PDA

Ver Versão Completa : Dúvida - Volante bimassa s10 + embreagem de cerâmica



Rubens Fronza
27/03/2014, 14:36
Bom, observo o fórum a bastante tempo e é meu primeiro tópico aqui.

Tenho uma s10 CS 2010 diesel, chipei ela em dezembro e desde então é só alegria! :bananadança:

Eu ando com pneus medida 275/40 r20, que são um pouco largos... na verdade bem largos hahahaha E depois de andar um tempinho, a embreagem começou a abrir o bico. Pesquisei um pouco e optei pela embreagem de cerâmica da displatec, 900 lbs, que eu e o mecânico acabamos instalando ontem.

Só que há um porém nisso! Depois que intalamos a embreagem, a pkp trepida demais quando vou manobrar ela, tanto na ré quanto na primeira! Será que é por causa do volante do motor? Ele é bimassa, e tem tipo uma folga que é característica, creio que justamente pra reduzir a vibração! Será que com a pkp chipada e a embreagem de cerâmica eu corro risco desse volante quebrar??? Tem algum jeito de sumir com essa vibração??


Agradecido!

Fabio_318
27/03/2014, 15:11
A trepidação é característica da embreagem de cerâmica, não tem jeito. Diferentemente das originais a de cerâmica você não consegue sair devagar ou queimando embreagem, o acoplamento do conjunto disco/platô é feito de maneira mais bruta. Particularmente, se a sua S10 não possui alguma alteração bem significativa no motor, não compensa.

Rubens Fronza
27/03/2014, 17:07
Eu acho que a questão da trepidação vai ser só até pegar o jeito, ou acostumar.... Mas o motor dela tá forte, e eu pretendo fazer mais uns upgrades, por isso optei pela de cerâmica.

A minha questão é se o volante vai aguentar!

Tá aí uma foto da embreagem nova:456682

E uma foto do xodó:456685

JPXJYK
28/03/2014, 13:01
Rubens, tenho um jipe com o MWM 2.8 do troller, que tem o volante rígido, e estava afim de instalar um disco de cerâmica. Um amigo meu comprou uma loja de peças e veio com um estoque antigo de discos novos de cerâmica para o MWM 2.8 da linha de montagem GM, realmente são originais, não entendi. Mas enfim, esse cara manja bastante, quando falei em ficar com um disco para minha S10 2.8 para experimentar antes de instalar no jipe, ele disse que não. Como a S10 usa o volante bimassa me avisou que danifica o volante. Usar disco de cerâmica é apenas para o volante rígido, o bimassa dá pau. Perguntei para outros mecânicos que conheço, todos disseram a mesma coisa.

Agora estou em dúvida se uso no jipe ou não. Ela cola imediatamente ou tem uma tolerância bem mínima para se pegar a manha? Quanto pagou no kit? Esse meu amigo quer 450 paus em cada disco novo, só no disco. Achei caro, mas não sei qual é o preço na praça.

Abs
Caio

Rubens Fronza
31/03/2014, 01:04
É o seguinte Caio, fazem apenas 5 dias que tô andando com a embreagem na s10, mas a impressão que eu tive foi boa!
Ao menos ela não patina como a original, pois como falei, o motor dela foi chipado, e pro meu estilo de direção, tá atendendo as expectativas... Tem seus prós e contras: Ela transmite muito bem o torque do motor, ou seja, a pkp fica ignorante! rsrsrssrsr Se acelerar valendo, ela sai de lado no asfalto em segunda marcha! Agora tem outro lado, ela trepida um pouco na arrancada, creio eu que seja justamente pelo volante bimassa!!! Será que se poooooor algum acaso o volante der problema, eu posso trocar por um volante rígido???

No teu caso, não sei se seria viável pra trilha, pois a arrancada dela é estúpida, não tem meio termo, ou é 8 ou 80! Não tem como queimar a embreagem, ou segurar o carro na subida controlando o pedal. Maaaas, quem sabe com um pouco de prática.... No meu kit eu paguei R$ 1.050,00 + frete na Displatec, veio o disco de cerâmica mais um platô LUK original reforçado.

Abs!

JPXJYK
22/04/2014, 10:35
Xi, se é 8 ou 80 então não dá pra mim. Na trilha fica inviável. O disco que comprou não tem molas, é rígido, ou seja; realmente foi feito para usar com o volante bimassa. Não pode usar disco rígido com volante rígido, o tranco seria duro demais pra todo o powertrain. Agora to curioso pra saber se o volante bimassa vai aguentar a colada do disco de cerâmica. Volta aqui depois de rodar bastante e diz pra gente.

Abs
Caio

Rubens Fronza
03/09/2014, 19:53
Bom, depois de um tempo andando com a embreagem, está tudo ok. Ela gruda bem e tem atendido a todas as minhas expectativas.

Semana passada dei um upgrade na pretinha, turbina Borg k16, bicos novos, filtro esportivo, escape direto saindo pro lado e mais um gás na injeção.

Ela ficou muuuuito esperta, mas tive que mudar a maneira de conduzir, pois antes a turbina começava a encher em 1800 rpm, ia até 3400 rpm e depois morria. Agora a turbina enche mais tarde, entre 2100 e 2200 rpm e vai até quase o corte de giro. Ela dá uma impressão de estar beeeem mais elástica e segura nas ultrapassagens, além de colar o corpo no banco quando arranca ou retoma velocidade com a turbina cheia. Com o bônus do barulho da turbina enchendo entrar na mente, e o espírito de porco tomar conta hahahaha :twisted: