Ver Versão Completa : "Suspiro" do tanque do CJ
wladimircapelo
07/12/2005, 19:27
Alguem pode ilustrar a partir de fotos como é feito o "respiro" do tanque do jeep? Meu tanque tem um furo um pouco abaixo da boca do tanque, que acredito eu, estava sendo utilizado como retorno do carburador ao tanque. A ideia e aproveitar esse furo...
Obrigado.
Sergio Willys
07/12/2005, 19:45
O respiro do tanque, sai de um apêndice um pouco abaixo da boca do tanque. Nele é acoplada uma mangueira de borracha, que no caso do meu 61 vai para debaixo do carro. Se for colocar algum tipo de "tubinho" no furo que hoje está no seu tanque, com solda, vale tomar todo o cuidado e retirar todos os vapores de gasolina (ou alcool). Tem gente que pra ter certeza, enche o dito de água!
Abraço
leopoldo
08/12/2005, 00:20
O respiro do tanque é a própria tampa do tanque do jeep.
É uma tampa especial onde o ar passa pelo segredo da chave.
Qualquer outra coisa em tanque original poderá ser gambiarra e perigosa
Sergio Willys
08/12/2005, 10:14
Pois é Waldemir,
Então o certo é procurar uma tampa original do Jeep. O Meu tem dessas tampas "Click" que se compra no posto, por isso devem ter feito o respiro da forma que está hoje.
Parta para busca na internet, e ligue para Jipebras, Agromotor, Josewal.....e posta o resultado pra nós aqui !
Boa sorte
wladimircapelo
08/12/2005, 12:29
Meus agradecimentos aos colegas Sergio e Leopoldo. Acho que a saída vai ser fechar esse buraco... ou então reinstalar o retorno do carburador ao tanque. Valeu!!
Ronaldo B.
08/12/2005, 13:45
No meu CJ eu uso uma tampa Click, não fiz respiro no tanque e nunca tive problemas.
[]´s
No meu CJ eu uso uma tampa Click, não fiz respiro no tanque e nunca tive problemas.
[]´s
O meu também.
Uso tampa Click, não tem o tal respiro e nunca tive problema algum.
Não entendo o porquê de tantas dúvidas acerca de suspiro :pensativo: .
Não entendo o porquê de tantas dúvidas acerca de suspiro
Carlos,
Fique com o jeep numa inclinação lateral para esquerda e veja o precioso líquido amarelo (que reluz, não é ouro, mas vale tanto quanto :evil: :evil: :evil: ) vazar pela tampa Click. :? :?
O respiro está embutido na própria tampa, direto na fechadura. É excelente para a cidade, mas para as trilhas não presta. Tem que trocar por uma tampa sem respiro e fazer um respiro "de verdade" pro tanque.
Wladimir,
Faz uma busca pelo fórum que tem um tópico bem discutido sobre isso. :concordo: Agora, se o uso do jeep é para passeios, trilhas leves e cidade, colocar a tampa Click e pronto. :wink: :wink:
[s] respirados,
Sergio Willys
09/12/2005, 21:51
Seguem algumas confirmações por foto.
O tanque original (que não tem respiro)
A tampa sem Chave (já imaginou!!??) com respiro
A Tampa click que tambem respira.
Uffa (isso é um suspiro!!)
Elmer_Jeep
10/12/2005, 11:19
eaí, não vai aparecer nenhum engraçadinho pra dizer que Jeep não tem SUSPIRO :!: :!: :mrgreen:
[]'s
MOSTREM UMA FOTO DESSE TAL DE SUSPIRO...
Sergio Rocha
10/12/2005, 18:39
Está atendido o seu pedido.Uma foto de um autentico SUSPIRO.
[]'
Sergio Rocha
10/12/2005, 18:50
Será que não seria RESPIRO ?
wladimircapelo
10/12/2005, 19:23
Caros jipeiros, tentei corrigir o erro logo na explicação do tópico, mas até que o "suspiro" rendeu uma boa foto, típica das "roubadas" que encontramas nas trilhas. :lol:
Sergio, o "caninho" se encaixa no bocal só na pressão ou tem uma abraçadeira? A foto não ficou muito clara.
Obrigado a todos
Wladimir
Esse "caninho" vai pra onde?....
Sergio Willys
13/12/2005, 21:40
Na adaptação que tenho no meu, não tem abraçadeira (praticamente não há presão, pois a outra ponta da mangueira vai para a atmosfera) e a mangueira sai por um buraco no piso e fica presa no meio do chassis.
Ronaldo B.
13/12/2005, 21:57
Essa tá boa ????? :mrgreen:
http://www.pratofeito.com.br/images/upload/1079.jpg
Engraçadinho
Jipe não tem suspiro. :concordo:
Pros interessados em receitas .....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3346&highlight=suspiro
Falta a de suspiro.
[]'
Atendendo a pedidos....
RECEITA DE SUSPIRO
INGREDIENTES:
1 clara
2 1/2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
MODO DE PREPARO:
Misture bem a clara com o açúcar para formar uma massa. Aos poucos, faça bolinhas de massa, arrume num prato e leve ao microondas em potência alta por 30 segundos ou até que o suspiro esteja cozido. Retire do forno e deixe esfriar. Na hora de servir, una dois suspiros com creme chantilly.
Rendimento: 44 unidades - Calorias: 78 por unidade
[]´s
Sergio Rocha
14/12/2005, 20:19
Caros jipeiros, tentei corrigir o erro logo na explicação do tópico, mas até que o "suspiro" rendeu uma boa foto, típica das "roubadas" que encontramas nas trilhas. :lol:
Sergio, o "caninho" se encaixa no bocal só na pressão ou tem uma abraçadeira? A foto não ficou muito clara.
Obrigado a todos
Wladimir
O caninho, no meu jeep, é soldado no tubo, e a mangueira tem abraçadeira .O ideal seria fazer assim, porque se vc não vedar bem pode entrar água no tanque.
A outra ponta vc coloca em algum lugar que não permita a agua entrar.
No meu caso, usei uma mangueira bem comprida e ela dá um monte de voltas, embaixo do paralamas.A ponta fica por ali mesmo.Como não tem presão nenhuma, é sómente para o tanque "respirar" pode ser feito assim.Eu nunca tive problemas.Pode usar perfeitamente uma tampa com respiro, faz o mesmo efeito.
[]'
Na adaptação que tenho no meu, não tem abraçadeira (praticamente não há presão, pois a outra ponta da mangueira vai para a atmosfera) e a mangueira sai por um buraco no piso e fica presa no meio do chassis.
:pensativo: Considerando a Lei da Gravidade e que o chassi está abaixo do piso: não vaza combustível?
Carlos,
Vazaria se o respiro estivesse embaixo do tanque, ou melhor, numa altura abaixo do nível da gasolina, o que não é o caso. Como o respiro está acima do nível da gasolina, não tem porquê vazar. A menos que uma inclinação lateral eleve o nível até o respiro. :wink: :wink:
Por isso, IMHO, eu acho melhor fazer o respiro e elevar a mangueira para um nível bem mais alto do que tanque. :concordo:
[s] respirados,
Tem sentido :idea: .
Quer dizer que o respiro sai da parte de cima do tanque? do bocal por exemplo?
Sugira um local para se colocar a mangueira em um nível acima do tanque.
Sergio Willys
15/12/2005, 08:39
Õ Carlos
Conforme já explicado,
Neste caso a lei dos vasos comunicantes tem supremacia sobre a da gravidade.
Entendo que você imaginou um efeito "sifão" que drenaria o tanque. Mas no caso, como este caninho está bem acima do nível do combustível no tanque, e não fica submerso, isso não acontece.
Partindo pra gozação (se me permite)
No caso, se você pegar a ponta da mangueira e chupar, não sai liquidinho não, só sai vapor. E aviso ao pessoal que está com dúvida em "onde colocar a mangueira, se na boca do tanque ou por baixo do chassis, que cada um faça o melhor uso de sua mangueira e se divirta muito com ela neste Natal e Ano Novo.
Com todo respeito :oops: :oops: :evil:
Abraço
Carlos,
Sim, a mangueia do respiro sai do bocal do tanque, está bem acima do nível máximo da gasolina. :wink: Mas numa inclinação essa altura pode não ser suficiente. :roll:
Para onde elevar o respiro, você pode fazer como me sugeriram em outro tópico: puxe a mangueira para dentro do cofre do motor e prenda ela naqueles tirantes que ligam à corta-fogo à grade. É uma altura suficiente. :concordo: :concordo: :concordo:
Tem alguns que elevam para cima do santo-antônio, é uma alternativa, mas o vapor vai ficar dentro da cabine. :roll: :roll:
[s]
Olá Marcelo.
Boa idéia o cofre do motor.
Vi um tanque de inox interessante em uma gaiola. No referido recipiente, que era em forma de cilindro, mas precisamente na parte de cima, existia um caninho (de inox também) em forma de espiral, que dava umas três voltas (em torno de si mesmo, claro), parecido com aqueles canos de cobre que saem do cilindro mestre.
Achei uma solução bem razoável, pois não tem como ficar cheirando (ou fedendo) à gasolina.
Caros amigos!
Não diexei de ler o forum e, parto para a seguinte idéia, pois possui 3CJ5.
Construa um respiro na parte mais alta do bocal do tanque, pois assim se a inclinação for grande, vazará pela tampa, e não pelo respiro (caso de tombar e ficar de lado);
Fixe uma mangueira comprida, daquelas finas, próprias de combustível, e leve até o purificador de ar.
Construa uma entrada, na parte em que o ar já está filtrado (após o filtro). No caso de filtro a óleo (original), fica um pouco mais complexo o negocio.
A vantagem é que todo o vapor produzido será aproveitado na queima do combustível, igual nos carros com injeção eletronica, proporcionando assim uma sensivel economia de combustível.
Para evitar qualquer problema, instale um filtro de combustivel na linha que está construindo, pois se o motor "der contra", não haverá problemas com o "vapor" do combustivel depositado no tanque.
Fica bom.
Atte.
Gentil Filho.
Kim,
Seguindo a sua receita de puxar o respiro para um local após o purificador de ar, não corre o risco de o vapor da gasolina ficar demasiado acumulado nesse local e virar uma espécie de "bomba"? Ou não? :pensativo: :pensativo:
Pergunto isso porque meu jeep fica parado a semana inteira, então tenho receio de ficar um acumulo muito grande de vapor de gasolina. :roll:
[s] vaporizados,
Caro Marcelo!
Quanto em transformar sue Jeep numa "bomba", não precisa ter medo, pois hoje, todos os veículos são dessa forma e, o maximo que pode acontecer com sua viatura que fica a semana parada, é não precisar "bombar" o acelerador.
O acumulo de vapor de combustível não chaga a causar perigo.
Essa semana farei no engesa, comprei as peças necessária para montar e começarei, ligarei também os respiros dos diferenciais e câmbio no purificador, pois com a colocação do snokel posso passar em águas com mais metro sem problema.
Atte,
Gentil Filho.
Caro Marcelo!
Quanto em transformar sue Jeep numa "bomba", não precisa ter medo, pois hoje, todos os veículos são dessa forma e, o maximo que pode acontecer com sua viatura que fica a semana parada, é não precisar "bombar" o acelerador.
O acumulo de vapor de combustível não chaga a causar perigo.
Essa semana farei no engesa, comprei as peças necessária para montar e começarei, ligarei também os respiros dos diferenciais e câmbio no purificador, pois com a colocação do snokel posso passar em águas com mais metro sem problema.
Atte,
Gentil Filho.
Depois de pronto, manda umas fotos pra gente.
Meu tanque de inox ainda está intacto e estou na dúvida quanto ao respiro....
Vocês sabem o que é isso?
8 (1881)
pequeno orifício em depósito de líquido, para a extração de pequenas quantidades
9 qualquer pequeno orifício; espiráculo
10 abertura para respiração de poço, túnel, mina etc.; respiradouro
11 acessório, em compartimento, canalização etc., que permite escapamento de gases ou de ar em excesso
[]'s
Carlos ZN
20/01/2006, 14:21
Olá Amigos,
O meu o respiro é pela tampa, para saida de vapores o pessoal da Garra 4x4 deu uma dica é fazer um furo de 2 mm na borracha da tampa para saida dos vapores.
Agora comprei uma tampa nova na Jipebrás que não respira, chegou a apagar o motor, pensei que tinha acabado a gasolina e quando fui espiar dentro do tanque abri a tampa e o barulho de pressão, não tinha mais ar no tanque.
Qual a dica??
Olá Amigos,
O meu o respiro é pela tampa, para saida de vapores o pessoal da Garra 4x4 deu uma dica é fazer um furo de 2 mm na borracha da tampa para saida dos vapores.
Agora comprei uma tampa nova na Jipebrás que não respira, chegou a apagar o motor, pensei que tinha acabado a gasolina e quando fui espiar dentro do tanque abri a tampa e o barulho de pressão, não tinha mais ar no tanque.
Qual a dica??
:pensativo: e não vaza pelo referido furo?
Carlos ZN
26/01/2006, 16:58
Olá Xará,
Não vaza pois o furo é pequeno e fica na parte de cima da tampa, ai sempre colocar para cima fazendo uma marca externa na tampa.
Ronaldo Petri
26/01/2006, 17:22
A minha tampa é como a que foi mostrada na foto da marca Click, mas meu tanque primeiro ele acumula bastante vapor antes de liberar, aí derrepente o vapor é liberado fazendo um grande barulho da lata do tanque voltando ao normal :shock: (pedestres já até se assustaram uma vez). ISSO É NORMAL :pensativo: ?
Por causa deste motivo eu faço o respiro manualmente colocando a mão pra fora e dando uma mexidinha na tampa até sair todo o vapor
bevilacqua
26/01/2006, 17:52
eu tive que trocar o meu tanque e tive problemas com o respiro também pois a tampa era uma click tb.
A solução foi simples prática e rápida fiz um furinho na tampa e so tomo a cautéla de não deixá-la para baixo, funciona perfeitamente.
Abraços aos amigos.
Bevilacqua
A solução foi simples prática e rápida fiz um furinho na tampa e so tomo a cautéla de não deixá-la para baixo, funciona perfeitamente.
Funciona até encontrar uma boa inclinação lateral numa trilha. :wink: Dai verás gasolina jorando pelo furinho. :cry: :cry:
O que digo, para quem usa o jipe só na cidade soluções mais simples resolvem. :concordo: Pra trilha não tem jeito, ou faz um respiro elevado ou perderá gasolina. :wink:
Só um detalhe... não estou criticando ninguém pela forma que foi feito ou algo desse tipo. Estou querendo apenas deixar as coisas um pouco mais claras para que depois não tenham surpresas. Às vezes o que funfa pra um, não serve tão bem para outro. :concordo: :concordo: :concordo:
[s] detalhados,
esposito63
16/03/2006, 19:04
Alguém sabe de uma tampa (com chave ) para JEEP CJ-3A??
Procurei em várias lojas e só estâo vendendo a tampa sem chave (preço bem salgado também)
Será que não existe nenhuma alternativa?
rafaelsouza
16/03/2006, 22:36
Tá mais facil achar leite de onça desnatado na padaria doque essa tampa :shock: a algum tempo não se fabrica mais a tampa B com chave, vc vai encontrar nessas feiras de carro antigo mas vai preparado pois vão meter a faca :x
otavio_gomes
30/03/2006, 12:11
Olá, é a primeira vez que posto alguma coisa no forum.
Todo tanque de gasolina precisa de respiro senão, ao puxar toda a gasolina, o tanque murcharia pelo vácuo formado.
Os fuscas tem um caninho ligando o pescoço do tanque ao ar atmosférico. Muitos de nossos jeeps têm isso também.
Antigamente, as tampas dos automóveis tinham respiro, hoje apenas as tampas das motocicletas tem respiro.
O que fiz em meu CJ3A:
- inicialmente não fiz nada mas, eventualmente, ao desligar o carro, o tanque chupava a gasolina da tubulação desde o aburador.
- depois usei um palito de dentes entre a tampa CLICK e o tanque para deixar entrar ar por ali e não formar baixa pressão no tanque.
- por fim, levei o carro a uma loja de motocicletas e solicitei uma tampa de motocicleta de acordo com a amostra que eu tinha - a tampa do Jeep. Tinha uma pequena diferença nas dimensõe mas, com um alicate consegui ajustar a boca do tanque com a tampa. Trata-se de uma tampa de CG antiga no estilo das tampas antigas, com aquela proteção da entrada da chave que sai para o lado.
Um abraço,
Olás,
Troquei a tampa do tanque. Agora ela veda:dance: . Só que o bicho estufa que nem baiacú e eu nao encontrei nenhum respiro :???: . Não tem mesmo? Soluções?
Abraços estufados,
Alexandre Magno
13/11/2006, 15:19
Eu fiz um furinho na própria tampa, pois vedava de tal forma que formava um vácuo no interior do tanque e a bomba deixava de puxar o combustível.
Sergio Rocha
13/11/2006, 17:53
Olás,
Troquei a tampa do tanque. Agora ela veda:dance: . Só que o bicho estufa que nem baiacú e eu nao encontrei nenhum respiro :???: . Não tem mesmo? Soluções?
Abraços estufados,
´
Fala estufadinho
Faça um respiro ou na tampa ou no cano de enchimento do tanque.
[]´
otavio_gomes
13/11/2006, 17:58
Sérgio,
o tanque do Jeep não tem respiro, é igual aos tanques de motocicleta, o respiro fica na tampa.
A troca de sua tampa por ressecamento da borracha está correta mas, a tampa nova não é adequada ao seu tanque.
Quando comprei a minha tampa, comprei de uma loja de acessórios de motocicleta. Comprei uma tampa de moto CG antiga - ficou excelente.
Mesmo assim, quando encho o tanque com gasolina fria (de manhã cedinho, se não rodar com o carro, ou deixar no sol, a gasolina expande e vasa pela tampa - só nessa situação.
Um abraço,
Otávio.
Grande,
O ideal é ter respiro no tanque, de forma correta, porque na tampa, vai vazar em inclinações das trilhas. Pesquisa aqui no Fórum que tem vários tópicos da melhor forma de fazer.
[s] respirados,
Sergio Rocha
13/11/2006, 21:42
Sérgio,
o tanque do Jeep não tem respiro
Otávio.
Nem eu disse que tinha .
Por isso acho melhor que seja feito um respiro, como o meu jeep tem.No gargalo do bocal de enchimento.Fica perfeito é muito difícil de funcionar como ladrão.
[]´
Se fizer um furinho de 3-5mm no gargalo, na parte superior, deve resolver então.
Anexo foto com indicação :concordo:. Pedradas, fiquem à vonte.
[s],
Se fizer um furinho de 3-5mm no gargalo, na parte superior, deve resolver então.
[s],
Alexandre Magno
14/11/2006, 09:51
O furinho que eu fiz na tampa tem cerca de 2mm, ficando sempre na parte superior. Nunca vazou, nem liberou sequer cheiro de gasolina. Mas o tanque parou de encolher e dar alguns estalos, resolvendo o problema.
Sergio Rocha
14/11/2006, 13:45
[s],
No meu eu tenho um furinho um pouco maior deve ter uns 5mm, coloquei um tubinho e liguei nele uma mangueria comprida, deixo a mangueira com diversas voltas e a ponta o mais alto possível.( meu tanque fica embaixo do jeep).Nunca entrou agua ou vazou por ela.
[]"
otavio_gomes
14/11/2006, 13:57
Nem eu disse que tinha .
Por isso acho melhor que seja feito um respiro, como o meu jeep tem.No gargalo do bocal de enchimento.Fica perfeito é muito difícil de funcionar como ladrão.
[]´
Sérgio, experimente abastecer o carro até a boca bem cedinho e esquecê-lo no sol! Vai vazar pelo respiro mesmo! Tem a mesmíssima característica da tampa de motocicleta que eu sugeri.
A tampa de motocicleta é plug and play e o respiro é faça você mesmo. Quando tive um buggy, fiz o respiro e o refiz umas 8 vezes. No Jeep, procurei saber como era o original e e providenciei uma tampa o mais próximo da original possível.
Para não haver vazamentos, o tanque precisa ter um espaço para o vapor de gasolina e o gargalo do tanque tem de ser muito alto em relação ao tanque. O que é impossível na localização original do tangue do Jeep
Um abraço,
Otávio.
Sergio Rocha
14/11/2006, 14:01
Gosto não se discute.Uso o meu assim a pelo menos 3 anos e nunca vazou.
[]'
Pessoal,
Só o furinho na tampa ou no bocal não resolve. Vai vazar nas inclinações.
O correto é como o Sérgio falou: furo num local alto do tanque e uma manqueira mais alta ainda. Pode-se ainda levar essa mangueira até a entrada de ar no carburador, os gases expelidos pelo tanque é reaproveitado para queima.
[s] elevados,
Bom, galera, fiz o que sugere o desenho.
Parece que resolveu. Relato:
Tirei o tanque, lavei, etc, etc.
Mandei um furo de 5 mm no bocal, no alto, a 1 cm da borda.
Coloquei uma cinta de câmara de ar sobre o furo, fazendo um
"talho" na borracha, bem em cima do dito furo. Voilà, temos
uma válvula:dance:
Aguardo as pedradas, inclusive do Leopoldo :cool:
Abraços aliviados :shock:
Cacá
Valinhos-SP
Cacá,
Se você usa seu jeep em trilhas, sinto lhe informar que vai vazar nas inclinações. Pra trilha tem que ser mangueira elevada, não tem outro jeito. Se for só pra passeios, estrada de terra, cidade, funciona.
[s]
Cacá,
Se for só pra passeios, estrada de terra, cidade, funciona.
[s]
Oi, Marcelo. É isso mesmo, só o básico:concordo:
Abração,
fabionuts
21/12/2008, 18:22
Pessoal, juro que pesquisei antes de criar esse tópico e não encontrei a solução específica para a minha dúvida. Por isso lá vai a pergunta, que creio eu ser bem simples para o conhecimeno de vcs.:oops:
Foi comprado e instalado um tanque na Rapariga(Cj-5 Ford) se não me engano de 40 litros, debaixo do banco do motorista mesmo. O problema é que ele não tem suspiro (aqui no Piauí chamamos asssim, acho que vcs conhecem por ae como respiro) e a pergunta é se devemos faze-lo e. se sim, onde e como. Na tampa serve ?
Desde já agradeço a atneção dos amigos do forum.
Aguardando respostas.
[]´s
--------------
Cj-5 Ford bf161 6 cilindros, cambio3m - Rapariga
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=25819 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=25819)
Em processo de reforma ainda
junior braga
21/12/2008, 18:56
Pessoal, juro que pesquisei antes de criar esse tópico e não encontrei a solução específica para a minha dúvida. Por isso lá vai a pergunta, que creio eu ser bem simples para o conhecimeno de vcs.:oops:
Foi comprado e instalado um tanque na Rapariga(Cj-5 Ford) se não me engano de 40 litros, debaixo do banco do motorista mesmo. O problema é que ele não tem suspiro (aqui no Piauí chamamos asssim, acho que vcs conhecem por ae como respiro) e a pergunta é se devemos faze-lo e. se sim, onde e como. Na tampa serve ?
Aguardando respostas.
[]´s
--------------
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=25819 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=25819)
Vou tentar ajudar,
No meu caso como não uso a boia foi facil, peguei um pedaço de chapa, recortei um pouco maior do que o furo da boia, fiz os furos de fixação, depois fiz um furo no centro, ai consegui uma valvula propria de respiro de tanque plastico de caminhões, enrosquei no furo da chapa, fiz uma junta de cortiça e pronto...ta feito o respiro.
Agora, se vc usa a boia faz no bocal do tanque.
:concordo::concordo:
fabionuts
22/12/2008, 13:32
Então Junior, acho que aqui uso a boia. Me diga lá uma coisa: É necessário existir o respiro do tanque ? Que perco se simplesmente não fazê-lo ?
Aguardo com atenção, até.
\o
Marcelo Cunha
22/12/2008, 13:42
Fabio verifica se não consegue uma tampa respiro. não precisará mexer no tanque. Se o mesmo não tiver erspiro formará vácuo no seu interior e poderá faltar combustível no carburador.
fabionuts
22/12/2008, 13:47
Vou procurar a tal tampa já com respiro Marcelo. Mas, já antecipando, se não acha-la ou sei lá, posso realmente fazer o respiro na tampa que veio no tanque ?
Duda Lopes
22/12/2008, 15:46
Segue a melhor maneira de resolver:
Suspiro e seus segredos.
http://imodelo.globo.com/culinaria/imagens/frutas-ao-creme-batido3.jpg
Há muitas maneiras de fazer suspiro, mas se você quer uma que fica sequinho por fora, e no dia que é feito ainda fica macio por dentro, e, se a receita tem que dar certo para tudo como Suspirinhos, Placas de suspiros para sobremesas e até para colocar em Bolos gelados flambados (Um luxo!!!), então a receita é essa! Suspiros tipo merengue.
Ingredientes:
1 copo americano (200 ml) até a borda (boca) de claras.
1/2 kg de açúcar refinado
http://imodelo.globo.com/culinaria/imagens/frutas-ao-creme-batido.jpg
Preparo:
Misture as claras como açúcar refinado.
Leve ao fogo para aquecer mexendo sempre (cuidado, não vá cozinhar a clara).
Retire do fogo.
Bata na batedeira até virar um suspiro de picos firmes.
É só levantar a pá da batedeira e verificar que o suspiro não cai.
Unte uma assadeira com manteiga ou margarina sem sal.
Coloque farinha de trigo e balance a assadeira para que o fundo fique bem envolvido com a farinha.
Aqueça o forno.
Com o saco de confeitar e bico pitanga grande faça montinhos separados um do outro na assadeira.
Para usar o saco de confeitar, sem fazer sujeira, coloque-o dentro de uma caneca abrindo bem, o máximo que der, virando a borda para baixo, assim, ela ficará de pé e você poderá enchê-la, com uma colher, e para usar fica fácil, torcer a ponta já que uma parte ficou dobrada e assim não sai o suspiro por cima enquanto faz as pitangas.
Pode também fazer com o auxílio de duas colheres, como bolinhos de arroz.
Asse na temperatura mínima do seu forno, e com a porta entreaberta.
Para isso coloque um prendedor (de madeira) para manter a porta com uma pequena abertura.
Ou então use o cabo de uma colher de pau para esse fim.
Retire do forno quando ao tocar o suspiro com o dedo, a superfície esteja seca.
Para fazer placas, pegue uma forma redonda ou quadrada, do tamanho que quer a placa.
Corte o papel manteiga no tamanho do fundo externo.
Na verdade você vai usar a forma de boca para baixo e usar a forma do lado de fora, só como um suporte assim fica muito mais fácil para retirar o papel com o suspiro quando estiver assado.
Pode usar também a placa removível dessas formas de fundo falso, sempre com papel ou untada e polvilhada com farinha.
Essas pacas podem ser colocadas no meio de bolos tipo tortas.
Com várias placas, pode fazer uma sobremesa recheando-as com creme, ou chantilly e frutas frescas ou em compotas, com morango é delicioso.
Pode-se fazer os suspirinhos e conservar em potes e servir com sorvetes e frutas.
Para o bolo flambado, veja receita em Bolos.
http://imodelo.globo.com/culinaria/imagens/frutas-ao-creme-batido2.jpg
Receita Diet
http://tvtem.globo.com/culinaria/estilo/img/arrow.gif Suspiro Diet (http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?codigo=4181&EditoriaID=5)
Formato de bichinhos. Com o bico perlê grande, vá apertando com mais ou menos pressão pra formar esse lindo ratinho. Decore com chocolate ou confeitos
http://tvtem.globo.com/banco_imagens//canalnews/%7BBF555EFA-47C1-434F-8BAD-50AD03AFB444%7D_ratinho.jpg
http://tvtem.globo.com/banco_imagens//canalnews/%7B2D7B459D-8CA0-4458-BC4A-C99848E2687B%7D_suspiro%20ratinho.bmp
Foto de F de feltro /Flickr
Com confeitos coloridos também fica lindo
http://tvtem.globo.com/banco_imagens//canalnews/%7B33BD14FD-2FE5-4224-8054-A92DD90ED69A%7D_suspiro%20conf.jpg
:mrgreen:.
Espero ter ajudado.
[]´s,
fabionuts
22/12/2008, 16:14
Ha...ha...ha...
Sacanagem ae Duda ...
Duda Lopes
22/12/2008, 18:17
Só pra descontrair.
Sergio Rocha
22/12/2008, 18:46
Aguardando respostas.
[]´s
--------------
Como já disseram aí em cima respiro é imprescindível.
Se vc pretende fazer trilha, compre uma tampa que não tenha o respiro nela, faça um pequeno furo no gargalo do tanque, prenda um tubo metálico, pode ser um pedaço de tubulação de freio, conecte na ponta desse tubinho uma mangueira e prenda a ponta dela o mais alto possível.assim quando vc estiver numa inclinação lateral não vaza gasolina.
se vc não faz trilha compre uma tampa que já tenha o respiro.
[]'
fabionuts
22/12/2008, 22:26
Pois é Elmer, como já falei, juro que fui lá na opção "pesquisar" e tals...
Falha minha então...desculpas.
Vou ler o tópico ae linkado por vc e passarei a usa-lo para as minhas dúvidas sobre o tema.
Valeu ae o pessoal que já tinha ajudado com as informações. Realmente agradecido.
[]´s pra todo mundo
Charles_Curitiba
23/12/2008, 08:31
Ola amigão, voce precisa procurar uma tampa com respiro, a marca CLICK tem mas só vai encontrar em loja de peças pra jipe, nas de autopeças os caras são burros e não sabem....Quanto a necessidade de ter respiro, acontece que ao baixar o nivel da gasola cria-se um váccuo dentro do tanque que impede a bomba de gasolina puxar a gasola e mandar pro carburador, vc fica na rua por "pane seca".
abçs
quote=fabionuts;770278]Pessoal, juro que pesquisei antes de criar esse tópico e não encontrei a solução específica para a minha dúvida. Por isso lá vai a pergunta, que creio eu ser bem simples para o conhecimeno de vcs.:oops:
Aguardando respostas.
[]´s
--------------
Em processo de reforma ainda[/quote]
Jorge Dias Martins
27/12/2008, 13:16
Amigos,
tenho um CJ-5 1981 ha 17 anos, nao faco trilha pesada, so algumas brincadeiras, ja troquei neste periodo 2 vezes o tanque, tenho ate um de reserva, mas nunca coloquei respiro, o tanque tem embaixo um retorno do carburador que nao sei se tambem serviria de respiro. Sempre usei tampas comuns, em geral a Clik e sem problemas. So quando faco algo um pouco mais forte ou ariscado e que quando acaba o Jeep da um "suspiro" de alivio. Brincando mas aqui no RJ em geral os mecanicos tambem falam "suspiro" como eu tive ha muito um mecanico que em uma relacao de materiais, na epoca eu tinha um Candago, colocou o item 1 aelise. Imaginem que peca era esta! :twisted:
Pessoal,
Tenho procurado forum ajuda para o problema, mas nao fiquei satisfeito com as informacoes encotradas em topicos similares...
Meu CJ5, motor OHC, esta vazando gasolina pingando pela boca do tamque de combustivel (aquela boca do jeep que usamos para abastecer o carro no posto). O engracado e' que o jeep estava parado desligado...para os qeu podem me dar um LUZ para solucionar, informo que completei o tanque recentemente...Nao e' sempre que pinga, mas estou preocupado, pois entendo que pode ser bastante perigoso !!
Como posso fazer para corrigir esse problema?
Obrigado,
abs
Dilon
homerohermida
30/10/2010, 00:25
O meu também pinga quando eu encho o tanque, rodo poucos km, estaciono no sol. O calor dilata mais a gasolina do que o tanque e aí, vaza. Se adaptar um respiro, e o problema for este, vazará pelo respiro, não mais pelo bocal do tanque.
Homero,Obrigado pela resposta...
Eu tenho o jeep ja tem uns 3 anos e nunca tinha visto isso acontecer. Recentemente mandei trocar oleo e alguns fluidos...ser'a que tem alguma relacao? existe alguma coisa que poder'a ter feito isso aparecer s'o agora? O engracado e' que a gasolina entao se dilata e inclusive sobe pelo bocal do tanque que 'e inclinado para cima !! Se nao tiver alternativa, acho q o jeito 'e nao encher muito o tanque !! Abs Dilon
Pessoal,
Tenho procurado forum ajuda para o problema, mas nao fiquei satisfeito com as informacoes encotradas em topicos similares...
Meu CJ5, motor OHC, esta vazando gasolina pingando pela boca do tamque de combustivel (aquela boca do jeep que usamos para abastecer o carro no posto). O engracado e' que o jeep estava parado desligado...para os qeu podem me dar um LUZ para solucionar, informo que completei o tanque recentemente...Nao e' sempre que pinga, mas estou preocupado, pois entendo que pode ser bastante perigoso !!
Como posso fazer para corrigir esse problema?
Obrigado,
abs
Dilon
Dilon, este problema atormenta também muitos proprietários de Niva, e a melhor solução, como aponta o Homero, é verificar o respiro do tanque, que pode estar entupido. Se ele estivesse desimpedido, a gasolina iria vazar por ele, e não pela tampa. Entretanto, há outra possibilidade: se a tampa for das que têm chave, o vazamento pode estar ocorrendo através da fenda onde entra a chave. Neste caso, o melhor a fazer é trocar a tampa, colocando uma blindada em seu lugar. Recomendo as da Click, são de boa qualidade e o atendimento ao cliente deles é muito bom, como já pude constatar.
[ ]s, boa sorte!
jonhjp26
01/11/2010, 09:58
Também tinha o problema de vasar pela boca do tanque, principalmente pela fenda da chave.
Resolvi o problema trocando a boca do tanque completa.
Uso o bocal do tanque do gol bola, os de ano 97 +/-. Esse bocal é plastico então para unir com o tanque usei um mangote de borracha do tanque de combustível do santana e a tampa é a original do proprio gol.
Por ter uma pré-tampa, e tanque mesmo aberto não derrama.
Abraços
Bão....se trocar por uma tampa sem respiro e o tanque não tiver respiro, vai estufar o chupar o tanque e ai pode rachar ou vazar em alguma conexão
Colocar um respiro é uma possibilidade, mas tem que levar a mangueira até um lugar seguro....no CJ5 se deixar a mangueira do respiro sair por baixo do tanque, da bem em cima do cano do escape !
Não vazava, agora vaza ! Creio que a tua tampa tem respiro na chave e a borracha que veda o tampa secou e agora vaza na borracha. Que é mais "em baixo" que a fenda da chave.
Minha ideia é comprar uma tampa nova, identica à velha, ou seja, provavelmente com respiro na chave.
Sagardoy
10/09/2021, 18:35
Troquei o tanque do meu willys por um de plastico que não tem respiro. A solução seria uma tampa valvulada?
Sydney66
10/09/2021, 18:45
Prezado;
Verifique se no pescoço do tanque (duto da entrada de combustível) não possui um caninho para o respiro. Se não tiver terá que usar tampa valvulada.
Lembrando que o tanque original em aço do jeep não possui respiro, isso é feito pela tampa, por isso o cuidado em comprar a tampa correta para o jeep que tenha esse tanque.
Abs.