Ver Versão Completa : Acabei de comprar um Ford Explorer XLT 4x4 V6 4.0 97
Comprei uma Ford Explorer XLT, muito inteira, de um senhor que tinha o carro como filho, mas como é o primeiro carro 4x4, gostaria de algumas dica sobre o modelo, Prós e Contras... abraços.
Múcio Luiz
16/03/2014, 13:51
Bom, como ninguém ainda se manifestou, serei o primeiro.
Excelente carro, mas que requer certos cuidados (sobretudo se a sua for automática). Mas se vc disse que o antigo dono a tratava como um filho, então vc tá bem na foto :mrgreen:!
Primeira coisa a se fazer é trocar o óleo do motor (20w50, mas alguns usam o 5w30), todos os filtros e se estiver acima dos 160.000km (cf manual) o óleo do diferencial. Alinhamento e balanceamento, além de verificar as velas e cabos de velas. Fazem toda a diferença no consumo.
Motor e câmbio: Seu motor, trocando óleo e filtro a cada 5 mil km, passa fácil os 400 mil km, cf informações do próprio fórum. Se a sua for automática, tem um ótimo câmbio (5 marchas a partir da 97), porém precisa ser cuidado, pois a retífica é caríssima. A minha é manual, também muito boa, além de mais confiável e de manutenção muito mais barata. Mas seu grande trunfo é o diferencial traseiro Ford 8.8: Vc nunca vai ter dor de cabeça com ele. Seu sistema de tração acho bom, toda a linha Ford e Troller usa esse sistema elétrico. Tá certo que é menos confiável que o acionamento mecânico (que vc pode adaptar, se necessário), mas se houver algum problema elétrico nesse sistema, não é muito difícil de se resolver. A Explorer se transforma num trator com a reduzida engatada!
Suspensão: A traseira é resistente, resistente, resistente. Olha por baixo dela: parece um caminhão! Na dianteira, independente, podem surgir alguns barulhos, geralmente relacionados à bandejas e buchas. Na minha opinião, a suspensão dianteira é o calcanhar de aquiles da Explorer >95 (até 94 a suspensão dianteira era melhor).
Manutenção: depois de muito pesquisar aqui no fórum, foi isso que me levou a comprar a Explorer e não outra viatura. A maioria das peças mecânicas, além do painel, são compartilhadas com a Ranger >98. Não são difíceis de encontrar. Não acho caras, levando em conta que são mais duráveis e que uma Explorer 0km custava mais de R$ 100.000,00. Além disso, a maioria das peças que precisei comprei no site Rockauto por um ótimo preço. Você acha quase tudo lá. Sites como Memorial Peças e Dragão autopeças tbém ajudam.
Acabamento: incomparável! As peças são muito resistentes. Um jipe de luxo! A minha tem bancos (poltronas) de tecido muito gostoso ao toque. Espaço é o que não falta! Cambem 5 adultos (padrão americano: gordos) e muita, mas muita bagagem! Bancos elétricos com ajuste lombar pneumático: fantástico! Viajo 3 horas de Campos do Jordão até a zona sul de SP e não fico cansado. Só tome cuidado pra não ligar o piloto automático na estrada e dormir numa reta :zzz:!
Consumo: Na gasolina a minha tem feito 5,5km/l na cidade e 8km/l na estrada com ar ligado. Já cheguei a fazer 9km/l na Carvalho Pinto mantendo 100km/h. Quando comprei ela fazia 4 na cidade e 7 na estrada. Troquei os filtros, velas de Iridium NGK e cabos supressivos siliconados, e o consumo melhorou. Pelo que li no fórum e fora dele tbém, esse motor aceita bem o GNV, se for a sua opção.
Outro ponto fraco são os faróis. Mas para um carro com 17 anos, isso seria esperado. Não tem jeito, se os seus estiverem muito ruins, melhor comprar novos. Alguns colocam um farol moderno, com duplo refletor e que ilumina muito mais, mas acho eles muito caros. Como a lente dos meus estão boas, apenas troquei as lâmpadas por superbrancas e deu uma ligeira melhorada. Lembre-se de mantê-los com o foco regulado.
Vc tem um carro 1997 com airbag duplo, freio a disco nas 4 rodas com ABS, controle de tração e piloto automático, mais barato e mais seguro que um seminovo pelado!
Outra coisa legal na Explorer é que a maioria dos antigos donos nunca sequer colocara-na numa estrada de terra mais severa, quanto mais numa trilha! São SUVs bravos e resistentes mas que a maioria só usa na cidade e na rodovia. E isso é bom, porque é mais fácil de encontra-las em bom estado, ao contrário das Jeeps e Hilux, muito exigidas na terra. Assim como vc, comprei a minha de um gerente de banco de Mauá, o cara nunca havia feito uma trilha. Manutenção em dia, com apenas com 110.000 km! Muito bem cuidada tbém.
Não querendo desmerecer a concorrência, a Explorer é o melhor custo benefício em 4x4 na sua faixa de preço. Antes de comprar a minha, pesquisei, pesquisei muito, li de tudo sobre Explorer, Cherokee, Grand Cherokee, Pajero, Pathfinder, Blazer, Grand Vitara, Sportage e Hilux SW4, todas SUVs muito boas. Andei em vários carros, mas a que mais me cativou foi a Explorer. Não existe 4x4 perfeito pra tudo, mas no CONJUNTO, a Explorer, na minha humilde opinião, sem dúvida é a melhor!
[]s!
Ernani Silva
16/03/2014, 15:02
Múcio Luiz, e demais usuários, boa tarde! Aproveitando sua resposta e o tópico, tive a liberdade de lhes fazer uma pergunta, tendo em vista seus conhecimentos do carro em questão.
Estou acertando a compra de uma Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, com 106.000 Km, automática, tá toda lindona, segundo dono, pelas fotos tá impecável.
Recebi várias opiniões, todas de quem nunca teve o carro, assim a maioria são negativas, mais pela net tive algumas bastante positivas, mais gostaria de saber uma opinião de quem tem uma, assim como vcs.
Fico preocupado com a manutenção, em minha cidade, Várzea Grande-MT, é fraco de mão de obra especializada, apesar de ficar na região metropolitana de Cuiabá, não encontramos bons mecânicos, então fica aquela dúvida, dá muito problema? Vai me deixar na mão?
Estou comprando o carro para sair com a família, tanto na cidade como em viagem, não tenho interesse te usá-lo com muita frequência, pois sei do seu alto consumo, se estou certo, na cidade de 5 a 6 né?
Tenho um corollinha 2002, com motor zero, eu fiz, vou usá-lo para a correria.
Enfim, sobre este modelo, Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, o que vc me diz, motor, cambio, o que pode me falar?
Fico no aguardo, forte abraço.
Ernani.
Bom, como ninguém ainda se manifestou, serei o primeiro.
Excelente carro, mas que requer certos cuidados (sobretudo se a sua for automática). Mas se vc disse que o antigo dono a tratava como um filho, então vc tá bem na foto :mrgreen:!
Primeira coisa a se fazer é trocar o óleo do motor (20w50, mas alguns usam o 5w30), todos os filtros e se estiver acima dos 160.000km (cf manual) o óleo do diferencial. Alinhamento e balanceamento, além de verificar as velas e cabos de velas. Fazem toda a diferença no consumo.
Motor e câmbio: Seu motor, trocando óleo e filtro a cada 5 mil km, passa fácil os 400 mil km, cf informações do próprio fórum. Se a sua for automática, tem um ótimo câmbio (5 marchas a partir da 97), porém precisa ser cuidado, pois a retífica é caríssima. A minha é manual, também muito boa, além de mais confiável e de manutenção muito mais barata. Mas seu grande trunfo é o diferencial traseiro Ford 8.8: Vc nunca vai ter dor de cabeça com ele. Seu sistema de tração acho bom, toda a linha Ford e Troller usa esse sistema elétrico. Tá certo que é menos confiável que o acionamento mecânico (que vc pode adaptar, se necessário), mas se houver algum problema elétrico nesse sistema, não é muito difícil de se resolver. A Explorer se transforma num trator com a reduzida engatada!
Suspensão: A traseira é resistente, resistente, resistente. Olha por baixo dela: parece um caminhão! Na dianteira, independente, podem surgir alguns barulhos, geralmente relacionados à bandejas e buchas. Na minha opinião, a suspensão dianteira é o calcanhar de aquiles da Explorer >95 (até 94 a suspensão dianteira era melhor).
Manutenção: depois de muito pesquisar aqui no fórum, foi isso que me levou a comprar a Explorer e não outra viatura. A maioria das peças mecânicas, além do painel, são compartilhadas com a Ranger >98. Não são difíceis de encontrar. Não acho caras, levando em conta que são mais duráveis e que uma Explorer 0km custava mais de R$ 100.000,00. Além disso, a maioria das peças que precisei comprei no site Rockauto por um ótimo preço. Você acha quase tudo lá. Sites como Memorial Peças e Dragão autopeças tbém ajudam.
Acabamento: incomparável! As peças são muito resistentes. Um jipe de luxo! A minha tem bancos (poltronas) de tecido muito gostoso ao toque. Espaço é o que não falta! Cambem 5 adultos (padrão americano: gordos) e muita, mas muita bagagem! Bancos elétricos com ajuste lombar pneumático: fantástico! Viajo 3 horas de Campos do Jordão até a zona sul de SP e não fico cansado. Só tome cuidado pra não ligar o piloto automático na estrada e dormir numa reta :zzz:!
Consumo: Na gasolina a minha tem feito 5,5km/l na cidade e 8km/l na estrada com ar ligado. Já cheguei a fazer 9km/l na Carvalho Pinto mantendo 100km/h. Quando comprei ela fazia 4 na cidade e 7 na estrada. Troquei os filtros, velas de Iridium NGK e cabos supressivos siliconados, e o consumo melhorou. Pelo que li no fórum e fora dele tbém, esse motor aceita bem o GNV, se for a sua opção.
Outro ponto fraco são os faróis. Mas para um carro com 17 anos, isso seria esperado. Não tem jeito, se os seus estiverem muito ruins, melhor comprar novos. Alguns colocam um farol moderno, com duplo refletor e que ilumina muito mais, mas acho eles muito caros. Como a lente dos meus estão boas, apenas troquei as lâmpadas por superbrancas e deu uma ligeira melhorada. Lembre-se de mantê-los com o foco regulado.
Vc tem um carro 1997 com airbag duplo, freio a disco nas 4 rodas com ABS, controle de tração e piloto automático, mais barato e mais seguro que um seminovo pelado!
Outra coisa legal na Explorer é que a maioria dos antigos donos nunca sequer colocara-na numa estrada de terra mais severa, quanto mais numa trilha! São SUVs bravos e resistentes mas que a maioria só usa na cidade e na rodovia. E isso é bom, porque é mais fácil de encontra-las em bom estado, ao contrário das Jeeps e Hilux, muito exigidas na terra. Assim como vc, comprei a minha de um gerente de banco de Mauá, o cara nunca havia feito uma trilha. Manutenção em dia, com apenas com 110.000 km! Muito bem cuidada tbém.
Não querendo desmerecer a concorrência, a Explorer é o melhor custo benefício em 4x4 na sua faixa de preço. Antes de comprar a minha, pesquisei, pesquisei muito, li de tudo sobre Explorer, Cherokee, Grand Cherokee, Pajero, Pathfinder, Blazer, Grand Vitara, Sportage e Hilux SW4, todas SUVs muito boas. Andei em vários carros, mas a que mais me cativou foi a Explorer. Não existe 4x4 perfeito pra tudo, mas no CONJUNTO, a Explorer, na minha humilde opinião, sem dúvida é a melhor!
[]s!
Múcio Luiz
16/03/2014, 15:44
Múcio Luiz, e demais usuários, boa tarde! Aproveitando sua resposta e o tópico, tive a liberdade de lhes fazer uma pergunta, tendo em vista seus conhecimentos do carro em questão.
Estou acertando a compra de uma Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, com 106.000 Km, automática, tá toda lindona, segundo dono, pelas fotos tá impecável.
Recebi várias opiniões, todas de quem nunca teve o carro, assim a maioria são negativas, mais pela net tive algumas bastante positivas, mais gostaria de saber uma opinião de quem tem uma, assim como vcs.
Fico preocupado com a manutenção, em minha cidade, Várzea Grande-MT, é fraco de mão de obra especializada, apesar de ficar na região metropolitana de Cuiabá, não encontramos bons mecânicos, então fica aquela dúvida, dá muito problema? Vai me deixar na mão?
Estou comprando o carro para sair com a família, tanto na cidade como em viagem, não tenho interesse te usá-lo com muita frequência, pois sei do seu alto consumo, se estou certo, na cidade de 5 a 6 né?
Tenho um corollinha 2002, com motor zero, eu fiz, vou usá-lo para a correria.
Enfim, sobre este modelo, Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, o que vc me diz, motor, cambio, o que pode me falar?
Fico no aguardo, forte abraço.
Ernani.
Ernani, boa tarde!
Carrão esse modelo! Raríssimas no Brasil. Sinceramente, não conheço maiores detalhes desse modelo que deve ser esse:
455021
Pelo que sei, basicamente é a 1995-2001 modernizada, sendo a 3ª geração da Explorer. O motor é o V6 4.0 SOHC, por isso a maior potência com relação ao OHV. Esse motor foi usado nas Rangers a partir de 2001. A suspensão traseira tbém é diferente, independente. Também possuem 7 lugares, ao contrário das anteriores com apenas cinco.
Peças não serão tão difíceis de encontrar principalmente no Rockauto e tbém no ebay. A questão é mecânico que saiba trabalhar nela aí na sua região.
Como te falei Ernani, esse modelo específico não sei te precisar maiores detalhes. Mas sabendo que é uma evolução da 2ª geração (95-01), devem ser ótimas. Já entrei numa, realmente muito confortável, mas nunca andei.
[]s!
Ernani Silva
19/03/2014, 12:00
Muito obrigado Sr. Múcio pelas suas considerações, serão de muita valia.
Abraço.
christian govastki
19/03/2014, 12:17
Prezados, estou namorando a compra de uma Explorer 97/8.
Ainda não fechei o negócio, pois tenho algumas dúvidas a sanar, a primeira delas é qual o motor que equipa o carro, eu não consegui identificar se é o OHV ou o SOHC. Já li, pesquisei, mas as infos são vagas.
Outra coisa, o carro que estou vendo está com um problema no câmbio AT (5R55E), ele entra no modo de segurança quando chega a 60km/h. Já li que pode ser um defeito simples ou uma PT do câmbio.
No resto, o carro tem coisas a fazer, mas não é para ser o carro de linha, vai ser a reserva técnica do final de semana.
Estou em dúvida se não estou comprando uma bomba e um poço sem fundo...
Prezados, estou namorando a compra de uma Explorer 97/8.
Ainda não fechei o negócio, pois tenho algumas dúvidas a sanar, a primeira delas é qual o motor que equipa o carro, eu não consegui identificar se é o OHV ou o SOHC. Já li, pesquisei, mas as infos são vagas.
Outra coisa, o carro que estou vendo está com um problema no câmbio AT (5R55E), ele entra no modo de segurança quando chega a 60km/h. Já li que pode ser um defeito simples ou uma PT do câmbio.
No resto, o carro tem coisas a fazer, mas não é para ser o carro de linha, vai ser a reserva técnica do final de semana.
Estou em dúvida se não estou comprando uma bomba e um poço sem fundo...
Exitem 6 Explores SOHC no Brasil, todas importadas independente ou trazidas pelos consulados. Todas são do modelo Sporte (2 portas), são muito raras de se ver e tem 210cv como as Ranger V6 Repower que sairam em 2001 e 2002 com o mesmo motor SOHC. Apesar da cavalaria extra o torque é praticamente o mesmo. O que mudo nesse motor é o cabeçote que tem os comandos diferentes, o resto é praticamente igual aos OHV.
Esses motores da Ford normalmente tem uma capa de plástico indicando o modelo, olha ai o SOHC
455443
Sugiro limpar todos os sensores e checar todos os chicotes antes de fala que o cambio deu PT, normalmente a primeira coisa de PT é quando começa a patinar, se não está patinando manda limpar tudo!
christian govastki
21/03/2014, 13:07
Hugocsl
Então todas as Explo são OHV? Facilitou muito a minha vida. Obrigado pelas dicas, cada dia me convenço mais de pagar para ver nesta Explorer.
Rolou uma paixão a primeira vista.
Victorktá
23/03/2014, 16:32
Boa tarde a todos. Sou "novo" no fórum (apesar de acompanhar o fórum há muito tempo sem ser cadastrado) e agradeço por fazer parte desse grupo. Pois bem, também estou querendo comprar uma Explorer Limited ano 99. Ela está com 150 mil km rodados e, recentemente o dono dela fez a manutenção preventiva. A pergunta é: em que ficar atento na hora da compra? (lembrando que sou novo no mundo dos SUV's). Além da troca do óleo do motor, dos diferenciais e da caixa o que mais devo olhar? Velas e cabos? Suspensão? Desde já agradeço a atenção de todos.
Victor vc tem que ver se o cambio AT está em boas condições, sem patina e engatando as 4 marchas.
Também tem que ficar atento a parte elétrica pq esse carro tem muitos itens desse tipo, como gravador de voz no quebra sol por exemplo.
Se ela tiver o opicional de suspensão a AR vc tem que avaliar o estado das bolças e tudo mais.
Trocar as vela e cabos é tranquilo, preventivo mesmo e barato...
Victorktá
25/03/2014, 17:10
hugocsl (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/15903.html),
Obrigado pelas informações.
Colegas
Gostaria de saber a opinião de quem tem ou teve uma Explorer da 3a geração, de 2002 a 2005.
Grato
J.
23welington
17/03/2016, 08:30
Bom dia caro Ernani Silva. Gostaria de saber se você ainda está com a sua explorer?
RicardoM
26/09/2016, 11:05
Bom dia senhores.
Ontem fui olhar uma explorer 97 v6 automática, fiz todos os testes, motor está bom, cambio e tração estão bons.
Mas o bolsao de ar que tem nos bancos dianteiros inflam mas desinflam na sequência? É normal ou estão furados?
Obrigado
Ricardo
Edvan porrão
26/07/2017, 14:30
olá amigo< sou novo no fórum, e tenho algumas duvida. sou reparador automotivo e fui contratado para arrumar um defeito nos vidros de uma ford explorer 1994, bom eu retirei o forro de porta dianteiro esquerdo , notei que no forro tem uma caixa tipo rele NF NA agora minha duvida qual a função dessa caixa
valentim pombo
09/08/2018, 07:47
Boa tarde galera! so novo no forum falo de mocambique-maputo, tenho uma ford explorer 1997 limited 4x4 v6 SOHC, gostaria de saber como faco para poder ter o kit timing chain?
Bruno Scopel de souza
27/05/2025, 10:23
Pessoal bom dia...
gostaria de saber se alguem ja pegou esse defeito.... tenho uma explorer 97 4.0 v6 converti para manual e 4x4 manual, fiz o motor inteiro dela todo Stander com peças americanas, mas antes disso ela tinha uma falha que acontece sempre na mesma rotação e nao se parece com falha de ignição mas tipo um corte de sistema. exemplo estou em cruzeiro numa 5 marcha e piso no acelerador bem devagar ela da uma falhada a 2200 rpm ou meio acelerador, porem se eu pisar mais bruscio ela nao falha. no scanner quando falha da picos de ponto negativo -10 e abre a malha das sondas....
ja testei todas alimentações do modulo e aterramentos, todas continuidades de sensores e os sensores, cabo de velas e velas novos, bicos limpos, bomba de combustivel nova, ja troquei TPs, sensor de marcha lenta, fluxo de ar, sensor de rotação e nada ja desliguei as sondas, sensor de fase e nada. vi que dentro dela do lado do porta luvas tem um modulo de ignição tambem ja desliguei e nada. pressão de combustivel a 2,7 bar. zero entrada de ar falso. como quem faz o ponto de ignição dela é o modulo estou enclinado a ser ele o que acham?
moennich
10/06/2025, 08:19
Comprei uma Ford Explorer XLT, muito inteira, de um senhor que tinha o carro como filho, mas como é o primeiro carro 4x4, gostaria de algumas dica sobre o modelo, Prós e Contras... abraços.
Parabéns pela compra. Ela compartilha muita coisa da Ranger. Uma coisa que vc deve fazer é engraxar as cruzetas com frequência. Ser rodar bastante, faça mensalmente. Se não, a cada 2 ou 3 meses, porque a graxa vai ressecando com o tempo.
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