Ver Versão Completa : Jimny em expedições.
telles0808
17/03/2014, 13:26
Oi, procurei no fórum e encontrei somente fragmentos de tópicos a respeito do assunto.
Estou pesquisando carros para expedições, e agora chegou a vez do Jimny.
O jipinho aguenta longas distâncias, como por exemplo 1.000km em um dia, 4 a 5 dias seguidos?
Por ser a gasolina, fico na dúvida. Acho que o bloco é de alumínio, certo? Isso também me deixa bem mais em dúvida.
De qualquer forma, para piorar, provavelmente iria utilizá-lo em expedição com carretinha.
jorgeffn
17/03/2014, 13:50
Oi, procurei no fórum e encontrei somente fragmentos de tópicos a respeito do assunto.
O jipinho aguenta longas distâncias, como por exemplo 1.000km em um dia, 4 a 5 dias seguidos?
Por ser a gasolina, fico na dúvida. Acho que o bloco é de alumínio, certo? Isso também me deixa bem mais em dúvida.
De qualquer forma, para piorar, provavelmente iria utilizá-lo em expedição com carretinha.
telles, o Jimny aguenta expedições sem problemas.... existem vários relatos de viagens longas feitas com o Jimny, um colega aqui de BH acabou de chegar do Atacama com um Jimny 2014. Eu já rodei 2.500 km´s em uma viagem... rodando 1.000km em um dia para chegar ao destino.. e sem nenhuma reclamação a fazer do veículo... a não ser aquelas particulares ao um jipe (velocidade de cruzeiro, aerodinâmica nas curvas.. essa coisas). O único inconveniente é a autonomia... o carro tem um tanque de apenas 40litros.. sendo assim, os abastecimentos são mais frequentes em uma grande viagem.
O bloco é de alumínio sim.... qual seria sua dúvida em relação ao bloco??
agora... você tem um Troller né... na questão de motor para viagens não dá para fazer uma comparação... mas o Jimny atende bem para viagens, andando aí na casa dos 110 km/h... e se precisar forçar em ultrapassagens ele vai acima disso de boa.
daqui a pouco aparecem mais relatos e opiniões que te ajudaram a esclarecer alguns pontos...
abs!!!
Cocatriz
17/03/2014, 14:46
Telles, o Jorgeffn resumiu o que todo mundo vai falar, salvo alguma experiência específica.
Aguenta, Autonomia é o maior problema. E ele é um Jipe em todos os aspectos na estrada ele anda na velocidade máxima da via, mas não espere mais que isso.
E complementando o que o colega falou acima. Galôes de Quadriciclos são baixinhos e podem ser acomodados no porta-mochila com o banco rebatido ou num hack de teto.
Tem uma "caçamba" de plástico que dá pra colocar na parte de tras do Jimny pra fazer dele um furgãozinho.
E cuidado com costelas de vaca, por que se elas forem muito longas você pode perder o controle, mas isso vale pro troller tb que também tem eixo rígido.
Olha quanto a mecânica, fique tranquilo, que vai numa boa, nao esqueça de fazer a troca de óleo durante a viagem e siga recomendação de intervalo ou até antecipe, caso esteja forçando basntante o motor.
Olha não sei o que vocês reclamam tanto quanto a estabilidade, ao meu ver é boa, nada de assustar, as vezes abuso até nas curvas...
Fiz uma viagem agora de 500km, fui e voltei com um tanque, cheguei no osso, mas cheguei, ele fez 16.8 na estrada...mantive 90 a 100, na média, mas teve hora que andei a 120, 140 e cheguei a 150 no ponteiro, não me assustei também...Estava na Bandeirantes...uma boa estrada. Aqui na cidade, tenho conseguido fazer uma média de 12 a 12.5 por litro.
Em maio vou realizar uma expediçñao com ele, vou sem os bancos traseiros para acomodar toda a tralha da viagem. Vou para Argentina, Chile e Uruguai.
Com certeza a Mecanica do Jimny é uma se não a mais confiavel. Isso é um ponto positivo para viagens longas, onde você não quer ficar parado no meio do nada. Outra vantagem é que ele é comercializado em toda a america latina, assim não vai ser dificil achar um componente ou outro se você precisar.
Ponto negativo...espaço...se você for viajar só com mais uma pessoa, sem problema. Use um bagageiro de todo e seus problemas acabaram. Eu particularmente não gosto da ideia da carretinha. Num Troller é tranquilo, mas num JImny vai pesar um pouco pra você, ainda mais que prentende longos deslocamentos. O tanque faz em média 450km, dependendo da estrada. Assim deve levar um reservatorio ou mais para combustivel. Um radio Py, um cooler para refrigerante...um pendrive com músicas e só. rs
Se você é do tipo minimalista vai de Jimny...e não vai se arrepender.
Se você é do tipo que quando viaja quer levar a casa...Toyota Hilux.rsrs
abraços
Wellington
jorgeffn
17/03/2014, 17:54
Olha não sei o que vocês reclamam tanto quanto a estabilidade, ao meu ver é boa, nada de assustar, as vezes abuso até nas curvas...
Fiz uma viagem agora de 500km, fui e voltei com um tanque, cheguei no osso, mas cheguei, ele fez 16.8 na estrada...mantive 90 a 100, na média, mas teve hora que andei a 120, 140 e cheguei a 150 no ponteiro, não me assustei também...Estava na Bandeirantes...uma boa estrada. Aqui na cidade, tenho conseguido fazer uma média de 12 a 12.5 por litro.
Em maio vou realizar uma expediçñao com ele, vou sem os bancos traseiros para acomodar toda a tralha da viagem. Vou para Argentina, Chile e Uruguai.
Bruner... venha para MG que vc vai entender quando falamos instabilidade em curvas... hahahahaha, brincadeiras a parte, eu também não acho o Jimny tão ruim de estabilidade não... vou muito para Conceição do Mato Dentro (faço um projeto de pesquisa lá, fora as idas a cach. do Tabuleiro) e a partir de um trecho a estrada é bem sinuosa... muitas curvas, pista simples e sem acostamento... não abuso da velocidade, mas não passei nenhum susto com o Jimny ainda.. mas acho que o fato de estar num jipe já nos deixa mais tranquilos na estrada... afinal a paisagem do caminho também é para ser apreciada.. e nesse trecho que comentei ela é incrível.. hehehe. Inclusive, pode ser apenas impressão, mas tenho achado o Jimny mais firme que meus antigos Vitaras (mas claro que não dá para fazer uma comparação bacana, além da idade dos carros, tem outras diferenças, como pneus por exemplo)
Agora o seu consumo está excelente.... peguei e BR040 saindo de BH e indo em direção a Brasília, no começo a estrada é duplicada, mas seu maior trecho é pista simples, mas tem muuuuitas retas..... em alguns momentos também colocava 140 em ultrapassagens ou em alguns trechos de descida... não sentia tanta desconfiança no carro.. era bem de boa... mas isso não era sempre... repito, apenas em alguns momentos... no mais conseguia manter ali na faixa dos 110/120, creio também q isso contribuiu para um consumo elevado...já que nessa velocidade o carro já está na faixa dos 4 mil giros.....
enfim... são várias experiências que vão dando uma ideia do comportamento do carro... como o Cocatriz já disse... muitas são parecidas, afinal é o Jimny.. hehe mas sempre algumas particularidades mais percebidas por alguns.....
abs!!!
Alysson Souza Aguiar
18/03/2014, 00:50
Eu estou muito satisfeito com o desempenho do Jimny em todos os sentidos, ele é um baita de um Jipe tanto no asfalto quanto fora dele, sabendo suas limitações, tu vais onde quiseres com ele, pois além de econômico e versátil, ele é muito confiável. Uso o Jimny como único veículo e estou muito contente com ele. Como disseram acima, existem várias concessionárias Suzuki em vários países das Américas, onde o Jimny é vendido em vários países daa América Central e do Sul, sendo assim, se der algum eventual problema terás suporte técnico Suzuki, fora o suporte alternativo hehehe. Como eu viajei de moto em alguns lugares, inclusive para a patagônia onde a distribuição de combustível é complicada, isto é, são lugares remotos onde diversos postos não havia gasolina (Nafta), e minha motocicleta tem autonomia e capacidade de carga inferiores ao Jimny, por isso, pra mim o Jimny é enorme e possui uma grande autonomia, 400 km é muita coisa, se levar um galão, então ninguém te segura hehehehe. Viajei com o meu Jimny em torno de 1800 km, eu e minha família (mulher e filha de 9 meses), deu espaço de sobra, quem levou mais ropua foi a pequena Ariela que precisa ficar trocando de fraldas etc toda hora hehehehe. Eu e a Mari estamos acostumados a viajar de motocicleta, minha moto tem em torno de 40 litros pra mim e 40 litros de carga para a garupa, e nunca tive problemas, é só selecionar bem o que tu vais levar ou compra um bagageiro de teto e está resolvido o problema. Enfim, pretendo fazer a Carretera Austral (Sul do Chile) e vizinhanças em 2015 com meu Jimny, gostaria de pegar um pouco de neve com o Jipe, seria fantástico. Até lá pretendo fazer algumas adaptações nele como pneus 215, snorkel, lift e mais algumas coisas para extrair ainda mais dele, não que seja necessário para esta viagem para a Carretera Austral, porque o Jimny 4All original faria a viagem tranquilamente mesmo, sem dúvidas. Abração.
Alysson Souza Aguiar
18/03/2014, 00:59
Quando fui a Ushuaia, vi um Jimny branco chileno aparentemente todo original passeando por lá (canto inferior esquerdo da foto).
455214
Eu fiz , e postei aqui pensando que ninguém acreditaria , numa viagem ida e volta SP Tiradentes rodando por lá uma semana 17Km xL ,pensei em erro do marcador. Lendo seu depoimento ,então acredito que foi correta a minha medição.
Abs
Olha quanto a mecânica, fique tranquilo, que vai numa boa, nao esqueça de fazer a troca de óleo durante a viagem e siga recomendação de intervalo ou até antecipe, caso esteja forçando basntante o motor.
telles0808
18/03/2014, 13:27
Fantástico!
Estou acompanhando o tópico, então, por favor, não se acanhem em postar mais depoimentos.
zé dedão
18/03/2014, 16:55
Por que não faz a expedição de Troller?
Vai depender do que espera do veículo.
Confiabilidade? Melhor opção, comparável aos toyotas.
Espaço interno e autonomia? Existem opções melhores.
Desempenho na estrada? Aceitável.
Desempenho no fora de estrada? Espetacular custo x benefício.
Vai viajar em quantas pessoas? Mais de 2 já começa a complicar, mas é possível.
Já fiz uns esticões de 800 km com o jipinho e não senti cansaço algum.
telles0808
19/03/2014, 16:55
Por que não faz a expedição de Troller?
Esse Troller TGV não é confiável, infelizmente.
A dúvida quanto ao bloco de alumínio é na questão de problemas futuros e durabilidade. Quantos mil kilometros o de vocês já apresentam?
Trocando o óleo a cada 5kkm acho que ele chega nos 100kkm com saúde, mas se for usado para longas distâncias, não há muitas informações a respeito, principalmente quando se fala em andar isso puxando uma carretinha, que teoricamente irá forçar mais o motor (pretendo fazer uma média de 80 - 90km/h).
O meu tem menos de dois anos e tá indo para os 76.000 km sem problema nenhum. Não só o bloco é de alumínio, mas o motor todo.
Fazendo as manutenções de acordo com o manual e respeitando os limites do carro, sem problemas.
Estrada desgasta menos que trânsito das grandes cidades.
Vai tranquilo!!
100k para este motor do Jimny não é nada.
com óleos e filtros em dia pode ficar tranquilo.
não entendi a preocupação com o motor ser inteiro em alumínio.
considero uma virtude.
Por sinal, tem um monte de carro com motor em alumínio. Sem falar que rodar em circuito urbano é muito pior para a durabilidade do motor do que rodar em rodovia. O motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento...
Cocatriz
20/03/2014, 10:46
O mais importante pro Motor do Jimny na minha opnião de Mexanico e Engenheiro formado pelo Google é a lubrificação.
zé dedão
20/03/2014, 11:32
Realmente viajar c carro que não confia não dá certo. Boa sorte na escolha.
miltonreis
29/03/2014, 22:49
Olá pessoal, gostaria de deixar minha contribuição ao telles0808:
Alguns senhores que se reuniram para dar um "role" pelo mundo!!! ...a bordo de 2 Jimnys!!!
As fotos são inspiradoras!!!
Heaven Can Wait, I'm Busy is a project aimed at bringing together people from all walks of life and all ages, working together as at a team with one aim to raise money for children?s charities. - Heaven Can Wait, I'm Busy (http://heavencanwaitimbusy.com/index.html)
Newton Guerra
30/03/2014, 00:43
Telles, quanto ao bloco de aluminio pode esquecer, fique sossegado. Meu Vitara está chegando aos 190.000 km, há 14 anos comigo. Desde 2005, ele só roda no trânsito de São Paulo, o desgaste é maior. Continua firme e forte.
Meu ex Grand Vitara foi 2 vezes para a Argentina e Chile, hoje está com um primo e tem 200.000 km.
O Jimny é pequeno, se isso não for problema pode comprar um sossegado.
Os Suzukis são muito bem construídos, dificilmente te deixam na mão.
Abraços
Tópico ressuscitado.
Boa noite Pessoal.
Planejando a viagem de Janeiro/16 com a patroa e talvez com mais uma colega. A rota inicialmente considerada é BH/Foz/Santa-fé/Mendoza/Santiago/Carreteira Austral/Buenos Aires/Montevidéu/RGS-SC-SP-BH.
A pergunta que lhes faço é sobre o bagageiro de teto. Uns dizem que tira a estabilidade do carro e atrapalha, além de problemas estruturais como a quebra das longarinas durante expedições. Gostaria que os amigos compartilhassem aqui qual a solução encontrada expedições de 10.000+ km para bagagem e combustível. Na verdade, minha preocupação maior é em acondicionar um galão de combustível de 20 l dentro daqueles Thule (Ocean) vendido pela concessionária. Vi que muito optam pelo bagageiro tipo rack aberto, sem problema algum para acondicionar galões, mas como no meu caso todas as malas deverão ir p o teto, estas estarão sujeitas ao tempo (chuva, areia, vento, sol, etc.).
Por favor, acompanho o fórum há algum tempo e sei que vários já fizeram expedições de Jimny de mais de 10.000 km. Agradeço se puderem compartilhar aqui as dicas mais valiosas.
A propósito: Jimny 4All 15/15 (5 meses felizes de uso) amarelinhozin...
Grande abraço,
Fernando.
jorgeffn
13/08/2015, 19:09
Tópico ressuscitado.
Boa noite Pessoal.
Planejando a viagem de Janeiro/16 com a patroa e talvez com mais uma colega. A rota inicialmente considerada é BH/Foz/Santa-fé/Mendoza/Santiago/Carreteira Austral/Buenos Aires/Montevidéu/RGS-SC-SP-BH.
A pergunta que lhes faço é sobre o bagageiro de teto. Uns dizem que tira a estabilidade do carro e atrapalha, além de problemas estruturais como a quebra das longarinas durante expedições. Gostaria que os amigos compartilhassem aqui qual a solução encontrada expedições de 10.000+ km para bagagem e combustível. Na verdade, minha preocupação maior é em acondicionar um galão de combustível de 20 l dentro daqueles Thule (Ocean) vendido pela concessionária. Vi que muito optam pelo bagageiro tipo rack aberto, sem problema algum para acondicionar galões, mas como no meu caso todas as malas deverão ir p o teto, estas estarão sujeitas ao tempo (chuva, areia, vento, sol, etc.).
Por favor, acompanho o fórum há algum tempo e sei que vários já fizeram expedições de Jimny de mais de 10.000 km. Agradeço se puderem compartilhar aqui as dicas mais valiosas.
A propósito: Jimny 4All 15/15 (5 meses felizes de uso) amarelinhozin...
Grande abraço,
Fernando.
Fernando, tem um amigo aqui de BH que fez uma viagem dessa com um 4all também... vou ver se acho o e-mail dele para te passar, ele não é de acessar aqui não. Ele usou um Thule, levando o galão dentro do carro
o que rola de olhar é a necessidade do Combustível extra.... não conheço o seu trajeto, mas lendo algumas coisas por aqui, parece que nem é tão necessário o galão extra não... Porém acho a autonomia do Jimny péssima, e é melhor não correr risco, tem um tópico aqui em que adaptaram um suporte de galão no lugar do estepe... passando esse para o bagageiro... assim você não precisaria levar o galão dentro do carro, porém, já vi algumas coisas sobre a legislação de outros países que proíbem carregar combustível dessa maneira...
dá uma pulo lá na parte de Viagens aqui do Fórum.... lá tem muuuuuita coisa de quem já rodou por essas bandas, com muita informação e dicas....
abs e boa sorte na empreitada!
Fala Jorge, obrigado pela resposta e desde já lhe agradeço se achar o email de seu amigo. Se animar trocar figurinha tomando uma cerveja em BH me fale!!
Abraço.
jorgeffn
13/08/2015, 19:22
Fala Jorge, obrigado pela resposta e desde já lhe agradeço se achar o email de seu amigo. Se animar trocar figurinha tomando uma cerveja em BH me fale!!
Abraço.
Me passa seu e-mail... eu achando o dele aqui, te envio!!!
e marcarmos uma cerveja também!!!
abs!!!
Me passa seu e-mail... eu achando o dele aqui, te envio!!!
e marcarmos uma cerveja também!!!
abs!!!
fdsilva@gmail
Abç.
wagner4wd
15/08/2015, 11:48
se o Jimny fizer pelo menos 12km/l na estrada a 100km/h tá otimo pra mim...meu old fit faz 14 na estrada com pé de pluma...
se o Jimny fizer pelo menos 12km/l na estrada a 100km/h tá otimo pra mim...meu old fit faz 14 na estrada com pé de pluma...
Recentemente fiz uma viagem pela BR-101 de Recife até São Paulo e coloquei os dados de consumo numa tabela. A mesma está no link no tópico de número 115: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/148686-infeliz-dono-de-um-jimny-10.html
Detalhe: foi bastante carregado.
Dá pra você ter uma idéia do consumo do mesmo.
Abraço.
ALBUS ALES
26/08/2015, 12:48
Comprei o meu no RJ e vim com ele até Brasilia-DF, aguentou perfeitamente.
Na cidade ele esta fazendo entre 13 e 13,5k/l, com calibragem 30 nos pneus e andando tranquilo.
Meu amigo, se uma moto, com bloco do motor em aluminio e refrigeração a ar, aguenta expedições, pq um carro com radiador não aguentaria???? o motor é feito pra trabalhar, se ele trabalhar uma hora ou dez horas por dia dá no mesmo!!!!! o que vc tem q levar em consideração em uma expedição sao outras caracteristicas de um carro, por exemplo: conforto ao dirigir, suspenção, espaço interno, tração ou não, consumo, autonomia, velocidade de viagem, etc!!!!!
se vc é uma pessoa que leva a metade da casa qdo vai viajar, com certeza o jimny não serve, agora se leva duas malas apenas, ai ele pode servir. Se vc quer fazer mais de mil km por dia, talvez não seria uma opção pela velocidade, ai seria melhor uma Gran Vitara ou S-cross.
lhe recomendo procurar na net o desafio do Jimny 100 mil km em 100 dias, realizado ano passado com 2 jimnys.
Abraços