Ver Versão Completa : Vibração entre 55 e 65
Sergio Willys
07/12/2005, 09:05
Olá pessoal;
Agradeço alguma dica, pois entre os 55 e 65 Km/h a direção (ou seja o conjunto pneu, roda) entra em uma espécie de ressonância, que some depois dos 65 Km/h.
Para ajudar na análise, o 61 tem roda livre, pneus re-manufaturados, rodas de aço Mangels, freio a disco dianteiro e dir. hidráulica do Opala.
Com os pneus re-manufaturados, ele não "pega" balanceamento, mas se este fosse o problema, acho que a vibração continuaria com o aumento da velocidade, o que não ocorre.
Grande abraço e obrigado de ante-mão.
Ronaldo B.
07/12/2005, 10:02
Sérgio,
Algumas perguntas que podem ajudar a encontrar a causa do problema:
1) O kit de freio foi instalado a pouco tempo ???? Pode ser problema na instalação conforme foi discutido em um outro tópico a poucos dias.
2) Você já verificou o ajuste dos rolamentos da rodas dianteiras ?? Os rolamentos do cubo podem estar com folga ou na hore de serem trocados.
3) Já tentou inverter os pneus traseiros com os dinateiros ?? Pode ser defeito no recape em um dos pneus.
É muito difícil descobrir o que está causando o defeito, mas a maior probabilidade são os ítens que mencionei acima, dá uma verificada.
[]´s
vnogueira
07/12/2005, 12:16
Maldito shimmy...
Abraço,
Vitor
Shimmy em willys não é defeito !!!! É item de série ...
Não tem jeito... tem que olhar tudo (roda, pneu, folga, alinhamento, jumelo .... ) e mais .... Na dúvida, use mais ... :concordo:
William_NATAL
07/12/2005, 18:20
É Shimmy mesmo !!
Existem muitos topicos sobre este assunto no forum, pesquise que vc encontra.
Verifique tambem um reaperto geral nos jumelos e vc ja balanceou as suas rodas?
William
Sergio Willys
07/12/2005, 19:39
Ronaldo:
O referente ao disco de freio foi corrigido ha uma semana. Realmente a montagem estava errada e o disco (+roda) estava se calçando no cubo, ficando empenado.
Agora, quando se aciona o freio, o pedal não fica naquele "sobe e desce" de antes, parecendo que o disco era um caroço de manga.
Com relação aos rolamentos das rodas, isso eu nunca verifiquei. Como se faz para checar? Levanta a roda e (na mão) verifica-se se está com jogo? Se tiver folga como se faz para regular?
Quanto a inverter as rodas, a dica é muito boa, vou tentar. :concordo:
vnogueira, ronairy e Willian, obrigado por me apresentarem o Shimmy, já tinha ouvido falar, mas não sabia que eu tinha um!!! :lol: :lol:
Ronaldo B.
07/12/2005, 20:45
Sérgio,
Prá verificar se os rolamentos das rodas estão com folga, é só levantar o jeep com o macaco e segurando o pneu com uma mão no lado de cima e outra no lado de baixo do pneu verificar se tem "jogo" com se estivesse com os parafuros da roda soltos.
Não pode ter folga, se tiver, pode ser o rolamento com problema ou apenas a porca que prende ele que pode estar solta, ái é só fazer o ajuste, não pode apertar muito, tem a forma certa de ajustar.
Tem um tópico acho que do Leopoldo aqui no fórum que dá uma aula de como ajustar, só não lembro o nome do tópico, dá uma ohada na pesquisa que você acha, eu lembro que estava no tópico dos CJ´s mesmo. Você pode também fazer o download do manual do mecanicao do CJ que está na seção de Downloads, acho que alí tem o ajuste, também.
Esse defeito que vc tá sentindo no seu CJ é apenas uma ressonância como rolamento roncando ou vc sente como se a direção estivesse com folga, meia bamba as vezes ?? Se for isso, aí sim pode ser shimmy e as causas são diferentes, entre elas, folga nos pivôs, cx de direção, jumelos muito grandes, buchas danificadas, etc.
A algum tempo atrás, eu fui verificar os rolamentos da roda dianteira do meu CJ e aparentemente estavam ok, mas como uso pneus 33", resolvi tirar a roda pra girar o cubo com a mão, sem o peso do pneu, aí apareceu o problema. Com o peso do pneu, não dava prá perceber nada, mas sem o peso, ao giriar o cubo com a mão, segurando pelos prisioneiros da roda, era uma roncadeira só !!! Resultado, troca dos rolamentos interno e externo de uma das rodas !!!
[]´s