Ver Versão Completa : Rodas: offset e tala
RicardoHCS
08/12/2005, 15:31
Olá a todos,
estou pensando em trocar as rodas originais (offset +30), por rodas com offset 0 (Mangels 5x5,5 16). Com isso ganharia 3cm de cada lado. O que me motiva a fazer isso é o possível ganho de estabilidade (principalmente se considerarmos a suspenção levantada) :pensativo: :pensativo: :pensativo: .
Alguém saberia me informar se o ganho de estabilidade é realmente significativo (com este 3cm a cada lado)?
Há opção de tala 6 e 7, qual seria melhor?
Como resultará em ampliação da largura, provavelmente ficará para fora do paralama. Portanto seria necessário comocar um alargador de paralama. Segundo a experiência de vocês, qual seria o mais indicado?
Muito obrigado :concordo:
Ricardo.
thomas wistuba
08/12/2005, 16:34
Fala amigo,
então, no meu eu tenho roda Mangels 15 de 7 polegadas...
fica muito bom quanto a estabilidade.
O unico porém, é que a distancia entre as rodas fica maior, e muitas vezes vc não consegue entrar com as 4 rodas no facão. Ainda mais que o comprimento do eixo dos willys é menor.
Aí, quando não entra as 4 rodas dá um pouco de receio de quebrar uma ponta de eixo.
Na foto abaixo eu ainda não tinha levantado o KOZAK, ele ficava com a aparencia de um sapão com as pernas pro lado hehehehe
um abraço
RicardoHCS
08/12/2005, 21:33
Você sabe qual é o offset das suas rodas? Estou perguntando pois as de aro 15 apresentam diversas opções de offset. Já as 16 com furação 5 x 139 são offset 0.
Se realmente melhora a estabilidade, fico mais animado. Todavia, tenho receio em relação à vistoria. Acho que os peneus não podem ultrapassar o limite do paralama. Você já fez vistoria com o carro assim?
Obrigado pela resposta.
Ricardo
thomas wistuba
09/12/2005, 12:34
Fala meu amigo...
Por sorte aqui no Paraná não tem vistoria para transferencia.
Meus pneus estão uns 2 ou 3 dedos pra fora do paralama.....
As rodas são as da F1000
Venha transferir o carro no Parana heheheh
um abraço
RicardoHCS
11/12/2005, 09:14
Thomas,
mas e a vistoria anual? Passa? :?: :?: :?:
abraço
Ricardo
Troca para fazer vistoria!!!!!Não deveria ser feito,mas.....
[]s
thomas wistuba
12/12/2005, 15:09
Fala povo,
Seguinte, aqui não tem nada disso, não tem vistoria para emplacamento, não tem vistoria anual.......
Aqui é o paraíso dos Jeeps, Nivas, Bajas, Buggys, e qualquer coisa que tenha alguma irregularidade..
Um abraço
RicardoHCS
12/12/2005, 15:20
Que beleza!!!!!! :dance: :dance:
Por isso que tem gente daqui com placa daí.
Um abraço
christian govastki
12/12/2005, 18:30
Prezado Ricardo
Em função da diferença no off-set a roda vai "jogar" o pneu para fora, como há um aumento na bitola a tendência é que o Niva fique mais estável.
A consequência negativa é que o pneu este tenderá a "raspar" no paralamas. Se o pneu que vc prende usar (posta ai qual é para nós ficarmos sabendo), se for muito grande poderá até mesmo cortar a lateral do mesmo.
Dê uma olhada nas discussões antigas a respeito de levantar a suspensão e pneus
ANDRÉ PEIXOTO
14/12/2005, 12:47
thomas wistuba, vc tem mais fotos de suas rodas ? Tipo... visto pela lateral, etc... ?
Manda ai !
aBRAÇOS,
aNDRÉ.
thomas wistuba
14/12/2005, 15:07
Vista da roda dianteira
thomas wistuba
14/12/2005, 15:11
vista traseira
RicardoHCS
14/12/2005, 17:22
Christian,
realmente corro o risco de raspar no paralamas, pois já estão no limite. Comprei o carro com estes pneus e ainda estão bons (vou ver se tiro fotos para colocar aqui). Na frente tem os Pirelli Scorpion (não me recordo o tamanho, mas acho que são 215/75) e atrás são Goodyear Wrangler (mais largos que os dianteiros). Vou confirmar as medidas e posto junto com as fotos.
Como precisarei fazer alguns detalhes de lanternagem (pontos de ferrugem e caixa de ar), talvez a melhor opção seja cortar os paralamas e só depois trocar as rodas (só preciso juntar dinheiro para isso :parede: :parede: :parede: ).
Obrigado
Ricardo.
RicardoHCS
14/12/2005, 21:00
Os dianteiros são 215/80 e os traseiros são 245/75.
juniorvrz
14/12/2005, 21:18
Camaradas
Aproveitando o assunto de rodas, pergunto ao pessoal mais experiente se é possível colocar rodas 15 com pneus de medidas 235/75 ou até superiores tipo 265/75? lá por janeiro/fevereiro quero trocar as minhas rodas originais 650 R16 e quero colocar o pneu mais largo possível, quais adaptações deveria fazer, teria que levantar a suspensão e também modificar alguma coisa?? o que fazer?? :pensativo:
Grande abraço a todos!!!
thomas wistuba
15/12/2005, 11:07
Perceba que a distancia entre o pneu e o paralama é muito maior no meu carro....
mas isto só é possível pois tenho os paralamas cortados.
Se não cortar ou rebater, não adianta, vc vai ter limitações para colocar um pneu maior ou mais largo.
Para ajudar, e vc continuar com um bom curso de esterçamento, é colocar um offset que fique pra fora.....
as rodas originais da F1000 são suficientes...
um abraço
RicardoHCS
15/12/2005, 13:24
Realmente, preciso cortar os paralamas e depois troco as rodas.
O problema das rodas da F1000 é que o offset é negativo e as rodas ficariam muito para fora. Além do detran não aceitar, já soube de casos da polícia rodoviária criar problema. Por isso estou pensando nas Mangels R16, que tem offset 0.
Obrigado a todos pelas respostas
Abraço
Ricardo
christian govastki
16/12/2005, 10:12
Prezados
Temos menos alternativas de pneus que servem em aro 16" do que no 15".
A troca do pneu, por um diferente que o original é muito mais complexa, vc tem que ponderar o seguinte:
- Raspa por dentro (na suspensão ou na lataria)?
- Raspa por fora (lataria)?
- Pode cortar a lateral do pneu?
- A polícia pode criar problemas?
- Tem que mexer na lataria? Cortar, rebater?
- Quanto altera a transmissão (alonga/encurta a transmissão)? 5% de alongamento já altera completamente do desempenho do carro, imagina que há pneus que alongam em mais de 30% em relação ao origina (175/80R16)
- Com certeza vai haver alteração na velocidade marcada pelo velocímetro e distância percorrida.
- O pneu pode não raspar em condições normais, mas quando vc fizer trilha numa torção mais acentuada, o pneu pode "travar" dentro da caixa...e arregaçar seus paralamas.
E por fim, a Mangels tem a roda específica para o Niva, com o off-set correto no aro 16", verifique se não tem no aro 15". Consulte diretamente o distribuidor/fabrica.
RicardoHCS
16/12/2005, 16:45
Christian e demais,
com certeza, temos um péssimo hábito de querer modificar o carro todo e desconsiderar seu projeto original. Como nossa discussão pode nos ajudar a evitar problemas futuros, vou tentar resumir o que falamos até aqui:
- o offset das rodas originais e +30 (me corrijam se estiver errado) e, portanto, colocar rodas com offset inferior a este resulta em ampliação a bitola com consequente ganho de estabilidade;
- você escreveu que a Mangels tem rodas aro 16 no offset correto do niva; mas eles só tem roda aro 16 (furação 5x139) com offset 0. A substituição das originais por estas resultaria em ampliação de 3cm de cada lado (ampliar a bitola em 6cm).
- a minha intensão original era realizar esta troca visando uma melhora na estabilidade. Afinal, existe o hábito de elevar o carro sem se preocupar com as diversas repercussões. Minha dúvida é: o ganho na estabilidade é significativo, com este aumento de bitola. Já que ocorre um aumento na distância entre a parte mais externa do pneu e o centro do eixo, deve ocorre um incremento da força sobre o eixo e todo sistema de transmissão (faz muito tempo que estudei física, mas o momento deve ficar aumentado :pensativo: :pensativo: ). Enfim, considerando que comprei o carro já elevado, valeria trocar as rodas para ampliar a bitola, ou o ganho de estabilidade não justifica o esforço a mais que seria gerado.
- considerando que esta troca seja vantajosa, surge outro problema: é legal (no sentido da lei)? No meu caso, acredito que os pneus ultrapassem no máximo 2 cm a borda externa dos paralamas. Poderia utilizar um alargador, mas não sei se isso é oficialmente permitido.
- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.
- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.
- ainda em relação ao pneu, considerando o risco de encostar no paralama, seria interessante recortar este, permitindo a utilização de pneus maiores. No meu caso, não tenho a intensão de colocar pneus maiores e, no dia a dia os atuais não encosta. Todavia, como estão bem próximos dos paralamas, é possível que em trilhas ocorra o contato.
- tem algum tópico que vocês conheçam discutindo as alterações na transmissão em função de mudanças nos pneus? Caso não tenha, se algum puder escrever um pouco sobre o assunto, agradeço.
- qual é a tala da roda original? As rodas da Mangels podem ser 6 ou 7.
No meu caso, estou optando por não mudar nada. Como precisarei realizar lanternagem em breve (talvez precise refazer as caixa de ar), aproveitaria para cortar os paralamas e depois pensaria em mudar as rodas (mas não tenho $$$$$ para tudo isso).
Obrigado pela participação de todos.
Abraço
Ricardo
christian govastki
16/12/2005, 18:20
[quote="RicardoHCS"]Prezados, vou responder dentro das perguntas/respostas do Ricardo
...- o offset das rodas originais e +30 (me corrijam se estiver errado) e, portanto, colocar rodas com offset inferior a este resulta em ampliação a bitola com consequente ganho de estabilidade;
ChA> Já pesquisei um zilhão de vezes, :parede: já tentei medir, :parede: mas não consegui a informação exata. Mas me parece que é algo entre 25 a 30 mm :concordo:
- você escreveu que a Mangels tem rodas aro 16 no offset correto do niva; mas eles só tem roda aro 16 (furação 5x139) com offset 0. A substituição das originais por estas resultaria em ampliação de 3cm de cada lado (ampliar a bitola em 6cm).
ChA> Quem passou esta informação foi o Gil Tchauer (moderador) na lista nacional. Ele disse que comprou a roda com as medidas exatas das do Niva. A furação nunca foi problema (afinal é igual a dos Ford F-100/1000, Jeep entre outros. O problema sempre foi a questão do off-set, que neste caso a do Samurai parece ser a que mais se aproxima do original.
- a minha intensão original era realizar esta troca visando uma melhora na estabilidade. Afinal, existe o hábito de elevar o carro sem se preocupar com as diversas repercussões. Minha dúvida é: o ganho na estabilidade é significativo, com este aumento de bitola. Já que ocorre um aumento na distância entre a parte mais externa do pneu e o centro do eixo, deve ocorre um incremento da força sobre o eixo e todo sistema de transmissão (faz muito tempo que estudei física, mas o momento deve ficar aumentado :pensativo: :pensativo: ).
ChA> Sua colocação está correta. Mas acredito que este aumento das forças sobre o eixo não trará problemas de durabilidade.
Enfim, considerando que comprei o carro já elevado, valeria trocar as rodas para ampliar a bitola, ou o ganho de estabilidade não justifica o esforço a mais que seria gerado.
ChA> Quanto seu carro está elevado? Vc não conseguiria um jogo de pneus originais para testar? Talvez o uso de amortecedores/molas mais duros resolva a questão de forma mais efetiva.
- considerando que esta troca seja vantajosa, surge outro problema: é legal (no sentido da lei)?
ChA> Não, é ilegal que o pneu ultrapasse a linha da carroceria. O "seu gualda" pode reter o veículo até a regularização da situação.
No meu caso, acredito que os pneus ultrapassem no máximo 2 cm a borda externa dos paralamas. Poderia utilizar um alargador, mas não sei se isso é oficialmente permitido.
ChA> Vale a pena fazer uma consulta oficial ao detran da sua cidade para verificar, e se necessário e se eles responderem que não, é bom andar com este documento junto aos documentos do carro. Seria interessante providênciar tb um laudo em uma instituição credenciada pelo Detran. Não se esqueçam que tudo aquilo que pode ser "interpretado" pelas autoridades de trânsito pode ter uma interpretação diferente das nossas, e gerar problemas.
- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.
ChA>No caso do pneu original esta diferença entre o pneu novo e o usado não é significativa, agora um ultra-mega-super-frontiera com 15 cm de borracha na banda vai haver uma diferença enorme.
- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.
ChA> O Natal 4x4 fez isto. Eu confiro com o GPS.
- ainda em relação ao pneu, considerando o risco de encostar no paralama, seria interessante recortar este, permitindo a utilização de pneus maiores. No meu caso, não tenho a intensão de colocar pneus maiores e, no dia a dia os atuais não encosta. Todavia, como estão bem próximos dos paralamas, é possível que em trilhas ocorra o contato.
ChA> Na frente vc pode recortar os paralamas sem grandes problemas. Só haverá uma possível fragilização da borda devido a perda da rigidez em função do corte. Na traseira é que o bicho pega. Quando vc cortar o paralamas, vai acabar abrindo a lata do carro, gerando um "buraco" para dentro do carro, então vc vai ter que fechar este buraco com outra chapa de aço.
- tem algum tópico que vocês conheçam discutindo as alterações na transmissão em função de mudanças nos pneus? Caso não tenha, se algum puder escrever um pouco sobre o assunto, agradeço.
ChA> Discutimos muito aqui no fórum, a cerca de 2 meses qual era o pneu mais adequado, dá um procurada.
- qual é a tala da roda original? As rodas da Mangels podem ser 6 ou 7.
ChA> Me parece que é 5", confiro mais tarde.
(...)
christian govastki
16/12/2005, 18:31
dá uma lida neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12705
RicardoHCS
18/12/2005, 09:55
Vou procurar mais informações.
Mais uma vez, obrigado.
RicardoHCS
19/12/2005, 20:36
Embora não seja diretamente o assunto do tópico, por ser relacionado resolvi perguntar a vocês:
- como havia dito anteriormente, meu niva está com pneus 215/80 16 na frente e 245/75 16 atrás;
- pensava que não havia problema, afinal, existe um diferencial central;
- hoje, levei o carro em um mecânico e ele falou para eu trocar os traseiros por pneus iguais aos dianteiros, urgentemente!
- como se tratam de 2 pneus Goodyear APT 245/75 praticamente novos, preciso ter certeza da necessidade de troca-los.
O que vocês acham? É realmente fundamental realizar a troca?
Abraço
Ricardo
christian govastki
20/12/2005, 16:05
Se os diâmetros, e por consequência, as circunferências deles não forem muito diferentes, não haveria a necessidade preemente de trocar os pneus.
Pegue uma trena e meça os seus pneus, pois pode haver uma diferença muito grande entre o diâmetro comercial e o real dos pneus.
Partindo para o mundo da teoria e dos cálculos.
Pela planilha (lembre-se que ela considera medidas "comerciais", que são ligeiramente diferente das medidas "reais") e usando os dados dos seus pneus, há uma diferença de 7,4 cm na circunferência entre o pneu dianteiro e o traseiro.
Em comparação ao original as marchas estão alongadas, respectivamente 12,2% e 15,7%, para a dianteira e a traseira, como você mesmo pode fazer as contas, o pneu traseiro vai "andar" 95 m, por km percorrido a menos que o dianteiro.
Como os 4 pneus percorram a mesma distância (considerando que o carro só esteja andando em linha reta), advinha para onde vai esta diferença... Exatamente como você supôs, no seu diferencial central - DC.
Agora é que eu vou colocar mais uma dúvida na sua cabeça :twisted:
Comparando diversas raios de curvas (entre 1000 m (que seria praticamente uma reta) a 6,5 m (quase o raio de giro do Niva), e considerando a bitola do Niva como sendo 1,4m, as diferenças de distâncias percorridas entre os pneus internos e externos varia de 99,9% a 82,3% respectivamente. Então deduze-se que os diferenciais de eixo trabalha 100% do tempo. Então pouco importa se o seu pneu direito é maior que o esquerdo, o diferencial vai dar conta do serviço...
Porém :(
Admitindo-se que não há diferenças significativas de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro (afinal ninguém anda fazendo o "teste do alce" a todo momento...), o DC não foi projetado para trabalhar, por assim dizer 100% do tempo, então esta compensação seriam muito pequenas num niva com os 4 pneus originais andando em condições normais.
Por outro lado, partindo da premissa de que não se deve andar com bloqueio do DC ativado no asfalto sob risco de quebra do mesmo. Então, teoricamente, o diferencial central trabalha 100% do tempo, exceto quando se anda em linha absolutamente reta (o que convenhamos é quase impossível com um niva devido a sua precisa caixa de direção). :dance:
Resumindo, pelo exposto e calculado, chega-se a brilhante conclusão que... Teoricamente pode usar pneus diferentes entre os eixos que o DC resolve a encrenca. Na pratica, vc está disposto a testar se na prática a teoria é a mesma, e decidir entre bancar um jogo de pneus ou um DC para a sua viatura? :putz:
Sinceramente, antes achava que não podia, agora feitas as contas, acho que pode. Assim sendo, a decisão é sua... Desculpe se aumentei suas dúvidas.... :wink:
RicardoHCS
20/12/2005, 19:27
Vou analisar com calma e depois escrevo...
Medi rapidamente e grosseiramente o diâmetro dos pneus:
dianteiro 73cm (215/80); será que está murcho?
traseiro 75cm (245/75).
Como o custo para trocar os pneus é bem elevado (pelo menos uns R$600) e é provável que continue havendo diferença (dificilmente os novos terão o mesmo diâmetro dos que já estão no carro), a princípio irei manter o esquema atual.
Abraço
Ricardo
Cavalcante
21/12/2005, 20:34
- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.
Como fui citado, quero direito de resposta :D :D :D :
Não sei se fui claro no outro tópico, mas o que pude observar, através de GPS, e agora com navegador integrado (compass) é que, para pneus pirelli rodo rural, 6.75/16 (se não me engano é essa a medida), grosso modo a diferença entre velocidade real e velocidade apontada pelo velocímetro é de cerca de 10% para menos em pneus novos, 0 para pneus meia vida, e 10% para mais em pneus gastos, mas não absolutamente carecas. Lembrando que em todos os carros de 4x2 que tive, a velocidade apontada pelo velocímetro é sempre 10% menor que a velocidade instantânea real.
- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.
Como o Christian disse, as diferenças entre distâncias percorridas, e portanto o número de voltas que cada roda dá, em curvas pode variar de 99,9 a 82,3%. Logo você só terá a velocidade real apontada em seu velocímetro (isso se ele estiver bem aferido, o que é outra história) em linhas exatamente retas. Em veículos de quatro rodas não se mede a velocidade por meio das rodas ou semi-eixos, mas sim pelo diferencial ou, o que é facílimo em um 4x4, pelo cardan. Só não sei se os velocímetros de bicicleta funcionam com uma frequência mais alta, uma vez que o diâmetro de um eixo cardan é cerca de um décimo do de uma roda de bicicleta. Se esses velocímetros forem projetados para serem instalados na periferia da roda, dançou. Se for mais próximo do centro, ok.
Mas, velocímetros de bicicleta são velocímetros de bicicleta. Use um trip totem ou o compass mini. Estão na casa das 250~300 latas e funcionam de verdade.
Abraços
MANFREDI
22/12/2005, 10:42
Esses são nossos amigos. Como é bom ler e aprender com vocês.
Grande abraço a todos e muitas felicidades neste Natal e que em 2006 tenhamos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.
Boas festas a todos.
RicardoHCS
22/12/2005, 20:51
Cavalcante,
obrigado pela participação, se soubesse que a citação serviria de estímulo, a teria feito antes :mrgreen: .
Vou escrever outra mensagem com as "conclusões parciais e as dúvidas.
Abraço
RicardoHCS
22/12/2005, 21:29
Christian, Cavalcante e demais,
em relação à primeira discussão (offset e tala) minha idéia, até agora é :parede: :
- a substituição das rodas originais por outras com o offset menor objetivando ganho de estabilidade é seria interessante e não afetaria significativamente o sistema de transmissão e diferenciais. A princípio o modelo mais adequado seria o Mangels aro 16, tala 6 e offset 0 (única opção), proporcionando a apliação de 6cm (3 de cada lado). Todavia, como os pneus ficariam além dos paralamas, preciso saber como tornar isto legal, junto ao detran, até lá as originais continuaram em meu carro :pensativo: . Concordam :?: :?:
- de fato, com a bagunça que fazemos trocando os pneus, o velocimetro original fica quase obsoleto, principalmente andando em estradas com muitas fiscalizações eletrônicas (meu caso). Pensei em "calibra-lo", mas acho que não vale o esforço ($$$). Como o trip-totem é regulado? Nós informamos o raio dos pneus? Em relação ao velocímetro de bicicleta, tanto faz coloca-lo na periferia ou mais para o centro, a frequência será a mesma. A diferença será a velocidade do imã (quanto mais na periferia, maior será). Todavia, concordo que é uma adaptação meio "tosca".
- vamos a questão da diferença nos pneus:
1) Se fosse comprar um jogo de pneus, compraria todos iguais, mas como já comprei o carro com eles, peço que me ajudem a analisar;
2) Grosseiramente (medi com uma fita métrica, tendo como cuidado em alinha-la com o centro das rodas, mas sem muita precisão para determinar o ponto final), os dianteiros tem 73 cm e os traseiros 75 cm. Calculando, chegamos a conclusão que um ciclo dianteiro corresponde a 229,3 cm e um traseiro a 235,6 cm. Para facilitar irei trabalhar com 229 e 236.
3) Como todas as rodas percorrem a mesmo distância, em um dado intervalo de tempo, a cada ciclo, as traseiras estarão percorrendo 7cm menos do que sua circunferência. Isso corresponde a aproximadamente 3%. :twisted: :twisted:
4) Se continuarmos este raciocínio chegaremos à conclusão que a cada 77m (aproximadamente), as rodas traseiras rodaram um ciclo a menos que as dianteiras ((236/7)x229cm). Se isso estiver correto, significa muito? :parede: :parede: :parede:
5) Em outras palavras, andando a 80Km/h (arredondei; 77 x 1000) as rodas traseiras rodariam 16,7 ciclos a menos do que as dianteiras a cada minuto :shock: . Embora pareça muito, se considerarmos as diferenças laterais, talvez não seja tanto. A questão é: o diferencial central aguenta o mesmo que o dianteiro? :?:
6) Como comprar pneus novos agora representaria manter certa diferença no diâmetro dos pneus (acho pouco provével que consiga encontrar pneus novos com a mesma medida real dos usados) e meus pneus estão muito bons, não pretendo troca-los (exceto se chegarmos a conclusão que se faz realmente necessária, a troca).
Vou parar por aqui, já estou mais confuso do que quando comecei a escrever :putz: :shock: :twisted: :roll: :parede:
Aguardo ansiosamente novos comentários :concordo:
Abraço
ANDRÉ PEIXOTO
23/12/2005, 01:11
Vixiiiiiiii Maria !!! Que conversa de doido!!!??? Fiquei tonto só de ler! :? :roll: :roll: :roll: :roll: :putz: :putz: :putz:
Cavalcante
23/12/2005, 08:02
- de fato, com a bagunça que fazemos trocando os pneus, o velocimetro original fica quase obsoleto, principalmente andando em estradas com muitas fiscalizações eletrônicas (meu caso). Pensei em "calibra-lo", mas acho que não vale o esforço ($$$). Como o trip-totem é regulado? Nós informamos o raio dos pneus? Em relação ao velocímetro de bicicleta, tanto faz coloca-lo na periferia ou mais para o centro, a frequência será a mesma. A diferença será a velocidade do imã (quanto mais na periferia, maior será). Todavia, concordo que é uma adaptação meio "tosca".
Ricardo, você tem razão quanto ao velocímetro de bicicleta. Falei bobagem. O que muda mesmo é só a velocidade do ímã. Sua velocidade angular e portanto a frequência não variam com o raio :parede: :parede:
O princípio do trip totem, do compass mini e dos navegadores integrados para competição das duas máquinas é o seguinte: por meio de um sensor (no Niva, um sensor Hall, acoplado em série no cabo do velocímetro, mantendo a funcionalidade do velocímetro original) o equipamento recebe 4 pulsos por volta completa do ponto analisado (no Niva a saída de velocímetro da caixa de transferência). Daí pra frente é tudo software.
A aferição é feita da seguinte forma: dado um trecho de distância conhecida (quanto maior melhor, desde que se tenha precisão na medida), como por exemplo, 1 quilômetro, preferencialmente de reta, em uma estrada, percorre-se este trecho. O odômetro do equipamento vai marcar, por exemplo 1.077 m (a precisão é de 1 m, ao contrário dos 100 dos odômetros de carro). Pare o carro exatamente nos 1.000 m percorridos e corrija o odômetro para 1.000 m. Pronto. O equipamento está aferido. De tempos em tempos, repita a operação, corrigindo o efeito do desgaste dos pneus. Agora você pode usar até em um big foot. Sua velocidade sempre vai estar certinha.
Vixiiiiiiii Maria !!! Que conversa de doido!!!??? Fiquei tonto só de ler!
[\quote]
Vc não viu nada. Qualquer hora dessas aparece aqui em Sampa e eu te levo no quadrilátero das bermudas (área inóspita da cidade universitária que abriga os institutos de física, no qual eu me lasco, digo, estudo, matemática, oceanografia e astronomia) pra você ver o que é gente xarope...
zattamarco
27/12/2005, 19:38
Coloquei rodas da Sportage no meu niva com pneus 205 70R15. Como esses pneus são baixos e o meu niva já estava com a suspenção levantada, ficou um pouco estranho. Estou pensando em retirar os calços, mas acho que será necessário rebaixar mais.
Alguém já usou essas rodas?
RicardoHCS
02/01/2006, 17:48
Olá a todos,
voltando à questão dos pneus, será necessário realizar a troca dos traseiros (245/75) por outros iguais aos dianteiros (215/80). Estive viajando e basta pegar uma estrada de barro com uns buraquinhos que eles raspam na parte interna da lataria :putz: :putz: . Além disso, quando passei por terrenos mais acidentados, também rasparam na extremidade traseira dos paralamas.
Vou começar a procurar por lojas que aceitem os atuais como forma de pagamento :pensativo: .
Abraço
christian govastki
05/01/2006, 10:52
Coloquei rodas da Sportage no meu niva com pneus 205 70R15. Como esses pneus são baixos e o meu niva já estava com a suspenção levantada, ficou um pouco estranho. Estou pensando em retirar os calços, mas acho que será necessário rebaixar mais.
Alguém já usou essas rodas?
Prezado Zattamarco
Este pneu é quase do mesmo tamanho que o original do Niva, se você retirar os calços seu carro vai voltar a altura de fábrica, não precisa rebaixar o carro...a não ser que vc resolva fazer um niva tunning...
Pelo pouco que conheco de 4x4 acho que especialmente no Niva que e integral nao e muito recomendavel colocar pneus diferentes pois isso prejudica muito o diferencial, ja que cada pneu percorre um ciclo diferente por causa do seu diametro.
Por favor me corrijam!!!!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.