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Ver Versão Completa : Motor 4cc Alcool Turbo.



dsaviett
07/12/2005, 17:11
Hi all,
Alguem tem Motor 4cc Alcool Turbo? Vale apena gastar uns 1.500,00 Latas?
Já procurei motor diesel e o pessoal está pedindo 10.000,00 Latas em um MWM 4cc.
Meu motor 4cc tá novinho, tem menos de 1000km, mas meu carro não anda não passa de 80km/h e fico meio :evil: com isso! fusca passa facil.

Gostaria de sugestões da galera! Como sei que no Engesa o motor se comporta de outra forma não sei se é uma boa turbinar.

Valeu!!!

Ricardo F Rio
07/12/2005, 20:36
Seu motor já é álcool? Turbinar fica show, mas envolve vários fatores como, uso do veículo, relações de diferenciais e etc... :parede:

[ ] s

Ricardo Fernando
A-20 4x4 250-S
www.cpor4x4.net

gnecchi
07/12/2005, 22:37
Particularmente acho que o motor 4CC apimentado (alcool +turbina, etc) é uma ótima configuração para o coração do Engesa, pois esse motor de 4CC GM é muito mais leve que os 6CC e Diesel (ST4, Q20B, MWM, etc) e isso faz uma boa diferença trilha.

Se vc usa mais o seu Engesa no dia-dia vale a pena vc pensar numa configuração com motor a Diesel (isso se vc pretende em ficar com o seu Engesa por vários anos pra compensar o investimento).

Eu tenho um Fase 3 com motor 6CC a álcool e uso ele mais On-Road do que Off-Road, mas mesmo assim não cogito em colocar um motor à diesel (mesmo pensando em deixá-lo como herança para meu filho... :lol: :lol: ) . Se algum dia eu precisar trocar o meu GM 4.1 a álcool, irei partir para um mortor gasolina ou álcool injetado com transmissão automática.

Tudo depende da finalidade que vc tem para seu Engesa, e é claro a disponibilidade financeira; em outras palaras: Apimentando o seu 4CC vc teria uma ótima relação custo/benefício.

Qual o consumo atual do seu 4CC? o meu 6CC faz uns 4,5km/l na cidade :mrgreen: . Tenho um Solex H34 SEIE de bura, mas para turbinar o ideal seria um 3E.


[]'s alcoólicos

dsaviett
08/12/2005, 10:28
Seu motor já é álcool? Turbinar fica show, mas envolve vários fatores como, uso do veículo, relações de diferenciais e etc... :parede:

[ ] s

Ricardo Fernando
A-20 4x4 250-S
www.cpor4x4.net

Meu motor já eh alcool sim. O uso é basicamente em viagens curtas de fim de semana. Minha relação é 13x46 (F1000) e meu pneu é um 33. Quando uso a 4 marcha que é 1:1 falta motor. Preciso de mais power...hehe

dsaviett
08/12/2005, 10:45
Particularmente acho que o motor 4CC apimentado (alcool +turbina, etc) é uma ótima configuração para o coração do Engesa, pois esse motor de 4CC GM é muito mais leve que os 6CC e Diesel (ST4, Q20B, MWM, etc) e isso faz uma boa diferença trilha.

Se vc usa mais o seu Engesa no dia-dia vale a pena vc pensar numa configuração com motor a Diesel (isso se vc pretende em ficar com o seu Engesa por vários anos pra compensar o investimento).

Eu tenho um Fase 3 com motor 6CC a álcool e uso ele mais On-Road do que Off-Road, mas mesmo assim não cogito em colocar um motor à diesel (mesmo pensando em deixá-lo como herança para meu filho... :lol: :lol: ) . Se algum dia eu precisar trocar o meu GM 4.1 a álcool, irei partir para um mortor gasolina ou álcool injetado com transmissão automática.

Tudo depende da finalidade que vc tem para seu Engesa, e é claro a disponibilidade financeira; em outras palaras: Apimentando o seu 4CC vc teria uma ótima relação custo/benefício.

Qual o consumo atual do seu 4CC? o meu 6CC faz uns 4,5km/l na cidade :mrgreen: . Tenho um Solex H34 SEIE de bura, mas para turbinar o ideal seria um 3E.

[]'s alcoólicos

Eu não ando de carro no dia-a-dia mas o Engesa é meu carro de passeio! HEHEHE. Gosto de trilhas mas estou tentando andar legal com ele no asfalto para depois partir para colocar os protetores de tanque, dif. e peito de aço necessários para isso!!!

Sei que não é um carro para correr instavel e tudo mais, porem acho que a 100km/h tem que chegar!
Já pensei nisso mas acho que vai ser meio dificil colocar um Diesel agora! estou sem TEMPO$$$ para isso! 10klatas de investimento avista eh soda!
Estou fazendo o carro para ficar com ele mesmo. Acho que nunca mais vou trocar de carro!!! HEHEHE
Em função do custo/beneficio que estou a procura dessa solução! Uma vez que meu motor foi refeito por completo!
Eu tb tenho um H34 mas não to afins de mudar não de carbura vamos ver como vai ficar!!!

Pedro
08/12/2005, 13:43
Oi DS,
Quanto a colocar turbo, não sei nada...
Mas minha viatura é 4 cilindros à cana, H34 SEIE, velocidade de cruzeiro de 90km/h e máxima de 120km/h, com pneus BF 33"e relação de coroa e pinhão original.
Será que tá tudo certinho com o seu engenho?
Uma opção é trocar o comando de valvulas pelo comando do motor a gasolina(e mais umas coisinhas :lol: )....acho que a dica tá no site dos opaleiros www.amigosdoopala.com.br, dá uma olhada na área dos "Jeeps" aqui do fórum que tem o link certinho.


Eu tenho um Fase 3 com motor 6CC a álcool e uso ele mais On-Road do que Off-Road, mas mesmo assim não cogito em colocar um motor à diesel

Marcos,
Qual a velocidade máxima do Predator e o consumo na estrada?
O meu 151 gasta mais que o seu na cidade..(4,2km/l) :cry:
Abraços (sonhando com um 6 canecos)

dsaviett
08/12/2005, 18:24
Pedro,

Se o engenho tá certo eu num sei mas que tá uma m :evil: :evil:.... Tá!
Preciso botar mas uns CVs no motor ou trocar!
Como o bixo tá novinho novinho pefiro por um turbo!

Alguem sabe quatos CVs chega um opala 4cc alcool com turbo de 0.6?

[]'s

gnecchi
08/12/2005, 22:30
Marcos,
Qual a velocidade máxima do Predator e o consumo na estrada?
O meu 151 gasta mais que o seu na cidade..(4,2km/l) :cry:
Abraços (sonhando com um 6 canecos)

Pedro, estou com relação 3,92 (12/47) e BF33" e a velocidade máxima é de 140km/h, velocidade de cruzeiro 110km/h. Antes de eu achar um santo milagroso que conseguisse deixar o meu H34 um reloginho o consumo era de 3,6km/l na cidade e 4,5km/l na estrada. Desde que acertei o carburador não usei o Predator na estrada.... a não ser para rodar com ele para fazer testes e deslocamento de uma oficina para outra.... mas mesmo assim já deu pra perceber que o consumo na cidade melhorou bem, por isso estimo que esteja fazendo uns 4,5km/l na cidade(faz 05 meses que está no estaleiro :evil: :evil: ).

Eu estava programado de viajar com ele para Floripa agora no Natal, mas já desencanei, pois não quero tirar da oficina e encarar a estrada, prefiro rodar com ele por perto e ver se está tudo OK.

Carburador desregulado desanima qualquer um, mas não tem milagre motor 6 canecos e gastão mesmo.


[]'s

Pedro
09/12/2005, 21:33
Marcos,
Se tiver o endereço do milagreiro, agradeço:concordo: .
Vou acabar colocando um 6 cilindros alcool na viatura. O consumo é praticamente igual :pensativo:
Aí passo o motor 4 cilindros pro meu CJ5 Montanhes, o motor tá novo.
Ficar com a viatura no estaleiro é f_da!! Mas não tem muito jeito, chega uma hora que tem parar p/ deixar
o bixo do jeito que a gente sonha. Mas vale a pena.
[]'s

Pedro
09/12/2005, 23:25
DS,
Dá uma olhada neste link:
http://www.amigosdoopala.com.br/site/vernoticia.php?id_noticia=33
[]'s

gnecchi
10/12/2005, 00:13
Marcos,
Se tiver o endereço do milagreiro, agradeço:concordo: .
Vou acabar colocando um 6 cilindros alcool na viatura. O consumo é praticamente igual :pensativo:
Aí passo o motor 4 cilindros pro meu CJ5 Montanhes, o motor tá novo.
Ficar com a viatura no estaleiro é f_da!! Mas não tem muito jeito, chega uma hora que tem parar p/ deixar
o bixo do jeito que a gente sonha. Mas vale a pena.
[]'s

O salvador dos carburadores bixados por "mexânico especialista" é o Sr. Celso, Fone 578-4445. Ele fica numa travessinha da Fagundes Filho (descendo a Avenida que passa em frente à Igreja de São Judas.... o final da Fagundes Filho sai no começo da Imigrantes).

O meu carburador, eu mesmo tirei e levei pro Sr. Celso. Depois que ele revisou todo ele, eu montei no lugar e foi só alegria. :wink:

Vc está em SBC é mole de chegar lá :concordo:


[]'s

Pedro
10/12/2005, 21:46
Valeu Marcos,
Obrigado..

Pedro Rocha
06/01/2006, 00:43
Olá pessoal, saudações a todos, e especialmente aos parceiros Pedrão e Gnecchi!

Galera, licença para me intrometer no assunto, mas depois de muita luta, e de gastar o que podia e o que não podia, ficar devendo ao banco, a minha mulher, a minha mãe, a minha flilha,e a mais alguém que eu não devo tá lembrando, e até aquela gasosa do Pedrão... :oops: estou terminando o meu engesa onde agora vai pulsar um coração 4 cillindros opala aspiradinho :twisted: O dito cujo ganhou, bobiba MI, coletor de escape dimensionado 4x1, cabeçote rebaixado, e carburador dfv 446, e rondando à álcool. Só falta verificar se o comando que tá nele é o comando do motor a gasolina (ref GM 7329604) , segundo os gurus opalaleiros, um motor com essa configuração atinge 130 hp (ABNT), o que já seria suficiente para igualar ao desepenho de um seis cilindros.. teoricamente né, por que na pratica só vou poder conferir esse desempenho em breve! Assim que rodar volto a escrever aos amigos contando as novidades sobre o desempenho e o"consumo" dessa receitinha de bolo pro 4 cil :mrgreen:

ddr54
06/01/2006, 10:58
Tenho em mottor 4CC alcool praticamente com esta configuração .

Só falta o coletor e o DFV 446 .

O coletor de escape dimensionado que você instalou é de ferro fundido ou tubulção de aço dobrada ?

Quanto você pagou ?

Danilo

Eteval
06/01/2006, 14:06
O BRUCUTU, que aliás acabei de vender, tem esse motor alcool 4cil. Também enfrentei esse problema de falta de força, principalmente na estrada, aualquer subidinha tava pedindo marcha, fiz uma regulagem geral trocando velas, platin...etc, e mais a regulagem e limpesa do carburado, virou um foguete (por 3 semanas) depois retornou o problema, o meca, me disse que a solução seria trocar o carburador por um 3E. :?: :?: Mas ainda acho que, tendo em vista o consumo 4,5 Km/l, vale mais a pena ter um 4.1 injetado debaixo do capú. :twisted:

Pedro Rocha
07/01/2006, 01:38
Tenho em mottor 4CC alcool praticamente com esta configuração .

Só falta o coletor e o DFV 446 .

O coletor de escape dimensionado que você instalou é de ferro fundido ou tubulção de aço dobrada ?

Quanto você pagou ?

Danilo


Olá , Danilo.

Cara eu comprei esse coletor com nosso amigo aqui do fórum, o Pedrão. Ele é de tubo de aço dobrado, se eu não tô enganado acho q o meu xará havia me dito que ele foi feito no giba escapes. Paguei 200,00 pratas na época. Quanto aos carburadores duplos que sairam de fábrica para linha opala, o dfv 446 é de longe o melhor "em termos de desempenho"! O H-34 é o meio termo em consumo e desempenho, e o 3e é o mais ecônomico. O único problema do dfv 446 é que ele não serve pra usar em carro turbo. Quando nequinho vai turbinar usa o 3e ou o h-34.

caducouto
08/01/2006, 10:31
Caro DS, tive as mesmas dúvidas há 1 ano quando comprei o meu F1.
A falta de potência do seu carro se deve não só ao peso do Engesa como ao tamanho dos pneus que estão nele.
Conheço um Engesa à álcool turbo aqui em BH e ele é excelente.
A questão é o tipo de pilotagem que vc terá que ter nas trilhas com carro turbo (subir o giro prá ganhar potência nas arrancadas). Já o carro 6 canecos tem mais potência em baixa oque facilita a condução.
Coloquei um V6 injetado no meu carro e tive muuuuuuito trabalho com isso. Na verdade, se fosse hoje, teria colocado um motor de silverado (6cil em linha injetado), seria muito mais fácil e resolveria o problema.
O Almeidas 4x4 tem um motor destes pra vender aqui. Normalmente com bom preço. Se interessar me avisa.
Caso contrário, o turbo fica muito bom.
Boa sorte!

Eteval
08/01/2006, 19:14
....teria colocado um motor de silverado (6cil em linha injetado), seria muito mais fácil e resolveria o problema.
O Almeidas 4x4 tem um motor destes pra vender aqui. Normalmente com bom preço.

É isso aí, Caducouto,

é exatamente desse motor que eu estava falando, a adaptação é muito simples e fica excelente. Recentemente fiz uma trilha com o meu ex- BRUCUTU onde tinha também duas Camper com esse 4.1. Nos obstáculos em que eu precisava enche o motor 4cil do meu Engesa, as Camper vinham na manha, como se estivessem desfilando, fiquei muito irado. :? :P :concordo:

Grande Abraço Enlameado