Ver Versão Completa : Esta é para os universitários !!!!
Luiz Gaucho
17/03/2014, 19:45
Boa noite gurizada,
Bem, ontem o meu mecânico terminou de montar o motor da minha Sptg Gasolina. Tudo novo, devidamente retificado, conectores, sensores, bateria, cabos, velas, sonda, enfim, tudo perfeito. Ligamos o carro e motor parecia que ia levantar vôo, show de bola.
Passamos o computador, apagamos as falhas e não foi detectado nenhum problema. Porém aconteceram 3 coisas intrigantes:
- O conta-giros parou de funcionar;
- A luz da injeção ficou acesa, mesmo sem nenhuma falha;
- E o motor, sem tracionar, demonstra uma força absurda. Porém, basta engatar a primeira, que parece que estou andando com o carro com a reduzida engatada. E, ao trocar de marchas, o giro cai muito e ele roda super pesado e muito fraco, demora muito a levantar o giro e, em quinta, não passa dos 70km/h.
Alguém pode nos dar uma luz ?????
Valeu,
Luiz
Luiz Gaucho
18/03/2014, 12:30
Mais uma informação: com o carro em ponto morto, ao acelerar, em alguns momentos ele dá uns pequenos estouros e uma engasgada. Neste momento o conta-giros funciona. Porém, ao desacelerar, o carro morre e depois para pegar fica muito difícil.
Ah, o MAF está ok.
Luiz
Luiz Gaucho
18/03/2014, 19:18
Ninguém ??? Será que esá mais facil achar o Boeing da Malaysian ????
Me ajudem aeeeee.
Valeu,
Luiz
alexandrodorner
18/03/2014, 20:54
Ninguém ??? Será que esá mais facil achar o Boeing da Malaysian ????
Me ajudem aeeeee.
Valeu,
Luiz
Luiz tenha um pouco de paciencia , o pessoal que tem spt a gasolina ja vai te dar uma luz .
Eu nao posso te ajudar muito pois tenho spt a diesel , mas ja tive um gof 1.8gl e posso te diser que tive muitos problemas com a injeçao eletronica , troca sençor da li , troca sençor da qui e nada de ficar bom , diante desta isperiencia que vivi recomendo que voce leve seu carro a um especialista em injeçao eletronica para que se tenha um diaguinostico mais correto.
Desculpa por nao poder te ajudar mais valeu ate .
AlexandroDorner
Luiz Gaucho
18/03/2014, 22:01
Luiz tenha um pouco de paciencia , o pessoal que tem spt a gasolina ja vai te dar uma luz .
Eu nao posso te ajudar muito pois tenho spt a diesel , mas ja tive um gof 1.8gl e posso te diser que tive muitos problemas com a injeçao eletronica , troca sençor da li , troca sençor da qui e nada de ficar bom , diante desta isperiencia que vivi recomendo que voce leve seu carro a um especialista em injeçao eletronica para que se tenha um diaguinostico mais correto.
Desculpa por nao poder te ajudar mais valeu ate .
AlexandroDorner
Caro Alexandro,
Antes de mais, obrigado pela preocupação. O caso é mesmo misterioso. O meu mecânico é especializado em injeção e entende bastante do assunto. Porém nunca tinha mexido com este tipo de carro. Daí a dificuldade. Estou municiando ele com informações aqui do forum.
Agora me ocorreu uma dúvida. Poderia ser o dispositivo da roda livre que estaria fazendo com que o carro parecesse pesado ? Se sim, como faço para verificar se o sistema está funcionando corretamente ?
Valeu gurizada,
Luiz
DouglasMac
19/03/2014, 00:24
Olá Luiz Gaucho.
Spt gás é muito chata mesmo. O que me parece é ser bico injetor ou fora de ponto. A referência na polia/carcaça em baixo (eixo virabrequim) trai os profissionais na hora de montar a correia dentada...atenção ali. Abraços e boa diversão!!
mflaviorodrigues
19/03/2014, 08:06
Luiz isso pode ser o sensor de rotação sim, ou algum conector invertido, por acaso você já mediu a pressão do combustível?
a luz da injeção acessa significa algum erro, talvez o equipamento que seu mecânico usa para verificar a injeção não esteja vendo tudo, eu descobri isso em uma oficina que usava o Kaptor, ele não conseguia verificar a Sonda aparecia que estava tudo OK. tive que ir em outra oficina para achar o bendito defeito que era a sonda.
cegandrade
19/03/2014, 08:38
Ja tentou funcionar ela sem o maf, vc pode ate achar que ele esta bom e ele estar enganando o sistema. A minha eu coloquei um maf novo e sai de férias, primeiro e segundo dia perfeito, já no terceiro dia ela começou a dar estouros e não subir mais o giro na gasolina. Como tenho um scaner passei e nada de erros. Desconectei o maf e ela funcionou na gasolina. Salvo que na pista não rende bem sem o maf, mais esta assim ate hoje.
alexandrodorner
19/03/2014, 21:36
Caro Alexandro,
Antes de mais, obrigado pela preocupação. O caso é mesmo misterioso. O meu mecânico é especializado em injeção e entende bastante do assunto. Porém nunca tinha mexido com este tipo de carro. Daí a dificuldade. Estou municiando ele com informações aqui do forum.
Agora me ocorreu uma dúvida. Poderia ser o dispositivo da roda livre que estaria fazendo com que o carro parecesse pesado ? Se sim, como faço para verificar se o sistema está funcionando corretamente ?
Valeu gurizada,
Luiz
Luiz crio que nao e´a roda livre porque mesmo que estive-se acionada nao iria amarrar o carro a ponto de nao permitir que o carro nao desenvolva velocidades mais altas tipo 100k/hs .
Luiz o seu problema e´eletronico nao mecanico , pença comigo , a ecu e´ progamada para fazer uma especie de equaçao com as informaçoes dos sençores (uma especie de equilibrio de parametros ) , apartir do momento que voce tem um sençor funcionando errado , quebra-se esse equilibrio de parametros gerando mau funcionamento em todo o sistema de alimentaçao.
Voce relatou que o contagiros nao esta funcionando , ja começa errado por ali , provavelmente um erro no sençor de rotaçao ou zinabre no conector do sençor .
Em resumo , faça uma boa limpesa nos conector (esprei limpa contato ajuda muito ) e ve resultado .
Valeu boa sorte .
AlexandroDorner
Luiz Gaucho
20/03/2014, 10:01
Caros amigos,
Já imprimi esta página e vou levar no mecânico hoje. O sensor de rotação é novo (o antigo estava todo quebrado), mas concordo que é uma falha eletrônica. Vamos verificar tudo, inclusive aterramentos.
DouglasMac, eu estava junto quando foi montada a correia dentada. Aparentemente as 3 marcações estavam no local correto, mas vamos verificar, já que levantaste esta hipótese. Mas, lembrando que, sem andar, ele funciona na lenta sem nenhum engasgo.
Flavio, também questionei à ele sobre o Kaptor e ele ia entrar em contato com a loja para ver se tem alguma atualização.
De qualquer maneira, obrigado e vou postando a evolução e, se Deus quiser, a resolução do defeito.
Um abraço,
Luiz
cegandrade
21/03/2014, 08:39
Se ela funciona na lenta o sintoma é todo de maf com defeito. Faz o teste, desligando o maf e acelerando ela, pois a minha tinha o sintoma muito parecido.
Batalha1984
24/03/2014, 22:28
Eu tmem tava com problemas de lenta e teve um dia q nao pegou de jeito nenhum. Teve q ir guinchado pra oficina e era a Maf... Comprei uma no ML e ficou boa.... Mais ou menos... Ruim de pegar no começo, mas se deixasse uns 5min esquentando, ia de boas.. Mas de repente zicou de novo. Agora comprei uma original usada... Ta funfando bem, por enquanto.
Luiz Gaucho
24/03/2014, 23:32
Estou aguardando chegar as bobinas novas. Só ficou faltando trocar isso. Chegam na quarta. Aí posto como ficou.
Valeu gurizada,
Luiz
Luiz Gaucho
03/04/2014, 16:43
Boa tarde amigos,
Depois de efetuados todos os testes e descartadas todas as possibilidades lógicas, ontem chegamos à conclusão que o problema está no módulo. Porque da conclusão ? Identificamos, através da corrente, que não tem chegado a corrente negativa (sinal intermitente) em uma das bobinas. Abrimos o módulo, e realmente, na bobina que está ok, o multimetro bipa em 8 dentes e a outra bobina não bipa em nenhum, informando que não está chegando sinal. O estranho é que na bobina que chega o sinal, justamente bipa em 8 posições diferentes, sendo que o correto para as bobinas são o dente 25 e o 52 apenas.
Enfim, vou levar amanhã o módulo em um técnico em eletrônica, pois a parte mecânica está toda muito boa (também, é tudo novo), mas falta acertar este detalhe.
Vou mandando notícias e deixo este alerta para os que reclamam do carro fraco e que não conseguem identificar o que possa ser.
Um abraço,
Luiz
cegandrade
04/04/2014, 08:32
Em cabo frio tem um cara que recupera central, e segundo informações é muito bom. Tenho um amigo que trabalha com reboques e ele leva tudo para esse cara. Se precisar arrumo o contato do cara.
Boa tarde amigos,
Depois de efetuados todos os testes e descartadas todas as possibilidades lógicas, ontem chegamos à conclusão que o problema está no módulo. Porque da conclusão ? Identificamos, através da corrente, que não tem chegado a corrente negativa (sinal intermitente) em uma das bobinas. Abrimos o módulo, e realmente, na bobina que está ok, o multimetro bipa em 8 dentes e a outra bobina não bipa em nenhum, informando que não está chegando sinal. O estranho é que na bobina que chega o sinal, justamente bipa em 8 posições diferentes, sendo que o correto para as bobinas são o dente 25 e o 52 apenas.
Enfim, vou levar amanhã o módulo em um técnico em eletrônica, pois a parte mecânica está toda muito boa (também, é tudo novo), mas falta acertar este detalhe.
Vou mandando notícias e deixo este alerta para os que reclamam do carro fraco e que não conseguem identificar o que possa ser.
Um abraço,
Luiz
Luiz Gaucho
09/04/2014, 21:51
Boa noite amigos,
Bem, vamos lá.... modulo foi testado e tudo ok. Bobinas, velas, tomadas, enfim, tudo no motor novo. Este motor é muito ruim de fazer testes, pois ele é muito fechado e o acesso às bobinas é horrível. Mas conseguimos trabalhar, com o módulo aberto (com a tomada do chicote aparente) e tudo encaixado, porém acessível.
Bem, não estava chegando pulso negativo na bobina dos cilindros 2 e 3. Colocamos a caneta de teste na tomada do módulo (Pino 52) e ele estava enviando pulso. Resultado: o fio está interrompido em algum local !!!!!
Amanhã, trocaremos o respectivo fio e será só alegria. O carro está um canhão. Parece que sobe até em coqueiro, hehehehe.
Verificamos todos os pinos de aterramento e todos "biparam" direitinho, significando que não tem fio interrompido.
Amigos, estou há quase 6 meses nesta batalha e espero que este fato ajude a muitos vocês em resolver eventuais problemas.
Forte abraço,
Luiz
Luiz Gaucho
25/04/2014, 17:15
E o filho retorna ao lar...... pois é, resolvido o problema do fio do chicote, que vai do pino 52 à bobina que controla os cilindros 2 e 3, tudo resolvido. O carro tá até subindo em coqueiro, hehehe.
Deixo ainda mais uma dica. Na primeira montagem do motor, o mecânico colocou fita isolante nos fios que havia trocado as tomadas. Quando fomos refazer, a cola havia se perdido, devido a temperatura. Utilizem a fita de autofusão da 3M. Não é cara (cerca de 15 pila com 5 metros) e fica um serviço show.
Forte abraço e vamos que vamos....
Luiz
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