Ver Versão Completa : Alinhamento de rodas
Marcio Vargas
23/12/2003, 08:09
ALL
Depois de colocar o Fess o Porcão ficou muito alto, muito mais do que eu esperava,,,, Tendo em vista que tenho o sistema de direção original, akele com duas barras partindo do centro do chassis em dirção a cada roda, no momento em que aumentei a autura do chassis em relação ao eixo estas barras tb subiram e levaram com elas as rodas!!! Resultado as rodas da frente estão absurdamente fechadas, quase impossivel de dirigir,,, Quero saber do ALL como eu faço para abri-las? Dicas, Fotos, Esquemas... Tudo sera bem vindo e bem aproeitado!!!!
[]'s
leopoldo
23/12/2003, 13:10
O sistema original do jeep faz com que quando ele levanta, as rodas se fecham, quando ele abaixa, as rodas se abrem.....acho que o engenheiro que projetou esse sistema tinha só sexo na cabeça.
Bom, voltando ao assunto, voce tem 2 problemas, um é fácil de resolver , o outro......depende.
A relação de convergência da suspensão do jeep é de 3/64" até 3/32", 1,19 a 2,38 mm medido na parte externa da borda de cada pneu, mas para isso é considerado o pneu original em diâmetro. Essa relação muda com o diâmetro, proporcionalmente maior quanto maior o pneu.
Assim teria de usar a referência angular, mas eu não posso fornecer o Angulo pois não sei a medida do diâmetro do pneu original.....e não é o diâmetro externo, é na largura máxima do talão.
De qualquer forma voce pode perceber que é bem pequeno, 2mm para cada lado, voltado para dentro.
Agora a parte difícil:
Como voce menciona que alterou a altura, precisa verificar batimento superior e inferior de amortecedores, limite de batimento do batente de suspensão, comprimento máximo dos flexíveis de freio, ângulo de trabalho máximo dos cardãns e ângulo limite de trabalho dos pivôs do sistema de direção, OU
alguma coisa vai para o espaço, e vai mesmo.
Caramba, não disseram pra voce que muda tudo isso e você tem de re-avaliar para não quebrar o CJ inteiro??????????????????
Que droga de kit é esse????????
Voce pode estar com uma(s) peça(s) perto do limite de resistência ou trabalho, sem saber.
Para ajustar a convergência é muito fácil, afrouxe as porcas/parafusos
na extremidade de cada barra.
É só girar a barra, pois os terminais teem rosca esquerda/ direita, assim dependendo se gira a barra horário ou anti-horário, abre-se ou fecha-se a convergência de cada roda, separadamente. Só que não se esqueça que isso deve ser feito com alinhamento de direção, travando a direção no meio, senão você acerta a convergência e a direção fica torta.
Marcio Vargas
23/12/2003, 13:25
Cara!!!
Não entendi nada do que vc falow, desculpe :oops: :oops: :oops:
Coloquei o Kit Fess, todos que me aconselharam a coloca-lo nunca mencionaram nada disso,,, Inclusive muita gente aki do forum.
Não entendi muito bem esse negocio de convergencia,
Batimento do amortecedor ( Se entendi bem é pra ver se o amortecedor continua trabalhando direito,,, bem se é isso ele continua sim)
Batente da suspenção ( Bom,, eles foram tiirados pois em seu lugar vai o suporte do kit)
Comprimento dos flexiveis ( Não entendi?? O que tem a ver com a altura do jeep? Eles continuam como antes... Tudo OK )
Angulos de trabalho dos cardãs.. ( Eheh esse eu sei,,, esse tá legal, a mudança deixou eles dentro dos limites toleraveis para o trabalho,,,)
Quanto a todo resto que vc falow eu não entendi,,,
A unica coisa que mudou mesmo foi as rodas que fecharam, dae quando passa em alguma ondulação da estrada elas começam a tremer muito... Isso acho que pode quebrar cruzetas do munhão, rolamentos e muita coisa...
Na minha ignorancia me parece que apenas alinhando novamente as rodas fika bom,,, só não sei como alinhar elas... Claro, sei que tem que deixar todos os angulos e medidas certos. Acontece que o pessoal quer 100 latinhas pra alinhar, e se eu alinhar no olhometro, com uma trena em casa mesmo, na hora que eu levar fazer geometria o cara acerta a pequena diferença que vai ter.
Mas se tem tanta coisa pra cuidar vou me obrigar a levar em um mecanico!!!
Valew os conselhos, apesar do susto
[]'s
leopoldo
23/12/2003, 14:46
Não conheço o kit...
Mas as regras valem para todos so kits.
Não é porque todo mundo coloca que está certo !!!!!
e já que voce colocou a pergunta no ar.........
Esse kit está em alguma página de internet para eu ver as fotos ?
Ou será que você tem algumas?
Quando falo dos flexíveis, você tem de levantar o chassis do CJ e deixar a suspensão dependurada (eixos no ar) e ver se os flexíveis não estão se esticando até estourar....aí voce fica sem freio.
O mesmo com os pivôs da direção, êles trabalham num certo limite, se passar, pode quebrar o terminal, ou entortar a barra.....aí voce fica sem direção. Não dá para ver a olho. Tem de soltar a porca castelada ou parlock e ver se esticada a suspensão você consegue colocar no furo.
Se só entra na marra, já passou do ângulo de trabalho.
e não se esqueça que o CJ pode variar ainda mais a suspensão subindo um lado e descendo o outro.
Por falar em quebrar.....aonde foram parar os batentes da suspensão???
Não pode ficar sem.
Os amortecedores:
Com o chassis ainda no macaco e os eixos dependurados, o amortecedor não pode dar batente, senão estoura ele por dentro ou entorta os suportes, eles não podem dar fim de curso antes da suspensão.
Não dá para ver no olho não, tem de soltar a parte de baixo, por exemplo e ver se quando está esticada a suspensão, voce ainda consegue colocar a outra ponta do amortecedor. Tem de ter ainda uma polegada de folga.
Se não, já passou do batente interno.
O mesmo acontece se a suspensão sobe ao máximo, senão, voce entorta os suportes dos amortecedores além de estourá-los por dentro.
Os cardãns/cruzetas....ainda com o CJ no macaco e com os eixos dependurados, solte a flange junto ao diferencial e veja se a cruzeta ainda tem folga para o cardãn mirar mais em baixo, só que não se esqueça de girar o cardãn para ver as 2 posições críticas da cruzeta.
Há casos em que o eixo ainda quer descer, mas a cruzeta tenta segurar o eixo....é demais pra menina.
Ou ainda, o cardãn desacopla o entalhado, se ficar curto demais para este kit.
__________________________________________________ __________
Agora, para abrir a convergência:
Coloque o CJ num plano na sua garagem, pode ser na rua mesmo, mas no plano.
As rodas traseiras serão sua referência.
Solte aquelas porcas que eu te falei.
Para garantir que o raio da coluna de direção não fique torto:
esterçe para a esquerda e para a direita .
conte quantas voltas tem de batente a batente.
coloque o raio exatamente no meio do nº de voltas.
Peça para alguém ficar dentro do CJ e segurar a coluna, para voce não perder a referência.
Agora, gire a barra até que você consiga tangenciar a lateral de um pneu da frente com a lateral do de tras, do mesmo lado, lógico.
Fazendo isso, os pneus estariam alinhados, agora só falta fechar a convergência.....
Gire uma barra de cada vez, 1/2 volta, no sentido em que as roscas dos terminais "entrem" nas barras......voce está fechando a convergência.
Torqueie as porcas. É só rodar.
Se voce tiver sorte, está alinhado e com a convergência correta.
Melhorou????
Marcio Vargas
23/12/2003, 15:00
Opa!!!
Tendi... Sou muito leigo em materias mais especificas de macanica.
Bom, vou ter que checar o amortecedor e as cruzetas, isso realmente não tenho certeza de como fikou. O flexivel EU ACHO que não tera problema pois ele esta com bastante folga,, mas mesmo assim vou erguer o chassi ate abrir todo curso pra confirmar. Os batentes foram pro lixo, no seu lugar entrou o suporte das molas elicoidais,,,, nesse link tem as fotos do kit, http://www.garra4x4.com.br/Helicoidal.htm , As fotos da istalação no meu CJ ainda vou ter que escanear.
Valeu a dica de como abrir as rodas, vou fazer isso hj mesmo, e amanha, como não vou trabalhar a tarde, levo para fazer a geometria. Obrigado mesmo pela paciencia em me explicar,,, pode ter certeza que vou ir atras destes itens criticos que vc me colocou!!!!
[]'s
leopoldo
23/12/2003, 15:22
Caro colega, acabo de ver as drogas de fotos deformadas que colocaram na internet.
Aparentemente são molas do monza adaptadas, SÓ que::::::::
Você vai ter que arrumar um jeito de colocar os batentes de mola.
Porque?????
Quando você passa numa valeta com CJ, e ele é jogado para cima, e acumula uma imensa energia; Quando retorna, toda ou quase toda a energia é dissipada na mola, só que se for demais, nem a mola absorve.......
Aí, é impacto direto eixo/ longarina.
O batente de borracha da suspenção é que vai salvar o seu eixo e chassis do empenamento ou quebra. É o último recurso.
Dê um jeito, fale com seu mecanico, mas coloque um batente lá, ou você poderá lamentar mais tarde.
Se outors não colocaram, problema dêles, na verdade, problema do fabricante de kit barbante.
E não aceite alegação de que se fica mais alto não dá batente.
Peça para assinarem uma declaração.
Marcio Vargas
23/12/2003, 15:32
Opa!!
Mais uma vez obrigado pelas dicas e conselhos
Estava aki pensando depois de ler tua ultima menssagem....
Os suportes são formados por uma chapinha retangular, nela é soldado um tubo redando de diametro menor que o ultimo elo da mola, de forma que a mola encaixe no tubo, este por sua vez fica dentro da mola, tanto em cima como em baixo. Essa chapinha em cima é parafusada no lugar do batente e em baixo vai presa nos grampos do feixe. Eu pensei em na ponta deste tubo do suporte de alguma forma fixar uma especie de batente, em cima e em baixo, e quando ocorrer a descarga de energia e as molas não derem conta essas borrachas irão se chocar, e não ferro com ferro, desta forma amortecendo o impacto.
No meu ver é a unica forma de colocar um batente ali...
Mais uma coisa para minha lista de coisas a fazer... E eu que achava que era só colocar o kit e sair andando...
Valew a ajuda!!!
[]'s
Marcio Vargas
26/12/2003, 07:42
Opa!!!
Ontem fiz o elinhamento em casa seguindo as valiosas dicas do coloega Leopoldo. Ficou muito bom,,, Aproveitei e retirei akelas duas barras que partem em direção as rodas para fazer uma limpeza, estavam com muita graxa velha e seca... Coloquei de volta já dando mais abertura,,, Primeiro foi no olho, depois foi na trena,,, ficaram com a mesma medida, no teste de rodagem o shimi (?) sumio por completo. Queria levar em uma oficina para fazer os outros testes indicados pelo Leopoldo, mas aki na minha cidade o unico cara que mexe só com jeep's que eu confio saio de ferias,,, vou ter que esperar... Mas olhando com mais atenção em todas as partes indicadas me pareceu que não tem nada forçando... Aproveitei e troquei os flexiveis centrais dianteiro e traseiro por um mais comprido que comprei novo,,, eles tinham ficado muito esticados!!!
Valew pelas dicas!!!!
[]'s
EduardoLang
26/12/2003, 08:23
Galera!!!!!!!
Sabemos que o sonho de todos nós é ter aquele jeepque possa fazer trilhas, andar na cidade e demais....... porém, temos sempre que nos lembrar de uma coisa que na minha opinião é a coisa mais importante para todos nós:
"A VIDA DE UM SER HUMANO"
Digo isso, pelo seguinte:
Não foi por besteira que um engenheiro mecânico dedicou tantos anos de sua vida aos estudos. Não é por besteira que uma montadora testa seus veículos antes deles irem ao mercado. Por mais que essas coisas sejam feitas, mesmo assim aparecem defeitos de fabricação ou até mesmo defeitos de engenharia.
Não seremos nós que vamos deixar de lado esses fatores.........
Na minha opinião, sempre que vc for efetuar qualquer tipo de alteração/adaptação em seu veículo, vc deverá no mínimo escutar a umas dez a quinze pessoas sejam esperientes no ramo ou não, mas deve escutá-las... Além disso, voce deverá, se possível, verificar em loco esse tipo de adaptação am algum veículo e por último tomar as suas conclusões do que fazer.......
Não tenha pressa, não seja afobado em fazer o trabalho, pense, discuta, reflita , pense novamente e repense novamente. Afinal é a sua VIDA E A DE OUTRAS PESSOAS que estão em jogo!!!!!
Não podemos nos esquecer que um carro por menor que seja não passa de uma arma dependendo da forma que será utilizado. Se podemos dizer isso de um veículo de passeio, quem dirá de um Jeep com todo o seu peso ! ! ! ! ! !
Não é porque vc está adaptando um motor mais/menos potente que vc não deverá se atentar ao sistema de freio, por exemplo.
Pessoal, no mercado o que mais existe, são empresas oportunistas e donos de empresas oportunistas sem o menor escrúpulo, que só pensam em vender peças e se possível receber à vista!!!!!!
É por isso que devemos sempre que formos efetuar qualquer tipo de serviço, EXIGIR A NOTA FISCAL ! ! ! ! !
Fica aí meu alerta e desabafo a todos vcs, pois não gostaria jamais de ler/escutar que algum colega aqui do fórum sofreu um acidente com seu veículo, por um descuido, sub dimensionamento oiu qualquer motivo que seja, na hora de efetuar um reparo/adaptação em alguma ofichina ou até mesmo em casa.
Um forte anraço a todos vcs e que Deus os ilumine.
Desejo a todos um excelente ANO NOVO, COM MUITA PAZ E MUITO AMOR NO CORAÇÃO!!!!!!!!!!
SDS
EDUARDO
Marcio Vargas
26/12/2003, 08:47
Opa!!!
Só queria deixar claro a todos que não coloquei este kit do nada,,, Foram meses pensando, colhendo informaçoes e pinioes neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1086&highlight=kit+fess vc's podem ver que já estou perguntando e pesquisando sobre ele a muito tempo. Alem deste link troquei muita MP com o pessoal que possue o Kit e istalou em casa!!! Tb troquei muito mail e fotos na jipenet, por fim consultei um mecanico de jeep's antes de por a mão na masa... só para obter as ultimas dicas!!!! Elem deste link que passei tem muitos outros aki no forum que trato deste assunto, li todos. Como o Walter, o Sidnei bem sabem desde agosto estou com essa ideia na cabeça, e só coloquei ele agora, todo este tempo só indo atraz de informações,,, ALem de informações sobre a istalação, pesquisei bastante sobre a loja e o vendedor, pedois de falar por TELEFONE com alguns conhecidos de SP e todos me garantiram que a loja é seria, que o cara é correto é que efetuei a compra. Falei tb com quem já colocou o mesmo KIT.
Amigos!!! Minha irma de 12 anos faz trilha comigo, o jeep é meu unico auto, ando direto com ele, trabalho, facul, sair com a patroa. A ultima coisa que eu faria é colocar alguem em risco, principalmente minha irma!!! O unico problema que aconteceu na istalação foi o fechamento das rodas. E isto é normal visto que tenho o sistema original de direção, quando se ergue o chassi em relação ou eixo as rodas fecham. Todo o resto que o Leopoldo comentou eu já tinha revisado apos a istalação, e pedois que ele falow vou revisar de novo!!! As rodas como mencionei em uma menssagem acima foram abertas em casa e o jeep vai para a geometria para garantir exatidão na abertura, fiz em casa apenas pq era uma facada pro pessoal da geometria fazer uma coisa que é tão simples!!! Afrouxar umas braçadeiras e girar a barra... Se a geometria estiver um poukinho fora, eles acertam o poukinho e não cobram a mais!!! Podem me chamar de sovina, mas eu não vou pagar os olhos da cara por uma coisa que fiz em meia hora em casa,, mesmo pq eu vou levar lá para conferirem!!!
Agradeço mais uma vez as dicas e principalmente a preocupação com a minha segurança e a segurança dos meus... É por essas e outras que é tão bom ser jipeiro, e podem ficar tranquilos. Fiz tudo como manda o figurino!!
[]'s
Ian Moreira
26/12/2003, 13:21
Caro colega, acabo de ver as drogas de fotos deformadas que colocaram na internet.
Você vai ter que arrumar um jeito de colocar os batentes de mola.
Porque?????
Quando você passa numa valeta com CJ, e ele é jogado para cima, e acumula uma imensa energia; Quando retorna, toda ou quase toda a energia é dissipada na mola, só que se for demais, nem a mola absorve.......
Aí, é impacto direto eixo/ longarina.
O batente de borracha da suspenção é que vai salvar o seu eixo e chassis do empenamento ou quebra. É o último recurso.
.
Leopoldo, não chego nem em 5 % :o de seu conhecimento técnico e prático de mecânica, mas o KIT FEES que muitos odeiam, eu tenho instalado no meu Jeep, e confesso que não é tão bom como o SPOA, que aqui em minha região quase não se vê, eu faço muitas estripulias com meu Jeep :twisted: , pois considero que um Jeep é um carro para se fazer tudo aquilo que não pode ser feito com um carro normal, saltos, subidas, atoleiros, erosões, barrancos, e etc... Leopoldo todos os Jeeps que vejo aqui que tem KIT FEES, e jumelos altos(que o pessoal daqui tem pavor) e reiterando; sem o batente de borracha nunca quebraram o chassi, eis uma foto que não chega a ser incrível (pois as incríveis sempre ficam sem serem tiradas :D ) mas dá para ver que não quebra tão fácil assim
[]' Abelhudos...
Abraços
leopoldo
26/12/2003, 18:16
Caro colega.
Quem disse que tem que quebrar na hora????????????
O batente tem 2 funções:
1º - amortecer o choque proveniente de estripulias como a foto, em que dependendo da energia o dano é na hora e, talvez algo que nem todos percebam:
2º - evitar que a mola "estique o chassis",????????
Quando a mola chega no fim de curso, no batente, ela já está esticada no máximo permitido de projeto, a partir deste ponto, sem o batente, ela vai além do comprimento máximo permitido (o comprimento retificado do arco na posição do batente afundado ou deformado é o máximo permitido), só que a mola força por exemplo o suporte dianteiro para frente enquanto que quer esticar para trás o jumelo.
Com o tempo, você percebe que o chassis , no ponto de ancoragem dos suportes da mola começam a parecer tortos para a frente; antes disso, uma série de buchas do jumelo inexplicavelmente foram achadas detonadas.
O constante movimento de flexão da mola aliada aos "não impactos", ou seja tensionamento dos suportes e jumelos formam com o seu devido tempo as famosas trincas no chassis, que muitos não sabem de onde vêm. (lógico que não nascem só disso)
Tem também o caso do olhal da mola que "cava" o chassis.
Nunca viram trincas nos suportes das molas no chassis, ou chassis torto no suporte sem explicação aparente?????
Deite atras do jeep e olhe para cima, na travessa traseira , junção com as longarinas, voce verá um alargamento trapezoidal da aba inferior do chassis onde está rebitado o suporte do jumelo..... como racha o chassis onde o suporte do jumelo traseiro fica ancorado (soldado).
É trinca para todo lado.
Olhe na frente do jeep, na posição de solda da travessa dianteira junção com a longarina , por baixo e por cima.
Nunca viram chassis com lindas trincas de fora a fora???????
De onde elas vêm?????????
Uma das causas é falta de batente, o que alías é motivo dos fantásticos empenamentos e arrancamento dos suportes dos amortecedores.
Antes disso o amortecedor já está quebrado por dentro e você nem sabe.
Bom, como o colega mencionou antes, se está lá, foi porque um engenheiro gastou um par de horas quebrando a cabeça, para voce não quebrar o seu CJ.
Como eu sempre falo:
Em adaptações, qualquer que seja, o resultado é por sua conta e risco.
É por isso que tem esse show de jumelos gigantes e kits de todo tipo sem instruções corretas de montagem e o que fazer junto com a instalação da adaptação. Cada um que se cuide.
Nosso colega, que iniciou este bate papo achou os flexíveis centrais muito esticados, como já era esperado.
Imagina se o flexível se rompe???????
Num jeep com sistema original quer dizer sem freio.
E normalmente os Jeeps estão por aí sem freio de mão.
Muito cuidado, voces que tem dúvidas, que muitas vezes nem engenherios são, muito cuidado mesmo com esses kits, pois 1 ton a 40 km/h pode fazer muito estrago.
A alguns anos atras, alertei para a gravidade da trinca de chassis no CJ de um colega jiperio e ele não levou a sério, pois estava mais preocupado em equipar o jeep.
Resultado: passando por uma lombada na av. augusta, sp, a trinca causou uma fratura completa da longarina, muito parecida com a da foto abaixo. Ele perdeu o controle e o freio pois o chassis pousou sobre as barras de direção e rompeu as tubulações e ele capotou sobre uns carros parados.
Fora os cortes, fraturas e o susto, o CJ foi perda total.
Um outro colega, dono de oficina foi testar um jeep com suspensão de engesa na marginal pinheiros e a supensão simplesmente se soltou.
Fora a perda total do CJ de um cliente, foram os 2 braços quebrados e muita explicação para a polícia.
Quer entrar na lista?
Volto a dizer: não é porque todos fazem assim que voce também vai.
A ausência de um componente original teria de ter o abono do especialista que bolou este kit.
Voce tem o abono por escrito?????????????????????????????????????????
Ian Moreira
27/12/2003, 08:46
Beleza Leopoldo :D
ÉÉÉÉ, você tem toda a razão :( , ainda não trincou mas pela lógica é mais fácil acontecer, o Mauro também me alertou sobre os Jumelos altos, Mas Leopoldo o que você acha ser uma das melhores e mais baratas soluções para melhorar a suspenção :?: SPOA :?:
ps: Não vale dizer que é a original :D
Abraços :!:
Ian Moreira
27/12/2003, 09:45
Quem acha que é fera e sabe tudo, dá uma olhada nessas Fotos deste acidente e me digam se o problema é na suspenção ou não :shock:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1571
Abraços Chocados :shock: :shock: :shock:
leopoldo
27/12/2003, 19:18
Caro Ian,
Também não conheço esse kit. (spoa)
Me descreva-o e mande fotos ou indique onde tem fotos na internet.
Talvez dê para dizer só de olhar as fotos do kit.
Quem acha que é fera e sabe tudo, dá uma olhada nessas Fotos deste acidente e me digam se o problema é na suspenção ou não :shock:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1571
Abraços Chocados :shock: :shock: :shock:
Po Ian! Mas ai não foi culpa da suspensão, o capotamento se deu devido ao meu bração, na descida eu acabei puxando o volante por reflexo para o lado contrário que o carro tava tombando, e ele acabou tombando... :-)
Mas agora irei fazer umas modificações no meu jipinho, vejam a foto de como vou fazer (Jumelo maior e barra de direção Hiper-Super-Show-de-bola):
Ian Moreira
30/12/2003, 13:58
Eu acho que quem fez esse serviço(se é que se pode chamar de serviço) foi o pessoal da EXTREME :lol: :lol: :lol:
Sandro Tannuri
30/12/2003, 19:54
Caro Ian,
Também não conheço esse kit. (spoa)
Me descreva-o e mande fotos ou indique onde tem fotos na internet.
Talvez dê para dizer só de olhar as fotos do kit.
Leopoldo,
SPOA quer dizer SPring Over Axle que em portugues significa mola em cima do eixo.
E a melhor maneira de se levantar um 4x4 com feixes, porem levanta umas 5" no minimo e com a bitola dos CJs brasileiros (48,5") fica com uma tendencia a tombar.
Quando se coloca as molas por cima a ação das molas diminue pela nova alavanca então funciona como uma mola mais macia.
IMO não se deve fazer SPOA sem aumentar a bitola, eu ja fiz um CJ para um amigo com eixos de F75 que deu mais de 1300 de RTI sem tirar nenhuma lamina do feixe.
Abraços,
O sistema original do jeep faz com que quando ele levanta, as rodas se fecham, quando ele abaixa, as rodas se abrem.....acho que o engenheiro que projetou esse sistema tinha só sexo na cabeça.
:D Grande Leopoldo!!!
:D Sexo é bom, assim como esse sistema! :lol: Já pensei assim e até já escrevi sobre isso aqui no fórum, mas após algumas lições práticas, mudei de idéia! :wink: Discordando de vc... Se vc tem um sistema de direção onde uma barra liga o setor à uma roda e outra ligando as duas rodas, o que acontece quando a suspesão de move, pra cima e pra baixo??? O volante gira! E bastante! Se a direção é hidráulica, vc segura firme, e aí o que acontece?? As rodas giram para um lado quando sobe e para o outro quando desce! Com pouco curso de suspensão vc quase não percebe isso, mas quando a variação é de 20cm pra mais... :wink:
:D No T-Rex (veja no meu álbum), tínhamos feito dessa forma, e agora alteramos, fazendo uma barra para cada roda. A mudança foi brutal! Nas aceleradas fortes o Jeep puxava para a direita! Nas freadas ia para a esquerda! Alterado o sistema, podemos fazer qualquer coisa com ele! Controle total! :wink: Mas veja bem, não é um "V" invertido! As barras ficam na horizontal com o jeep parado. A variação de abertura e fechamento das rodas é mínima! O volante não se move! E não há o menor problema com desgaste de pneus. :wink:
:D Em breve vou abrir um tópico aqui sobre o T-Rex, só estou esperando as fotos... :wink:
Coloquei o Kit Fess, todos que me aconselharam a coloca-lo nunca mencionaram nada disso,,, Inclusive muita gente aki do forum.
:D Grande Márcio!!!
:x Quem foram os sacanas???? Eu não fui!!!! 8) :lol:
[]'s
leopoldo
30/12/2003, 22:45
Obrigado por dizerem o que era SPOA.
O meu CJ já foi assim também, só não tinha associado o nome à sigla.
Sobre o sobe e desce e direção vai pra direita ou esquerda, eu sei, o meu tem esse problema.
Na verdade, o sistema original do jeep é muito bom para o projeto dêle mesmo e com pouco curso de supensão, apesar de não ser o melhor sistema. Eu particularmente não gosto da convergência dinâmica, mas cura alguns reflexos na direção.
Caramba, mas ainda não entendí onde o Giovani discordou comigo. Eu não tinha tomado partido nem de um nem de outro sistema de direção!
Interessante que ainda existem publicações, mesmo nos EUA que dizem que a barra de roda a roda cura o problema do shimmy. Golpe publicitário para vender kits. Para mim, a única vantagem deste sistema é possibilitar maiores alturas de suspensão.
É por isso que sou fan da caixa de direção presa ao eixo.
Já fiz assim no eixo traseiro e logo logo, coloco no eixo dianteiro.
Caramba, mas ainda não entendí onde o Giovani discordou comigo. Eu não tinha tomado partido nem de um nem de outro sistema de direção!
Interessante que ainda existem publicações, mesmo nos EUA que dizem que a barra de roda a roda cura o problema do shimmy. Golpe publicitário para vender kits. Para mim, a única vantagem deste sistema é possibilitar maiores alturas de suspensão.
:D Grande Leopoldo!!!
:D Ah bão... Achei que vc tinha "condenado" o sistema... :( Essa do Shimmy, é baboseira mesmo... Um amigo meu "curou" o shimmy da Rural, justamente fazendo o inverso! :lol:
[]'s com direção firme...
Sandro Tannuri
30/12/2003, 23:54
Discordando de vc... Se vc tem um sistema de direção onde uma barra liga o setor à uma roda e outra ligando as duas rodas, o que acontece quando a suspesão de move, pra cima e pra baixo??? O volante gira! E bastante!
Giovanni,
O Jeep do seu irmão teve este problema por que voces colocaram a barra que liga o setor a roda cruzada com a panhard, então quando a suspensão trabalha a panhard descreve um arco oposto ao da barra de direção fazendo que o eixo se desloque para um lado e a direção para o outro.
O correto seria que elas ficassem paralelas para descreverem o mesmo arco e portanto gerando nenhuma variação no volante. Acho que agora voce descobriu por que os Jeeps modernos tem a bola do eixo do lado oposto aos antigos, voce montou cruzado porque a bola atrapalharia a panhard se estivesse no lado certo.
Todos os Jeeps modernos usam este sistema e sem duvida é o melhor para a direção pois não existe variação na geometria da direção durante o ciclo da suspensão, alias isso ja foi abordado aqui pelo Bill e chama-se bumpsteer.
Ja que falamos nisso os links da direção neste caso tem que ser o mais compridos possivel para ficar o mais horizontal possivel, por isso as barras que ligam o pitman a roda atravessam de um lado ao outro do veiculo.
O Jeep do seu irmão teve este problema por que voces colocaram a barra que liga o setor a roda cruzada com a panhard, então quando a suspensão trabalha a panhard descreve um arco oposto ao da barra de direção fazendo que o eixo se desloque para um lado e a direção para o outro.
:D Grande Sandro!!!
:D Pois é... Aí que está o furo da bala! Não tem barra Panhard! Eu li a matéria do Bill, mas como usamos 2 braços ligados à uma peça giratória no centro do eixo (na Stock não é assim???), o eixo não desloca lateralmente, fazendo um arco junto com a Panhard. Ele fica exatamente no meio do chassi, independente do lado da curva. Por isso, pensei eu, que tanto faz pra que lado vai o braço da direção, desde que seja longo. Só que o eixo sobe reto e a direção formava um arco, puxando as rodas para um lado. Mas isso só fui ver quando andamos com o Jeep... :P
[]'s
leopoldo
31/12/2003, 01:14
Só que nem mesmo este sistema, que é usado pelo TJ de hoje elimina o shimmy.
Isso é característico de cada sistema. Aliás, o CJ não é o único abençoado com esta praga.
Como eu falei, teve avião para 100 pessoas que quebrou os 2 trens principais e se arrastou por uns 100 mts por causa de shimmy nas rodas.
e lá não tem sistema de direção!
Agora, se houvesse um sistema de direção em um CJ com a direção do percurso entrecortado com o da panhard, duvido que ficasse por inteiro por um dia. Haja caixa de direção para aguetar isso!
Para mim, o segredo á caixa no eixo.
Marcio Vargas
31/12/2003, 07:43
Grande Giovane!!!
Da uma olhadinha nesse link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1086&highlight=kit+fess ali ninguem mencionou os peoblemas citados pelo amigo Leopoldo. E eu como sou iniciante em mecanica dependo muito da ajuda de vc's...
O Problema do shimmy foi resolvido apenas abrindo as rodas... Mas ele continua estranho, as rodas da frente estão muito bobas, parece que estou andando com os parafusos frouxos!!!!
Leopoldo, vc tinha mencionado os amortecedores né? Pois bem,,, parece profecia, o um dos traseiros quebrou. Me recomendaram o de D20. Sera que é bom??
Akele abraço gurrizada!!!!!
Sandro Tannuri
31/12/2003, 09:17
Pois é... Aí que está o furo da bala! Não tem barra Panhard! Eu li a matéria do Bill, mas como usamos 2 braços ligados à uma peça giratória no centro do eixo (na Stock não é assim???), o eixo não desloca lateralmente, fazendo um arco junto com a Panhard. Ele fica exatamente no meio do chassi, independente do lado da curva. Por isso, pensei eu, que tanto faz pra que lado vai o braço da direção, desde que seja longo. Só que o eixo sobe reto e a direção formava um arco, puxando as rodas para um lado. Mas isso só fui ver quando andamos com o Jeep...
[]'s
Giovanni,
Eu não vi direito nas fotos do seu albun, achei que este sistema com duas panhard fosse na traseira ja que nas fotos da dianteira a segunda barra esta meio escondida. De qualquer forma eles descrevem arcos diferentes ja que um sobe e desce reto e o outro em arco como voce ja disse.
O Stock Car usa suspensão independente nas 4 rodas e portanto não tem eixo.
Só que nem mesmo este sistema, que é usado pelo TJ de hoje elimina o shimmy.
Isso é característico de cada sistema.
Leopoldo,
Meu Wrangler não tem nenhum shimmy mesmo com pneus Super Swamper 36" montados em rodas Bead Locks que eu nem tentei balancear, e olha que eu uso o amortecedor de direção original.
Mas nem sempre foi assim, ja tive shimmy de ter que parar o Jeep e andar de novo porque parecia que ia desmontar o Jeep todo, tinha montado uma Bead Lock dianteira com o pneu um pouco fora de centro.
Abraços e FELIZ ANO NOVO,
leopoldo
31/12/2003, 09:36
Caro colega,
Não sei se este amortecedor serve, pois pelo visto a sua suspensão necessita da re-avaliação do curso. Você precisa determinar qual a condição que levou seu amortecedor quebrar: se foi fim de curso em cima ou em baixo, digo, esticou demais ou quando a suspensão fechou, esmagou o amortecedor, ou se simplesmente êle já estava gagá de uso.
No caso de esmagamento, um novo jogo de batentes de suspensão, mais compridos, resolveria o problema.
No caso de esticamento, amortecedores mais compridos resolvem o problema, mas fique atento, pois às vêzes cura-se um lado, e piora-se o outro.
Às vezes, necessita-se colocar novos batentes e limitar o curso máximo do eixo com cintas de nylon ou cabos flexíveis de aço. Isso depende de cada situação.
Agora, na sua descrição de rodagem bôba, podem ser os seguintes fatores isolados ou conjugados:
1- A convergência ainda está muito aberta, e é fácil resolver, teste o CJ com as barras fechadas mais digamos 1/2 volta cada.
2- A regulagem do Zero da caixa de direção está fora ou tem muita folga na caixa de direção, ou ambos. Isso também você mesmo pode fazer.
3- O mais complicado e irritante, é a determinação de como está o cáster do eixo dianteiro.
Voce precisa antes de tudo usar uma ferramenta como a da foto, determinar o ângulo e ver se está muito fora. Se quiser, pode comprar um dessas eletrônicas.
Bom você está no caminho certo, já ajustou os flexíveis e já verificou os cardãns.
Só estou ainda suspeitando o ângulo de trabalho dos pinos "driveway" do sistema de direção.
Marcio Vargas
31/12/2003, 09:51
Leopoldo!!!
Estes pínos a que te refere são aqueles que ligam uma barra na outra, eles são moveis...??
Realmente, os cardans e cruzetas estão dentro dos respectivos limites de trabalho e com uma certa folga. Os flexiveis centrais foram trocados por mais longos, este findi vou aproveitar e trocar os flexiveis das rodas tb,,, estão no fim da vida.
Quanto a roda boba:
Minha direção não tem mais folga, tem um feriado!!! é mais de meia volta de folga. Só que antes de erguer tb tinha essa folga e a roda não era "boba" não chega a ser um shimmy pq o jeep e a direção não tremem,,, apenas a roda.
Um motivo que acho que pode contribuir é o fato de eu estar a 15 dias rodando com os argentinos 16" de um amigo, o meu é 15". Não conferi balanceamento nem nada!!! Vamos destrocar esse sabado tb,,, talves com os 15" a coisa melhore!! Vale lembrar que os 16" são recapados. Pode ser a recapagem fora de centro?
Já o amortecedor....
Alem de ser velho como o jeep, quando fomos colocar ele de volta no lugar apos a istalação do Kit ele levou umas batidinhas com marreta de borracha para ir pro lugar,,, a bucha ele estava muito justa e não entrava no pino... Talves seja isso. Eu vou trocar os dois traseiros; para ficar parelho. Um amigo usa na F75 dele o amortecedor de D20.
Este findi depois de destrocar as rodas vou fazer um teste de abertura da suspenção... Vou tirar os amortecedores e fazer akele teste de rampa, akele que só sobe uma roda, assim vou poder medir a abertura maxima e minima!!!
Depois vou seguir tuas dicas quanto a roda "boba"
leopoldo
31/12/2003, 12:06
Se estiverdes falando deste com porca castelo e coupilhado, com pino de engraxadeira , sim.
E respondendo à sua pergunta, são móveis.
Grande Giovane!!!
Da uma olhadinha nesse link ... ali ninguem mencionou os peoblemas citados pelo amigo Leopoldo.
O Problema do shimmy foi resolvido apenas abrindo as rodas... Mas ele continua estranho, as rodas da frente estão muito bobas, parece que estou andando com os parafusos frouxos!!!!
:D Grande Márcio!!!!
:D Pois é... Nem sempre gosto de cortar o barato da gurizada... Já discordo de muita coisa que andam fazendo nos Jeep's... :lol: :lol:
:D A sua direção esta ruim porque vc levantou o jeep... Ou melhor, o chassi se afastou do eixo. Olhando as barras de direção, vc deve estar vendo tipo um "V" invertido, com as barras descendo do chassi até as rodas, certo? Essas barras devem ficar o máximo possível na horizontal! Senão qualquer balanço da suspensão afetará diretamente nas rodas, em uma proporção maior do que a original. Essa abertura que vc fez nas rodas, deve ser desfeita. Solte o braço em "L" que está fixo na travessa do chassi, embaixo do radiador. Abaixe ele até que as rodas fiquem retas, como estavam antes da alteração. Então meça a distância entre o "L" e o chassi. Esse é o tamanho que vc deve usar para fabricar uma bucha, que ficará entre o "L" e o chassi. Fazendo isso vc mata a charada! Um amigo meu fez SPOA e manteve a direção original. A bucha que ele fez tinha uns 10 cm! Mas a direção ficou como era! :wink:
:D Ah sim, um ótimo amortecedor: Traseiro da Ranger 4x2 antiga. É turbo gás. :wink:
[]'s
O Stock Car usa suspensão independente nas 4 rodas e portanto não tem eixo.
:D Grande Sandro!!!
:o Hummm... Interessante... e quando ainda eram os Opalas? Era com eixo, usavam só uma Panhard???? :shock:
[]'s e Feliz Ano Novo para todos!
Sandro Tannuri
01/01/2004, 14:24
Hummm... Interessante... e quando ainda eram os Opalas? Era com eixo, usavam só uma Panhard????
Giovani,
Na epoca do Opala eu ainda corria de bicicleta então não faço a menor ideia de como era.
Abraços,
Giovani,
Na epoca do Opala eu ainda corria de bicicleta então não faço a menor ideia de como era.
:lol: :lol: :lol: :lol: Acho que tô ficando velho... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Ian Moreira
03/01/2004, 11:14
Giovani,
Na epoca do Opala eu ainda corria de bicicleta então não faço a menor ideia de como era.
:lol: :lol: :lol: :lol: Acho que tô ficando velho... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Num é velho, é GASTO :D
Marcio Vargas
19/01/2004, 12:53
Grande Giovane,,,
Voltei hj de ferias e só agora vi tua msg sobre baixar o "L" da direção...
Interessante essa ideia! Ele fez de que material essa bucha?
Akele abraço gurrizada!!!
Grande Giovane,,,
Voltei hj de ferias e só agora vi tua msg sobre baixar o "L" da direção...
Interessante essa ideia! Ele fez de que material essa bucha?
:D Fala Márcio!!!
:D De ferro, com graxeira. :wink:
[]'s
Marcio Vargas
20/01/2004, 07:13
Blz Giovane!!!!
Vou fazer isso mesmo,, minha bomba d'agua foi para o espaço em Tramandai, vou aproveitar a parada no estaleiro e fazer essas coisas, vou aproveitar e trocar o radiador tb, eheheh mais da metade do peso dele é só de Durepox!!!!
Akele abraço, apos a reforma eu falo como fikou!!!
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