Ver Versão Completa : Problemas Eletricos ZJ. Painel + vidros+ travas...
renato732
14/03/2014, 14:18
Boa tarde pessoal. Recentemente minha Cherokee começou a apresentar um problema elétrico que me intrigou mais nunca mais voltou a ocorrer. Hoje ela resolveu reapresentar tal problema, e não sai mais.
Vou tentar descrever.
Quando liga a ignição as luzes do painel não ligam, quando desligo a ignição elas ligam por uma breve tempo.
Com o motor acionado o painel dá uma travada rápida e desliga. Quando isso acontece outras detalhes do carro param de funcionar:
Vidros Elétricos: Não funciona. Só volta a funcionar quando desligo a ignição.
Computador Superior: Fica com dois traços "--".
Ar condicionado: Funciona tudo, porem o compressor não ativa. Hoje andando mesmo com o painel desligado ele voltou a acionar.
Painel: Fica todo desligado.
Retrovisores: O direito para de funcionar, o esquerdo fica normal.
Travas Elétricas: Não funcionam. Se travar manualmente trava só a porta do motorista. Ao desligar o carro, elas voltam a funcionar, ate mesmo travando pelo controle da chave.
O restante continua funcionando normalmente, cambio, motor...
Fiz ate um video para melhor entendimento.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Videos/th_14032014044_zps48131937.jpg (http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Videos/14032014044_zps48131937.mp4)
Espero que não seje algo complicado, pois o defeito é intermitente.
renato732
14/03/2014, 14:21
Coloquei o video pelo Photobucket. Tem que clicar na imagem para assisti-lo.
renato732
19/03/2014, 16:10
Ninguém?
Ontem resolvi atacar os fusiveis. Retirei um a um e fui borrifando limpa contato. Depois foram os relês e os conectores, nesse momento que encontrei algumas oxidações.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141221_zps528ae8f4.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141221_zps528ae8f4.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141223_zps9fd91d24.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141223_zps9fd91d24.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141224_zpsc14b401f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141224_zpsc14b401f.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141225_zps0399c2df.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141225_zps0399c2df.jpg.html)
Tudo devidamente limpo, encontrei um fio entrando por baixo de um relê, já imaginei gambiarra.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141226_zpsd061893b.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141226_zpsd061893b.jpg.html)
Sorte que estava somente passando. Coisa de eletricista que não presta atenção antes de plugar a peça.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141227_zpsabac95f0.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141227_zpsabac95f0.jpg.html)
Como já estava mexendo, resolvi tirar duvidas que a tempos me incomodava (a falta de luz no porta luvas e pés do passageiro). Logo encontrei o problema, que nada mais é do que instalador de som porco. O conector da lâmpada do porta luvas estava solto (e com gambiarra próximo) e a lâmpada dos pés do passageiro estava perdida dentro do painel.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141229_zps484aa411.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141229_zps484aa411.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141230_zpsd52109e9.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141230_zpsd52109e9.jpg.html)
A tal gambiarra era um fusível e um filtro de som que estava totalmente desconectado.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141233_zpsbb360608.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141233_zpsbb360608.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141234_zps4b495038.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141234_zps4b495038.jpg.html)
Outra coisa que me deixou bastante chateado é a má vontade de quem desmonta o carro. O que custa separar os parafusos durante a desmontagem, ou ao menos parar e pensar o motivo de não serem iguais.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/180320141236_zpsbbb2ea22.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/180320141236_zpsbbb2ea22.jpg.html)
Depois de tudo montado, fui testar e ficou perfeito. Após alguns minutos na rua volta tudo novamente.
Quebrei a cabeça durante a noite e cheguei o que pode ser o possível problema, o modulo BCM.
Hoje desmontei a parte de instrumentos e fui a busca.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141244_zps4581b3de.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141244_zps4581b3de.jpg.html)
Olha ele ai.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141245_zpsed38bf2f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141245_zpsed38bf2f.jpg.html)
Esses 4 parafusos na chapa é responsável pela sua fixação.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141247_zps2f4dfc1d.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141247_zps2f4dfc1d.jpg.html)
O modulo:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141248_zps4ae8be66.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141248_zps4ae8be66.jpg.html)
Procurei por trilhas estragadas, ou qualquer outro sinal de anomalia, mais estava tudo normal.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141250_zpsb40832fc.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141250_zpsb40832fc.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/190320141252_zpsd642f32e.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/190320141252_zpsd642f32e.jpg.html)
Limpei os conectores do modulo e no chicote e remontei tudo. Ate agora não apresentou problemas, mais rodei muito pouco (nem 2km). Vamos ver se isso resolve.
Amigo vai em frente que o trabalho esta bonito, enquanto não resolve o principal com certeza esta evitando os próximos.....parte elétrica é mesmo um tabu enigmático nas nossas VTR.
ET. Que ano é a sua, modelo, cor e de onde vc é, se é que pode revelar, coloca no perfil....
renato732
22/04/2014, 09:49
Essa semana termino o "galpão do antigo", e começo a desmonta-la.
Hoje ou amanha deve chegar o cabo OBD para ajudar a revisão geral na Cherokee.
Ao longo do processo vou postando fotos.
renato732
25/04/2014, 23:00
Comecei o desmonte da ZJ em busca do problema.
O ideal é ir catalogando peça a peça e separando os parafusos, para nao ter perigo de misturarem ou faltarem.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141367_zps6770d73f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141367_zps6770d73f.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141366_zpsce91bcc9.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141366_zpsce91bcc9.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141369_zps7139c8bb.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141369_zps7139c8bb.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141375_zps89c16dd2.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141375_zps89c16dd2.jpg.html)
Resto de instalações
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141372_zps60cd7c66.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141372_zps60cd7c66.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141371_zps5b80c731.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141371_zps5b80c731.jpg.html)
O que me deixa triste não é saber que fizeram essas instalações, o pior é saber que instaldor de som colocou a mão no carro.
E por falar neles, olha como passaram o cabo para algum outro modulo:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141377_zps01cc5add.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141377_zps01cc5add.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141378_zps723b44df.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141378_zps723b44df.jpg.html)
Assim que arrancar o painel, vejo onde esta passando esse cabo para remove-lo e vedar possiveis furos.
Ja esse fio perdido, acreditava ser gambiarra, mais depois de desmontar a lateral reparei que ele esta saindo do chicote original.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/250420141383_zpsa6ba3e25.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/250420141383_zpsa6ba3e25.jpg.html)
To na torcida aqui!!!!! Belo trabalho...Também estou terminando a minha!
renato732
28/04/2014, 23:42
Removendo carpete
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141389_zpsc22d2658.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141389_zpsc22d2658.jpg.html)
Sempre vi as pontas saindo do carpete e nao sabia que era duto de ar.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141390_zps8e0d1feb.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141390_zps8e0d1feb.jpg.html)
Removendo a capa superior, olha mais lambança de instalador de som.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141391_zps2649251a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141391_zps2649251a.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141392_zpsd89e6441.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141392_zpsd89e6441.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141393_zpsfc0a8bfb.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141393_zpsfc0a8bfb.jpg.html)
Nem vou comentar isso.
Removendo a capa superior do painel
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141399_zps2edb8e84.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141399_zps2edb8e84.jpg.html)
Ambas removidas (capa superior e estrutura)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141400_zps80c00e88.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141400_zps80c00e88.jpg.html)
O que sobrou dentro do carro
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141401_zps3e164d8b.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141401_zps3e164d8b.jpg.html)
Atacando a parte externa
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141403_zpse7173de1.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141403_zpse7173de1.jpg.html)
Na passagem do cabo de força, o instalador jogou a vedação da parede de fogo para dentro do cofre e deixou o buraco aberto.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141406_zps73f3859f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141406_zps73f3859f.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141412_zps2415fde5.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141412_zps2415fde5.jpg.html)
Depois de um certo trabalho, e de ter removido o reservatorio de agua do para-brisa, consegui colocar a vedação para dentro da gabine. Como ela esta um pouco ressecada, vou lava-la e passar um silicone FRIO para fazer uma vedação perfeita.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141414_zpsc379f471.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141414_zpsc379f471.jpg.html)
De quebra vou fazer uma limpeza no sistema de ar, lavando os dutos:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141411_zps4a80a9c7.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141411_zps4a80a9c7.jpg.html)
E limpando a poeira e folhas no sistema
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/280420141407_zpsb95ba6c2.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/280420141407_zpsb95ba6c2.jpg.html)
Agora resta saber como retirar a caixa. Só encontrei um parafuso e ela continua fixa.
renato732
11/05/2014, 10:08
De volta ao trabalho.
Arrumei a coifa do cabo de abertura de capo (a que estava solta para passagem de um cabo).
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141461_zps01a5f59a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141461_zps01a5f59a.jpg.html)
Para soltar a evaporadora tive que remover o modulo de injeção e a chapa que o prende para ter acesso ao parafusos.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/050520141439_zps0fe8dda6.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/050520141439_zps0fe8dda6.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/050520141438_zps65d4d201.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/050520141438_zps65d4d201.jpg.html)
Com a caixa deslocada (não removi por completo para não perder o gás), tirei medidas da vedação que se deteriora com o tempo. Como não tem casa de borrachas por aqui (para comprar um tarugo e trabalha-lo) usei uma borracha de bieleta, se não em engano da Bandeirante (não sei ao certo, pois tinha guardado em casa).
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/060520141440_zps159d36cf.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/060520141440_zps159d36cf.jpg.html)
Com uma lixadeira e disco de corte fui moldando a peça, ate chegar ao ponto de encaixar no buraco. Nessa foto nostra uma adaptação que tinha feito no buraco que ja tinha na caixa. Coloquei um bico de pneu, o que facilita a limpeza e faz uma vedação perfeita, ja que a massa de calafetar se solta com a temperatura.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141452_zps742f2141.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141452_zps742f2141.jpg.html)
Preferi usar uma mangueira com malha, pois não sabia a curva que ela teria que fazer dentro da longarina.
Encaixei a bucha na mangueira e continuei trabalhando ela.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141453_zps08045a8f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141453_zps08045a8f.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141454_zpse6511130.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141454_zpse6511130.jpg.html)
Agora a parte mais complicada, encaixar tudo.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141456_zps158abc05.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141456_zps158abc05.jpg.html)
Testando
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141457_zps120a90f8.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141457_zps120a90f8.jpg.html)
Novo lugar de descarga do dreno
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141458_zps17fa6458.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141458_zps17fa6458.jpg.html)
Agora vou previnir contra emtupimentos futuros. A tela tem buracos grandes que permitem a entrada de folhas (como foi visto na foto do motor do ventilador) e algumas que tirei dentro da caixa (esqueci de tirar foto).
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/090520141469_zps8621d656.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/090520141469_zps8621d656.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/090520141471_zpse3ce09e7.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/090520141471_zpse3ce09e7.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/090520141470_zpsfe6da110.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/090520141470_zpsfe6da110.jpg.html)
Lavando carpetes
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/050520141435_zps2071c542.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/050520141435_zps2071c542.jpg.html)
e dutos de ar
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/090520141474_zpsece0dc6f.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/090520141474_zpsece0dc6f.jpg.html)
Preparando o painel para a montagem.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/090520141476_zps5b166ce8.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/090520141476_zps5b166ce8.jpg.html)
renato732
11/05/2014, 10:44
Aproveitei esse tempo parado e adiantei serviço em casa. Fiz uma revisão geral na caixa de fusiveis.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/070520141443_zps72b1752a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/070520141443_zps72b1752a.jpg.html)
Desmontando
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/070520141444_zps48b85b22.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/070520141444_zps48b85b22.jpg.html)
Notei que ela é composta de 6 camadas.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/070520141445_zpse9e47262.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/070520141445_zpse9e47262.jpg.html)
Marcas de sujeira e agua na capa, sinais importantes para uma averiguação mais refinada.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/070520141446_zpse5c441ad.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/070520141446_zpse5c441ad.jpg.html)
Camadas
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141462_zps376e930d.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141462_zps376e930d.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141463_zps7d7b5a00.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141463_zps7d7b5a00.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141464_zpsfc37bef5.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141464_zpsfc37bef5.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141465_zps2e422527.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141465_zps2e422527.jpg.html)
Trilha mais afetada
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/080520141466_zps51efeb7e.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/080520141466_zps51efeb7e.jpg.html)
Limpei camada a camada e montei.
renato732
15/05/2014, 23:02
A montagem do painel inicia pela fixação do chicote. É tudo bem dedutivel, basta ter atenção e capricho. Os pontos onde ele tem contato com a lata, passei isolante para aumentar a proteção.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/130520141482_zpsb268a054.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/130520141482_zpsb268a054.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/130520141484_zpsc0a45ecb.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/130520141484_zpsc0a45ecb.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/130520141485_zps341d43c6.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/130520141485_zps341d43c6.jpg.html)
Como o centro de informações estava começando a piscar o display e mostrando informações erradas, resolvi fazer uma revisão.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141486_zps1563f32a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141486_zps1563f32a.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141487_zps5495c680.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141487_zps5495c680.jpg.html)
Tem essa marca de queimado do display
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141490_zps19ceaa41.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141490_zps19ceaa41.jpg.html)
Olhando mais a fundo parece ser somente um starter (pois trabalha com gás).
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141491_zpsa3937d98.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141491_zpsa3937d98.jpg.html)
Encontrei essa trilha defeituosa.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141488_zpsc3ce26c8.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141488_zpsc3ce26c8.jpg.html)
Como a placa e de apenas uma layer, foi facil fazer um jump do lado oposto.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141494_zps895fe491.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141494_zps895fe491.jpg.html)
Hoje fixei toda a parte eletronica, dei partida no carro, e tudo funcionou normalmente. Deixei ligado ate sair agua no dreno e não apresentou vazamento interno. Amanha decido se fico uma semana sem carpete, ou ja monto tudo.
Renato,
Está de parabéns, dá gosto de ver o quão meticuloso você é!
Provavelmente prevenindo milhares de inconvenientes futuros e resolvendo problemas que voce ainda nem sabia que tinha!
Excelente. Como diria nosso querido Senna: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
renato732
17/05/2014, 08:28
Obrigado! Aprendi a ser meticuloso passando raiava com "serviços mal feitos" no meu primeiro carro.
Garanto que estou aprendendo muito com a Cherokee. Tem muita função que não sabia que existia, até por isso criei o topico "comparando funções".
E uma correção. Esse jump que fiz foi o primeiro, mais antes de montar revisei a placa e notei que um resistor estava escondendo uma divisão de trilhas. Tive que muda-lo de lugar (só que esqueci de tirar a foto). Fiz essa correção na imagem anterior para facilitar o entendimento.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/140520141494E_zpsadc36b02.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/140520141494E_zpsadc36b02.jpg.html)
renato732
20/05/2014, 20:11
Estou rodando a dois dias com a Cherokee precariamente montada e nada de vazamento, pane de BCM e centro de informações.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/200520141515_zps2131a2a6.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/200520141515_zps2131a2a6.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/200520141517_zps02deaab2.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/200520141517_zps02deaab2.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/200520141518_zpsedb9499a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/200520141518_zpsedb9499a.jpg.html)
renato732
06/09/2014, 11:58
Nesses meses que fiquei sem postar, fiquei mexendo aos poucos na cherokee.
Como tive que remover o para choque, para uma revisão no radiador, aproveitei para mudar os pontos de fixação. Pois antes estava tudo preso por rebites (para-choque, capas internas do para lama, etc..)
Usei rebites com rosca. Fica com acabamento melhor e facilita a desmontagem. A rebitadeira eu a fiz (para esse rebite são muito caras). Quando encontrar as fotos posto os detalhes de como a construí.
Abri o furo
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/05_zps98e5f524.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/05_zps98e5f524.jpg.html)
Rebite e arruelas de inox
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/04_zpsdaa7ccd6.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/04_zpsdaa7ccd6.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/06_zps8a0423ba.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/06_zps8a0423ba.jpg.html)
Montando:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/07_zpscd647876.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/07_zpscd647876.jpg.html)
Parte de baixo do para choque
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/08_zpsea48eee2.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/08_zpsea48eee2.jpg.html)
Presilha plastica de Uno
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/01_zps13fa04ce.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/01_zps13fa04ce.jpg.html)
Como a medida é um pouco diferente, tive que trabalhar a ponta
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/03_zps67dd26fe.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/03_zps67dd26fe.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/02_zps0a68b275.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/02_zps0a68b275.jpg.html)
renato732
06/09/2014, 12:13
Mais parafusos de inox
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/09_zpsb0af0e9d.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/09_zpsb0af0e9d.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/17_zps9474b9d0.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/17_zps9474b9d0.jpg.html)
Esse substitui pelo de cabeça francesa pra ficar mais bonito.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/18_zps6f6f9abc.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/18_zps6f6f9abc.jpg.html)
Depois de tudo montado algumas luzes não acendiam.
A de iluminação do acendedor de cigarros ( essa foi facil trocar)
E todas do painel de controle do ar condicionado.
Achei que seria problema eletrico, pois queimar todas as 4 do painel de uma só vez é praticamente impossivel. Mais depois de quebrar a cabeça, acredito que estavam queimadas antes e eu nem tinha reparado, pois praticamente não saia com ela a noite.
As lampadas só encontrei menores e verde
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/11_zps7bf9fe5d.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/11_zps7bf9fe5d.jpg.html)
Como são pintadas com verniz de vitral, foi só raspar.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/12_zpsd13936b7.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/12_zpsd13936b7.jpg.html)
Depois de montadas no soquete (da esquerda é a nova)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/14_zpsa31f473c.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/14_zpsa31f473c.jpg.html)
Tive que fabricar uma ferramenta pra torcer os soqueres
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/16_zpsf1aa3386.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/16_zpsf1aa3386.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/15_zps725fb54a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/15_zps725fb54a.jpg.html)
Deu uma diferença na cor comparado com o painel de controle do vidro trazeiro e do farol. Talvez depois eu as troque tb.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/19_zpsf068d241.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/19_zpsf068d241.jpg.html)
E por fim, tive que comprar uma antena quebrada só por causa da porca.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/20_zps6696229e.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/20_zps6696229e.jpg.html)
Pois antes tinha uma gambiarra na monta, e tive que desmontar a antena pois tinha parado de funcionar. Aproveitei e deixei como tem que ser. Essas fotos vou ficar devendo. Assim que pegar o celular antigo, as posto.
Opa camarada! Maravilha esse trabalho!
Queria uma opinião sua. Minhas luzes internas ficam acesas direto, só desligando quando tiro o fusível 16. O que poderia ser?
Obrigado e parabéns pelo carro.
Pablo.pinto2007
07/09/2014, 22:41
Rapaz... gostei de ver... esse tópico está de grande valia... muito bom o trabalho... temo um dia ter que desmontar a minha que os problemas já estão começando a aparecer... o ventilador tá parando aqui e acolá... todas as velocidades, deve ser algum mal contato no chicote... e o ar condicionado que no meu ver deveria render mais, tá todo sujo o sistema, tá soltando o pó da esponja (de onde que não sei)...
E tô com problema no módulo do som que mantenho o original, passei em um alagado e entrou água debaixo do banco molhando o danado, já abri, limpei troquei capacitor, esmaltei, testei (tudo ok) mas quando instalei deu chiadeira...
Muitos tiram (observei que vc não tem mais também)(já comprou sem pelo visto)...
E só pra constar... recentemente uma de minhas cunhadas se mudou, está morando na sua cidade!!! Coincidências!!!
Abração!
Pablo
Pablo.pinto2007
07/09/2014, 22:47
Opa camarada! Maravilha esse trabalho!
Queria uma opinião sua. Minhas luzes internas ficam acesas direto, só desligando quando tiro o fusível 16. O que poderia ser?
Obrigado e parabéns pelo carro.
Opa vou me meter aqui!!!
Vc tem certeza que não apaga mesmo, né? porque essas luzes se a posição da chave estiver na posição "liga" só apaga com o tempo mesmo... então das duas uma, ou essa sua chave está com defeito, ou o temporizador deve estar colado direto (não fazendo a função)... sugiro dar uma olhada na chave, fica do lado da chave do farol... esse seletor que corre pra cima e pra baixo (vc sabe qual é)...
Agora onde fica esse temporizador eu não sei!!!
Pablo
renato732
08/09/2014, 17:00
A minha tb continua com problemas que tenho que solucionar.
Farol: as vezes quando apago, ele ascende, ai tenho que ligar e apagar novamente.
Retrovisores: Estão meio doidos, quando destrava.
ABS: Tenho que tirar o modulo e revisar.
Banco do passageiro: Tem uma das regulagens que não esta funcionando. Engrenagem quebrada.
Acho que é só.
Laredo, Segue o que o Pablo disse, se isso não resolver, poder ser o BCM. Pois ele é quem controla as luzes.
Pablo, o meu usa o modulo original sim, talvez não apareceu em algumas fotos, pois tirei para dar uma geral.
Olha ele ai:
476755
Tenho uma pyramid com o mesmo problema. Geralmente chieira vem ou dos mosfet ou então dos filtros antes deles, a agua pode ter fechado curto.
A esponja que solta, é uma espuma que fica colada nas tampas do ar. Olha ela logo acima do motor do ar:
476756
O problema é que elas se deterioram com o tempo. Pensei em tirar e trocar. O problema que onde moro só tem um "profissional" que mexe com ar, e para desmontar teria que tirar o gás, e depois recorrer a esse "profissional" pra colocar. Preferi não mexer.
Para a limpeza, toda a parte de sujeira vai ficar no motor, basta deitar por baixo do painel e arrancar o motor. Já da pra fazer uma bela limpeza.
Então vem visitar sua cunhada. Serão só 5 tanques de combustível, hehe!
Final do mês estarei indo ai, e confesso que deu vontade de ir na Cherokee.
Como terei que ir para Goiânia para o embarque, vou procurar uma oficina com DRB-III pra fazer uma leitura. Se estiver tudo OK, ai parto para os problemas que ainda faltam.
Farol acender, acontece por causa do timer acho que uns 30 segundos (follow me home), quando voce desliga o carro e em seguida desliga o farol, se nao for assim, pode ter algo errado mesmo.
Se os retrovisores estão voltando a outra posição quando destrava, pode estar relacionado com a memoria gravada na porta, de uma olhada..
renato732
09/09/2014, 13:35
Acredito que dos retrovisores deve ser algum problema no sensor de posição deles (se existir) ou no modulo que controla. Ja memorizei varias vezes e nada.
No farol, quando desligo o carro e desligo o farol e deixo no farolete, fica normal. Quando apago o farolete, o farol ascende. Uma vez ficou assim por uns 5 minutos. Geralmente os carros que tem essa função timer no farol, ela é acionada na alavanca da luz alta.
Mais vou tentar passar no DRB-III pra ver se tem algum problema. Não adianta quebrar mais a cabeça, pois se o defeito for nos modulos, não tem jeito, vou ter que trocar.
Pelo menos nas duas cherokees que tive, faziam isso quando se desliga o farol e não no farol alto como em outros carros.
renato732
09/09/2014, 17:05
Bom saber.
Teria como vc me explicar como ativa e como não ativa essa função?
Pablo.pinto2007
11/09/2014, 10:07
Bom saber.
Teria como vc me explicar como ativa e como não ativa essa função?
É o seguinte... desligou o motor com os faróis acesos, ele acende o farol, desligou o motor com o farol apagado ele não acende o farol... não importa se em luz alta ou ter que apertar qualquer coisa... por exemplo o meu siena tem, mas se eu quiser acionar tenho que dar jogo de luz alta depois que desligo o carro (pois ele apaga também os faróis quando desligo a chave, como todo fiat e outros carros)...
Sobre os retrovisores não sei pois a minha é laredo e não possui esse sistema de memória...
Uma pergunta para os que tem a Limited... existe uma central de ar no console para o banco traseiro? é fácil "adaptar" numa laredo? meus filhos reclamam que às vezes não esfria bem (o sol daqui não perdoa)(aliado à algum problema, como pressão baixa de gás, não sei)...
Abraços!
Pablo
Pelo que sei, a limited nao tem a saida de ar nos "bancos traseiros", acho que apenas nos "pés traseiros"
renato732
11/09/2014, 10:52
Vou testar os faróis então.
Ela só tem saida para os pés dos passageiros. Se notar nas fotos, os dutos pretos ao redor da alavanca de cambio. As saídas deles são bem pequenas, logo atrás dos bancos.
Eu faço o seguinte:
Difusor esquerdo - motorista.
Difusores direitos - Passageiro
Difusores centrais - foco para os passageiros trazeiros
renato732
11/09/2014, 11:02
Encontrei as fotos da rebitadeira.
Comprei uma Sata, para deixar na minha caixa de ferramentas. Porém, estava construindo um galpão e o serralheiro só tinha uma, emprestei a minha para agilizar o serviço. Os auxiliares deles conseguiram espanar a rosca do bico, pior que rebitaram menos de 350 rebites.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Rebitadeira/01_zpsb90cf607.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Rebitadeira/01_zpsb90cf607.jpg.html)
Como sou curioso, resolvi desmontar.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Rebitadeira/02_zps33cd8754.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Rebitadeira/02_zps33cd8754.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Rebitadeira/03_zpsc7703472.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Rebitadeira/03_zpsc7703472.jpg.html)
Como ela ficou com o vão totalmente livre, na hora veio a ideia, e alterei para rebite de rosca.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Rebitadeira/04_zps7e76b57e.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Rebitadeira/04_zps7e76b57e.jpg.html)
Usei uma parafuso allen 6mm, arruelas (tive que desbastar para entrar no vão traseiro da rebitadeira) e outra arruela na frente para "diminuir" o furo e dar um apoio melhor ao rebite.
Ela não é muito pratica de se rebitar, mais como não vou fazer nada em larga escala com ela, então está ótimo.
O parafuso allen é um 12.9. Queria usar rebites de 5 e 4mm, mais como não encontrei parafusos deste comprimento, comprei barra roscada. Depois vou testar para ver se vai aguentar.
renato732
11/09/2014, 11:09
Encontrei tb as fotos dos arrebites dos ganchos no porta malas.
Abri o buraco para 9,5mm
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/21_zpsbd6870c5.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/21_zpsbd6870c5.jpg.html)
Passei verniz para evitar oxidação, e depois coloquei silicone no rebite para ficar com vedação perfeita (acredito que só o arrebite já vede o suficiente, mais não custa nada precaver)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/22_zps72da1305.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/22_zps72da1305.jpg.html)
renato732
01/10/2014, 20:25
Hoje fiz o teste do farol.
Desliguei o carro, depois o farol e cronometrei.
Demorei um minuto para tirar as compras, e ativei o alarme. Extamente 30s depois desligou.
Otimo sinal. Mais um problema resolvido.
renato732
06/12/2014, 12:02
Ontem resolvi mexer no ABS.
O modulo:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/25_zpsde9833aa.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/25_zpsde9833aa.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/26_zpse49c055a.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/26_zpse49c055a.jpg.html)
Infelizmente fuçaram nele (esse é o melhor termo para explicar esse serviço porco). Fico triste, as travas são externas, é muita falta de vontade de reparar e remover de forma correta.
Aberto: (edit: Abriram para não arrumar. Vai entender...)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/27_zpsc5cac1cd.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/27_zpsc5cac1cd.jpg.html)
Note so pinos problemáticos.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/28_zpsd8c26242.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/28_zpsd8c26242.jpg.html)
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/29_zpsceb8a4ad.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/29_zpsceb8a4ad.jpg.html)
Com a Dremel abri a face do cobre
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/30_zps9cca2056.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/30_zps9cca2056.jpg.html)
Coloquei bastante estanho. Quer for fazer, tomar cuidado para não ficar só com uma bola de estanho. Esquentar bastante o cobre para que o estanho fixe perfeitamente na placa.
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/31_zps965dcf23.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/31_zps965dcf23.jpg.html)
Remontei tudo, infelizmente usando cola, já que a caixa foi detonada por algum "lambão".
Depois de tudo instalado:
http://i50.photobucket.com/albums/f322/renato732/Cherokee/32_zps3d040c2d.jpg (http://s50.photobucket.com/user/renato732/media/Cherokee/32_zps3d040c2d.jpg.html)
Luz apagada e ABS funcionando corretamente.
fernandofjr
16/04/2015, 23:32
eai blz renato estou com mesmo problema na minha cherokee o painel nao funciona so as luzes nenhum dos ponteiros liga nem bateria , presao de oleo, agua, tacomentro nada gostaria de saber como arrumou a sua cherokee.
Abraco
renato732
23/05/2015, 18:20
Esse problema foi por causa de oxidacao em alguns conectores na caixa que fica no pe do passageiro. Isso aconteceu por causa do excesso de umidade gerado pelo vazamento do dreno do ar condicionado.
Esse problema e uma indicacao de pane na rede CAN. Desmontei o painel todo para arrumar, pois tb tirei o vazamento citado.
Te aconselho a arrancar essa caixa (tirando fotos para ajudar na montagem), e ir limpando terminal por terminal, contato por contato. Caso vc desmonte a caixa como eu fiz, fique atento quanto a montagem dos conectores internos, se colocar virado a tampa nao fecha. Nao sabia disso, e nao marquei nada, deu um pouco de trabalho, mais com um pouco de paciencia consegui fechar a caixa.
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