Ver Versão Completa : Lift 2' - alternativa ou rc4x4 ?
Angelo RJ
19/03/2014, 14:47
Pessoal,
Me aconselharam o colocar o lift de 2 polegadas da RC4x4 , porém não achei no site deles.
Já no site da Alternativa 4x4, achei um lift de 2 polegadas também e que custa R$652,00. Pode ser este ? É a mesma coisa ?
Minha dúvida é porque me falaram que existe um kit de suspensão que é diferente do lift .
obrigado.
Pessoal,
Me aconselharam o colocar o lift de 2 polegadas da RC4x4 , porém não achei no site deles.
Já no site da Alternativa 4x4, achei um lift de 2 polegadas também e que custa R$652,00. Pode ser este ? É a mesma coisa ?
Minha dúvida é porque me falaram que existe um kit de suspensão que é diferente do lift .
obrigado.
Acabei de ver no site e tem sim, na parte de itens Suzuki.
Se vc conseguir um contato com a RC (às vezes é meio difícil, o atendimento lá nem sempre é bom), vc pede a parte dianteira do kit e as molas traseiras mais altas que a RC está (ao menos estava) vendendo. Sugiro mandar um email para lá.
O kit da Alternativa é parecido.
O ideal é vc usar a parte dianteira do kit com os amortecedores traseiros da GM Suprema, i.e., não usar o amortecedor original com aqueles tubinhos alongadores da haste.
Abs,
LFC
Angelo RJ
19/03/2014, 21:16
Caramba LFC.....agora você me deixou confuso.
Eu já vinha falando sobre esse assunto com o pessoal, e me aconselharam a colocar o LIFT 2 e mais nada.
Qual a diferença de colocar o lift 2 (traseira e dianteira) e colocar o lift 2 apenas na dianteira com as molas da suprema na traseira ????
Meu objetivo é aumentar o carro para colocar pneus 235/70/16 .
Obrigado
rodrigo.hoffman
20/03/2014, 08:27
Qd eu comprei pro Vitara, optei pelo da Alternativa, pois o kit era mais completo...
Alexandre Mello
20/03/2014, 09:05
Acabei de ver no site e tem sim, na parte de itens Suzuki.
Se vc conseguir um contato com a RC (às vezes é meio difícil, o atendimento lá nem sempre é bom), vc pede a parte dianteira do kit e as molas traseiras mais altas que a RC está (ao menos estava) vendendo. Sugiro mandar um email para lá.
O kit da Alternativa é parecido.
O ideal é vc usar a parte dianteira do kit com os amortecedores traseiros da GM Suprema, i.e., não usar o amortecedor original com aqueles tubinhos alongadores da haste.
Abs,
LFC
Angelo RJ, a sugestão do LFC é a que utilizo atualmente na Tracker.
Instalei o Kit Lift 2" Suspensão na Alternativa 4x4 e troquei os 4 amortecedores pelos mesmos Cofap originais para a Tracker, pois eles já estavam gastos. Os prolongadores para os amortecedores originais que a Alternativa 4x4 instala não prestam, pois a Tracker dava fim de curso nos amortecedores em qualquer lombada, com apenas eu dirigindo.
Com lotação máxima de piloto + 4 zequinhas, o fim de curso no asfalto era tão grande que assustava até a mim. Parecia que a suspensão iria quebrar a qualquer instante.
Durante um deslocamento em uma estrada de terra rural, destas que circulam veículos 4x2 aos montes, não deu outra, um dos prolongadores simplesmente quebrou e se eu não estivesse com o 4x4H acionado, teria capotado a Tracker a uns 70 Km/h, pois tive de segurar firme e acelerar para forçar a Tracker a andar em linha reta. Entrei embaixo do carro e tive de retirar o amortecedor que ficou pendurado, com menos de 2 mil Km de uso.
Depois que troquei pelos Cofap GBL-1024 que são os amortecedores do Ômega Suprema, nunca mais tive problemas com fim de curso, muito menos quebras. Olha que encarei desafios ruins com eles na Serra da Canastra, Itararé, Fazenda Terra da Mata, Petrobrás, Limeira, Castelhanos (época em que ainda era ruim), entre outros. Estou há uns 30 mil Km com esta configuração e sem problemas.
Resumindo: único ponto ruim na Alternativa 4x4 é o fato de insistirem nos prolongadores e amortecedore originais traseiros. O kit Lift 2" deles é bom.
Alexandre Mello
20/03/2014, 09:20
Complementando o Post anterior...
Como nem tudo são flores, em 1 ano troquei 3 vezes os Terminais de Direção e 2 vezes os Braços Axiais, além de ter arrancado definitivamente as Bieletas, pois eram as peças do conjunto da suspensão que mais arrebentavam. Outro problema é que perdi a conta de em quantos Centros Automotivos tentei acertar no Alinhamento e Cambagem da Tracker depois do Lift. A Barra Estabilizadora praticamente perdeu sua função.
Infelizmente, essa solução de Calços na Suspensão desgasta demais a Tracker. Segundo conversa com 2 bons mecânicos em Suzuki, o Leandro (Alternativa 4x4) e Daniel Simon, quebras das Bieletas, perda da função da Barra Estabilizadora e quebras dos Terminais de Direção e Braços Axiais são comuns.
Existem soluções mais arrojadas, com troca de Molas e Amortecedores, de fabricantes como Iron Man 4x4, Bilstein, Off Shox, mas estas soluções são excessivamente caras.
Existe também uma que é incrível, desenvolvida pelo Daniel Simon que eleva a Tracker em 7" (3" Suspension Lift + 4" Body Lift), possibilitando instalar pneus até 265/75 R16, mas esta solução substitui praticamente todos os componentes originais da suspensão da Tracker, além de custar muito caro.
Daniel Simon tem esta solução no Grand Vitara G II 5P 6 Cilindros 2.5 Litros Automático dele. Bonito de se ver e dá até vontade de fazer, mas custa muito caro.
Bruno Fiorese
20/03/2014, 09:52
Alô, Angelo!
Estive conversando recentemente sobre alguns acessórios com o Rodrigo da RC 4x4 e ele me enviou uma tabela de preços dos kits, aí está para quem quiser:
455503
Email para contato: vendas@rc4x4.com.br
diegotmc
20/03/2014, 10:03
Se for optar por kit da RC, sugiro contato por telefone, pois e-mail não respondem. Em janeiro solicitei os valores pro espaçador de cardã e estou esperando até agora... acabei comprando com a Alternativa.
No meu carro (Vitara 95, não sei se muda muito pro Grand Vitara) uso o kit da RC, com calços na frente, e molas maiores + amortecedor de Suprema na traseira. A suspensão ficou bem durinha. Não sei dizer qual a diferença pra original em ordem, pois quando comprei meu carro, tinha um lift mal feito só na traseira com molas de Chevette e amortecedores de Monza, e os 4 amortecedores estavam ruins. Então, quando fiz o lift e troquei os amortecedores, o resultado foi melhor do que eu tinha hehehe
O kit da RC não vem com espaçador de cardã, e achei necessário pro meu carro. O da Alternativa parece que já vem.
Outra coisa, que não posso confirmar, é que já li que no kit da Alternativa os espaçadores dos amortecedores dianteiros já vinham com o ângulo necessário pra corrigir a cambagem das rodas dianteiras. No da RC não tem isso, então é preciso oblongar os furos dos amortecedores dianteiros pra corrigir a cambagem. Mas caso opte pelo kit da Alternativa, confirme com eles antes.
Recentemente comprei um kit de lift na Alternativa pra uma Pajero TR4. Posso dizer que a qualidade dos dois é a mesma.
A diferença mesmo fica no atendimento de cada um. O Rodrigo da RC4x4 é difícil demais de contato. Demora demais pra responder os e-mails ou simplesmente não responde, então é melhor ligar e esclarecer tudo por telefone, inclusive perguntar se tem a peça já pronta ou precisa confeccionar. Quando eu comprei meu kit, ele levou uns 10 dias pra postar, e não recebi código pra rastreamento. Mas chegou tudo certinho.
Com a Alternativa 4x4, tratei com o Josemar. Primeiro pedi o espaçador de cardã. Veio tudo certinho e rápido. Já o kit de lift, foi me dito que já estavam retirando o pedido quando fiz o pagamento. Pedi para me enviarem o número de rastreamento assim que tivessem, mas não me responderam. Passou 1 semana, nada das peças. Pedi de novo o rastreamento e me deram, e então constava que as peças tinham sido postadas há 20 minutos. Mandei e-mail perguntando se era aquele código mesmo, já que foi dito que o pedido tinha sido retirado há uma semana, e nunca me responderam. Mas no final chegou tudo certo, via e-sedex (havia pedido por PAC). Acho que vacilaram e esqueceram de mandar mesmo.
Enfim, comprar peças com essa galera exige muita paciência mesmo, e sangue-frio pra depositar a grana. E lembrar que na hora da instalação vão surgir mais gastos, igual eu descobri que precisava esse trabalho nos amortecedores dianteiros pra corrigir a cambagem.
Angelo RJ
20/03/2014, 10:15
Pessoal, obrigado pela ajuda. Mas confesso que com tanta informação, fiquei meio perdido....rs
Vou dizer o que entendi disso tudo que foi dito, se estiver errado, por favor me corrijam:
Tenho que comprar um kit com o Lift 2 (da RC4x4 ou da Alternativa 4x4) e também comprar os 4 amortecedores da Suprema ( Cofap GBL-1024 ).
É isso ??
Alexandre Mello
20/03/2014, 10:21
Pessoal, obrigado pela ajuda. Mas confesso que com tanta informação, fiquei meio perdido....rs
Vou dizer o que entendi disso tudo que foi dito, se estiver errado, por favor me corrijam:
Tenho que comprar um kit com o Lift 2 (da RC4x4 ou da Alternativa 4x4) e também comprar os 4 amortecedores da Suprema ( Cofap GBL-1024 ).
É isso ??
Correção:
Os Amortecedores Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema você utilizará 1 Par somente na Traseira.
Na dianteira permanecem os Amortecedores Originais, de qualquer fabricante que você preferir.
Esses Cofap GBL-1024 são difíceis de achar. Comprei com o Rodrigo Portugal na RC 4x4.
Aqui em SP na MercadoCar da Barra Funda também achei com facilidade esses amortecedores.
Angelo RJ
20/03/2014, 11:36
Alexandre,
entao ......
Devo comprar o LIFT 2 + 2 amortecedores traseiros da Suprema e depois colocar os pneus. É isso ?
Correção:
Os Amortecedores Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema você utilizará 1 Par somente na Traseira.
Na dianteira permanecem os Amortecedores Originais, de qualquer fabricante que você preferir.
Esses Cofap GBL-1024 são difíceis de achar. Comprei com o Rodrigo Portugal na RC 4x4.
Aqui em SP na MercadoCar da Barra Funda também achei com facilidade esses amortecedores.
Alexandre Mello
20/03/2014, 11:52
Alexandre,
entao ......
Devo comprar o LIFT 2 + 2 amortecedores traseiros da Suprema e depois colocar os pneus. É isso ?
Angelo,
Basicamente é isso mesmo!
- Kit Lift 2" Calços de Suspensão (Alternativa 4x4 / RC 4x4)
- 2 Amortecedores Cofap GBL-1024 (RC 4x4 - Já Vem Preparado)
Na sua região ai no RJ tem algum Mecânico Especializado em 4x4? O ideal é que você faça este serviço em Oficina cujos Mecânicos tenham Experiência em Adaptações para Veículos 4x4.
Angelo RJ
20/03/2014, 11:58
Estou vendo com a RC 4x4 se eles tem os amortecedores.
Só por curiosidade: Se eu não colocar esses amortecedores, o que pode acontecer ? O carro fica "solto" ???
Quanto ao mecanico ....como moro no interior do estado, terei que correr atrás de algum local que possa fazer esse serviço no Rio.
Ps: O que me deixou um tanto desanimado, foi o seu depoimento dizendo que após a instalação do Lift2 + amortecedores e mais os pneus, o carro vai apresentar vários problemas na bieleta, braço de direção, etc...
Alexandre,
entao ......
Vc está correto, mas ano eixo traseiro ou vc usa molas maiores (da RC ou do Opala 4cc) ou usa os calços que vêm no kit.
Abs,
LFC
Alexandre Mello
20/03/2014, 12:27
Estou vendo com a RC 4x4 se eles tem os amortecedores.
Só por curiosidade: Se eu não colocar esses amortecedores, o que pode acontecer ? O carro fica "solto" ???
Quanto ao mecanico ....como moro no interior do estado, terei que correr atrás de algum local que possa fazer esse serviço no Rio.
Ps: O que me deixou um tanto desanimado, foi o seu depoimento dizendo que após a instalação do Lift2 + amortecedores e mais os pneus, o carro vai apresentar vários problemas na bieleta, braço de direção, etc...
Angelo,
Minha 1ª Configuração foi:
- Traseira: Molas Originais + Amortecedores Originais + Prolongadores nos Amortecedores.
- Problema: resultava em Fim de Curso dos Amortecedores Traseiros mesmo no Asfalto, em qualquer Quebra Mola / Buraco / Valeta. Em Estradas de Terra o Fim de Curso era terrivelmente crítico.
Parti para a 2ª Configuração (Atual):
- Traseira: Molas Originais + Amortecedores Cofap GBL-1024 (Não Utiliza os Prolongadores).
- Resultado: Acabou o problema com Fim de Curso, podendo andar com 5 Pessoas + Porta Malas Lotado.
A referência que o colega LFC fez as Molas Maiores, como ando pouco com Zequinhas atrás e quando ando não força as molas originais, nem ocorre fim de curso nos amortecedores, optei por deixar como está.
Utilizo muito o carro em Estradas de Terra e Trilhas durante Passeios e Expedições, por este motivo sofro com quebras constantes de Bieletas, Terminais de Direção e Braços Axiais.
Cheguei a entortar uma das Mangas de Eixo em um Passeio cuja trilha estava muito ruim.
Se o teu uso for bem mais moderado que o meu, então não haverá problemas em substituir tais componentes na mesma frequencia que ocorre comigo.
O carro fica outro após o Lift de 2". Parece pouco, mas você encara trechos ruins sem raspar em nenhuma pedra.
Fiz Expedição Canastra, percorrendo 647 Km em Estradas de Terra e Trilhas com esta configuração, sem nenhum problema.
Angelo RJ
20/03/2014, 13:22
Perfeito Alexandre, agora entendi.
Na verdade não uso o carro como voce, apesar do mesmo andar por estrada de terra todos os dias, mas trilha e expedições não costumo fazer. O que costumo fazer é passeios por parques nacionais, fazendas entre outros locais que sempre apresentam acessos ruins.
Então vou correr atrás do KIT (Lift2), amortecedores e depois coloco os pneus.
Alguém do Rio poderia me indicar alguns locais onde eu possa fazer a instalação do Lift 2 + os amortecedores ?.
Obrigado.
Angelo,
Minha 1ª Configuração foi:
- Traseira: Molas Originais + Amortecedores Originais + Prolongadores nos Amortecedores.
- Problema: resultava em Fim de Curso dos Amortecedores Traseiros mesmo no Asfalto, em qualquer Quebra Mola / Buraco / Valeta. Em Estradas de Terra o Fim de Curso era terrivelmente crítico.
Parti para a 2ª Configuração (Atual):
- Traseira: Molas Originais + Amortecedores Cofap GBL-1024 (Não Utiliza os Prolongadores).
- Resultado: Acabou o problema com Fim de Curso, podendo andar com 5 Pessoas + Porta Malas Lotado.
A referência que o colega LFC fez as Molas Maiores, como ando pouco com Zequinhas atrás e quando ando não força as molas originais, nem ocorre fim de curso nos amortecedores, optei por deixar como está.
Utilizo muito o carro em Estradas de Terra e Trilhas durante Passeios e Expedições, por este motivo sofro com quebras constantes de Bieletas, Terminais de Direção e Braços Axiais.
Cheguei a entortar uma das Mangas de Eixo em um Passeio cuja trilha estava muito ruim.
Se o teu uso for bem mais moderado que o meu, então não haverá problemas em substituir tais componentes na mesma frequencia que ocorre comigo.
O carro fica outro após o Lift de 2". Parece pouco, mas você encara trechos ruins sem raspar em nenhuma pedra.
Fiz Expedição Canastra, percorrendo 647 Km em Estradas de Terra e Trilhas com esta configuração, sem nenhum problema.
Perfeito Alexandre, agora entendi.
Na verdade não uso o carro como voce, apesar do mesmo andar por estrada de terra todos os dias, mas trilha e expedições não costumo fazer. O que costumo fazer é passeios por parques nacionais, fazendas entre outros locais que sempre apresentam acessos ruins.
Então vou correr atrás do KIT (Lift2), amortecedores e depois coloco os pneus.
Alguém do Rio poderia me indicar alguns locais onde eu possa fazer a instalação do Lift 2 + os amortecedores ?.
Obrigado.
Um bom mecânico faz a instalação. A única coisa chata é a cambagem, eis que tem que abrir o furo do amortecedor dianteiro. Dê uma pesquisada aqui no forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105850-mais-um-tracker-para-trilhas.html
O segundo é sobre o meu carro e há dicas sobre o problema da barra estabilizadora e bieletas (nunca quebrei). Há mais uns tópicos, como o do Elver e o do Andre Souza.
Se vc quiser pode levar na oficina Mau Caminho 4x4, na Ilha do Governador (veja no Google).
Abs,
LFC
Alexandre Mello
20/03/2014, 14:34
LFC,
Fiquei curioso... Qual o segredo das Bieletas?
Desisti delas devido a quebras constantes. Não duravam nem 5.000 Km. Você costuma andar muito por Estradas de Terra muito esburacadas ou com erosões?
zé dedão
20/03/2014, 14:58
Angelo. Vc mora onde?
Angelo RJ
20/03/2014, 15:02
Moro em Miguel Pereira, região centro sul do estado, entre Petrópolis e Vassouras.
zé dedão
20/03/2014, 15:12
Conheço. Vou a Paulo de frontin a vezes. Infelizmente na sua região não conheço mecânicos.
Existe um caminho que liga Miguel Pereira a petropolis por chao qe dizer ser lindo. Já fez?
Angelo RJ
20/03/2014, 21:18
Conheço. Vou a Paulo de frontin a vezes. Infelizmente na sua região não conheço mecânicos.
Existe um caminho que liga Miguel Pereira a petropolis por chao qe dizer ser lindo. Já fez?
Sim, já fiz, não no Grand Vitara pois estou com ele menos de 1 ano, mas já fiz numa Band, JPX e Sportage. Carros que já tive.
Pessoal, tive olhando embaixo da tracker esse lance da barra estabilizadora e surgiu a dúvida... será que não dá só para soltar a porca das bieletas e deixar a barra desconectada quando for pra uma trilha e depois reinstalar?
Angelo RJ
23/03/2014, 15:28
Pessoal,
Como tenho dito aqui (enchendo o saco de vcs com esse assunto) estava pensando em colocar o lift 2, porém, pensando um pouco mais, minha mae tem 90 anos e com as dificuldades da idade fica difícil subir em carros altos, além do mais não uso o carro para trilhas e sim para enfrentar estradas de terra ruins e subidas mais fortes.
Sendo assim pensei em colocar o lift 1 e pneus mais altos, isso já me atenderia bem. Sendo assim pergunto:
1 - Se eu colocar o lift 1 posso colocar pneus A/T 235/70/16 , sem precisar mexer em mais nada ?
2 - Com o lift 1 eu poderia colocar pneus 225/70/16 ??? Ou seja, pneus mais estreitos. Ficaria ruim ?
obrigado.
Pessoal, tive olhando embaixo da tracker esse lance da barra estabilizadora e surgiu a dúvida... será que não dá só para soltar a porca das bieletas e deixar a barra desconectada quando for pra uma trilha e depois reinstalar?
Teoricamente sim!!! Na prática..kkk acho q fiquei uma hora para colocar um dos lados da bieleta sozinho.. a barra fica meio forçada pela susp. não estar na posição original e é esso de colocar no lugar, mesmo usando um macaquinho jacaré para ajudar.. então acho q na prática não vai ser tão fácil ficar colocando e tirando.. o ideal era um par de bieletas parrudas e mais compridas uns 4 cm +/-.. de outro carro parece q tem da hilux ou civic, mas são mais frágeis..
[ ]
Angelo RJ
24/03/2014, 09:26
Olá Chuva,
O ELisson me disse que vc tem um topico muito bom sobre aumento da altura do GV/tracker.
Explico:
Pensei em colocar o lift 2 mais os pneus 235/70/16 , porem, pensando um pouco melhor, acho que para mim, que não vou fazer trilhas, apenas passeios por estradas ruins, e tenho uma mãe idosa, que pode ter muita dificuldade em subir e descer do carro, o Lift 1 seria mais indicado.
Entao, conversando com o ELisson, o mesmo me disse que colocou pneus 225/70/16 sem fazer Lift no carro.
O meu temor é que fazendo isso, e com o carro cheio, pois costumo viajar com a família , faça com com que os pneus batam na lataria do carro.
Nesse caso, ou seja, optando por pneus 225/70/16, eu teria que colocar calços no carro para não bater ?
Em caso positivo aonde posso encontrar esses calços ?
agradeço.
abs
mas.marco
24/03/2014, 09:34
Pneus perfil 70
Calços de 1 polegada.
NADA mais a alterar.
Os calços você faz num torneiro, com o gabarito fornecido pelo forista NEWTON, disponibilizado aqui mesmo.
Ganha um pouco de altura (muito útil), não perde o conforto e não atrapalha em nada a entrada/saída de pessoas ao veículo.
Oi Angelo,
Nesse tópico aqui tem bastante coisa.. e mais um pouco.. de uma lida que vai tirar muitas de suas duvidas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro.html
Sobre o pneu, eu só testei o 235 70 16 e fiz diversos ajustes, conforme tópico acima. As outras medidas testadas na tabela do tópico eu não testei na prática. Apenas coletei informações de diversos tópicos e montei esse resumão, mas como a parte dessa tabela, na minha receita, bateu com o feedback de muitos, a medida de pneu que quer colocar deve estar dentro das consequências dessa mesma tabela.
Sobre o lift, a altura entre 1 ou 2 polegadas não muda muito estética ou dificuldades para se subir no carro. o pneu q dá uma altura a mais tb no carro e vai fazer perfazer tudo uns 10cm a mais, o q tb não acho muito. Mas não sou muito parâmetro pq tenho 1,80 de altura e na minha casa todo mundo é grande.. Se vai fazer já faz o de 2 pol e seja feliz. 1 pol restringe muitos pneus.
) Aumentando a altura, largura e aderência dos Pneus:
4.1) Medidas:
Originais: 225 e 235/60/16 = 27,1 : 67,64cm altura.
Opções: Altura(cm): Necessário: Consequência:
215/70/16 = 27,9 70,74 - Muda pouco, apenas estético
225/70/16 = 28,4 72,14 - Pega às vezes no fim de curso
215/80/16 = 29,5 75,04 Lift 2" Não pega em nada, mas pneu estreito
225/75/16 = 29,3 74,39 Lift 2" Pega na longarina
* 235/70/16 = 29,0 73,54 Lift 2" Não pega em nada (IDEAL)
235/75/16 = 29,9 75,89 Lift 2" + BodyLift 2" Não pega em nada mas mais caro
245/70/16 = 29,5 74,94 Lift 2" Pega muito na longarina
255/70/16 = 30,1 76,34 Lift 2" + BodyLift 2" + diversos ajustes
235/85/16 = NO-WAY 80,59
* pega so um pouco nas longarinas ao se estercar tudo, mas nada critico e ignorável.
Alexandre Mello
24/03/2014, 09:44
Pessoal,
Como tenho dito aqui (enchendo o saco de vcs com esse assunto) estava pensando em colocar o lift 2, porém, pensando um pouco mais, minha mae tem 90 anos e com as dificuldades da idade fica difícil subir em carros altos, além do mais não uso o carro para trilhas e sim para enfrentar estradas de terra ruins e subidas mais fortes.
Sendo assim pensei em colocar o lift 1 e pneus mais altos, isso já me atenderia bem. Sendo assim pergunto:
1 - Se eu colocar o lift 1 posso colocar pneus A/T 235/70/16 , sem precisar mexer em mais nada ?
2 - Com o lift 1 eu poderia colocar pneus 225/70/16 ??? Ou seja, pneus mais estreitos. Ficaria ruim ?
obrigado.
Angelo, fica tranquilo... Pode postar suas dúvidas a vontade por aqui... No que puder lhe ajudar, estou a disposição.
Conforme conversa com alguns mecânicos especializados em veículos Suzuki, pois Tracker é um Grand Vitara G II, Calços de 1" na Suspensão cabe 235/70 R16 sem raspar nos paralamas, desde que você não circule com a TK lotada, com 3 pessoas atrás ou porta malas muito cheio.
Calços de 2" seria para garantir que mesmo a TK lotada com 5 pessoas e porta malas cheio, os pneus não raspem nos paralamas.
Quanto aos pneus 225/70 R16, particularmente acho essa medida muito estreita. Devido ao uso que faço da TK, pedi ao Mecânico que retirasse as Bieletas e a Barra Estabilizadora, então para garantir estabilidade, no meu caso 225/70 R16 nem pensar.
Se teu uso de 4x4 é muito reduzido e circula por estradas de terra de pouca dificuldade, aconselho você a NÃO mexer na suspensão, manter os pneus na medida ORIGINAL, trocando apenas os pneus H/T por pneus A/T Yokohama, BFGoodrich, Toyo, Firestone, etc. Instalando como acessório APENAS Proteções Inferiores, para proteger o Diferencial Dianteiro, cuja caixa é de alumínio, Cardã Dianteiro, Carter e Caixa de Transmissão / Redução.
Mexer na Suspensão como citei em outros Posts trará problemas inevitáveis na Cambagem e no Alinhamento.
Analise com muita cautela se você precisa realmente de pneus maiores.
Angelo RJ
24/03/2014, 09:55
Pneus perfil 70
Calços de 1 polegada.
NADA mais a alterar.
Os calços você faz num torneiro, com o gabarito fornecido pelo forista NEWTON, disponibilizado aqui mesmo.
Ganha um pouco de altura (muito útil), não perde o conforto e não atrapalha em nada a entrada/saída de pessoas ao veículo.
Ok Marco.
Mas esses calços vendem na RC4x4 ou na Alternativa 4x4 ?
Quantos calços eu devo comprar ?
Esses calços é o que se chama de Lift 1 ???
Alexandre Mello
24/03/2014, 09:55
Teoricamente sim!!! Na prática..kkk acho q fiquei uma hora para colocar um dos lados da bieleta sozinho.. a barra fica meio forçada pela susp. não estar na posição original e é esso de colocar no lugar, mesmo usando um macaquinho jacaré para ajudar.. então acho q na prática não vai ser tão fácil ficar colocando e tirando.. o ideal era um par de bieletas parrudas e mais compridas uns 4 cm +/-.. de outro carro parece q tem da hilux ou civic, mas são mais frágeis..
[ ]
Chuva, tudo tranquilo?
Não tive a oportunidade ainda de conhecê-lo pessoalmente, mas notei que o mesmo assim como eu tem o mesmo espírito aventureiro quando coloca a TK na terra.
O colega Angelo do RJ está com uma série de dúvidas e o mesmo segundo consegui entender, faz pouco uso em estradas ruins, então desaconselho ele a mexer na suspensão, pois nunca mais consegui ajustar cambagem e alinhamento na TK.
Desisti de ter uma Tracker urbana, tanto que além do Lift 2" Calços na Suspensão (Alternativa 4x4), foram instalados Rock Sliders nas Laterais e Proteções Inferiores (MXV Tecnlogia Off Road), Rádio VHF Yaesu Fixo, com Antena de 1,20 M, nada discreta e mês que vem será a vez dos Parachoques Dianteiro e Traseiro em Ferro (Daniel Simon).
Angelo, o Chuva é um dos colegas aqui do Fórum que curte mexer na TK dele ao estilo "Home Made". Já peguei algumas dicas com ele via MP. O problema de começar a mexer (veja meu exemplo) é que você irá começar e futuramente aos poucos, quando der conta, o carro estará muito modificado... A tentação é grande...
Angelo RJ
24/03/2014, 10:01
Angelo, fica tranquilo... Pode postar suas dúvidas a vontade por aqui... No que puder lhe ajudar, estou a disposição.
Conforme conversa com alguns mecânicos especializados em veículos Suzuki, pois Tracker é um Grand Vitara G II, Calços de 1" na Suspensão cabe 235/70 R16 sem raspar nos paralamas, desde que você não circule com a TK lotada, com 3 pessoas atrás ou porta malas muito cheio.
Calços de 2" seria para garantir que mesmo a TK lotada com 5 pessoas e porta malas cheio, os pneus não raspem nos paralamas.
Quanto aos pneus 225/70 R16, particularmente acho essa medida muito estreita. Devido ao uso que faço da TK, pedi ao Mecânico que retirasse as Bieletas e a Barra Estabilizadora, então para garantir estabilidade, no meu caso 225/70 R16 nem pensar.
Se teu uso de 4x4 é muito reduzido e circula por estradas de terra de pouca dificuldade, aconselho você a NÃO mexer na suspensão, manter os pneus na medida ORIGINAL, trocando apenas os pneus H/T por pneus A/T Yokohama, BFGoodrich, Toyo, Firestone, etc. Instalando como acessório APENAS Proteções Inferiores, para proteger o Diferencial Dianteiro, cuja caixa é de alumínio, Cardã Dianteiro, Carter e Caixa de Transmissão / Redução.
Mexer na Suspensão como citei em outros Posts trará problemas inevitáveis na Cambagem e no Alinhamento.
Analise com muita cautela se você precisa realmente de pneus maiores.
Olá Alexandre,
Pois é, a gente acha que não precisa, mas como sempre acabo indo para lugares de acesso muito ruim (sou biólogo e trabalho em áreas de Mata Atlântica, onde geralmente pra chegar é bem complicado) acho o GV baixo, até porque já tive JPX e Bandeirante, e a altura deles fazia uma boa direrença para certos terrenos.
Então, de repente, calços de 1 polegada mais pneus 70 (pode ser ser 225 ou 235) pode resolver esses problemas.
Abs
Oi Alexandre, tranquilo!!
Então, cada um tem uma receita que fez no carro. Eu aprendi muito lendo e coletando informações sobre a linha de ajustes que queria fazer no meu carro e deu certo! Alguns ajustes aqui, outros ali, mas foi tudo muito tranquilo. Nosso carro é lego!! kkk
Não sei se tenho sorte ou cuidado, mas brinco de vez em quando e dou umas forçadinhas no carro, mas nada que sua parrudez não aguente originalmente. Meu carro nunca quebrou, não samba, nunca estourou bieletas, homocineticas, não faz barulho e os ajustes de cambagem e alinhamento eu fiz na garagem, por incrível que pareça. O carro tá alinhadinho. Até o pneu mud na estrada a 120 por hora está alinhadinho. Tirei esse final de semana alias as rodas pra pintar e aproveitei e fiz rodizio. Os pneus estão todos iguais com 15kkm. Esses pneus costumam fazer o carro sambar bem e eu senti isso logo ao coloca-los. Mas detalhe resolvido com os alargadores avm nas 4 rodas.
Na cambagem, que acho o mais chato, acho que minha sorte foi no famigerado amortecedor off-shox (q todos dizem dar problema mas ate hj os meus estão ok - tks god!! kkk), que tem o ajuste serrilhado. Os ajustes com oblongo com ou sem solda ou parafuso cam12 sei que dificulta o ajuste e fica saindo.
Pro carro original do nosso amigo Angelo aparentemente ele está com medo de uma altura excessiva do carro. Eu particularmente acho q o lift deveria ser original de fabrica e acho a altura final de 2 pol ideal, nem muito alta, nem tão baixa quanto o original, de tão interessante que o carro fica, mas gosto é gosto.
Angelo, antes de fazer qquer coisa, faça como o amigo Alexandre disse, de uma estudada, avalie bem e principalmente, se puder: de uma volta em algum carro igual ao seu que tenha o lift de 1 ou 2 pol. De uma olhada por baixo do carro e teste antes de fazer. Eu fiz isso e depois de ver um lift de 2 pol na trilha eu decidi fazer tb. Só faço trilhas leves e passeios que dão uma forçadinha no carro (esse fds eu fui pra cananeia com a familia e passei em uns lugares q carro normal ou mais baixo não passa) e o carro não me deixou na mão, apesar de não ter guincho e/ou bloqueio traseiro. Na dificuldade mais punk sempre estive com camaradas que me puxaram.
[ ]s
456113
LFC,
Fiquei curioso... Qual o segredo das Bieletas?
Desisti delas devido a quebras constantes. Não duravam nem 5.000 Km. Você costuma andar muito por Estradas de Terra muito esburacadas ou com erosões?
O "segredo" foi baixar a barra com o auxílio de calços. Está tudo descrito no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105850-mais-um-tracker-para-trilhas.html
Post nº 7.
Fiz algumas trilhas, umas não muito simples, e já rodei quase 10 mil km com elas lá sem problemas.
Minha sugestão para vc é fazer o lift de 2 polegadas logo, colocar uns pneus bons e se divertir. Eu tenho rodado muito no asfalto, carro cheio ou vazio, BR 40, serras, curvas, e o carro está muito confortável. Até a mulher está elogiando. O meu pai, de 89 anos, tb elogiou, embora para entrar não seja muito fácil pq o meu carro está bem alto. Vc rodando por aí em Miguel Pereira logo estará querendo fazer trilhas e passeios mais radicais. Na primeira atolada ou no primeiro sufoco com o carro original vai lembrar do que estou escrevendo aqui.
Mas cada um decide o que é melhor, inclusive pq há riscos, certo?
Abs,
LFC
Angelo RJ
24/03/2014, 11:51
Perfeito LFC. Sempre há riscos.
Por isso, penso que o Lift1 com pneus maiores e mistos, o carro já vai ficar melhor (e mais alto) para essas situações.
Caso eu decida por essa configuração, preciso saber onde achar o Kit para levantar a suspensao em 1 polegada. Será que consigo achar na RC4x4 e/ou Alternativa ?
Ivo Paris
24/03/2014, 12:37
Olá
No meu Grand Vitara, coloquei apenas uma mola maior e mais reforçada e amortecedores da alternativa 4x4 na traseira, sem calços, e instalei os pneus 225 70 Hankook dynapro ATM.
Ficou mais firme e a traseira não pega mais quando o carro está carregado. Ganhou um pouco de altura, suficiente para os passeios que faço e não tem o risco de quebrar bieletas ou forçar as homocinéticas.
A dianteira ainda está original, está um pouco mais baixa que a traseira, mas quase não se percebe.
Talvez eu coloque calços de 1 polegada na frente mais adiante.
Ivo
S Carlos
456133
Angelo RJ
24/03/2014, 13:27
Olá
No meu Grand Vitara, coloquei apenas uma mola maior e mais reforçada e amortecedores da alternativa 4x4 na traseira, sem calços, e instalei os pneus 225 70 Hankook dynapro ATM.
Ficou mais firme e a traseira não pega mais quando o carro está carregado. Ganhou um pouco de altura, suficiente para os passeios que faço e não tem o risco de quebrar bieletas ou forçar as homocinéticas.
A dianteira ainda está original, está um pouco mais baixa que a traseira, mas quase não se percebe.
Talvez eu coloque calços de 1 polegada na frente mais adiante.
Ivo
S Carlos
456133
Muito bom Ivo. Acho que estou tendendo para uma configuração como essa.
Quais as molas que voce colocou na traseira ?
Os amortecedores são originais ?
E os pneus são bons para asfalto e terra ?
abs
Perfeito LFC. Sempre há riscos.
Por isso, penso que o Lift1 com pneus maiores e mistos, o carro já vai ficar melhor (e mais alto) para essas situações.
Caso eu decida por essa configuração, preciso saber onde achar o Kit para levantar a suspensao em 1 polegada. Será que consigo achar na RC4x4 e/ou Alternativa ?
Já usei e não gosto do lift de 1 polegada. Veio no carro quando comprei. É feito com calços nas molas. Até aí tudo bem. Mas o ponto fraco da suspensão do Tracker, na minha opinião, está nos amortecedores traseiros. Levantando a suspensão com os calços de 2 polegadas, melhor ainda se for com as molas mais firmes do Opala, o carro fica muito bom. Eu acho que o meu carro ficou mais seguro do que quando eu o comprei.
Abs,
LFC
Angelo RJ
26/03/2014, 08:10
Já usei e não gosto do lift de 1 polegada. Veio no carro quando comprei. É feito com calços nas molas. Até aí tudo bem. Mas o ponto fraco da suspensão do Tracker, na minha opinião, está nos amortecedores traseiros. Levantando a suspensão com os calços de 2 polegadas, melhor ainda se for com as molas mais firmes do Opala, o carro fica muito bom. Eu acho que o meu carro ficou mais seguro do que quando eu o comprei.
Abs,
LFC
Pois é LFC,
estou pensando em colocar apenas pneus 225/70/16 (mais altos e mais estreitos que os originais) e ver como fica o carro.
Agora, se por acaso, os pneus começarem a raspar, terei que mexer na suspensão. Aí, nesse caso, talvez tenho que colocar molas maiores, não sei ao certo.
Ps: Tem alguns colegas aqui do Forum que colocaram apenas os pneus mais altos (225/70/16) e não precisaram mexer na suspensão.
abs
Pois é LFC,
estou pensando em colocar apenas pneus 225/70/16 (mais altos e mais estreitos que os originais) e ver como fica o carro.
Agora, se por acaso, os pneus começarem a raspar, terei que mexer na suspensão. Aí, nesse caso, talvez tenho que colocar molas maiores, não sei ao certo.
Ps: Tem alguns colegas aqui do Forum que colocaram apenas os pneus mais altos (225/70/16) e não precisaram mexer na suspensão.
abs
Vai ficar mais bonito e vai subir o carro em relação ao solo +/- 1,7cm.
Abs,
LFC
Angelo RJ
26/03/2014, 13:02
Vai ficar mais bonito e vai subir o carro em relação ao solo +/- 1,7cm.
Abs,
LFC
Só vai subir isso ??? Isso colocando apenas os pneus ?
E se eu também colocar aquelas molas que são vendidas na RC4x4, com uma polega a mais, o carro vai subir mais ?
abs
Só vai subir isso ??? Isso colocando apenas os pneus ?
E se eu também colocar aquelas molas que são vendidas na RC4x4, com uma polega a mais, o carro vai subir mais ?
abs
Se vc só vai trocar os pneus, sobe só isso. As molas maiores não aumentam a altura em relação ao solo no eixo traseiro. No eixo dianteiro, molas maiores sobem o carro alguma coisa em relação ao solo. A conta eu fiz comparando com os pneus 215/65 r 16 (que deve ser o original do seu carro) e com o 235/60 r 16 (original do Tracker/GV 4 portas).
Abs,
LFC
Angelo RJ
26/03/2014, 20:45
Meu carro é um grand vitara 99, 4 portas. Os pneus são 235/60/16. Então para levantar mais que aqueles 1,7cm só com o lift mesmo, certo?
Meu carro é um grand vitara 99, 4 portas. Os pneus são 235/60/16. Então para levantar mais que aqueles 1,7cm só com o lift mesmo, certo?
Lift + pneus maiores.
Abs,
LFC
Angelo RJ
27/03/2014, 11:23
Lift + pneus maiores.
Abs,
LFC
LFC,
No seu carro vc colocou o Lift 2 da RC4x4 + amortecedores traseiros do opala ?
Não mexeu nas molas traseiras ?
Comprei ontem da RC4x4 a parte dianteira do kit mantendo molas e amortecedores originais; pra traseira serão os GBL1024 + mola com 2,5 polegadas vendida na RC. Queria saber o tamanho do rasgo no furo superior do amortecedor dianteiro pra acertar a cambagem. Próxima semana instalo e posto fotos.
LFC,
No seu carro vc colocou o Lift 2 da RC4x4 + amortecedores traseiros do opala ?
Não mexeu nas molas traseiras ?
Tudo sobre o meu carro, atualizado, está aqui:
Inclusive na parte final eu mostro que alterei os calços da frente e coloquei um novo calço para as molas traseiras, pois as molas do Opala não ficam bem centralizadas. Os amortecedores são da Suprema e não do Opala.
Abs,
LFC
Comprei ontem da RC4x4 a parte dianteira do kit mantendo molas e amortecedores originais; pra traseira serão os GBL1024 + mola com 2,5 polegadas vendida na RC. Queria saber o tamanho do rasgo no furo superior do amortecedor dianteiro pra acertar a cambagem. Próxima semana instalo e posto fotos.
Segue o manual.
Abs,
LFC
Segue o manual.
Abs,
LFC
Obrigado, LFC. Vou entregar mastigado pro mecânico.
Abraço.
alguem ai usa aquelas molas com 1 polegada a mais? o carro fica mais macio? que amortecedores colocaram?
Abraços
alguem instalou esse kit no Vitara? tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/index.asp?item=conteudo&codmenu=8336)
Abraços
Complementando o Post anterior...
Como nem tudo são flores, em 1 ano troquei 3 vezes os Terminais de Direção e 2 vezes os Braços Axiais, além de ter arrancado definitivamente as Bieletas, pois eram as peças do conjunto da suspensão que mais arrebentavam. Outro problema é que perdi a conta de em quantos Centros Automotivos tentei acertar no Alinhamento e Cambagem da Tracker depois do Lift. A Barra Estabilizadora praticamente perdeu sua função.
Infelizmente, essa solução de Calços na Suspensão desgasta demais a Tracker. Segundo conversa com 2 bons mecânicos em Suzuki, o Leandro (Alternativa 4x4) e Daniel Simon, quebras das Bieletas, perda da função da Barra Estabilizadora e quebras dos Terminais de Direção e Braços Axiais são comuns.
Existem soluções mais arrojadas, com troca de Molas e Amortecedores, de fabricantes como Iron Man 4x4, Bilstein, Off Shox, mas estas soluções são excessivamente caras.
Existe também uma que é incrível, desenvolvida pelo Daniel Simon que eleva a Tracker em 7" (3" Suspension Lift + 4" Body Lift), possibilitando instalar pneus até 265/75 R16, mas esta solução substitui praticamente todos os componentes originais da suspensão da Tracker, além de custar muito caro.
Daniel Simon tem esta solução no Grand Vitara G II 5P 6 Cilindros 2.5 Litros Automático dele. Bonito de se ver e dá até vontade de fazer, mas custa muito caro.
Alguem vende esse kit? Procurei e não achei!
abs
Alexandre Mello
07/04/2014, 08:17
kn0b,
Qual deles? O Kit de Suspensão 2" é vendido aqui em SP pela Alternativa 4x4, RC 4x4, Gama 4x4 e 4WG. Essas são as oficinas que conheço que trabalham com o Kit de Suspensão 2" (Calços nas Molas).
Tem também o Kit de Suspensão de Carroceria (Body Lift) também de 2" que a Alternativa 4x4 e a RC 4x4 também fornecem.
Essas são as "Soluções Básicas". Existem Kits de Suspensão por Molas e Amortecedores Especiais. Essa solução é muito, muito mais cara.
Quanto ao "Lift Ignorante" de 7" para Gran Vitara / Tracker, esse apenas o Daniel Simon tem fabricado e instalado aqui em SP.
Na dúvida sobre qual o mesmo estava interessado, citei resumidamente todos os que conheço aqui em "Sampa".
Angelo RJ
07/04/2014, 08:26
Pessoal,
colocando Lift 1 (calços ou molas reforçadas) + pneus mais altos (225/70/16) , o carro fica mais alto que o original, certo ?
Colocando muito peso atrás, a traseira vai ficar muito baixa ou essas molas reforçadas (com 1 polegada a mais) vai impedir que o carro fico muito baixo ?
abs
Alexandre Mello
07/04/2014, 09:05
Angelo,
Sábado participei de um evento juntamente com os camaradas do grupo ao qual faço parte, em comemoração ao "Dia do Jipeiro", onde fizemos um Passeio Leve por Estradas de Terra Rurais, parando em um "Playground Off Road" para quem quisesse se aventurar um pouco mais.
Haviam 2 Tracker com Lift Suspensão 2" (Calços) e Pneus 235/70 R16 BFGoodrich All Terrain. Com esta configuração, mesmo brincando em trechos mais radicais no "Playground Off Road", os pneus não raspam em nada no carro, sem necessidade de uso de Espaçadores de Roda.
Se vai mesmo mexer na Suspensão, parte logo para Calços de 2", pois a estabilidade do 235/70 R16 tanto na terra como no asfalto é praticamente a mesma dos originais 235/60 R16, com a diferença de que o carro fica bem mais adequado ao uso em off road.
Um dos Tracker estava com Guincho Elétrico 10.000 Libras e Parachoque de Ferro na Dianteira e não pega nada com essa configuração. Com 1" os Pneus ficam muito próximos aos Paralamas, raspando internamente em alguns trechos acidentados, onde a suspensão trabalhe mais.
Angelo RJ
07/04/2014, 09:39
Angelo,
Sábado participei de um evento juntamente com os camaradas do grupo ao qual faço parte, em comemoração ao "Dia do Jipeiro", onde fizemos um Passeio Leve por Estradas de Terra Rurais, parando em um "Playground Off Road" para quem quisesse se aventurar um pouco mais.
Haviam 2 Tracker com Lift Suspensão 2" (Calços) e Pneus 235/70 R16 BFGoodrich All Terrain. Com esta configuração, mesmo brincando em trechos mais radicais no "Playground Off Road", os pneus não raspam em nada no carro, sem necessidade de uso de Espaçadores de Roda.
Se vai mesmo mexer na Suspensão, parte logo para Calços de 2", pois a estabilidade do 235/70 R16 tanto na terra como no asfalto é praticamente a mesma dos originais 235/60 R16, com a diferença de que o carro fica bem mais adequado ao uso em off road.
Um dos Tracker estava com Guincho Elétrico 10.000 Libras e Parachoque de Ferro na Dianteira e não pega nada com essa configuração. Com 1" os Pneus ficam muito próximos aos Paralamas, raspando internamente em alguns trechos acidentados, onde a suspensão trabalhe mais.
Pois é Alexandre, mas o carro atende a toda família, e minha mãe já tem 90 anos, então se o carro ficar muito alto vai ficar ruim para ela subir e descer do mesmo.
Eu só queria aumentar um pouco a altura dele do solo, colocar pneus mistos e as proteções. Acho que isso já me atenderia.
Quanto a questão do pneu raspar (com lift 1) , tem um colega nosso que usa prolongadores do batedor e acho que isso resolve ou ameniza o problema.
Alexandre Mello
07/04/2014, 09:53
Angelo,
A diferença de altura para subir no veículo não é tão grande assim. Por coincidência, minha avó tem 89 anos, 1 a menos que sua mãe, e consegue subir no carro com as 2" de Lift na Suspensão.
O Grand Vitara G II fica "Ignorante" em relação a altura no caso do Suspension Lift 2" + Body Lift 2" e com pneus acima de 235/70 R16.
Tenho um colega com essa configuração (2" Suspension + 2" Body) e pneus 245/75 R16 BFGoodrich Mud Terrain T/A KM2. Nesta configuração sim o GV GII fica "monstruoso" em relação a configuração original.
Angelo RJ
07/04/2014, 10:26
Pois é Alexandre ......mas o lift 2 tem também o problema de forçar a bieletas.
Enfim, to pesquisando com calma para fazer a coisa certa.
Chegou o kit da RC. Calços e espaçadores dianteiros; molas RC (vem sem etiqueta do modelo)+ GBL1024 para a traseira. Amanhã vou instalar.
Angelo RJ
08/04/2014, 07:37
Chegou o kit da RC. Calços e espaçadores dianteiros; molas RC (vem sem etiqueta do modelo)+ GBL1024 para a traseira. Amanhã vou instalar.
Ola Digão,
Esse é o Kit do Lift de 2 polegadas ??
Qual o valor que voce pagou ?
Parabéns !
Sim amigo, 2 polegadas. O kit dianteiro da RC como na foto, mais molas e amortecedores traseiros, e o tal espaçador do batente traseiro, ficou por volta de R$ 900, não lembro exatamente.
Instalei hoje e a parte dianteira deu trabalho pra mim e pro mecânico, simplesmente porque o manual fornecido pela RC é ridículo e não diz como instalar o espaçador do batente do amortecedor dianteiro. Sobraram os espaçadores do batente traseiro, pois não descobrimos como instalar. Foi colocada mola maior e amortecedor de suprema, com olhal já adaptado na RC - plug and play. O mecânico não encontrou encaixe pra esses dois espaçadores dos batentes traseiro, que são dois cilindros de alumínio com prisioneiro no meio. Como coloquei amortecedor maior, preferi deixar essas peças de fora pra descobrir como vai ser. Se alguém souber favor me diga.
Ainda não troquei os pneus. O carro subiu cerca de 5 centímetros medidos dos paralamas ao solo. Achei estranho que as suspensões do lado esquerdo estão com 82cm, e as do lado direito com 80cm. Medi no plano após deixar os quatro pneus com 28 libras. É normal essa diferença entre os lados?
Removi a barra estabilizadora pois mandei fazer calços de 1 polegada para tentar poupar um pouco as novas bieletas. As originais estavam com as borrachas rasgadas e comprei as do civic até 2000 que são do mesmo tamanho da Tracker, por R$ 22 cada. Rodei uns 20 quilômetros hoje sem a barra e vejo que tenho que colocar de volta. Alguns dizem não sentir diferença, mas pra mim foi bem sensível, principalmente em curvas sucessivas contrárias em "S", onde dá pra sentir a frente meio boba por falta de sincronia entre os dois amortecedores. Amanhã pego os calços e reinstalo a barra.
Foram feitos os rasgos nos furos superiores dos amortecedores dianteiros para pegar cambagem. Feito no torno com 18mm e zerou a cambagem.
Amanhã instalo os BF 235/70 e passo o report.
Seguem algumas fotos.
Abs,
Rodrigo.
Ola Digão,
Esse é o Kit do Lift de 2 polegadas ??
Qual o valor que voce pagou ?
Parabéns !
mas.marco
10/04/2014, 17:54
Sim amigo, 2 polegadas. O kit dianteiro da RC como na foto, mais molas e amortecedores traseiros, e o tal espaçador do batente traseiro, ficou por volta de R$ 900, não lembro exatamente.
Instalei hoje e a parte dianteira deu trabalho pra mim e pro mecânico, simplesmente porque o manual fornecido pela RC é ridículo e não diz como instalar o espaçador do batente do amortecedor dianteiro. Sobraram os espaçadores do batente traseiro, pois não descobrimos como instalar. Foi colocada mola maior e amortecedor de suprema, com olhal já adaptado na RC - plug and play. O mecânico não encontrou encaixe pra esses dois espaçadores dos batentes traseiro, que são dois cilindros de alumínio com prisioneiro no meio. Como coloquei amortecedor maior, preferi deixar essas peças de fora pra descobrir como vai ser. Se alguém souber favor me diga.
Rodrigo.
Por isso que recomendo: RC4x4 NUNCA mais.
Empresa que 'espera' que o cliente não reclame e aceite que é entregue. Se colar, colou.
Tudo feito nas coxas. Sem qualquer atenção ao consumidor. Ridículo é pouco amigo.
Bom pessoas, não vim aqui defender ninguém ou reclamar, pq tive praticamente poucos problemas com o kit.
Apenas vou dizer uma coisa: esse seu mecânico é muito ruim tb né? Pela mor..
Eu mal sabia pra que servia uma homocinética e me meti a fazer o lift na garagem. O manual do kit realmente é uma lástima, mas dá para seguir sim. Quem entende de mecânica não sofreria. Eu fui seguindo por partes e consegui fazer tudo, mesmo sem ferramentas ideais, MODÉSTIA A PARTE! A parte mais difícil foi retirar a cupilha dos dois lados do eixo dianteiro..
O resto, é meio intuitivo, vai.. sem comentários se o cara apanhou pra fazer.. troque de mecânico!!! kkk
Por favor não me leve a mal e não se ofenda. Mas acho q escrevo por muitos.. O Rodrigo tem seus problemas sim, como todos nós, mas o kit é tranquilo de instalar!
Recomendo vc colocar os batentes dos amortecedores traseiros... esses cilindros de alumínio.. Tb pensei, pensei e desencanei até ter a ideia de tirar as borrachas desrosqueando-as, como parafusos. Os cilindros ficam entre as borrachas e o carro. Vc afrouxa com um martelo e chavona de fenda.. e aperta da mesma forma.. Eles servem pra mola não sair voando caso desencaixem de alguma forma de grande abertura.
Veja aqui os meus passos e mostre pro seu "mecânico"! Eu trabalho com informática e antes da Tracker nunca tinha sujado muito a mão de graxa, a não ser pra ver o nível do oleo do carro! kkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-4.html
Sobre as bieletas e barra eu instalei, já fiz muita coisa "ABSurda" com o carro e nunca estouraram. Sorte ou montagem, não sei, mas tão lá, originais. Deixei pra ver se estouraria.. até hj nada.. foi difícil de por, só com macaco, mas tão lá, forçadas. Recomendo a barra justamente pelos sintomas que mencionou.
Sobre os rasgos oblongos dos amortecedores dianteiros é importante vc SOLDAR a brincadeira, senão todos dizem que fica saindo a cambagem. Eu não passei por essa parte, mas eu soldaria.
Parabéns pela brincadeira e boa sorte!
[ ]s
mas.marco
10/04/2014, 19:30
Chuva, existe uma LEI que determina que produtos fabricados aqui no brasil, possuam manual de instalação/aplicação.
Existem categorias de produtos... não sei listar quais são.
NINGUÉM é obrigado a aventurar-se instalando um botão sequer no painel sem a orientação básica.
Quem o faz, o faz por conta e risco. E a partir do momento em que um produto é fabricado aqui e comercializado, das três, uma (ou duas concomitantemente): ou o fornecedor oferta uma mão de obra qualificada para realizar a tarefa; ou o cliente contrata um profissional terceirizado (mesmo que não licenciado pelo fornecedor) ou, ainda, executa por sua conta e risco.
Indo um pouquinho mais além... deve ter em estoque, por até 5 anos, peças de reposição. E não simplesmente dizer que não fabrica mais.
Somos muito passivos... às vezes.
Não adianta... vou reclamar até meus 96 anos.:freaking:
ahaha
kkkkkkk. vc esta certo, principalmente pela questão das peças de reposição, mas todo fabricante faz isso.. muitos não dão o suporte pos venda, isso é fato.. pelo menos pra mim, que o conheci levando o meu carro lá, eu sempre fui bem tratado..
Não sei cara, tive uma super boa impressão ao vivo do Rodrigo. Não é o tipo de cara que eu atropelaria na rua... kkk Eu faria isso tranquilamente com o Lula, a Dilma, o Paulinho da Força, Ricardo Levandowiski.. e outros desse naipe..
Olha só: arrumei um puta celular da sony, muito power e bom msm.. mas o infeliz é tudo de vidro! A SONY simplesmente não troca a peça na garantia.. simplesmente tem q se pagar.. ou seja, que raio de garantia é essa? e pq o vidro indestrutível, a prova dágua e tal quebra tão facilmente? É um fabricante internacional e tb fere muitas regras de comercio.. simples assim.. lá fora a coisa pode ser diferente, mas tb acho q o povo brasileiro é muito peixe morto..
Vamos montar uma tropa de elite, clan ou algo do genero? Acima de 2 já dá pra fazer um estrago.. kkk
[ ]s
Bom pessoas, não vim aqui defender ninguém ou reclamar, pq tive praticamente poucos problemas com o kit.
Apenas vou dizer uma coisa: esse seu mecânico é muito ruim tb né? Pela mor..
Eu mal sabia pra que servia uma homocinética e me meti a fazer o lift na garagem. O manual do kit realmente é uma lástima, mas dá para seguir sim. Quem entende de mecânica não sofreria. Eu fui seguindo por partes e consegui fazer tudo, mesmo sem ferramentas ideais, MODÉSTIA A PARTE! A parte mais difícil foi retirar a cupilha dos dois lados do eixo dianteiro..
O resto, é meio intuitivo, vai.. sem comentários se o cara apanhou pra fazer.. troque de mecânico!!! kkk
Por favor não me leve a mal e não se ofenda. Mas acho q escrevo por muitos.. O Rodrigo tem seus problemas sim, como todos nós, mas o kit é tranquilo de instalar!
Recomendo vc colocar os batentes dos amortecedores traseiros... esses cilindros de alumínio.. Tb pensei, pensei e desencanei até ter a ideia de tirar as borrachas desrosqueando-as, como parafusos. Os cilindros ficam entre as borrachas e o carro. Vc afrouxa com um martelo e chavona de fenda.. e aperta da mesma forma.. Eles servem pra mola não sair voando caso desencaixem de alguma forma de grande abertura.
Veja aqui os meus passos e mostre pro seu "mecânico"! Eu trabalho com informática e antes da Tracker nunca tinha sujado muito a mão de graxa, a não ser pra ver o nível do oleo do carro! kkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-4.html
Sobre as bieletas e barra eu instalei, já fiz muita coisa "ABSurda" com o carro e nunca estouraram. Sorte ou montagem, não sei, mas tão lá, originais. Deixei pra ver se estouraria.. até hj nada.. foi difícil de por, só com macaco, mas tão lá, forçadas. Recomendo a barra justamente pelos sintomas que mencionou.
Sobre os rasgos oblongos dos amortecedores dianteiros é importante vc SOLDAR a brincadeira, senão todos dizem que fica saindo a cambagem. Eu não passei por essa parte, mas eu soldaria.
Parabéns pela brincadeira e boa sorte!
[ ]s
Oi Chuva, realmente o mecânico não era experiente. Na real ele é um alinhador que disse que faria o serviço. Como meu mecânico vive cheio e queria marcar pra duas semanas, topei com o cara. Ele tinha muito boa vontade, mas se bateu com algumas coisas, normal. Não questiono a qualidade do kit sem testar, pois aparentemente é coisa boa. Falei mal do manual de instruções, pois ele detalha coisas que qq mecânico sabe fazer como tirar a roda, soltar a mola, etc... mas não cita como instalar os batentes da suspensão dianteira e traseira, que são peças diferentes. Outra coisa que critico é o atendimento da RC, pois eles dificilmente estão disponíveis. Comprei deles em dois momentos: um protetor ano passado e o kit agora. Depois de muitas tentativas consegui ser atendido, mas fui bem atendido e postaram rápido.
Obrigado pela dica dos espaçadores, agora sim vou instalar...hehe.
Abraço.
mas.marco
11/04/2014, 11:14
pelo menos pra mim, que o conheci levando o meu carro lá, eu sempre fui bem tratado..
Não sei cara, tive uma super boa impressão ao vivo do Rodrigo.
Olha só: arrumei um puta celular da sony, muito power e bom msm.. mas o infeliz é tudo de vidro! A SONY simplesmente não troca a peça na garantia.. simplesmente tem q se pagar.. ou seja, que raio de garantia é essa? e pq o vidro indestrutível, a prova dágua e tal quebra tão facilmente? É um fabricante internacional e tb fere muitas regras de comercio.. simples assim.. lá fora a coisa pode ser diferente, mas tb acho q o povo brasileiro é muito peixe morto..
Vamos montar uma tropa de elite, clan ou algo do genero? Acima de 2 já dá pra fazer um estrago.. kkk
[ ]s
Pessoalmente tudo muda. Pq não sorrir se o cliente já está ali? Simples assim. Nem precisa entender de psicologia pra notar isso.
Se vai trabalhar, que trabalhe direito! Que tenha moral e ética no serviço prestado. Só isso. Senão será só mais um. E eu meto o pau mesmo. Mas a intenção é alertar outros consumidores. Só lembrando que não critico por dor de cotovelo. Tenho bases pra dizer e além, faço críticas construtivas. Não troquei um ou dois emails, foram alguns. Sempre relatando, ponderando e pontuando questões 'básicas' de atendimento ao cliente e sobre essa questão de 'deixar o cliente testar pra sabermos como será'.
Olha o tal do Daniel, de SP, o cara testa primeiro, 500 mil vezes, pra depois gabaritar e comercializar... Isso, pq nunca comprei nada no cara, nem serviço.
E voltando, à questão do kit: Se você NÃO tiver problemas com as molas, volte aqui pra avisar... e vamos ver quem mais se juntará ao 'clã'.
Aqui no RJ, das 4 pessoas que conheço, que compraram o 'kit' tiveram problemas. Coincidência ou 'sorte'?.
Até eu mesmo fui premiado com a bagunça, por 2 vezes!!!!!!!!!!
Demorou mas aprendi.
Desejo sucesso ao amigo, com o kit comprado.
Alexandre Mello
11/04/2014, 12:09
Novamente pegando "carona" neste Tópico, vou deixar minha opinião...
"mas.marco",
RC 4x4 e Alternativa 4x4 são duas Oficinas que comercializam esses Kit Lift 2" baseados em Calços na Suspensão, onde vendem apenas o Kit, ou então, Kit + Instalação.
Faço muitos serviços com o pessoal da Alternativa 4x4 e já fiz alguns serviços e adquiri peças com a RC 4x4. Pessoalmente, os caras são gente boa, conversam e são atenciosos. Após alguns serviços, cria-se um vínculo de camaradagem. Por telefone ou e-mail a coisa é diferente... Principalmente se o cliente nunca comprou ou efetuou algum serviço anterior com eles.
Adquiri e Instalei esse Kit Lift 2" baseado em Calços na Suspensão com o pessoal da Alternativa 4x4 há +/- 1 ano e meio. Nesse período, rodei pouco mais de 30 Mil Km com ele, fazendo diversos Passeios e algumas Expedições em terrenos bastante acidentados, não tendo nenhuma ocorrência de quebra do Kit. Faço também revisões e manutenções com os caras e já precisei reclamar de peças e serviços que deram problema, sempre me atenderam bem na garantia, sem cobrar a parte.
O problema ou a questão principal nesses Kit Lift 2" está na instalação dos mesmos... Os Mecânicos na Alternativa 4x4 ou na RC 4x4 instalam com facilidade, pois são especializados em veículos Suzuki. Quando a instalação é feita por eles, os caras dão garantia no Kit e nos Serviço de Instalação.
Quando o Kit é adquirido e a instalação fica por conta do cliente que adquiriu, os caras simplesmente não dão garantia alguma em relação as Peças do Kit, pois o serviço de Instalação não será executado por eles, dessa forma, se eximem de oferecer garantia, pois partem do princípio de que a Instalação poderá ser feita por pessoas que não possuem conhecimento para tal.
Desta forma, além de vender o Kit, os caras lucram também em cima da Instalação com Mão de Obra Especializada, o que custa em torno de 50% do Valor do Kit a mais sobre o preço do produto.
Daniel Simon trabalha de maneira diferente. Independente de conhecer ou não o cliente, ele utiliza de simpatia e atenção com todos. As soluções que ele desenvolve, também trabalha de modo diferente, não vendendo para que outros instalem, ou seja, tem que adquirir e instalar com ele.
MXV Tecnologia Off Road, outra Oficina que também já realizei alguns serviços, também trabalha do mesmo modo que o Daniel Simon, só vendem suas soluções instaladas por eles mesmo, não vendem os Kits Suspension ou Body sem a instalação.
Modificações em 4x4 não são tão simples quanto parecem. Algumas coisas conseguimos fazer em casa, mas a instalação de Kit Lift (Suspension / Body) tem que ser efetuada por Mecânicos Especializados em Veículos 4x4, que conheçam de Adaptações / Modificações.
No caso do colega "Digao" o mesmo foi sincero e confessou que o Mecânico que se dispôs a fazer a Instalação é especializado em Alinhamento / Balanceamento, ou seja, não é Mecânico Especializado em Veículos 4x4.
Quanto a questão do Atendimento ao Cliente que o mesmo levantou... Até eu que faço muitos serviços na Alternativa 4x4 digo que tem dias que os Mecânicos estão de bom humor e chego a ficar horas por lá, esperando a finalização do serviço... Tem dias que os caras mal me cumprimentam ou olham para minha cara... Não sou o único a notar e reclamar desse tipo de comportamento.
Se fazem isso com quem sempre faz serviços com eles, imagine o descaso as vezes com clientes que vão pela primeira vez... Realmente, um pouco de sorriso e simpatia com os clientes não faria mal, pelo contrário, ganhariam mais clientes satisfeitos.
Chega que já escrevi demais...
Abraços!
mas.marco
11/04/2014, 17:46
Simples: se não consegue prestar serviço 'à distância', limite-se ao presencial.
E vamos rodar com nossos bichinhos!
Coloquei os calços nas molas traseiras e notei uma singela melhora na dirigibilidade. Aquela rebolada erótica, acabou.
Tô estudando, ainda, amortecedores e molas maiores, pra acabar de vez com a gambiarra dos calços e prolongadores.
Angelo RJ
11/04/2014, 22:15
Simples: se não consegue prestar serviço 'à distância', limite-se ao presencial.
E vamos rodar com nossos bichinhos!
Coloquei os calços nas molas traseiras e notei uma singela melhora na dirigibilidade. Aquela rebolada erótica, acabou.
Tô estudando, ainda, amortecedores e molas maiores, pra acabar de vez com a gambiarra dos calços e prolongadores.
olá pessoal, aproveitando a experiência de vocês.....
Quero levantar meu GV um pouco, não pode ficar muito alto porque minha mãe tem 90 anos e ficaria difícil para ela subir e descer do carro. Não quero o carro para usar em trilhas, apenas para ficar mais apto para receber pneus maiores e para encarar estradas péssimas com a família.
Já li muito, já enchi o saco de muitos e depois de tanto ler sobre experiências das mais variadas, vou chegando a uma definição, baseada não só no que eu preciso mas também no que eu posso ($) fazer no momento. Sendo assim estou pensando em fazer a mesma configuração do colega Ivo, ou seja:
1- Colocar na traseira molas reforçadas com uma polegada a mais (alternativa 4x4)
2- Colocar na traseira amortecedores mais fortes (alternativa 4x4)
3 - Colocar pneus 225/70/16
4 - Instalar protetores inferiores
Acredito, baseado na experiência do colega Ivo, que com essa configuração o carro vai ficar um pouquinho mais alto e os pneus não devem esbarrar, mesmo com o carro cheio.
É uma boa decisão ?
Obs: Confesso que fiquei tentado com a dica de uma colega do fórum, que me disse para fazer o lift 2 colocando apenas 4 calços nas rodas, sem mexer em molas ou amortecedores. Os calços, de borracha, custam 110,00 os 4.
Ou seja seria um lift bem barato.
Mas não sei se o carro ficaria bom, não vejo quase ninguém fazendo isso por aqui.
abs
Ivo Paris
12/04/2014, 07:45
olá pessoal, aproveitando a experiência de vocês.....
Quero levantar meu GV um pouco, não pode ficar muito alto porque minha mãe tem 90 anos e ficaria difícil para ela subir e descer do carro. Não quero o carro para usar em trilhas, apenas para ficar mais apto para receber pneus maiores e para encarar estradas péssimas com a família.
Já li muito, já enchi o saco de muitos e depois de tanto ler sobre experiências das mais variadas, vou chegando a uma definição, baseada não só no que eu preciso mas também no que eu posso ($) fazer no momento. Sendo assim estou pensando em fazer a mesma configuração do colega Ivo, ou seja:
1- Colocar na traseira molas reforçadas com uma polegada a mais (alternativa 4x4)
2- Colocar na traseira amortecedores mais fortes (alternativa 4x4)
3 - Colocar pneus 225/70/16
4 - Instalar protetores inferiores
Acredito, baseado na experiência do colega Ivo, que com essa configuração o carro vai ficar um pouquinho mais alto e os pneus não devem esbarrar, mesmo com o carro cheio.
É uma boa decisão ?
Obs: Confesso que fiquei tentado com a dica de uma colega do fórum, que me disse para fazer o lift 2 colocando apenas 4 calços nas rodas, sem mexer em molas ou amortecedores. Os calços, de borracha, custam 110,00 os 4.
Ou seja seria um lift bem barato.
Mas não sei se o carro ficaria bom, não vejo quase ninguém fazendo isso por aqui.
abs
Como o nosso amigo disse. Esse kit ficou bem legal. A traseira do carro ficou muito mais firme e os 225/70 da Hankook nunca mais rasparam. Eu medi e parece que ficou uns 4cm mais alto.
A frente está ainda original mas agora estou pensando em fazer um calço a partir de um desenho que achei na internet, que deverá elevar um pouco a dianteira.
O calço tem cerca de 20mm, então acredito que nao será necessário mexer em mais nada.
Alguém já tentou o lift de 1" na frente?
dirceuximenes
13/04/2014, 08:11
Comprei meu kit na Sigma 4x4, era o kit da RC 4x4. O mecânico instalou muito rápido e deu tudo certo.
Angelo RJ
13/04/2014, 10:20
Comprei meu kit na Sigma 4x4, era o kit da RC 4x4. O mecânico instalou muito rápido e deu tudo certo.
Olá Dirceu,
Qual kit que você instalou ? Litf1 ou Lift 2 ? Traseira ou dianteira ?
abs
dirceuximenes
13/04/2014, 22:22
O de 2", frente e traseiro, a única coisa que fiz foi trocar a mangueira que vem no kit por uma de melhor qualidade
Angelo RJ
14/04/2014, 07:21
Olá Dirceu,
Fui lá no site da Sigma e vi que tem vários kits.
Comprando esse kit voce não precisou mexer em molas e amortecedores ?
Alexandre Mello
14/04/2014, 08:53
"dirceuximenes" é isto mesmo, o Kit da Sigma 4x4 é o mesmo da RC 4x4.
Os produtos / soluções desenvolvidas pelo Rodrigo são bastante comercializadas por outras Oficinas aqui em SP.
Os Parachoques de Ferro, por exemplo, são fabricados pela RC 4x4 e já os vi para venda e instalação na Alternativa 4x4, Sigma 4x4, Gama 4x4 e 4WG.
Fazer adaptações com Mecânico especializado em 4x4 é garantia de boa instalação.
Alexandre Mello
14/04/2014, 09:02
"Angelo RJ", esse final de semana estive fazendo uns serviços com o Daniel Simon...
Cara super gente boa, pois o serviço foi efetuado no sábado e no domingo... Fui buscar a Tracker na Oficina dele domingo, às 19h... Raros são os Mecânicos que fazem isso.
Precisa ver a Grand Vitara 2.5 V6 Automática 98 dele... Suspension Lift 3" + Boby LIft 2" + Pneus 265/75 R16, totalizando 7" de Lift. Para deixar nesta configuração, teve de ser substituído TODO o sistema de Suspensão, incluindo Bandeja, Pivôs, Terminais de Direção, retirada da Barra Estabilizadora e das Bieletas, Prolongadores no Cardã... E algumas outras peças e componentes originais.
Lembrei de você que está na dúvida em 2" ou 1" de Lift na Suspensão. A GV ficou incrível para uso Off Road, mas para uso Urbano complica muito, principalmente para entrar em locais como Hipermercados e Shopping Centers. Levar pessoas idosas, nem pensar, a menos que transporte um escadinha de 2 degraus.
Angelo RJ
14/04/2014, 09:13
"Angelo RJ", esse final de semana estive fazendo uns serviços com o Daniel Simon...
Cara super gente boa, pois o serviço foi efetuado no sábado e no domingo... Fui buscar a Tracker na Oficina dele domingo, às 19h... Raros são os Mecânicos que fazem isso.
Precisa ver a Grand Vitara 2.5 V6 Automática 98 dele... Suspension Lift 3" + Boby LIft 2" + Pneus 265/75 R16, totalizando 7" de Lift. Para deixar nesta configuração, teve de ser substituído TODO o sistema de Suspensão, incluindo Bandeja, Pivôs, Terminais de Direção, retirada da Barra Estabilizadora e das Bieletas, Prolongadores no Cardã... E algumas outras peças e componentes originais.
Lembrei de você que está na dúvida em 2" ou 1" de Lift na Suspensão. A GV ficou incrível para uso Off Road, mas para uso Urbano complica muito, principalmente para entrar em locais como Hipermercados e Shopping Centers. Levar pessoas idosas, nem pensar, a menos que transporte um escadinha de 2 degraus.
Pois é Alexandre .....se eu tivesse grana para ter um carro assim, mas apenas para colocar em trilhas, eu até faria essa configuração. Mas meu GV é pra toda familia, por isso preciso melhorar ele, mas pensando sempre na família.
Talvez eu siga mesmo a configuração do colega Ivo, que colocou molas com 1 polegadas a mais e amortecedores mais fortes. Com isso, ele colocou pneus 225/70/16 e o carro ficou mais alto ( logicamente mais baixo que um com lift 2), os pneus não raspam mesmo com o carro cheio e ele está podendo colocar o carro em caminhos mais difíceis.
Rubens Linhalis
14/04/2014, 09:18
...Precisa ver a Grand Vitara 2.5 V6 Automática 98 dele... Suspension Lift 3" + Boby LIft 2" + Pneus 265/75 R16, totalizando 7" de Lift. Para deixar nesta configuração, teve de ser substituído TODO o sistema de Suspensão, incluindo Bandeja, Pivôs, Terminais de Direção, retirada da Barra Estabilizadora e das Bieletas, Prolongadores no Cardã... E algumas outras peças e componentes originais....
Tem fotos dela? :drool:
Alexandre Mello
14/04/2014, 09:26
Rubens Linhalis, tenho algumas fotos:
459207
459208
459209
Angelo RJ
14/04/2014, 09:36
Isso não é um carro. É um monstro !
Alexandre Mello
14/04/2014, 09:59
Angelo, tenho 1,90m de altura e para avaliar o Bageiro Tubular dele tive de subir no Pneu Traseiro...
Realmente, o carro ficou um "Monstro".
Entretanto, para motorização 2.0 ele aconselha o uso de Pneus no Tamanho Máximo de 245/75 R16 para o carro não ficar muito "xoxo" a nível de aceleração.
Pessoal, depois do lift com calços de 2" na minha tracker o volante ficou um pouco torto para a direita. Estou em dúvida se é melhor regular sacando o volante ou na barra de direção. Alguém precisou regular?
dirceuximenes
14/04/2014, 20:09
Olá Dirceu,
Fui lá no site da Sigma e vi que tem vários kits.
Comprando esse kit voce não precisou mexer em molas e amortecedores ?
Boas, não precisei mexer em nada, foi só instalar, como meu mecânico tb faz offroad facilita muito, foi fácil e rápido..
dirceuximenes
14/04/2014, 20:10
Pessoal, depois do lift com calços de 2" na minha tracker o volante ficou um pouco torto para a direita. Estou em dúvida se é melhor regular sacando o volante ou na barra de direção. Alguém precisou regular?
Digao, tem que mexer em baixo, fazer alinhamento e cambagem, tentar mexer no volante vai ficar mais torto ainda pois os pinos da direção da Tracker são muito grandes, uma passada já é muita coisa.
Digao, tem que mexer em baixo, fazer alinhamento e cambagem, tentar mexer no volante vai ficar mais torto ainda pois os pinos da direção da Tracker são muito grandes, uma passada já é muita coisa.
Valeu, Dirceu. Tá alinhada e "cambada" já. Vou pedir pro cara regular a barra de direção.
Angelo RJ
15/04/2014, 08:46
Boas, não precisei mexer em nada, foi só instalar, como meu mecânico tb faz offroad facilita muito, foi fácil e rápido..
Ola´Dirceu,
Só pra comparar custos de um lift 1´ e de um lift 2´ :
No Lift 2 que vc adquiriu, voce comprou o kit da Sigma 4x4 e não comprou amortecedores e molas. Certo ?
No lift 1 que estou pretendendo fazer, terei que comprar molas reforçadas (uma polegada a mais) e amortecedores. Isso para colocar na traseira do carro.
No seu caso, voce pode optar em comprar tambem amortecedores da suprema, mas não é obrigado a fazer isso, certo ?
E no meu caso eu posso comprar calços para colocar na dianteira, ou seja, para nivelar a dianteira com a traseira.
dirceuximenes
15/04/2014, 14:42
Cara, eu não entendo muito bem não, mas só os calços acho que não da certo, tem que ver como fica os amortecedores, sem falar que na minha opinião lift de 1" é muito pouco e o custo acaba saindo o mesmo.
Instalei os cilindros de alumínio como prolongadores dos batentes da suspensão traseira e agora perdi curso de suspensão. Na primeira lombada maior voltando agora pra casa deu a pancada atrás. Se fosse pra perder curso assim deixava sem. Agora pergunto aos que instalaram essa peça do kit RC... é isso mesmo?
Essa perda de curso não seria por causa dos prolongadores dos amortecedores traseiro? A única solução que eu vi pra isso foi usar os gbl1024 do ômega suprema.
[ ]
Já é amortecedor de suprema e mola maior da RC atrás, só não tinha instalado o prolongador do batente ainda. Tava muito bom sem, mas agora tá batendo em qualquer obstáculo. Isso não pode ser normal. Se coloco mola e amortecedor maios é pra ter mais curso, e não menos que quando era original.
Digão, tem alguma coisa errada, não é possível.. o meu tá assim tb, molas maiores RC (q vc não pode lotar o carro pq são moles, ai sim o meu dá soco embaixo) e os amortecedores da suprema.
Como sempre fiz trilha com um zequinha, meu pai, cunhado, vizinho ou alguém q queira se diverir, eu nunca tinha percebido bater. Uma vez só levei 5 adultos, contando eu, mais cheinhos e o carro foi mesmo se arrastando.
Sim, as molas da rc decepcionaram, mas se fossem muito duras tb em trilha mais interessante a suspensão traseira não trabalharia direito. Por exemplo, num obstáculo onde primeiro vai uma roda de tras e depois de meio metro entra a outra, a que entrou no buraco dá uma abertura q parece q a mola vai saltar do carro e o outro lado fica absurdamente esmagado, mas nunca bate com até 2 no carro.
Já as molas dianteiras do opala na traseira da tracker poderiam se comportar diferente, não sei, nunca vi e nunca dirigi alguma viatura assim. É uma das coisas q vou fazer quando tiver um tempo, mas por hora, não colocando muita gente no carro (poucas pessoas corajosas pra andar comigo.. kkk) vai de boa, não faz nem barulho.
Ou seja, será que vc não está com o mesmo problema pq testou o carro com muita gente dentro?
Talvez suas molas estejam colocadas invertidas tb.. tem como vc por umas fotos da parte de cima e a de baixo?
[ ]s
Sozinho. Dá dando fim de curso por pouca coisa. Me explica como foi instalado o teu prolongador. Foi removido o original e entrou esse maior no lugar? O meu foi rosqueado entre a borracha cônica e a base, sem tirar nada.
Digão, tem alguma coisa errada, não é possível.. o meu tá assim tb, molas maiores RC (q vc não pode lotar o carro pq são moles, ai sim o meu dá soco embaixo) e os amortecedores da suprema.
Como sempre fiz trilha com um zequinha, meu pai, cunhado, vizinho ou alguém q queira se diverir, eu nunca tinha percebido bater. Uma vez só levei 5 adultos, contando eu, mais cheinhos e o carro foi mesmo se arrastando.
Sim, as molas da rc decepcionaram, mas se fossem muito duras tb em trilha mais interessante a suspensão traseira não trabalharia direito. Por exemplo, num obstáculo onde primeiro vai uma roda de tras e depois de meio metro entra a outra, a que entrou no buraco dá uma abertura q parece q a mola vai saltar do carro e o outro lado fica absurdamente esmagado, mas nunca bate com até 2 no carro.
Já as molas dianteiras do opala na traseira da tracker poderiam se comportar diferente, não sei, nunca vi e nunca dirigi alguma viatura assim. É uma das coisas q vou fazer quando tiver um tempo, mas por hora, não colocando muita gente no carro (poucas pessoas corajosas pra andar comigo.. kkk) vai de boa, não faz nem barulho.
Ou seja, será que vc não está com o mesmo problema pq testou o carro com muita gente dentro?
Talvez suas molas estejam colocadas invertidas tb.. tem como vc por umas fotos da parte de cima e a de baixo?
[ ]s
isso, vc retira a borracha rosqueada no carro, rosqueia o prolongador e depois rosqueia a borracha no prolongador.. fica meio torto sim, parecendo que vai pegar e tal, mas não pega. Poe as fotos da base da sua mola e da parte de cima que te falo se tá igual aqui.
isso, vc retira a borracha rosqueada no carro, rosqueia o prolongador e depois rosqueia a borracha no prolongador.. fica meio torto sim, parecendo que vai pegar e tal, mas não pega. Poe as fotos da base da sua mola e da parte de cima que te falo se tá igual aqui.
Tá aí, só acrescentada a peça.
Oi amigo,
Na sua foto não dá pra ver direito a posição montada em cima e embaixo. Tirei lá a caranga agora da garagem pra tirar umas fotos pra vc.
Realmente com a roda é uma m. pra tirar essas fotos, mas acho q dá para ver a posição encaixada das duas pontas da mola no carro. Repare como a parte mais fina da mola fica pra cima no carro.
Veja como essa mola é mole.. a traseira do carro, até no plano, fica um pouco mais baixa em relação a roda da frente.
A Situação do prolongador da borracha batente tb dá pra ter uma idéia do ângulo. Será q as suas estão rosqueadas certo até o final? Ou num ângulo diferente?..
459843459844459845459846459847
Chuva, valeu pelas fotos! Sem levantar o carro não consigo mais detalhes pra postar aqui. Pelo visto tá igual ao teu, mas vou levantar no elevador pra revisar. Depois mostro aqui.
Abraço.
Pessoal, durante a viagem de SC ao Rio começou uma barulheira na suspensão dianteira, e como eu estava brigando para acertar as borrachas da bieleta, achei que eram elas, quando na verdade eram os parafusos que prendem o coxim do amortecedor no espaçador de alumínio do kit. O bendito mecânico não colocou arruelas de pressão e os parafusos folgaram. Um mecânico aqui apertou mas com pouco tempo folgou. Hoje ando com uma chave meia-lua 14 para alcançar os parafusos (3 de cada lado), e mesmo assim um de cada lado fica folgado por não alcançar. Vou ter que baixar a torre, sacar os coxins e parafusar novamente o espaçador com arruelas de pressão ou porcas auto travantes.
Resolvi retirar os calços da barra estabilizadora e as borrachas das bieletas que fiz com rodado de pneu de caminhão continuam fortes após quase 3 mil km.
Pergunto: alguém que usa esses espaçadores do coxim dianteiro teve esse problema de parafusos folgados mesmo com arruelas de pressão? Caso positivo, vou apelar pra solda.
Abs,
Rodrigo.
JorginhoAraujo
31/03/2015, 00:05
abandonaram o post aqui?? rsrsrs alguém pode falar da bieleta???
Alexandre Mello
31/03/2015, 17:24
"Jorginho Araújo" você "Ressuscitou" este Tópico...
Bieletas e Barra Estabilizadora são componentes que mandei o Mecânico arrancar há muito tempo da minha Tracker 2.0 ano 2008.
Bieletas sempre "estouravam" em Estradas de Terra durante Passeios e Expedições. Barra Estabilizadora limitava muito o curso da suspensão após o Lift 2", contribuindo para a quebra das Bieletas com maior facilidade.
Leandro (Alternativa 4x4) e Daniel Simon me incentivaram a retirar esses componentes da Tracker / GVII.
Esta é minha experiência mecânica em relação a esses componentes.
Abraços!
JorginhoAraujo
31/03/2015, 21:36
então mano Alexandre, ouvi falar sobre essa possibilidade, mas não fica meio perigoso o carro em curvas em alta?? estradas de serra?
o seu lift e o da alternativa original?? sem amortecedores diferenciados? apenas o kit que eles vendem com calcos e prolongadores??? qual o comportamento do seu carro?
Alexandre Mello
31/03/2015, 23:46
Originalmente o Lift 2" de Calços na Suspensão, instalado na Alternativa 4x4, utilizava Amortecedores Cofap fabricados para Tracker / GV II na altura original de fábrica. Para compensar o Lift, a "gambiarra" dos Mecânicos da Alternativa 4x4 é a de instalarem Prolongadores nos Amortecedores traseiros.
Logo de cara, assim que foi instalado o Lift com os Prolongadores, qualquer lombada ou buraco, mesmo com o veículo tripulado apenas pelo Motorista, já dava Fim de Curso nos Amortecedores, parecendo que algo iria quebrar a qualquer instante.
Esse problema ocorreu não apenas comigo, mas com outros camaradas Off Roaders que conheço pessoalmente e que também instalaram a Alternativa 4x4.
Durante um Passeio Off Road, um dos Prolongadores quebrou em uma Estrada de Terra comum, dessas que trafegam Caminhões Articulados recolhendo Eucaliptos, estando na velocidade de 70 Km/h. Não fosse o 4x4H acionado, mais minha habilidade em controlar o veículo que saiu dando "cavalo de pau", jogando violentamente a traseira, teria capotado com 4 ocupantes dentro.
Detalhe: os Amortecedores Cofap na Medida Original para Tracker não tinham nem 2 Mil Km Rodados... Pra você ver que solução "meia-boca" essa da Alternativa 4x4.
Depois que coloquei os Amortecedores Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema, adquiridos com o Rodrigo Portugal da RC4x4, nunca mais tive esse tipo de problema. Já rodei mais de 45 Mil Km com eles, sem nunca dar fim de curso ou problema de estabilidade.
Quanto a falta da Barra Estabilizadora, no início você estranha um pouco, mas acaba se acostumando. Balança um pouco nas curvas, mas não a ponto de capotar ou perder o controle.
Depois que instalei Parachoques de Ferro na Dianteira e Traseira, Proteções Inferiores (Cárter, Diferencial, Caixas de Transmissão e Redução), Rock Sliders e Rodas Livres, a Tracker não passa de 120 Km/h em uso rodoviário.
Infelizmente, não se pode ter um veículo de uso On Road e Off Road que seja perfeito em ambas as situações. Optei por ter um veículo mais preparado para uso Off Road e que não me deixe na mão principalmente nas Expedições em que faço sozinho com a esposa.
Fiz 3 Expedições pela Estrada Real: Diamantes, Velho e Sabarabuçu. 2 Expedições Canastra. Diversos Passeios Longos, sem outras Viatura no Apoio, e nunca tive problemas de quebras em que o veículo me deixasse em situações ruins com a atual configuração.
Acho que acabei escrevendo muito...
O importante é pensar em qual será a utilização principal do veículo: Urbano ou Off Road?
Caso não pretenda fazer Expedições e Passeios Longos com muita frequência, apenas o Lift 2" na Suspensão + Pneus A/T 235/70 R16 já são suficientes para se ter um veículo para o dia-a-dia e para passeios eventuais.
P.S.: Pessoalmente, não recomendo serviços na Alternativa 4x4. Digo isto pela Infeliz Experiência de ter feito Muitos Serviços com eles, coisa de mandar fazer, sem mesmo perguntar o orçamento, na total confiança. Fui muito enganado, como o caso dos prolongadores, além do Radiador, onde para Limpeza do mesmo me cobraram mais caro do que um Radiador Novo, sendo que, quase perco o Motor em uma Expedição Canastra, pois me devolveram o carro com o Radiador vazando muito. Existem mais problemas que não irei relatar, pois não é o foco deste Tópico.
Abraços!
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2015, 19:05
Originalmente o Lift 2" de Calços na Suspensão, instalado na Alternativa 4x4, utilizava Amortecedores Cofap fabricados para Tracker / GV II na altura original de fábrica. Para compensar o Lift, a "gambiarra" dos Mecânicos da Alternativa 4x4 é a de instalarem Prolongadores nos Amortecedores traseiros.
Logo de cara, assim que foi instalado o Lift com os Prolongadores, qualquer lombada ou buraco, mesmo com o veículo tripulado apenas pelo Motorista, já dava Fim de Curso nos Amortecedores, parecendo que algo iria quebrar a qualquer instante.
Esse problema ocorreu não apenas comigo, mas com outros camaradas Off Roaders que conheço pessoalmente e que também instalaram a Alternativa 4x4.
Durante um Passeio Off Road, um dos Prolongadores quebrou em uma Estrada de Terra comum, dessas que trafegam Caminhões Articulados recolhendo Eucaliptos, estando na velocidade de 70 Km/h. Não fosse o 4x4H acionado, mais minha habilidade em controlar o veículo que saiu dando "cavalo de pau", jogando violentamente a traseira, teria capotado com 4 ocupantes dentro.
Detalhe: os Amortecedores Cofap na Medida Original para Tracker não tinham nem 2 Mil Km Rodados... Pra você ver que solução "meia-boca" essa da Alternativa 4x4.
Depois que coloquei os Amortecedores Cofap GBL-1024 do Ômega Suprema, adquiridos com o Rodrigo Portugal da RC4x4, nunca mais tive esse tipo de problema. Já rodei mais de 45 Mil Km com eles, sem nunca dar fim de curso ou problema de estabilidade.
Quanto a falta da Barra Estabilizadora, no início você estranha um pouco, mas acaba se acostumando. Balança um pouco nas curvas, mas não a ponto de capotar ou perder o controle.
Depois que instalei Parachoques de Ferro na Dianteira e Traseira, Proteções Inferiores (Cárter, Diferencial, Caixas de Transmissão e Redução), Rock Sliders e Rodas Livres, a Tracker não passa de 120 Km/h em uso rodoviário.
Infelizmente, não se pode ter um veículo de uso On Road e Off Road que seja perfeito em ambas as situações. Optei por ter um veículo mais preparado para uso Off Road e que não me deixe na mão principalmente nas Expedições em que faço sozinho com a esposa.
Fiz 3 Expedições pela Estrada Real: Diamantes, Velho e Sabarabuçu. 2 Expedições Canastra. Diversos Passeios Longos, sem outras Viatura no Apoio, e nunca tive problemas de quebras em que o veículo me deixasse em situações ruins com a atual configuração.
Acho que acabei escrevendo muito...
O importante é pensar em qual será a utilização principal do veículo: Urbano ou Off Road?
Caso não pretenda fazer Expedições e Passeios Longos com muita frequência, apenas o Lift 2" na Suspensão + Pneus A/T 235/70 R16 já são suficientes para se ter um veículo para o dia-a-dia e para passeios eventuais.
P.S.: Pessoalmente, não recomendo serviços na Alternativa 4x4. Digo isto pela Infeliz Experiência de ter feito Muitos Serviços com eles, coisa de mandar fazer, sem mesmo perguntar o orçamento, na total confiança. Fui muito enganado, como o caso dos prolongadores, além do Radiador, onde para Limpeza do mesmo me cobraram mais caro do que um Radiador Novo, sendo que, quase perco o Motor em uma Expedição Canastra, pois me devolveram o carro com o Radiador vazando muito. Existem mais problemas que não irei relatar, pois não é o foco deste Tópico.
Abraços!
X2..............................
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2015, 19:06
então mano Alexandre, ouvi falar sobre essa possibilidade, mas não fica meio perigoso o carro em curvas em alta?? estradas de serra?
o seu lift e o da alternativa original?? sem amortecedores diferenciados? apenas o kit que eles vendem com calcos e prolongadores??? qual o comportamento do seu carro?
Eu iria de RC4x4, sem dúvida alguma e pediria para o Daniel (Daniel Simon, fone (11) 5092 5423) dar um ajuste legal na sua viatura.Abs. Válter
Alexandre Mello
02/04/2015, 11:43
Eu iria de RC4x4, sem dúvida alguma e pediria para o Daniel (Daniel Simon, fone (11) 5092 5423) dar um ajuste legal na sua viatura.Abs. Válter
"Valtão" fez referência a um excelente mecânico em veículos 4x4 japoneses, o Daniel Simon, pessoa honesta e que faz um excelente trabalho.
Instalou os Parachoques de Ferro Dianteiro e Traseiro, desenvolvidos por ele mesmo, e conseguiu reparar a Geometria da Suspensão, outra "cagada" que o pessoal da Alternativa 4x4 fez na minha Tracker após a instalação do Lift 2" de Calços na Suspensão.
Cobraram 3x mais caro o Par de Rodas Livres AVM para Tracker / GV II em comparação com o preço no Gama 4x4, melhor loja para compra de peças e acessórios. César e Leandro ainda tiveram a "cara de pau" de dizer: "não iremos cobrar pela instalação", pois havia levado uma "facada no fígado" com o valor exorbitante que paguei pela Revisão Geral, aquela do Radiador Vazando em Post Anterior...
Depois destes acontecimentos, Alternativa 4x4 que fica a 7 Km de minha residência, nunca mais! Atravesso a cidade da Z/N a Z/S atrás de soluções mecânicas, mas não fui mais naquela oficina.
Abraços!
Putz.. mas que triste hein galera?
Que "josta" essa nossa saga na busca de mecÂnico, a grande maioria que encontramos são mecHÂnicos.. kkk
Talvez a grande maioria ganhe pouco e faça tudo correndo e nas coxas, diferente do Daniel do brooklin.
Fiquei chateado agora, não conheço mas pensei que a Alternativa em eventuais problemas mais complexos seria a saída..
Nunca tive nada sério de dano na viatura mas sou consciente que uma hora alguma coisa mais punk vai danificar..
Na RC muita gente tem e teve problemas. Eu particularmente percebi que a demanda lá é muito grande e o atendimento fica denegrido. Dessa forma tudo que precisei de lá eu confirmei duas vezes antes de me deslocar e fui pessoalmente buscar. Se não fosse assim a coisa seria mais complicada, assim como relatos de pessoas que moram em outros estados ou mais distantes da capita e/ou interlagos.
Enfim, somos minoria e exigentes e preferimos qualidade (e pra ficar bom um custo grande) a quantidade (eu tinha um mecânico "bom" que vc tinha que marcar hora pra 2 semanas pra frente, depois que fiz o lift e o cara falou q ficou TUDO uma merda, eu desisti dele..)
Sei que é uma m... sujar a mão de graxa mas, como tb estou bem longe de sp, o que posso tento fazer na garagem. Nesse método vc pode economizar Tempo, Dinheiro e Paciência! Minha maior preocupação é a paciência. Odeio ficar remoendo cagadas dos outros e imagino essas situações que o Melo relatou nas expedições... mas q kct de serviços!
É uma opinião e modo de trabalho. Mecânica desses componentes do lift são relativamente simples, depois que se pesquisa e se copia. Há muita informação sobre isso desde os primórdios do relançamento do carro em 2007. Na Europa quase todo mundo põe a mão na massa. O mecânico é só o último recurso, além de serviço "braçal" lá ser os olhos, o nariz e os ouvidos da cara!
Resumindo, o estilo Ursulão nem sempre dá certo, mas ainda acho um bom economizador de recursos, principalmente chateação.
[ ]s
Alexandre Mello
06/04/2015, 09:54
Chuva,
Único incidente que ocorreu de quase quebra comigo em Expedição foi o afrouxamento completo dos 5 parafusos das 2 Rodas Livres AVM instalada pela Alternativa 4x4, enquanto Eu percorria a Estrada Real - Caminho dos Diamantes.
Não fosse um Jogo de Chaves de Socket Tramontina, Kit Básico de se levar em Expedições, teria perdido ambas as RLs, pois os parafusos estavam tão soltos que se desprendiam facilmente com o girar dos dedos.
Depois que efetuei o aperto, não soltaram mais. A trepidação era forte, mas o Mecânico fez um aperto muito fraco com parafusadeira pneumática.
Realmente, encontrar bons Mecânicos é uma verdadeira saga, como você bem comentou. Algumas Oficinas após conquistarem um certo renome em determinados Fabricantes, passam a cobrar preços exorbitantes pelos seus serviços de mão de obra, e até mesmo pelas peças, obtendo lucro excessivo em cima dos clientes.
Parece que essa gente acha que todo proprietário de veículo 4x4 é bem abastado e cheio da grana... Quem dera fosse assim, não é mesmo?
Infelizmente minha garagem é pequena, não tenho como fazer muita coisa nela, mas procuro fazer tudo o que for possível, seguindo sua linha de pensamento.
Abraços!
Arildo MT
07/04/2015, 01:32
Pessoal, estou replicando este post em tópicos similares,segue o melhor custo/beneficio que encontrei, comprei mas ainda não instalei,veio tudo certo, só demorou o transporte, comprei na NAFIL no RJ, glb 1024Cofap 135,00 em 6x ou 128,00 cada no din din, p/ lift, calços de mola do Kadetem borracha 4,19 cada, umas 14 peças p/ 1'' a 1,1/2'' polegada, vç acrescentaas peças sobrepostas de acordo com a altura desejada, umas 3 cada lado nadianteira (a mola fica no meio da bandeja a altura fica maior que o calçocolocado) e 4 cada lado na traseira sobe a mesma medida do calço, as medidassão quase exatas as dos calços de nylon que tem postagem no fórum, (precisatrocar ou alongar os amortecedores dianteiros se for mais de 1 1/2'') esselance dos calços de borracha do Kadet também tinha encontrado por aqui em umpost do MAURICIO ROSSETTO no tópico lift de 1'' no tracker, segundo ele postou,ele usou os mesmos clços em 03 carros diferentes por vários anos, o material éuma borracha prensada própria p/ este uso ( é claro q o Kadet é mais leve e usauma peça só) mas segundo o mauricio ficou 100%, testarei, vou tentar incluir oslinks da nafil, mas sou novato por aqui não sei se consigo, kkkk,
https://www.nafil.com.br/index.php (https://www.nafil.com.br/index.php)
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22793 (https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22793)
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9330 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.nafil.com.br%2Fdetalhe s.php%3Fid%3D9330)
A borracha não é tão mole,é tipo injetada sobe pressão, esse lance dos calços de borracha do Kadet tambémtinha encontrado por aqui em um post do MAURICIO ROSSETTO no tópico lift de 1''no tracker, segundo ele postou, ele usou os mesmos calços em 03 carrosdiferentes por vários anos sem dados, o material é uma borracha prensadaprópria p/ este uso ( é claro q o Kadet é mais leve e usa uma peça só) massegundo o mauricio ficou 100%, quando instalar os amortecedores e calços,tentarei fazer um tutorial com fotos e testarei, vou tentar colar os posts doMauricio, não sei se é permitido, se não der achem por aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...tracker-3.html (Lift de 1" noTracker) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/136885-lift-de-1-no-tracker-3.html),
hurry-gurits
13/04/2015, 20:07
Jorginho, rodo sem a barra estabilizadora ha quase 1 ano, depois que o daniel simon fez o lift de 2" no esquema dele, te falo nem sei pra que aquela merda de barra servia, entro nas curvas do mesmo jeito que dirigia com as barras e o outro lif do kit da ironman de 2", o carro deita muito pouco sem a barra, sempre levo algum material mais pesado pra obra, carro cheio etc... não mudou em nada a dirigibilidade, mas meu carro ainda está sem para-choques de ferro etc... mas acredito que a dirigibilidade fica mais prejudicada quando se coloca o parachoque e o guincho com o cabo ai o peso na frente pode comprometer um pouco, mas de willys cada curva fechada é uma lambida de cotovelo no asfalto então não vejo problemas nas tracker ...
Andrei Atolados RS
14/04/2015, 08:22
BOM DIA AMIGOS!!!
Tenho um Vitara 1995 Top Metal…
Ja tenho o Kit suspensão de 2 polegadas e agora estou pensando em colocar o Kit de calços da carroceria de 2 polegadas…
a minha Duvida é. o que vai me ajudar essa altura na carroceria?? sendo que o Chassis, motor e diferenciais continuaram baixos… serve somente para estética??
eu não perco estabilidade??
diegotmc
14/04/2015, 14:54
Ao meu ver, ganha em angulos de entrada e saída, mais alto pra passar na água, e principalmente espaço na caixa de roda pra colocar pneus maiores. Perde estabilidade, pois levanta o centro de gravidade.
Acho um baita trampo o lift de carroceria... afeta a posição de alguns itens debaixo do capô (principalmente a mangueira original da tomada de ar), as alavancas de cambio e 4x4...
Alexandre Mello
18/04/2015, 07:30
Jorginho, rodo sem a barra estabilizadora ha quase 1 ano, depois que o daniel simon fez o lift de 2" no esquema dele, te falo nem sei pra que aquela merda de barra servia, entro nas curvas do mesmo jeito que dirigia com as barras e o outro lif do kit da ironman de 2", o carro deita muito pouco sem a barra, sempre levo algum material mais pesado pra obra, carro cheio etc... não mudou em nada a dirigibilidade, mas meu carro ainda está sem para-choques de ferro etc... mas acredito que a dirigibilidade fica mais prejudicada quando se coloca o parachoque e o guincho com o cabo ai o peso na frente pode comprometer um pouco, mas de willys cada curva fechada é uma lambida de cotovelo no asfalto então não vejo problemas nas tracker ...
Troquei os Parachoques Dianteiro e Traseiro Originais pelos Parachoques de Ferro do Daniel Simon. Não houve diferença alguma quanto a dirigibilidade da Tracker.
Entretanto, ganhei em ângulo de entrada na dianteira e claro, mais segurança em situações off road. Já tirei a Tracker do enrosco utilizando os Pontos de Ancoragem do Parachoque Dianteiro e realmente não é enfeite, aguenta o tranco quando é preciso.
Ainda não coloquei o Guincho, coisa que farei para uma futura Expedição Jalapão ou Pantanal. Funciona muito bem sem a Barra Estabilizadora e as Bieletas.
Quando colocar o Guincho, posto mais observações a respeito do comportamento da Tracker.
Abraços!
diogovoador
19/01/2016, 18:50
Boa tarde pessoal!
Sou novo no fórum e no mundo 4x4. Acabei de adquirir um GV 99 5 portas, todo original, único acessório é estripo lateral. Meu desejo é de levantar um pouco ele e colocar pneus A/T mais altos e largos, nas minhas pesquisas já identifiquei que é melhor e mais simples usar lift de suspensão do que calços na carroceria, mas existem algumas opções de kits, pelo que li no fórum nenhuma já pronta é excelente.
Minha pergunta é...qual seria a melhor opção para os que já testaram e viram em carros de amigos? Pelo que lí na traseira o melhor é colocar os amortecedores da ômega suprema e não os calços com os originais, molas uso calço ou troco por alguma? Li sobre as molas do Fiesta Hatch antigo. E na dianteira, vale a pena usar o kit de calços com as peças originais ou alguma adaptação de ítens de outros modelos fica melhor?
Aguardo as dicas.
A mola do Grand Vitara V6 serve sem problemas na Tracker? Como fica com o kit de 2' da RC?
Seria essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-v6-24v-99-_JM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-758172887-mola-dianteira-suzuki-grand-vitara-25-v6-24v-99-_JM)
Aislanfb
24/12/2016, 19:03
Boa tarde pessoal!
Sou novo no fórum e no mundo 4x4. Acabei de adquirir um GV 99 5 portas, todo original, único acessório é estripo lateral. Meu desejo é de levantar um pouco ele e colocar pneus A/T mais altos e largos, nas minhas pesquisas já identifiquei que é melhor e mais simples usar lift de suspensão do que calços na carroceria, mas existem algumas opções de kits, pelo que li no fórum nenhuma já pronta é excelente.
Minha pergunta é...qual seria a melhor opção para os que já testaram e viram em carros de amigos? Pelo que lí na traseira o melhor é colocar os amortecedores da ômega suprema e não os calços com os originais, molas uso calço ou troco por alguma? Li sobre as molas do Fiesta Hatch antigo. E na dianteira, vale a pena usar o kit de calços com as peças originais ou alguma adaptação de ítens de outros modelos fica melhor?
Aguardo as dicas.
E aí Diogo, estou na mesma situação, o que vc resolveu? colocou o kit original da RC ou da Alternativa? Colocou amortecedor de Omega na traseira?
Abs,
Galera, acabei de comprar um Vitara 1.6 JLX 1994 e to buscando informação sobre lift de suspensão e de carroceria.. vi que tem muita coisa nesse topico, mas sobre o GV.. o que daqui da pra usar no Vitara 1994? os amortecedores da suprema tb servem no Vitara 1994?
tem algum outro tópico especifico sobre lift do Vitara JLX 1.6?
Giacomo Lima
25/11/2017, 00:11
Tenho uma GVIII 2010, quero fazer o lift de 2” e para diminuir cagadas gostaria de contar com a experiência dos mais experientes.
Comecei de vagar:
Troquei as rodas de 17” para 16”
Coloquei pneus 235/70/16 A.T.S
A principio vou instalar o KIT da RC 4X4.
Cofap GBL1024 do ômega suprema na traseira com molas opala?
Dianteira somente calço?
Objetivo de uso passeios, trilhas leves e expedições, pois já fiquei calçado (peito no chão) duas vezes...
E se me animar melhorar a brincadeira...
Ola Giacomo,
Talvez para a GV3 tenha algumas informações interessantes para conhecer toda sua viatura nesse topico abaixo (tem detalhes de lift, seus limites lá pra pagina 50, entre outras infos interessantes apenas desse carro):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html
Apenas para te posicionar o GBL 1024 e molas do opala são pra gv2/tracker.
Resumindo, de uma estudada antes de comprar itens.
[ ]s e boa sorte
Alexandre Mello
27/11/2017, 07:02
Ola Giacomo,
Talvez para a GV3 tenha algumas informações interessantes para conhecer toda sua viatura nesse topico abaixo (tem detalhes de lift, seus limites lá pra pagina 50, entre outras infos interessantes apenas desse carro):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html
Apenas para te posicionar o GBL 1024 e molas do opala são pra gv2/tracker.
Resumindo, de uma estudada antes de comprar itens.
[ ]s e boa sorte
Estou utilizando na traseira as Molas da RC4X4, desenvolvidas pelo Rodrigo Portugal.
Com a Tracker vazia, vai bem. Entretanto, ao adicionar peso, elas cedem muito e emitem estalos devido ao atrito entre os elos.
Melhor configuração e utilizar os Calços de PU do Kit nas molas originais. Mesmo adicionando peso elas não cedem tanto e não emitem estalos.
Utilizando molas de Opala ficou muito dura a traseira.
Como dificilmente anda com pessoas atrás, as Molas da RC4X4 tem um ótimo desempenho na estrada.
Os GBL-1024 Não irão servir na GV3.
Veja com o Josiel na Alternativa 4X4 ou com o Leandro na Nova 4X4 qual Amortecedor utilizar no GV3. Esses caras entendem muito de adaptações em mecânica japonesa.
Giacomo Lima
28/11/2017, 14:13
Valeu Chuva
Giacomo Lima
28/11/2017, 20:10
Chuva conforme sua orientação achei o que deve ser o ultimo desenho atualizado dos calços para o lift, 40mm e 37mm de 14/06/2011 na pg. 54, se for este já mando confeccionar amanha? Molas e amortecedores mantém os originais correto?
Para subir a 2" que seria os 50,80mm, tem que altera muita coisa?