Conectar

Ver Versão Completa : BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links

DeMelo
21/03/2014, 08:59
Pessoal,

Abri esse tópico para mostrar passo-a-passo a substituição da suspa da band com feixes de mola por mola helicoidal com barra panhard e 2links. É a mesma suspensão do troller e do engesa.

Inicialmente estamos trabalhando na traseira e fazendo ajustes para a perfeita acomodação da torre onde vai a mola e do link. Foi preciso ajustar os suportes de amortecedor e fazer um chanfrado na caixa da bateria, que no meu caso é debaixo do bando do motorista. O link traseiro pega um pouco.

Na frente ainda estamos fazendo alguns ajustes na torre do amortecedor antes de colocá-la.

Seguem algumas fotos:

elmestizo
21/03/2014, 09:12
assinado!!!

nirlei
21/03/2014, 10:17
Acompanhando.

Abrass.

hercilio.neto
21/03/2014, 10:21
DeMelo,
Esse tópico era o mais aguardado aqui na seção.
Com certeza acompanharemos atentamente.
Boa sorte na instalação.

Múcio Luiz
21/03/2014, 11:15
Acompanhando.

Só uma pergunta (desculpe a minha ignorância :putz:): quais as vantagens das helicoidais sobre o feixe de molas?

[]s!

Glauco mendes
21/03/2014, 11:50
Assinando e curioso para ver o resultado final..

DeMelo
21/03/2014, 13:10
Acompanhando.

Só uma pergunta (desculpe a minha ignorância :putz:): quais as vantagens das helicoidais sobre o feixe de molas?

[]s!

A principal vantagem é a melhora no conforto da band, que ficará mais macia.

Eu acredito que o desempenho da band também melhorará, pois a suspensão helicoidal fará uma melhor "leitura" do terreno, enquanto que os feixes originais da band são duros demais, o que resulta em verdadeiros "coices" como resposta a irregularidades no terreno. É só um achismo mesmo, pois não sou engenheiro nem mecânico. Saberei quando tudo estiver pronto.

De toda forma vou postando tudo aqui.

DeMelo
21/03/2014, 13:12
DeMelo,
Esse tópico era o mais aguardado aqui na seção.
Com certeza acompanharemos atentamente.
Boa sorte na instalação.

Valeu hercilio, espero que corra tudo bem, pois seria um grande avanço no conforto das nossas viaturas.

PP5GAS
21/03/2014, 17:14
Também acompanhando e curioso com o resultado final. A expectativa é de que vai ficar ótimo.

Eduardo Gonçalves
21/03/2014, 21:18
Acompanhando! :concordo:

Múcio Luiz
21/03/2014, 22:30
A principal vantagem é a melhora no conforto da band, que ficará mais macia.

Eu acredito que o desempenho da band também melhorará, pois a suspensão helicoidal fará uma melhor "leitura" do terreno, enquanto que os feixes originais da band são duros demais, o que resulta em verdadeiros "coices" como resposta a irregularidades no terreno. É só um achismo mesmo, pois não sou engenheiro nem mecânico. Saberei quando tudo estiver pronto.

De toda forma vou postando tudo aqui.

Blz, acompanhado.

Boa empreitada!

Kako
21/03/2014, 22:49
Acompanhando.

[]s!

Múcio

Uma imagem vale mais que 1000 palavras.

Ronaldo Petri
23/03/2014, 15:35
Acompanhando e torcendo para que dê tudo certo. abrçs

M-Beltrame
23/03/2014, 19:57
Múcio

Antes fim de curso no plano do que pseudo curso enganoso de feixe de mola com jumelo revolver e afins hahahaha

To de olho, boa sorte!

DeMelo
24/03/2014, 10:40
Múcio

Só ressaltando que o fim da modificação não é procurar buraco para jogar o carro dentro (trilha), mas sim longas viagens com estradões de terra não tão bons. Gosto da robustez e simplicidade da mecânica da band. Agora trilha eu faço de bike ou correndo: melhor, mais barato e mais saudável.
abçs

DeMelo
24/03/2014, 10:42
Antes fim de curso no plano do que pseudo curso enganoso de feixe de mola com jumelo revolver e afins hahahaha

To de olho, boa sorte!

Boa!!! M-Beltrame!

obrigado a todos!!

Kako
24/03/2014, 12:08
De Melo,

Se um dia eu for para Goiânia vou lembrar de levar a minha Bike, Também não vejo coisa melhor!

Só toma cuidado com as molar que vc vai usar, tanto a Band longa como o OM, são bem pesados, se vc pegar as molas de um outro carro (com peso inferior)e colocar na Band, não vai ficar legal, até porque se o carro é para viagens, o porta malas, generoso não vai vazio.

Abraço!

DeMelo
24/03/2014, 12:54
De Melo,

Se um dia eu for para Goiânia vou lembrar de levar a minha Bike, Também não vejo coisa melhor!

Só toma cuidado com as molar que vc vai usar, tanto a Band longa como o OM, são bem pesados, se vc pegar as molas de um outro carro (com peso inferior)e colocar na Band, não vai ficar legal, até porque se o carro é para viagens, o porta malas, generoso não vai vazio.

Abraço!

Valeu Kako pelas dicas!! já tínhamos pensado nisso e estamos testando algumas molas.
Quero deixar claro também que eu não tenho nada contra quem faz trilha de jipe, muito pelo contrário, tenho vários amigos que gostam e se jogam mesmo num buraco!!! kkk
É um lazer, um hobby, e o importante mesmo é ter um lazer para os finais de semana, porque ficar em casa assistindo Faustão ninguém merece!!
Quanto a suspensão, ambas são robustas e confiáveis, mas com fins diversos, então tem-se que analisar qual é a utilzação que se dará à viatura.
abçs

cristiano
24/03/2014, 19:40
O Odin vende um kit pronto desse para a Toyota Bandeirante.
Você está usando o kit deles ou confeccionando você mesmo?

Múcio Luiz
24/03/2014, 22:42
DeMelo e Kako,

Realmente, trilha a pé e de bike é mais saudável.

Mas nessas viagens que vc pretende fazer com a tua Band, DeMelo, vai que nessas estradas de terra tem uma Senhora Cratera??? O teu trampo vai servir tanto pro conforto como pra ter curso e vc sair do buraco.
Aliás, aquela imagem do Troller eu ri D+ :chorandoderir:

[]s!

DeMelo
25/03/2014, 08:34
DeMelo e Kako,

Realmente, trilha a pé e de bike é mais saudável.

Mas nessas viagens que vc pretende fazer com a tua Band, DeMelo, vai que nessas estradas de terra tem uma Senhora Cratera??? O teu trampo vai servir tanto pro conforto como pra ter curso e vc sair do buraco.
Aliás, aquela imagem do Troller eu ri D+ :chorandoderir:

[]s!

Múcio,

Claro que isso pode acontecer, mas em termos de probabilidade, a chance de se pegar uma cratera muito grande é menor do a quantidade de asfalto e estradão que já peguei e pegarei. Então escolhi o tipo de suspensão que se adequa a 95% do meu uso diário. O restante paciência...

Era o mesmo com os feixes, que não se adequavam a 95% do meu uso. Serviam apenas nos outros 5%. Isso sem falar que os feixes sem uma preparação adequada não tem um curso assim tão melhor do que as molas helicoidais.

Então é isso, como disse acima, as duas são suspensão ótimas, mas com fins diversos, do contrário, não equipariam as principais viaturas 4x4 que rodam por aí: troller, engesa, band, willys, marruá.

Então, cada um terá que ver qual é o principal uso e colocar a suspa adequada.
Abçs

DeMelo
25/03/2014, 08:36
O Odin vende um kit pronto desse para a Toyota Bandeirante.
Você está usando o kit deles ou confeccionando você mesmo?

Cristiano,

Comprei o kik da Odin. Se vc quiser mais detalhes me envie uma MP.
abçs

Kako
25/03/2014, 12:40
Múcio,

Claro que isso pode acontecer, mas em termos de probabilidade, a chance de se pegar uma cratera muito grande é menor do a quantidade de asfalto e estradão que já peguei e pegarei. Então escolhi o tipo de suspensão que se adequa a 95% do meu uso diário. O restante paciência...

Era o mesmo com os feixes, que não se adequavam a 95% do meu uso. Serviam apenas nos outros 5%. Isso sem falar que os feixes sem uma preparação adequada não tem um curso assim tão melhor do que as molas helicoidais.

Então é isso, como disse acima, as duas são suspensão ótimas, mas com fins diversos, do contrário, não equipariam as principais viaturas 4x4 que rodam por aí: troller, engesa, band, willys, marruá.

Então, cada um terá que ver qual é o principal uso e colocar a suspa adequada.
Abçs

DeMelo,

Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vc consegue os dois.

Kako
25/03/2014, 12:45
DeMelo,

Essa é a planilha para o calculo da suspensão.

DeMelo
25/03/2014, 13:29
DeMelo,

Valeu Kako, essa suspa tá monstro!! Vou dar uma olhada.

Rodrigo ODIN4X4
26/03/2014, 00:38
Múcio

Kako o que limita a suspensão do troller são as bieletas da barra estabilizadora, as molas que são relativamente curtas e os amortecedores com pouco curso, se montar a mesma suspensão porém com molas maiores, amortecedores proporcionais e bieletas quick desconect é possível ter um curso muito bom e segurança em velocidades maiores em deslocamentos, o jipe abaixo está com a mesma suspensão usada pelo Demello, como vc disse uma imagem vale mais que mil palavaras.

Rodrigo ODIN4X4
26/03/2014, 00:43
Demello
A montagem parece estar sendo feita com muito critério, parabéns pelo capricho !!!

Múcio Luiz
26/03/2014, 01:02
DeMelo,

Aí sim a suspa dessa Cheroka! Realmente, uma imagem vale mais que mil palavras.

Kako
26/03/2014, 08:07
Rodrigo,

Uma suspensão bem projetada, mantém a carroceria nivelada e o que trabalha são os eixos, independente do curso.

DeMelo
26/03/2014, 08:39
Rodrigo,

Uma suspensão bem projetada, mantém a carroceria nivelada e o que trabalha são os eixos, independente do curso.

Bão, acho que já ficou comprovado que a suspa com molas helicoidais também se adapta muito bem às trilhas, bastando prepará-las para tanto, da mesma forma que os feixes de molas, que, em sua configuração original, tem curso semelhante à suspa original do troller.

Obrigado pela contribuição de todos, pois no futuro outros se beneficiarão do conhecimento acumulado neste tópico.

Caso alguém queira sugerir uma configuração bás​ica para a preparação de uma suspa helicoidal para trilhas, fique a vontade. Não é do meu interesse, mas outra pessoa pode se interessar.
abçs

DeMelo
26/03/2014, 08:47
Demello
A montagem parece estar sendo feita com muito critério, parabéns pelo capricho !!!

Valeu Rodrigo, relalmente a montagem está sendo feita de forma criteriosa e com calma, para que se tenha tempo de analisar todas as implicações da modificação.
Amanhã vou lá no meca e postarei aqui fotos do progresso da instalação.
abçs

hercilio.neto
26/03/2014, 10:15
Kako o que limita a suspensão do troller são as bieletas da barra estabilizadora, as molas que são relativamente curtas e os amortecedores com pouco curso, se montar a mesma suspensão porém com molas maiores, amortecedores proporcionais e bieletas quick desconect é possível ter um curso muito bom e segurança em velocidades maiores em deslocamentos, o jipe abaixo está com a mesma suspensão usada pelo Demello, como vc disse uma imagem vale mais que mil palavaras.

Rodrigo e DeMello,

Diferentemente do Jeep Willys que é usado mais em trilhas, o Toyota Bandeirante é muito utilizado no dia-a-dia e em viagens - lógico que também vai pra trilha.

Por isso, no meu caso, mais do que o comportamento na trilha, me interessa muito saber o resultado em termos de conforto, estabilidade e resistência do conjunto. Ou seja, a troca se justifica se for confortável e absolutamente confiável.
Depois de tantos exemplos malsucedidos citados no outro tópico, acredito que essa fórmula utilizando as medidas da suspensão do Troller ou do Engesa seja a solução ideal.

Estou aguardando o resultado com muito interesse.

Acho que no final o DeMello poderá nos contar acerca do comportamento da Band e as dicas sobre a instalação (as dificuldades ou facilidades nos ajustes). Contamos com você.

Uma vez consagrado, esse será um up-grade muuuuiiiito desejado, pois o ponto desfavorável do Bandeirante é o desconforto da suspensão.

Boa sorte aí meu irmão.

DeMelo
26/03/2014, 13:09
Rodrigo e DeMello,

Diferentemente do Jeep Willys que é usado mais em trilhas, o Toyota Bandeirante é muito utilizado no dia-a-dia e em viagens - lógico que também vai pra trilha.

Por isso, no meu caso, mais do que o comportamento na trilha, me interessa muito saber o resultado em termos de conforto, estabilidade e resistência do conjunto. Ou seja, a troca se justifica se for confortável e absolutamente confiável.
Depois de tantos exemplos malsucedidos citados no outro tópico, acredito que essa fórmula utilizando as medidas da suspensão do Troller ou do Engesa seja a solução ideal.

Estou aguardando o resultado com muito interesse.

Acho que no final o DeMello poderá nos contar acerca do comportamento da Band e as dicas sobre a instalação (as dificuldades ou facilidades nos ajustes). Contamos com você.

Uma vez consagrado, esse será um up-grade muuuuiiiito desejado, pois o ponto desfavorável do Bandeirante é o desconforto da suspensão.

Boa sorte aí meu irmão.

Valeu Hercilio, também compartilho da sua opinião: o que interessa para o meu uso é conforto e durabilidade, sem perder as características principais da band: simplicidade e robustez.

Como disse no início, acredito que essa modificação dará certo, tendo por base, especialmente o Engesa, que tem dimensões maiores que o troller e possui suspa praticamente idêntica.

Vou postando aqui todas as impressões, adaptações e agústias também!! kkkk

DeMelo
27/03/2014, 14:54
"o comentário é um só, macio na trilha, macio na estrada, inclusive mais estabilidade que na configuração original"

Esse comentário acima foi feito pelo colega Bulina2007 no tópico 4link sobre a adaptação de molas helicoidais nas bandes que estão sendo feitas em Jacarezinho-PR.

É tudo o que busco na minha!!! :cool::cool::euforico::pular::violao::dance::dance ::dance:

fabiano r
27/03/2014, 15:28
"o comentário é um só, macio na trilha, macio na estrada, inclusive mais estabilidade que na configuração original"

Esse comentário acima foi feito pelo colega Bulina2007 no tópico 4link sobre a adaptação de molas helicoidais nas bandes que estão sendo feitas em Jacarezinho-PR.

É tudo o que busco na minha!!! :cool::cool::euforico::pular::violao::dance::dance ::dance:

DeMelo boa sorte na empreitada... isso é o que td mundo quer inclusive eu, só me falta quem assine o cheque rsrsrs....

Estou acompanhando, quem sabe um dia depois de andar em uma band modificada eu faço isso na minha.

DeMelo
27/03/2014, 15:33
DeMelo boa sorte na empreitada... isso é o que td mundo quer inclusive eu, só me falta quem assine o cheque rsrsrs....

Estou acompanhando, quem sabe um dia depois de andar em uma band modificada eu faço isso na minha.

Quando passar por Goiânia é só entrar em contato para dar uma volta na minha.
Realmente a modificação não fica barata e eu fui o único louco por aqui que se dispôs a "pagar para ver" o resultado. Agora estou tomando ansiolítico enquanto aguardo o meca terminar de montar. Não quero pressioná-lo para não fazer nas coxas ... mas já tô me conçando de vontade de andar na viatura para ver o resultado. Já se passou um ano desde que comecei a empreitada...

DeMelo
28/03/2014, 08:43
pessoal, novas fotos. A traseira já está ponteada e ficou bem limpa. Ainda falta a track bar.

DeMelo
28/03/2014, 08:45
A caixa da bateria teve que ser recortada para a fixação do linl traseiro:

Glauco mendes
28/03/2014, 10:20
Massa ja tens alguma foto da instalação da dianteira?

DeMelo
28/03/2014, 12:28
Massa ja tens alguma foto da instalação da dianteira?

Glauco,

Ainda não começou a instalação da dianteira, pois tivemos que fazer alguns ajustes na torre que vai a mola e isso atrasou a instalação. Acredito que no começo da semana já esteja instalado e, então, posto fotos.

James Nicodemos
28/03/2014, 17:17
Grande DeMelo,

A modificação está ficando arretada, quando estive na Venezuela, percebi que o jipe curto toyota macho (chamado comumente de machito), alguns modelos tinham sistema de molas helicoidais somente na dianteira, modelos mais novos já eram nos dos eixos. Portanto, a modificação vai ficar prá lá de boa.

Gostaria de mercer sua atenção no sentido de me enviar o telefone do cara que fez seu kit, para que eu possa contata-lo.
Outra informação: é você quem está fazendo o serviço ou algum mecânico?

DeMelo
28/03/2014, 17:42
Grande DeMelo,

A modificação está ficando arretada, quando estive na Venezuela, percebi que o jipe curto toyota macho (chamado comumente de machito), alguns modelos tinham sistema de molas helicoidais somente na dianteira, modelos mais novos já eram nos dos eixos. Portanto, a modificação vai ficar prá lá de boa.

Gostaria de mercer sua atenção no sentido de me enviar o telefone do cara que fez seu kit, para que eu possa contata-lo.
Outra informação: é você quem está fazendo o serviço ou algum mecânico?

James,

Bom saber que o pessoal já faz uso dessa suspa nas bands, pois fico mais tranquilo em saber que não estou inventando a roda.

Passo o telefone do rodrigo para vc por MP, visto que o pessoal pode excluir a mensagem, se postar aqui.

Tenho um mecânico fazendo para mim, já que não tenho tantas habilidades mecânicas, nem ferramentas, nem tempo. Aconselho, se não for muito prendado no ofício, a passar para um meca experiente em adaptações para fazer. Ficará mais tranquilo.
Qualquer dúvida estamos aí.
abçs

hercilio.neto
28/03/2014, 19:19
pessoal, novas fotos. A traseira já está ponteada e ficou bem limpa. Ainda falta a track bar.

ai, ai... os duendes já começaram a me tentar.

DeMelo
29/03/2014, 07:48
ai, ai... os duendes já começaram a me tentar.

É hercilio, tô chegando à conclusão que os duendes das bands são consumistas descontrolados!! kkkkkkkk

eu já tô querendo reformar a lata da minha, ai, ai.....

hercilio.neto
29/03/2014, 14:46
DeMelo,

Na dianteira como será presa a mola?

Lá no tópico do 4 link, eu insisti sobre essa posição porque não existe espaço suficiente para que a mola fique apoiada embaixo do chassi como na traseira.

Temo que se for colocada numa torre de forma que a mola fique posicionada ao lado do chassi, dependendo da altura da torre, essa se torne uma alavanca que force a torção do chassi, o que é diferente do suporte do feixe que praticamente não exerce esforço de momento. Nada demais se considerarmos que o chassi do Bandeirante foi projetado para sofrer pequenas torções e além disso é bem forte. Não creio que vá fadigar.
Está previsto algum reforço no chassi?

Mas me interessa muito saber o comportamento em relação a estabilidade, se pode causar alguma oscilação dinâmica.

Depois do eixo flutuante, talvez esse será o próximo upgrade. tenho que deixar minha Band mais confortável, se não é difícil convencer a patroa a viajar de Band.

guilhermeabreu
29/03/2014, 15:09
DEMELO

Cheguei agora , mas ainda assim vou dar os meus 0,002% de contribuição .

Tenho um ENGESA F- I que é +- do mesmo porte da BAND , e já tive uma BAND aço curta .

Hoje não sairia do ENGESA para a BAND ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR CAUSA DA SUSPENSÃO .

Vc esta no caminho certo e vai ficar bom com certeza , VALERÁ CADA CENTAVO GASTO nesta adaptação , mas vamos ao que te interessa , sugiro caso vc ainda não comprou :

1- Molas manda fazer sob medida na SRC MOLAS , tenho feito molas lá para o meu ENGESA e nas minhas SW4 com ótimos resultados , é só falar com o Inacio , diz que eu o recomendei .

As molas dianteira sugiro a vc mandar fazer com 9 elos e fio de 17mm a 19mm no máximo por causa do peso do motor . A mola com fio de 20mm é a do caminhão F-4000 se vc colocar vai ficar dura demais como era com feixe de molas ou até mais duro ainda .

As molas traseiras já vi que vc já comprou , mas deveria ser com 11 elos e fio de 16mm

2- Usaria os amortecedores do caminhão 1113 como tenho no meu ENGESA .

3- Vc teria que medir o grau do CÁSTER antes de ter retirado as molas dianteiras , para que após a colocação das barras longitudinais e com as molas o CÁSTER manter o mesmo do que era antes , pois se ficar com grau menor do que o original a DIRIBILIDADE FICARÁ UMA BOSTA .

No mais vai fundo que vai ficar encantado com a nova suspensão , aqui em Campos , tem willys e BAND com esta suspensão e muda completamente o comportamento do carro para melhor claro , vira um verdaderio automóvel , mas com garra de um TRATOR .

OBS:

Com esta configuração o carro fica como vc precisa , com conforto em ruas esburacadas , estradas de terra lisa , com costela de vaca ou toda irregular , aí é que esta suspensção mostra a que veio , sem ficar abrindo demais como deveria ser para trilhas bravas e mantem a estabilidade de um carro original como é o caso do ENGESA , TROLLER , LAND DEFENDER , JPX com este mesmo tipo de suspensão e a um baixo custo de confecção e manutenção .

Lí acima o comentário se o suporte da mola dianteira ficando fora da longarina do chassi poderia torcer o chassi pela força de momento , isto não vai ocorrer pq o ENGESA é assim de fábrica , apenas sugeriria se o chassi no ponto que for fixado o suporte da mola for aberto , fechar ele para aumentar a resistencia a torção , pois o chassi do ENGESA é todo fechado e o da BAND tem alguns pontos aberto , apenas isto .

Abração e boa sorte

DeMelo
29/03/2014, 15:42
DeMelo,

Lá no tópico do 4 link, eu insisti sobre essa posição porque não existe espaço suficiente para que a mola fique apoiada embaixo do chassi como na traseira.

Temo que se for colocada numa torre de forma que a mola fique posicionada ao lado do chassi, dependendo da altura da torre, essa se torne uma alavanca que force a torção do chassi, o que é diferente do suporte do feixe que praticamente não exerce esforço de momento. Nada demais se considerarmos que o chassi do Bandeirante foi projetado para sofrer pequenas torções e além disso é bem forte. Não creio que vá fadigar.

Mas me interessa muito saber o comportamento em relação a estabilidade, se pode causar alguma oscilação dinâmica.

Depois do eixo flutuante, talvez esse será o próximo upgrade. tenho que deixar minha Band mais confortável, se não é difícil convencer a patroa a viajar de Band.

Hercílio respondendo sua pergunta, realmente não há como colocar a mola embaixo do chassi na parte frontal pois não há espaço. Então teremos que usar uma torre, conforme fotos abaixo. Havia analisado viaturas como troller e defender e elas são no modelo de torre lateral.
Vou me apropriar das explicações técnicas do GuelhermeAbreu: "Lí acima o comentário se o suporte da mola dianteira ficando fora da longarina do chassi poderia torcer o chassi pela força de momento , isto não vai ocorrer pq o ENGESA é assim de fábrica , apenas sugeriria se o chassi no ponto que for fixado o suporte da mola for aberto , fechar ele para aumentar a resistencia a torção , pois o chassi do ENGESA é todo fechado e o da BAND tem alguns pontos aberto , apenas isto ."

Vou reforçar o chassi, como sugeriu o GuilhermeAbreu.

Quando comprei a band, o intuito era fazer longas expedições, mas a verdade é que, com os feixes de molas, fica bem desconfortável, sem falar nas "costelas de vaca" em estrada de chão, vc acha que o carro via desmontar. Assim, me deparei com esse dilema, veder a band ou encontrar uma solução: optei pela segunda e estou torcendo para que dê certo.
Até agora, todos os que conhecem que fez essa modificação dizem que melhora, e muito, o conforto e o comportamento do carro, então "vamo que vamo".

DeMelo
29/03/2014, 15:46
Hercilio, continuando:

As torres originais dos amortecedores foram retiradas para dar espaço às torres das molas. Os amotecedores serão colocados na parte frontal das torres de mola. A lata terá que ser recortada em 2 ou 3 cm para que caiba os amortecedores.

Seguem fotos da torre de mola no eixo da frente:

DeMelo
29/03/2014, 15:55
DEMELO

Cheguei agora , mas ainda assim vou dar os meus 0,002% de contribuição .

Tenho um ENGESA F- I que é +- do mesmo porte da BAND , e já tive uma BAND aço curta .

Hoje não sairia do ENGESA para a BAND ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR CAUSA DA SUSPENSÃO .

Vc esta no caminho certo e vai ficar bom com certeza , VALERÁ CADA CENTAVO GASTO nesta adaptação , mas vamos ao que te interessa , sugiro caso vc ainda não comprou :

1- Molas manda fazer sob medida na SRC MOLAS , tenho feito molas lá para o meu ENGESA e nas minhas SW4 com ótimos resultados , é só falar com o Inacio , diz que eu o recomendei .

As molas dianteira sugiro a vc mandar fazer com 9 elos e fio de 17mm a 19mm no máximo por causa do peso do motor . A mola com fio de 20mm é a do caminhão F-4000 se vc colocar vai ficar dura demais como era com feixe de molas ou até mais duro ainda .

As molas traseiras já vi que vc já comprou , mas deveria ser com 11 elos e fio de 16mm

2- Usaria os amortecedores do caminhão 1113 como tenho no meu ENGESA .

3- Vc teria que medir o grau do CÁSTER antes de ter retirado as molas dianteiras , para que após a colocação das barras longitudinais e com as molas o CÁSTER manter o mesmo do que era antes , pois se ficar com grau menor do que o original a DIRIBILIDADE FICARÁ UMA BOSTA .

No mais vai fundo que vai ficar encantado com a nova suspensão , aqui em Campos , tem willys e BAND com esta suspensão e muda completamente o comportamento do carro para melhor claro , vira um verdaderio automóvel , mas com garra de um TRATOR .

OBS:

Com esta configuração o carro fica como vc precisa , com conforto em ruas esburacadas , estradas de terra lisa , com costela de vaca ou toda irregular , aí é que esta suspensção mostra a que veio , sem ficar abrindo demais como deveria ser para trilhas bravas e mantem a estabilidade de um carro original como é o caso do ENGESA , TROLLER , LAND DEFENDER , JPX com este mesmo tipo de suspensão e a um baixo custo de confecção e manutenção .

Lí acima o comentário se o suporte da mola dianteira ficando fora da longarina do chassi poderia torcer o chassi pela força de momento , isto não vai ocorrer pq o ENGESA é assim de fábrica , apenas sugeriria se o chassi no ponto que for fixado o suporte da mola for aberto , fechar ele para aumentar a resistencia a torção , pois o chassi do ENGESA é todo fechado e o da BAND tem alguns pontos aberto , apenas isto .

Abração e boa sorte

Guilherme,

Suas dicas são muito bem vindas e caso tenha mais algumas, favor postar aí.
Como já comprei as molas e os amortecedores, vou testar primeiro para vê como fica, se não der, seguireis suas dicas, especiamente quanto ao contato para se fazer mola sob medida.
Escolhi as molas do troller, pois, por incrível que pareça, é mais pesado que a band longa - (troller 2060 x band 1760 kg). Então, estou esperando ter um comportamento próximo ao do troller. A minha maior preocupação é com o balanço da traseira.
Quanto aos amortecedores, já comprei os ranchos, em razão da possibilidade de regulagem. Vamos ver como fica e, conforme o caso, seguirei seus conselhos.
abçs

Kako
29/03/2014, 17:59
Guilherme,

Como já comprei as molas e os amortecedores, vou testar primeiro para vê como fica, se não der, seguireis suas dicas, especiamente quanto ao contato para se fazer mola sob medida.
Escolhi as molas do troller, pois, por incrível que pareça, é mais pesado que a band longa - (troller 2060 x band 1760 kg). Então, estou esperando ter um comportamento próximo ao do troller. A minha maior preocupação é com o balanço da traseira.
Quanto aos amortecedores, já comprei os ranchos, em razão da possibilidade de regulagem. Vamos ver como fica e, conforme o caso, seguirei seus conselhos.
abçs

DeMelo,

Os amortecedores tem 100% de sua eficiência quando instalados na Vertical, quanto maior o ângulo menor a sua eficiência.

Abraço!
Kako.

guilhermeabreu
29/03/2014, 19:35
Guilherme,

abçs

DEMELO

Me faz um favor , mede a espessura do fio da mola dianteira do TROLLER e me fala e aproveita e mede a traseira tb .

No meu caso já estou calejado de projetar molas para meus carros e mesmo a mola do TROLLER sendo mais pesada do que a da BAND não quer dizer muita coisa , pq o peso do motor do TROLLER é de aproximadamente 280kg e o peso do motor OM 314 é de 440kg se não me engano , logo : a mola do TROLLER ficará mole demais para o peso do motor OM314 . E antes de usar a mola vc pode vender para quem tem TROLLER e quer trocar as molas , vc vai gastar tempo mão de obra e dinheiro , a mola para a BAND com este motor TEM QUE TER NO MÍNIMO 17MM DE ESPESSURA DE FIO .

Qto ao andar em estradas com costela de vaca , no meu ENGESA eu passo a 80km/h e o carro vai lisinho nem parece que tem costela de vaca , É IMPRESSIONANTE .

Qto a sua preocupação ao balanço da traseira vc não terá , não precisa ficar torcendo para que dê certo , VAI DAR CERTO COM CERTEZA ABSOLUTA , FIQUE TRANQUILO A ESTE RESPEITO .

Se a sua BAND não tem barra estabilizadora na frente , coloca uma , se tem na frente e não tem na traseira e " se ficar " balançando a traseira o que acho que não vai coloca uma barra estabilizadora na traseira tb , e com estes amortecedores RANCHO que comprou fica mais fácil ainda fazer a regulagem .

Abraço , estou aqui a sua disposição .

Abração

OBS :

Não entendi muito o esquema do suporte da mola da frente , me parece que tem um tubo de aço fixo alí , e desta forma não vejo como ele vai molejar , ou seja , como moverá a suspensão se a parte de vcima esta fixa na parte de baixo , foi o que entendi pelas fotos . Mas esta muito bem feito , sugiro em vc soldar uma chapa de aço de uns 6mm por tras do suporte superior pegando desde a parte inferior de dentro do chassi até a parte de cima do suporte , desta forma o suporte não ficará fixado apenas pelas soldas , teria esta chapa de reforço por detras do suporte .

DeMelo
30/03/2014, 15:34
DEMELO

Me faz um favor , mede a espessura do fio da mola dianteira do TROLLER e me fala e aproveita e mede a traseira tb .

No meu caso já estou calejado de projetar molas para meus carros e mesmo a mola do TROLLER sendo mais pesada do que a da BAND não quer dizer muita coisa , pq o peso do motor do TROLLER é de aproximadamente 280kg e o peso do motor OM 314 é de 440kg se não me engano , logo : a mola do TROLLER ficará mole demais para o peso do motor OM314 . E antes de usar a mola vc pode vender para quem tem TROLLER e quer trocar as molas , vc vai gastar tempo mão de obra e dinheiro , a mola para a BAND com este motor TEM QUE TER NO MÍNIMO 17MM DE ESPESSURA DE FIO .

Qto ao andar em estradas com costela de vaca , no meu ENGESA eu passo a 80km/h e o carro vai lisinho nem parece que tem costela de vaca , É IMPRESSIONANTE .

Qto a sua preocupação ao balanço da traseira vc não terá , não precisa ficar torcendo para que dê certo , VAI DAR CERTO COM CERTEZA ABSOLUTA , FIQUE TRANQUILO A ESTE RESPEITO .

Se a sua BAND não tem barra estabilizadora na frente , coloca uma , se tem na frente e não tem na traseira e " se ficar " balançando a traseira o que acho que não vai coloca uma barra estabilizadora na traseira tb , e com estes amortecedores RANCHO que comprou fica mais fácil ainda fazer a regulagem .

Abraço , estou aqui a sua disposição .

Abração

OBS :

Não entendi muito o esquema do suporte da mola da frente , me parece que tem um tubo de aço fixo alí , e desta forma não vejo como ele vai molejar , ou seja , como moverá a suspensão se a parte de vcima esta fixa na parte de baixo , foi o que entendi pelas fotos . Mas esta muito bem feito , sugiro em vc soldar uma chapa de aço de uns 6mm por tras do suporte superior pegando desde a parte inferior de dentro do chassi até a parte de cima do suporte , desta forma o suporte não ficará fixado apenas pelas soldas , teria esta chapa de reforço por detras do suporte .

GuilhermeAbreu,

Torço muito para que vc tenha razão!! Essa notícia de que seu engesa passa em costela de vaca a 80km é muito encorajadora. Com a band não dá para passar de 40km, em alguns casos até 20km é muito, pois a suspa é muito dura.

Vou medir o fio da mola para ver se se aproximam do que vc disse. Se não, vamos estudar umas molas nesse local que vc citou, que faz sob medida.

A minha band já tem barra estabilizadora dianteira e, depois de testar o kit montado, vou ver o molejo, conforme for, vou adaptar uma traseira parecida com a da cherokee.

Quanto ao tubo, ele será retirado, está ali só para facilitar o alinhamento entre o suporte inferior e superior.

Também vou considerar essa chapa que vc citou. Agora deixa ver se entendi: a chapa passaria pela parte de dentro do chassi, unindo-se ao suporte pela parte superior e inferior deste? isto é, o suporte e a chapa fechariam o chassi? é isso?

Grato pela atenção

DeMelo
30/03/2014, 15:37
DeMelo,

Os amortecedores tem 100% de sua eficiência quando instalados na Vertical, quanto maior o ângulo menor a sua eficiência.

Abraço!
Kako.

Kako,

Obrigado pela dica. Vamos estudar uma forma de diminuir o ângulo dos amortecedores.

DeMelo
30/03/2014, 15:48
Um pouco de teoria para provar que o caminho é esse mesmo:

"O controle da rolagem da carroceria não é eficaz porque, via de regra, as molas são o único elemento de controle da carroceria. Mais ainda, se molas helicoidais são utilizadas, as forças laterais que atuam no veículo quando este faz uma curva, tendem a alterar a perpendicularidade do eixo em relação à linha longitudinal de veículo, afetando ainda mais a resposta do veículo ao esterçamento. Para solucionar este inconveniente, equipa-se o sistema de suspensão com braços de controles adicionais. O sistema mais simples é a barra Panhard, que consiste em um braço ao qual um lado é fixado em um ponto do eixo rígido e o outro fixado na carroceria. Melhor solução, seria a adição de 4 barras paralelas em associação à barra Panhard (figura 3), ou ainda a adoção do sistema de controle com 4 barras com disposição triangular (figura 4)."
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAA43QAB-2.jpg
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAA43QAB-3.jpg

DeMelo
30/03/2014, 16:13
Ilustrando o que o Kako disse acima sobre os amortecedores:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/22516d1127386608-4-link-calculator-shkdgm_195.jpg

guilhermeabreu
30/03/2014, 19:29
GuilhermeAbreu,

Torço muito para que vc tenha razão!! Essa notícia de que seu engesa passa em costela de vaca a 80km é muito encorajadora. Com a band não dá para passar de 40km, em alguns casos até 20km é muito, pois a suspa é muito dura.

Vou medir o fio da mola para ver se se aproximam do que vc disse. Se não, vamos estudar umas molas nesse local que vc citou, que faz sob medida.

A minha band já tem barra estabilizadora dianteira e, depois de testar o kit montado, vou ver o molejo, conforme for, vou adaptar uma traseira parecida com a da cherokee.

Quanto ao tubo, ele será retirado, está ali só para facilitar o alinhamento entre o suporte inferior e superior.

Também vou considerar essa chapa que vc citou. Agora deixa ver se entendi: a chapa passaria pela parte de dentro do chassi, unindo-se ao suporte pela parte superior e inferior deste? isto é, o suporte e a chapa fechariam o chassi? é isso?

Grato pela atenção

DEMELO

Sim é isto mesmo , a chapa pegaria nos dois lados do suportes , ou seja esta chapa deve ter a largura do suporte uns 15cm ?? Fechando o chassi por detras .

Achei que este tubo seria retirado , então acertei no que pensei .

Abraço

bello
30/03/2014, 20:57
DeMelo,

Olá pessoal, se me permitem, gostaria de fazer um comentário sobre como melhorar o conforto da Band. Tive uma por 12 anos (hoje tenho Defender) e usava nela bancos dianteiros com amortecedores hidráulicos (hoje em dia existem os com amortecimento a ar) destes de ônibus, da marca Isrinhausen. Tive que criar espaço embaixo dos bancos, deslocando a bateria e tanque de lugar mas valeu a pena. Melhoravam bastante o conforto da Band. Não substituem o conforto da suspensão com molas helicoidais mas ajudam bastante. O problema é que são bem caros. Mas para quem quer manter os feixes de molas pode ser uma opção.
Abs
Sergio

Kako
30/03/2014, 22:35
Um pouco de teoria para provar que o caminho é esse mesmo:

"O controle da rolagem da carroceria não é eficaz porque, via de regra, as molas são o único elemento de controle da carroceria. Mais ainda, se molas helicoidais são utilizadas, as forças laterais que atuam no veículo quando este faz uma curva, tendem a alterar a perpendicularidade do eixo em relação à linha longitudinal de veículo, afetando ainda mais a resposta do veículo ao esterçamento. Para solucionar este inconveniente, equipa-se o sistema de suspensão com braços de controles adicionais. O sistema mais simples é a barra Panhard, que consiste em um braço ao qual um lado é fixado em um ponto do eixo rígido e o outro fixado na carroceria. Melhor solução, seria a adição de 4 barras paralelas em associação à barra Panhard (figura 3), ou ainda a adoção do sistema de controle com 4 barras com disposição triangular (figura 4)."
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAA43QAB-2.jpg
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAA43QAB-3.jpg

De Melo,

Esse é o 4link ou como alguns dizem, o da primeira foto é um 5link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/10266-4-link-calculator.html

Boa Leitura!

Julio_ASRJ
31/03/2014, 02:05
Rodrigo,

Tipo assim?

457087457088457089457090

Tem troller com mola e amortecedor adaptado (não projetado para o troller) alcançando pontuação RTI de kit de suspensão importado.

Só ressaltando que o fim da modificação não é procurar buraco para jogar o carro dentro (trilha), mas sim longas viagens com estradões de terra não tão bons. Gosto da robustez e simplicidade da mecânica da band. Agora trilha eu faço de bike ou correndo: melhor, mais barato e mais saudável.
abçs

DeMelo, primeiro parabéns pela empreitada, ficarei de olho pra se eu tomar coragem, também um dia repeti-la. Amanhã se resolver transformar a band em jipe de trilha, as fotos acima te dão uma amostra do que você pode ter :concordo:

[]s jipeiros toyo-trolleiros!

Kako
31/03/2014, 06:56
Tipo assim?

457087457088457089457090

Tem troller com mola e amortecedor adaptado (não projetado para o troller) alcançando pontuação RTI de kit de suspensão importado.

DeMelo, primeiro parabéns pela empreitada, ficarei de olho pra se eu tomar coragem, também um dia repeti-la. Amanhã se resolver transformar a band em jipe de trilha, as fotos acima te dão uma amostra do que você pode ter :concordo:

[]s jipeiros toyo-trolleiros!

Julio,

É isso que eu estou falando, quando se escuta que a "...suspensão do Troller é uma porcaria...", é da suspensão travada que estão falando e não do carro.

DeMelo
31/03/2014, 08:06
De Melo,

Esse é o 4link ou como alguns dizem, o da primeira foto é um 5link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/10266-4-link-calculator.html

Boa Leitura!

Kako, se eu entendi direito, a primeira é a que equipa o troller e engesa: barra panhard, molas helicoidais com os links laterais e a segunda um 4link, não?

guilhermeabreu
31/03/2014, 08:54
Kako, se eu entendi direito, a primeira é a que equipa o troller e engesa: barra panhard, molas helicoidais com os links laterais e a segunda um 4link, não?

DEMELO

Meu conceito é este tb , a do ENGESA , TROLLER seria uma 3 links , ( duas barras longitudianis e uma transversal que é a PANHARD ), e esta última foto uma 4 LINKS , ( duas barras longitudianis e duas enviesadas ) .

jsuttili
31/03/2014, 09:10
Acompanhando e anotando tudo..... próximo up pro meu band........ Não adianta toyoteiro é tudo igual... eheh... sempre tem que ficar fuçando e melhorando este ícone do off-road brasileiro......

Boa Sorte na empreitada.........

DeMelo
31/03/2014, 09:17
Acompanhando e anotando tudo..... próximo up pro meu band........ Não adianta toyoteiro é tudo igual... eheh... sempre tem que ficar fuçando e melhorando este ícone do off-road brasileiro......

Boa Sorte na empreitada.........

Jsuttili,

Qual seria a graça se não pudéssemos alterar "um pouquinho" nossas bands? kkk
Agora lembre-se, para a patroa, o serviço todo saiu por "500 real" kkk

xxxtripod
31/03/2014, 10:15
Jsuttili,

Qual seria a graça se não pudéssemos alterar "um pouquinho" nossas bands? kkk
Agora lembre-se, para a patroa, o serviço todo saiu por "500 real" kkk

" Se original fosse bom, mulher não usava maquiagem" ....

Heheheh, de olho, muito boa a empreitada!

M-Beltrame
31/03/2014, 11:40
Oque limita o suspensão do troller ( 2 link + panhard, a panhard não é considerada um link ) são as buchas do link e principalmente as buchas da panhard ( isso desconsiderando tamanho de mola, amortecedor e barra estabilizadora) pois quando a suspesão trabalha ela acaba desenvolvendo um movimento circular em que o centro é a bucha do link no chassis e é esse movimento que acaba "travando" a panhard pois ela permite apenas o movimento de descida e subida do eixo. Um modo de resolver isso é colocar terminais rotulares na panhard, ja vai melhorar bem!
Outra solução que poderia ser usada pelo Demelo se ele quisesse curso seria eliminar a panhard e acrescentar um braço A (ou wishibone) mas é
melhor só fazer na traseira, pois na dianteira se não for muittooo bem projetado a chance de dar bosta é grande... ahhahah

Abraços

Julio_ASRJ
31/03/2014, 12:56
Julio,

É isso que eu estou falando, quando se escuta que a "...suspensão do Troller é uma porcaria...", é da suspensão travada que estão falando e não do carro.

Amigo Kako, te convido a olhar atentamente as 3 primeiras fotos. A carroceria do troller está completamente alinhada, enquanto eixos dianteiro e traseiro estão torcendo copiando o terreno. Não foi instalado nenhum kit de suspensão importado nesses trollers e muito menos um projeto sério de molas progressivas e amortecedores. Segurança zero em termos de velocidade, porém em trilhas, fica excelente. Imagine se alguma empresa resolvesse produzir um kit sério de suspensão com molas de qualidade e progressivas, bieletas desconectáveis, buchas, correções e etc, como acontece nos kits importados. Tenho amigos com reais interesses em produzir esse tipo de produto para trollers, agrales, jpx e outros jipes. Só falta $$ mas, tenho esperança de ver esse mercado crescendo no brasil.

Na configuração original do troller, engesa, samurai e CIA, 2 links + panhard (ou 3 links como algumas literaturas consideram), se consegue sem dificuldades atingir uma grande abertura sem desalinhar a carroceria. O conjunto original do troller amortecedor/mola/bieleta é mais voltado a firmeza, bom em raids, rally, jeepcross, etc do que conforto e molejo. Mas, diga-se por passagem, o único jipe com suspensão original que vi sem levantar a roda em uma erosão onde troller, defender, samurai, bandeirante, wrangler e engesa em configuração originais levantam foi o jpx. O resto, suspensão original e trilha séria, levanta igualzinho se não houver troca de mola, amortecedor, soltar/trocar bieleta, ou seja, preparar o jipe.

Eu particularmente gosto das coisas simples. Uma suspensão de 2-link + panhard é extremamente simples, tem muito menos pontos de falha que uma 4-link, 5-link, etc, menos pontos de manutenção (sei que pode ser contornado com polyuterano, etc) e cumpre bem o seu papel, dando um curso mais do que suficiente dependendo da preparação.

[]s toyo-trolleiros e torcendo para que dê tudo certo, caro DeMelo!

DeMelo
31/03/2014, 13:04
Amigo Kako, te convido a olhar atentamente as 3 primeiras fotos. A carroceria do troller está completamente alinhada, enquanto eixos dianteiro e traseiro estão torcendo copiando o terreno. Não foi instalado nenhum kit de suspensão importado nesses trollers e muito menos um projeto sério de molas progressivas e amortecedores. Segurança zero em termos de velocidade, porém em trilhas, fica excelente. Imagine se alguma empresa resolvesse produzir um kit sério de suspensão com molas de qualidade e progressivas, bieletas desconectáveis, buchas, correções e etc, como acontece nos kits importados. Tenho amigos com reais interesses em produzir esse tipo de produto para trollers, agrales, jpx e outros jipes. Só falta $$ mas, tenho esperança de ver esse mercado crescendo no brasil.

Na configuração original do troller, engesa, samurai e CIA, 2 links + panhard (ou 3 links como algumas literaturas consideram), se consegue sem dificuldades atingir uma grande abertura sem desalinhar a carroceria. O conjunto original do troller amortecedor/mola/bieleta é mais voltado a firmeza, bom em raids, rally, jeepcross, etc do que conforto e molejo. Mas, diga-se por passagem, o único jipe com suspensão original que vi sem levantar a roda em uma erosão onde troller, defender, samurai, bandeirante, wrangler e engesa em configuração originais levantam foi o jpx. O resto, suspensão original e trilha séria, levanta igualzinho se não houver troca de mola, amortecedor, soltar/trocar bieleta, ou seja, preparar o jipe.

Eu particularmente gosto das coisas simples. Uma suspensão de 2-link + panhard é extremamente simples, tem muito menos pontos de falha que uma 4-link, 5-link, etc, menos pontos de manutenção (sei que pode ser contornado com polyuterano, etc) e cumpre bem o seu papel, dando um curso mais do que suficiente dependendo da preparação.

Valeu Julio, só pela torcida dos que já postaram aqui, com certeza dará tudo certo!! e o bom é que ficará aqui o conhecimento necessário para que outros, caso queiram, possam fazer o mesmo.

A escolha da suspa do troller/engesa foi realmente em razão de sua simplicidade e adequação ao meu uso (mais asfalto e estradão de terra). Agora é esperar o final para testar!! ansiedade a mil!! kkk

DeMelo
31/03/2014, 13:06
" Se original fosse bom, mulher não usava maquiagem" ....

Heheheh, de olho, muito boa a empreitada!

KKKK, melhor sua mulher não ouvir isso!!!!

Kako
31/03/2014, 18:24

DeMelo,

Como o Murilo falou a PH serve para segurar o movimento lateral do eixo não é considerado um link, mas, alguns dizem que é, por isso a chamam de 5 link, ma é uma 4link com PH, que passa a ser necessária devido aos link's estarem paralelos e não haver triangulação o suficiente para segurar o movimento lateral do eixo.

Como pode ver na foto todos os link's são presos através de um terminal rotular, ou algo que possa torcer.

Troller, Engesa são 2link's presos com buchas.

Kako
31/03/2014, 18:27
DEMELO

Meu conceito é este tb , a do ENGESA , TROLLER seria uma 3 links , ( duas barras longitudianis e uma transversal que é a PANHARD ), e esta última foto uma 4 LINKS , ( duas barras longitudianis e duas enviesadas ) .

Esse é um exemplo de 3link

Kako
31/03/2014, 18:32

Julio,

Desculpa se não me expressei direito, gostei das fotos que vc colocou, a suspensão está funcionando como deveria, e quando eu disse "...é isso que eu estou falando...", e que o problema é a "suspensão travada do Troller e não o Troller", quis dizer que o problema tem solução, e se é para copiar a susp. do Troller copia essa que funciona!

Abraço!
Kako

DeMelo
31/03/2014, 18:44
DeMelo,

Como o Murilo falou a PH serve para segurar o movimento lateral do eixo não é considerado um link, mas, alguns dizem que é, por isso a chamam de 5 link, ma é uma 4link com PH, que passa a ser necessária devido aos link's estarem paralelos e não haver triangulação o suficiente para segurar o movimento lateral do eixo.

Como pode ver na foto todos os link's são presos através de um terminal rotular, ou algo que possa torcer.

Troller, Engesa são 2link's presos com buchas.

Ficou mais claro! Com tanta explicação vou acabar aprendendo esse negócio de suspensão 2, 3, 4, 5links!!!!

valmirjunior
31/03/2014, 19:42
E o resultado, como ficou?

DeMelo
01/04/2014, 08:18
E o resultado, como ficou?

Ainda não ficou pronta, vou postando aqui a evolução.

Bulina2007
04/04/2014, 01:00
Ficou mais claro! Com tanta explicação vou acabar aprendendo esse negócio de suspensão 2, 3, 4, 5links!!!!

DeMelo!!semana que vem vou trabalhar o chassis pelado, o funileiro vai ficar com toda a lata e vai deixar umas 3 semanas comigo...rsrs Isso num vai prestar...Os amigos da Tapeçaria Ormeneze estão fazendo umas modificações antes do funileiro dar acabamento nas latas, eu fico lá tbm mexendo, eles dizem q quanto mais eu olho, mais ideia surge...kkkk Já esta com trincos embutidos por dentro e por fora, vidros eletricos, bancada da gran caravan 7 lug de couro, cx de bateria virou sucata, tanque embaixo do banco pra quÊ?rsrs...hj no final da tarde eu estava bolando gabarito pra fazer alargamento dos para-lamas pra cobrir as rodas 15 x10"... que estou procurando com bom preço juntamente com os pneus 33...Da susp se ficar macia com estabilidade pra mim já é satisfatório, aquele curso loko que os gringos usam no "off extremo" pra mim é dispensavel...Tbm vou instalar freio a disco...
Não quiz postar fotos aqui ainda, pra ninguem lançar palavras de desânimo, rsrs...a lata esta precisando reforma pra ficar = dos flinkstons...rsrs a mecanica esta filé, só precisa cardan dianteiro...se souber de algum avise-me...grato
aguardo ansioso seu parecer final...Tudo vai ficar muito bom!! única coisa que pode variar é a dureza da mola, f-1000 4x4 é + grossa q 4x2, q é +grossa que as gasolinas...diferente das hsd...VC falou das do troller diant..aqui onde estou essa mercadoria é rarissima, teria que pagar pra ver, já as mencionadas acima meus amigos tem, ponho e tiro até ficar do gosto, daí só pago a permanente.Tenho um par de coluna amortecedor +mola Sw4 nova, fiquei tentado em soltar o peso do conjunto em cima pra ver oque acontece, pq nas sw eles funcionam com bandeija superior e inferior.
DEUS abençoe! abrç

hercilio.neto
04/04/2014, 08:31
DeMelo!!semana que vem vou trabalhar o chassis pelado, o funileiro vai ficar com toda a lata e vai deixar umas 3 semanas comigo...rsrs Isso num vai prestar...Os amigos da Tapeçaria Ormeneze estão fazendo umas modificações antes do funileiro dar acabamento nas latas, eu fico lá tbm mexendo, eles dizem q quanto mais eu olho, mais ideia surge...kkkk Já esta com trincos embutidos por dentro e por fora, vidros eletricos, bancada da gran caravan 7 lug de couro, cx de bateria virou sucata, tanque embaixo do banco pra quÊ?rsrs...hj no final da tarde eu estava bolando gabarito pra fazer alargamento dos para-lamas pra cobrir as rodas 15 x10"... que estou procurando com bom preço juntamente com os pneus 33...Da susp se ficar macia com estabilidade pra mim já é satisfatório, aquele curso loko que os gringos usam no "off extremo" pra mim é dispensavel...Tbm vou instalar freio a disco...
Não quiz postar fotos aqui ainda, pra ninguem lançar palavras de desânimo, rsrs...a lata esta precisando reforma pra ficar = dos flinkstons...rsrs a mecanica esta filé, só precisa cardan dianteiro...se souber de algum avise-me...grato
aguardo ansioso seu parecer final...Tudo vai ficar muito bom!! única coisa que pode variar é a dureza da mola, f-1000 4x4 é + grossa q 4x2, q é +grossa que as gasolinas...diferente das hsd...VC falou das do troller diant..aqui onde estou essa mercadoria é rarissima, teria que pagar pra ver, já as mencionadas acima meus amigos tem, ponho e tiro até ficar do gosto, daí só pago a permanente.Tenho um par de coluna amortecedor +mola Sw4 nova, fiquei tentado em soltar o peso do conjunto em cima pra ver oque acontece, pq nas sw eles funcionam com bandeija superior e inferior.
DEUS abençoe! abrç

Bulina2007,

A sua reforma é muito interessante.
Seria legal se tivesse um tópico exclusivo da viatura na seção Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/), tudo com muitas fotos.
Um abraço.

DeMelo
04/04/2014, 08:41
aguardo ansioso seu parecer final...Tudo vai ficar muito bom!! única coisa que pode variar é a dureza da mola, f-1000 4x4 é + grossa q 4x2, q é +grossa que as gasolinas...diferente das hsd...VC falou das do troller diant..aqui onde estou essa mercadoria é rarissima, teria que pagar pra ver, já as mencionadas acima meus amigos tem, ponho e tiro até ficar do gosto, daí só pago a permanente.Tenho um par de coluna amortecedor +mola Sw4 nova, fiquei tentado em soltar o peso do conjunto em cima pra ver oque acontece, pq nas sw eles funcionam com bandeija superior e inferior.DEUS abençoe! abrç

Bulina2007,

Se tiver grana e tempo, a hora de fazer mudanças é na reforma da lataria. Depois que tiver pronta vc não vai querer mexer, entãooo, satisfaça todas as vontades!!kkk

Quanto a suspa, o ideal é testar várias molas mesmo, assim vc chegará em uma configuração mais próxima do que vc quer. Eu não tenho essa possibilidade e qualquer outra mola terei que comprar para testar, aí fica inviável.

O GuilhermeAbreu, linhas acima, deu a dica de um lugar que faz molas sob medida. Ele acha também que o fio ideal é 17mm, então, você pode pegar essas molas aí, medir a expessura do fio antes de colocar. Já vai diminuir o trabalho.
O grande problema é a parte dianteira da band: o espaço é pequeno, então, se vc olhar a mola de um troller verá que a da frente é bem mais estreita que a traseira e, no meu caso, não caberá mola mais larga. Se a do troller não for suficiente, terei que fazer sob medida mesmo. Vamos ver...

Último ponto, não dá para montar a suspa sem a lataria, pois há muitos pontos em que ela pega na lataria e vc precisa modificar ou cortar a lata mesmo ou, até mesmo, tirar pedaçõs do suporte. Como mostrei acima, eu tive que cortar para da caixa da bateria para fixar o link traseiro. Na frente cortei um pedaço da parte de dentro do paralama para colocar os amortecedores. Então, o ideal é fazer a suspa com a lata.
Vai acompanhando aí as novidades. Infelizmente, meu meca é beeemmmm lento, então teremos que ter paciência!!!

Bulina2007
04/04/2014, 23:28
Bulina2007,

A sua reforma é muito interessante.
Seria legal se tivesse um tópico exclusivo da viatura na seção Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/), tudo com muitas fotos.
Um abraço.

Hercilio, estou tirando fotos de cada passo, pq vendo pronto muitas vezes parece complicado mudanças, e dessa forma simplifica mais, dá mais coragem...rsrs Você sabe que toda reforma tem que passar pela bagunça...rsrs. Estou olhando ela e me segurando pra não cortar no bordado da cx de roda e instalar uma chapa atras entre ele e a carroceria...amanha vou por um par de 33x15 no lugar pra poder ter uma visão mais aproximada do design...TOYOTERAPIA È D+!!rsrs esta duro de dormir,a mente fica procesando...rs...
abraço

Bulina2007
04/04/2014, 23:55
Bulina2007,

Se tiver grana e tempo, a hora de fazer mudanças é na reforma da lataria. Depois que tiver pronta vc não vai querer mexer, entãooo, satisfaça todas as vontades!!kkk

Quanto a suspa, o ideal é testar várias molas mesmo, assim vc chegará em uma configuração mais próxima do que vc quer. Eu não tenho essa possibilidade e qualquer outra mola terei que comprar para testar, aí fica inviável.

O GuilhermeAbreu, linhas acima, deu a dica de um lugar que faz molas sob medida. Ele acha também que o fio ideal é 17mm, então, você pode pegar essas molas aí, medir a expessura do fio antes de colocar. Já vai diminuir o trabalho.
O grande problema é a parte dianteira da band: o espaço é pequeno, então, se vc olhar a mola de um troller verá que a da frente é bem mais estreita que a traseira e, no meu caso, não caberá mola mais larga. Se a do troller não for suficiente, terei que fazer sob medida mesmo. Vamos ver...

Último ponto, não dá para montar a suspa sem a lataria, pois há muitos pontos em que ela pega na lataria e vc precisa modificar ou cortar a lata mesmo ou, até mesmo, tirar pedaçõs do suporte. Como mostrei acima, eu tive que cortar para da caixa da bateria para fixar o link traseiro. Na frente cortei um pedaço da parte de dentro do paralama para colocar os amortecedores. Então, o ideal é fazer a suspa com a lata.
Vai acompanhando aí as novidades. Infelizmente, meu meca é beeemmmm lento, então teremos que ter paciência!!!
De Melo! eu gravei a dica do Guilherme sobre a espessura pra tentar acertar o gosto mais rápido possível, eu vi algo da Bilstain que me inspirou uma carta na manga, usar amortecedor com molas em duas medidas, uma mais mole embaixo e outra mais dura em cima , quando comprime a macia toda, inicia a compressão da dura.
Na minha eu já tirei o tanque debaixo do banco e a cx da bateria, o assoalho vai ser inteiriço, na parte da frente estou vendo de jogar os amortecedores mais para ponta do eixo, e e em cima tbm, onde ele é fixado já quase rela na lata do paralama, fugindo daquele suporte original quanto mais ,mais ganha-se curso(espaço vertical).Claro que isso tudo é ainda prematuro afirmar, pois na pratica haverão outros fatores que precisarão ser respeitados para garantir um bom funcionamento do conjunto...
A minha vai pra cidade visinha enternar segunda feira, pq aqui os abençoados judiam da gente...Bom os que avisam sobre a demora real, mais quem os achou? kkkkkkk pelo menos temos a oportunidade de aperfeiçoar essa virtude na nossa Vida...es er curado da ansiedade..kkk
abrç

DeMelo
05/04/2014, 10:43
De Melo! eu gravei a dica do Guilherme sobre a espessura pra tentar acertar o gosto mais rápido possível, eu vi algo da Bilstain que me inspirou uma carta na manga, usar amortecedor com molas em duas medidas, uma mais mole embaixo e outra mais dura em cima , quando comprime a macia toda, inicia a compressão da dura.
Na minha eu já tirei o tanque debaixo do banco e a cx da bateria, o assoalho vai ser inteiriço, na parte da frente estou vendo de jogar os amortecedores mais para ponta do eixo, e e em cima tbm, onde ele é fixado já quase rela na lata do paralama, fugindo daquele suporte original quanto mais ,mais ganha-se curso(espaço vertical).Claro que isso tudo é ainda prematuro afirmar, pois na pratica haverão outros fatores que precisarão ser respeitados para garantir um bom funcionamento do conjunto...
A minha vai pra cidade visinha enternar segunda feira, pq aqui os abençoados judiam da gente...Bom os que avisam sobre a demora real, mais quem os achou? kkkkkkk pelo menos temos a oportunidade de aperfeiçoar essa virtude na nossa Vida...es er curado da ansiedade..kkk
abrç

Bulina,
Para curar ansiedade, só ansiolítico mesmo!!!! eu já estou a quase um ano nesse projeto e tome espera de todos!!! pessoal reclama que a grana tá curta, mas trabalham como se tivessem um rei na barriga e uma ferrari na garagem!!!

Rodrigo ODIN4X4
09/04/2014, 01:16
abrç
Murilo a espessura do arame do elo depende também do diâmetro da espira, uma mola com fio de 19 mm e espira de 250 mm pode ser mais macia que uma mola com fio de 17 mm e espira de 200 mm, outra coisa que não foi citada acima é o material utilizado na mola, os dados abaixo são de uma mola para jpx somente para dar uma idéia dos dados que são necessários para a fabricação correta de uma mola para uma determinada carga, acredito que a mola do Troller se adeque ao projeto.

G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm

TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²

DeMelo
09/04/2014, 13:44
Murilo a espessura do arame do elo depende também do diâmetro da espira, uma mola com fio de 19 mm e espira de 250 mm pode ser mais macia que uma mola com fio de 17 mm e espira de 200 mm, outra coisa que não foi citada acima é o material utilizado na mola, os dados abaixo são de uma mola para jpx somente para dar uma idéia dos dados que são necessários para a fabricação correta de uma mola para uma determinada carga, acredito que a mola do Troller se adeque ao projeto.

G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm

TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²

"Num intendi nada desse trem aí de cima", mas espero que vc tenha razão e as molas do troller se adéquem bem ao projeto, pois caso contrário vou gastar mais dim dim!! kkkk

M-Beltrame
09/04/2014, 18:59
Tambem não entendi porra nenhuma hahahaha
e eu nem tinha falado de mola...
Mas toca o andor! HAHAHAHAHA

Abraços

Rodrigo ODIN4X4
10/04/2014, 00:49
Tambem não entendi porra nenhuma hahahaha
e eu nem tinha falado de mola...
Mas toca o andor! HAHAHAHAHA

Abraços

Murilo Beltrame, desculpe a confusão, mas não sei se sabe que o Demello é seu xará kkk
Demello e Murilo esses dados acima são os dados necessários para a fabricação de uma mola, vi que foi falado sobre o diâmetro do fio da mola e que seria melhor usar molas fabricadas e discordo disso e acho muito melhor encontrar uma mola que seja produzida em serie, uma mola com fio mais grosso pode ser até mais macia que uma com fio mais fino e diâmetro do elo menor, vejam por exemplo a Toyota Hilux que tem uma mola coil over muito pequena, enquanto a Pampa tem uma mola enorme com 250 mm de diâmetro externo e fio de 17 mm e é muito macia, uso as da pampa na traseira dos jeep.

Uma mola feita sob medida necessita de todos esses dados que postei para que funcione bem, tenha durabilidade e não venha a trazer surpresas, já vi casos de molas produzidas sob encomenda quebrarem no meio de uma trilha, e outras que cederam em muito pouco tempo, existe até um tópico sobre as molas fabricadas para um grupo de JPX, foram feitas pela Molas Tigre.
Espero ter conseguido passar meu ponto de vista, peço desculpas pela confusão no tópico kkk

DeMelo
10/04/2014, 08:45
Murilo Beltrame, desculpe a confusão, mas não sei se sabe que o Demello é seu xará kkk
Demello e Murilo esses dados acima são os dados necessários para a fabricação de uma mola, vi que foi falado sobre o diâmetro do fio da mola e que seria melhor usar molas fabricadas e discordo disso e acho muito melhor encontrar uma mola que seja produzida em serie, uma mola com fio mais grosso pode ser até mais macia que uma com fio mais fino e diâmetro do elo menor, vejam por exemplo a Toyota Hilux que tem uma mola coil over muito pequena, enquanto a Pampa tem uma mola enorme com 250 mm de diâmetro externo e fio de 17 mm e é muito macia, uso as da pampa na traseira dos jeep.

Uma mola feita sob medida necessita de todos esses dados que postei para que funcione bem, tenha durabilidade e não venha a trazer surpresas, já vi casos de molas produzidas sob encomenda quebrarem no meio de uma trilha, e outras que cederam em muito pouco tempo, existe até um tópico sobre as molas fabricadas para um grupo de JPX, foram feitas pela Molas Tigre.
Espero ter conseguido passar meu ponto de vista, peço desculpas pela confusão no tópico kkk

Agora ficou claro! Em síntese: a coisa é bem mais complexa do que parece e será mais simples encontrar uma mola no mercado que se adéque ao projeto.
Valeu Rodrigo! tá sempre disposto a ajudar!

guilhermeabreu
10/04/2014, 22:18
Caro RODRIGO ODIN

Concordo plenamente na sua exposição e sei que para se fazer uma mola existe engenheiros para fazer todos estes cálculos milimétricos para adequar uma mola para os automóveis , só que :

1- A TOYOTA errou no projeto das molas do SW4 , pq se vc não sabe o mundo inteiro onde tem a nossa SW4 que tem outros nomes em outros países , RECLAMAM DA TRASEIRA DAS SW4 QUE BATEM FIM DE CURSO QDO PASSAM EM DEPRESSÕES DO PISO .

2- Tenho um ENGESA que comprei todo original e as suas molas eram muito moles e havia uma inclinação lateral muito grande qdo fazia curvas . Erro de projeto dos engenheiros da ENGESA que era o fabricante dos tanques URUTU , ENGESAS e outros mais .

3- Para que eu contratasse um engenheiro para calcular molas para meu ENGESA e para minhas SW4 uma 93 , depois uma 2002 e por ultimo uma 2008 ficaria muito caro cada mola .

Daí que de uma forma empírica e por tentativa de acerto e erro , mandei fazer inicialmente molas para meu ENGESA e qual a minha surpresa ??????? Acertei em cheio na primeira tentativa de acerto , estas molas estão nele a 6 anos e se nehum problema de quebra de molas e solucionou meu problema de inclinação lateral do mesmo .

Com isto me entusiamei de fazer molas para a SW4 93 e o que ocrreu ??? Acertei em 90 % pois mandei fazer as molas 2cm mais compridas do que deveria , MAS NÃO BATEU MAIS FIM DE CURSO .

Com isto qdo comprei a SW 2002 , mandei fazer as molas do mesmo comprimento das originais porem com fio mais grosso , resultado : 100% APROVADO .

Com toda esta experiência em fazer na escura , o que é errado , MAS QUE DEU CERTO e o par destas molas ficou por R$385,00 posto em casa , não tive dúvidas em mandar fazer para a SW4 2008 . Ainda não chegou mas tenho convicção que ficarei satisfeito tb .

Na minha opinião vc esta correto na sua explicação , vc não fez CONFUSÃO em nada do que falou , pois eu havia lido tudo sobre a fabricação de molas , estes detalhes todos expostos por vc , sei de tudo isto , mas achei que poderia tb fazer na tentativa de erro e acerto e expliquei para o Inacio que é o responsável pela MOLAS SRC , fabricante que mandei fazer as molas , expliquei a ele os motivos pelos quais queria estas molas e lógico que eles tem engenheiros lá e eles devem ter feitos as minhas molas baseando nas declarações que eu passei da insatisfação das minhas molas , considerando que eles são fabricantes de molas , e exclusivamente só fabricam molas achei que poderia confiar neste fabricante e no cálculo deles e o resultado é que estou PLENAMENTE SATISFEITO com as molas feitas por eles .

Lembrando que não estou discordando do que vc falou , só optei por mandar fazer , pois ficou BEM MAIS BARATO DO QUE AS MOLAS ORIGINAIS QUE SÃO SUBDIMENSIONADAS PARA O CARRO .

E os amigos daqui do forum que tenho dado as medidas que eu fiz para as minhas SW4 , tb tem feito molas lá na SRC MOLAS tem relatado aqui que estão satisfeitos tb . Estou apenas tentando ajudar os amigos daqui do forum a resolver os problemas com molas de nossas viaturas gastando pouco dinheiro .

Abraço

M-Beltrame
11/04/2014, 19:25

Putz hahahahaha
Erro meu Rodrigo
Boa explicação, concordo!
Tentativa e erro na fabricação pode dar certo mas sem dúvidas a qualidade da mola vai ser inferior...

Abraços

guilhermeabreu
12/04/2014, 21:48
Putz hahahahaha
Erro meu Rodrigo
Boa explicação, concordo!
Tentativa e erro na fabricação pode dar certo mas sem dúvidas a qualidade da mola vai ser inferior...

Abraços

M-BELTRÃO

Tb concordo com vc , mas qual então a saída para vc resolver o problema da mola da sua SW4 se a original NOVA tb é subdimensionada ???? O que fazer ou onde achar uma mola de linha de montagem , de que carro que tenha as mesmas medidas das molas originais porem mais firmes ????

Rodrigo ODIN4X4
12/04/2014, 23:32
M-BELTRÃO

Tb concordo com vc , mas qual então a saída para vc resolver o problema da mola da sua SW4 se a original NOVA tb é subdimensionada ???? O que fazer ou onde achar uma mola de linha de montagem , de que carro que tenha as mesmas medidas das molas originais porem mais firmes ????

Guilherme concordo com você e acredito ter sido a melhor opção, mas no caso do Demello que está montando a suspensão de um Bandeirante e não de uma SW4 acho que não é, sendo que o kit de suspensão que eu fiz foi baseado no uso das molas do Troller 3.0, você conseguiu através da tentativa e erro, mas pagou pra ver.
Em meu jipe que já usa molas helicoidais eu pagaria pra ver, porém não teria coragem de montar uma mola dessas no carro de um cliente sendo que pode funcionar ou não e muito menos em um jipe que é usado para longas viagens com um bebê dentro, o seu caso é completamente diferente do dele.

É diferente pegar as dimensões da mola de um veiculo que já saiu de fábrica com molas helicoidais e apenas acrescentar mais dureza e altura ao contrario de projetar no olho e sem critério algum uma mola para uma determinada carga.

O Troller pode ter o motor mais leve, porém localizado mais a frente do veiculo enquanto todo o enorme power trem do Bandeirante fica mais próximo do meio do veiculo distribuindo o peso entre os dois eixos, o peso sob os eixos estará bem parecido além do Troller não ser nenhum Galaxy em questão de maciez tendo molas super dimensionadas para seu peso.

Concordo com a sua escolha, em seu lugar faria a mesma coisa sendo que não há outra alternativa ao contrario do Demello.

DeMelo
17/04/2014, 08:36
Pessoal, apesar da leennnntidãaooooooo :zzz::zzz::zzz::zzz::zzz: nos serviços, alguma coisa aconteceu nos últimos 20 dias, a track bar (panhard) foi colocada e o amortecedor dianteiro foi mais ou menos ajustado.
Seguem as fotos:

DeMelo
17/04/2014, 08:37
Mais fotos:

Glauco mendes
17/04/2014, 09:49
:pipoca: Acompanhando coloca umas fotos com a band de frente? Parabéns...

hercilio.neto
17/04/2014, 11:07
DeMelo,

A traseira ficou bem limpa, muito bom.
Porque a mola fica um pouco para trás e não sobre o eixo?

Na dianteira é que o bicho pega, né?
tem que ter espaço para passar aquela barra que liga o pitman ao pino central e aí a mola acaba ficando um pouquinho afastada do chassi.
Essa é a questão que mais me intriga.
Instintivamente sinto que haverá uma tendência a torcer a longarina.
Talvez o efeito fosse menor se a fixação da torre se desse dois pontos do chassi.
Pode ser que eu esteja viajando, mas não custa nada rodar com uma GoPro embaixo do carro em um teste pra ver como se comporta a longarina.

Um abraço (sonhando com up desse).

DeMelo
17/04/2014, 11:48
DeMelo,

A traseira ficou bem limpa, muito bom.
Porque a mola fica um pouco para trás e não sobre o eixo?

Na dianteira é que o bicho pega, né?
tem que ter espaço para passar aquela barra que liga o pitman ao pino central e aí a mola acaba ficando um pouquinho afastada do chassi.
Essa é a questão que mais me intriga.
Instintivamente sinto que haverá uma tendência a torcer a longarina.
Talvez o efeito fosse menor se a fixação da torre se desse dois pontos do chassi.
Pode ser que eu esteja viajando, mas não custa nada rodar com uma GoPro embaixo do carro em um teste pra ver como se comporta a longarina.

Um abraço (sonhando com up desse).

Então Hercilio, na traseira a suspa tá parecendo original de fábrica. Entrou como uma luva. A questão da mola atrás do eixo se dá em razão do seu tamanho. Não queria e não posso levantar mais a band (problema com a garagem). Se colocasse no eixo teria que levantá-la ou encontrar uma mola menor. Agora, ficou bom como está e, ademais, para colocá-la no eixo teria que modificar o local dos tubos do freio tambor. Sabe como é adaptação. Agora, nada impede de ser feito dessa forma (em cima do eixo).

No que se refere à frente.... realmente o espaço é diminuto e aquele braço que liga à catanheira atrapalha bastante!!! Já adianto aos que pretendem fazer a modificação, que não há espaço para uma mola com diametro maior do que as da dianteira do troller. A primeira dificuldade.
A segunda se refere à barra estabilizadora. Em razão da parra panhard e dos suportes de mola, os pontos originais de fixação da barra terão que ser modificados. Ainda não encontramos uma solução, mas é possível fazer. Postarei fotos quando estiver pronta.

Os suportes para os amortecederes ficaram ótimos, trabalhando quase na vertical, o que é o ideal.

Quanto à torção do chassis, é provável que ocorra essa força nesse sentido, mas o chassi da band, no local em que foi fixado os batentes de mola, é, originalmente, fechado o que ajuda a prevenir essa torção e é o "fechado" com aquela perfuração para permitir a torção do chassi, o que é bom.

Tenho olhado muitos carros com chassis e a maioria possui esse sistema de suporte de mola na lateral do chassi, na parte frontal. É um bom indício de que o sistema funciona.

De toda forma, vc terão o veredicto ao final, quando ela for testada. Assim, poderão estar mais seguros do resultado.
abçs

DeMelo
17/04/2014, 11:53
:pipoca: Acompanhando coloca umas fotos com a band de frente? Parabéns...

Glauco, da próxima vez que for ao meca tiro umas fotos da parte frontal, como um todo.
abçs

Bulina2007
17/04/2014, 20:21
Pessoal, apesar da leennnntidãaooooooo :zzz::zzz::zzz::zzz::zzz: nos serviços, alguma coisa aconteceu nos últimos 20 dias, a track bar (panhard) foi colocada e o amortecedor dianteiro foi mais ou menos ajustado.
Seguem as fotos:
De Melo!! Ficou show!! está saindo uma beleza hein!!, enxuto, gostei do que vi...não vejo a hr do seu veredito final...
Só pra esclarecer, a mola que esta sendo usada é de que mesmo? vc sabe dizer o tamanho que ela tinha aberta antes de soltar o peso sobre ela e após tbm? grato...
A minha nave ainda não foi pro funeleiro, cada dia agente meche em alguma ideia nova que surge...rsrs vou criar o topico e postar as fotos que já tirei até aqui...

James Nicodemos
20/04/2014, 23:20
Grande DE MELO,

Ficou dez a instalação! Parabéns pelo projeto, agora me empolguei para instalar na minha. Gostaria de saber quais amortecedores vc usou? Outra dúvida, quem fez instalação prá vc possui alguma experiência nesse sentindo?

Quando vc comprou o kit, ele vem com algum manual para instalação?

DeMelo
21/04/2014, 15:20
De Melo!! Ficou show!! está saindo uma beleza hein!!, enxuto, gostei do que vi...não vejo a hr do seu veredito final...
Só pra esclarecer, a mola que esta sendo usada é de que mesmo? vc sabe dizer o tamanho que ela tinha aberta antes de soltar o peso sobre ela e após tbm? grato...
A minha nave ainda não foi pro funeleiro, cada dia agente meche em alguma ideia nova que surge...rsrs vou criar o topico e postar as fotos que já tirei até aqui...

Bulina,

As molas são as originais do troller a partir de 2004 até 2009. Antes de 2004 eram outras molas e depois de 2009 as molas ganharam mais um ou dois elos.
Não medi a altura delas quando fora da viatura, mas se vc perquisar na internete deve encontrar esse dado.
abçs e boa sorte com seus projetos.

DeMelo
21/04/2014, 15:24
Grande DE MELO,

Ficou dez a instalação! Parabéns pelo projeto, agora me empolguei para instalar na minha. Gostaria de saber quais amortecedores vc usou? Outra dúvida, quem fez instalação prá vc possui alguma experiência nesse sentindo?

Quando vc comprou o kit, ele vem com algum manual para instalação?

James,
Estou usando os amortecedores rancho. Agora é possível usar os amortecedores da ranger até 97 (cofap dupla ação). Opteri pelos rachos porque são reguláveis. Agora os da ranger são beemmm mais baratos e podem funcionar. Aí vc vai ter que testar.

Quanto ao meca, a experiência dele é em adaptações 4x4. Já fez algumas suspas, mas nenhuma como a atual, mas a lógica é sempre a mesma: se não é engenheiro com experiência na área, copie uma já consagrada e não invente demais!!

O kit do rodrigo não vem com manual e necessita de várias pequenas adaptações para se encaixar. Então, sugiro procurar algum meca com experiência nessas adaptações.
abçs

DeMelo
26/04/2014, 13:48
Atendendo ao pedido do Glauco, segue umas fotos da parte frontal da band. Os amortecedores já estão no lugar definitivo.

DeMelo
26/04/2014, 13:50
A foto abaixo mostra o suporte do amortecedor por dentro do cofre do motor.

guilhermeabreu
26/04/2014, 14:02
A foto abaixo mostra o suporte do amortecedor por dentro do cofre do motor.

DEMELO

Esta muito show , este KIT é muito bem feito , a sugestão que eu havia falado com vc para colocar uma chapa nas costas do suporte da mola vejo aí que não precisa pois ficou um cutelo ( mão francesa ) por detras soldada no chassi , muito bom e garantido o serviço , garantia de que vc não terá problema aí .

Minha sugestão : Neste buraco que ficou por dentro do cofre do motor onde esta o amortecedor e o suporte da mola da tranquilo para vc mandar fazer uma tampa de fibra e parafusar aí tampando todo este buraco , coloca rebite com rosca na chapa do paralama e parafusa a tampa de fibra aí .

Abraço

DeMelo
26/04/2014, 14:11
DEMELO

Esta muito show , este KIT é muito bem feito , a sugestão que eu havia falado com vc para colocar uma chapa nas costas do suporte da mola vejo aí que não precisa pois ficou um cutelo ( mão francesa ) por detras soldada no chassi , muito bom e garantido o serviço , garantia de que vc não terá problema aí .

Minha sugestão : Neste buraco que ficou por dentro do cofre do motor onde esta o amortecedor e o suporte da mola da tranquilo para vc mandar fazer uma tampa de fibra e parafusar aí tampando todo este buraco , coloca rebite com rosca na chapa do paralama e parafusa a tampa de fibra aí .

Abraço

Guilherme,

Estava justamente pensando sobre o que fazer com esse buraco todo aí. Não tinha como ser menor, por conta do espaço para se trabalhar com os amortecedores, por outro lado, vai entrar muita lama por aí.

Essa ideia da tampa de fibra é uma boa, fácil de fazer e prática. Vou dar uma olhada nisso.

A suspa como um todo tá ficanco bem limpa e com visual satisfatório, isto é, não tá com aquela cara de gambiarra forçada para dar certo. É um bom indício. Agora falta a barra estabilizadora e o carro tá pronto para fazer o teste drive. Vamos ver, estou bem ansioso para ver o resultado.
abçs

Glauco mendes
27/04/2014, 08:03
Atendendo ao pedido do Glauco, segue umas fotos da parte frontal da band. Os amortecedores já estão no lugar definitivo.

:palmas: Parabéns amigão show de bola .

aleksander k
29/04/2014, 13:11
Pessoal não lembro onde vi, mais ja vi uma band com helicoidais porem o cara manteve o feixe com apenas uma lamina qual a opinião de vcs a respeito disso sera que da certo? pouparia muita adaptação.

elmestizo
29/04/2014, 13:25
Aleksander, procure por kit fess. Tem quem ame, tem quem odeia.

DeMelo
29/04/2014, 13:42
Pessoal não lembro onde vi, mais ja vi uma band com helicoidais porem o cara manteve o feixe com apenas uma lamina qual a opinião de vcs a respeito disso sera que da certo? pouparia muita adaptação.

Rapaz,
Sei não... o primeiro problema e o espaço, principalmente no eixo dianteiro para tanta quiquilharia. As torres das molas helicoidais teriam que ficar sobre o suporte que fixa o feixe de mola no eixo, o que seria um trabalho danado em caso de necessidade de manutenção.
Acredito que a manutenção do feixe seria para evitar a movimentação do eixo na horizontal, para isso vc tem os links. Logo, segundo minha opinião de leigo, acho melhor os links aos feixes.
Corrijam ai se estiver errado.
Abçs

Lengler
05/05/2014, 12:55
Ilustrando o que o Kako disse acima sobre os amortecedores:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/22516d1127386608-4-link-calculator-shkdgm_195.jpg

Interessante... Assinando!:concordo:

Rodrigo ODIN4X4
08/05/2014, 19:41
E ai Demello, novidades?

DeMelo
08/05/2014, 20:40
E ai Demello, novidades?

Rodrigo, acho que tá indo!!! kkk para não passar muita raiva não estou indo à oficina com frequência. Na verdade, já faz mais de 10 dias que não apareço por lá.
Um dia termina, como toda reforma aqui no forum!!! kkk
Vou tentar ir lá no sábado....

DeMelo
22/05/2014, 15:15
Adoooouuuuu!!! ficou mais macia que o troller e não tá molengona demais. Os coices desapareceram e as pistas cheias de retalho não é mais um pesadelo!!! Agora, precisará ser adaptado duas barras estabilizadoras (dianteira e traseira), para evitar a inclinação lateral.

Ramones
22/05/2014, 17:21
Adoooouuuuu!!! ficou mais macia que o troller e não tá molengona demais. Os coices desapareceram e as pistas cheias de retalho não é mais um pesadelo!!! Agora, precisará ser adaptado duas barras estabilizadoras (dianteira e traseira), para evitar a inclinação lateral.

Que maravilha de notícia Demelo!!!
Não tem como não parabenizar o Rodrigo pelo desenvolvimento do projeto e a você pela coragem e paciência em tocar essa empreitada!!!

Desde que comprei minha Band, após ouvir o relato de colegas de Campo Grande que fizeram essa adaptação, eu tenho como meta este upgrade, mas nunca tive coragem de tocá-lo... agora tudo fica mais fácil...

Pergunta: você sentiu essa inclinação lateral no teste que vc fez? A instalação da barra estabilizadora traseira foi orientação do mecânico que montou a suspensão?

Grande abraço!

DeMelo
22/05/2014, 18:02
Que maravilha de notícia Demelo!!!
Não tem como não parabenizar o Rodrigo pelo desenvolvimento do projeto e a você pela coragem e paciência em tocar essa empreitada!!!

Desde que comprei minha Band, após ouvir o relato de colegas de Campo Grande que fizeram essa adaptação, eu tenho como meta este upgrade, mas nunca tive coragem de tocá-lo... agora tudo fica mais fácil...

Pergunta: você sentiu essa inclinação lateral no teste que vc fez? A instalação da barra estabilizadora traseira foi orientação do mecânico que montou a suspensão?

Grande abraço!

Ramones,

Na verdade a inclinação lateral não é tanta assim. Eu senti, mas pela altura que tá o meu jipe, é algo bem razoável e dá para dirigir tranquilamente sem as barras. Mas eu quero chegar no ajuste fino dessa suspa, isto é, com o carro fazendo curvas seguras a 120 km por hora.
Então, eu mesmo decidi colocar ambas as barras, pois, pelo relato que vc me passou por email, quanto à traseira, decidi colocar logo as duas.
Ainda farei muitos testes, especialmente em estrada de chão, mas já posso adiantar que vale muito a pena, pois o carro vira outro. Sem falar que a direção tá bem tranquila, a frente não samba e o carro fica na mão. O próximo teste será na rodovia, vamos ver....
Quando quiser, aparece por aqui para dar uma volta na viatura.
abçs

hercilio.neto
22/05/2014, 18:45
Que boa notícia DeMelo.

Coloque fotos do serviço finalizado. Melhor ainda seria um vídeo.
Sugiro (se for viável) prender uma câmera embaixo do jipe para filmar o comportamento do conjunto.

Parabéns pela empreitada finalizada com sucesso.

DeMelo
22/05/2014, 18:54
Que boa notícia DeMelo.

Coloque fotos do serviço finalizado. Melhor ainda seria um vídeo.
Sugiro (se for viável) prender uma câmera embaixo do jipe para filmar o comportamento do conjunto.

Parabéns pela empreitada finalizada com sucesso.

Hercilio,

Não finalizou ainda não, tenho que providenciar a adaptação de barras estabilizadoras, pois a original não serve e fazer ainda muitos testes em diversos pisos.
Este teste foi só o primeiro para ver se as molas do troller aguentariam o tranco ou ficariam muito flexíveis, "sanfonando" demais o carro.
Já posso dizer que não ficaram tão moles, apenas mais macia que no troller, o que já um problema a menos.
Vou postando aqui todas as impressões e vou tentar ver o lance da câmera.
abçs

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2014, 20:42

Meu jipe não usa a barra e é bem firme nas curvas, porém pesa 1400 kg, tenho amigos que tem troller e dizem ser horrível de andar sem barra estabilizadora no asfalto, no seu caso a Band sera estradeira, mas para os que pretenderem montar uma suspensão como a sua e fazem trilhas, uma boa saída é usar bieletas quick desconect, assim terão um jipe com curso razoável de suspensão e conectando as bieletas um jipe bem mais firme nas curvas.

guilhermeabreu
22/05/2014, 21:26

DEMELO

ISTO EU JÁ SABIA .

Falei com vc que é 100% de chance de ficar bom , não tem erro e parabens pra vc RODRIGO ODIN que teve a audacia de fazer uma coisa boa que funciona , ISTO EU JÁ SABIA , só que não teve nenhum Brasileiro que teve e a sua CORAGEM . Tenho certeza que vc a partir de agora vai vender este KIT de montão

Abraço a todos .

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2014, 22:04
DEMELO

ISTO EU JÁ SABIA .

Falei com vc que é 100% de chance de ficar bom , não tem erro e parabens pra vc RODRIGO ODIN que teve a audacia de fazer uma coisa boa que funciona , ISTO EU JÁ SABIA , só que não teve nenhum Brasileiro que teve e a sua CORAGEM . Tenho certeza que vc a partir de agora vai vender este KIT de montão

Abraço a todos .
Guilhermeabreu Obrigado, mas o mérito é do Demello também que deu a cara a tapas, topou a empreitada e teve paciência para esperar o projeto e a fabricação do kit.

DeMelo
22/05/2014, 23:12
Guilhermeabreu Obrigado, mas o mérito é do Demello também que deu a cara a tapas, topou a empreitada e teve paciência para esperar o projeto e a fabricação do kit.

Rodrigo,
O mérito é nosso que tivemos coragem de enfrentar a empreitada. Cada um com o seu papel no projeto. O mais importante é que tudo tá correndo bem e o seu feedback na instalação do kit e na solução dos problemas tem feito a diferença. Vc não apenas vende o kit, mas também acompanha a sua instalação.
É isso aí, vamu que vamu que ainda não acabou!!!!

DeMelo
31/05/2014, 13:39
hj andei na band 60km de asfalto e 20 de chão. Posso dizer que as costelas de vaca não existem mais!!!!! o comportamento da band na estrada de chão ficou muito bom!!!! o conforto melhora substancialmente e a dirigibilidade também!!

No asfalto o comportamento tá bom!! aqueles trilhos feitos por caminhões já não incomodam tanto. Ela dá umas galhadas pequenas quando acima de 100km, mas isso será facilmente resolvido com as barras estabilizadoras que o Rodrigo tá desenvolvendo para esse projeto.
Veredicto até agora: vale cada centavo investido!!:palmas:

Dimasi
31/05/2014, 14:59
Aiai... Olha os duendes me tentando hahahaha

Ramones
31/05/2014, 18:26
Murilo,
vc testou os diferentes níveis de regulagem dos Rancho?

Qual regulagem ficou boa no asfalto?

Abraço,
Ramon

DeMelo
31/05/2014, 20:50
Murilo,
vc testou os diferentes níveis de regulagem dos Rancho?

Qual regulagem ficou boa no asfalto?

Abraço,
Ramon

A última, que eles chamam de 9!! As molas do troller já são bem macias, então não precisa amaciar o amortecedor. Na verdade, com alguns testes, dá pra colocar um offshox com calibragem específica e dispensar as barras estabilizadoras ou, até mesmo as duas coisas. No futuro, com certeza vou trabalhar um pouco essa regulagem para encontrar a ideal, mas por enquanto tá muito bom. Só de não sentir mais aqueles remendos de asfalto batendo forte na suspa já é um alívio.
abçs

DeMelo
31/05/2014, 20:53
Aiai... Olha os duendes me tentando hahahaha

Dimasi,

Eu diria que, para quem realmente gosta de band, seria uma boa deixar os duendes tentarem para amadurecer a ideia, pois é um up muito bom!!! E o bom de tudo é que se pode ir calibrando aos poucos a suspa para ficar ao gosto do proprietário.
Hj fiz o teste de sair do acostamento com aqueles rebaixamentos bem alto e não houve surpresas. Mesmo sem a barra estabilizadora, o comportamento foi muito bom, sem sustos, igual ao eca esport da minha esposa.
É isso por enquanto.

hercilio.neto
01/06/2014, 16:57
Ai, ai...
O agora tenho que tomar um fôlego, mas já estou pensando nesse up grade

DeMelo
01/06/2014, 21:38
Ai, ai...
O agora tenho que tomar um fôlego, mas já estou pensando nesse up grade

Hercilio,

Esse up é grande mesmo, mas já percebi, pelos seus posts, que faz um uso da sua band semelhante ao meu, então se prepare bem que vale a pena, a band fica mais macia que o troller (a longa) e o melhor que o rodrigo tá aí do seu lado. Eu tô passando todas as dicas para ele aprimorar o kit e assim termos algo bom, confiável e balanceado para as bands.
abçs

Adriano Band
02/06/2014, 00:49
Demello e Rodrigo,
Parabéns pelo trabalho! Esta ficando de PRIMEIRA!!!

DeMelo
02/06/2014, 08:04
Demello e Rodrigo,

Obrigado Adriano!

titanium
03/06/2014, 22:14
Amigo DeMelo, parabéns pela coragem, dedicação e paciência!

Toda adaptação precisa de alguns ajustes. É normal!
Logo logo você afina essa suspensão e vai curtir bastante a viatura, por muito tempo!

Abração!
:D

Rodrigo ODIN4X4
04/06/2014, 00:36
Demello e Rodrigo,

Obrigado Adriano !!!

DeMelo
04/06/2014, 12:36
Amigo DeMelo, parabéns pela coragem, dedicação e paciência!

Toda adaptação precisa de alguns ajustes. É normal!
Logo logo você afina essa suspensão e vai curtir bastante a viatura, por muito tempo!

Abração!

Valeu Titanium!!! estamos trabalhando nos ajustes, mas realmente a adaptação se mostra promissora. É preciso ter um pouco de paciência e dindim!!!
abçs

guilhermeabreu
04/06/2014, 22:04
Valeu Titanium!!! estamos trabalhando nos ajustes, mas realmente a adaptação se mostra promissora. É preciso ter um pouco de paciência e dindim!!!
abçs

DEMELO

Isto eu já sabia e SEMPRE falei com vc que valeria a pena a diferença e gritante , pois meu ENGESA tem esta suspensão e anndei num CJ5 com esta adaptação nem parece que estava num CJ5 de tão confortável que ficou .

ESTA EU JÁ SABIA , E MAIS UMA VEZ PARABENS PARA VC E O RODRIGO ODIN .

dudu83
05/06/2014, 12:27
cade as fotos?

DeMelo
05/06/2014, 13:03
cade as fotos?

Dudu, vou ver se esse final de semana consigo tirar umas fotos da suspa instalada sem as barras estabilizadoras. A band voltou para o meca para colocar rodas com off set -25.
abçs

DeMelo
05/06/2014, 13:04
DEMELO

Isto eu já sabia e SEMPRE falei com vc que valeria a pena a diferença e gritante , pois meu ENGESA tem esta suspensão e anndei num CJ5 com esta adaptação nem parece que estava num CJ5 de tão confortável que ficou .

ESTA EU JÁ SABIA , E MAIS UMA VEZ PARABENS PARA VC E O RODRIGO ODIN .

Obrigado Guilherme, suas dicas foram bastante úteis para o projeto!! Agora é aproveitar o up, depois de um ano de planejamento e execução.
abçs

hercilio.neto
05/06/2014, 23:16
DeMelo,
Tá na hora de fazer constar esse novo upgrade na sua assinatura hehe

Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho

hercilio.neto
16/06/2014, 00:40
E aí meu amigo.
Como está a Band.
Aguardamos fotos.

DeMelo
16/06/2014, 08:27
E aí meu amigo.
Como está a Band.
Aguardamos fotos.

Hercilio,

A band tá boa, ainda não coloquei as barras estabilizadoras, mas já adianto que não voltarei para os feixes de mola. Fica muito melhor em uma band estradeira. A minha ainda precisa de ajustes, pois como foi a primeira, não tínhamos muita referência para "calibrar" a suspa.
Tô devendo as fotos, vou ver se desço lá e tiro algumas para ilustrar.
abçs

MARCELO PENA
22/07/2014, 18:38
boa noite DeMELO estou interessado em instalar essa suspensão do ODIN, tem mais novidades se puder enviar algumas fotos para o meu e-mail (marcelopena69@hotmail.com) e detalhes da instalação agradeço. Abraços.

Evandroans
26/08/2014, 16:33
Estou postando nesse tópico pois a minha suspensão é basicamente a mesma, porém em um CJ5 e com alguma detalhes diferentes. O problema é que estou achando o jeepinho meio duro, já retirei a barra panhard, pois achei que ela estava limitando o curso, mas não foi o caso. Fiz um vídeo dela trabalhando e notei que o batente esta raspando na parte interna da mola, será que seria esse o problema? Uso molas de opala. Queria uma pinião dos amigos foristas qual mais poderia ser o problema, porque pelo que vi no vídeo estão trabalhando legal. Segue abaixo link da suspa em movimento e foto.

https://www.youtube.com/watch?v=c5qGs6OuiH4&feature=youtu.be

475299

DeMelo
26/08/2014, 17:47
Estou postando nesse tópico pois a minha suspensão é basicamente a mesma, porém em um CJ5 e com alguma detalhes diferentes. O problema é que estou achando o jeepinho meio duro, já retirei a barra panhard, pois achei que ela estava limitando o curso, mas não foi o caso. Fiz um vídeo dela trabalhando e notei que o batente esta raspando na parte interna da mola, será que seria esse o problema? Uso molas de opala. Queria uma pinião dos amigos foristas qual mais poderia ser o problema, porque pelo que vi no vídeo estão trabalhando legal. Segue abaixo link da suspa em movimento e foto.

https://www.youtube.com/watch?v=c5qGs6OuiH4&feature=youtu.be

475299

Acho que o batente raspando na mola não é o problema, pois a minha tá raspando também e tá bem macia. Só se o batente estiver impedindo a mola de trabalhar, isto é, interrompendo a "encolhida" e o retorno da mola. aí poderia ser o caso.
Acredito que podem ser duas coisas: amortecedor inadequado ou mola com o fio muito grosso.
Qual amortecedor tá usando?
Sabe me dizer a grossura do fio da mola do opala?
abçs

Evandroans
26/08/2014, 21:10
Acho que o batente raspando na mola não é o problema, pois a minha tá raspando também e tá bem macia. Só se o batente estiver impedindo a mola de trabalhar, isto é, interrompendo a "encolhida" e o retorno da mola. aí poderia ser o caso.
Acredito que podem ser duas coisas: amortecedor inadequado ou mola com o fio muito grosso.
Qual amortecedor tá usando?
Sabe me dizer a grossura do fio da mola do opala?
abçs

Não sei o amortecedor que foi usado, mas amanhã vou fazer um teste retirando os amortecedores e ver como fica, para identificar o problema e também medir a espessura das molas que devem ficar em torno de 15mm, não sei exato só amanhã. Posto aqui o resultado.

hercilio.neto
27/08/2014, 09:39
Evandro,
Está rodando sem a panhard?!!

Estou com o DeMelo, acho que é a mola que é dura.

DeMelo
27/08/2014, 09:58
Não dá para ver muito bem, mas me parece, pela foto escura, que o amortecedor tá muito inclinado para a frente. O ideal seria como o esquema abaixo:

Evandroans
27/08/2014, 19:10
Não dá para ver muito bem, mas me parece, pela foto escura, que o amortecedor tá muito inclinado para a frente. O ideal seria como o esquema abaixo:

Realmente o meu esta com um angulo de 45º, teria que mudar os suportes, mas acredito que os amortecedores não sejam o problema. Hoje não tive tempo de mexer nele, amanhã vou medir as molas e tirar os amortecedores só para testar. Vi no forum que tem um pessoal usando a mola da pampa, com 11 elos e fio de 16mm.

MARCELO PENA
27/08/2014, 23:46
ok Demelo fico no aguardo do link, mas se puder mandar fotos da sua instalação e comentar o que está achando da modificação que vc fez, pois estou realmente interessado em fazer na minha após restauração.

Rodrigo ODIN4X4
28/08/2014, 00:02
Não sei o amortecedor que foi usado, mas amanhã vou fazer um teste retirando os amortecedores e ver como fica, para identificar o problema e também medir a espessura das molas que devem ficar em torno de 15mm, não sei exato só amanhã. Posto aqui o resultado.

Evandroans, qual motor está usando em seu cj? as molas são as dianteiras do opala pelo que parece, são do 6cil ou do 4cil?
Na traseira e na dianteira são as mesmas molas? costumo usar em cj as molas dianteiras da pampa 1.8 na traseira, na dianteira varia conforme a motorização, se usar molas do opala 4 cil na traseira fica meio duro, se colocar do 6 ficará sem ação, certamente a borracha do batente está interferindo na ação da mola, no caso do DeMelo elas raspam, porém no batente de ferro o que não interfere por ter menor atrito que a borracha.

Rodrigo ODIN4X4
28/08/2014, 00:06
Realmente o meu esta com um angulo de 45º, teria que mudar os suportes, mas acredito que os amortecedores não sejam o problema. Hoje não tive tempo de mexer nele, amanhã vou medir as molas e tirar os amortecedores só para testar. Vi no forum que tem um pessoal usando a mola da pampa, com 11 elos e fio de 16mm.

o seu amortecedor está errado, pegue um barbante, coloque na bucha que fixa o link ao chassi, use ele como um compasso, o angulo máximo de trabalho do seu amortecedor deve ser o raio formado pelo barbante, caso fique mais inclinado que isso ele ira trabalhar forçado e ficará travando o trabalho da mola

Evandroans
29/08/2014, 23:51
o seu amortecedor está errado, pegue um barbante, coloque na bucha que fixa o link ao chassi, use ele como um compasso, o angulo máximo de trabalho do seu amortecedor deve ser o raio formado pelo barbante, caso fique mais inclinado que isso ele ira trabalhar forçado e ficará travando o trabalho da mola

Odin, não entendi direito. O barbante é do inicio do link até a bucha que o prende? Quanto as molas eu medi e o fio tem 12mm e 9 voltas que trabalham, não deveria ficar tao duro pela medida do fio, reparei também que a dianteira trabalha bem mais leve se forçando o jeep p/ baixo e p/ cima não precisando aplicar tanta força como na traseira para mexer, mesmo o fio sendo a mesma espessura, isso deve ser pelo compensação do peso do motor. Vi aqui no forum um pessoal que também usou essa mola da pampa e gostou, acho que vou colocar, só tenho que ver se os pratos que dão suporte as molas tem a mesma medida.

Rodrigo ODIN4X4
30/08/2014, 00:49
[QUOTE=Rodrigo ODIN4X4;2180926]

Odin, não entendi direito. O barbante é do inicio do link até a bucha que o prende? Quanto as molas eu medi e o fio tem 12mm e 9 voltas que trabalham, não deveria ficar tao duro pela medida do fio, reparei também que a dianteira trabalha bem mais leve se forçando o jeep p/ baixo e p/ cima não precisando aplicar tanta força como na traseira para mexer, mesmo o fio sendo a mesma espessura, isso deve ser pelo compensação do peso do motor. Vi aqui no forum um pessoal que também usou essa mola da pampa e gostou, acho que vou colocar, só tenho que ver se os pratos que dão suporte as molas tem a mesma medida.
Evandro vc deve usar o barbante como um compasso, o lado que ficará na bucha que fixa o link ao chassi será o centro do raio,as duas extremidades o amortecedor devem ter a mesma medida até a bucha,pelo que disse vc está usando as quatro molas dianteiras do opala 4cil,elas são muito duras para a traseira, as da pampa tem diâmetro maior que as de opala

Evandroans
30/08/2014, 13:42
[QUOTE=Evandroans;2181812]
Evandro vc deve usar o barbante como um compasso, o lado que ficará na bucha que fixa o link ao chassi será o centro do raio,as duas extremidades o amortecedor devem ter a mesma medida até a bucha,pelo que disse vc está usando as quatro molas dianteiras do opala 4cil,elas são muito duras para a traseira, as da pampa tem diâmetro maior que as de opala

Agora te entendi Odin, realmente tirei os amortecedores e o jeep ficou bem macio, mas picando como ja era esperado pq esta sem os amortecedores, as molas na traseira não sei te dizer se são de opala pois já comprei ele assim, o antigo dono achou que fossem, medi o diâmetro e tem 110mm. Como ele esta agora sem amortecedores ficou bom, creio que o problema está na fixação incorreta dos amortecedores, vou verificar isso hoje pela tarde. Notei também que os amortecedores dianteiro tem 42mm de expessura já esses traseiros que tirei são Manroe com 51mm de espessura, não teria que ser ao contrario já que o peso maior esta na dianteira?

DeMelo
30/08/2014, 13:49
[QUOTE=Rodrigo ODIN4X4;2181827]

Agora te entendi Odin, realmente tirei os amortecedores e o jeep ficou bem macio, mas picando como ja era esperado pq esta sem os amortecedores, as molas na traseira não sei te dizer se são de opala pois já comprei ele assim, o antigo dono achou que fossem, medi o diâmetro e tem 110mm. Como ele esta agora sem amortecedores ficou bom, creio que o problema está na fixação incorreta dos amortecedores, vou verificar isso hoje pela tarde. Notei também que os amortecedores dianteiro tem 42mm de expessura já esses traseiros que tirei são Manroe com 51mm de espessura, não teria que ser ao contrario já que o peso maior esta na dianteira?

Evandro,
Quando vi a posição dos amortecedores, imaginei que estariam trabalhando contra a suspa, travando o trabalho das molas. Parece-me que o fio 11mm tá de bom tamanho para o seu jipe. Mude a posição dos amortecedores, conforme o gráfico acima (o mais próximo possível de 100%), e, provavelmente, terá uma melhora substancial no conforto do seu jipe.
Depois posta aqui os resultados para que todos tomem conhecimento do problema e da solução.
Abçs

FernandoRisso
01/09/2014, 08:25
E põe a panhard de volta... uma suspensão desse tipo é mandatório a panhard para o eixo não deslocar lateralmente...

Rodrigo ODIN4X4
02/09/2014, 22:26
[QUOTE=Rodrigo ODIN4X4;2181827]

Se for mexer nos suportes aproveite e troque os amortecedores pelos da ranger até 97 cod cl12343,são bem baratos, por aqui pago 110 cada, deixe o espaçamento entre os olhais com 460 mm, quanto ao diâmetro dos amortecedores, isso não quer dizer que são mais macios por terem diâmetro maior ou menor, o que faz isso são os orifícios para passagem do óleo dentro do êmbolo deles, sendo uma suspensão"radius" o que deixará o amortecedor trabalhando em 90graus será o raio, se as fixações trabalharem nas pontas do raio que disse acima ele estará com 100% da sua eficácia

Evandroans
02/09/2014, 22:37
[QUOTE=Evandroans;2181943]
Se for mexer nos suportes aproveite e troque os amortecedores pelos da ranger até 97 cod cl12343,são bem baratos, por aqui pago 110 cada, deixe o espaçamento entre os olhais com 460 mm, quanto ao diâmetro dos amortecedores, isso não quer dizer que são mais macios por terem diâmetro maior ou menor, o que faz isso são os orifícios para passagem do óleo dentro do êmbolo deles, sendo uma suspensão"radius" o que deixará o amortecedor trabalhando em 90graus será o raio, se as fixações trabalharem nas pontas do raio que disse acima ele estará com 100% da sua eficácia

Já estou refazendo os suportes, vou alterar a fixação na parte de cima, pois fica bem mais fácil, não precisando mexer em muita coisa. Porem um lado já esta soldado, antes mesmo de ter me passado essa medida de 46cm, ficou com 47 cm, acho que não deve alterar em nada o funcionamento, correto? Quanto aos amortecedores vou trocar mesmo, esses meus são muito mas muuuito duros. Assim que finalizar posto o resultado.

Evandroans
06/09/2014, 13:23
Essa semana comprei os amortecedores da ford ranger 96/97 cofap Gl12343 a gás como me indicaram aqui no fórum, ainda não deu tempo de coloca-los.

Hartlux
09/09/2014, 11:47
PARABÉNS Rodrigo ODIN e DeMelo.:palmas:
A pergunta é: já existe e/ou alguém fez ou viu um up desses para Hilux CD japa (1994)

DeMelo
09/09/2014, 12:01
PARABÉNS Rodrigo ODIN e DeMelo.:palmas:
A pergunta é: já existe e/ou alguém fez ou viu um up desses para Hilux CD japa (1994)

Hartlux, acredito que seja possível sim, inclusive o rodrigo postou fotos de uma adaptação dessas em uma pickup, mas não me lembro qual era. Conversa com o Rodrigo para que ele possa te direcionar melhor. Tem um tópico dele aqui no frota. abçs

DeMelo
09/09/2014, 12:28
ok Demelo fico no aguardo do link, mas se puder mandar fotos da sua instalação e comentar o que está achando da modificação que vc fez, pois estou realmente interessado em fazer na minha após restauração.

Marcelo Pena,

Estou enrolando um pouco para postar fotos, pois quero fazer já com as barras estabilizadoras, que está sendo um trabalho árduo adaptá-las. Hj consegui resolver a traseira, que receberá a barra da F250! pensa em um negócio bruto!!

No geral a adaptação está se comportando bem, é MUITO MAIS CONFORTÁVEL QUE OS FEIXEs E, PARA O USO QUE FOI CONCEBIDA, LONGAS VIAGENS EM ASFALTO E ESTRADA DE CHÃO, ATENDE PERFEITAMENTE!!
Aconselho vc a fazer com alguém que já tenha feito, o Rodrigo por exemplo, pois vais economizar em dor de cabeça! O cara que nunca fez, geralmente não sabe exatamente como fazer e não aceita sugestão de outros!! é muito ego nesse mundo mecânico!!!

O que mudaria:
Usaria amortecedores offshox mais resistentes (duros) que os ranchos, pois ajudaria a segurar a carroceria. Andei em uma defender 110 com esses amortecedores e a diferença na estabilidade é brutal!!

O resto, manteria igual, pois a suspa não apresenta trepidação no volante ou na carroceria, está firme e alinhada. O problema é na estabilidade acima de 100km, que não é muito diferente de uma band original sem barra estabilizadora, mas, como quero manter velocidades de 110/120km com segurança, acho que devo insistir na instalação das barras. Certamente melhorará muito o balanço!

É isso por enquanto!
abçs

hercilio.neto
09/09/2014, 21:38
O resto, manteria igual, pois a suspa não apresenta trepidação no volante ou na carroceria, está firme e alinhada. O problema é na estabilidade acima de 100km, que não é muito diferente de uma band original sem barra estabilizadora, mas, como quero manter velocidades de 110/120km com segurança, acho que devo insistir na instalação das barras. Certamente melhorará muito o balanço!

DeMelo,
A barra estabilizadora tem mesmo essa função, evitar que a vtr deite na curva. O duro é conciliar o espaço para as molas, o amortecedor, a panhard, as barras de direção e a barra estabilizadora... e tudo se movendo.
A Band rodando a 120 km/h com conforto e segurança é um sonho de consumo.

cristiano
10/09/2014, 07:08
A barra que está usando na traseira é a traseira da F250?

E T
10/09/2014, 12:21
Boa tarde amigos,

Como verão no vídeo a minha Toyota é pra trilha e dia a dia....
Em todos os aspectos a camionete é outra!!!! Vale cada centavo!

Abraço,
Eder
https://www.youtube.com/watch?v=9f86IR9nKSc

DeMelo
10/09/2014, 13:17
A barra que está usando na traseira é a traseira da F250?

Cristiano,

Tô usando a barra dianteira na traseira, que não é problemática para a adaptação, visto que há muito espaço lá. Já na dianteira, tenho penado um pouco, mais por má vontade de meca do que por dificuldade de adaptação. Não estão dizendo que é fácil, mas nos últimos dias tenho chafurdado nos ferros velhos aqui de Goiânia atrás de uma barra que sirva. Com isso, analisei todas as barras de SUV's e Pickup's, tem cada uma em espaço diminuto que vc não acredita. Mas vou conseguir, é só não desistir!!

DeMelo
10/09/2014, 13:20
É isso aí ET, tava precisando dessa força moral, hj encontrei com um meca que faz adaptação e o cara só falou mal da suspa na band!! Não concordei muito, pois já estou rodando há 3 meses com ela, mas o cara já tem 25 de experiência, bla, bla, bla .... Enfim, vamos, que vamos!!!!

DeMelo
10/09/2014, 13:21
Hercilio,

Tô quase lá!! ela já roda a 100km com conforto e segurança, agora falta os outros 20km, kkkkk!!! Essa semana pego ela com a barra traseira instalada, aí posto aqui as melhoras, espero eu!! kkk

Adriano Band
12/09/2014, 08:32
E T bom dia, bela máquina! Gostei do comportamento da suspensão e na facilidade de transpor os facões lamacentos. Fato q são as bases de fixação das molas onde são aparafusados os grampos q seguram as bands por arrasto. Digo q seguram mais q os diferenciais!!!!
Esse é o principal motivo do meu desejo pra mudança na suspensão...além do big conforto e tesão do balanço da susp. helicoidal.
Em q cidade ai do sul vc fez a mudança? Por favor, me passe o contato do mecânico q fez o serviço. Qto devo gastar nesse upgrade?
Grato pela atenção.

Rodrigo ODIN4X4
14/09/2014, 15:01
barra estabilizadora dianteira original e traseira da ranger

DeMelo
15/09/2014, 09:04
barra estabilizadora dianteira original e traseira da ranger

Problemas em se usar a barra original da band na adaptação:

1- Encontrar a barra e ter a grana para comprá-la. Cada dia pedem mais pelo pedaço de ferro;

2- Encontrar meca disposto a aquecê-la para abri-lá, pois o formato original não serve, na medida em que a fixação das bieletas coincidem com os links, como dá para ver nas fotos do Rodrigo. Os mecas alegam que aquecer a barra pode "destemperá-la" ou até quebrá-la. Enfim, a odisseia continua!!!

abçs

DeMelo
16/09/2014, 11:11
Pessoal,

Hj peguei a band no meca com a barra estabilizadora traseira instalada!!! Melhorou 80% a estabilidade. Já esperava por isso, pois o comentário de quem instalou a suspa era no sentido de que a traseira ficava "muito mole". Com a barra da F250 na traseira ficou mais firme a direção e consegui manter uma média na estrada, sem sustos, de 105/110 km. Isto significa que com a barra dianteira ela fará tranquilamente 110/120/130 sem sustos. Hoje posso afirmar que a suspa é plenamente viável e com ajuste ficará muito mais estável e confortável que a original!!

Com amortecedores mais rígidos, tipo offshox, apostaria que ela poderia chegar a 140/150km com estabilidade, mas aí já não é mais minha praia, pois estou satisfeito com 110/120km, com esticadas de 130km nas ultrapassagens.

É isso, amanha postarei fotos da barra instalada, ficou com o visual muito bom, limpo, sem gambis!!

hercilio.neto
16/09/2014, 19:55
Que ótima notícia.
Aguardando as fotos.
:pipoca:

DeMelo
17/09/2014, 10:21
Seguem as prometidas fotos. Depois envio mais:

DeMelo
17/09/2014, 10:25
Mais fotos:

DeMelo
17/09/2014, 10:30
Fotos da dianteira:

Ramones
20/09/2014, 14:56
Murilo,

o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
Acha viável?

Abraço,
Ramon
DF

hercilio.neto
20/09/2014, 16:53
Murilo,

o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
Acha viável?

Abraço,
Ramon
DF
Ramon,
A parte mais complicada é justamente a alteração na suspensão dianteira.
Tudo porque não há espaço para colocar a mola sob o chassi e aí tem que incluir uma torre ao lado do chassi para acomodar a mola.
Essa torre pode ocupar um lugar que atrapalhe a barra de ligação da direção, o suporte da pinça ou a instalação da barra estabilizadora, caso não tenha.
A suspensão dianteira requer bastante cuidado no acerto do caster.
Na suspensão traseira, além de não ser necessária a torre, não tem tanto ajustes, e fica bem mais fácil de instalar.
A menos que sua Band seja uma picape usada para carregar carga, o melhor é usar helicoidais na dianteira e na traseira.

Ramones
20/09/2014, 17:26
Fala Hercílio, tudo tranquilo?

Entendi... realmente o "pesado" do negócio deve ser a dianteira...

É que o colega - Sílvio - de Campo Grande/MS que fez algumas adaptações destas, relatou que o pessoal estava fazendo apenas no eixo dianteiro.

Eu pensava - e ainda penso, embora não tenha condição nenhuma de bancar tal projeto agora - nessa hipótese, não tanto para diminuir a complexidade da adaptação em si, mas pensando na garantia da estabilidade da carroceria, na própria redução de custo/tempo da adaptação e na possibilidade de obter conforto satisfatório "só" com o eixo dianteiro helicoidal... como algumas pickups...

Abs,
Ramon
DF

Rodrigo ODIN4X4
20/09/2014, 17:56
Demello parece ter ficado bem legal a barra, ficou mais simples que a que fiz com barra de ranger, essa mesma barra poderia ser colocada na frente?

4X4GARAGE
21/09/2014, 10:40
Fotos da dianteira:

bom dia,sei que nao é da minha conta mas a sua barra panhard não esta do lado errado?

[]s

Rodrigo ODIN4X4
21/09/2014, 11:59
bom dia,sei que nao é da minha conta mas a sua barra panhard não esta do lado errado?

[]s

eu não havia prestado atenção nisso 4x4Garage, Demello a barra deve acompanhar exatamente a barra de direção, isso certamente influenciará sua dirgibilidade

DeMelo
21/09/2014, 12:20

[]s

4x4 Garage,
Toda crítica construtiva é sempre bem vinda!! Ao que parece ficou sim do lado errado (meus conhecimentos não são muitos no quesito, mas o mentor do Kit está afirmando que está do lado errado -
Rodrigo - então tá!!) Mas, por enquanto, considerando que a dirigibilidade está razoável vou esperar um pouco, pois já tive muiiiiiita dor de cabeça com a suspa, mas certamente ajustarei isso aí!!!
Obrigado

DeMelo
21/09/2014, 12:27
Murilo,

Acha viável?
DF

Ramones
O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
abçs

DeMelo
21/09/2014, 12:31
eu não havia prestado atenção nisso 4x4Garage, Demello a barra deve acompanhar exatamente a barra de direção, isso certamente influenciará sua dirgibilidade

Rodrigo,

Essa alteração aí deixo para vc fazer!! KKKK

DeMelo
21/09/2014, 12:36
Demello parece ter ficado bem legal a barra, ficou mais simples que a que fiz com barra de ranger, essa mesma barra poderia ser colocada na frente?

Rodrigo,

A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!

estyvybeykr
21/09/2014, 12:55
Caro De Melo que trampo esse seu "UP" , mas depois de pronto é só colher os louros da vitória.

Só de olho e torcendo que os percalços sejam resolvidos.

Forte abraço.

Estevão

DeMelo
21/09/2014, 13:04
Caro De Melo que trampo esse seu "UP" , mas depois de pronto é só colher os louros da vitória.

Só de olho e torcendo que os percalços sejam resolvidos.

Forte abraço.

Estevão

Valeu Estevão,
Realmente tá um trampo danado!!! mas ao final vai valer a pena!! Hj retornei do sítio que tenho aqui perto e estava justamente comparando o mesmo trecho feito com ela original e agora: o conforto aumentou substancialmente!!! vale o tempo e energia gasto, caso realmente queira ficar com a viatura e, também, depois que terminar, todo mundo que quiser, terá a receita do bolo aqui neste tópico, bastará compiar e, certamente, economizará, um bom tempo, dinheiro e dor de cabeça!!!!
Agora é continuar!!! kkkkk

guilhermeabreu
22/09/2014, 00:29
Ramones
O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
abçs

DEMELO

Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

Abraço e desculpe por ter me alongado demais .

DeMelo
22/09/2014, 08:39
DEMELO

Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

Dr Guilherme,

NUNCA!! duvidei da sua opinião, que é de muita valia, pois vc já teve band, tem um engesa e possui uma SW4. Suas observações estavam bem guardadas nas páginas anteriores e não havia me esquecido delas. Só ainda não solicitei a sua ajuda por duas razões: primeira, eu já tinha comprado as molas do troller, então, resolvi testar, já que não tinha como devolver e precisava de referências para fabricar as molas posteriormente. Agora já as tenho. A segunda razão foi justamente o fato de estar envolvido em outros projetos e não estava mexendo muito na band, só agora retornei para terminá-la, resolvendo as pendências!!

Tenho acompanhado o tópico das SW4 e sei que vc tem ajudado bastante por lá, espero também contar com sua ajuda por aqui na fabricação das molas. Depois de 1 ano e meio nesse projeto, descobri que, como não temos um mercado consolidado, com pessoal técnico desenvolvendo produtos específicos, nossa salvação é o compartilhamento de experiências por esses tópicos aqui e a boa vontade das pessoas, pois se for contar com meca, vc tá f!@#$%$%!!!!!!

Certamente, em brave entrarei em contato para resolvermos as molas, quanto ao fio das molas do troller eles têm: 14mm traseiras e 14,3 mm dianteiras. Realmente ficam moles para band, acredito que, como vc disse lá atrás e após comparar trocentas molas de todos os tipos de viaturas, que o fio 16mm seja o ideal!

Vou seguir os seus conselhos dessa vez e começar pelas molas, quem sabe a coisa toda não se ajusta. Só preciso verificar o diâmetro e o tamanho das molas para efetuarmos o pedido lá na CRC. Já vou trocas tanto as dianteiras quanto as traseiras, para que fiquem iguais e eu possa ter referência do que está acontecendo na viatura.
abçs

Rodrigo ODIN4X4
22/09/2014, 20:03
DEMELO

Guilherme, acho que essa será a solução, tenho uma cherokee sport e vou mandar fazer umas molas para ela e testarei também, tenho outros projetos de long arms para cherokee e andei pesquisando, o pessoal é louco e chega a pedir 1200 em um par de molas importadas, se puder me passe o contato desse fabricante que você já está acostumado a trabalhar e conhece a qualidade.

Rodrigo ODIN4X4
22/09/2014, 20:11
Rodrigo,

A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!

Demello quanto a entortar a barra, pode fazer sem medo, lembro que originalmente as bieletas tem 8 mm de diâmetro e a barra algo perto de 20 mm, a bieleta estouraria antes de entortar a barra mesmo que ela fosse feita em aço de baixa resistência a torção como o 1020, após o aquecimento ela deve ser resfriada lentamente, se esfria-la na água pode deixa-la quebradiça

DeMelo
23/09/2014, 07:42
Demello quanto a entortar a barra, pode fazer sem medo, lembro que originalmente as bieletas tem 8 mm de diâmetro e a barra algo perto de 20 mm, a bieleta estouraria antes de entortar a barra mesmo que ela fosse feita em aço de baixa resistência a torção como o 1020, após o aquecimento ela deve ser resfriada lentamente, se esfria-la na água pode deixa-la quebradiça

Blz, Rodrigo,
Eu até faria, pois acredito que uma quebra da barra não acarretaria incidentes sérios, notadamente pela velocidade que ando. O problema é achar quem faça!!! Mas vou insistir no projeto até terminá-lo.
Abçs

titanium
23/09/2014, 10:27
Blz, Rodrigo,
Eu até faria, pois acredito que uma quebra da barra não acarretaria incidentes sérios, notadamente pela velocidade que ando. O problema é achar quem faça!!! Mas vou insistir no projeto até terminá-lo.
Abçs

Fala Murilo! Beleza??

Dependendo do material (ferro fundido ou aço fundido), ele vira na prensa Hidráulica apenas colocando POUCO calor... ou seja, não pegaria calor suficiente para mudar a têmpera do material.

Qualquer torneiro faz isso e dá garantia!

Para mudar a têmpera do material, você precisa aquecer a peça a mais de 400 graus... ou seja, quando ela começar a ficar vermelha é por que está atingindo a temperatura...
Começa com um vermelho bordeux bem escuro... depois vai ficando um vermelho escuro... depois vermelho vivo... depois laranja... depois amarelo...... depois disso aí derreteu!! kkkkkk

Então para virar essa peça você precisa dar calor nela sem deixar ela chegar no vermelho escuro...
Joga calor e vai virando na prensa hidráulica.

Vira numa boa e sem prejudicar o material!

E SE não der para virar com Pouco calor, esquenta a peça e molda como você precisar...
Deixa esfriar naturalmente... depois de alguns minutos / horas dela JÁ Virada e Esfriada você joga calor no local que Tensionou com a dobra até que ela atinga a cor vermelha escura e deixa ela esfriar naturalmente para tirar a tensão do material..

Aço que fica quebradiço é Aço TENSIONADO OU aço que foi MUITO aquecido (chegando a ficar laranja ou amarelo) e Resfriado rápido demais (numa eventual tentativa de Temperar o material buscando dureza / alta resistência - o material fica poroso)...

Abraços

DeMelo
23/09/2014, 10:36
Fala Murilo! Beleza??

Dependendo do material (ferro fundido ou aço fundido), ele vira na prensa Hidráulica apenas colocando POUCO calor... ou seja, não pegaria calor suficiente para mudar a têmpera do material.

Qualquer torneiro faz isso e dá garantia!

Para mudar a têmpera do material, você precisa aquecer a peça a mais de 400 graus... ou seja, quando ela começar a ficar vermelha é por que está atingindo a temperatura...
Começa com um vermelho bordeux bem escuro... depois vai ficando um vermelho escuro... depois vermelho vivo... depois laranja... depois amarelo...... depois disso aí derreteu!! kkkkkk

Então para virar essa peça você precisa dar calor nela sem deixar ela chegar no vermelho escuro...
Joga calor e vai virando na prensa hidráulica.

Vira numa boa e sem prejudicar o material!

E SE não der para virar com Pouco calor, esquenta a peça e molda como você precisar...
Deixa esfriar naturalmente... depois de alguns minutos / horas dela JÁ Virada e Esfriada você joga calor no local que Tensionou com a dobra até que ela atinga a cor vermelha escura e deixa ela esfriar naturalmente para tirar a tensão do material..

Aço que fica quebradiço é Aço TENSIONADO OU aço que foi MUITO aquecido (chegando a ficar laranja ou amarelo) e Resfriado rápido demais (numa eventual tentativa de Temperar o material buscando dureza / alta resistência - o material fica poroso)...

Abraços

Titanium,
Obrigado pelas informações!! É sempre importante ter um pouco mais de conhecimento para decidir qual o melhor caminho a seguir!! A barra em si não é tão difícil de adaptar, o problema, como sempre, é a mão de obra específica. Já encontrei barras bem próximas do que eu queria, mas precisaria mudar um pouco seu formato, como fechar a barra para adaptá-la. O meca que adaptou a traseira tem um bom conhecimento na área, mas era muito resistente a mexer na barra, então desisti de fazer lá. Agora vai ficar mais fácil, pois estou com a band e vou levá-la à consolação e testar a barra in loco, colocando e tirando até achar uma próxima do ideal, precisando de pouca alteração para servir.
Devo encarar esse trampo no final dessa semana ou semana que vem, vamos ver!!
Agora, com todo esse seu conhecimento vc não quer vir aqui dar uma ajudinha técnica, heim??? kkkkkkk
abçs

titanium
23/09/2014, 13:00
Titanium,
Obrigado pelas informações!! É sempre importante ter um pouco mais de conhecimento para decidir qual o melhor caminho a seguir!! A barra em si não é tão difícil de adaptar, o problema, como sempre, é a mão de obra específica. Já encontrei barras bem próximas do que eu queria, mas precisaria mudar um pouco seu formato, como fechar a barra para adaptá-la. O meca que adaptou a traseira tem um bom conhecimento na área, mas era muito resistente a mexer na barra, então desisti de fazer lá. Agora vai ficar mais fácil, pois estou com a band e vou levá-la à consolação e testar a barra in loco, colocando e tirando até achar uma próxima do ideal, precisando de pouca alteração para servir.
Devo encarar esse trampo no final dessa semana ou semana que vem, vamos ver!!
Agora, com todo esse seu conhecimento vc não quer vir aqui dar uma ajudinha técnica, heim??? kkkkkkk
abçs

Poxa meu camarada, eu até queria muito ir.... mas agora voltei a trabalhar..
:(

Fico sem tempo total...

Mas outra abordagem que você pode utilizar é Cortar, Angular e Soldar.
Essa abordagem é a MAIS tranquila de se fazer!

ANTES: -----------

DEPOIS: ---l___

O que é reto, você corta, coloca no ângulo correto e fixa com solda.
Torneiro vai acher até melhor fazer desta forma.
Se precisar reforçar, ele costura um metal semelhante nas laterais que sofrerão mais torção..

Fiz esse serviço no Pitman da minha Toyota essa semana passada para substituir o pitiman antigo que foi mal feito e estava apresentando as folgas que já havia relatado no meu tópico.
FICOU PERFEITO!!
Vou relatar a saga no tópico da Lenda para não poluir.
Mas o que quero dizer é que torneiro resolve isso pra ti num Tapa.

Leva o carro nele pela manhã, deixa lá a barra e o carro e deixa ele se divertir!
rsrsrs

Voltando lá, a barra já estará no local!!

PS: só toma o cuidado de procurar por um torneiro SÉRIO e Recomendado.

Abração

guilhermeabreu
23/09/2014, 17:26
Dr Guilherme,

NUNCA!! duvidei da sua opinião, que é de muita valia, pois vc já teve band, tem um engesa e possui uma SW4. Suas observações estavam bem guardadas nas páginas anteriores e não havia me esquecido delas. Só ainda não solicitei a sua ajuda por duas razões: primeira, eu já tinha comprado as molas do troller, então, resolvi testar, já que não tinha como devolver e precisava de referências para fabricar as molas posteriormente. Agora já as tenho. A segunda razão foi justamente o fato de estar envolvido em outros projetos e não estava mexendo muito na band, só agora retornei para terminá-la, resolvendo as pendências!!

Tenho acompanhado o tópico das SW4 e sei que vc tem ajudado bastante por lá, espero também contar com sua ajuda por aqui na fabricação das molas. Depois de 1 ano e meio nesse projeto, descobri que, como não temos um mercado consolidado, com pessoal técnico desenvolvendo produtos específicos, nossa salvação é o compartilhamento de experiências por esses tópicos aqui e a boa vontade das pessoas, pois se for contar com meca, vc tá f!@#$%$%!!!!!!

Certamente, em brave entrarei em contato para resolvermos as molas, quanto ao fio das molas do troller eles têm: 14mm traseiras e 14,3 mm dianteiras. Realmente ficam moles para band, acredito que, como vc disse lá atrás e após comparar trocentas molas de todos os tipos de viaturas, que o fio 16mm seja o ideal!

Vou seguir os seus conselhos dessa vez e começar pelas molas, quem sabe a coisa toda não se ajusta. Só preciso verificar o diâmetro e o tamanho das molas para efetuarmos o pedido lá na CRC. Já vou trocas tanto as dianteiras quanto as traseiras, para que fiquem iguais e eu possa ter referência do que está acontecendo na viatura.
abçs

DEMELO

Estou a sua disposição para qdo precisar e te garanto que irá solucionar todos os seus problemas de estabilidade de sua BAND , peço que vc antes de fazer alguma coisa para melhorar a suspensão troque as molas primeiro pois vai te economizar muita grana inventando coisas para tentar melhorar a establidade .

Venho aqui sempre tentando fazer os amigos economizarem dinheiro com coisas que comigo já deu errado , tento passar minhas experiências erradas e as coisas que são certas , que deram certo , foi uma pena que qdo visitei seu tópico vc já havia comprado as molas , mas vc pode agora evitar mais despesas desnecessárias .

Abraço

guilhermeabreu
23/09/2014, 17:38
Guilherme, acho que essa será a solução, tenho uma cherokee sport e vou mandar fazer umas molas para ela e testarei também, tenho outros projetos de long arms para cherokee e andei pesquisando, o pessoal é louco e chega a pedir 1200 em um par de molas importadas, se puder me passe o contato desse fabricante que você já está acostumado a trabalhar e conhece a qualidade.

CARO RODRIGO ODIN4X4

Vc mexe com isto e trabalha com isto , no meu caso não viso lucro pois tenho minha profissão minha intenção é só de ajudar , e como falei vc tem este trabalho como ganha pão , é um prazer em poder te ajudar , as molas mando fazer na SRC MOLAS : INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOLAS SRC (http://www.molassrc.com.br) , fala com o Inacio que é o responsável pelas vendas .

Qualquer coisa estou a sua disposição .

Não sei se vc leu lá no tópico das TOYOTAS , o pessoal quis fazer molas para as SW4 deles e o Inacio falou que não fazia mais para pessoas físicas e o pessoal ficou sem pai e sem mãe , daí assumi a responsabilidade de mandar fazer molas para todos sem visar lucro apenas a pessoa paga o valor das molas + o frete , o valor de cada par de molas depende do tamanho , mas a mais barata ficou em R$240,00 o par e a mais cara R$340,00 o par uma mola para a BAND ou CHEROKEE deve ficar em torno de 330,00 no máximo o par .

Abraço

Rodrigo ODIN4X4
23/09/2014, 23:39
CARO RODRIGO ODIN4X4

Vc mexe com isto e trabalha com isto , no meu caso não viso lucro pois tenho minha profissão minha intenção é só de ajudar , e como falei vc tem este trabalho como ganha pão , é um prazer em poder te ajudar , as molas mando fazer na SRC MOLAS : INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOLAS SRC (http://www.molassrc.com.br) , fala com o Inacio que é o responsável pelas vendas .

Qualquer coisa estou a sua disposição .

Não sei se vc leu lá no tópico das TOYOTAS , o pessoal quis fazer molas para as SW4 deles e o Inacio falou que não fazia mais para pessoas físicas e o pessoal ficou sem pai e sem mãe , daí assumi a responsabilidade de mandar fazer molas para todos sem visar lucro apenas a pessoa paga o valor das molas + o frete , o valor de cada par de molas depende do tamanho , mas a mais barata ficou em R$240,00 o par e a mais cara R$340,00 o par uma mola para a BAND ou CHEROKEE deve ficar em torno de 330,00 no máximo o par .

Abraço

Obrigado Guilherme, vou entrar em contato com ele, se ficar nesse preço melhor ainda, fica bem perto da minha cidade também, uns 80 km.
Muito obrigado pelo contato, tenho certeza que será muito útil a todos.

Lauro Paiva
26/01/2015, 17:51
Fotos odin, fotos!!!!
Queremos muitas fotos!!!!

Rodrigo ODIN4X4
27/01/2015, 23:31
Fotos odin, fotos!!!!
Queremos muitas fotos!!!!
Lauro infelizmente o pessoal do Fórum censura as fotos que eu posto, já postei algumas aqui e foram retiradas

Lauro Paiva
19/03/2015, 15:33
Lauro infelizmente o pessoal do Fórum censura as fotos que eu posto, já postei algumas aqui e foram retiradas

Odin, sinto muito....
Gostaria muito de ver essas fotos...

Ricardo Bajo
06/04/2015, 23:16
Boa noite DeMelo, estou seriamente pensando em molas helicoidais no meu bandeirante curto. Estou em contato com o Rodrigo da Odin. Sem querer incomodar, se pudesse passar seu telefone para me falar um pouco da sua experiência, me ajudaria demais!
Obrigado desde já a ajuda!

Lauro Paiva
07/04/2015, 08:14
Boa noite DeMelo, estou seriamente pensando em molas helicoidais no meu bandeirante curto. Estou em contato com o Rodrigo da Odin. Sem querer incomodar, se pudesse passar seu telefone para me falar um pouco da sua experiência, me ajudaria demais!
Obrigado desde já a ajuda!

Ricardo Bajo, se quiser dar uma olhada no material que o Odin faz visita minha página, Javali em fase quase final de acabamento, mostra as peças de maneira bem didática!!!

HAraujo
16/01/2017, 10:58
Prezado DeMelo
Recém adquiri uma Band 93 curta. Carro recém-reformado. Vi com muito interesse o tópico e as discussões (2014-2015) sobre adaptação das molas helicoidais e barras estabilizadoras. No último post havia uma discussão sobre a barra establizadora dianteira e depois parece que a discussão evaporou... Escrevo para saber sobre o resultado final da adaptação. Ficou ok? Como obter informações mais detalhadas? Obrigado. Saudações!

Dimasi
17/01/2017, 04:15
Que eu saiba o DeMelo vendeu a band. Aliás todos que eu soube que fizeram essa adaptação venderam logo depois e sumiram.
Vejo com muita reserva esse tipo de adaptação que muda radicalmente o conceito do carro. Quem quer um jipe com molas helicoidais melhor partir p um troller, defender, engesa ou jpx.
Abs

titanium
17/01/2017, 17:11
O Kit instalado foi projetado e construído pelo Odin.
O problema não é bem o kit, pelo que entendi em conversas com o DeMelo...

O problema é a execução do serviço (instalação) e os ajustes.
Pelo que me lembro, o kit não vem com as molas e nem com os amortecedores..
Então foi necessário ele procurar por molas e amortecedores que dessem conta..

Ficou muito molenga, segundo lembro.

Aí ele precisou vender e a Band se foi..

Acredito que, como qualquer outra adaptação de grande monta, dá trabalho! MUITO Trabalho!
Francamente, eu não sei se os ganhos justificam o investimento...

A bem da verdade a Band não é tão desconfortável assim...
Com Amortecedores Monroe (da Ranger), Coxins de cabine do Opala (ou coxin do radiador do 1113), pneus mais altos e bancos confortáveis (como das hilux novas), a Band fica uma NAVE!

No mais é isso.. posso estar enganado, mas é mais ou menos por aí.
O kit do Odin, pelo que vi, ficou o mais bacana dos que já vi por aí... não sei se ficou correto o projeto, mas bonito ficou! rsrsrs

Abraços!

HAraujo
22/01/2017, 14:31
Li aqui no fórum que os coxins do (motor? ou cabine?) do Opala precisam de suportes para serem instalados na dianteira da Bandeirante. Mas não entendi bem quais seriam estes suportes. Há alguma dica sobre isso?
Os coxins do radiador do 1113 são informação nova para mim. Valeu.
Meu uso é urbano, estradas, rural e expedições com minha esposa. Aí a segurança, estabilidade e o conforto se tornam questões importantes.
Li um pouco também sobre os amortecedores Rancho e os OffShox. Ficou a dúvida, especialmente por causa do custo-benefício.
De todo modo estou percebendo que com a introdução de amortecedores, coxins, amortecedores, pneus, bancos mais confortáveis é possível minorar a dureza e a pulação do carro, mantendo sua originalidade (que seria a solução que eu prefiro).
Agradeço as dicas.
Abraço

HAraujo
22/01/2017, 14:35
Ok. Valeu. Mas ainda na pesquisa para deixar a Band um pouco mais confortável!
Abs

hercilio.neto
22/01/2017, 14:59
Um Bandeirante com conforto de molas helicoidais é um sonho irresistível. Às vezes ainda me pego nessa tentação.
Mas há que se ver que é uma modificação muito profunda, quem a faz abre mão de características que bem definem o Toyota Bandeirante, como a simplicidade e a robustez dos componentes.
É um procedimento que além de ser muito caro, corre o risco de não agradar.

HAraujo
22/01/2017, 18:43
Prezado Hercílio, minha Band também é uma 93 curta, inteiramente restaurada e muito original. É minha primeira e, espero, definitiva. Ainda estou... digamos, estranhando um pouco sua rudeza do bicho, que é barulhento, duro e pesadão. Mas muito legal devido exatamente à sua robustez. Pretendo "amaciá-lo" um pouco para que trajetos mais longos sejam mais confortáveis, mas sem descaraterizá-lo. Porém antes de sair comprando peças e componentes que talvez não satisfaçam, vou procurar conselhos dos mais experimentados para não "jogar dinheiro fora". Esta seria uma primeira etapa. Depois partirei para um turbo, intercooler, ar condicionado e outras "melhorias". Mas a prioridade agora é conforto, estabilidade e diminuição de ruídos. Qualquer dica nesse sentido será bem vinda. Abs

titanium
22/01/2017, 22:33
Prezado Hercílio, minha Band também é uma 93 curta, inteiramente restaurada e muito original. É minha primeira e, espero, definitiva. Ainda estou... digamos, estranhando um pouco sua rudeza do bicho, que é barulhento, duro e pesadão. Mas muito legal devido exatamente à sua robustez. Pretendo "amaciá-lo" um pouco para que trajetos mais longos sejam mais confortáveis, mas sem descaraterizá-lo. Porém antes de sair comprando peças e componentes que talvez não satisfaçam, vou procurar conselhos dos mais experimentados para não "jogar dinheiro fora". Esta seria uma primeira etapa. Depois partirei para um turbo, intercooler, ar condicionado e outras "melhorias". Mas a prioridade agora é conforto, estabilidade e diminuição de ruídos. Qualquer dica nesse sentido será bem vinda. Abs

O post foi para o Hercílio mas repito: vai na receita que passei acima! Não compensa investir em Ranchos!
Se tiver bala na agulha importa uns BILSTEIN... aí sim vale a pena! Mas se a ideia for custo x benefício, vai de amortecedor de efeito duplo Turbogás Cofap traseiro da Ranger argentina, modelo GL 12343 e os outros detalhezinhos que comentei.

Sairá barato, rápido de iimplementar e fará bastante diferença!

Abraço!

HAraujo
23/01/2017, 08:01
Obrigado, Titanium. Vou começar a "incrementar" a máquina em breve e levarei em consideração estas dicas. Aproveito para perguntar: a compra dos Bilstein é via eBay, algo assim, ou existe alguma outra possibilidade?
Valeu!
Abraço

valmirjunior
23/01/2017, 08:16
Araújo.

O bom da Band é que existe receita para quase tudo e já bem explicado aqui no fórum.

Suspensão do Odin, com bolsas de ar, com molas curvadas.
Kit turbo (turbo Anhanguera é o mais conhecido, tem a Turbo Garage e acho que HNS em Curitiba)
Ar condicionado (kit da Densul, Technoar) tendo o suporte do compressor você mesmo monta o seu
Peças em Fibra de Vidro (Fiber4x4, Entusiasta Jeep e Guzman)
Bancos (sem limites para imaginação)
Sistema de trilhos para entrada do passageiro (lateral, basculante)
Guincho mecânico, elétrico ou hidráulico
Forro térmico e antirruído.

Como o Hercílio costuma dizer, é um lego gigante, não tem fim as possibilidades.

titanium
23/01/2017, 21:36
Obrigado, Titanium. Vou começar a "incrementar" a máquina em breve e levarei em consideração estas dicas. Aproveito para perguntar: a compra dos Bilstein é via eBay, algo assim, ou existe alguma outra possibilidade?
Valeu!
Abraço

Via eBay ou summitracing.com...
;)

Capricha no preparo da máquina!

Como disse o colega valmir, é um Lego infinito!
Só não exagere no investimento! Tem coisa que não vale a pena! rsrsrs.

Abraços!

HAraujo
24/01/2017, 00:02
Caros,
Kit turbo, ar condicionado, amortecedores melhores, forro térmico e antirruído além de uns bancos mais legais estão me parecendo o básico para começar este 'Lego infinito'. A máquina é bruta. Mas é legalzona. Vou ficando de olho aqui nas dicas! Abraço

hercilio.neto
24/01/2017, 00:23
Araujo,
Eu procurei muito pelo meu jipe pois queria um 93.
Motor OM364 com 5 marchas, tanque de 63 litros. Uma safra com características únicas.

Uma coisa que acho importante é, quando for fazer algum upgrade, pensar em todos outros que pretende fazer.
O 93 tem o cofre bem preenchido, com filtro seco, baterias e ventilador, então é preciso reservar espaço para tudo o que se deseja. Turbina, intercooler, compressor de AC, snorkel, guincho mecânico, etc.

O jipe curto Bandeirante jamais será um carro macio, mas dá pra melhorar em relação ao original.
Amortecedores de dupla ação minimizam o problema de rebater para cima. Eu uso esse que o Daniel recomendou - Cofap GL12343 nos dois eixos, não sei dizer sobre o Bilstein.
Utilizo calços Topkit. Não deixa a Band mais macia, mas reduz os impactos na lataria e passa uma sensação boa de que tá tudo firme.

Bancos macios também ajudam, o problema é o piso que é um pouco alto. Eu tenho 1,70m e foi mais fácil de adaptar, mas quem é mais alto tem dificuldade de encontrar um que se ajuste.

HAraujo
24/01/2017, 23:14
Araujo,
Eu procurei muito pelo meu jipe pois queria um 93.
Motor OM364 com 5 marchas, tanque de 63 litros. Uma safra com características únicas.

Uma coisa que acho importante é, quando for fazer algum upgrade, pensar em todos outros que pretende fazer.
O 93 tem o cofre bem preenchido, com filtro seco, baterias e ventilador, então é preciso reservar espaço para tudo o que se deseja. Turbina, intercooler, compressor de AC, snorkel, guincho mecânico, etc.

O jipe curto Bandeirante jamais será um carro macio, mas dá pra melhorar em relação ao original.
Amortecedores de dupla ação minimizam o problema de rebater para cima. Eu uso esse que o Daniel recomendou - Cofap GL12343 nos dois eixos, não sei dizer sobre o Bilstein.
Utilizo calços Topkit. Não deixa a Band mais macia, mas reduz os impactos na lataria e passa uma sensação boa de que tá tudo firme.

Bancos macios também ajudam, o problema é o piso que é um pouco alto. Eu tenho 1,70m e foi mais fácil de adaptar, mas quem é mais alto tem dificuldade de encontrar um que se ajuste.

Olá,
Coincidimos em algumas coisas, tenho 1 centímetro a menos de altura, porém 4 anos a mais de idade e também procurei uma Band até achar uma 93 (a minha é série especial, segundo semestre do ano). Eu já fui alertado sobre a questão do espaço no cofre do motor. Mas será preciso dar um jeito para o AC, o turbo e o intercooler.
Eu não conhecia os calços Topkit. Eles parecem ser uma opção.
Quanto aos amortecedores, há por aqui bastante gente que usa os OffShox (creio que fábrica fica num município aqui perto). Mas não tenho ainda opinião formada. O ideal seria experimentar os diversos tipos durante uma semana e ficar com os que mais agradassem...
Estou comprando um freio de mão a disco (instalarei por esses dias) e estou na pesquisa sobre bancos. Sobre estes últimos andei vendo aquele sistema do Troller (mas parece que ficam batendo), já me falaram até sibre os da Hilux nova (sei lá, devem custar quase o preço de uma outra Band!).