Ver Versão Completa : Turbinar o OHC 2.3 original do Jeep 4cc... alguem fez? vale a pena?
POPEYE MIT
30/03/2014, 19:48
Turbinar o OHC 2.3 original do Jeep ... alguem fez? vale a pena?
4X4GARAGE
30/03/2014, 21:30
Eu já fiz e ficou muito bom! Coloquei uma apl240 c coletor de tubos e diminui o caracol quente em uns 4 a 5mm pra melhorar a pegada em baixa e usei carburador 2e da pampa 1.8.
QQ coisa to ai![]s
POPEYE MIT
31/03/2014, 05:48
Eu já fiz e ficou muito bom! Coloquei uma apl240 c coletor de tubos e diminui o caracol quente em uns 4 a 5mm pra melhorar a pegada em baixa e usei carburador 2e da pampa 1.8.
QQ coisa to ai![]s
Com quanto de pressao? E a configuracao do seu jeep. Mo meu caso estou com as pesadas 15 x 10 de aço e vou optar por mud 33.mas vou deixar meus eixos originais por enquanto.
4X4GARAGE
31/03/2014, 08:10
os pneus serao recapados? se for tudo novo da pra ir de 9x44 se nao for aconselho 8x43,usava 1 kilo de pressão no alcool com junta de aço,se nao me engano é a original da ranger.
[]s
POPEYE MIT
31/03/2014, 09:11
os pneus serao recapados? se for tudo novo da pra ir de 9x44 se nao for aconselho 8x43,usava 1 kilo de pressão no alcool com junta de aço,se nao me engano é a original da ranger.
[]s
Sim garage, sao pneus novos (não recapados) e a relação é original 9x44. Já tive carro a gasolina que turbinei e mantive gasolina, mas vc acha que no caso do 4cc jeep é possivel manter gasolina?
4X4GARAGE
31/03/2014, 12:52
Eu nunca gostei de turbinar a gasolina pq o ponto térmico é baixo, mas vai de cada um né!ABS
è um dos motores mais usados pra uso turbinado. saia inclusive de fábrica com turbo nos ford e mercury americanos, o mesmo motor do jeep e Maverick fabricado aqui em Taubaté e exportado lá pra fora.
chinelao4x4
02/04/2014, 14:12
è um dos motores mais usados pra uso turbinado. saia inclusive de fábrica com turbo nos ford e mercury americanos, o mesmo motor do jeep e Maverick fabricado aqui em Taubaté e exportado lá pra fora.
Verdade , me parece que no chile , argentina tinham tambem , se fosse fácil achar um kit desse pronto pra instalar e ia arriscar a por.
Alcides Arantes
03/04/2014, 11:01
Bom dia!
Com relação ao motor ohc, teve uma versão do mustang, ( 78 se não me engano) que saiu turbo tbm;
Eu estou num processo meio de loco aqui, soh que com um motor de opala 4cc, tudo começou com o fato injeção eletronica, ai quando estavo tudo ajeitado, um "capeta de um amigo me deu uma turbina k16 do golf, ai ja viu neh;
A configuração ficou a seguinte:
Opala 4 cc cabeçote trabalhado, tucho mecanico, comando 272, bloco 151 com vira brequin 153;
Coletor de admissão com 4 bicos de astra flex ja trabalhado por eletrovasão e tbi do golf 46mm;
Roda Fonica auto trax, bobina de corsa;
Bomba eletrica mercedes;
Injeção programavel fuel tech 300;
Coletor de escape Lessan ( chevete para motor de opala, pois a turbina fica atraz do farol, bem alto)
K16, sem valvula de alivio, somente com 700 g
tudo isso em um cambio original, 3 marchas 1º seca, e simplesmente ficou FANTASTICO....
Estou trocando o cambio por opção pois ja tinha o clarck guardado, mas o jeep ficou muito bom, sem buraco, esperto de saida, e p minha surpresa, antes fazia uma media de 3 km /litro de alcool, agora esta fazendo 5Km/l.
Gostei muito e recomendo, a até algumas melhorias posso indicar, assim economizando tempo e R$
Valeu
POPEYE MIT
03/04/2014, 18:32
è um dos motores mais usados pra uso turbinado. Saia inclusive de fábrica com turbo nos ford e mercury americanos, o mesmo motor do jeep e maverick fabricado aqui em taubaté e exportado lá pra fora.
imagino que lá eles rodavam com gasolina
POPEYE MIT
03/04/2014, 18:34
bom dia!
Com relação ao motor ohc, teve uma versão do mustang, ( 78 se não me engano) que saiu turbo tbm;
eu estou num processo meio de loco aqui, soh que com um motor de opala 4cc, tudo começou com o fato injeção eletronica, ai quando estavo tudo ajeitado, um "capeta de um amigo me deu uma turbina k16 do golf, ai ja viu neh;
a configuração ficou a seguinte:
Opala 4 cc cabeçote trabalhado, tucho mecanico, comando 272, bloco 151 com vira brequin 153;
coletor de admissão com 4 bicos de astra flex ja trabalhado por eletrovasão e tbi do golf 46mm;
roda fonica auto trax, bobina de corsa;
bomba eletrica mercedes;
injeção programavel fuel tech 300;
coletor de escape lessan ( chevete para motor de opala, pois a turbina fica atraz do farol, bem alto)
k16, sem valvula de alivio, somente com 700 g
tudo isso em um cambio original, 3 marchas 1º seca, e simplesmente ficou fantastico....
Estou trocando o cambio por opção pois ja tinha o clarck guardado, mas o jeep ficou muito bom, sem buraco, esperto de saida, e p minha surpresa, antes fazia uma media de 3 km /litro de alcool, agora esta fazendo 5km/l.
Gostei muito e recomendo, a até algumas melhorias posso indicar, assim economizando tempo e r$
valeu
será que esta receita seria a mesma para o 4cc da ford?
Alcides Arantes
08/04/2014, 07:42
Bom dia!
Acredito que sim, porem até acho que o ohc fica um pouco melhor, pois dá mais rotação, na maioria dos casos os ohc são bem mais espertos que o opala.
POPEYE MIT
08/04/2014, 14:32
Bom dia!
Acredito que sim, porem até acho que o ohc fica um pouco melhor, pois dá mais rotação, na maioria dos casos os ohc são bem mais espertos que o opala.
hummmmmm ... estrelinhas na minha mente . rsrsrsrsrsrsrsr
Bom dia!
com certeza absoluta! Motor 4 cil do opala, é bom, é rustico, durável, manutenção facilima, etc, etc, mas num acompanha o OHC não, nem original muito menos se preparado. O OHC é muito mais moderno e no projeto dele já era previsto ele trabalhar sobrealimentado, na época do projeto do motor Gm(lá nos anos 50) acho que nem tinham inventado o turbo ainda...kkkk
com certeza absoluta! Motor 4 cil do opala, é bom, é rustico, durável, manutenção facilima, etc, etc, mas num acompanha o OHC não, nem original muito menos se preparado. O OHC é muito mais moderno e no projeto dele já era previsto ele trabalhar sobrealimentado, na época do projeto do motor Gm(lá nos anos 50) acho que nem tinham inventado o turbo ainda...kkkk
Dodger, tenho no meu jeep um ohc e terei que abri-lo pois esta abaixando muito o nível de oleo, caso seja necessário retificá-lo, tu tens alguma receita leve de preparação, por exemplo modificações no cabeçote?
eu mexeria só em taxa de compressão(rebaixo de cabeçote), a taxa original dele é muito baixa e ele responde muito bem com taxas mais altas perto de 9:1, e metia uma ignição eletronica de alta potencia. pra uso normal num precisa mais. e se ainda tiver com o solecão simples original, arruma um carbura melhorzinho pra ele tipo um 3e ou o solx h-34 mesmo(original no OHc que vinha em Maverick)
só lembra de fazer o rebaixo bem feito, medindo e calculando tudo antes pra saber exatamente quanto pode tirar pra chegar na taxa que vc quer.
fogoncalves
10/07/2014, 15:04
hummmmmm ... estrelinhas na minha mente . rsrsrsrsrsrsrsr
Caro, eu instalei uma .50 no meu, mas uso uma PANDOO EFI-4 há mais de 2 anos. O maior problema que tenho é com temperatura em trechos de longo deslocamento e acima dos 70 km/h. Após passar por uma situação, onde um amigo que tem um CJ3 com motor de Opala 4CC e teve o cabeçote trincado no meio do nada, eu resolvi não mais investir no OHC. O OHC é muito bom, mas não se acha peças com facilidade, já o de Opala 4CC é igual a moeda de R$ 1,00... Até padaria tem!
Comprei motor de Opala 4CC bem novo por R$ 600,00 completo! Até com embreagem! Comprei um cambio de Chevette por R$ 180,00... Por isso estou caindo pra essa opção também. Como já tenho a PANDOO, vou manter essa no meu motor GM 4CC. Mandei fazer um comando que privilegia torque em baixas rotações e pra alta a turbina .50 dá conta do recado. Uso pneus 33" e nas subidas parece estar usando roda aro 13 de Uno. Ele sobe do jeito que desceu. Isso com o OHC quando fiz uma viagem de Brasília a Goiânia.
Nas trilhas a temperatura não subia de jeito algum, a PANDOO sempre acusava 60ºC à 65ºC. Na estrada eu cheguei a andar a mais de 130 km/h, mas não rodava 5 min e tinha que tirar o pé, pois a temperatura chegava a 115ºC. Em conversa com preparadores, pelo fato de ser um motor 2.3, e isso vale pro 2.5 do Opala, a turbina tem que ser de .50 pra cima(Caixa Quente), o carburador ou o TBI de no mínimo 65mm... Se não for assim, esquenta mesmo. Por isso estou com meu GM 2.5 4CC sendo trabalhado artesanalmente para não ter mais que tirar o pé por conta de aquecimento anormal.
No meu entender, para o uso que damos às nossas viaturas, o motor do Opala, mesmo não sendo tão eficiente quanto um OHC, ele leva a vantagem de facilidade de peças pelos cantos do Brasil. No caso que citei no inicio do post, nós estávamos numa currutela de apenas 5 ruas e nem Banco do Brasil tinha na cidade. Encontramos 2 Ferros-Velhos com 6 Opalas e Caravans pra tirar peças... Se fosse o OHC que tivesse trincado o cabeçote, eu teria que voltar com ele trincado ou na plataforma... Além das peças do GM 4CC serem muito mais baratas que do OHC... Vale a reflexão.
Bom, qualquer questão sobre tudo isso, pode perguntar, pois sou eu mesmo que faço tudo nos meus carros e motos, apesar de ser um analista de sistemas. A mecânica pra mim é hobby.
Abraço,
kaiser64
10/07/2014, 16:37
Caro, eu instalei uma .50 no meu, mas uso uma PANDOO EFI-4 há mais de 2 anos. O maior problema que tenho é com temperatura em trechos de longo deslocamento e acima dos 70 km/h. Após passar por uma situação, onde um amigo que tem um CJ3 com motor de Opala 4CC e teve o cabeçote trincado no meio do nada, eu resolvi não mais investir no OHC. O OHC é muito bom, mas não se acha peças com facilidade, já o de Opala 4CC é igual a moeda de R$ 1,00... Até padaria tem!
Comprei motor de Opala 4CC bem novo por R$ 600,00 completo! Até com embreagem! Comprei um cambio de Chevette por R$ 180,00... Por isso estou caindo pra essa opção também. Como já tenho a PANDOO, vou manter essa no meu motor GM 4CC. Mandei fazer um comando que privilegia torque em baixas rotações e pra alta a turbina .50 dá conta do recado. Uso pneus 33" e nas subidas parece estar usando roda aro 13 de Uno. Ele sobe do jeito que desceu. Isso com o OHC quando fiz uma viagem de Brasília a Goiânia.
Nas trilhas a temperatura não subia de jeito algum, a PANDOO sempre acusava 60ºC à 65ºC. Na estrada eu cheguei a andar a mais de 130 km/h, mas não rodava 5 min e tinha que tirar o pé, pois a temperatura chegava a 115ºC. Em conversa com preparadores, pelo fato de ser um motor 2.3, e isso vale pro 2.5 do Opala, a turbina tem que ser de .50 pra cima(Caixa Quente), o carburador ou o TBI de no mínimo 65mm... Se não for assim, esquenta mesmo. Por isso estou com meu GM 2.5 4CC sendo trabalhado artesanalmente para não ter mais que tirar o pé por conta de aquecimento anormal.
No meu entender, para o uso que damos às nossas viaturas, o motor do Opala, mesmo não sendo tão eficiente quanto um OHC, ele leva a vantagem de facilidade de peças pelos cantos do Brasil. No caso que citei no inicio do post, nós estávamos numa currutela de apenas 5 ruas e nem Banco do Brasil tinha na cidade. Encontramos 2 Ferros-Velhos com 6 Opalas e Caravans pra tirar peças... Se fosse o OHC que tivesse trincado o cabeçote, eu teria que voltar com ele trincado ou na plataforma... Além das peças do GM 4CC serem muito mais baratas que do OHC... Vale a reflexão.
Bom, qualquer questão sobre tudo isso, pode perguntar, pois sou eu mesmo que faço tudo nos meus carros e motos, apesar de ser um analista de sistemas. A mecânica pra mim é hobby.
Abraço,
Amigo será que a caixa de chevette vai aguentar um gm 151 turbo? pergunto pois estou pensando em colocar essa caixa quando sobrara tempo $$ e penso futuramente em um turbo, mas quero uma caixa que não tenha que trocar novamente
fogoncalves
11/07/2014, 15:07
Amigo será que a caixa de chevette vai aguentar um gm 151 turbo? pergunto pois estou pensando em colocar essa caixa quando sobrara tempo $$ e penso futuramente em um turbo, mas quero uma caixa que não tenha que trocar novamente
Kaiser64, eu não testei ainda na prática, mas como o cambio do Chevette é muito barato, já tenho 2 em casa e pretendo comprar mais 2, eu não vou me preocupar com isso. Um cambio bom de 5 marchas e que aguenta a porrada custa por volta dos R$ 2.000,00... E não é garantido que ele vá aguentar de verdade... Motores turbinados, caso haja alguma orelhada do piloto, normalmente vai o cambio ou o motor... Agora, eu turbinei o OHC e rodando com o cambio 4 marchas original e nunca deu pala. Ele já estava com a segunda escapando e mesmo assim não deu nada.
Depois que eu instalar o GM 4cc e o cambio do Chevete, vou levar o meu Jeep para fazer o acerto da injeção no dinamômetro. Assim que eu testar ele, eu posto o resultado.
Ander Som
15/07/2014, 15:22
Olá Pessoal,
O meu Azulão tá com motor OHC 2.3, na trilha não tive problema ainda, quando falta força a reduzida ajuda e tá tudo certo! hehe Porém na estrada é dificil conseguir manter 90 ~100Km/h, na serra não passa de 60Km/h de jeito nenhum.
Conversei com meu mecanico e ele me aconselhou a trocar o motor por um de S10 2.4.
Vocês pode me ajudar?
Não conheço muito sobre mecânica, qual seria uma receita de bolo simples de modificações no OHC para conseguir uma melhora de potencia e de velocidade final?
Analisando vários tópicos sobre melhorias no OHC, estou pensando em rebaixar o cabeçote (não sei quanto ainda), e colocar uma turbina. Para turbina é preciso converter ele para Alcool, certo? como posso fazer isso?
Abraços!
Olá Pessoal,
O meu Azulão tá com motor OHC 2.3, na trilha não tive problema ainda, quando falta força a reduzida ajuda e tá tudo certo! hehe Porém na estrada é dificil conseguir manter 90 ~100Km/h, na serra não passa de 60Km/h de jeito nenhum.
Conversei com meu mecanico e ele me aconselhou a trocar o motor por um de S10 2.4.
Vocês pode me ajudar?
Não conheço muito sobre mecânica, qual seria uma receita de bolo simples de modificações no OHC para conseguir uma melhora de potencia e de velocidade final?
Analisando vários tópicos sobre melhorias no OHC, estou pensando em rebaixar o cabeçote (não sei quanto ainda), e colocar uma turbina. Para turbina é preciso converter ele para Alcool, certo? como posso fazer isso?
Abraços!
Ander som, procura o Dodger, usuário aqui do fórum, ele com certeza pode te ajudar.
[]'s
fogoncalves
15/07/2014, 16:32
Olá Pessoal,
Vocês pode me ajudar?
Abraços!
Caro, se rebaixar o cabeçote, não turbine! Vai ser uma quebra depois da outra. O Turbo é igual a rebaixar o cabeçote. Você aumenta a compressão enquanto o motor acelera. Aumentando muito é quebra na certa! Os motores ideias pra turbo são os que tem o cabeçote orix.
Quanto ao álcool, eu não fiz nada de diferente, mas uso injeção eletrônica programável. Por isso, não mexi em nada mais. O próprio Turbo já se encarregou de "rebaixar" o tanto necessário pro motor rodar a álcool. O resto foi acerto na injeção.
Se for partir pra injetar, talvez a opção do 2.4 da GM seja muito boa! É um motor moderno, já injetado e muito forte para um Jeep. Já ouvi vários relatos de satisfação com essa mecânica. Além de ser uma opção bem mais barata que fazer o tanto de alteração que eu fiz no meu. E pra quem não entende muito, mexer com turbo é meio dor de cabeça. Melhor não arriscar. Tem muitas variáveis envolvidas e o conhecimento ajuda muito a evitar quebras.
O Turbo é muito bom para não faltar força, mas a hora que faltar... o estrago é grande. Nas trilhas, ele deixa o carro meio indomável. Tem que brincar muito pra conseguir dosar o pé. Numa subida, se o turbo enche, normalmente o piloto passa sufoco pois o Jeep enlouquece. Tem que ter muita malícia e preparo pra controlar o Jeep em situações de necessidade de força. O giro sobe numa velocidade enorme!
Bom, espero ter te ajudado, mas qualquer opção terá seus prós e seus contras. O ideal é você ajustar isso à sua necessidade.
Abraço,
JAFER2014
10/10/2019, 18:32
boa tarde
Gostaria de saber se o turbo em motores OHC nao ´´força ´´ muito o cambio original , no caso de um Jeep 82 , o cambio é o 04 marchas .
Outra questao seria como ficaria a reduzida ? nao tem perigo de ´´estourar ´´ o diferencial rapidamente ?
Obrigado
fogoncalves
11/10/2019, 08:23
boa tarde
Gostaria de saber se o turbo em motores OHC nao ´´força ´´ muito o cambio original , no caso de um Jeep 82 , o cambio é o 04 marchas .
Outra questao seria como ficaria a reduzida ? nao tem perigo de ´´estourar ´´ o diferencial rapidamente ?
Obrigado
Caro, vou falar por experiência própria, pois meu Jeep Willys tem essa mesma configuração (Motor OHC, Cambio original de 4 marchas, relação original 9/44, porém eu uso pneu A/T 33"). Com o turbo ele subia na mesma balada da descida. Não perdia rendimento.
569065
O cambio original é muito ruim. Eu fiz uma expedição de 2.200 km com ele e, como eu estava com minha filha, que na época tinha 1 ano e 1 mês, completou 1 ano e 2 meses durante a viagem, levei muita tralha em cima do Jeep Willys (Além de uma Campings Wolrd no "Teto" - Foto acima). Com o motor OHC turbinado e injetado, ele se comportou bem na viagem, porém o cambio esquentava muito! Depois de quente, ele arranhava até quando eu pensava em engatar uma marcha. Quanto a forçar o resto do conjunto, é claro que maior potência vai gerar maior esforço do restante do conjunto. Exigir brutalidade o motor vai te dar, mas se não dosar o pé e não se preocupar com o restante, vai moer tudo sim! Não tem cerveja grátis!
Atualmente estou reformando meu Willys e vou usar o cambio do Chevette 5 marchas. A diferença é o destino que meu Willys terá. Ele será mais para expedições e não para trilhas pesadas. Como eu tenho outros 2 Jipes, ele será o Jeep de passear com a família e fazer expedições longas, ou seja, trilhas leves a moderadas, nada de querer subir parede ou atravessar pântanos...
O que vc tem que ter em mente é o seguinte:
Saiba o que vc tem de equipamento e aprenda a respeitá-lo. Se vc abusar, ele vai abusar de vc!!!
JAFER2014
21/10/2019, 12:34
Caro, vou falar por experiência própria, pois meu Jeep Willys tem essa mesma configuração (Motor OHC, Cambio original de 4 marchas, relação original 9/44, porém eu uso pneu A/T 33"). Com o turbo ele subia na mesma balada da descida. Não perdia rendimento.
569065
O cambio original é muito ruim. Eu fiz uma expedição de 2.200 km com ele e, como eu estava com minha filha, que na época tinha 1 ano e 1 mês, completou 1 ano e 2 meses durante a viagem, levei muita tralha em cima do Jeep Willys (Além de uma Campings Wolrd no "Teto" - Foto acima). Com o motor OHC turbinado e injetado, ele se comportou bem na viagem, porém o cambio esquentava muito! Depois de quente, ele arranhava até quando eu pensava em engatar uma marcha. Quanto a forçar o resto do conjunto, é claro que maior potência vai gerar maior esforço do restante do conjunto. Exigir brutalidade o motor vai te dar, mas se não dosar o pé e não se preocupar com o restante, vai moer tudo sim! Não tem cerveja grátis!
Atualmente estou reformando meu Willys e vou usar o cambio do Chevette 5 marchas. A diferença é o destino que meu Willys terá. Ele será mais para expedições e não para trilhas pesadas. Como eu tenho outros 2 Jipes, ele será o Jeep de passear com a família e fazer expedições longas, ou seja, trilhas leves a moderadas, nada de querer subir parede ou atravessar pântanos...
O que vc tem que ter em mente é o seguinte:
Saiba o que vc tem de equipamento e aprenda a respeitá-lo. Se vc abusar, ele vai abusar de vc!!!
Boa tarde amigo , agradeço as respostas , concordo com tudo que falou
Tenho algumas perguntas : com esses pneus 33´´ e com o turbo , nas rodovias , o Jeep nao ´´pula´´ muito se passar dos 90 km/h ? Sua suspensao é original ou possui feixes de Toyota ?
Abraços
fogoncalves
21/10/2019, 13:04
Boa tarde amigo , agradeço as respostas , concordo com tudo que falou
Tenho algumas perguntas : com esses pneus 33´´ e com o turbo , nas rodovias , o Jeep nao ´´pula´´ muito se passar dos 90 km/h ? Sua suspensao é original ou possui feixes de Toyota ?
Abraços
Caro, minha suspensão era original, apenas com Jumelos Altos. Eu não sentia nada de desconforto. Aliás, numa expedição que rodamos 2.200 km, eu estava com uma barraca Camping's World no teto, muita bagagem e tive um problema de super aquecimento no motor, em um determinado ponto, eu passei no rádio para ninguém tentar me acompanhar, pois eu precisava de vento de frente. Acelerei muito e cheguei até os 163km/h no GPS. Sei que não é a coisa mais sensata a se fazer, mas rodei em velocidades superiores a 130 km/h por muitos kms e não senti insegurança em nenhum momento. Em velocidades superiores, meu Jeep se comportou muito bem. Eu uso caixa de direção hidráulica da S10. Tinha uma folga por conta das junções, mas mesmo assim, ele estava na mão.
Ah, uma coisa que acho que eu não mencionei foi o da economia. Ele roda no álcool e mesmo completamente pesado, eu fiz a primeira perna da expedição com um amigo que tem um Willys CJ3 1951 com motor de Opala 4 cilindros. Abastecemos no mesmo posto para sair, viajamos juntos até Paracatu-MG (local de encontro com os demais expedicionários), quando paramos no posto, o meu pegou 47 litros de álcool e o dele pegou 45 litros de Gasolina. Eu com muita tralha, peso e ele sozinho no CJ3 dele com pouquíssima bagagem. A quantidade de peso do meu era muito superior... Achei que o consumo do meu ficou muito bom por se tratar de álcool e todo o peso que ele arrastava.
Agora estou trabalhando num upgrade geral: suspensão helicoidal, adaptando portas do Troller, para-brisas do Troller, ar condicionado, capota rígida e alonguei a carroceria pra comportar melhor minhas filhas (3 e 6 anos). Esse meu Willys vai ser exclusivamente para expedições e talvez para o Dia-a-Dia, caso fique bem confortável.
JAFER2014
23/01/2020, 02:01
Olá amigo Fernando ,
Recentemente adquiri um Jeep Ford 1982 Motor OHC 2.3 álcool Turbo/Intercooler ,Módulo de injecao eletronica - Fuel Tech FT 250 ,Quatro bicos injetores Bosch 2.0 flex e o ex proprietario disse que efetuou a retifica completa da turbina 48 e fez instalacao de caixa quente 0.63 +Válvula de alívio 150; Race SPA .O cambio é o original 4 marchas , relaçao original.Como o amigo tem um Jeep com caracteristicas muito semelhantes , acredito que possamos trocar algumas impressoes. Atualmente , por exemplo , andando em primeira , segunda e até terceira marcha em baixa velocidade por volta dos 3000 rpm a Fuelltech acusa em media 89 graus , porem em rodovia na quarta marcha ou se precisar aumentar a rotaçao acima dos 4000 rpm e a turbina encher , a temperatura aumenta facil para 100 graus ... já chegou a 115 ... inclusive está baixando o nivel do oleo em media 500 ml por tanque de combustivel rodado ...o consumo esta na faixa dos 3 a 4km/lt.Percebi que o fato de baixar o oleo se deve a dois fatores : primeiro esta vazando pela base do motor , talvez seja retentores e segundo , ao tirar o pé do acelerador ele ´´fuma´´ ,é geralmente quando se aciona a valvula de alivio e ele ´´apita´´ , mas nao é sempre que isso ocorre ...engraçado que ele nao ´´fuma´´ acelerando e o motor nao tem barulho de valvulas batendo nem nada do tipo.Outro fato curioso é que ( algumas vezes ) o motor desliga em descidas ou quando se tira o pé do acelerador ... por ter injeçao eletronica esse fato me chamou atençao pois geralmente isso ocorre com carburador , sem contar que de manha preciso dar umas 5 partidas para ele pegar e depois que pega ele nao tem força se o motor estiver com menos de 65 graus de temperatura ...( tenho reservatorio de partida a frio , coloquei gasolina , apertei o botaozinho da partida a frio ... mas o botaozinho nao faz nada hehe )Em relaçao ao cambio original 4 marchas até o momento ele nao ´´saiu fora de controle´´ ou seja , andei em rodovias , peguei transito e ele se manteve sem grandes arranhoes , apenas uma observaçao , a embreagem é bem dura com o trafego lento de SP , certo dia fiquei uma hora e meia andando em primeira marcha e meu Jeep nao tem freio de mao.Sei que seria interessante levar em alguém que faça o acerto da Fueltech bem como também preciso fazer uma revisao geral mas por enquanto estou apenas testando rsrs
Abraços
fogoncalves
23/01/2020, 16:04
Olá amigo Fernando ,
Recentemente adquiri um Jeep Ford 1982 Motor OHC 2.3 álcool Turbo/Intercooler ,Módulo de injecao eletronica - Fuel Tech FT 250 ,Quatro bicos injetores Bosch 2.0 flex e o ex proprietario disse que efetuou a retifica completa da turbina 48 e fez instalacao de caixa quente 0.63 +Válvula de alívio 150; Race SPA .O cambio é o original 4 marchas , relaçao original.Como o amigo tem um Jeep com caracteristicas muito semelhantes , acredito que possamos trocar algumas impressoes. Atualmente , por exemplo , andando em primeira , segunda e até terceira marcha em baixa velocidade por volta dos 3000 rpm a Fuelltech acusa em media 89 graus , porem em rodovia na quarta marcha ou se precisar aumentar a rotaçao acima dos 4000 rpm e a turbina encher , a temperatura aumenta facil para 100 graus ... já chegou a 115 ... inclusive está baixando o nivel do oleo em media 500 ml por tanque de combustivel rodado ...o consumo esta na faixa dos 3 a 4km/lt.Percebi que o fato de baixar o oleo se deve a dois fatores : primeiro esta vazando pela base do motor , talvez seja retentores e segundo , ao tirar o pé do acelerador ele ´´fuma´´ ,é geralmente quando se aciona a valvula de alivio e ele ´´apita´´ , mas nao é sempre que isso ocorre ...engraçado que ele nao ´´fuma´´ acelerando e o motor nao tem barulho de valvulas batendo nem nada do tipo.Outro fato curioso é que ( algumas vezes ) o motor desliga em descidas ou quando se tira o pé do acelerador ... por ter injeçao eletronica esse fato me chamou atençao pois geralmente isso ocorre com carburador , sem contar que de manha preciso dar umas 5 partidas para ele pegar e depois que pega ele nao tem força se o motor estiver com menos de 65 graus de temperatura ...( tenho reservatorio de partida a frio , coloquei gasolina , apertei o botaozinho da partida a frio ... mas o botaozinho nao faz nada hehe )Em relaçao ao cambio original 4 marchas até o momento ele nao ´´saiu fora de controle´´ ou seja , andei em rodovias , peguei transito e ele se manteve sem grandes arranhoes , apenas uma observaçao , a embreagem é bem dura com o trafego lento de SP , certo dia fiquei uma hora e meia andando em primeira marcha e meu Jeep nao tem freio de mao.Sei que seria interessante levar em alguém que faça o acerto da Fueltech bem como também preciso fazer uma revisao geral mas por enquanto estou apenas testando rsrs
Abraços
Caro, vou te dar algumas dicas que são mais para carros turbo do que para Jeeps... Pelo relato, sua turbina não está legal... Turbinas recondicionadas costumam ir pro saco bem rapidinho. Aliás, isso é sempre uma loteria, literalmente, pois dá mais problema (erro) do que vc ser "sorteado na mega sena"... Portanto, se tá fumando é sinal que ela já está deixando passar óleo pelo mancal. Já o caso da sua injeção, o acerto passará por algumas alterações no coletor de admissão. O meu tem o seguinte sintoma. Quando ele está em marcha lenta, se eu trisco no acelerador, a sonda zera e ele morre... É sempre uma arte nas trilhas e em qualquer situação, pois se paro no sinal de trânsito e vou arrancar, tenho que cuidar pra acelerar "certo" pra ele não morrer... Eu já me bati muito com esse problema e até já vi isso em outros motores injetados, como o do Opala 4 cilindros (muito usados nos Jeeps). Depois de muito estudar o problema, observei que o motor GM 4.1 injetado, que é proveniente de um outro motor carburado, eles fizeram aquele coletor de admissão com uma galeria de ar depois do TBI e não deve ter sido de graça. Eu vou criar um "parecido" pro meu OHC e para os motores GM 4 cilindros também, para ver se esse problema dele morrer quando acelero acabar.
Quanto a temperatura, observe seu escapamento (se for estreito), seu TBI(estreito - Ideal é acima de 55mm) e o radiador (além da ventoinha). No meu, também tive esse problema de aquecimento. Numa trilha travada ele não esquentava, mas na estrada e em uso acima de 80 km/h, ele esquentava muito! Numa viagem ele chegou a 116ºC. Instalei uma ventoinha de 10 pás de um motor de caminhão... Não lembro qual! Mas na marcha lenta ela gera uma ventania atrás do carro! kkkk Depois disso, a temperatura não passou de 64ºC... Isso eu afundando o pé na estrada. E claro! Tem que manter o radiador limpo e em boas condições.
Quanto a demorar a pegar, acho que possa ser velas. Se o acerto da injeção estiver ok, e com a partida a frio, ele tem que pegar de 1ª com um toquinho! Pelo menos o meu fazia assim. Nunca tive problema depois que instalei a partida a frio.
No mais, pode me chamar aqui que o que eu puder ajudar e esclarecer, eu o farei de boa.
Abraço,
JAFER2014
24/01/2020, 12:12
olá amigo , agradeço mais uma vez pela atençao , realmente tem razao , inclusive tambem tenho que tomar cuidado ao acelerar corretamente se nao ele morre ... em relaçao ao escapamento é de 2,5 pol , e ele tem uma ventuinha boa mas mesmo assim ele esquenta bem ...
farei assim que possivel uma revisao geral na turbina / motor / radiador / injeçao e depois lhe passo quais foram os resultados
grande abraço