Ver Versão Completa : motor de opala
Ismar Leal Machado
08/12/2005, 07:40
ai pessoal comprei um jeep a algum tempo e acabou minha grana, agora eu encontrei um motor de opala a alcool 4 cc 2,5 L por 1000,00. vc acham que o preço está bom?
eu gostaria de saber se tenho que colocar a caixa de marcha também do opala.
desculpe-me se as perguntas parecem bobas, mas entendam eu não sei nada de jeep. eu sou apenas um apaixonado pelo viatura como vcs dizem por aqui.
obs: o motor é ignição eletrônica
Ronaldo B.
08/12/2005, 07:58
Ismael,
Se o motor estiver completo, ou seja, com carburador, coletor, motor de arranque, alternador e distribuidor e em muito bom estado, o preço está razoável, não está barato, por isso o motor tem que estar muito bom mesmo por esse preço.
Não coloque a caixa de marchas do Opala, pode usar a original mesmo do CJ, só tem que fazer uma flange para adaptação. Dá uma pesquisada aqui no fórum que tem muita informação sobre adaptação de motor GM151 no CJ.
[]´s
Ismar Leal Machado
08/12/2005, 13:48
meu amigo Roanaldo é sempre bom poder contar com a sua ajuda.
será que vc poderia me explicar o que é dana, eu conversei com um mecãnico e ele disse que não sabia o que era disse que talvez fosse uma giria.
Ronaldo B.
08/12/2005, 14:14
Ismar,
Se o teu mecanico não sabe o que é Dana, troca de mecânico urgente !!!!!!! :lol: :lol:
Dana é um dos maiores fabricante de autopeças, normalmente você vê o pessoal se referindo aos eixos do CJ, Rural, Engesa, F75 etc, pelo modelo do eixo, por exemplo: Dana 44, Dana 35, etc. Era essa sua dúvida ??
Dá um olhada no link:
www.dana.com.br
[]´s
Ismar Leal Machado
08/12/2005, 14:20
é Ronaldo eu acho que eu é que induzi ele ao erro ele falou em uma revendedora que havia se juntado com outra se transformando em uma grande empresa, mas eu lhe disse que achava que era um peça pois sempre vinha acrecida de um número e sempre um marca como vc disse.
quero aproveitar para lhe dizer que procurei sobre adptação de motor como disse e não encontrei será que vc poderia me ajudar um pouco mais, tipo qual tópico devo colocar, eu coloquei adptação de motor 151 e não consegui nada.
mais um vez obrigado pela paciência...
Ronaldo B.
08/12/2005, 14:40
Ismar,
Entra na pesquisa e digita "adaptação GM151" e seleciona a opção "Pesquisar por todos os termos".
Você vai achar muitos tópicos sobre a adaptação do GM151 no CJ.
Quanto ao lance da Dana isso faz parte, não esquenta, é perguntando e pesquisando que se aprende !!!! :lol:
[]´s
Ismar Leal Machado
08/12/2005, 14:46
ai Ronaldo ainda a pouco eu entrei num tópico aqui no 4x4 ( epopéia ) e vi alguém falando de motor 6cc gm será que um motor 4cc e um motor fraco para eu por no meu jeep ? o motor que eu achei como já lhe disse e 4cc 2,5 L a alcool.
Ronaldo B.
08/12/2005, 15:30
Ismar,
Eu não acho o GM151 fraco, mas isso vai depender do uso que vc vai fazer do seu CJ. Claro que o 6cil. é bem mais potente, mas junto com a potência vem outras coisas que devem ser levadas em consideração:
1- o custo do motor
2- o consumo maior
3- Custo e dificuldade para adaptação bem feita no CJ
4- O câmbio original do CJ não aguenta o 6cil. sendo necessária a troca por um Clarck 4 marchas por exemplo.
5- A maioria dos 6cil. dão problema de super aquecimento no CJ (não sei porque, ms já ví vários com esse problema)
6- Se não souber dosar bem o pé no acelerador, além do câmbio, cardãs e cruzetas acabam quebrando com maior facilidade
7- Provavelmente vai ter que trocar a relação dos diferencias.
Resumindo, é um excelente motor, mas caro pra comprar, caro prá adaptar no CJ e exige várias outras adptações, senão vai começar a quebradeira e o custo vai subindo....
Se você for usar o seu CJ para trilhas médias e as vezes alguma um pouco mais pesada, deslocamentos em estrada, uso diário, com pneus não superiores a 33", com relação 8x43 ou 9x44, eu acho que o GM151 a álcool é um excelente custo x benefício.
[]´s
Ismar Leal Machado
08/12/2005, 16:37
valeu mesmo Ronaldo encontrei os tópicos.
agora mudando um pouco de assunto, tem um amigo aqui que quer vender um jeep 75 eu disse que iria ajuda-lo colocando aqui no forum, mas acho que ele tá pedindo um pouco caro no jeep ele e 75 com documentação em dia em bom estado de conservação e todo original jeep de pessol mais velho entende do interior de Minas Gerais , ele ta pedindo 10,000 mas disse que sai até por 8,5 mesmo assim tô achando difícil dele conseguir o que vc acha? quanto vc acha que ele poderia conseguir neste jeep.
obs: entendo que tá difícil de achar jeep para comprar mas!!!!! por esse preço vai ficar com ele....
Ronaldo B.
09/12/2005, 08:31
Ismar,
É muito dificil avaliar um jeep sem ver o bicho de perto e também depende muito da oferta e procura que tem na sua região, se tiver pouca procura, com certeza o preço cai.
Em SP o preço sempre é um pouco mais alto, mas tem muita oferta também, por isso acho que esse preço que o seu amigo está pedindo não está caro, mas como não existe preço de tabela para CJ o que faz o preço e a necessidade de quem quer vender e o interesse de quem quer comprar, aí com um pouco de conversa dá prá chegar em um preço bom para os dois.
Para você ter uma idéia, eu estou vendendo o meu CJ, esto com motor GM151 a álcool com ignição eletrônica, câmbio 4 marchas e T-case revisados, funilaria, mecânica, chassi, elétrica tudo 100%, tem direção de Santana, pedaleira suspensa, freio a disco, todos os acessórios Keko incluindo parachoques tubulares, estribo, Santo Antonio., gaiola e suporte de galão e estepe, capota trevo conversível nova, parabrisa com 3 limpadores da IronParts, pneus 33"x12,5x15 novos com menos de 1.000 km rodados, rodas mangels novas 15x8, bancos altos e reclinaveis com banco traseiro. Recentemente fiz um revisão onde troquei cabos de velas, velas, tampa do distribuidor, rotor, bobina, bomba de combustível, limpei e regulei o carburador (um H34 corpo duplo).
Com tudo isso, e mais algumas coisas que não citei, estou pedindo para fechar negócio R$ 18.500,00, se for fazer tudo isso num CJ te garanto que pagando R$ 10.000 no jeep e somando o que vai gastar depois, não sai por menos de R$ 22.000,00 a R$ 25.000,00, para fazer bem feito.
Como vc vê é bem relativo preço de CJ, fala para o seu amigo dar uma procurada na sua cidade para ver como é oferta eprocura de CJ, se tem muitos à venda, quanto o pessoal está pedindo, pode dar uma olhada também nos sites www.rolo4x4.com.br e www.mercado4x4.com.br para ter uma idéia de preço.
[]´s
Gomes Neto
10/12/2005, 01:56
Faala Ismar!!
To na mesma q vc, comprei um Jeep cj5 63 e desmontei pra montar de novo. :roll:
Bom, porque?! Porque é terapia e porque desta forma eu sei o que tenho no Jeep. :wink:
Voltando ao raciocínio, eu também comprei um GM 151, porém a gas. e bem mais em conta, R$ 300,00 (pelado), ai desmontei também e comprei todas as peças (com exceção das bielas) porém passando pro álcool.
Depois de ler diversos tópicos, matérias e artigos cheguei a seguinte conclusão (pessoal):
O motor mantêm a maioria das características do original
Peso, :concordo:
Potencia, :concordo:
Torque em baixa, :concordo:
Tamanho, :concordo:
e mais ou menos o mesmo consumo. :cry:
Outras vantagens que já foram amplamente citadas como preço, manutenção, facilidade encontrar-se peças e para mim o mais importante, fácil de aumentar a potencia.
Quando comprei as peças fui colocando itens que aumentam bem a performance sem perder o bom torque em baixas rotações, pode-se (gastando um pouco mais) fazer um motorzinho desses andar lado a lado com um 6 cil. carburado.
Já gastei R$ 1.000,00 e vou gastar pelo menos mais R$ 500,00 (+ periféricos). :evil: :evil: :evil:
Portanto, na minha opinião, se esse preço que vc gastou com a compra do motor ta caro ou não, vai depender do estado dele. Se estiver com pouco uso belê, mas se estiver mais de meia vida já ta caro.
A adaptação mais freqüente e na minha opinião mais robusta é a do câmbio 260-F (4 marchas) que equipou a F 1000, algumas caminhonetes da GM como a A-10 (que inclusive utilizaram esse mesmo motor a álcool) e o jipe Javali. (ver) http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm
Varias firmas fabricam adaptações confiáveis para este fim como a http://www.deeptec4x4.com.br/default.asp
ou
http://www.piradiesel.com.br/promo/promo1.htm
Detalhe, o cambio nesse caso é “plug&play” no motor, a flange é para ligar o câmbio na reduzida.
Isso me lembra outra vantagem do 4 cil., vc não precisa colocar um cardam traseiro com 30cm ou alongar o Jeep. :parede: :putz:
Bom, quanto a preço nem vou opinar, paguei R$ 4.800 no meu e tava em bom estado mas o preço final SÓ DEUS $$$$$ABE!!!!!!
[]s e vida longa ao 151!!!
Carlos ZN
10/12/2005, 10:59
Olá Ismar,
Está caro pacas, fui com amigo buscar um motor e ele pagou R$ 700,00 completaço, um filé verde com Weber 40, ignição caixa seca veio até com embreagem, se fosse na troca caia para R$ 500,00.
Fala Carlão. . . paguei R$ 750,00 no final. . . naum se esqueça do radiador. . . . e a capa seca ainda não veio. . . vou ligar pro Alexandre na segunda. . . . . caixa seca do opala 5m. . . heheheh
[ ]´s
Dias
Carlos ZN
12/12/2005, 08:14
Grande Dias,
Não quiz falar nomes, mas vc. assinou em baixo, heheheeee