Ver Versão Completa : Guincho + quebra mato na Tracker
Pessoal, pintou um negócio e instalei um guincho 9000 lbs e quebra mato na tracker. Esse foi o primeiro passo para a transformação. Quero ver com vocês se a receita de bolo dos calços 2" + amortecedores originais na dianteira e amortecedor de suprema + mola de opala na traseira são suficientes pra segurar esses aproximadamente 80KG pendurados na frente do carro. Abraços.
Alexandre Mello
20/03/2014, 10:43
Digão,
Mês que vem irei instalar Parachoques de Ferro (Dianteiro e Traseiro) e Guincho na Tracker. Estou com o Lift 2" na Suspensão que instalei na Alternativa 4x4 há pouco mais de 1 ano.
Desde que instalei este Kit Lift 2" com Calços na Suspensão, fazendo Passeios e Expedições, neste período de 1 ano troquei os Terminais de Direção 3 vezes, os Braços Axiais 2 vezes, na 3ª troca das Bieletas, decidi arranca-las, pois eram os primeiros componentes da suspensão a arrebentarem.
Quando for instalar o guincho, Daniel Simon já me recomendou arrancar a Barra Estabilizadora e substituir os Amortecedores Dianteiros Originais Cofap por Amortecedores Especiais Off Shox Série FX-5 para Tracker levantada em 2".
Minha conclusão com estas experiências que tive com a Tracker é a de que gosto muito do carro, foi valente e me tirou de vários enroscos, nunca me deixando na mão, mas sua manutenção ficou cara depois do Lift 2" com Calços na Suspensão, devido aos desgastes dos componentes citados.
Terei de gastar mais para reforçar a dianteira depois da colocação do Parachoque de Ferro e do Guincho. Não faço nada no estilo "Home Made". Tenho gastado bastante com boas oficinas (Alternativa 4x4 / MXV Tecnologia Off Road / Daniel Simon / RC 4x4) e ainda estou a procura de um jeito de deixar a Tracker mais robusta, contornando as fragilidades em sua Suspensão, sem ter de gastar um absurdo de dinheiro.
Além disto, perdi a conta de quantos Centros Automotivos já levei a Tracker e não conseguem acertar a Cambagem e o Alinhamento por conta do Kit Lift 2" Calços na Suspensão.
Infelizmente, "nem tudo são flores", não existe perfeição quando alteramos o projeto original de fábrica do veículo. O jeito é ir adaptando soluções e fazendo experiências, até encontrarmos uma configuração em que o carro fique na melhor configuração possível.
Alexandre, relatos como o teu que me deixam com o pé atrás em relação ao lift. Alguns dizem que nunca tiveram problemas, outros falam que trocaram só as bieletas. A real é que gosto muito do conforto e estabilidade da Tracker original, mas tô querendo dar uma melhorada para sair do asfalto. Com o guincho senti que a frente baixou um pouco, claro, mas rodando na cidade não senti muita diferença. De qualquer forma, certamente a estabilidade fica alterada. Se eu usar só calços na dianteira so vai levantar, mas os amortecedores continuarão sofrendo. Talvez eu faça assim até estourar pra ver como fica. Pelo que vejo não se compra os kits completos da RC ou Alternativa, pois não se usa prolongador de amortecedor. Da RC eu compraria somente os calços dianteiros e o resto por fora (molas e amortecedores traseiros)?
Abraço.
Alexandre Mello
20/03/2014, 11:23
Digão,
Quando instalei o Kit Lift 2" Suspensão com Calços na Alternativa 4x4, colocaram esses malditos Prolongadores nos Amortecedores Traseiros, e somente eu dentro da Tracker, quando passava em qualquer Lombada / Quebra Mola, os Amortecedores Cofap Originais davam Fim de Curso. Com a Tracker lotada (piloto + 4 Zequinhas) o Fim de Curso era tão forte que dava a sensação de que a Suspensão iria arrebentar a qualquer momento.
Tanto que em uma Estrada de Terra tranquila, destas que circulam vários 4x2 urbanos, um dos Amortecedores Traseiros arrebentou quando eu estava a 70 Km/h. Só não perdi o controle e capotei o veículo, porque estava com o 4x4H acionado para dar mais estabilidade, senão já era, não teria como segurar e perderia o controle, pois o carro começou a balançar e jogar demais a traseira, coisa que acelerando a tração dianteira acionada conseguiu estabilizar.
Depois que coloquei os Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema na Traseira, retirando os malditos Prolongadores, nunca mais tive problema com Fim de Curso, mesmo com a Tracker lotada (Piloto + 4 Zequinhas + Porta Malas Abarrotado).
Farei os testes a partir da 2º quinzena de abril com os Parachoques de Ferro instalados para verificar se a suspensão ira aceitar ou não o peso adicional. Depois instalarei o Guincho Elétrico e certamente terei de substituir Molas e Amortecedor Dianteiro.
Susto grande, heim? O que você tem em mente para a dianteira?
Digão,
Quando instalei o Kit Lift 2" Suspensão com Calços na Alternativa 4x4, colocaram esses malditos Prolongadores nos Amortecedores Traseiros, e somente eu dentro da Tracker, quando passava em qualquer Lombada / Quebra Mola, os Amortecedores Cofap Originais davam Fim de Curso. Com a Tracker lotada (piloto + 4 Zequinhas) o Fim de Curso era tão forte que dava a sensação de que a Suspensão iria arrebentar a qualquer momento.
Tanto que em uma Estrada de Terra tranquila, destas que circulam vários 4x2 urbanos, um dos Amortecedores Traseiros arrebentou quando eu estava a 70 Km/h. Só não perdi o controle e capotei o veículo, porque estava com o 4x4H acionado para dar mais estabilidade, senão já era, não teria como segurar e perderia o controle, pois o carro começou a balançar e jogar demais a traseira, coisa que acelerando a tração dianteira acionada conseguiu estabilizar.
Depois que coloquei os Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema na Traseira, retirando os malditos Prolongadores, nunca mais tive problema com Fim de Curso, mesmo com a Tracker lotada (Piloto + 4 Zequinhas + Porta Malas Abarrotado).
Farei os testes a partir da 2º quinzena de abril com os Parachoques de Ferro instalados para verificar se a suspensão ira aceitar ou não o peso adicional. Depois instalarei o Guincho Elétrico e certamente terei de substituir Molas e Amortecedor Dianteiro.
Alexandre, relatos como o teu que me deixam com o pé atrás em relação ao lift. Alguns dizem que nunca tiveram problemas, outros falam que trocaram só as bieletas. A real é que gosto muito do conforto e estabilidade da Tracker original, mas tô querendo dar uma melhorada para sair do asfalto.
Vou acompanhar este tópico com muita atenção!
Estou no mesmo passo do Digão, tenho a mesma configuração e as mesmas duvidas, isto sem falar que não quero passar pelo susto que o Alexandre passou!
Já comprei o guincho (9.5lbs) e o pará-choque do Daniel Simon, só falta instalar, agora fica a duvida de como a suspensão dianteira vai se comportar com estes 45kg extras (guincho 30kg + 5kg da diferença de peso entre as baterias + 10kg da diferença entre o pará-choque original e o de aço)
Meu uso é muito mais urbano que rural, mas também não quero ficar atolado nas poucas vezes que tiver oportunidade de ir para o meio rural ou mesmo brincar em uma trilha leve!
Meus pneus são novinhos e na medida original (Yokohama Geolander A/T com menos de 2.000km e não pretendo trocar agora) o que seria melhor para a suspensão dianteira agüentar os 45kg extra, calcar a suspensão ou um jogo de molas/amortecedores reforçados?
Rubens Linhalis
21/03/2014, 08:34
Pessoal,
Eu fiz o lift de apenas 1" , só para cabe os pneus 235 /70 R16... fiz o lift com calços na suspenção. Facil, rapido e barato. Ja rodei quase 10 mil km e a suspensão esta 100% , nao estragou nada. Nao faço trilha, mas uso em estrada ruins de chao no caminho para acampamentos.
Tem fotos do carro no link da minha assinatura.
Para nao ficar atolado em qualquer laminha, é mais importante pneus do que altura.
abraços!
Rubens, por favor, qual foi o kit que voce comprou e quanto pagou rsrsrsr
Abracos
Estou inclinado à receita padrão da mola ECHE07 e amortecedor de suprema na traseira, mas estou em dúvida na dianteira... o que exatamente tenho que comprar da RC4x4, somente o calço da mola ou do batente do amortecedor tmb?
Rubens Linhalis
21/03/2014, 14:08
Rubens, por favor, qual foi o kit que voce comprou e quanto pagou rsrsrsr
Abracos
aviasom,
Nao comprei, mandei fazer. Tem o gabarito do calço. Mandei fazer de tecnil.. saiu 160 ou 180 reais os 4 calços.
Foto dos calços prontos:
455711
Viatura com os pneus 235x70 R16:
455713
Gabarito
455712
Com essa configuração o pneu dianteiro pega na longarina, precisa de espaçado para não acontecer. É preciso afastar o parachoque traseiro alguns milímetros para o pneu nao pegar. E isso é devido ao tamanho do pneu, com calço de 1" ou 2" acontece.
Gostei dessa em Rubens... peguei seu gabarito para usar futuramente na minha troca de pneus. Não precisou fazer mais nada, amortecedores, molas, etc? como chegou o parachoque traseiro pra trás? tem fotos do kit instalado?
Rubens, em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o gabarito dos calcos!
Deixa ver se eu entendi, estes quatro calcos são para as molas, e os amortecedores?
Abracos
Alexandre Mello
21/03/2014, 20:56
Vou acompanhar este tópico com muita atenção!
Estou no mesmo passo do Digão, tenho a mesma configuração e as mesmas duvidas, isto sem falar que não quero passar pelo susto que o Alexandre passou!
Já comprei o guincho (9.5lbs) e o pará-choque do Daniel Simon, só falta instalar, agora fica a duvida de como a suspensão dianteira vai se comportar com estes 45kg extras (guincho 30kg + 5kg da diferença de peso entre as baterias + 10kg da diferença entre o pará-choque original e o de aço)
Meu uso é muito mais urbano que rural, mas também não quero ficar atolado nas poucas vezes que tiver oportunidade de ir para o meio rural ou mesmo brincar em uma trilha leve!
Meus pneus são novinhos e na medida original (Yokohama Geolander A/T com menos de 2.000km e não pretendo trocar agora) o que seria melhor para a suspensão dianteira agüentar os 45kg extra, calcar a suspensão ou um jogo de molas/amortecedores reforçados?
Gostou do Parachoque do Daniel Simon?
Dia 12/04 irei levar a Tracker até ele para instalação dos Parachoques de Ferro Dianteiro e Traseiro.
O Parachoque de Ferro Dianteiro da Alternativa 4x4 é o mesmo desenvolvido e comercializado pelo Rodrigo Portugal da RC 4x4. Esse lance de Guincho Embutido no Parachoque é estético, mas nada prático. Difícil de limpar e acompanhar o enrolamento do cabo de aço. Se enroscar, imagine o trabalho...
Também troquei os horríveis Pneus Originais (Bridgestone Dueler H/T) pelos Yokohama Geolandar A/T-S G012, excelentes pneus tanto em off road como em on road. Infelizmente, troquei os pneus também como você, na medida original 235/60 R16.
Pneus ficaram pequenos após o Lift 2" na Suspensão. Inicialmente, não queria mexer na suspensão, mas depois de praticamente quase ter destruído minhas Proteções Inferiores e entortado a Manga de Eixo Dianteira Direita, o Lift se mostrou essencial, apesar dos problemas relatados anteriormente.
Alexandre, ainda não instalei o pará-choque, mas também no "curti"este negocio de guincho imbuído no paráchoque!
Quando comprei meu carro, os pneus que eram originais (1999) estavam desmanchando, em vez de pesquisar, foi logo comprando os Yokohama na media original, agora so resta curtir os próximos 50.000km com eles, mas como não fiz o lifit, acho que esta legal, a minha única duvida é como vai ficar com guincho trepado no pará-choque de ferro?
Abs
Instalei no quebramato pq veio junto na negociação, mas pro pouco uso que farei, seria interessante embutido no parachoque. Ficou um trambolhão que chama atenção e assusta as velhinhas na rua. Ia colocar a caixa das solenóides dentro do motor, mas assim serve de guia pois consigo ver e ter noção do que tem pra frente.
Rubens Linhalis
24/03/2014, 08:53
Rubens, em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o gabarito dos calcos!
Deixa ver se eu entendi, estes quatro calcos são para as molas, e os amortecedores?
Abracos
aviasom,
Só precisa de calços para as molas. Amortecedores, estao originais, sem prolongadores nem nada..
Rubens Linhalis
24/03/2014, 08:58
Gostei dessa em Rubens... peguei seu gabarito para usar futuramente na minha troca de pneus. Não precisou fazer mais nada, amortecedores, molas, etc? como chegou o parachoque traseiro pra trás? tem fotos do kit instalado?
vmterra ,
Quando tiver oportunidade eu tiro fotos do calço instalado.. mas nao tem erro, o calço vai na parte superior da mola. Não fiz mais nenhuma alteração no suspensão.. foram só os calços mesmo. Amortecedores originais, sem prolongador. O para-choque ainda não cheguei pra tras (preguiça). Os pneus só pegam quando o carro esta cheio e em ondulações no asfalto, então no meu caso, raramente pegam. Se fazer trilhas vai pegar sempre que a suspensão trabalhar mais. Para chegar o para choque para trás, o "Chuva" colocou informaçoes no tópico dele, é só abrir 4 furos de fixação do para-choque e chegar alguns milímetros para trás.
abraços!
mas.marco
24/03/2014, 09:35
aviasom,
calços de MOLA.
Alexandre Mello
24/03/2014, 10:08
Alexandre, ainda não instalei o pará-choque, mas também no "curti"este negocio de guincho imbuído no paráchoque!
Quando comprei meu carro, os pneus que eram originais (1999) estavam desmanchando, em vez de pesquisar, foi logo comprando os Yokohama na media original, agora so resta curtir os próximos 50.000km com eles, mas como não fiz o lifit, acho que esta legal, a minha única duvida é como vai ficar com guincho trepado no pará-choque de ferro?
Abs
Faço muitos Passeios e Expedições, de vez em quando algumas Trilhas e já vi diversas vezes em campo, na prática, os problemas destes Parachoques com Guincho Elétrico embutido. Sem contar a grande dificuldade de limpar o interior do Parachoque e principalmente o Guincho Elétrico, já vi parachoque ser arrancado e cabo de aço enroscar, inutilizando o uso do Guincho.
Estou analisando custo / benefício de Guinchos, pois os Chineses são baratos, mas muito criticados, enquanto os de marcas renomadas custam praticamente o dobro. Tenho amigos que possuem Chineses e elogiam os Guinchos... Fica uma dúvida terrível em qual adquirir, então continuo analisando...
Assim que instalar os Parachoques de Ferro (12/04) postarei minha análise sobre o desempenho das Molas e Amortecedores originais.
aviasom,
Só precisa de calços para as molas. Amortecedores, estao originais, sem prolongadores nem nada..
Será que dá pra fazer esses calços com 2 polegadas aproveitando o gabarito das outras medidas? Queria comprar os da RC, mas tento contato e eles não respondem email nem atendem telefone. Coisa esquisita.
...Só precisa de calços para as molas...
...calços de MOLA.
Rubens e Marco, obrigado pelas respostas, mas fica a duvida, calcando apenas a mola, não vai estrangular o amortecedor?
...já vi parachoque ser arrancado
Na hora de fixar o pára-choque no carro, o Daniel transpassa as duas longarinas, acho difícil sair o pára-choque sem desmontar a carroceria rsrsrsrsr
Abs
Nascimento
Rubens Linhalis
26/03/2014, 08:42
Rubens e Marco, obrigado pelas respostas, mas fica a duvida, calcando apenas a mola, não vai estrangular o amortecedor?
..
aviasom,
Uso essa configuracao a 5 meses, nos quais rodei 10 mil km. Ate o momento esta tudo certo. Peguei esse dica de calços de 1" com o Newton Guerra.. ele usou um uma Grand Vitara por anos e rodou milhares de km..
As experiências com a preparação do Tracker são variadas, mas normalmente depende de onde você instala as coisas e como você usa o carro depois da preparação.
Eu tive meu Tracker preparado ao extremo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/78012-projeto-tracker-2009-para-trilhas.html) e usei muito ele em trilhas pesadas e nunca quebrei nada na suspensão do carro, absolutamente nada. A única vez que ele me deixou na mão foi porque entrou barro demais no alternador e ele não estava conseguindo carregar a bateria, isso porque foi uma trilha com uso frequente de guincho.
Dá uma olhada no post que eu linkei acima, lá tem todos os detalhes da preparação e quem instalou/configurou o que. Eu comecei extamente com as alterações básicas (Lift 2", Pneus, proteções) e depois fui incrementando (parachoque com guincho, BL de 2", troca de amortecedores, bloqueio, etc).
...Dá uma olhada no post que eu linkei acima, lá tem todos os detalhes da preparação e quem instalou/configurou o que.
Na verdade é um guia completo rsrsrsrsrr
Giu Bernardon
28/03/2014, 11:34
Amigo,
se você não usa o guincho com muita frequência, eu recomendo um guincho manual, tipo Tirfor (:: NowaK :: EMPILHADEIRA ELÉTRICA, TRANSPALETES, PALETRANS, PRENSAS HIDRÁULICAS, MACACO HIDRÁULICO, COMPRESSOR DE AR, BALANÇA, MUITO MAIS :: (http://www.nowak.com.br/loja/main.asp?link=detalhe_produto&cod=1507&gclid=CMqznKm3tb0CFQ2hOgod5xIAzw)).
Já usei muito um desses, em atoleiros variados, e apesar de ser mais lento que um guincho elétrico, faz o mesmo serviço e puxa pra frente, pra traz, de lado...
Faço muitos Passeios e Expedições, de vez em quando algumas Trilhas e já vi diversas vezes em campo, na prática, os problemas destes Parachoques com Guincho Elétrico embutido. Sem contar a grande dificuldade de limpar o interior do Parachoque e principalmente o Guincho Elétrico, já vi parachoque ser arrancado e cabo de aço enroscar, inutilizando o uso do Guincho.
Estou analisando custo / benefício de Guinchos, pois os Chineses são baratos, mas muito criticados, enquanto os de marcas renomadas custam praticamente o dobro. Tenho amigos que possuem Chineses e elogiam os Guinchos... Fica uma dúvida terrível em qual adquirir, então continuo analisando...
Assim que instalar os Parachoques de Ferro (12/04) postarei minha análise sobre o desempenho das Molas e Amortecedores originais.
Alexandre Mello
28/03/2014, 11:49
Giu,
Sua sugestão não me deixou empolgado...
Imagine o esforço para ficar "catracando" a Tracker para retira-la de algum enrosco... Se estiver em lama ou em trecho alagado, ai complica ainda mais...
Entretanto, reparando na sua assinatura, fiquei intrigado e aproveito para lhe perguntar:
Esse amortecedor Rancho RS9000XL fez alguma diferença significativa na Tracker? Estou em busca de amortecedores mais adequados a Tracker com Calços 2" na Suspensão e em breve com Parachoques de Ferro na Dianteira e Traseira.
Futuramente, um Guincho Elétrico para Expedições / Passeios, o que irá aumentar ainda mais o peso na dianteira e forçar todo o conjunto da suspensão.
Embora seja valida, eu também não me empolgo.
Abracos
Giu Bernardon
31/03/2014, 13:37
Tranquilo! Só sugiro esse guincho porque usei muitas vezes, não com a Tracker (que nunca ficou em atoleiro, por enquanto) mas um caminhão leve (pbt 3 ton), o qual já tirei de atoleiro com esse guincho quando afundado até o chassis (às vezes tinha que sair de ré do buraco, ponto pro Tirfor...). A real é que ninguém fala desse guincho, talvez por ser pouco conhecido. Que nem correntes pra pneus: vc ouve falar? Pois é, a Tracker de correntes vira um monstro... :twisted:
Gostei muito dor Rancho na traseira (sem lift, e não sei se existe pra dianteira), que mesmo na regulagem minima fica mais firme que o original. Carregado ou viajando em velocidade, pode subir pro estágio 5 que o carro fica firme, não balança e não afunda nas lombadas. :safari-rig:
Giu,
Sua sugestão não me deixou empolgado...
Imagine o esforço para ficar "catracando" a Tracker para retira-la de algum enrosco... Se estiver em lama ou em trecho alagado, ai complica ainda mais...
Entretanto, reparando na sua assinatura, fiquei intrigado e aproveito para lhe perguntar:
Esse amortecedor Rancho RS9000XL fez alguma diferença significativa na Tracker? Estou em busca de amortecedores mais adequados a Tracker com Calços 2" na Suspensão e em breve com Parachoques de Ferro na Dianteira e Traseira.
Futuramente, um Guincho Elétrico para Expedições / Passeios, o que irá aumentar ainda mais o peso na dianteira e forçar todo o conjunto da suspensão.
Fabiano Vogel
18/08/2014, 13:43
Pessoal, acabei de comprar uma Tracker 2008 com 48.000km muito nova. Estou querendo dar uma leve levantada no carro, porem, algo que não traga em risco a estabilidade. Pretendo usa-la no perímetro urbano, estrada de asfalto, estrada de terra e areia da praia. O problema que o carro é muito baixo e bem macio.
Meu objetivo é ter o carro com um pouco mais de altura e mais firme, porem, algo que não afete a estabilidade, sem precisar mexer em mais nada na mecânica.
Estou pensando em colocar na:
Traseira as molas reforçados para GNV com amort. ômega suprema.
Dianteira somente calço de 1¨nas molas com amort originais, tendo em visata q a frente é mais pesada.
Lembrando que não faço trilhas pesadas....... O que acham disso?
Ola Fabiano. Estou há meses com o kit 2" da RC atrás + calços e amortecedores originais na frente. Estou satisfeito até então. Estranho que os batentes da suspensão traseira que vêm no kit não permitiam que a suspensão trabalhasse e batia seco em qualquer buraco maior, parecia que travava o curso da mola. Arranquei fora e senti a diferença na traseira. Também quebrei a cabeça com as borrachas das bieletas dianteiras, mas fabriquei umas de pneu de caminhão e depois que consegui acertar, só alegria. Por enquanto brinquei pouco com a nova altura, mas o carro tá bom pra viajar. Vim de São Paulo a SC com uma carretinha na boa, e em breve sairei de SC pra Natal, uns 4 mil KM, com a tracker carregada de caixas e puxando a moto na carretinha. Só o consumo que não é dos melhores na estrada. A 100 KM bate uns 9 KM/L, mas tem que aferir o hodômetro. Sei que o velocímetro agora acusa a velocidade real.
Boa sorte.
Olá Digao, Vi que você é de Santa Catarina...qual a cidade? Estou em Joinville, tenho uma Tracker também, e também penso em levantá-la um pouco, ou com os calços de 1" como o nosso amigo Rubens postou logo acima, ou com algum kit de 2"...Eu tenho uma dúvida aqui, como q a Tracker está se comportando na estrada? A minha esposa chama nossa Tracker de Dançarina, de tanto que balança na estrada...e realmente tenho a impressão de que ela é até mais molenga que uma Blazer que tive um tempo atrás...a sua alterou alguma coisa nesse sentido? Outra coisa esse kit da RC que voce colocou, é esse que está no site com o código COD.: SGV-05 ?? Quanto custou? e a instalação, tranquila de fazer?
Abraços!!
Olá Digao, Vi que você é de Santa Catarina...qual a cidade? Estou em Joinville, tenho uma Tracker também, e também penso em levantá-la um pouco, ou com os calços de 1" como o nosso amigo Rubens postou logo acima, ou com algum kit de 2"...Eu tenho uma dúvida aqui, como q a Tracker está se comportando na estrada? A minha esposa chama nossa Tracker de Dançarina, de tanto que balança na estrada...e realmente tenho a impressão de que ela é até mais molenga que uma Blazer que tive um tempo atrás...a sua alterou alguma coisa nesse sentido? Outra coisa esse kit da RC que voce colocou, é esse que está no site com o código COD.: SGV-05 ?? Quanto custou? e a instalação, tranquila de fazer?
Abraços!!
Beleza amigo, moro em Balneário Camboriú. Coloquei o Kit parcial da RC, pois ao invés de calços atrás instalei molas maiores e amortecedor de suprema, que também são vendidos pela RC. Na frente é só o calço e os espaçadores do batente. Particularmente eu já gostava do comportamento da Tracker na estrada, mas agora sinto que a suspensão traseira melhorou. Quando passo rápido numa lombada por exemplo, ela não volta de vez, tá macia e firme. De qualquer forma com os pneus BF e lift 2" o carro subiu 10cm e temos que cuidar um pouco em curvas de alta, mas dá pra viajar tranquilo a 120 se quiser, apesar de que o consumo vai ser o maior regulador da velocidade.
Comprei as peças da RC há uns 6 meses e tudo ficou uns R$ 950.
Vi no bomnegocio esse anúncio, de um kit completo. A maioria usa o parcial como eu, sem calços e espaçadores atrás, pois não aumenta o curso da suspensão, só levanta.
Kit suspensão GM Tracker / Suzuki Grand Vitara 2.0 - Peças e acessórios - Engenho da Rainha, Rio de Janeiro | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/kit-suspensao-gm-tracker-suzuki-grand-vitara-2-0-41797464)
Beleza amigo, moro em Balneário Camboriú. Coloquei o Kit parcial da RC, pois ao invés de calços atrás instalei molas maiores e amortecedor de suprema, que também são vendidos pela RC. Na frente é só o calço e os espaçadores do batente. Particularmente eu já gostava do comportamento da Tracker na estrada, mas agora sinto que a suspensão traseira melhorou. Quando passo rápido numa lombada por exemplo, ela não volta de vez, tá macia e firme. De qualquer forma com os pneus BF e lift 2" o carro subiu 10cm e temos que cuidar um pouco em curvas de alta, mas dá pra viajar tranquilo a 120 se quiser, apesar de que o consumo vai ser o maior regulador da velocidade.
Comprei as peças da RC há uns 6 meses e tudo ficou uns R$ 950.
Vi no bomnegocio esse anúncio, de um kit completo. A maioria usa o parcial como eu, sem calços e espaçadores atrás, pois não aumenta o curso da suspensão, só levanta.
Kit suspensão GM Tracker / Suzuki Grand Vitara 2.0 - Peças e acessórios - Engenho da Rainha, Rio de Janeiro | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/kit-suspensao-gm-tracker-suzuki-grand-vitara-2-0-41797464)
Hmmm, interessante..esse kit que colocasse o link aí, eu utilizaria só o que? os calços e os espaçadores do batente dianteiros?
Obrigado pelas informações!
Mudando de assunto, voce participa de algum jeep clube ou algo parecido aqui da regiao?
Abraços!!!!
Acho que você poderia comprar direto com a RC a parte dianteira do kit e atrás instalar molas e amortecedores de suprema, como fiz. Caso queira gastar menos tem essa opção do link, que também levanta o carro.
Por aqui não participo de clube. A tracker é meu primeiro 4x4 e único carro. O foco é fazer umas viagens pela praia quando voltar pra Natal. Mas quando vejo uma estrada ruim pelo caminho sempre vou pra cima. Tô querendo explorar a praia grande de São Chico a Barra do Sul aí perto de Joinville. Te dou o toque.
Abraço.
MUNDO OUTDOOR
20/08/2014, 13:10
Estou tendencioso a seguir a sugestão do colega Giu Bernardon. Minha esposa é bombeira e já havia comentado comigo sobre este equipamento. Se bem operado, parece fazer milagres. Se vcs analisarem bem, o TIRFOR é similar aos populares HI-LIFT qdo utilizado com os kits OFF-ROAD. Cabe destacar, que a operação do HI-LIFT parece ser complicada, enquanto a do TIRFOR é bem simples e segura. Há alguns dias, conversei com um professor de condução off-road da Polícia Federal exatamente sobre este tema. Ele me informou que os HI-LIFT foram banidos das instruções por questões de segurança. Segundo ele, em várias oportunidades os instrutores quase perderam os dedos. Ressalto que o meu uso é apenas para estradas de terra e trilhas leves.
- APENAS uma dúvida:
Analisando as características do Guincho de Alavanca Tirfor 800Kg diz que sua Capacidade de arraste é de 1.300kg. Pelo jeito teria que ser um modelo mais potente para arrastar um TRACKER, concordam???
Amigo,
se você não usa o guincho com muita frequência, eu recomendo um guincho manual, tipo Tirfor (:: NowaK :: EMPILHADEIRA ELÉTRICA, TRANSPALETES, PALETRANS, PRENSAS HIDRÁULICAS, MACACO HIDRÁULICO, COMPRESSOR DE AR, BALANÇA, MUITO MAIS :: (http://www.nowak.com.br/loja/main.asp?link=detalhe_produto&cod=1507&gclid=CMqznKm3tb0CFQ2hOgod5xIAzw)).
Já usei muito um desses, em atoleiros variados, e apesar de ser mais lento que um guincho elétrico, faz o mesmo serviço e puxa pra frente, pra traz, de lado...
Amigo, pelo que entendi o tirfor é mais pra rebocar. Pra isso é necessário um ponto de ancoragem, que provavelmente seria outro carro. Assim, acho mais fácil o outro puxar com cinta. Coincidentemente mês passado comprei de um amigo um hilift que estava jogado num canto da casa dele. Dei um trato na pintura e deixei pronto pra uso. Não tenho experiência, mas acredito que pra quem quer andar na areia é um acessório até mais importante que um guincho elétrico, principalmente pra quem estiver sozinho. A operação é simples mas realmente requer cuidados. Tem que esperar os cliques dos pinos antes de soltar a alavanca, caso contrário ela pode golpear com força na hora de descer o carro. A tracker praticamente não tem pontos de ancoragem pro hilift, mas a minha tem quebra mato forte na frente e engate de reboque atrás. Fiz um teste aqui na garagem, com a tampa do portamalas aberta engatei o macaco embaixo da bola de reboque e calcei as rodas da frente pra não correr. Quando ele levantou toda a traseira do carro ficou instável, tive que segurar pela ponta de cima da barra do macaco pro carro não ser jogado pro lado. Isso na areia é até bom, pois vc tira o carro do atoleiro e joga pro lado, depois repete na frente. Não sou entendido, mas acho que o tirfor não vai ajudar em nada se você estiver atolado numa praia, onde normalmente não tem ponto de ancoragem.
Esqueci de comentar que o hilift tmb pode ser usado como tirfor.
MUNDO OUTDOOR
20/08/2014, 19:37
Valeu pela opinião Digão. Sou de BH, não me vejo usando a vtr em praias. Meus destinos são Serra do Cipo, Lavras Novas, Canastra.... apenas estradas de terra e trilhas leves, as pesadas vou na magrela. O problema é que pretendo ir sozinho e não em expedições off-road. Preciso ter algum recurso à mão para o caso de atolamento. Estava decidido a comprar o hilift com o kit off-road exatamente pelo uso em estilo tirfor, ancorando em alguma árvore. Na internet tem uns videos interessantes sobre isso. O único receio é a segurança, mas acredito que no modo tirfor seja menos arriscado do que como macaco. Vou tentar fazer algum teste com a tirfor utilizada pelos bombeiros para ver como é. Só por curiosidade, qto vc pagou no guincho com o suporte?
Esqueci de comentar que o hilift tmb pode ser usado como tirfor.
jorgeffn
20/08/2014, 20:03
Valeu pela opinião Digão. Sou de BH, não me vejo usando a vtr em praias. Meus destinos são Serra do Cipo, Lavras Novas, Canastra.... apenas estradas de terra e trilhas leves, as pesadas vou na magrela. O problema é que pretendo ir sozinho e não em expedições off-road. Preciso ter algum recurso à mão para o caso de atolamento. Estava decidido a comprar o hilift com o kit off-road exatamente pelo uso em estilo tirfor, ancorando em alguma árvore. Na internet tem uns videos interessantes sobre isso. O único receio é a segurança, mas acredito que no modo tirfor seja menos arriscado do que como macaco. Vou tentar fazer algum teste com a tirfor utilizada pelos bombeiros para ver como é. Só por curiosidade, qto vc pagou no guincho com o suporte?
Mundo Outdoor, dando um pitaco,
apesar dessas outras opções... para quem pretende andar muito sozinho, acho o Guincho o melhor dos investimentos... e hoje tem bastante opção mais acessível... e ele não exige tanta "engenharia", basta um lugar para ancorar e boa..... além disso o cabo te dá um limite maior para sair dos apertos....
abs!!
MUNDO OUTDOOR
20/08/2014, 20:31
Valeu jorgeffn, sem dúvida o guincho é a melhor opção. Já andei pesquisando sobre eles, mas não cheguei a um modelo específico para começar a ver valores. Vc indica algum?
jorgeffn
20/08/2014, 20:42
Valeu jorgeffn, sem dúvida o guincho é a melhor opção. Já andei pesquisando sobre eles, mas não cheguei a um modelo específico para começar a ver valores. Vc indica algum?
Então, já tive em um outro 4x4 um Warn, é uma marca bastante usada e testada né... O que você tem que analisar é a relação do peso da Tracker e a capacidade do Guincho... Existem outras marcas no mercado, mas não entendo tanto do assunto para indicar uma marca/modelo específico.....
abs!!
Apareceu um cara interessado numas peças que eu tinha e trocamos, mas ficou uns 1300. Não dá pra deixar o guincho instalado sempre, pois é muito peso projetado pra frente do carro. Deixo o suporte, mas o guincho só vou colocar de novo quando for usar.
mackjunqueira
22/08/2014, 00:07
Apareceu um cara interessado numas peças que eu tinha e trocamos, mas ficou uns 1300. Não dá pra deixar o guincho instalado sempre, pois é muito peso projetado pra frente do carro. Deixo o suporte, mas o guincho só vou colocar de novo quando for usar.
Não sou experiente, mas pelo que tenho visto o pessoal não fica colocando e tirando o guincho! Quem coloca não tira! Posso estar enganado!
Abraços!
MarceloBlum
29/08/2014, 15:18
Buenas Pessoal!
estou partindo pra mesma ideia de colocar o quebra mato com o gincho.. mas agora vem a pergunta...
será que o quebra mato aguenta o tranco do guincho na hora que necessitarmos dele?
mackjunqueira
02/09/2014, 12:26
Eu também estou em dúvidas entre o quebra mato e o parachoque de ferro. Estou mais inclinado para o quebra mato. Gostei muito do Quebra mato da 4wdbrasil. Vem com suporte de guincho, farol de milha e ainda um protetor (chapa) por baixo.
Minha GV esta com lift 2'' e pneus 235/70 BF, agora vem as dúvidas:
1- O peso do quebramato + guincho atrapalha?
2 - O quebra mato aguenta arrastar o carro com o guincho?
3 - Alguém conhece este quebra mato da Four Wheel? (4wdbrasil)
4 - Qual a desvantagem do quebramato em relação ao parachoque de ferro?
5 - Teria alguma outra marca para indicar?
Abraços!
mackjunqueira
04/09/2014, 11:02
Eu também estou em dúvidas entre o quebra mato e o parachoque de ferro. Estou mais inclinado para o quebra mato. Gostei muito do Quebra mato da 4wdbrasil. Vem com suporte de guincho, farol de milha e ainda um protetor (chapa) por baixo.
Abraços!
Nada pessoal?
Abraços!
Esse fim de semana instalei o guincho na expectativa de usar num passeio, mas não usei. Não testei ainda, mas posso afirmar que o peso na frente faz diferença no comportamento do carro, pois são uns 50 Kg projetados lááá na frente. Até a direção fica mais pesada. Acho legal o parachoque de ferro, mas deve ficar muito pesado.
Como uso quebramato com base de guincho não levo 10 minutos pra instalar e tirar. São quatro parafusos na base e conectar os cabos. Já deixo o negativo conectado e enrolado. Assim prefiro rodar o dia a dia sem o guincho.
Pelo que vejo do parachoque, ele aumemnta o ângulo de ataque em relação ao original; já o quebramato vai perder um pouco do ângulo. Se a diferença de peso do quebramato mais o parachoque original for próxima do de ferro com base de guincho, pode ir pro de ferro, pois o guincho embutido fica mais baixo e perto do eixo, deixando a massa mais centralizada, o que teoricamente influenciaria menos no comportamento dinâmico da dirigibilidade.
Ressuscitando o tópico!
Digão, já usou o guincho no quebra-mato? Aguenta o tranco? se está satisfeito com o quebra-mato pode postar algumas fotos de onde ele é preso no chassi?
Se tiver mais alguém no fórum que usa este tipo de quebra-mato com guincho gostaria de mais opiniões e fotos da fixação no chassi, pois pretende fazer um "home made" para colocar na minha tracker.
abraços
Marcelo