mauriciocsf
16/03/2014, 01:56
no outro topico nao tem muito comparativo ou mesmo impressoes comparando um cambio ao outro.
possuo uma s10 2013 4x4 cambio manual 5 marchas, e vejo que a maioria aqui do forum é automatica, quando vou na css, olho todas as s10 e manual so mesmo as flex, diesel sao todas automatica.
sobre o cambio manual de 5 marcha, as relaçoes de marcha acho adequadas para o carro, so acho que a segunda marcha deveria ser um pouco mais curta pra quando se passa muito devagar em quebra molas, as vezes é necessario primeira, de segunda sofre um pouco ate ganhar giro. a quinta marcha é longa, nao chega a ser igual a sexta da automatica, mas é longa, comparando com demais picapes, s10 e hilux tem a quinta marcha mais longa. pra se ter uma ideia, em quinta marcha, o motor da s10 gira menos que o da frontier em sexta.
o cambio de 5 marcha na minha opniao so possui um defeito, quando em arreia fofa, que o carro quer atolar, que vc pisa no acelerador, o cambio vai de um lado pra outro com muita força mesmo, vc fica com medo dele quebrar, alem do barulho, nao sei se em outras picapes é assim, comparando o cambio 5 com o 6, as mudanças sao bem poucas, poderia dizer que praticamente so acrescentou a 6 marcha, que é extremamente longa, pouco mais longa que a sexta da automatica. ouve uma leve mudança na 1,2,3 ficando levemente mais longa, bem de leve, e a 5 ficou mais curta, porem foram mudanças minimas.
pra nao fugir do topico, a automatica, eu so dirigi uma vez, que foi no test drive, so achei um pouco lenta na hora de arrancar, ja minha manual praticamente nem acelero e sai numa boa, depois disso o cambio é excelente, reduz imediatamente ao pisar fundo e aproveita bem o motor.
normalmente hoje se escolhe cambio manual pela economia de combustivel, pelo melhor desempenho, por ter manutençao mais facil ou prazer na troca de marcha. pelos numeros o consumo é o mesmo das duas, porem a automatica parece ter um desempenho um pouco superior ao da equipada com cambio manual, comparando os modelos 2012 e 2013, se tem uma leve diferença no torque, que é de 3kgfm, sera que isso justifica o melhor desempenho da at? a perda gerada pelo conversor de torque mesmo com esses 3kg faria o carro ter o mesmo desempenho com o cambio mt.
se eu fosse comprar outra s10 hoje, eu optaria pelo cambio automatico mesmo a minha atual sendo manual, pq? acho que pelo simples fato de a automatica andar mais, apesar do transito cansar na troca de marcha, nao ligo muito pra isso. o manual nao é ruim, acho ele muito bom, consegue passar as marchas muito rapido e é preciso, nao sei como mas acho que me apaixonei pelo automatico da s10.
os poucos que possuirem a de cambio manual sendo diesel, peço que comentem aqui por que a escolha da manual, o que acham do cambio, por que nao optaram pela automatica, se alguem aqui fez mais teste do que eu nas duas, o que acharam, se nao se arrependeram de nao ter pego uma at. em outras picapes medias at e mt sao equilibrados, nas s10 sendo diesel praticamente so existe automatica.
possuo uma s10 2013 4x4 cambio manual 5 marchas, e vejo que a maioria aqui do forum é automatica, quando vou na css, olho todas as s10 e manual so mesmo as flex, diesel sao todas automatica.
sobre o cambio manual de 5 marcha, as relaçoes de marcha acho adequadas para o carro, so acho que a segunda marcha deveria ser um pouco mais curta pra quando se passa muito devagar em quebra molas, as vezes é necessario primeira, de segunda sofre um pouco ate ganhar giro. a quinta marcha é longa, nao chega a ser igual a sexta da automatica, mas é longa, comparando com demais picapes, s10 e hilux tem a quinta marcha mais longa. pra se ter uma ideia, em quinta marcha, o motor da s10 gira menos que o da frontier em sexta.
o cambio de 5 marcha na minha opniao so possui um defeito, quando em arreia fofa, que o carro quer atolar, que vc pisa no acelerador, o cambio vai de um lado pra outro com muita força mesmo, vc fica com medo dele quebrar, alem do barulho, nao sei se em outras picapes é assim, comparando o cambio 5 com o 6, as mudanças sao bem poucas, poderia dizer que praticamente so acrescentou a 6 marcha, que é extremamente longa, pouco mais longa que a sexta da automatica. ouve uma leve mudança na 1,2,3 ficando levemente mais longa, bem de leve, e a 5 ficou mais curta, porem foram mudanças minimas.
pra nao fugir do topico, a automatica, eu so dirigi uma vez, que foi no test drive, so achei um pouco lenta na hora de arrancar, ja minha manual praticamente nem acelero e sai numa boa, depois disso o cambio é excelente, reduz imediatamente ao pisar fundo e aproveita bem o motor.
normalmente hoje se escolhe cambio manual pela economia de combustivel, pelo melhor desempenho, por ter manutençao mais facil ou prazer na troca de marcha. pelos numeros o consumo é o mesmo das duas, porem a automatica parece ter um desempenho um pouco superior ao da equipada com cambio manual, comparando os modelos 2012 e 2013, se tem uma leve diferença no torque, que é de 3kgfm, sera que isso justifica o melhor desempenho da at? a perda gerada pelo conversor de torque mesmo com esses 3kg faria o carro ter o mesmo desempenho com o cambio mt.
se eu fosse comprar outra s10 hoje, eu optaria pelo cambio automatico mesmo a minha atual sendo manual, pq? acho que pelo simples fato de a automatica andar mais, apesar do transito cansar na troca de marcha, nao ligo muito pra isso. o manual nao é ruim, acho ele muito bom, consegue passar as marchas muito rapido e é preciso, nao sei como mas acho que me apaixonei pelo automatico da s10.
os poucos que possuirem a de cambio manual sendo diesel, peço que comentem aqui por que a escolha da manual, o que acham do cambio, por que nao optaram pela automatica, se alguem aqui fez mais teste do que eu nas duas, o que acharam, se nao se arrependeram de nao ter pego uma at. em outras picapes medias at e mt sao equilibrados, nas s10 sendo diesel praticamente so existe automatica.