PDA

Ver Versão Completa : Motor OM364 subiu a temperatura

sebastiao colombi
23/03/2014, 14:31
Amigos eu de novo... estava indo pro trabalho hoje na bandeirante e notei que a temperatura começou subir, fiquei de olho como era subida pensei vou para mais adiante mas chegando no topo e motor apagou.... nisso já encostou a auto band e vericicamos que era falta de agua.... deixamos abaixar a temperatura coloquei agua que for sinal muito litros estava seco.. ai notei a temperatura vltar o normal.... resolvi vir pra casa na qual veio bem.

A duvida.... existe alguma peças que quando a temperatura deste motor sobe ele apaga sozinho tipo um bloqueio para não fundir ou foder tudo..

Band amarela 91 OM364

mecamaniaco
23/03/2014, 16:49
Amigos eu de novo... estava indo pro trabalho hoje na bandeirante e notei que a temperatura começou subir, fiquei de olho como era subida pensei vou para mais adiante mas chegando no topo e motor apagou.... nisso já encostou a auto band e vericicamos que era falta de agua.... deixamos abaixar a temperatura coloquei agua que for sinal muito litros estava seco.. ai notei a temperatura vltar o normal.... resolvi vir pra casa na qual veio bem.

A duvida.... existe alguma peças que quando a temperatura deste motor sobe ele apaga sozinho tipo um bloqueio para não fundir ou foder tudo..

Band amarela 91 OM364

Na verdade não existe não, seu motor morreu prq a dilatação das camisas e dos pistões foi tão grande que acabou deixando o atrito alto demais. Com certeza seu motor não saiu ileso dessa, pode até não apresentar problemas visíveis agora, mas pelo menos uns risquinhos na camisa vc pode estar certo que tem!

Cuidar da água é algo realmente negligenciado por muitos aqui do fórum, a maioria dos casos podem ser evitados com uma boa tampa ou um reservatório de expansão. Enfim, não se pode voltar no tempo, mas vc pode evitar a próxima!

sebastiao colombi
23/03/2014, 16:56
Descuido mesmo na sexta tinha viajado com ela uns 400km menos mal valeu grato pela informação

Band amarela 91 OM364

Carlo Pecca
23/03/2014, 20:45
Sebastiao Colombi,
como hábito, antes de viajar, verifico óleo do motor, fluídos da embreagem e do freio e água no radiador. Ainda falta instalar DH e ar-condicionado, mas eu chego lá!

hercilio.neto
23/03/2014, 22:19
Perdi um OM314 assim.
A tampa lateral do bloco, que é de lata, tinha furado por corrosão e vazava água por alí.

Edemar
25/03/2014, 01:45
Perdi um motor Suzuki do Vitara por falta de água. chegou a ocorrer uma trinca em uma galeria do bloco e passava água para o óleo. Quando adaptei o AP-1.8 fiquei com ums cabelos brancos a mais resolvendo pequenos vazamentos que geravam problemas no circuito selado. (que é uma maravilha).

sebastiao colombi
25/03/2014, 09:13
Carlos e descuido mesmo a minha agora so falta o ar condicionado que estou a procura se alguém souber da um alo..... passei o mecânico e ele ele ligou ela e verificou nada de anormal,,,, mas para verificar se não abaixa óleo fumaça blanca... viajei com ela ontem e não vi nada de anormal.. tomara que não tenho acontecido nada na perdi um motor também de um passat.. vamos ver valeu pessoal...

Band Amarela 91 OM364

DeMelo
25/03/2014, 09:17
Sebastião,

Confere aí a tampa do radiador. Se ela estiver muito velha, troque, pois quase perdi um motor em razão dela. Já não vedava adequadamente e, em razão disso, não permitia a perfeita circulação da água, o que prejudicava a refrigeração.
Peça, simples e barata que pode causar um prejuízo razoável.

mecamaniaco
25/03/2014, 09:38
O maior problema da falta de água é que o marcador de temperatura só funciona submerso, ou seja, sem água ele não marca corretamente, ainda mais na band onde o sensor fica na parte de cima! Nestes casos vc só descobrirá que está com superaquecimento quando o motor "derreter", ou se vc tiver a sorte de acontecer como com o Sebastião, q neste caso se safou por não ter socado o pé no acelerador....

Denise Ávila
25/03/2014, 10:00
Oi Galera!
O mesmo ocorre nos 14b? E qual seria a solução (ou prevenção)?

Fband
25/03/2014, 10:21
Oi Galera!
O mesmo ocorre nos 14b? E qual seria a solução (ou prevenção)?

O ideal seria um Spia ...

Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)

Abs

Denise Ávila
25/03/2014, 10:46
Olá Fband!
Acessei o link mas há uma mensagem de que em 2014 a Donatti atuará somente com vendas por atacado. Procurarei em outros.
Um dúvida. Ele monitora a temperatura do motor, mas o painel original já tem um medidor de temperatura. Em quê este é diferente?

Sergioporto
25/03/2014, 10:46
O ideal seria um Spia ...

Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)

Abs
Este seria o ideal pois vai medir temperatura direta do cabeçote sem necessitar da água .Show demais ,só falta este na minha Toy !

nirlei
25/03/2014, 10:57
Eu tenho um pirômetro com o sensor instalado no coletor de escape, antes da turbina. Dá pra monitorar a temperatura dos gases. Subiu a temperatura, alivio o pé. Se estiver andando sem forçar o motor e a temperatura do pirômetro subir, é porque tem alguma coisa errada, em algum lugar.

Abrass.

Fband
25/03/2014, 11:00
Eu tenho um pirômetro com o sensor instalado no coletor de escape, antes da turbina. Dá pra monitorar a temperatura dos gases. Subiu a temperatura, alivio o pé. Se estiver andando sem forçar o motor e a temperatura do pirômetro subir, é porque tem alguma coisa errada, em algum lugar.

Abrass.

Nirlei,
Também tenho o pirômetro, mas ainda não está instalado..kkkkk

Abs

Denise Ávila
25/03/2014, 11:08
Este seria o ideal pois vai medir temperatura direta do cabeçote sem necessitar da água .Show demais ,só falta este na minha Toy !

Olá Sergio
E em que lugar do painel ele seria instalado? Abriria outro buraco ou ficaria à parte. Tem alguma foto?

nirlei
25/03/2014, 11:14
Fband, aproveitei a revisão do motor e mandei instalar. Está sobre o painel, num copinho improvisado (no copinho de 52 mm ele não entra) mas está funcionando.

Abrass.

Sergioporto
25/03/2014, 12:01
Olá Sergio
E em que lugar do painel ele seria instalado? Abriria outro buraco ou ficaria à parte. Tem alguma foto?
Denise ,este spia nao tenho ainda ,faltou tempo $$$$$.Tenho manometros mecanicos de pressao de óleo ,temperatura,pressao de turbo e pressao de ar em copos encima do painel.p Maonetro de pressao de ar pois a minha o freio é à ar.

Dimasi
25/03/2014, 12:13
Olá Denise.
Normalmente esses medidores são instalados no sobre painel junto a coluna esquerda. O copinho já vem com um suporte para colar.
Esse da Donatti eu tenho e configurei o alarme para 92ºC. Andando normal fica em 76ºC em subidas passa dos 80 e em situação extrema já chegou á 90ºC. Se atingir o set de alarme toca uma cigarra que não tem como não escutar.
No meu painel são três relógios. Esse, o manômetro do turbo e o Pirômetro.
Abs

sebastiao colombi
25/03/2014, 12:59
eu to pensando em instalar um outro relógio de temperatura também mais moderno.... quanto a tampa o mecânica já mandou trocar não ta legal não mas o que mais fico fudido e que percebi bem antes e a temperatura não tava entrando no espaço vermelho...subiu e pra mim dava para tocar num posto mais a frente e também senti um cheiro diferente.. então quer dize ( não da pra ir pelo relógio de marcador dela certo..) o mais sai ate que bem poderia ter torrado tudo

Sebastiao Colombi:curtir:
Band 91 Amarela OM364

Denise Ávila
25/03/2014, 13:34
Brigadão Sergio, Fabiano e Sebastião!

birawc
27/03/2014, 09:04
Eu instalei um medidor mecânico e foi instalado um outro sensor do MB tudo original sem adaptação, que ao atingir a temperatura -+ entre 100 e 110ºC ele dispara no painel o aviso áudio e visual, ai e só parar antes que o prejuízo seja maior, ao mesmo sistema também foi ligado um segundo sistema p/ o óleo caso haja algum problema como falta ou queda na pressão ele dispara a sirene e o painel acende o aviso.

Ricardo Cazachi Donaire
27/03/2014, 10:06
Eu instalei um medidor mecânico e foi instalado um outro sensor do MB tudo original sem adaptação, que ao atingir a temperatura -+ entre 100 e 110ºC ele dispara no painel o aviso áudio e visual, ai e só parar antes que o prejuízo seja maior, ao mesmo sistema também foi ligado um segundo sistema p/ o óleo caso haja algum problema como falta ou queda na pressão ele dispara a sirene e o painel acende o aviso.

Bom dia Birawc, tudo bem?! como chama esse sensor original do MB que vc colocou?!

Valeu...

birawc
28/03/2014, 11:13
Bom dia Ricardo, o cod que o eletricista passou p/ mim e MTE3049 e usado no MB1113 e outros quando a temperatura atingir 100 -+110 ºC ele dispara, ai vc pode usar uma sirene e ate um luminoso, eu tenho os dois, para o aviso do óleo a minha cebolinha tinha 2 terminas ai eu usei o que estava sobrando para emitir sinal áudio e luminoso caso aja algum problema relacionado a pressão do óleo, o único inconveniente e o barulho das cigarre-te ao ligar e desligar a ignição, pois enquanto não houver pressão no óleo ele ficar disparado.

birawc
30/03/2014, 15:38
Segue fotos.

sebastiao colombi
30/03/2014, 18:30
Pessoal acabei de chegar de um passeoi ate ilha comprida rodei aproximadamente uns 800Km pra minha alegria a Toyota foi muito bem temperatura sempre normal graças a Deus não ter acontecido nada de grave .. no motor mas vou providenciar um outro marcador de temperatura

Sebastiao
Band 91 Amarela Om 364 :safari-rig:

hercilio.neto
30/03/2014, 21:10
Muito bom.
A chance de ter estragado algo no superaquecimento era grande. Seu anjo da guarda cuidou do seu motor. hehe

sebastiao colombi
30/03/2014, 22:02
Verdade Hercílio

Sebastiao Colombi
Bandeirante 91 Amarela OM364

Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 13:48
Bom dia Ricardo, o cod que o eletricista passou p/ mim e MTE3049 e usado no MB1113 e outros quando a temperatura atingir 100 -+110 ºC ele dispara, ai vc pode usar uma sirene e ate um luminoso, eu tenho os dois, para o aviso do óleo a minha cebolinha tinha 2 terminas ai eu usei o que estava sobrando para emitir sinal áudio e luminoso caso aja algum problema relacionado a pressão do óleo, o único inconveniente e o barulho das cigarre-te ao ligar e desligar a ignição, pois enquanto não houver pressão no óleo ele ficar disparado.

Obrigado Birawc!! vou atras dele!! Acho q é um item importante...já passei por essa situação do meu velho om-314 trabalhar a 110° pela valvula termostática ter travado fechada!!! ainda bem q sempre tenho o habito de olhar para os marcadores!!...quando vi q estava acima ai andei mais um pouco a 100° e depois aumentou mais e parei...foi por pouco!! e o melhor de tudo minha namorada comigo na beira da estrada ajudando a retirar a maldita valvula....que sufoco rsrsrs

Agora uma pergunta, alguem comentou sobre o sensor de temperatura que ele só consegue obter a temperatura do motor se a agua passar ou estiver em contato com o sensor....e uma coisa q observei, o sensor fica na parte mais alta do motor om 314...isso torna possivel que por uma pequena falta de agua no radiador o sensor pare de funcionar pois nao teria agua em contato com ele...

Devo me preocupar com isso?! devo instalar outro medidor em um ponto mais baixo?!

Valeu Birawc...valeu pessoal!!!

Sergioporto
31/03/2014, 14:12
Se faltar água no sistema ,nao vai marcar direito e ai teu motor vai pro espaço !!Na Donatti tem um Spia eletronico que cabo vai parafusado no cabeçote,marca temperatura real ,inclusive com regulagem para disparo do alerta sonoro e visual.vale a pena.Nao depende de bulbo ,tanto faz ser elétrico ou mecanico que faltando água já era.

Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 14:21
Se faltar água no sistema ,nao vai marcar direito e ai teu motor vai pro espaço !!Na Donatti tem um Spia eletronico que cabo vai parafusado no cabeçote,marca temperatura real ,inclusive com regulagem para disparo do alerta sonoro e visual.vale a pena.Nao depende de bulbo ,tanto faz ser elétrico ou mecanico que faltando água já era.

Concordo com você Sergio! elétrico ou mecânico tem que ter água, se lascou tudo!! o meu é originalmente mecânico pretendo deixar ele lá...mas um sistema auxiliar seria bacana...como esse exemplo q vc deu...

Agora para que temperatura regular esse spia que estaria em contato com o bloco?! mesma temperatura para a agua 100/110°?!

Sergioporto
31/03/2014, 16:06
Nao ,menos,voce tem que ter uma margem de segurança antes do motor ferver a água.Digamo 95 graus pois se chegar neste temperatura ,alguma coisa tá errada.É hora de parar e ver o que tá acontecendo!!

Dimasi
31/03/2014, 22:32
A temperatura de alarme é meio empírica. depende de vários fatores ( posição, tipo de hélice, se tem ar, turbo, etc... ) mas entendo que deve ficar abaixo de 100 C. Na minha, em condições normais fica em 76 C. em subidas passa dos 80 . Em condição extrema chegou aos 90. Setei o alarme para 92. Se a temperatura no lado externo chegar a 100, a temp da água deve estar nuns 120.