Ver Versão Completa : Estrada Paraty-Cunha
carolgleich
26/03/2014, 15:45
Pessoal, alguém sabe se dá pra passar na estrada Paraty-Cunha? Passei lá há muitos anos com uma Land 110, sei que estão pavimentando agora. Hoje tenho um Jimny 4All, será que dá para passar? Não achei infos na web.
roazambuja
26/03/2014, 16:38
Olá,
estive em Paraty em janeiro e tinha intenção de chegar até lá por esta estrada, porém uma vizinha minha, cujo filho tem um sítio em Cunha, me alertou para o fato de haver roubos na estrada nos períodos em que ela fica interrompida para obras...Isso me assustou!
Quanto às condições de rodagem, parece que não há problemas para descer.
Boa sorte!
nandoprestes
27/03/2014, 07:30
Ola,
Tb estou querendo saber a situacao atual da estrada... sera que ja esta tudo 100% asfaltado?
Se descobrir, posta aqui.
Abs
roberto.cardoso@ig.com.br
27/03/2014, 17:11
Amigos,
Desci de Cunha para Paraty em Setembro de 2013... estava um verdadeiro tapete... não tinha asfalto, mas estavam preparando a rodovia para receber asfalto.
Sobre assaltos, a própria policia rodoviária alerta para não descer de noite. Eu já fiz essa caminho 2x sozinho e não tive problemas.
Da primeira vez desci de Ranger, em 2010, debaixo de muita chuva, e passei por alguns carros de passeio. Na época a estrada tinha muitos trechos com pedras grandes.
Agora em 2013 eu desci de Defender... nenhuma pedra... tinha até uma sprinter picape descendo junto comigo.
Tenta o telefone da polícia rodoviária de Cunha ((12) 3133-0287) que eles te informarão como está a real situação.
Abraços e bom passeio pela região!
Ipiabas/RJ
27/03/2014, 17:19
Tenho um amigo que subiu no carnaval com um Ecosport. Ele só teve problema em uma subida bem íngreme que só conseguiu vence-la subindo de ré com a vtr vazia, deixando mulher e filho subindo a pé. Pelo que ele relatou ainda não existe asfalto.
Danielmjr
27/03/2014, 17:40
Pegando carona no tópico. Se alguém puder ajudar agradeço.
Alguém sabe como está a estrada real no techo pouco antes de cunha ? No trecho da serra da bocaina ? Na planilha oficial do site da ER afirma que o trecho é bem técnico, com varias descidas bem íngremes.
Será que tr4 original passa bem ali ?
Sérgio Bambirra
29/03/2014, 23:19
Passei por lá há 15 dias atrás e já tem uns trechos prontos, pavimentados com pequenas peças de concreto que se encaixam, evitando a impermeabilização excessiva do piso e garantindo uma temperatura mais baixa sob o sol, e o serviço está ficando nota 10! Ainda há uns trechos de terra, mas dá para passar tranquilo, sem maiores dificuldades que possam comprometer a passagem. Mas atenção, as interrupções são frequentes, com muito trânsito de tratores, caminhões e caminhonetes da obra, e numa delas tive que esperar por 1h20!!! Bem que tentei anexar algumas fotos do aspecto da estrada, mas deu uma mensagem de erro e fico devendo as imagens.
Sds.
jjerhardt
30/03/2014, 08:52
gostaria de obter mais detalhes sobre a estrada real.
Sérgio Bambirra
02/04/2014, 21:41
Dê uma conferida:
www.institutoestradareal.com.br
www.estradareal.tur.br
Sds.
Sérgio Bambirra
02/04/2014, 21:54
Tentando de novo enviar imagens recentes da estrada Cunha-Paraty... Acho que agora vai!
Mauricio Rossetto
04/06/2014, 22:02
Pra descer tá legal, qualquer carro de passeio desce... sofrendinho mas desce. Agora carro de passeio se tiver chovendo sobe não. Pra jipe com pneu 100% asfalto subir vai ficar patinando paca se tiver chovendo....
windhead
29/06/2014, 21:08
É realmente uma pena. Eu sempre considerei a ideia de descer por lá, mas esses relatos de assaltos estão assustando mesmo. Meu primo traçou a rota de SP a Paraty pelo GPS e (guess what!?) desceu por lá antes do início das obras. Detalhe: num Palio 1.0 2p peladaço! :euforico:Isso sim é que é aventura, rapaz! kkkkkk
Resumindo a história: levou um tempão pra conseguir descer, à noite, com chuva, num carro popular sem A/C.
Se alguém descer agora nas férias de julho, por favor mandem fotos.
sandro_ventania
30/06/2014, 19:35
Acho que se houveram assaltos foi mais ocasional, talvez em épocas de feriados onde até os "meliantes" saem pra pegar uma praia e como bandido bom e bandido morto, eles devem aproveitar para reforçar o caixa deles nesses locais, antes de chegar a praia.
Pelo que eu saiba, não há comunidades "perigosas" ao longo da descida.
windhead
06/07/2014, 15:13
É bem por aí mesmo, Sandro. Temporada e feriados prolongados são complicados mesmo. Aqui no litoral de SP o índice de roubos aumenta demais nessas épocas.
É triste, mas não podemos deixar de aproveitar o passeio. E vamos aproveitar... pq logo logo a estrada Cunha-Paraty vai ficar só na saudade dos 4x4... pq vai dar pra descer de andador!! rs
Abs
jjerhardt
19/03/2015, 16:28
Sai de Diamantina até Paraty pela estrada real, o percurso mais trach foi de Cunha até Paraty, foi feito de TR4 e com tempo chuvoso.Quanto a assaltos felizmente não vi nenhum, e quanto a ir de Jimmy sem problema. Fiz a viagem em novembro de 2014. Foi maravilha.
marcio affonso
03/04/2015, 12:16
Estou indo agora pra cunha descer ate Paraty.
marcio affonso
03/04/2015, 19:06
Acabei de chegar. Esta muito boa. Apenas algumas erosões devido as chuvas.
Mas subindo carros tração dianteira de passeio.
FabioTr4
25/12/2016, 19:59
mais um ressuscitador de tópico.
Boa noite popoli,
Indo amanhã (26/12/16) de são paulo à Paraty. Alguma dica complementar?
Sem pressa e pr curtir o passeio. Passarei o réveillon por lá. Se alguém aparecer, avise. :-)
[s]
sandro_ventania
27/12/2016, 21:16
Aproveite para conhecer Trindade.
FabioTr4
05/01/2017, 12:37
Olá,
Voltando de Paraty relato que a estrada 100% pavimentada (creio que estive por lá no século passado pela última vez) ainda tem problemas. Saudades quando era de terra e poucos se arriscavam. E os riscos eram pertinentes ao trajeto apenas.
Na descida o primeiro trecho após a divisa (Cunha) está muito bem pavimentada com conceitos ecológicos e padrão de estrada turística que é e merce ser de ponta à ponta.
No trecho final concentram todos os problemas. Falta sinalização, empenho do governo, falta de policiamento, etc.
Motoristas inexperientes ou com excesso de confiança abusam das condições precárias do asfalto em péssima condição com estreitamentos, buracos e curvas fechadas ao longo de descidas fortes, carregam no freio e perdendo a eficiência acabam por se acidentar. dia 27/12/16 presenciei o resto de um capotamento e dois carros destruídos por "perdas de freio", famílias chorando e machucados à margem da rodovia. Triste. Era princípio de feriado. Não recomendo com fluxo pesado de feriado. Um maluco que descontrola pode acabar com a alegria do passeio.
Pra mim tudo tranquilo. Pretendo voltar. Trindade que já conheço (última vez o som automotivo me expulsou de lá)ficou pra próxima.
FabioTr4
05/01/2017, 12:45
Ah!
Tive falha de rotação em marcha lenta em Paraty e desconfiando de atuador da marcha lenta ou sensor de rotação achei melhor e tive de procurar concessionária mais próxima. Difícil escolha. Ou Rio ou Caragua.
Preferi Caraguatatuba. Excelente atendimento de Jonas e sua equipe mecânica na oficina. Descobriram "vazamento" de corrente no cabo de vela 2 e trocaram sem qualquer custo por reposição de sobra da oficina.
Indico e agradeço a gentileza. Feriado feliz. Agora é trocar todos os cabos porque o sinal de desgaste já foi dado.
[s]
Giu Bernardon
14/03/2017, 09:56
Além dos problemas que vc relatou, achei que a estrada fica devendo muito para ser turística, porque não tem pontos de parada! Não tem mirantes, e com o movimento que ela tem agora, mesmo fora de feriado e finais de semana, não dá pra ariscar parar, pois é super estreita... uma pena.
Olá,
Voltando de Paraty relato que a estrada 100% pavimentada (creio que estive por lá no século passado pela última vez) ainda tem problemas. Saudades quando era de terra e poucos se arriscavam. E os riscos eram pertinentes ao trajeto apenas.
Na descida o primeiro trecho após a divisa (Cunha) está muito bem pavimentada com conceitos ecológicos e padrão de estrada turística que é e merce ser de ponta à ponta.
No trecho final concentram todos os problemas. Falta sinalização, empenho do governo, falta de policiamento, etc.
Motoristas inexperientes ou com excesso de confiança abusam das condições precárias do asfalto em péssima condição com estreitamentos, buracos e curvas fechadas ao longo de descidas fortes, carregam no freio e perdendo a eficiência acabam por se acidentar. dia 27/12/16 presenciei o resto de um capotamento e dois carros destruídos por "perdas de freio", famílias chorando e machucados à margem da rodovia. Triste. Era princípio de feriado. Não recomendo com fluxo pesado de feriado. Um maluco que descontrola pode acabar com a alegria do passeio.
Pra mim tudo tranquilo. Pretendo voltar. Trindade que já conheço (última vez o som automotivo me expulsou de lá)ficou pra próxima.