PDA

Ver Versão Completa : Goiânia - Paraguai - Argentina - Chile - Peru e Acre 2014

Acreano
29/03/2014, 20:48
Estou pensando em fazer uma nova rota para o Acre. Eu ia em abril direto para Rio Branco e depois sairia pelo Peru e faria o trajeto inverso. Mas devido aos problemas do rio Madeira e mesmo depois que as águas baixarem, ainda levará um bom tempo para arrumar a bagunça que vai ficar.
Primeiramente marquei um trajeto pelo google maps e aqueles que já tenham feito, gostaria de receber sugestões e informações sobre as estradas da rota, clima, cidades passíveis de visitação, pernoites, etc
Agradeço e todas as informações serão bem vindas.

https://www.google.com.br/maps/dir/Goi%C3%A2nia,+GO/Antofagasta,+Chile/Puerto+Maldonado,+Peru/Rio+Branco+-+AC/@-19.2157371,-68.7559447,5z/data=!3m1!4b1!4m31!4m30!1m10!1m1!1s0x935ef0ede1248 cf7:0xbaedffbfd0c11fd1!2m2!1d-49.2647885!2d-16.6868824!3m4!1m2!1d-57.5138291!2d-25.3479644!3s0x945dae86a5f6e183:0xf63d437b5c547b64 !1m5!1m1!1s0x96a58a1999656469:0x9fbe15f44d1e6f96!2 m2!1d-70.4!2d-23.65!1m5!1m1!1s0x917b4beea5e653b1:0xe6c855b71f8fb 54f!2m2!1d-69.1963141!2d-12.5909084!1m5!1m1!1s0x917f7bb68acc96f3:0x8ab88f1d 7f1d9b3c!2m2!1d-67.8248977!2d-9.975377!3e0

tjflorindo
30/03/2014, 11:26
Bom dia!

Fiz essa viagem em 2008, quando boa parte era de terra entre Cuzco até Assis Brasil (Acre).
O ano passado fiz de carro o trecho entre Cuzco e Purto Maldonado, tudo asfaltado.

1° Sugestão: Na argentina, de Resistencia seguiria para Salta, San Pedro de Atacama, Arica e dai pra frente continua o mesmo trajeto.

Tente se informar na condição da estrada entre Cuzco e a fronteira do Brasil, no trecho que atravessa a cordilheira, com uma chuva normal já acontece vários desbarrancamentos, imagina com a chuvarada que fez transbordar o Rio Madeira (Madre de Dios), acredito que a situação por lá não deva estar das melhores.

Na época que fui montei um blog, ainda tem fotos....de Dourados - Ms pra frente é o mesmo roteiro que pretende fazer.
Desbravadores da América (http://www.desbravadoresdaamerica.blogspot.com)

abraços,

Estou pensando em fazer uma nova rota para o Acre. Eu ia em abril direto para Rio Branco e depois sairia pelo Peru e faria o trajeto inverso. Mas devido aos problemas do rio Madeira e mesmo depois que as águas baixarem, ainda levará um bom tempo para arrumar a bagunça que vai ficar.
Primeiramente marquei um trajeto pelo google maps e aqueles que já tenham feito, gostaria de receber sugestões e informações sobre as estradas da rota, clima, cidades passíveis de visitação, pernoites, etc
Agradeço e todas as informações serão bem vindas.

https://www.google.com.br/maps/dir/Goi%C3%A2nia,+GO/Antofagasta,+Chile/Puerto+Maldonado,+Peru/Rio+Branco+-+AC/@-19.2157371,-68.7559447,5z/data=!3m1!4b1!4m31!4m30!1m10!1m1!1s0x935ef0ede1248 cf7:0xbaedffbfd0c11fd1!2m2!1d-49.2647885!2d-16.6868824!3m4!1m2!1d-57.5138291!2d-25.3479644!3s0x945dae86a5f6e183:0xf63d437b5c547b64 !1m5!1m1!1s0x96a58a1999656469:0x9fbe15f44d1e6f96!2 m2!1d-70.4!2d-23.65!1m5!1m1!1s0x917b4beea5e653b1:0xe6c855b71f8fb 54f!2m2!1d-69.1963141!2d-12.5909084!1m5!1m1!1s0x917f7bb68acc96f3:0x8ab88f1d 7f1d9b3c!2m2!1d-67.8248977!2d-9.975377!3e0

Acreano
30/03/2014, 18:12
Bom dia!

Fiz essa viagem em 2008, quando boa parte era de terra entre Cuzco até Assis Brasil (Acre).
O ano passado fiz de carro o trecho entre Cuzco e Purto Maldonado, tudo asfaltado.

1° Sugestão: Na argentina, de Resistencia seguiria para Salta, San Pedro de Atacama, Arica e dai pra frente continua o mesmo trajeto.

Tente se informar na condição da estrada entre Cuzco e a fronteira do Brasil, no trecho que atravessa a cordilheira, com uma chuva normal já acontece vários desbarrancamentos, imagina com a chuvarada que fez transbordar o Rio Madeira (Madre de Dios), acredito que a situação por lá não deva estar das melhores.

Na época que fui montei um blog, ainda tem fotos....de Dourados - Ms pra frente é o mesmo roteiro que pretende fazer.
Desbravadores da América (http://www.desbravadoresdaamerica.blogspot.com)

abraços,

Obrigado pelas informações. Eu estive em Cusco em janeiro/14 e os dois trechos estavam bem ruins, por conta de desmoramentos. Mas em ambos, estavam abertos ao tráfego. Tem que ter um olho na estrada e outro na montanha. Vou detalhar depois as cidades e possíveis pontos de dormida.

Acreano
01/04/2014, 19:59
Se tiverem informações sobre o estado das rodovias, infra estrutura serão bem vindas.

Rota: Goiânia – Paraguai – Argentina – Chile – Peru – Acre
(6.909 km) 20 dias

Goiânia a Campo Grande - 853km

Campo Grande a Pedro Juan Caballero/Paraguai - 315 km MS 164 e 162

Pedro J Caballero a Assuncion/Paraguai – 459 km Trajeto 5 e 3

Assuncion a Presidencia Roque Sáenz Peña/Argentina – 474 km RN-11

Presidencia Roque Sáenz Peña a Santiago Del Estero/AR – 444 km RP-94 e RN-89

Santiago Del Estero a Aimogasta/AR – 394 km RN-64 e RN-38

Aimogasta/AR a Diego de Almagro/Chile – 620 km RN-60

Diego de Almagro a Antofagasta/CH – 445 km Via Panamericana Ruta-5

Antofagasta a Iquique/CH – 419km Ruta-1

Iquique a Arica/CH – 310 km Ruta-16 e Ruta-5

Arica/CH a Tacna/Peru – 58km Ruta 5 e Panamericana Sur

Tacna a Arequipa/PE – 369km Panamericana Sur e Trajeto 1S

Arequipa a Puno/PE – 294 km Trajeto 34A e 3S

Puno a Puerto Maldonado/PE – 585km

Puerto Maldonado/PE a Rio Branco/BR – 576 km

Acreano
16/04/2014, 11:20
Se tiverem informações sobre o estado das rodovias, infra estrutura serão bem vindas.

Rota: Goiânia – Paraguai – Argentina – Chile – Peru – Acre
(6.909 km) 20 dias

Quem ajudar, agradeço antecipadamente a dùvida: Qual o melhor caminho de Salta na Argentina para Antofagasta no Chile, sem passar pela Bolívia e onde estão situada as aduanas?
Fiz o primeiro roteiro, passando pelo Paso Socompa, mas inexiste informações além da estrada ser de rípio.

tjflorindo
16/04/2014, 13:04
Acreano,

Já cruzei de Salta via passo Sico (rípio) e passo Jama (asfalto), as duas saem em San Pedro Atacama. Fui procurar no Ruta0, asfaltada acho que só por passo Jama mesmo 940 km

Ruta desde Salta a Antofagasta - Rutas Argentinas - Buscador de rutas y mapas (http://www.ruta0.com/rutas_argentinas.aspx?d1=Salta&h1=Antofagasta&desde=0&hasta=948&tipo=1&tipoq=1)

Quem ajudar, agradeço antecipadamente a dùvida: Qual o melhor caminho de Salta na Argentina para Antofagasta no Chile, sem passar pela Bolívia e onde estão situada as aduanas?
Fiz o primeiro roteiro, passando pelo Paso Socompa, mas inexiste informações além da estrada ser de rípio.

Acreano
17/04/2014, 07:26
Acreano,

Já cruzei de Salta via passo Sico (rípio) e passo Jama (asfalto), as duas saem em San Pedro Atacama. Fui procurar no Ruta0, asfaltada acho que só por passo Jama mesmo 940 km

Ruta desde Salta a Antofagasta - Rutas Argentinas - Buscador de rutas y mapas (http://www.ruta0.com/rutas_argentinas.aspx?d1=Salta&h1=Antofagasta&desde=0&hasta=948&tipo=1&tipoq=1)

Obrigado pelas dicas Tjflorindo. A de Passo Sico está em que condições? Acho que vou traçar as 3 rotas e armazenar no GPS e lá em Salta, procuro me informar sobre Passo Socoma. Se houver condições razoáveis e tiver aduana talvez siga por ela e fica mais uma fonte de informação para aqueles que desejam se aventurar por lá.

Acreano
17/04/2014, 08:52
Fiz a rota saindo de Salta com duas alternativas, uma via Paso Socoma e a outra Paso Jama no MapSource. A diferença de km é pequena, mas indo por Jama, exclui Antofagasta. A de Socoma traz emoções fortes por ser de rípio e quase não há informação enquanto a de Jama já está bem mapeada. Acho que a escolha fica para o momento.

Acreano
13/05/2014, 11:04
Final desta semana inicio a viagem, indo inicialmente para Ponta Porã, entrando no Paraguai por Juan Pedro Caballero. O roteiro ficou bem simples, pois elegemos poucas cidades para aproveitarmos mais e nas demais que passarmos, se houver algum atrativo interessante, faremos um pit stop. Bem flexível! Rumaremos até Asuncion (PY) onde ficaremos 2 dias e logo a seguir iremos para Salta (AR) onde tem o passeio do trem das nuvens e é somente aos sábados e por isso ficaremos 4 dias. Depois de Salta rumaremos para San Pedro do Atacama (CH) e lá ficaremos 3 dias. Depois de Atacama, rumaremos ao litoral do Chile até Iquique e neste trecho o que houver de interessante, faremos uma parada que dê para apreciar. Depois disso, vem Arica (CH) e Tacna (PE) onde existe uma zona de livre comércio muito boa. Já passamos por lá e agora pretendemos dar uma parada de 2 dias para ver tudo. A seguir iremos para Arequipa, que também era uma cidade que passamos perto em viagem anterior e não paramos e agora vamos fazer uma parada também. E depois disso é seguir para o Acre pela Interoceânica. Os 2 dias para ficar em alguma cidade, creio que é o mínimo pois você chega geralmente à tarde e vai para o hotel e acaba não dando para ver nada e assim tendo um dia inteiro de folga, é possível fazer um tour bem legal.

Alguém sabe informar se na cidade de Emboscada, perto de Asuncion (PY) ainda tem a polícia extorsiva de estrangeiros?

feitosac
13/05/2014, 23:58
Acreano,
Estando em Salta, não deixe de visitar o museu das múmias da Natgeo, vale a pena, segue o link.

http://www.natgeo.com.br/br/especiais/as-mumias-de-salta

Boa viagem, Deus os abençoe.

Abs.
Feitosa.

Acreano
14/05/2014, 07:12
Acreano,
Estando em Salta, não deixe de visitar o museu das múmias da Natgeo, vale a pena, segue o link.

http://www.natgeo.com.br/br/especiais/as-mumias-de-salta

Boa viagem, Deus os abençoe.

Abs.
Feitosa.

Obrigado Feitosa! Sua dica está anotada.

Acreano
16/05/2014, 20:58
Estou em Ponta Porã. A viagem de Goiânia para cá transcorreu sem nenhum incidente e por incrível que pareça, de Campo Grande-MS até Ponta Porã foi debaixo de chuva.
Dei uma pesquisada nos pneus 265X70X16 e fiquei admirado com os preços mas não vou comprar porque os meus ainda estão meia vida e seria um desperdício deixá-los para tras. Segue abaixo alguns preços em Juan Pedro Caballero:
Casa Ypacarai
Pirelli Scorpion STR - R$-390,00
Goodyear Wrangler - R$-420,00
Marcelo Pneus
BF asfalto - R$-545,00
BF Alterrain - R$-800,00
Nexen - R$-350,00
Inpex
Bridgestone - R$-432,00
América Neumáticos
Goodyear Wrangler AT/SA - R$-415,00

Como podem notar, há uma diferença de preços muito grande e quem vier por aqui, vale a pena dar uma boa pesquisada em toda a cidade. São muitas casas especializadas em pneus.

Acreano
19/05/2014, 07:17
Estou em Ponta Porã. A viagem de Goiânia para cá transcorreu sem nenhum incidente e por incrível que pareça, de Campo Grande-MS até Ponta Porã foi debaixo de chuva.
Dei uma pesquisada nos pneus 265X70X16 e fiquei admirado com os preços mas não vou comprar porque os meus ainda estão meia vida e seria um desperdício deixá-los para tras. Segue abaixo alguns preços em Juan Pedro Caballero:
Casa Ypacarai
Pirelli Scorpion STR - R$-390,00
Goodyear Wrangler - R$-420,00
Marcelo Pneus
BF asfalto - R$-545,00
BF Alterrain - R$-800,00
Nexen - R$-350,00
Inpex
Bridgestone - R$-432,00
América Neumáticos
Goodyear Wrangler AT/SA - R$-415,00

Como podem notar, há uma diferença de preços muito grande e quem vier por aqui, vale a pena dar uma boa pesquisada em toda a cidade. São muitas casas especializadas em pneus.

Quem estiver interessado em acompanhar, faço um breve relato no link abaixo e se precisarem de alguma informação especifica, pode enviar email privado ou no comentário na página.

IPSI LITER (http://ipsiliter.blogspot.com/)

Piotrek
28/05/2014, 20:17
Acreano e tjflorindo, muito bacana a viagem!!!!!! Estou acompanhando pelo teu site, Acreano!

Em maio/2015 planejo fazer uma viagem semelhante. Até Paso de Jama é igual, saindo de Brasília.

Depois, ao invés de subir pelo Chile, vou entrar na Reserva Ecológica Eduardo Avaroa, no extremo sudoeste da Bolívia, de onde há relatos e fotos ESPETACULARES, incluindo vulcões, lagoas, flamingos, gêiseres, salares, cactus gigantes etc

Subo até La Paz, Cuzco e Matchu Pitchu, para então cruzar a cordillera até a floresta amazônica, até Puerto Maldonado.

De lá, ao invés de seguir via Acre, pretendo seguir via Bolívia pela estrada 18 e 13, quase chegando em Epitaciolância e continuando até Riberalta e aí Guajará-Mirim, na divisa com Rondônia. Amigo meu falou que lá tem um hotel de palafita incrível (não sei o nome).

E então voltar até Brasília.

Planejo uns 33 dias, em maio/2015.

Acreano e tjflorindo: vcs já fizeram esse trajeto no extremo noroeste da Bolívia? Sabem onde posso conseguir info. sobre a estrada? Sei que deve estar ruim devido às enchentes, mas daqui 1 ano deve estar bom.

Acreano, vc encontrou diesel S-10 sem dificuldade?

Vou continuar acompanhando no teu site! Continue enviando fotos e relatos :-D

ps: neste ano fui pro Jalapão-TO e em julho/agosto pretendo subir de Brasília até o Araguaia e cruzar a região da Ilha do Bananal até São Félix do Araguaia (estrada aberta apenas em junho/julho/agosto e permitido tráfego apenas com autorização do Ibama ou Funai, não me recordo).

Aí cruzar pela MT-322 passando pela R.I. do Xingu, até a BR-163, para subir até Alter do Chão, ao lado de Santarém. Umas das praias mais belas do Brasil. Depois descer via Trans-Uruará, por meio de uma estrada no meio da floresta, aberta por madeireiros. Seguir então para a região de Carajás e voltar a Brasília.

Algum de vcs fez esse caminho e tem dicas?

Acreano
29/05/2014, 23:13
Acreano e tjflorindo, muito bacana a viagem!!!!!! Estou acompanhando pelo teu site, Acreano!

Em maio/2015 planejo fazer uma viagem semelhante. Até Paso de Jama é igual, saindo de Brasília.

Depois, ao invés de subir pelo Chile, vou entrar na Reserva Ecológica Eduardo Avaroa, no extremo sudoeste da Bolívia, de onde há relatos e fotos ESPETACULARES, incluindo vulcões, lagoas, flamingos, gêiseres, salares, cactus gigantes etc

Subo até La Paz, Cuzco e Matchu Pitchu, para então cruzar a cordillera até a floresta amazônica, até Puerto Maldonado.

De lá, ao invés de seguir via Acre, pretendo seguir via Bolívia pela estrada 18 e 13, quase chegando em Epitaciolância e continuando até Riberalta e aí Guajará-Mirim, na divisa com Rondônia. Amigo meu falou que lá tem um hotel de palafita incrível (não sei o nome).

E então voltar até Brasília.

Planejo uns 33 dias, em maio/2015.

Acreano e tjflorindo: vcs já fizeram esse trajeto no extremo noroeste da Bolívia? Sabem onde posso conseguir info. sobre a estrada? Sei que deve estar ruim devido às enchentes, mas daqui 1 ano deve estar bom.

Acreano, vc encontrou diesel S-10 sem dificuldade?

Vou continuar acompanhando no teu site! Continue enviando fotos e relatos :-D

ps: neste ano fui pro Jalapão-TO e em julho/agosto pretendo subir de Brasília até o Araguaia e cruzar a região da Ilha do Bananal até São Félix do Araguaia (estrada aberta apenas em junho/julho/agosto e permitido tráfego apenas com autorização do Ibama ou Funai, não me recordo).

Aí cruzar pela MT-322 passando pela R.I. do Xingu, até a BR-163, para subir até Alter do Chão, ao lado de Santarém. Umas das praias mais belas do Brasil. Depois descer via Trans-Uruará, por meio de uma estrada no meio da floresta, aberta por madeireiros. Seguir então para a região de Carajás e voltar a Brasília.

Algum de vcs fez esse caminho e tem dicas?

Blz Camarada pelo seu projeto! Se você quer algo, corra atrás e não desista nunca que um dia a coisa acontece.
No tocante aos combustíveis, no Paraguai não tive dificuldade porque os postos da petrobras tem o diesel S-10. Já na Argentina, também tem na maioria das cidades, que é o diesel Euro. No Chile não vi a especificação nos postos, a não ser diesel extra. Mas até o momento o carro está funcionando sem problemas. Estou levando filtro do combustível para alguma eventualidade.
Em relação a sua passagem pela Bolívia, eu não faria. Tenho pavor da Bolívia e não gosto de seu povo. Se voce acha que no Brasil tem corrupção, lá é 10 vezes mais.Você pode estar todo certo, mas vão querer tomar algum além da insegurança nas estradas do interior. Não há garantia alguma pra você caso aconteça algo, como roubo do carro, assalto ou algo parecido.
O hotel que você citou em Guajará é muito bom. Veja o site dele: PAKAAS Palafitas Lodge :: Guajará Mirim - Rondônia - Brasil - Jaguareté Jungle Resort (http://www.pakaas.com.br/)
Retorno a Goiânia fim de julho e devo ir a Bsb, e ai poderemos bater um papo. Sds.

Piotrek
30/05/2014, 07:15
Blz Camarada pelo seu projeto! Se você quer algo, corra atrás e não desista nunca que um dia a coisa acontece.
No tocante aos combustíveis, no Paraguai não tive dificuldade porque os postos da petrobras tem o diesel S-10. Já na Argentina, também tem na maioria das cidades, que é o diesel Euro. No Chile não vi a especificação nos postos, a não ser diesel extra. Mas até o momento o carro está funcionando sem problemas. Estou levando filtro do combustível para alguma eventualidade.
Em relação a sua passagem pela Bolívia, eu não faria. Tenho pavor da Bolívia e não gosto de seu povo. Se voce acha que no Brasil tem corrupção, lá é 10 vezes mais.Você pode estar todo certo, mas vão querer tomar algum além da insegurança nas estradas do interior. Não há garantia alguma pra você caso aconteça algo, como roubo do carro, assalto ou algo parecido.
O hotel que você citou em Guajará é muito bom. Veja o site dele: PAKAAS Palafitas Lodge :: Guajará Mirim - Rondônia - Brasil - Jaguareté Jungle Resort (http://www.pakaas.com.br/)
Retorno a Goiânia fim de julho e devo ir a Bsb, e ai poderemos bater um papo. Sds.

Valeu pela resposta, Acreano! O hotel não é nada mal, hein?!

Sobre Bolívia, dps com tempo qdo vc puder relatar tuas experiências (e dizer em que parte do país ocorreram), seria bacana!

Continuem curtindo a viagem!

[]s

marcodual
02/02/2015, 07:07
Quem estiver interessado em acompanhar, faço um breve relato no link abaixo e se precisarem de alguma informação especifica, pode enviar email privado ou no comentário na página.

IPSI LITER (http://ipsiliter.blogspot.com/)

Acreano, sou novo aqui e gostaria de ajuda...

Pretendo ir à Assunção/PY agora em Fev/2015 e gostaria de tirar algumas dúvidas antes, como pode exemplo: Combustível (Diesel S10) aonde comprar? Qual moeda $$ levar ?

Quero ir à Assunção via Salto del Guairá...

Um abraço e muito obrigado.

Acreano
04/02/2015, 20:43
Acreano, sou novo aqui e gostaria de ajuda...

Pretendo ir à Assunção/PY agora em Fev/2015 e gostaria de tirar algumas dúvidas antes, como pode exemplo: Combustível (Diesel S10) aonde comprar? Qual moeda $$ levar ?

Quero ir à Assunção via Salto del Guairá...

Um abraço e muito obrigado.

Em Assunção tem vários postos da Petrobrás e o equivalente ao S10 é o diesel podium. A moeda é o Guarani e sugiro você fazer o câmbio na fronteira. Ao sair do Paraguai, faça o câmbio com o que restou dos guaranis pois eles não são aceitos em nenhum outro país.