Ver Versão Completa : Novo Membro & Amortecedores Ranger
olá Pessoal
Acabo de me registrar no fórum, embora já tenha passado por aqui em outras épocas. Tenho uma Ranger Supercab que, para a decepção de quase todo mundo, é 4x2, mas como uso ela 99% no asfalto e estradas de terra que não precisam de 4x4, estou muito contente com ela.
Bem, agora no final do ano vou até a Patagônia com a minha bichinha, e estou precisando de amortecedores novos. Em princípio, eu estava pensando em uns da Edelbrock, mas não encontrei por aqui e nem dá tempo de importar (faltam 2 semanas prá viagem :dance: ). Me disseram que os HDS também são bons, mas alguém saberia me dizer onde posso encontrá-los?
grande abraço
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 02:16
Na traseira você pode colocar os originais que não faz a mínima diferença.
Na dianteira eu uso Rancho 9000 que tem regulagem e funciona muito bem, mas é muito caro. Se o HDS for mais firme que o original pode colocar que melhora muito. Pergunta pro Wallace.
Se preferir uma suspensão mais confortável, você pode colocar os amortecedores originais da Ranger a partir de 2001 e fazer um upgrade colocando os batentes de poliuretano da Ranger a partir de 2004.
Fala, Walter.
Obrigado pelas dicas, onde encontro esses amortecedores da HDS em São Paulo?
Estou procurando amortecedores que firmem nas curvas, e, claro, que sejam os mais confortável possível nos pisos irregulares, principalmente porque a minha é estendida e as portas desregulam facilmente.
Ouvi falar muito bem dos amortecedores da Edelbrock, pois teriam um excelente comportamento dinâmico. Acho que inclusive ele já vem com as buchas e etc.
Os batentes de poliuretano são mais rígidos que os originais?
Uma outra coisa que seria legal de colocar era uma barra estabilizadora do chassis (sway bar). Mesmo não sendo um monobloco, ela deve ajudar alguma coisa. O que mais me deixa desconfortável nas curvas é que a carroceria costuma inclinar sem aviso com os pneus novos (Yokohama). Não cheguei ainda a descobrir o que acontece, se a roda de dentro levanta ou se ela sai de lado, e não fosse por isso ela poderia fazer curvas ainda melhor.
abraços
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 11:48
Obrigado pelas dicas, onde encontro esses amortecedores da HDS em São Paulo?
Você pode falar com o Wallace que também um usuário do fórum ou simplesmente aguarde que ele vai aparecer já já.
Estou procurando amortecedores que firmem nas curvas, e, claro, que sejam os mais confortável possível nos pisos irregulares, principalmente porque a minha é estendida e as portas desregulam facilmente.
Por esse mesmo motivo que eu uso os amortecedores Rancho. Ele tem regulagem e então eu posso ajustar conforme o tipo de estrada ou a forma de dirigir.
Os batentes de poliuretano são mais rígidos que os originais?
Os batentes permitem usar amortecedores mais macios porque ajudam a amortecer os impactos na suspensão dianteira. Eles funcionam mais ou menos como molas que vão endurecendo a medida que a suspensão vai se aproximando do fim do curso.
Uma outra coisa que seria legal de colocar era uma barra estabilizadora do chassis (sway bar). Mesmo não sendo um monobloco, ela deve ajudar alguma coisa. O que mais me deixa desconfortável nas curvas é que a carroceria costuma inclinar sem aviso com os pneus novos (Yokohama). Não cheguei ainda a descobrir o que acontece, se a roda de dentro levanta ou se ela sai de lado, e não fosse por isso ela poderia fazer curvas ainda melhor.
Essa barra a Ranger já tem tanto na dianteira como na traseira. São as barras estabilizadoras e poderiam ser substituídas por outras mais rígidas (se é que existem).
Barras muito rígida são desconfortáveis.
Essa barra a Ranger já tem tanto na dianteira como na traseira. São as barras estabilizadoras e poderiam ser substituídas por outras mais rígidas (se é que existem).
Oi Walter... desculpe, acho que fiz confusão. Não me referi às barras de torção da suspensão, essas são ótimas, mas às barras estabilizadores, aquela barra passante que se põe nos montantes da suspensão para reduzir o rolamento da carroceria.
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 15:51
Oi Walter... desculpe, acho que fiz confusão. Não me referi às barras de torção da suspensão, essas são ótimas, mas às barras estabilizadores, aquela barra passante que se põe nos montantes da suspensão para reduzir o rolamento da carroceria.
Eu estava falando da barra estabilizadora mesmo...
João Pedro
08/12/2005, 16:27
Ocorre q ñ consigo achar o Scorpion A/T (nas medidas 245/70/16) aqui no Rio.
Vc teria como cotá-los pra mim, inclusive onde comprá-los?
Ñ conheço buufas em SP e ñ sei nem onde procurá-los.
Não sei, mas recomendo começar pelo site da pirelli
João Pedro
08/12/2005, 16:35
Já fui, enme les mesmo se entendem.
O site deles é pouco intuitivo e complica em ñ apontar quais revendedores possuem o produto. É pura especulação.
Bem, mesmo assim obrigado.
Ah! E bem vindo o nvo colega de forum.
murilloaquino
08/12/2005, 17:33
joao...
to com ´´quase`` o mesmo dilema q vc...tenho os 4 pneus originais da ranger(245/70/r16) e to querendo trocar por uns maiores,265 mais aqui na minha cidade, ninquem recebe eles pq dizem q nao tem giro...q dilema.O fo** q estamos longe, se nao agente podia negociar...
abraços...
João Pedro
08/12/2005, 17:38
Fazer o que Aquino, se a gente encontrasse um envelope bem grande mandava pelos Correios (rsss).
Encontrei em uma lj os Scorpions na medida que pretendp, mas só haviam 2.
Pô! Eu tenho uma picape ñ tenho motocicleta.
Mas, valeu!
murilloaquino
08/12/2005, 17:46
huahuahuahuhua
verdade....gostei dessa...os meus pneus estao com 1000 km rodados....assim..podi me passa o preço q vc axou ai?pra eu ter uma base aki...heheh vlws..
abraços :o
Ocorre q ñ consigo achar o Scorpion A/T (nas medidas 245/70/16) aqui no Rio.
João Pedro,
Talvez não seja o que você quer mas, no site da BF (http://www.pneusbfgoodrich.com.br), no banner "compre com descontos" tem o All Terrain na medida 245/75 R 16, por R$586,61 no RJ.
[]'s
murilloaquino
08/12/2005, 18:00
So uma duvida aqui....alguem sabe se esses bf 265/75/16 cabe na ranger 2005 sem nenhuma alteraçao?eu sei que os bf 31x10.5 cabem tranquilo, mais so q eles sao aro 15...será q os 16 cabem?
abraços...
João Pedro
08/12/2005, 18:01
Infelizmente Cbridi a minha "amada" S10 ñ comporta tal medida.
Suas (dela) rodas originais e pneus vieram com as medidas, 235/70/16.
Colocar o 245/70/16 é possível, apesar de pouco mais de 1cm de largura e algo mais alto, pois há problemas de raspagem nas caixas de rodas e chassis (só os dianteiros).
Já vasculhei outros sites de pneus, tais como Michelin etc. Essas medidas ñ são encontradas.
Ainda pouco tentei uma revendora Ford para ver se consigo pneus originais da Ranger para colocar. No entanto eles ñ instalam e, portanto, ñ os vendem.
Ñ quero retornar aos péssimos Goodyears originais. Se meu saco encher vou colocar esses BsColway remoldados que, por incrível que pareça, tem até as medidas originais (235/70/16).
:evil:
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 19:59
O 265x75x16 AT é maior que o 31x10,5x15 AT em mais ou menos 1”. O ideal seria colocar o 265x70x16 AT.
João Pedro,
Usando o Tire Size Comparator (http://cat.cc/tiresize.htm) "Tabajara" a diferença de diâmetro entre o 235/70R16 e o 245/75R16 é de +5,2%, ou seja, 1,93cm a mais. A largura seria acrescida em 3,3%, ficando 0,4cm mais largo. Será que tua gloriosa não comporta essa diferença de 2cm no diâmetro e menos de meio na largura??
murilloaquino,
Ainda com o Tire Size Comparator (http://cat.cc/tiresize.htm), é possível comparar o 31x10.5R15 com o 265/75R16 e verificar que o 265 é 1,44cm mais alto que o 31", sendo a largura da banda de rodagem quase idêntica. Acredito que esses 1,44cm a mais de diâmetro a Ranger deva tirar de letra...
[]'s
murilloaquino
08/12/2005, 20:40
walter e cbridi, por incrivel q me pareça,parece q as caixas de roda da nova ranger sao menores, principalmente na dianteira.Isso se confirma?
Ja sabia q a medida do 265/75 era quase identica a do 31/10,5, so q tem uma coisa q estava esquecendo,q as rodas sao aro 16, o q torna o conjunto pneu+roda muito maior q o 31/10,5...Será q isso nao atrapalha em nada nao?
abraços
murilloaquino
08/12/2005, 20:42
estava esquecendo.Os bf só tem 265/75 e naum 265/70 em R16
João Pedro
08/12/2005, 21:05
Murilo.
A lj em que eu achei os Scorpion chama-se Gilson pneus. O preço é ótimo (R$ 369,00). Contudo, posterior cto com o vendedor ele refugou e disse que já havia fechado a venda dos dois "exemplares". No entanto, ache na Widmem por 546K. Pelo que sondei os preços variam de 600 a 400...
Cbridi.
Gostei deste seu cálculo "tabajariano". O problema é saber se o minha picape "torpedo" (a bomba) entende de aritimética. Explico:
Será minha primeira troca de pneus e, como já li aqui no forum, a S10, entre outras inúmeras virtudes, tem problemas com raspagem de pneus nas caixas de rodas e no chassis. Se fosse só isto já seria ruim tem-se tbm de ñ descuidadar em elevá-la mto para ñ piorar sua "fantástica" estabilidade.
Conforme eu disse a medida original dela é 235/70/16. Será que a mudança para 245/75/16 alteraria algo em relevância? Por favor, sou analfaburro de pai Beto nestes assuntos, vc saberia dizer se é realemnte possível? Li, ñ sei onde, que o máximo de defasagem entre as medidas originais seria algo entre 2%, para + ou para -
Isto é verdade?
Pq se der eu coloco os BFGoodrich, que um vendedor disse que ña seria possível.
Sem dizer que parece que há os Michelins.
Ja sabia q a medida do 265/75 era quase identica a do 31/10,5, so q tem uma coisa q estava esquecendo,q as rodas sao aro 16, o q torna o conjunto pneu+roda muito maior q o 31/10,5
Teoricamente, se o Tire Size Comparator estiver correto, não é tão maior assim, os cálculos que passei no post anterior referem-se ao aro 16. Para fazer o cálculo baixe aqui (http://cat.cc/CAR/download/TSCinstaller.EXE) o comparador.
João Pedro,
Talvez a única maneira de saber se tua "picape torpedo entende de aritmética" seja montar os pneus nela e ver como fica, ou encontrar alguém que já tenha feito essa substituição. Tenho um conhecido no interior do RS com uma S10 Executive aro 16 que, na última vez que a vi, pareceu-me com pneus maiores que os originais. Na próxima vez que o encontrar verifico as medidas.
[]'s
João Pedro
08/12/2005, 22:12
Grande Bridi.
Realmente, a melhor maneira é a experiência de quem já fez.
Peço-te o favor de dar-me notícias do parceiro que pôs os pneus maiores (inclusive a minha tbm é uma Executive), assim saberemos como ele agiu.
E não me negue estribo tchê!
Valeu amig, aguardo notícias.
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 22:17
walter e cbridi, por incrivel q me pareça,parece q as caixas de roda da nova ranger sao menores, principalmente na dianteira.Isso se confirma?
Ja sabia q a medida do 265/75 era quase identica a do 31/10,5, so q tem uma coisa q estava esquecendo,q as rodas sao aro 16, o q torna o conjunto pneu+roda muito maior q o 31/10,5...Será q isso nao atrapalha em nada nao?
Murillo,
Consultei o catálogo de peças da Ranger e as peças internas dos pára-lamas são os mesmo de 99 a 05. Então o espaço não mudou. Mesmo assim eu acho que o 265x75x16 AT que é maior que o 31x10,5x15AT vai encostar internamente no pára-lama direito que tem menos espaço que o esquerdo.
murilloaquino
08/12/2005, 22:23
huum....tava doido querendo trocar os meus pelos bf...mais so tem essa medida...vo dar uma olhadinha em alquem q tem com roda 16...se vc axar tb e puder me informar...ficarei grato...
abraços...
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 22:33
João Pedro e cbridi,
Eu acho que não da não. O 245x75x16AT tem praticamente o mesmo tamanho do 31x10,5x15AT e sabemos que o 31 não cabe na S10.
http://img217.imageshack.us/img217/4399/245314ur.jpg
http://img217.imageshack.us/img217/3294/2352457tt.jpg
João Pedro
08/12/2005, 22:45
Oh Walter!
Você acabou com meu sonho, eu já estava aqui pensando na minha "máquina mortífera" calçada com o All Terrain da Goodrich seu estraga prazeres, :evil:
Diga aí amigo, os 245/70/16 caberiam?
Não fuja da raia pra responder pois fizeste um homem chorar
:mrgreen:
Walter L. L. Casitta
08/12/2005, 23:08
João Pedro,
Eu acho que com um pouco de vaselina... :mrgreen:
http://img325.imageshack.us/img325/5735/235254706pj.jpg
É, acho q o Walter está certo, prepara a vaselina :!: :twisted:
No próximo final de semana talvez eu encontre o cara da Executive que, repito, pareceu-me com pneus maiores que os originais. Mandarei notícias...
Não quero ser mais um estraga prazeres e deixá-lo com mais lágrimas nos olhos :twisted: mas no site da BF não tem pneus na medida 245/70R16. Só tem 75... acho que vc vai ter que esquecer os All Terrain aro 16.
Quem sabe trocando de viatura... :idea: :roll:
[]'s
João Pedro
09/12/2005, 10:23
Ai! Ai!
Trocar a vtr? Nem pensar!
Só a trcaria pela "novíssima" S10, aquela que veio com tudo "novo".
Obrigado a vcs, infelizmente "temos" razão. Não há outros pneus bons nesta maldita medida. Só se existirem importados.
Ontem, ainda à noite, fui ver esses remoldados da BSColway (devem ser uma m* mas que fazer?). Pelo jeito terei de ficar com eles, pois os originais, Goodyear tem um péssimo rendimento e gastam rápido demais.
Nota: A Firestone acaba de lançar um 235/70/16 (uma das medidas) e na propaganda aparece uma S10, induzindo-se mesmo apensar que o pneu é para ela. No entanto esqueceram-se que parte das S10 vem com 0 70/16.
Bridi, talvez o seu amigo tenha retornado a estas medida.
Rodrigo Luvison
09/12/2005, 11:36
Olá João Pedro
Por que vc não coloca o Michelin 4x4 SYNCHRONE, esse modelo é 80% Onroad e 20 % Offroad e tem nas duas medidas q vc procura: 235/70R16 e 245/70R16.
Veja no link:
http://www.michelin.com.br
Ou se preferir, tem o modelo LTX A/T, que é 50/50 (%off e %onroad) no site consta apenas uma medida, mas se informe numa revenda da Michelin se tem na medida q vc procura.
Eu estou pretendendo colocar um jogo desse modelo na medida 265/75R16 na minha picape. Detalhe q essa medida não aparece no site, mas já confirmei numa revenda q eles tem esses pneus.
Um abraço!
João Pedro
09/12/2005, 11:50
Rodrigo.
Minha batalha com estas medidas já vem de longe (rsss)
Fui a uma revenda Michelin e me informei sobre o Synchrone. Infleizmente, até pelas informações do site da própria Michelin, eles são excluisvamente on-road. Até seriam ótimos, porque são excelentes pneus, mas eu faço uso em estradas escorregadias nos fins de semana e um pneu com melhor desempenho faz falta.
Tive o LTX A/T na minha Blazer, ótimo pneu. Vendi-a com eles ainda em excelente estado depois de dois anos de uso médio a severo.
Eu já havia mandado um email à Michelin, argüindo-a sobre outras medidas, mas não custa tentar novamente.
Ainda assim obrigado.
Uma revenda da Goodyear sugeriu os 255/70/16 e "acusou" minha brava S10 de aguentar o tranco, Mandei-os às falas! :mrgreen: :palmas:
Pessoal....
Bom, deixa eu tirar uma casquinha e voltar ao assunto sobre amortecedores...
Estou procurando feito um desesperado, mas até agora só achei os da Monroe por R$ 460 o par dianteiro. São bons? Alguém tem alguma dica melhor?
João Pedro
10/12/2005, 06:43
LLeeoo.
Hj, finalmente, instalei os malditos pneus. Ñ tive opção e coloquei os Wrangler originais, nas medidas 235/70/16, pois, segundo o instalador, nem mesmo os 245 caberiam caso eu ñ mandasse o carro a um funileiro para abertura de uma concavidade nos paralamas dianteiros. Enfim, coisas da S10.
Mas, qto aos amortecedores.
Acabei sabendo na DP Paschoal, ond einstalei os pneus, que a Cofap acaba de lançar um modelo de amortecedor com denominado "Rally". Segundo o folder de anúncio ele é próprio para situações mais severas de uso em picapes. Evidentemente ñ sei precisar suas qualidades, frentes aos reconhecidamente bons amortecedores, mas o custo benefício parece mto bom.
Seus preços, no caso da S10, variam de em uma patamat de 150K, detalhe, já instalados.
É conferir.
Walter L. L. Casitta
10/12/2005, 09:42
LLeeoo,
Ruim esse amortecedor não é. O Monroe é um amortecedor comum e não oferece nada a mais em desempenho ou durabilidade alem do que oferece o original. Se você estiver atrás de um amortecedor melhor que o que esta na sua Ranger, com certeza esse não serve. Alem do mais está mais caro que o original na concessionária (R$370,00 o par)
Bem, duas coisas que eu queria falar, uma é que podem me chamar de Leo mesmo, botei o apelido "dobrado" depois que fiquei puto de o site não me deixar cadastrar nada parecido com "Leo" hehehehe
Depois, valeu mesmo pela hospitalidade de vocês, mal e mal achei que fossem me responder e já vi que a tchurma aqui é bem entrosada e é "do barulho"!
Quanto a pneus, depois de sofrer com os Goodyear originais, muito fraquinhos, coloquei uns onroad da Yokohama (medidas originais) sem pensar muito pois achei que ia vender a picape, acabei desistindo e hoje estou adorando como eles vão bem na chuva e nas curvas!
abraços a todos!
Só respondendo ao João Pedro... pois é, realmente não vou colocar esses da Monroe... não me inspiraram nadinha!
abraços
Walter L. L. Casitta
12/12/2005, 10:45
Leo,
O pessoal da Jipebras tem os amortecedores Racho pra Ranger por R$582,00 cada. (011) 3331-6477. Procura o Raimundo...
João Pedro
15/12/2005, 22:09
Leo.
Fui eu que comentei sobre os Cofaps.
Esta informação, sobre o nvomodelo, obtive em um folders da própria Cofap. Como sou "analfaburro de pai Beto" em informática peço paciência ao colega, pois estarei tentando postar a imagem dele.
[/img]
Valeu, João Pedro... a menina lá da Dpaschoal me disse que não rolava, mas vou tentar ligar lá na Cofap amanhã e conferir ainda...
João Pedro
16/12/2005, 10:18
É, pois repare que no prospecto cita a Ranger como usuária de aplicação do modelo. Eu digitalizei apenas uma parte do folder, há outros modelos mas ñ para nossas aplicações.
Aham... servem para a Ranger 96/97 argentina, que acho que é a suspenção da 98 americana (mais baixa).
Acho que consegui os Ranchos em Curitiba, a R$470 cada.
Time is running out... 9 dias para a Patagônia!
João Pedro
16/12/2005, 14:51
Isto Leo!
Faça uma boa viagem e, se vc comemora, um feliz Natal e boas entradas. Se puder depois poste algumas fotos da sua aventura.