PDA

Ver Versão Completa : Estilo de Direção - Qual seu Perfil?

eduardodesaa
01/04/2014, 10:34
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...

Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?

Abraço!!

Sidnei
01/04/2014, 10:41
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...

Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?

Abraço!!

Se estiver na trilha com a reduzida ligada, com certeza sair em 2ª marcha é o mais comum (raramente uso a primeira reduzida), mas no asfalto, sair em segunda só se estiver em uma reta ou descida (mesmo assim raramente saio em segunda).

leodbc
01/04/2014, 11:00
Com reduzida sempre arranquei em segunda, agora no asfalto só se for em descida e um pouco depois de soltar o freio, ou seja, já com o carro começando a andar, ai sim arranco em segunda.

Abraço

homerohermida
01/04/2014, 12:55
Acho que deveria arrumar um outro mecânico para conversar...

Fabio_Roberto
01/04/2014, 14:26
KKKKK acho que seu mecânico acha que é de caminhão, fala pra ele que parece um mas não é caminhão...

Saia sempre de primeira marcha, como disseram acima a não ser que esteja na reduzida ou em uma ladeira...

Thiago Pereira
01/04/2014, 14:47
Excelente dica! Com isso a embreagem vai embora mais rápido e o mecânico fatura mai$$.

Falando serio, quanto mais reduzido arrancar melhor, mais o sistema é poupado.
Em um caminhão projetado para arrastar 45t, naturalmente vazio as primeiras marchas são extremamente reduzias e desnecessárias, mas não em um Troller.

Gustavo D
02/04/2014, 01:48
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?Abraço!!É melhor mudar de mecânico mesmo... mas por outro lado, sei o que ele quis dizer. É que o troller é reduzido demais. Anda numa ranger 3.0 pra ver a diferença. Meu irmão tem uma e onde ele coloca segunda marcha, eu fico de terceira. Ele de primeira, eu de segunda.A segunda marcha do troller é mais reduzida que a primeira da minha pajero 2.8 (que tem 205 mil km e embreagem original). Eu várias vezes saio de segunda no trânsito com o troller. Em descida íngreme é normal sair de segunda com quase qualquer carro, mas no troller, saio em qualquer descidinha ou no plano mesmo. Só evito em subida, pra não patinar.

OBS: Eu uso pneu BF AT 31"!

Bernardo Hoelz
02/04/2014, 09:00
É melhor mudar de mecânico mesmo... mas por outro lado, sei o que ele quis dizer. É que o troller é reduzido demais. Anda numa ranger 3.0 pra ver a diferença. Meu irmão tem uma e onde ele coloca segunda marcha, eu fico de terceira. Ele de primeira, eu de segunda.A segunda marcha do troller é mais reduzida que a primeira da minha pajero 2.8 (que tem 205 mil km e embreagem original). Eu várias vezes saio de segunda no trânsito com o troller. Em descida íngreme é normal sair de segunda com quase qualquer carro, mas no troller, saio em qualquer descidinha ou no plano mesmo. Só evito em subida, pra não patinar.

OBS: Eu uso pneu BF AT 31"!

A caixa do troller 2006 é mais reduzida do que as do 2007 pra frente.

Julio_ASRJ
02/04/2014, 09:25
No troller original, com pneu 255/75R15 dá pra sair tranquilo em segunda. Não só o câmbio é bem reduzido, mas o diferencial também. É isso que o diferencia tanto de outros veículos diesel do mesmo porte. A maioria das montadoras mascara motores fracos, sem potência e torque com relações curtas. O troller só recebe motor torcudo e é mais reduzido que os "mascarados".

Sabendo usar, você sai sem prejuízo em segunda. Não sabendo, pode sair em primeira ou ficar em ponto morto que também vai dar merd@!

[]s toyo-trolleiros

Marcelo Oyarzábal
02/04/2014, 10:51
Acho que você tem que escolher outro mecânico, Eduardo.
O seu ta fora da casinha, vai forçar a embreagem e motor arrancando em segunda, em uma trilha se for reduzido tudo bem, 99% das vezes é em segunda, mas não no dia a dia.

Um abraço.

eduardodesaa
02/04/2014, 11:30
Realmente acho que entendi o que o mecânico falou, é bem como o Gustavo D comentou.
Por o Troller possuir uma caixa reduzida, pode ser comum arrancar de 2ª marcha.

Abraço

Paulo Cowboy
02/04/2014, 14:51
Ando com pneu 33... mesmo sendo chipado é foda sair em segunda... tem de ficar queimando embreagem... portanto, arranco em primeira, ando 10 metros e ja bato segunda... kkkk

Julio_ASRJ
02/04/2014, 20:39
Ando com pneu 33... mesmo sendo chipado é foda sair em segunda... tem de ficar queimando embreagem... portanto, arranco em primeira, ando 10 metros e ja bato segunda... kkkk

Paulo, já dirigi troller com pneu 32" mud e já não dá mais pra arrancar de segunda como relatado aqui. Acredito ser válido para trollers com pneus leves e de diâmetro até no máximo 31". Sendo um pneu mud ou recapado, já força mais também. Aí é melhor usar sempre a primeira mesmo.

Em reduzida, é outra história.

Paulo Cowboy
02/04/2014, 22:41
Sim, o esquema é sempre arrancar em primeira... na reduzida acho que é melhor arrancar em segunda...

leodbc
03/04/2014, 12:18
As únicas mesmo que se deve arrancar em segunda sao as que tem a primeira muito curta, para substituir a reduzida, tipo Marrua, ou as Band mais antigas.

Abraço

Martin427
04/04/2014, 09:53
Por falar em estilo de direção ...

Me envolvi em uma perseguição na cidade com o Troller (2012 3.0, BF AT 33 com 32 libras, espaçadores AVM, resto original e suspensão totalmente revisada) alguns dias atrás. Seguem algumas impressões de como é dirigir um Troller de maneira extremamente violenta no asfalto:

1 - Chamar isso de estabilidade força um pouco a barra, mas o carro é capaz de contornar curvas rápido muito melhor do que você imagina quando anda de boa. Aderna bastante, mas estabiliza sem desgarrar as rodas do lado interno da curva.

2 - Mudanças bruscas de direção (fazer um "S"): o jipe até responde, mas há um limite (que não é claro) a partir do qual ou vc tira o pé ou vc não consegue mais colocar o carro em linha reta, ate que ele rode. A manha é prestar atenção no adernamento: quando você muda a direção rapidamente, o jipe leva uns instantes até "desinclinar" de um lado e "inclinar" pro outro. Durante esses instantes, se você tentar fazer outra mudança de direção, o carro desequilibra completamente. Mas se você deixar a carroceria rolar até o final antes de trocar a direção, sem problemas.

3 - Não sai de frente de jeito nenhum: no limite extremo (uma curva mto fechada em asfalto bom, sem acelerar) o o jipe provavelmente vai tombar, mas não sai de frente.

4 - O carro sai de traseira com uma facilidade impressionante, basta entrar na curva acelerando um pouco mais ou um pouco menos (sim, se você entrar numa curva de baixa com a rotação alta e tirar o pé, a traeira sai tanto quanto se vc tivesse entrado na faixa de maior torque e acelerado forte - com a diferença que no 1o caso é bem mais dificil controlar) e a traseira vai embora. É muito difícil controlar: o contra-esterço cai na situação 2. Em outras palavras: esquece, não existe drift de troller no asfalto.

Lembrando que uso pneus 33AT e espaçadores, o que muda completamente o carro. Nada disso deve ser válido pra 31 ou originais.

abraço,
Martin

homerohermida
04/04/2014, 10:50
Pelo jeito você saiu vivo! Já está no lucro...