Conectar

Ver Versão Completa : Tec Tec Tec no motor sw4 99

mariohgb
23/03/2014, 19:43
Caros amigos,

Mais uma vez vou recorrer as ases do forum 4x4 para um barulho que vem me atormentando.....

Comprei a minha SW499 em abril do ano passado e no final do ano fiz uma revisao completa com pecas originais Toyota na Toyomec para fazer uma viagem ao nordeste com tranquilidade (2 pivos inferiores, 2 amortecedores dianteiros, pastilhas de freio, buchas das bieletas e outras coisas mais...) antes disso, ja havia trocado correia dentada, tensores, etccc...ou seja revisao completa quando se pega um carro usado....

Porem umas 2 semanas antes da viagem a Natal-RN percebi que todo dia pela manha, apos uns 10 segundos de ligar o carro inicia um TEC TEC TEC aleatorio, diferente da castanha natural da bomba de diesel. Trata-se de um barulho bem acentuado, vindo de alguma parte do motor que se consegue ouvir dentro do carro. Apos uns 3 minutos o barulho comeca a diminuir ate desaparecer completamente. Ao longo do dia, posso desligar e ligar o carro que nao aparece mais esse barulho, so acontece de manha, ou quando o carro fica muito tempo parado.

Mesmo assim fiz uma maravilhosa viagem a Natal com toda a familia rodando nada mais nada menos que 7.000km sem apresentar nenhum problema.... Ainda nao consegui ver nenhuma relacao desse barulho com coisa nenhuma.. Estou sem tempo para levar o carro na Toyomec, mas gostaria de saber de voces se tenho com que se preocupar....

Alguns amigos toyoteiros ja especularam:

ja experimentou ligar sem o ar condicionado? sim, nao adianta o tec tec tec sempre esta la!!
esta usando oleo correto? sim, uso sempre oleo tection....ja passei para oleo mineiral do posto ipiranga para ver alguma relacao...nada!!!
outras coisas como: pode ser diferenca de temperatura entre o bloco e o coletor, coisa normal// isso pode ser o tipo diesel que esta usando//// pode ser algum problema de bico/// etc....

Alguem pode me ajudar??

Obrigado

Mario Bispo

EduQxQ
23/03/2014, 21:02
Boa noite Mario,

Parece ser o ruído de quando falta lubrificação. Observou se a lâmpada do óleo ainda está acesa quando o tec-tec aparece?

Um abraço,
Edu

dpab
24/03/2014, 00:29
Caros amigos,

Mais uma vez vou recorrer as ases do forum 4x4 para um barulho que vem me atormentando.....

Comprei a minha SW499 em abril do ano passado e no final do ano fiz uma revisao completa com pecas originais Toyota na Toyomec para fazer uma viagem ao nordeste com tranquilidade (2 pivos inferiores, 2 amortecedores dianteiros, pastilhas de freio, buchas das bieletas e outras coisas mais...) antes disso, ja havia trocado correia dentada, tensores, etccc...ou seja revisao completa quando se pega um carro usado....

Porem umas 2 semanas antes da viagem a Natal-RN percebi que todo dia pela manha, apos uns 10 segundos de ligar o carro inicia um TEC TEC TEC aleatorio, diferente da castanha natural da bomba de diesel. Trata-se de um barulho bem acentuado, vindo de alguma parte do motor que se consegue ouvir dentro do carro. Apos uns 3 minutos o barulho comeca a diminuir ate desaparecer completamente. Ao longo do dia, posso desligar e ligar o carro que nao aparece mais esse barulho, so acontece de manha, ou quando o carro fica muito tempo parado.

Mesmo assim fiz uma maravilhosa viagem a Natal com toda a familia rodando nada mais nada menos que 7.000km sem apresentar nenhum problema.... Ainda nao consegui ver nenhuma relacao desse barulho com coisa nenhuma.. Estou sem tempo para levar o carro na Toyomec, mas gostaria de saber de voces se tenho com que se preocupar....

Alguns amigos toyoteiros ja especularam:

ja experimentou ligar sem o ar condicionado? sim, nao adianta o tec tec tec sempre esta la!!
esta usando oleo correto? sim, uso sempre oleo tection....ja passei para oleo mineiral do posto ipiranga para ver alguma relacao...nada!!!
outras coisas como: pode ser diferenca de temperatura entre o bloco e o coletor, coisa normal// isso pode ser o tipo diesel que esta usando//// pode ser algum problema de bico/// etc....

Alguem pode me ajudar??

Obrigado

Mario Bispo

Mario,
Vc perguntou se tem com o que se preocupar, pois bem, tem sim... TROQUE DE OFICINA !!!
Tenho uma SW4 do mesmo ano da sua (1999) e quando a comprei em 2008 fiz a revisão inicial e alguns outros serviços nessa verdadeira arapuca que chamam de oficina e fui enganado, tendo descoberto posteriormente os vários erros e a desonestidade nos orçamentos. Até descobrir esses fatos, inocentemente eu até os recomendava, mas tive que me desculpar com os amigos depois!
Alguns companheiros aqui do forum, inclusive, processaram a dita empresa, que lhes cobrou por peças originais e colocou peças paralelas, dentre outras coisas. Portanto, não fui o único incauto a sofrer com esse engodo.
Quanto ao barulho na sua vtr, não sei informar o que pode estar provocando, mas recomendo que vc procure uma oficina idônea para averiguação. Um abraço, Delfim

Glaicon
24/03/2014, 06:37
Me parece barulho dos tuchos hidráulicos, que estão com dificuldade de receber óleo.
Essa demora no preenchimento das peças com óleo ocasionará danos às mesmas por conta do atrito.
Acho necessário verificar bomba e pescador.:concordo:

calhiandro
24/03/2014, 08:40
Glaicon, nesse motor os tuchos são mecânicos. Pode ser que tenha que ajustar a folga.

mariohgb
24/03/2014, 08:51
Boa noite Mario,

Parece ser o ruído de quando falta lubrificação. Observou se a lâmpada do óleo ainda está acesa quando o tec-tec aparece?

Um abraço,
Edu

Edu, a luz de oleo nao acende...Ja fiz umas 3 trocas de oleo depois que apareceu o barulho e nada!!!

mariohgb
24/03/2014, 08:56
Delfim, voce disse isso e agora estou realmente desconfiado..... o barulho comecou logo depois dessa revisao na Toyomec...estava faltando 2 semanas para o inicio da minha viagem para o nordeste. Coloquei neles por recomendacao do Caruso e por estar mais perto de casa, mas depois do seu post, vou deixa-la na toyomundi para obter um diagnostico mais preciso...valeu a dica , agora ja nao sei de mais nada!!

mariohgb
24/03/2014, 08:59
Valeu Glaucio, vou levar na toyomundi para darem uma checada,,,,espero que nao tenha danificado nada por conta de falta de lubricacao ou folga nos tuchos!! So estou encucado que esse barulho tenha comecado logo depois da revisao de suspensao na toyomec....

Glaicon, nesse motor os tuchos são mecânicos. Pode ser que tenha que ajustar a folga.

EduQxQ
24/03/2014, 13:40
Edu, a luz de oleo nao acende...Ja fiz umas 3 trocas de oleo depois que apareceu o barulho e nada!!!

Olá Mario,
Teria que acender esta lâmpada. Nem apenas com o contato da chave ligado ela acende?
E antes desta revisão ela acendia?

Um abraço,
Edu

dorderf
24/03/2014, 15:34
Eu acredito que essa lâmpada só acenda quando a bomba de óleo dá pau. Meu carro, antes da retífica, ficou quase zerado de óleo no motor e nada acendeu.

guilhermeabreu
24/03/2014, 18:37
A LUZ DE ÓLEO tem que acender toda a vez que ligar o contato na chave independente se tem óleo ou não no motor , e assim que o motor pega a luz se apaga e só fica acesa qdo o óleo esta baixo demais , sem óleo no motor ou a bomba de óleo deu pau .

Se ela acendia antes de fazer a revisão e agora não é bem provável que o meca retirou o fio de LUZ DE ÓLEO para vc não ver a MERDA que vai dar no motor .

Vc viajou com este tec tec não tem mais o que falar , mas não deveria ter viajado antes de resolver este barulho extranho , mas agora a Inês esta morta .

Abraço , e na torcida para que não tenha causado dano no seu motor após esta revisão PEBA que vc fez nesta oficina . Assino em baixo o que o DELFIM escreveu .

dpab
24/03/2014, 22:03
Delfim, voce disse isso e agora estou realmente desconfiado..... o barulho comecou logo depois dessa revisao na Toyomec...estava faltando 2 semanas para o inicio da minha viagem para o nordeste. Coloquei neles por recomendacao do Caruso e por estar mais perto de casa, mas depois do seu post, vou deixa-la na toyomundi para obter um diagnostico mais preciso...valeu a dica , agora ja nao sei de mais nada!!
Mário,
Agora fiquei duplamente preocupado, por vc e pelo Caruso, que é meu amigo há mais de 30 anos !!!
A propósito, não sei se vc já é cliente deles, mas quando vc for na Toyomundi pode falar em meu nome, diga ao Marcos (mecânico competentíssimo) e ao Hemerson (dono) que vc é meu amigo e conte a sua história. Tenho certeza de que o Marcos saberá diagnosticar e resolver o tal tec,tec,tec do seu motor.
Um abraço, Delfim

mariohgb
24/03/2014, 23:12
Olá Mario,
Teria que acender esta lâmpada. Nem apenas com o contato da chave ligado ela acende?
E antes desta revisão ela acendia?

Um abraço,
Edu

Edu, quando eu ligo o carro todas as lampadas se apagam normalmente, em nenhum momento vi alguma lampada permanencendo acesa depois de ter dado ignicao......vou verificar se a luz de oleo acende apenas na chave depois posto aqui, ok?

a revisao nao tinha nada pra fazer no motor, mas pelo historico de M.... desta loja, ja nao sei...

preocupado!!! :(

Glaicon
25/03/2014, 06:36
Valeu, Calhiandro.
Eu sabia que tinha tucho no meio!
Só não sabia dessa diferença de hidráulico para mecânico.:concordo:

mariohgb
25/03/2014, 12:09
Pois e Delfim. eu estava sem tempo para fazer a revisao em Niteroi, e como o Caruso sempre deixa a pick up dele na toyomec, resolvi deixar la por 3 dias para essa revisao. Pelo visto acho que foi uma pessima escolha.
Vou levar imediatamente na toyomundi para o hemerson analisar o problema...pior eh que vc ja havia me recomendado eles antes, porem foi mesmo a falta de tempo....

So espero que nao seja nada grave.....

Depois que o tec tec tec passa, nao sinto nada cerrando quando acelero, o barulho some por completo.... pensei que fosse falta de lubrificacao nos tuchos, mas geralmente quando eh isso faz um barulho de ferro c/ ferro na mesma hora e logo depois para....o estranho eh que o carro liga muito bem, depois de alguns segundos o barulho aumenta..... nao tenho certeza, mas acho que ele so para quando o ponteiro da temperatura chega no meio (temperatura de trabalho).

vamos ver o que diz o Hemerson

Valeu

Mário,
Agora fiquei duplamente preocupado, por vc e pelo Caruso, que é meu amigo há mais de 30 anos !!!
A propósito, não sei se vc já é cliente deles, mas quando vc for na Toyomundi pode falar em meu nome, diga ao Marcos (mecânico competentíssimo) e ao Hemerson (dono) que vc é meu amigo e conte a sua história. Tenho certeza de que o Marcos saberá diagnosticar e resolver o tal tec,tec,tec do seu motor.
Um abraço, Delfim

dpab
25/03/2014, 18:27
Mário,
Ouça o que o Hemerson tem a dizer, mas ouça também o Marcos (mecânico), afinal é ele que conhece a fundo os nossos carros e motores.
Um abraço, Delfim.

Zani
25/03/2014, 20:54
Acompanhando, posta pra gente o resultado.
Abraço.

sgrul1
25/03/2014, 21:02
Ola amigo. Apesar de que a minha é outro modelo, mas fazia "tec tec" e o resultado foi o motor fundir p falta de lubrificação. No caso da minha tava baixando óleo demais...(troquei óleo e filtro, andei 1500 Km e o motor bateu) então de um jeito ou de outro teria q retificar o motor. Espero q vc tenha mais sorte. Um mecânico experiente saberá avaliar qual é o problema.

mariohgb
26/03/2014, 19:16
PIMBA !!! Resolvido !!

Pessoal, conforme recomendacao do Bonfim, liguei hoje de manha para o Marco da Toyomundi que foi muito atencioso pelo telefone e escutou o problema com muita atencao.

Ele foi direto na ferida: Pediu para colocar agua nas correias do ar condicionado e alternador na hora que tivesse fazendo o Tec Tec Tec....fiquei meio descrente pois normalmente quando ha problema de ressecamento das correias nao faz tec tec tec e sim um chiado peculiar, mesmo assim la fui eu ate a garagem com a garrafinha d agua. Coloquei agua nas correias e o barulho cessou na mesma hora!!!! Liguei de volta para o Marcos agradecendo pelo diagnostico.

Comentario do Marcos: Conheco gente que ja abriu motor por causa desse barulho!!!

Realmente a Toyomundi ganhou um cliente depois desse episodio !!! Esta semana estou indo la para trocar as correias e dar uma olhada no meu freio que esta agarrando quando freio de leve....

Agora ficam as perguntas: Essas correias foram trocadas em maio do ano passado e compradas na Toyota da barra (originais), estavam praticamante novas, sera que nao foram "substituidas" na revisao da bendita mecanica? Deixei tambem um jogo de pastilhas originais comprados na America de Ponta Pora para serem trocados na bendita mecanica, mas agora estao prendendo quando freio de leve (vou verificar esse problema na Toymundi), sera que usaram outras pecas ao inves das minhas originais?

Obrigado a todos do Forum que me ajudaram, e espero que esse topico ajude outros toyoteiros a resolver esse problema.

Volto a postar sobre as pecas originais, se foram ou nao trocadas!!!

Grande abraco!!!

Mario

mariohgb
26/03/2014, 19:18
Zani, problema resolvido!!!

guilhermeabreu
26/03/2014, 22:56
PIMBA !!! Resolvido !!

Pessoal, conforme recomendacao do Bonfim, liguei hoje de manha para o Marco da Toyomundi que foi muito atencioso pelo telefone e escutou o problema com muita atencao.

Ele foi direto na ferida: Pediu para colocar agua nas correias do ar condicionado e alternador na hora que tivesse fazendo o Tec Tec Tec....fiquei meio descrente pois normalmente quando ha problema de ressecamento das correias nao faz tec tec tec e sim um chiado peculiar, mesmo assim la fui eu ate a garagem com a garrafinha d agua. Coloquei agua nas correias e o barulho cessou na mesma hora!!!! Liguei de volta para o Marcos agradecendo pelo diagnostico.

Comentario do Marcos: Conheco gente que ja abriu motor por causa desse barulho!!!

Realmente a Toyomundi ganhou um cliente depois desse episodio !!! Esta semana estou indo la para trocar as correias e dar uma olhada no meu freio que esta agarrando quando freio de leve....

Agora ficam as perguntas: Essas correias foram trocadas em maio do ano passado e compradas na Toyota da barra (originais), estavam praticamante novas, sera que nao foram "substituidas" na revisao da bendita mecanica? Deixei tambem um jogo de pastilhas originais comprados na America de Ponta Pora para serem trocados na bendita mecanica, mas agora estao prendendo quando freio de leve (vou verificar esse problema na Toymundi), sera que usaram outras pecas ao inves das minhas originais?

Obrigado a todos do Forum que me ajudaram, e espero que esse topico ajude outros toyoteiros a resolver esse problema.

Grande abraco!!!

Mario

CARO MARIOHGB

Estou até mais aliviado , já estava pensando na porrada$$$$$$$$$ que vc iria levar , mas o provável que aconteceu foi que na sua REVISÃO ANTES DE VIAJAR os caras retiraram as peças usadas e boas do seu carro e colocaram as velhas de outros carros que fizeram revisões anteriores a da sua , com isto vc tinha um carro andando normal e depois da REVISÃO ficou com peças mais velhas e desgastadas do que as que vc tinha em seu carro .

Abração BEM ALIVIADO UUFA .

mariohgb
27/03/2014, 00:00
Guilherme voce tem razao...ja estou com uma preocupacao a menos!!! O carro esta com 180.000km rodados mas esta muito bem cuidado, troco oleo de 5 em 5K, nao esperava por isso!!

Quanto a essa possibilidade de ter sido enganado, vou tirar a prova dos nove essa semana, e pedir para o Marcos verificar as correas e platilhas para ver se sao as originais que eu comprei.. Em qualquer caso, volto a postar aqui para deixar todos a par desta situacao!!

Hoje vou dormir tranquiloooooo

Cada dia que passa Adoro mais minha sw4 !!!!

abracao

CARO MARIOHGB

Estou até mais aliviado , já estava pensando na porrada$$$$$$$$$ que vc iria levar , mas o provável que aconteceu foi que na sua REVISÃO ANTES DE VIAJAR os caras retiraram as peças usadas e boas do seu carro e colocaram as velhas de outros carros que fizeram revisões anteriores a da sua , com isto vc tinha um carro andando normal e depois da REVISÃO ficou com peças mais velhas e desgastadas do que as que vc tinha em seu carro .

Abração BEM ALIVIADO UUFA .

EduQxQ
27/03/2014, 09:37
Olá Mario,
Que boa notícia! Esta dica já anotei no caderno.
Transmita os parabéns ao Marco, que com simplicidade conquistou mais alguns clientes.

Um abraço,
Edu

sgrul1
27/03/2014, 12:02
Poxa , que bom receber uma noticia assim. Agora como imaginar uma coisa dessas? A sacanagem não tem limite?

Zani
27/03/2014, 14:01
Zani, problema resolvido!!!
Que ótima notícia e que honestidade da Toyomundi e do Marcos.
E sobre a água na correia....#ficaadica.
Abração e só alegria.

Supercharger
27/03/2014, 21:02
Alguém conhece alguma oficina referência Toyota em Belo Horizonte? Alguém no naipe desse meca da Toyomundi?

dpab
30/03/2014, 22:40
PIMBA !!! Resolvido !!

Grande abraco!!!

Mario

Mario,
Tem certeza de que foi o Bonfim (mecânico da "Arghhhh" Toyomec)quem te indicou o Marcos e a Toyomundi?
Kkkkkkkkkkkkk.... Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
31/03/2014, 12:45
Mario,
Tem certeza de que foi o Bonfim (mecânico da "Arghhhh" Toyomec)quem te indicou o Marcos e a Toyomundi?
Kkkkkkkkkkkkk.... Um abraço, Delfim.

GRANDE DELFIM

Acho que ele enganou qdo escreveu BONFIM , acredito que ele queria escrever DELFIM.

Abração

dpab
31/03/2014, 22:08
Pois é, meu caro amigo Guilherme, certamente o Mário se enganou, hehehe...
Um abraço, Delfim.

feitosac
02/04/2014, 23:51
O Bonfim não ia indicar a concorrencia ehehehe.
Abs.

dpab
03/04/2014, 00:07
É isso mesmo, Grande Feitosa !
A propósito, o amigo anda sumido.
Um abraço, Delfim