Ver Versão Completa : Problema 4x4 -> não funciona
Joao_Policarpo
14/03/2014, 18:23
Boa Noite, bom pessoal sou novo aqui no fórum, possuo uma ranger 2000 diesel 4x4, só que após compra não preste atenção no 4x4 , e no final, quando precisei não tava funcionando, por sorte ela saiu do lugar que precisava(forçando muito), mandei olha. Só que o mecânico colocou outro motorzinho la do 4x4, mais não era ele, ai viu uma fiação em baixo do carro cortada, mandei um eletricista ajeita e voltei la novamente, e não era, quando foram ver, não tava com corrente(assim disse o mecanico), mais oque será por que o 4x4 não funciona? os fusíveis foram todos olhados ( o da porta e do capo ) e todos estava bom.
Não seu mais oque fazer, em maceió, mal's existe eletricista que pegue nesse 4x4, então ultima opção é tenta saber oque ocorre pra manda o mecânico troca.
Se alguém já passou por isto, oque realmente foi ?
Junior-L200Power
14/03/2014, 19:20
Amigo, essa tração eletrônica de Ranger e S10 é meio que um saco de mexer!!
O mecânico falou que tava sem a corrente da tração, mas ele colocou a corrente lá na caixa??
Se não colocou então não vai funcionar sem corrente mesmo não!!
Se colocou, então vc tem que olhar a cebolinha que aciona o vácuo que vai acionar a válvula e assim acionar o diferencial dianteiro...
Nesse caminho tem algumas mangueirinhas de vácuo que podem estar rasgadas ou rachadas e vazando...então se a parte elétrica estiver tudo ok, vc tem que partir pra parte mecânica do sistema!!
Começa na cebolinha da caixa de tração, veja se ela ta acionando o vácuo!! Depois veja se a válvula de vácuo que aciona o diferencial dianteiro está funcionando!!
Verifique todas as mangueiras de vácuo do sistema...fora isso só não vai funcionar se o diferencial estiver quebrado!!
Ao acionar o 4x4, verifique se o cardã da tração está girando...
É isso aí amigo, o que eu posso ajudar é isso!!
O resto é com seu mecânico, tem que ter paciência e não pode ter preguiça viu!!
Rsrs
Abraço!!
Ramon Pires
14/03/2014, 19:30
Boa Noite, bom pessoal sou novo aqui no fórum, possuo uma ranger 2000 diesel 4x4, só que após compra não preste atenção no 4x4 , e no final, quando precisei não tava funcionando, por sorte ela saiu do lugar que precisava(forçando muito), mandei olha. Só que o mecânico colocou outro motorzinho la do 4x4, mais não era ele, ai viu uma fiação em baixo do carro cortada, mandei um eletricista ajeita e voltei la novamente, e não era, quando foram ver, não tava com corrente(assim disse o mecanico), mais oque será por que o 4x4 não funciona? os fusíveis foram todos olhados ( o da porta e do capo ) e todos estava bom.
Não seu mais oque fazer, em maceió, mal's existe eletricista que pegue nesse 4x4, então ultima opção é tenta saber oque ocorre pra manda o mecânico troca.
Se alguém já passou por isto, oque realmente foi ?
Se foi colocado a corrente e nao aciona igual, pode ser problema no motor mesmo, mas deita em baixo da camionete e pede p alguem acionar o 4x4, se vc ouvir ele funcionar, nao é ele, ai confere os fusiveis, se nao for isso pode ser oleo que entrou dentro do motorzinho e isolou ele, ou pode ser as escovas "carvoes" do motorzinho, e se acionar, e continuar livre o cardã q vai p frente ai pode ser dentro da ct que ta sem os garfos ou falta peças, mas começa conferindo os fuziveis e se o motorzinho ta ligando e se o cardã da frente nao gira, depois pensa na Caixa de tração. Boa sorte.
Joao_Policarpo
14/03/2014, 21:43
Amigo, essa tração eletrônica de Ranger e S10 é meio que um saco de mexer!!
O mecânico falou que tava sem a corrente da tração, mas ele colocou a corrente lá na caixa??
Se não colocou então não vai funcionar sem corrente mesmo não!!
Se colocou, então vc tem que olhar a cebolinha que aciona o vácuo que vai acionar a válvula e assim acionar o diferencial dianteiro...
Nesse caminho tem algumas mangueirinhas de vácuo que podem estar rasgadas ou rachadas e vazando...então se a parte elétrica estiver tudo ok, vc tem que partir pra parte mecânica do sistema!!
Começa na cebolinha da caixa de tração, veja se ela ta acionando o vácuo!! Depois veja se a válvula de vácuo que aciona o diferencial dianteiro está funcionando!!
Verifique todas as mangueiras de vácuo do sistema...fora isso só não vai funcionar se o diferencial estiver quebrado!!
Ao acionar o 4x4, verifique se o cardã da tração está girando...
É isso aí amigo, o que eu posso ajudar é isso!!
O resto é com seu mecânico, tem que ter paciência e não pode ter preguiça viu!!
Rsrs
Abraço!!
Tipo, ele apenas falou que no motorzinho não ta chegando corrente, e disse apenas eu ir no eletricista apenas isso.
Ele pegou outro motorzinho novo e colocou, e nada ... ai ele disse aperta o botão, apertei e tudo, só que não dava nada.
Ai levei em um eletricista ( não é de 4x4 ) mais tentou resolve isso.
testou todos os fusíveis e nada de chega corrente no botão ( eletricista optou por testa la, em vez de baixo... )
Ai de um oficina, pediu pra deixa o carro uma semana pra resolve o problema que pra mim fica inviavel se eu preciso do veiculo pra me locomove e trabalha.
Junior-L200Power
14/03/2014, 21:49
Então na verdade o problema pode estar no botão de acionamento no painel..na chave seletora!!
Comece por ela ao invés de começar pelo motor...o ideal é partir desde o início e a chave seletora da tração é o início de tudo!!
Leve pro eletricista tirar o botão do local e ver se não tem algum fio rompido ali atrás do painel...tem que verificar se ali tem corrente e ir seguindo a fiação até a caixa de tração!! Ok?!
Abraço!
Joao_Policarpo
14/03/2014, 21:55
Então na verdade o problema pode estar no botão de acionamento no painel..na chave seletora!!
Comece por ela ao invés de começar pelo motor...o ideal é partir desde o início e a chave seletora da tração é o início de tudo!!
Leve pro eletricista tirar o botão do local e ver se não tem algum fio rompido ali atrás do painel...tem que verificar se ali tem corrente e ir seguindo a fiação até a caixa de tração!! Ok?!
Abraço!
Junior a questão é, se tive algum fio tipo fora, acho que o eletricista teria visto ( no meu ponto de vista ), mais uma dúvida: si tivesse um fio rompido, o motorzinho ( diz o mecânico que tem uma parte que recebe corrente, apenas esperando o acionamento ) no estaria com corrente ( caso , oque o mecânico falou seja verdade !!! ) ??
Junior-L200Power
15/03/2014, 01:28
Joao, to achando esse mexânico muito enrolão!!
Como assim uma parte do motor recebe energia e outra não??
O motor só tem um local que recebe força, que é onde ele faz a mudança de 4x2 pra 4x4, justamente o motor elétrico que faz isso!!
Não tem como uma parte dele receber e outra não...isso não tem lógica!!
Só existe uma possibilidade dele receber energia e não fazer am udança, que é o caso das engrenagens estarem emperradas por causa de ferrugem gerada pela entrada de umidade!!
Se o motor estiver emperrado, então não faz a mudança, mas como vc disse que ja testou outro motor...mas esse outro motor que testou era NOVO?!
Pq motor tirado funcionando e não guardado adequadamente tbm emperra, meu mecanico foi me vender um que ele tinha guardado pra minha S10 e o motor tava zerado por fora, mas tava emperrado!!
Então vc deveria testar um motor NOVO pra ter certeza que não é ele que ta gerando isso tudo!!
Não vejo outra possibilidade do seu problema, depois de tudo o que foi falado!!
Abraço!
zanottao
15/03/2014, 13:06
Um teste bem besta, tb pode ser feito, pode ser o modulo gem q ta com alguma pane e não ta acionando o 4x4, qdo fala 4x4 não entra nem a reduzida?, e meio besta perguntar isso, pq como a ranger algumas tem roda livre automtica, outras tem por vacuo, no caso a sua e por vácuo, debaixo da t case, tem um fio marrom , meio grosso.
Tenta descascar um pouco ele e coloca um multimetro, e ve se tem corrente nele, teria qu ter não me lembro o qto e .
fora isso tem o modulo gem la no painel, a propria t case com problema, garfo seletor q não faz o acionamento, o motor, a corrente como vc ja falou, tem uma porrada de coisa q pode dar errado.
As luzes da traçao ascendem no painel, ou ficam piscando ?
Junior-L200Power
17/03/2014, 18:14
E aí João resolveu o problema?
hobbyfly
18/03/2014, 21:31
Já chequei o motorzinho e está funcionando perfeitamente.
Como faço para saber se o problema é na CT ou dali pra frente?
Junior-L200Power
19/03/2014, 01:13
Pra saber se é da CT pra frente vc precisa ver por baixo dela se qndo engata a tração o cardã gira!!
Se girar é pq a CT está funcionando normalmente e só não está acoplando o diferencial dianteiro!!
Daí em diante é verificar mangueiras e acionadores do vácuo...
Abraço
marcio ennos
19/03/2014, 01:42
é quase certeza ser a chave seletora !
a minha só tá ligando o ( 4x4 H ) quando ligo em 4x4 L não acontece nada só liga o primeiro estagio ,,
no seu caso pode tá os dois estágios com defeito ,,,
pra não sair gastando grana pega a chave seletora de outra caminhonete , e tenta acionar
se fosse rodas livre acendia 4x4 no painel !ou estou errado
mario_hpb
25/03/2014, 22:45
Olha amigo não sou muito entendido mas a sua Ranger deve ter alguma tipo de central eletrônica que controla a tração, rádio, vidros e outras coisas. Possuo uma 3.0 4x4 2011, e a minha foi para revisão com tudo funcionando e após feita uma atualização na ECU, voltou sem funcionar a 4x4 LO e por incrível que pareça os vidros traseiros só baixavam através do meu comando, os botões das próprias portas nem acendiam e nem funcionavam, também alterou seriamente o velocímetro, sendo que a velocidade agora é sempre maior realmente pelo GPS do que no velocímetro, e a camionete passou a contabilizar para menos o odômetro e o consumo de combustível do computador de bordo.
Levei de volta na FORD, expliquei o caso ao mecânico e ele receptou o módulo e instalou de novo e os problemas dos vidros e da tração foram resolvidos, sobraram os do painel que até hoje continuam lá e os caras da FORD mesmo falaram que nem imaginam o que fazer já que a camionete não está mais na garantia.
rsg_beto
11/12/2014, 09:08
Bom dia a todos, gostaria de saber se já conseguiu arrumar?
Comprei recentemente uma Explorer 4x4 97/98 e esta com problema quando chega aos 60 km/h, fica piscando as luzes do 4x4 baixa e alta por seis vezes, quando desligo volta ao normal. Já li que outros amigos estavam com o mesmo problema e a solução de alguns foi seguir os fios e encontraram "os mar contatos" ou os fios da caixa de fusivel estavam rompidos. Quando o carro chega aos 60 km/h o módulo não consegue identificar se esta na 4x4 baixa ou alta e por isso entra em modo de segurança avisando o motorista.
Não tive tempo de testar a 4x4 mas sei que este modelo e ano para utilizar o 4x4 reduzida tem um procedimento que é: Parar o carro totalmente, com o pé acionando o freio por o cambio no "N" neutro, e dai mudar da 4x2 ou 4x4 para 4x4 reduzida, sente um movimento e ai a VTR esta pronta para arrastar até caminhão...
Para sair da reduzida basta fazer o procedimento contrário.
Verifica se vc esta fazendo o procedimento certo conforme seu modelo.
zanottao
17/12/2014, 13:03
Bom dia a todos, gostaria de saber se já conseguiu arrumar?
Comprei recentemente uma Explorer 4x4 97/98 e esta com problema quando chega aos 60 km/h, fica piscando as luzes do 4x4 baixa e alta por seis vezes, quando desligo volta ao normal. Já li que outros amigos estavam com o mesmo problema e a solução de alguns foi seguir os fios e encontraram "os mar contatos" ou os fios da caixa de fusivel estavam rompidos. Quando o carro chega aos 60 km/h o módulo não consegue identificar se esta na 4x4 baixa ou alta e por isso entra em modo de segurança avisando o motorista.
Não tive tempo de testar a 4x4 mas sei que este modelo e ano para utilizar o 4x4 reduzida tem um procedimento que é: Parar o carro totalmente, com o pé acionando o freio por o cambio no "N" neutro, e dai mudar da 4x2 ou 4x4 para 4x4 reduzida, sente um movimento e ai a VTR esta pronta para arrastar até caminhão...
Para sair da reduzida basta fazer o procedimento contrário.
Verifica se vc esta fazendo o procedimento certo conforme seu modelo.
A minha deu esse problema, das luzes piscando pode ser uma serie de coisas, a minha era o oleo q não tava bom, e dava erro no controltrac, tenta passar o scanner pra ver, o codigo de erro
ajcarvalhoo
15/03/2017, 10:19
Tenho uma S10 2.5 1999, quero tirar o vacuo que faz puxar o cabo e deixar manual p ativar atração, alquem ja fez essa adaptação q possa ajudar ?