Ver Versão Completa : DACAR OFF ROAD, NUNCA MAIS, TO FORA!!!!!
Coloquei um segundo tanque de combustivel na oficina DAKAR OFF ROAD localizada no Rio de Janeiro na Avenida Brasil e após mais de duas semanas com o jeep lá, finalmente o serviço foi dado com terminado.
Qual não foi minha surpresa ao abastecer o tanque pela primeira vez quando o alcool começou a vazar por debaixo do tanque que fica embaixo do banco traseiro, até aí tudo mais ou menos bem, o pior foi minha filha de 9 anos me avisar que sua perna estava geladinha, ao ver sua perna encharcada de alcool parei imediatamente para tentar secar, como não tinha um pano, sua perna ficou com a pele irritada, queimada pelo alcool.
Minha indignação foi do mecânico de lá (Bruno, que posa de dono da oficina tb) não ter feito um teste para checar se o tanque estava OK, ele entregou o jeep em condições perigosíssimas para minha família, algo muito sério poderia ter acontecido.
Levei o jeep novamente (imaginem meu estado de humor) para lá, porém o mecânico (Bruno) ficou melindrado com a bronca que lhe dei e me enfrentou, afirmando que havia feito o teste e que eu não tinha o direito de falar com ele rispidamente (é pq não foi a filha dele que se queimou).
Jamais iria imaginar que um tanque fosse entregue sem o teste mais primário que existe (ver se há vazamentos).
O defeito foi na solda, constatado depois da retirada do tanque, ora, se o defeito foi na solda, um simples teste detectaria o problema, afinal foi um defeito de fabricação, já estava assim quando o jeep foi entregue a mim.
Mandei retirar o tanque, pois o concerto demoraria mais uns 10 dias porque o soldador mora em Cabo Frio (150 quilômetros de distancia) e ainda iriam tentar fazer contato com ele para talvez ele ir antes do final de ano.
O lanterneiro para tapar os furos feitos também não é de lá e o dono (Anderson) não consegui localizá-lo em dois dias. Como eles só reabrem no dia 5 de janeiro, Peguei meu jeep do jeito que esta, todo furado.
Fiquei no prejuízo, pois mandarei fazer em outro local,
DACAR OFF ROAD, NUNCA MAIS, TO FORA!!!!!
FICA O AVISO PARA TOMAREM CUIDADO COM ESSA OFICINA, POIS FUNCIONA NO ESTILO “FUNDO DE QUINTAL”
leopoldo
24/12/2003, 16:12
Infelizmente, é isso que acontece no Brasil afora.
Outro dia escreví a um colega o seguinte:
A maior parte das oficinas ditas especializadas são na verdade espólio de borracharias que evoluiram para pseudo oficinas, ou oficinas que quebraram na época collor e agora fazem qualquer coisa ou melhor, gato para sobreviver ou as descredenciadas para serviços com seguradoras.
Normalmente, são locais onde os mexanicos mal sabem ler, e quando muito, se expressarem um pouco além do uga-uga.
Voce reparou se tinha alguém lendo um manual de jeep, ou só tinha revista e poster de mulher pelada?
Por aí você pode ver que para a maioria dos jipeiros, o caso é seríssimo.
Todos vocês estão na mão e caso tenham sorte, podem, quem sabe, conseguir uma oficina com um mínimo de escrúpulos.
Difícil, mas não impossível.
Tenho visto algumas fotos neste site que indicam que tem algumas poucas oficinas em que o pessoal parece trabalhar direito.
Voce teve azar e ao mesmo tempo sorte. Você sabe que poderia ter sido pior. Ainda bem que não foi.
Está na hora de, além de haverem as inspeções obrigatórias nos veículos, criarem o credenciamento de oficinas mecânicas.
Assim, quem sabe, poderemos ver separados o joio do trigo, se é que sobra trigo ,
O público precisa diferenciar trocadores de peças de pessoal que possa pelo menos instalar as modificações que rolam solto por aí.
Para começar, deveria também haver inspeção do pessoal que cria adaptações para vender ao público.
Eu tenho a impressão que seria cômico afinal, eu sei que em alguns casos tem sido trágico.
Só não sei quantas oficinas/fabriquetas poderiam restar depois de um pente fino.
Meu conselho:
Antes de mandar o jeep em qualquer lugar, veja se na oficina candidata o pessoal pelo menos saiba ler.Caso saiba pelo menos ler, veja se voce consegue 5 minutos de frases consistentes ou se parece que repetem frases feitas de comerciais de bebida ou de jogo de futebol.
Veja se não estão com bafo de pinga.
Veja se estão de macacão razoavelmente limpo ou vestidos como que parecendo que estão correndo do presídio ou descendo o morro na carreira.
Depois olhe para o chão e veja se tem piso e se é de liso e limpo ou se não é apenas de terra batida ou cimento daquele bem áspero, abarrotado de óleo de motor e graxa.
Depois olhe se não tem gente dormindo no jeep dos outros e se tem um monte de peças novas misturadas com as velhas e se tem rolamentos novos no chão.
Dê uma olhada no ferramental, veja se tem algo a mais que marreta e chave de fenda.
Pergunte se alguma vez ouviram falar de torquímetro e peça para mostrarem um. Pelo menos um.
Pergunte se sabem fazer o famigerado ajuste de coroa e pinhão e se sabem o que é um expansor de carcaça.
Pergunte se sabem como se faz inspeção de trincas.
Veja se tem por lá um manual de oficina do Jeep, aqueles verdinhos que a FORD vendia ou se todos os ajustes são feitos daquele jeito exxperto da exxperiência (ARGH!!!).
Pergunte à colegas se nesta ou naquela oficina o serviço foi bem feito e se o jeep saiu com todas as peças novas que foram trocadas.......
Muita oficina cobra o preço da nova mas instala recondicionada, ou simplesmente usada. Tem até oficinas em que o jeep sai mais "leve".
Se lá disserem a famosa frase "faço assim a mais de 20 anos",
saia correndo !
E quando tudo mais der errado, grite na internet, pelo menos alerta os seus colegas.
Eduardo Velo
24/12/2003, 17:24
Ae Leopoldo , mandou bem ...
Como já disse em outros tópicos , tem pouquísimas oficinas preparadas para mexer com jipes , tenho formação mecânica na área industrial , mas já fiz alguns cursos no Senai e na Dana pra atacar eu mesmo os problemas que aparecem na minha viatura , coisas simples como arruelas de pressão ou porcas parlock não são levadas em conta para quem não sabe a diferença de um jipe para um "carro" , o último mecânico me trocou os parafusos de aço com arruela de pressão do cardan e ele simplesmente soltou , tinha até parafuso espanado , de ferro lógico , e com arruelas lisas , os de aço que prendiam antes da mexida foram pro s...
Não tenho como recomendar mecânicos , mas é bom saber em quais não devemos encostar ...
[]s...
Ae Gepeto... mó irresponsabilidade msmo heim... vontade de deixar o jeep na fte da lojinha do kra vazando alcool e depois q acabar esvaziando o tanque do carro sair com ele e sem querer deixar cair uma ponta de cigarro em cima e por fogo na oficininha dele.. ai sim o kra ia descobrir a caga$@#$@#$@#da q fez...
ALLZÃO por falar nisso, como q ficou akela historia do ranking das oficinas? pelo visto já temos uma aki na lista das sem estrelas... Sei q é relativo, as vezes o que é bom pra uma pessoa naum vale 1 real pra outra, mais juntando experiências dá pra montar uma coisa eficaz..
[]´s ainda indignados com a irreponsabilidade de quem se diz dono de oficina..
Fala Gente... :D
Ou que raiva hein? E a vontade de enviar a mão na cara de um mexanico destes??? :evil: :x :evil: :x
O pior é não admitirem que fazem errado!!!!
Aqui na minha cidade só tem mexanicos de jeep. Antes quando eu gastava dinheiro com mexanicos, pra todo lado que eu levava o jeep o mexanico dizia... "EEEEE jipin..... aprendi consertá carro arrumano jipi..."
E eu achava que os caras sacavam... ou, todas as vezes o jeep saia pior do que havia entrado. :x :x
Para terem uma idéia, na época que eu usava a caixa de direção original do jeep, ela estava muito ruim e pedi pro cara dar uma olhada.
Falei em alto e bom som: CAIXA DE DIREÇÃO, ESTÁ RUIM, OLHA PRA MIM....
Fui embora trabalhar, mais tarde o cara me liga pedindo anéis sincronizadores, pois se eu soubesse onde tinha era pra comprar. :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba!!! Aneis sincornizadores na caixa de direção??? :?: :?: :?:
Ahhhh o problema era na caixa de direção?????? :shock: :shock: :shock:
Agora perguntem se ele pelo menos viu o meu jeep na rua da oficina dele depois disso.... :x :shock:
[]'s p da vida com estes mexanicos de fundo de quintal
Eugênio
Uma sugestão:
Vai ao PROCOM/DECON da sua cidade e faça uma queixa. Se tiver notas de serviço, leve também, assim como orçamento. Conte tudo o que aconteceu. Voce não vai precisar de advogado. Eles irão marcar uma audiência e voce pede o dinheiro de volta.
Alem deles terem que pagar você, tambem vao ser chamados atenção e irão fulgurar como infringidores (ta certo essa palavra?) da lei do consumidor.
Ah, e também avise la no DECON que eles não deram NF (voce nao falou, mas acho que nao falou), pois são obrigados a dar para qualquer serviço.
Temos que reclamar sobre essas lojas, e no DECON/PROCON (eles se uniram, se não me engano) é o melhor local para isso. Inclusive para saber se existe alguma queixa contra determinada empresa, basta ligar pra lá. Seria quase como um SPC, so que para os consumidores saberem que é honesto, ou não.
[]s!
Agora falando sobre oficinas, aqui em Fortaleza também é meio ruim.
Eu ja passei por várias oficinas, muitas vezes quebrando a cara. Hoje, achei um mecânico bom e que confio para minhas adaptações mecânicas, e não é careiro, por indicação do pessoal do Só Jeep Clube daqui. Apesar do aspecto rustico da oficina, a oficina dele recebe muitos carros (Já vi Cherokee, A3, por lá). O mecânico não bebe, trabalha bem, so que é "brutoooooo" que só. Mas muitas vezes não é por mal, é do povo daqui mesmo que é assim. Por exemplo, alguem elvar o carro lá e ele simplesmente fala "traga semana que vem, que essa semana não dá". Ja vi ele perdendo cliente por isso, mas pelo menos ele não mente :-) (Para constar, o mecânico é o Novato, se alguem quiser o tel depois eu passo via PM).
Tem outras oficinas excelentes e com pessoal muito experiente aqui em Fortaleza como por exemplo a Sertões Offroad, do Cláudio (que inclusive tem uma Land para indoors), onde inclusive alguns mecânicos participam de rally Cerapio/etc como equipe de apoio de equipes boas. Os caras conhecem, a oficina é limpa, o serviço é bem feito, mas o preço infelizmente é bem caro p/ mim.
Tem também a Mamão Car, onde o serviço é bem feito e os preços não sao tao caros assim, o pessoal de lá é composto por gente nova (nada daqueles mecânicos velhos viciados em fazer a mesma coisa toda vez) que tão sempre lendo, com várias revistas especialistas, equipamento bom, etc.
E tem um outro especialista em "Suzuki" (trabalhou na autorizada) o Ayres, mas só levo o carro lá em ultimo caso, pois alem de de careiro, o cara é muito anti-ético, pisou na bola comigo : Uma vez apareceu um negócio de eu trocar minha G. Vitara por um carro popular e mais um $$ (tava precisando duma pickup para o comércio) e eu recomendei o provável futuro do carro a levar no Ayres, que entendia de Suzuki. O cara chegou la e explicou para ele que queria dar uma revisão para saber o estado geral do carro para ver se ia comprar ou não.
O mecanico simplesmente condenou os dois discos de freio e as juntas homocinéticas do carro, dizendo que cada disco ia custar R$ 1.000,00 e as juntas cerca de R$ 1.800 cada uma. Ai simplesmente depois mostrou outro G. Vitara que ELE tinha a venda. Claro que o cara não fez negocio comigo.
Ta OK, se o carro tivesse ruim mesmo, ele fez certo. Mas ai levei o carro para o meu mecanico de confiança revisar, principalmente o disco e as juntas. Ele disse que nao tinha problema nenhum. Para desencargo de consciência eu levei em outro mecanico bem conceituado para ervisar os mesmo itens. Tudo beleza, nenhum problema. Hoje ainda rodo com o carro até hoje, sem ter que trocar disco ou as juntas e sem NENHUM barulho/problema com eles.
Mas é assim mesmo, vivendo e aprendendo.
Ian Moreira
26/12/2003, 14:14
Galera o Oficina sem vergonha que vocês estão falando é desse nipe aí :?: e o mecânico é desse modelo :shock:
Porquê se for, estão todos muito enganados sobre qualidade ter a ver com aparência, eu confio CEM VEZES MAIS levar meu Jeep nesse Muquifo aí do que em outras oficinas super organizadas e equipadas aqui da minha região, para mim o melhor capital que uma oficina pode ter é o capital Humano, as vezes um bom mecânico não tem condições de ter uma ótima oficina bem aparelhada, as piores experiências que tive com meu Jeep foram nas "OFICINAS" organisadíssimas e bem apalheradas, , me passaram a perna e não resolveram meu problema, HÁ E TOMARAM MEU DINHEIRO VÁRIAS VEZES :evil: , não importa se a oficina é de chão batido, Telha Eternit, se o mecânico usa camisa de propaganda eleitoral, anda de chinelo, ou como no meu caso e da minha galera que ele só tenha uma perna e ande de muleta, ele tem muito mais conhecimento, boa vontade e força de vontade que muito marmanjo aí em oficina bacana ,
Sem querer ofender ninguém :roll:
Abraços
Thiago Rodeghel
26/12/2003, 16:36
Concordo com o Ian :D
Essas oficinas super equipadas, com o chão limpinho e paredes brancas, não quer dizer nada :P Só fachada :shock: ... Sei disso pq, meu velho mandou arrumar o carro dele, na VORTEC aqui em SBC e precisava somente fazer uma retífica no carro :roll: até aí tudo bem... Mas quando o kara terminou o serviço, tinha mexido no carro inteiro :shock: Trocou o óleo do câmbio, diferencial, direção hidráulica :shock: :shock: trocou coxins do motor :x cabos de vela novinhos :shock: e mais os outros itens da retífica :? Nem emitiu nota fiscal da retífica e nem do local onde foram compradas as peças, ... Resultado= Procon, não resolveu e agora vai pra justiça comum :?
O serviço foi pago conforme o a própria recomendação do Procon, e ainda saiu com o motor falhando e trepidando :x :evil: , voltou a dar problema depois de 500km rodados, com a mangueira q liga na galeria dos bicos solta, resultado calço hidráulico :shock: com gasolina, encheu o cabeçote do motor V6, com gasolina, saiu 1 litro de gasosa de lá :shock:
VORTEC, NUNCA MAIS :evil:
Vai confiar em quem :?: :?: :?:
Ás vezes são nesses fundos de quintal onde pode se confiar
[s]
Luiz Claudio
26/12/2003, 17:56
Pessoal,
Também acho que aparência não quer dizer nada...
Nós temos que confiar no mecânico, e esse mecânico pode ou não ter uma oficina bonitinha. Não podemos nunca generalizar.
O que ele precisa ter é um grande conhecimento técnico e prático para poder mexer em jipes, além é claro dos equipamentos básicos para se fazer isso da maneira correta.
O ideal sempre é trocar informações com os colegas jipeiros. A propaganda "boca a boca" é a mais confíavel que existe (tanto para indicar uma boa oficina como para alertar sobre os picaretas).
Algúem recentemente aqui no fórum sugeriu fazermos uma lista com a relação de oficinas que podemos confiar e outra com os picaretas. Isso seria de grande valia para todos nós.
Poderíamos levar essa idéia adiante...
leopoldo
26/12/2003, 18:54
Concordo em parte com vocês.
Aparência pode não ser nada mas é indicativo.
Boa vontade sem conhecimento também traz problemas.
Lógico que a confiança é o que mais vale, mas não imagino um mecanico instalando rolamentos novos em um diferencial blocante importado sem ferramentas adequadas, sentado no chão de terra, meio bêbado, sem saber onde colocou "aqueles" parafusos da coroa......será que esses servem???? e reaproveitando o óleo do diferencial que derramou no chão.
e a junta da tampa sendo lambida pelo cachorrinho mascote da oficina, ou
Meu motor sendo montado nesse mesmo chão e nas mesma condições.
É lógico que não podemos generalizar, mas aparência conta sim.
Afinal, vocês correriam na direção da feiticeira para tentar um papo ou da rampeirinha da beixa-flôr (sem ofensa.....quem é esperto entendeu).
Se você ou qualquer outra pessoa teve uma má experiência, pense pelo lado positivo, se tiver que colocar perante a justiça, quem tem mais condições de pagar a conta?
Aquele da telha de zinco ou o da telha eternit e viga de concreto?????
Mas eu entendí o que vocês querem dizer, lógico, mas será que todos podem ter a mesma intimidade e confiança no mesmo mecânico?????
Compare com o serviço médico:
Você prefere pagar plano de saúde e ter bom atendimento ou ficar na fila do SUS sentado na sarjeta de madrugada????
Eu também passei por esses problemas até que desistí e já a muitos anos (uns 20) nenhum mecanico põe a mão no meu CJ. Duvido até que muitos possam entender tudo que desenvolví e coloquei lá.
O custo é alto? sim, é altíssimo, mas melhor que enfiar a cabeça num buraco como a avestruz e ver no que dá.
O que eu quiz fazer, foi um roteiro para aqueles que não tem a quem recorrer fora o bate-papo.
Com o tempo, os picaretas serão massacrados na NET enquanto que os bons serão bem falados por aquí.
Vida longa e próspera àqueles que pensam 2 vezes.
Esse bruno que voce ta falando é o melecão daqui do forum.
Esse bruno que voce ta falando é o melecão daqui do forum.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Ian Moreira
27/12/2003, 08:23
Duvido até que muitos possam entender tudo que desenvolví e coloquei lá.
O que eu quiz fazer, foi um roteiro para aqueles que não tem a quem recorrer fora o bate-papo.
Com o tempo, os picaretas serão massacrados na NET enquanto que os bons serão bem falados por aquí.
Vida longa e próspera àqueles que pensam 2 vezes.
Beleza Leopoldo, não tive intenção de ofender ninguém,
:arrow: Entender até eu na minha humilde ignorância entendo(grosseiramente é claro)
:arrow: Leopoldo, mas dizendo desta maneira sendo um profissional no assunto como você é, não só na técnica como na prática, outros usuários podem utilizar isso como cartilha e os bons profissionais(acreditem ainda existem) vão ser os prejudicados, pois ainda não tem recursos financeiros, para se sofisticarem porquê geralmente trabalhavam naquela grande oficina, aonde eram obrigados a trocar peças sem necessidade, e digo mais, com conhecimento de causa que tem uma concessionária aqui, que finge trocar peças geralmente em veículos com 1 ano e meio +- e depois vende as peças para as lojas, o único cuidado que eles tomam é raspar o simbolo da ..... OPS :shock: (quase que saiu), imagina se aquele bom mecânico tipo o: " seu Perera, seu Manel, seu Zé" tivessem ficado a vida inteira trabalhando de empregado e não arriscassem a montar a sua própria e simples oficina, Já pensaram em um mundo aonde só existam Concessionárias e oficinas Multi-marcas :shock: ,
Com isso também não quero dizer que não hajam concessionárias e oficinas especializadas competentes e justas, mas só não quero que fique manchada a imagem de quem começa por baixo, com conhecimento, honestiidade e humildade :!:
Vida longa e próspera àqueles que pensam 2 vezes(Foi mal chefe, tive que copiar, estava sem um jargão )
[] Em defesa dos frascos e comprimidos....
leopoldo
27/12/2003, 09:18
Gostei. Spock agradece.
e não se preocupe , não entendí como ofensa de forma alguma.
Concordo com você pois eu também já começei por baixo.
Foi por isso que eu escreví que os bons serão reconhecidos.
Só gostaria de lembrar que no nosso caso, CJ-teiros, tem um agravante, que é a diferença entre ser atendido por simples mexanicos trocadores de peça e pessoas que esteja aptas a mandarem fabricar ou instalar kits que envolvem peças de responsabilidade para pôrem à prova nos CJ dos outros. Isso sim é perigoso.
É aí que o CJ-teiro tem que ter critério e é muito muito difícil para o simples CJ-usuário saber quem faz oquê.
De vez em quando vejo umas fotos de arrepiar, como por exemplo aquelas enviadas por um fabricante de kit de suspensão, esquecí o nome, que a algum tempo deu um grande pau na web, pô, para colocar o kit, o cara entortou as barras de direção para não pegar nos amortecedores.....BZZZZZ.
Assim para os CJ-teiros não serem associados como irresponsáveis, nece ssitam da ajuda do CJ-fabricante-por-sí-só, do CJ-bom-senso, do CJ- grandes-idéias, para poder minimizar a possibilidade de quebrar a cara.
E eu disse minimizar.
No nosso País, não temos a estrutura dos EUA como o DOT que fica de olho nestes kits, e ái de quem se aventurar.
Mas é isso aí. Que bom que pessoal se comunica.
Abraços e bom fim de semana.
Esse bruno que voce ta falando é o melecão daqui do forum.
É com um MELECÃO que ele tapou o furo no tanque, e como meleca não tapa furo de tanque de combustível, ele foi RESPONSAVEL ou melhor dizendo, IRRESPONSAVEL e quase tacou fogo no meu Jeep e na minha família.
Vamos aguardar pra ver a desculpa que o MELECÃO vai dar por entregar um veículo vazando alcool pela solda (problema de fabricação) que não foi constatado por ele, que tinha a OBRIGAÇÃO de fazer um teste com o tanque cheio antes de dar o carro como pronto.
a propósito Sr Melecão, os vazamentos de óleo embaixo do meu jeep continuam após tres idas em SUA oficina.
Olá pessoal...
Vou dar a minha dica, caso porventura alguém precise e esteja passando por aqui...
Como Registro fica entre SP e Curitiba é bastante comum ver o pessoal pegando a estrada, em comboio pra fazer trilhas por aqui, em Iguape ou Ilha Comprida e Cananéia...
Da última vez ajudamos um pessoal que ia encarar a trilha do Telégrafo e uma das viaturas deu um probleminha...
Então procurem a Oficina do Peninha...todo mundo conhece...
O cara é de confiança, trabalhou um tempão na revenda Ford daqui...no tempo em que ainda se vendia jipe zero...
Além de mexer com os jipes da turma, ele ainda encara as trilhas como técnico em "assuntos aleatórios"...
[]'s
HIGHLANDER
04/01/2004, 15:36
Olá pessoal...
Vou dar a minha dica, caso porventura alguém precise e esteja passando por aqui...
Como Registro fica entre SP e Curitiba é bastante comum ver o pessoal pegando a estrada, em comboio pra fazer trilhas por aqui, em Iguape ou Ilha Comprida e Cananéia...
Da última vez ajudamos um pessoal que ia encarar a trilha do Telégrafo e uma das viaturas deu um probleminha...
Então procurem a Oficina do Peninha...todo mundo conhece...
O cara é de confiança, trabalhou um tempão na revenda Ford daqui...no tempo em que ainda se vendia jipe zero...
Além de mexer com os jipes da turma, ele ainda encara as trilhas como técnico em "assuntos aleatórios"...
[]'s
poxa proença, parece brincadeira, mas to penando aqui em SP pra arrumar uma mecanica boa, por acaso vc não tem nenhum conhecido daqui pra indicar não né???
:roll:
Grande Higlander,
Tem o Barracão 4x4 - (11) 6113-3465
Não cheguei a fazer serviço lá, mas me indicaram e falaram que é muito boa. :wink: O cara só mexe com CJ e fica na ZL. :P
[s] indicados e não comicionados,
Luiz Claudio
05/01/2004, 17:09
[/quote]poxa proença, parece brincadeira, mas to penando aqui em SP pra arrumar uma mecanica boa, por acaso vc não tem nenhum conhecido daqui pra indicar não né???
:roll:[/quote]
Fala Highlander,
Eu tenho utilizado a "4x4 Garage" na ZS (próx. a Av. do Cursino).
Essa oficina me foi indicada por amigos e eu já fiz vários serviços lá e sai bem satisfeito :D .
Se interessar segue abaixo o endereço e o fone deles.
Edson ou Patrícia
4x4 Garage
Rua Eduardo Ferreira França, 547
Fone: 5073-4760
[]'s sem comissão...
Apagado, obrigado pela dica "escoria"
Gepeto,
Acho que a resposta foi dada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1698
Dê uma olhada.
[]'s
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