Conectar

Ver Versão Completa : Pergunta aos donos de Wrangler [combustivel]

Rafapinho
30/03/2014, 10:07
Olá a todos!

que o Wrangler é beberrão, não é novidade. O meu faz na cidade 5,5 km/l (6 chorando), e apesar disso gosto muito do carro. MAAAS, fico pensando em expedições, passeios à outras cidades etc. Juntando o consumo alto, tanque pequeno (o meu tem uns 57 litros) e a gasolina a 3,16 acabo me desanimando um pouco com o carro.

Gostaria de saber de vocês, donos de wrangler:

1) qual sua média de consumo cidade/estrada
2) vocês fazem viagem com o Wrangler? Se sim, qual o consumo e como fazem para superar a pequena autonomia do carro?
3) expedições longas estão fora de cogitação com esse carro né?

abraços!

FCH
30/03/2014, 23:36
Olá a todos!

que o Wrangler é beberrão, não é novidade. O meu faz na cidade 5,5 km/l (6 chorando), e apesar disso gosto muito do carro. MAAAS, fico pensando em expedições, passeios à outras cidades etc. Juntando o consumo alto, tanque pequeno (o meu tem uns 57 litros) e a gasolina a 3,16 acabo me desanimando um pouco com o carro.

2) vocês fazem viagem com o Wrangler? Se sim, qual o consumo e como fazem para superar a pequena autonomia do carro?

abraços!

Ola´ Vade e demais.
Entrei aqui no forum hoje justamente para saber mais sobre esta questão!
Vou pegar carona no tópico e perguntar se tem como melhorar o consumo do carro com algum tipo de modificação sem prejudicar o desempenho do mesmo....?

E curiosidade, la´ fora esse carro tambem bebe desse jeito ? Ou a diferença e´ pouca , so´ por conta do melhor combustivel ?
Estou atras de um Wrangler automat. usado para comprar (97 - 2000) , mas essa questão do carro me preocupa.... Principalmente pra´ mim que so´ tive jipe diesel...

Abs

FCH

Mauro B
31/03/2014, 11:29
Rafapinho e FCH

Também faço de 5 a 6km/l na cidade. Na estrada 8 é normal. Faço 9 sem dificuldade, e já fiz uma experiência de andar "na casquinha" procurando manter entre 80 e 85 km/h, deixando cair em subidas, e consegui fazer 11 km/l, mas foi em condições anormais, somente para verificar o que era possível.

O meu é JK 3.8 2007.

Rubens Linhalis
31/03/2014, 11:58

abraços!

Se vc tiver grana para bancar a gasosa.. arruma uns galões extras e pronto.

O carro a gasolina é mais caro na hr de abastacer.. mas se fizer o calculo no final de um ano, vc tem que rodar muito para diesel compensar a gasolina. Gasolina esta cara, mas diesel já não é tão barato. Hilux nova, não faz 10km/l na estrada..

Tem wrangler fazendo a Tac 2014.. acho que ele fez a de 2013 tambem..

http://www.tac4x4.com/index.php?limitstart=4

457148 457149

Julio_ASRJ
31/03/2014, 13:22
Olá a todos!

abraços!

Rafapinho, não possui mais o meu jk há tempos, mas posso contribuir:

JK 3.8 original:
Estrada: 6 km/l (andando a 100 km/hora)
Autonomia média antes de abastecer: 250~300 km

JK 3.8 c/ pneu 35" reduzido C&P, parachoques de aço, tralhas de trilha e tudo mais:
Trilha: 2~3 km/l
Estrada: 4~5 km/l
Autonomia média: 200~250 km

O melhor jeito de superar é carregando uns 2 ou 3 galões de 20 l ou maneirando bem no pé e na velocidade de cruzeiro. Andando a 80 km/h você consegue um consumo 20% melhor em média. Sem falar nos hábitos de direção (não fincar o pé quando não for necessário, usar o freio motor, etc)

PS: Mas comprar um V6 pra não acelerar... é difícil!

[]s

DrZero
31/03/2014, 20:26
O meu 2014 bebe muito , entre 5 a 6 , na estrada faz uns 7 , mas se pisar e com ar ligado cai p 5 tambem
Só tenho abastecido com gasolina podium da BR e não tem diferença da gasolina normal na questão economia.
espero ter ajudado.

GabrielCarapeba
03/04/2014, 15:52
O meu é 2013, faz em torno de 5 na cidade, quando uso gasolina v-power cai pra 4, e na estrada com gas comum faz de 6 a 6.6, se for em torno de 100-110… a 120, 130 nao passa de 5. Fui ver porque a v-power e podium as vezes gasta mais, é pq ele é configurado eletronicamente para utilizar uma gasolina pior, entao quando usa uma melhorzinha o sistema nao controla muito bem… resposta do mecanico, mas confirmado na prática...

Rafapinho
04/04/2014, 00:45
Valeu pelas respostas pessoal!

Colocando no papel, realmente NO MOMENTO o diesel não compensa pra mim... Mas é algo a se pensar pra um futuro =] Gosto mto de andar com o Wrangler com a capota de lona! Prazeres q um diesel não dá muito hehe

Mas de qualquer forma de 2, 1:

Ou a gente reza pro preço da gasolina baixar, ou reza pra ganhar na loteria kkk No momento, acho que a loteria tá mais fácil de acontecer =P

DrZero
05/04/2014, 00:29
O meu é 2013, faz em torno de 5 na cidade, quando uso gasolina v-power cai pra 4, e na estrada com gas comum faz de 6 a 6.6, se for em torno de 100-110… a 120, 130 nao passa de 5. Fui ver porque a v-power e podium as vezes gasta mais, é pq ele é configurado eletronicamente para utilizar uma gasolina pior, entao quando usa uma melhorzinha o sistema nao controla muito bem… resposta do mecanico, mas confirmado na prática...

Peguntei hoje para o chefe de oficina da Europamotors, a gasolina Podium não é recomendada. Existem quatro sensores ,que estão calibrados para usar gasolina comum.
Inclusive ele falou que em alguns Wranglers que usam somente Podium a luz de injeção acende no painel. É isso !

Pablo.pinto2007
05/04/2014, 03:21
Peguntei hoje para o chefe de oficina da Europamotors, a gasolina Podium não é recomendada. Existem quatro sensores ,que estão calibrados para usar gasolina comum.
Inclusive ele falou que em alguns Wranglers que usam somente Podium a luz de injeção acende no painel. É isso !

Que esquisito isso de sensor calibrado para tal gasolina... eu acho que quando a gente compra um sensor ele vem "virgem" e a sua única função é coletar os dados aos quais eles são fabricados pra coletar...

Inclusive nos manuais vem dizendo que é pra usar gasolina sem chumbo e de boa qualidade... se a poduim tá engasgando os carros é porque eles não estão acostumados com "caviar"... é uma questão de costume!!

Sobre o consumo é de se espantar que sejam tão altos... pois tenho uma grand cherokee que é um tanto pesada, e seu consumo está perto do que estão encontrando nos wranglers... por volta de 5 na cidade e um calculo impreciso fez 7 na estrada carregada (com a família inteira)!!!

Pablo

RODGOD
05/04/2014, 03:29
O meu é 2012 e a luz que acende é a de "mau funcionamento". Para de acender quando sai da revisão e volta logo no primeiro abastecimento, seja com podium, v Power ou comum. Qto ao consumo, realmente não notei diferença nem para mais nem para menos com qualquer delas, ao menos no consumo urbano.

Mauro B
05/04/2014, 10:20
Pessoal

Só para lembrar: gasolina aditivada é gasolina comum (mesma octanagem), também. O aditivo é somente um detergente, cuja função é manter o sistema de combustível - bicos injetores - limpo.
Quem já teve problema com bicos sabe da importância do aditivo.

CarlãoBH
05/04/2014, 11:11
Que esquisito isso de sensor calibrado para tal gasolina... eu acho que quando a gente compra um sensor ele vem "virgem" e a sua única função é coletar os dados aos quais eles são fabricados pra coletar...

Inclusive nos manuais vem dizendo que é pra usar gasolina sem chumbo e de boa qualidade... se a poduim tá engasgando os carros é porque eles não estão acostumados com "caviar"... é uma questão de costume!!

Sobre o consumo é de se espantar que sejam tão altos... pois tenho uma grand cherokee que é um tanto pesada, e seu consumo está perto do que estão encontrando nos wranglers... por volta de 5 na cidade e um calculo impreciso fez 7 na estrada carregada (com a família inteira)!!!

Pablo

A grande diferença entre Wrangler e Cherokee é a aerodinamica. O JK é um tijolo quadrado, gasta muito mais motor para vencer a resistencia do ar do que a cheroka!

GabrielCarapeba
05/04/2014, 21:13
Eh isso da aerodinamica é duro mesmo, costumo dizer que a aerodinamica é tão boa quanto a de um guarda roupas com rodas! Kkkkk

Rafapinho
06/04/2014, 00:55
Uma vez num passeio tinha 2 cherokees.. Me espantei com o consumo delas (7/8).. Mas me falaram que apesar de parecer mais pesada, elas são mais leves que o Wrangler (por serem monobloco e Wrangler chassi).

Falando de leveza, as vezes penso se tirar a capota rígida e o banco traseiro (nunca uso) vai dar uma diferença significativa no consumo...

Fernandosachs
24/05/2014, 08:18
Pelo que pude ver no forum o meu Wrangler tem o consumo parecido com os outros. Vez por outra abasteco com a gasolina podium da petrobras e tanto o carro fica funcionando bem melhor como tem uma ligeira melhorada no consumo. O problema é o preço dessa gasolina. Mas indiscutivelmente o carro fica outro.

GMachado
27/06/2014, 20:39
Pessoal, vale lembrar que os pneus influenciam bastante no consumo e desempenho. Quando comprei meu TJ 98, 4.0L, mecânico, com pneus A/T no tamanho original, ele fazia quase 7km/L na cidade e 10,5km/h na Estrada. Após colocar os MUD 32" ele faz no máx 5,5 km/L na cidade. Na Estrada, por volta de 8km/L maneirando no pé!! Não se pode ter tudo!!

Mutton
29/06/2014, 18:23
Fala pessoal

O meu com o novo motor e pneus 35 pol esta fazendo 6km/litro misto cidade estrada
abs

sandroesaulo
14/07/2014, 08:38
Bom dia turma, comprei um jk 2008 na sexta-feira... rodei 600km... vim na estrada sem o ar ligado e a 100km/h... o carro fez uma media de 9.5km/l... fiquei surpreso, pois imaginava muito menos! carro todo original! fiquei muito satisfeito.

sandroesaulo
22/07/2014, 22:42
Agora na cidade rsrs 6.3km/l....

Rogerio Fernandes Macedo
13/08/2014, 21:34
Existe muita diferença de dirigibilidade e consumo, entre o 3.8 199 CV 4 marchas e 3.6 284 CV de cinco marchas ?

RcPM
14/08/2014, 07:08
O meu com pneus 285x70 MUD e parachoques de aço está fazendo a media de 17.2 l/100km cidade e 13.1 l/100km na estrada, ou seja 5.8 km/l cidade e 7.6 estrada (pista simples e velocidade 110 ~ 120 km).
Quanto a gasolina podium, o manual diz que não é recomendado andar com gasolina podium.
Quanto a gasolina, a Ipiranga aditivada tem feito a melhor média enquanto a Petrobras aditivada a pior média (só analisei em estrada e apenas no PR).
OBS.: Recalibrei a central com o AEV Procal para o tamanho dos pneus.

RcPM
14/08/2014, 07:39
Existe muita diferença de dirigibilidade e consumo, entre o 3.8 199 CV 4 marchas e 3.6 284 CV de cinco marchas ?

Rogério,
Um amigo e eu fizemos uns comparativos entre o 2011 - 3.8 dele e o meu 2013 - 3.6 em junho. Seguem os pontos que observei:
1- o carro é exatamente o mesmo a partir saída da caixa, ou seja comportamento da suspensão, direção, etc., é igual.

2- o cambio é outro mundo, não tem como comparar - A caixa nova (Mercedes NAG1 - WA580) é mais precisa, acha a marcha certa mais rapidamente e tem a opção do manual que segura na marcha escolhida e não sobe a marcha mesmo entrando na faixa vermelha de giro do motor. O freio motor em descida de serras funciona muito bem. (Obs.: para pneu 285/70 ou 33, recomendo a troca da relação de 3,21:1 para pelo menos 3.73:1 pois o carro fica longo demais com a relação original, acima de 33 a relação dos diferenciais deve ser 4,10:1).
***Notei que andando no manual o consumo melhorou no segundo trecho da estrada na ultima viagem.

3- os 85 cavalos a mais do motor deixam o 3.6 com a agilidade de carro pequeno. É absurda a diferença do motor.

Obs.: os 2 carros estavam com pneus 285x70 17" MUD e a relação de diferenciais original.

[]'s
Reinaldo

sandroesaulo
15/08/2014, 13:06
Rcpm,

Comprei os Pneus 265/70/17 Bf A/t.... Gostaria de saber se faz necessário a compra do AEV Procal para recalibrar a Central?
Observei que quando o pneu está com menos de 35libras, fica apitando e mostrando no painel que o pneu ta vazio.
abraços

Rogerio Fernandes Macedo
15/08/2014, 14:14
Reinaldo , muito obrigado ,muito esclarecedor.

Esse câmbio , na troca manual é do tipo toque na alavanca para cima e para baixo ou posição 1 / 2 / 3 ?

RcPM
15/08/2014, 16:54
Rcpm,

Comprei os Pneus 265/70/17 Bf A/t.... Gostaria de saber se faz necessário a compra do AEV Procal para recalibrar a Central?
Observei que quando o pneu está com menos de 35libras, fica apitando e mostrando no painel que o pneu ta vazio.
abraços

O velocímetro, comp. de bordo, caixa, etc, vão ficar errados, pois não sabem quem vc aumentou o tamanho dos pneus.
Recomendo a compra do Procal pois é barato. Se for comprar, recomendo comprar na Quadratec, pois a AEV não envia pro Brasil. Detalhe, cada procal só funciona em 1 Wrangler por vez, quando vc reprograma algo, ele captura o VIN code do teu carro e somente funciona em outro se desprogramar tudo do teu.

A programação original da pressão dos pneus é 34 libras. Eu ando com 26 libras e programei o meu para disparar com 22 libras. quando baixa de 24 libras indica no painel. (reprogramado com o Procal).

[]'s
Reinaldo

RcPM
15/08/2014, 17:12
Reinaldo , muito obrigado ,muito esclarecedor.

Esse câmbio , na troca manual é do tipo toque na alavanca para cima e para baixo ou posição 1 / 2 / 3 ?

O cambio tem P R N D (pra frente e pra tras normal). o cambio tem 5 marchas pra frente.
Em D vc ativa o manual é para os lados.
1- Em D - um toque na alavanca pra a esquerda e ele baixa uma marcha, próximo toque pra esquerda, baixa mais uma marcha, etc;
2- Em D - um toque na alavanca pra a direita e ele vai para a marcha que está, proximo toque pra direita, sobe mais uma marcha, etc;
Em outras palavras, qualquer movimento para a esquerda ou direita, ele passa para o manual.

Se estiver em manual, basta segurar para a direita uns segundos e ele passa para o D novamente. (tem indicação disto no painel)

Detalhe, Quando o cambio está no manual e não sobe marcha de jeito nenhum, tem que passar manualmente, mas baixa para a primeira se vc parar.

Tem um video parar mostrar isso:
[]'s,
Reinaldo

https://www.youtube.com/watch?v=ssz3wjfL0zI