Ver Versão Completa : Estilo de Direção - Qual seu Perfil?
eduardodesaa
01/04/2014, 10:34
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...
Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?
Abraço!!
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...
Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?
Abraço!!
Se estiver na trilha com a reduzida ligada, com certeza sair em 2ª marcha é o mais comum (raramente uso a primeira reduzida), mas no asfalto, sair em segunda só se estiver em uma reta ou descida (mesmo assim raramente saio em segunda).
Com reduzida sempre arranquei em segunda, agora no asfalto só se for em descida e um pouco depois de soltar o freio, ou seja, já com o carro começando a andar, ai sim arranco em segunda.
Abraço
homerohermida
01/04/2014, 12:55
Acho que deveria arrumar um outro mecânico para conversar...
Fabio_Roberto
01/04/2014, 14:26
KKKKK acho que seu mecânico acha que é de caminhão, fala pra ele que parece um mas não é caminhão...
Saia sempre de primeira marcha, como disseram acima a não ser que esteja na reduzida ou em uma ladeira...
Thiago Pereira
01/04/2014, 14:47
Excelente dica! Com isso a embreagem vai embora mais rápido e o mecânico fatura mai$$.
Falando serio, quanto mais reduzido arrancar melhor, mais o sistema é poupado.
Em um caminhão projetado para arrastar 45t, naturalmente vazio as primeiras marchas são extremamente reduzias e desnecessárias, mas não em um Troller.
Gustavo D
02/04/2014, 01:48
Galera, gostaria de saber qual estilo de direção(modo de dirigir) de suas viaturas...Conversando com um mecânico, ele me recomendou que, eu quando fosse arrancar com o carro usasse a 2ª marcha ao invés da 1ª. O que vcs acham?Abraço!!É melhor mudar de mecânico mesmo... mas por outro lado, sei o que ele quis dizer. É que o troller é reduzido demais. Anda numa ranger 3.0 pra ver a diferença. Meu irmão tem uma e onde ele coloca segunda marcha, eu fico de terceira. Ele de primeira, eu de segunda.A segunda marcha do troller é mais reduzida que a primeira da minha pajero 2.8 (que tem 205 mil km e embreagem original). Eu várias vezes saio de segunda no trânsito com o troller. Em descida íngreme é normal sair de segunda com quase qualquer carro, mas no troller, saio em qualquer descidinha ou no plano mesmo. Só evito em subida, pra não patinar.
OBS: Eu uso pneu BF AT 31"!
Bernardo Hoelz
02/04/2014, 09:00
É melhor mudar de mecânico mesmo... mas por outro lado, sei o que ele quis dizer. É que o troller é reduzido demais. Anda numa ranger 3.0 pra ver a diferença. Meu irmão tem uma e onde ele coloca segunda marcha, eu fico de terceira. Ele de primeira, eu de segunda.A segunda marcha do troller é mais reduzida que a primeira da minha pajero 2.8 (que tem 205 mil km e embreagem original). Eu várias vezes saio de segunda no trânsito com o troller. Em descida íngreme é normal sair de segunda com quase qualquer carro, mas no troller, saio em qualquer descidinha ou no plano mesmo. Só evito em subida, pra não patinar.
OBS: Eu uso pneu BF AT 31"!
A caixa do troller 2006 é mais reduzida do que as do 2007 pra frente.
Julio_ASRJ
02/04/2014, 09:25
No troller original, com pneu 255/75R15 dá pra sair tranquilo em segunda. Não só o câmbio é bem reduzido, mas o diferencial também. É isso que o diferencia tanto de outros veículos diesel do mesmo porte. A maioria das montadoras mascara motores fracos, sem potência e torque com relações curtas. O troller só recebe motor torcudo e é mais reduzido que os "mascarados".
Sabendo usar, você sai sem prejuízo em segunda. Não sabendo, pode sair em primeira ou ficar em ponto morto que também vai dar merd@!
[]s toyo-trolleiros
Marcelo Oyarzábal
02/04/2014, 10:51
Acho que você tem que escolher outro mecânico, Eduardo.
O seu ta fora da casinha, vai forçar a embreagem e motor arrancando em segunda, em uma trilha se for reduzido tudo bem, 99% das vezes é em segunda, mas não no dia a dia.
Um abraço.
eduardodesaa
02/04/2014, 11:30
Realmente acho que entendi o que o mecânico falou, é bem como o Gustavo D comentou.
Por o Troller possuir uma caixa reduzida, pode ser comum arrancar de 2ª marcha.
Abraço
Paulo Cowboy
02/04/2014, 14:51
Ando com pneu 33... mesmo sendo chipado é foda sair em segunda... tem de ficar queimando embreagem... portanto, arranco em primeira, ando 10 metros e ja bato segunda... kkkk
Julio_ASRJ
02/04/2014, 20:39
Ando com pneu 33... mesmo sendo chipado é foda sair em segunda... tem de ficar queimando embreagem... portanto, arranco em primeira, ando 10 metros e ja bato segunda... kkkk
Paulo, já dirigi troller com pneu 32" mud e já não dá mais pra arrancar de segunda como relatado aqui. Acredito ser válido para trollers com pneus leves e de diâmetro até no máximo 31". Sendo um pneu mud ou recapado, já força mais também. Aí é melhor usar sempre a primeira mesmo.
Em reduzida, é outra história.
Paulo Cowboy
02/04/2014, 22:41
Sim, o esquema é sempre arrancar em primeira... na reduzida acho que é melhor arrancar em segunda...
As únicas mesmo que se deve arrancar em segunda sao as que tem a primeira muito curta, para substituir a reduzida, tipo Marrua, ou as Band mais antigas.
Abraço
Martin427
04/04/2014, 09:53
Por falar em estilo de direção ...
Me envolvi em uma perseguição na cidade com o Troller (2012 3.0, BF AT 33 com 32 libras, espaçadores AVM, resto original e suspensão totalmente revisada) alguns dias atrás. Seguem algumas impressões de como é dirigir um Troller de maneira extremamente violenta no asfalto:
1 - Chamar isso de estabilidade força um pouco a barra, mas o carro é capaz de contornar curvas rápido muito melhor do que você imagina quando anda de boa. Aderna bastante, mas estabiliza sem desgarrar as rodas do lado interno da curva.
2 - Mudanças bruscas de direção (fazer um "S"): o jipe até responde, mas há um limite (que não é claro) a partir do qual ou vc tira o pé ou vc não consegue mais colocar o carro em linha reta, ate que ele rode. A manha é prestar atenção no adernamento: quando você muda a direção rapidamente, o jipe leva uns instantes até "desinclinar" de um lado e "inclinar" pro outro. Durante esses instantes, se você tentar fazer outra mudança de direção, o carro desequilibra completamente. Mas se você deixar a carroceria rolar até o final antes de trocar a direção, sem problemas.
3 - Não sai de frente de jeito nenhum: no limite extremo (uma curva mto fechada em asfalto bom, sem acelerar) o o jipe provavelmente vai tombar, mas não sai de frente.
4 - O carro sai de traseira com uma facilidade impressionante, basta entrar na curva acelerando um pouco mais ou um pouco menos (sim, se você entrar numa curva de baixa com a rotação alta e tirar o pé, a traeira sai tanto quanto se vc tivesse entrado na faixa de maior torque e acelerado forte - com a diferença que no 1o caso é bem mais dificil controlar) e a traseira vai embora. É muito difícil controlar: o contra-esterço cai na situação 2. Em outras palavras: esquece, não existe drift de troller no asfalto.
Lembrando que uso pneus 33AT e espaçadores, o que muda completamente o carro. Nada disso deve ser válido pra 31 ou originais.
abraço,
Martin
homerohermida
04/04/2014, 10:50
Pelo jeito você saiu vivo! Já está no lucro...