15W50 e trocar por lá, tenho medo de soltar borra quando colocar o sintético, que é mais dispersante que o óleo mineral.

Bruner, vou fazer a viagem entre 2/8 e 21/8, que é quando consigo tirar férias.