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Ver Versão Completa : Guia Defender 90 - 110 - 130 | Problemas e Soluções



André Sheffer
13/03/2014, 16:41
Pessoal!!... pesquisando aqui e ali, encontrei essas dicas na internet, imprimi e anexei ao meu manual. Muitos já sabem, poucos conhecem tudo... e a maioria ira passar por algum desses problemas... talvez elas já estejam em algum post, me desculpem por chover no molhado, mas espero ajudar os novatos (me incluo nesse segmento) e mesmo aos mais veteranos.

Se por ventura alguém já postou todo esse conteúdo e ou mesmo for o autor desse "manual" por favor me desculpe e ou se manifeste. pois gostaria de agradecer! è de valha importância para todos!

Segue abaixo problemas e soluções
Abraço e uma cerveja!

Óleo pingando do pedal da embreagem:

Cilindro mestre de embreagem gasto.
Apesar de aceitar reparo, não resolve por muito tempo. Tem que trocar.


Caixa de transferência pingando


Vazamento de óleo pelo pino da engrenagem intermediária.
Acontece com todos os Defender com ± 90k km.
Trocar o "O" RING não adianta por muito tempo.
O ideal é embuchar a caixa.


Embreagem baixa


Cilindro escravo gasto, com entrada de ar (verificar antes se o cilindro mestre não está pingando): lixar o cilindro escravo com lixa 400 radialmente e trocar o reparo.
Cilindro mestre gasto.
Garfo perfurado pelo pino do cilindro escravo ou garfo trincado.

Trancos na Transmissão


Estriado do eixo secundário do câmbio com a caixa de transferência (comum nos modelos ano 96 por não terem furos de lubrificação no estriado).
Folga nos estriados dos semi-eixos e tulipas dos eixos traseiros (apenas Defender 110 e 130).
Jogo entre o estriado do pinhão dos diferenciais e da flange de fixação da cruzeta.
Folga no pivô da barra A do eixo traseiro (ball joint).
Buchas de suspensão gastas.
Desgaste em geral.

Carro apagando repentinamente, parte elétrica auxiliar


Oxidação do parafuso do borne positivo da bateria
Contato do plugue que entra na solenóide da bomba injetora. O ideal é tirar
sistema de plugue, soldar um olhal e parafusar na solenóide

Alternador

Rolamentos quebrados (acontece com ± 100k km) Costuma-se atribuir a mergulhos em águas profundas e uso em regiões de muita poeira.
Suporte plástico do rolamento anterior do rotor.
Ponte de diodos (não carrega a bateria, ou pode até descarregar em alguns casos)

Caixa de Direção Mugindo


Normal em carros com mais de 90.000 km.
Se não estiver com vazamentos, deixar assim.

Direção chacoalhando


Pressão excessiva dos pneus
Rodas/Pneus desbalanceados
Rodas/Penus deformados
Buchas da suspensão dianteira gastas (principalmente a da barra Panhard, a diagonal)
Caixa de direção com folga excessiva (ajustar pelo parafuso de regulagem)
Cubos de roda com folga
Folga no braço Pitman
Folga nos terminais de direção
Amortecedor de direção gasto
Ajuste de pré-carga dos munhões.


Dicas de Manutenção do Defender

Peças trocadas freqüentemente Defender TDI 300

Correia de ventilador (c/ gerador): (Contitech, Good Year/Gatorback, Daico), trocar com 40.000 km. Os motores ingleses 300Tdi até o nº 16L25164 a correia é a 7PK1595(codigo Land Rover ERR3287). A partir do nº 16L25165 a correia é a 7PK1580(código Land Rover ERR3911)


Correia de ar condicionado: 4 PK 1320 (trocar com 40.000 km)


Filtro de ar: aquele da Mitsubishi L 300, FRAM CAK253 (correto, não precisa fazer nenhuma adaptação) e Tecfil AP 5080 (custa 30% do original, ao montar, tomar cuidado que encosta bem com a vedação anular na parte traseira da caixa do filtro).


Filtro de oleo: Mann W923/1, Adelco 01FB0014 ou FRAM PH5443, substituir na troca do óleo.


Filtro de combustível: Mann WK 842/7, Tecfil PSC 496 ou FRAM P4587 (trocar a cada 15.000 km).


Rolamentos de roda, são dois em cada roda, totalizando oito. A referência é LM603049/LM603011 independente da marca. Rolamentos do gerador e do tencionador da correia do ventilador : 6203-ZZ (igual de alternador WAPSA) (blindado !)


Palhetas de limpador de para-brisa: Cibié C 046 (igual Uno vidro traseiro)

Amortecedores: COFAP L 12210(D) L12211(T), dana HG79825(D) HG79826(T), estes nacionais.

Pastilhas de freio: COBREQ N832(D) N867(T)


Obs.: Tratando-se de motor Maxion/International, os filtros (e muitas peças) são os
mesmos dos motores Maxion de carros GM S10, Sprinter 310 D, Ford F 1000 e outros.



Peças Alternativas e Adaptações (os mais puristas me perdoem)

alternador : MB-Sprinter (melhor que o original), de S-10 ou Ranger com motor Maxxion; Ford ka . O da S-10 vem com a bomba à vácuo acoplada.


Amortecedores : Existem 3 tipos de OME Nitrocharger para Defender... Light, Medium e Heavy Duty. Além dos LTR (reservatório remoto), com muito mais curso... Passando em lombadas, ele pára o movimento do carro imediatamente a traseira nem chega a baixar. Opção : Monroe Adventure 4x4



Borrachas da suspensão e dos amortecedores tem sido feitas sob medida em poliuretano ( as mesmas que são usadas nos willys).


Borrachas da entrada de ar do painel : borrachas do porta-malas do fusca


Borrachas da porta – Gol


Borracha das ventarolas : capô do Fusca


Buchas de suspensão : caminhões VW


Bucha do amortecedor de direção : Kombi


Canaletas/calhas dos vidros das portas : fusca antigo. Donatti 4x4 tem.


Cilindro escravo embreagem = caminhão MB 608 (foi necessário uma flange)


Cilindro mestre embreagem = caminhão volks (modelo pequeno) correa dentada, esticador de correia, junta da tampa de válvula, etc. que são itens da manutenção programada e impossível de se escapar, se comprado como MB é quase metade do preço da LR e bem mais barato que Ford ou Chevrolet. Uma boa opcao eh a da L200. E a embreagem fica muito macia como num carro de
passeio.


Disco de embreagem = Mitshibishi L200 (mesma estria, diâmetro interno 2mm menor e Externo 1mm maior)

Espelho retrovisor : Vá em uma casa de vidros/espelhos p/ automóveis (você não encontrará um genérico p/ Defender), peço um espelho genérico (daqueles que ficam dependurados em gôndolas) da Van TRAFIC da CHEVROLET, o vidro é do tamanho idêntico (ATENÇÃO NÃO É GAMBIARRA) e você pode escolhe do tipo normal ou convexo, na cor azulada ou fumê, ai é só colocar a
borracha da moldura em água morna para amolecer e você mesmo encaixa com a maior facilidade

Esticador da correia : kit (com polia) HS500 da International

Farol do fusca

Filtro de ar da ranger; F100 a álcool motor 4cc (é só abrir o diâmetro do furo com uma broca)

Forro do teto, dá para recuperar, você mesmo, utilizando cola de contato, de preferência em spray. A 3M tem 2 tipos um comum e outro extra-mega-forte, prefira este, pois tem gente que utilizou o comum e não gostou.


Homocinética e munhões : graxa de sulfito de molibdênio (Texaco), graxa líquida ou, em emerg, graxa EP90 API GL5 (com molykote, se houver) ou graxa para homocinéticas. 350ml total

Induzido do motor de arranque = Mercedes MB180

Interruptor de faróis : MR 11329 é o código, é uma chave "universal" que serve relativamente bem no Defender, temos usado ela ao invés das originais, custa infinitamente mais barato (cerca de R$ 50,00) o fabricante é MARILIA, muitas peças do motor são as mesmas da Sprinter MB ate 2002, da F-1000 e da S10 com motores maxxion (international)

óleo para transmissão: MTF, motos Honda, transmissão manual

Palhetas do limpador de pára-brisas use traseiras de Uno (Cibié C 046)

Pastilha dianteira de Opala.

Pastilha de freios traseiras de Kombi (somente desbaste no esmeril para arredondar os cantos) . diferença das pastilhas da Kombi para land é que as da Kombi tem os cantos retos e as da land arredondados. O que deve ser feito é simplesmente desbastar no esmeril estes cantos para que tenham o mesmo formato (use a pastilha como gabarito).

Travas das portas (centralina) : centralina de automação dos vidros da marca QUANTUM ; para 110 use o modelo LV105

Veda Calha, Poliuretano ou Silicone de cura neutra, não pode ser de cura acética (corrosivo)

DICAS TÉCNICAS
Barulho na janela traseira:
Resolvi o problema, acredito que definitivamente, colando tiras de carpete "rala
coco"(cor preta ou acinzentada) nos trilhos onde o vidro corre. Originalmente, vem um
feltro vagabundo que rapidinho se estraga causando a "zueira". Para fazer o serviço, não
tem mistério, só é um pouco trabalhoso. Se você prestar atenção na moldura da janela
no lado externo do carro, tem um filete de borracha. Retire esse acabamento de
borracha(descubra a emenda, enfie uma chave de fenda fina, coloque a ponta para fora e
puxe o restante) e por baixo você verá que a janela é fixada com rebites pop. Corte os
rebites com a furadeira, e empurre com "jeito" a janela de dentro do carro para fora(tem
uma fita adesiva entre a carroceria e a janela). Desmonte a janela(só tem parafusos),
retire o feltro e cole no lugar a tira de "rala coco". Siga o caminho inverso, coloque a
janela no lugar e seja feliz, sem janela fazendo barulho e sem carteira vazia.

Barulho na quinta marcha
Ruído estranho no câmbio, somente em quinta marcha, e quando se está acelerando,
quando em reduzida, nada, um ruído tipo "latinha raspando", Nos diferenciais, perto da
flange, tem uma proteção para não entrar terra, pode ser que vc tenha amassado um
pouco isso e ele faz este barulho, verifique isso primeiro, engate a reduzida e ande, se o
barulho aumentar o problema é na cx.transferência, se não mudar, é câmbio (ou os
diferenciais).

Bomba de vácuo (vazamento de óleo)
Antes de apelar para adaptações (comprar o alternador da S10 que vem com uma bomba
de vácuo acoplada - resolve o problema e diminui os custos de manutenção futuros)
retire a bomba do local (retire o filtro de ar e o suporte e solte uns 5 ou 6 parafusos);
abra os rebites com uma furadeira, limpe com diesel e querosene, lixe, primeiro com
lixa fina e depois com lixa grossa (se estiver enrrugado a cola pega mais), passe cola
silicone GRAY para altas temperaturas e rebite de novo. Depois de tudo seco e limpo,
passe mais uma camada de silicone.

Cilindros Mestre e Escravo da embreagem
A substituição dos cilindros mestre e escravo da embreagem do Defender, quando
apresentar o famoso pinga-pinga por volta dos 105.000 km. O procedimento utilizado
para montagem e desmontagem do conjunto foi retirado de um boletim do site da
Tenesse Rover. As dicas principais para fazer a troca do cilindro mestre da embreagem
com tranqüilidade são:

Retirar o capô (incrivelmente fácil por ser de encaixe);
Soltar não só os parafusos que prendem o suporte do pedal da embreagem mas também os que prendem o suporte do pedal de freio (total de 12 parafusos);
Soltar as duas porcas que prendem o cilindro mestre do freio ao hidrovácuo, afastando-o um pouco do mesmo. Os procedimentos 1 e 2 dão uma mobilidade fantástica aos canículos de freio que ficam por cima do conjunto da embreagem impedindo sua retirada;
O pulo do gato final é o famoso recorte do entalhe (5mm x 5mmm) na chapa interna onde são fixados os pedais. Com o entalhe consegue-se a passagem do pedal de embreagem pela chapa, sem a necessidade de torção. Esse entalhe foi feito com maestria uma super DREMEL;

Isto feito, o conjunto todo sai facilmente.

Toque final: depois de tudo limpo, cilindro novo substituído, lubrificar as molas com
PÓ DE GRAFITE. O sistema fica muito suave.

Para troca do cilindro escravo:
Esse não tem muito segredo, a não ser um pequeno detalhe: na hora de soltar os
parafusos que fixam o escravo à carcaça da embreagem, cuide para que o eixo de
acionamento não pule na sua mão. Isso porque existe uma pecinha de plástico que apóia
o eixo e cujo encaixe é bem complicado. Se o eixo saltar, é possível montar tudo
ignorando a tal pecinha, mas você vai ter que conviver com um outro barulhinho.
Portanto, vale a pena ter o cuidado de segurar o na o na posição.

Sangramento da embreagem
Começa comprando fluido para freios DOT 4 de boa qualidade... Compra uma mangueira de silicone (50cm e uns 5-6mm de diâmetro servem) Depois pega um amigo para "Cristo"...rsrsrsrs Um de vocês ficará dentro do carro e o outro embaixo, com a mangueira instalada no "nipple/bico" de sangria do cilindro escravo de embreagem (que fica a frente, do lado direito e na parte inferior do compartimento da embreagem) e terminando num recipiente vazio. O cara de dentro do carro vai pisar no pedal da embreagem até o fundo. O felizardo que ficou embaixo, comandando o sangramento, neste momento, vai abrir o "nipple" de sangria (chave de boca 11mm), vai "sangrar" fluido e este "nipple" logo deve ser fechado de forma a não retornar ar para o
sistema.


Neste momento o pedal da embreagem ficará grudado lá no fundo. Não se assuste. Puxe o bicho e pise umas 2 vezes novamente, segurando no fundo da última vez. O cara debaixo do carro vai repetir o primeiro procedimento de abrir e fechar o nipple... Dá para fazer este ciclo umas 3 vezes, depois tem que completar o reservatório com fluido (não deixe o reservatório sem fluido para não entrar ar no sitema). Repita isto até fluir fluido novo pelo sangramento.
Com mais experiência, depois, dá para ir dando uma ajuda na sangria sugando o líquido diretamente do reservatório com uma seringa e uma mangueirinha de borracha. Mas isto requer uma certa prática para evitar a entrada de ar no sistema ou, até se este entrar em quantidade, ter o feeling para retirá-lo.
Fluido de arrefecimento
O sensor será o "anjo da guarda" do motor quando o fluido do arrefecimento baixar. leve sempre 02 garrafas PET para completar água em caso de pequenos vazamentos, normalmente as mangueiras furam ao lado da braçadeira, corte e fixe após retire o ar do sistema pelos 02 bujões de plástico completando o vaso de expansão até a água vazar pelos buracos dos bujões e então feche/aparafuse as tampas dos bujões sem forçar demais
Sensor do bloqueio
Relato minha experiência própria, meu sensor do bloqueio estava quebrado pois a luz nunca acendia quando eu bloqueava, contudo mecanicamente o bloqueio estava ok. Troquei o sensor por um novo e o problema foi solucionado, a luz passou a acender e apagar quando o bloqueio era ligado e desligado respectivamente, contudo acontecia o "delay" relatado por vcs nas mensagens, o que me incomodava fazendo com que o aviso luminoso perdesse a credibilidade. Até que eu criei coragem e desmontei tudo de novo, limpei a superfície onde o sensor é rosqueado, limpei a rosca e o mais importante, a regulagem dele pela rosca aumentando
ou diminuindo sua sensibilidade, hoje em dia ele não tem mais esse "delay" é bloquear e acender e desbloquear e apagar, ficou ótimo.

Adianto que o lugar é chato de trabalhar, para quem não sabe onde ele fica tem que tirar o cuby-box, aquela chapa embaixo dele, ele esta localizado atrás das conexões das alavancas de câmbio e reduzida/bloqueio, mas não é nada difícil, só precisa uma chave 14 para tirá-lo e regulá-lo, só não pode apertar muito pois a rosca é frágil e corre o risco de quebrar.

Tampa do sedimentador
Não estou conseguindo abrir o sedimentador para escoar a água acumulada. É normal o parafuso plástico ficar travado? Tem algum macete para facilitar sua abertura? Onde obter um parafuso destes, caso o meu se quebre ao tentar removê-lo?

Não mexa na borboleta de plástico que ela vai quebrar. Use uma chave fixa 17 e retire todo o copinho. O serviço será mais limpo pois há sempre muita terra lá dentro. Depois é só aparafusar com a chave o copinho já limpo.

Tirar a peça com uma chave, porém antes disto, arrume uma borboleta, usada ou não , do filtro de óleo combustível da marca TECFIL, do modelo de seu carro. Tudo bem tirar todo o copo, numa emergência, mas convenhamos não é normal
(aumenta a probabilidade da entrada de ar). Também não é normal a borboleta ficar "colada", ou foi mal atarraxada, ou passou do tempo sem ser vistoriada.


Existe o bujão do filtro de óleo da TECFIL, que é "plug&play". Meu conselho seria conseguir este bujão, tirar todo o copo, para facilitar o serviço e tentar tirar a borboleta teimosa. Soltando tudo bem, se quebrar é só retirá-la aos pedaços (já está quebrada não está???) e colocar o bujão no lugar, após a limpeza do copo como um todo, refrescando a rosca com graxa (para facilitar a próxima inspeção).
Troca da correia dentada
A LR recomenda a troca da correia dentada entre 50.000km (regimes árduos) e 100.000km (regimes leves).
Rodando em estradas de terra, pequenos trechos de cidade (sem aquecimento completo do motor) e tráfego, considere como regime árduo.

Geralmente trocada nas revisões de 70, 80 ou 90, dependendo do estado dos sedimentos que caem quando se inspeciona o plug da correia dentada. Além da original muito cara (International, que não é fabricada por ela), existem
outras opções de correias dentadas para o Defender:
** Dayco: 118SP+300H
** International: 70070086
** Bosh: F000KR9336

Chimme
Ocorre em todos os veículos que tem eixo rígido na dianteira devido aos seguintes problemas (por ordem de ocorrência):
Pressão incorreta dos pneus (28 psi é o indicado para a dianteira, eu uso 32 psi nos 4).
Balanceamento dos pneus (com a roda fora do carro).
Folgas em geral no sistema de direção (terminais, caixa de direção, juntas universais, etc.) e no munhão.
Alinhamento da geometria do sistema de direção (convergência; divergência;....)
Problemas nos pneus (desvios nas lonas, etc...).
Batidas com empenamentos em chassis ou peças importantes da direção / suspensão.
A solução passa por todos estes itens, checando e resolvendo o que eventualmente possa acontecer.
O reposicionador melhora muito a atuação do amortecedor da direção, resolvendo a maioria dos "pepinos" que não se consegue resolver facilmente (ou economicamente), por exemplo, se os pneus estiverem deformados (mas em bom estado) o reposicionador
irá solucionar o problema.







...Segue! :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig:

alexsmith
14/03/2014, 14:24
Tópico muito bacana! Obrigado! Acompanhando...

André Sheffer
14/03/2014, 15:14
ÓLEOS, FLUIDOS E GRAXAS | Motor 200 e 300tdi (1989-2005)

Trocar com 5000 até 8000 km conforme uso (verificar se tem água no óleo - aspecto "leitoso") ou a cada 6 meses.
Para veículos que operam predominantemente em regiões onde o teor de enxofre no combustível seja superior a 1%, os intervalos de troca de óleo do motor deverão ser de 5.000 km.

Especificação: API CI-4 e ACEA A1 ou ACEA B1 / B2 CCMC D-5 / ACEA E 3 / API CF

Castrol Enduron 10W40 (trocas podem ser prolongadas para 10k km, graças a maior reserva alcalina). Perfeito para viagens longas.

Castrol Turbo Guardian 3 15W40

Castrol Turbomax Plus

Esso Essolube XD-3 EXTRA + Ipiranga Brutus Alta Performance

Mobil Delvac 1400 Super

Petrobras Lubrax Top Turbo

Tutela Urania Super Turbo

Texaco URSA Premium TDX

Shell Rimula Super,

BR Lubrax Top Turbo.

Com o filtro trocado, entram 6.5-7 litros.

Manter o nível de óleo sempre entre as marcas “Mínimo “ e “Maximo”...


Caixa de câmbio


Texaco MTF 94 (vendido pela Texaco em barril ou pelo litro, nas autorizadas Honda);

Dexron II D;

Não encontrando Texaco, colocar um ATF de boa marca.

Não utilize outros óleos de câmbio normais.

Observação: Não colocar Dexron III (partes amarelas ficam escuras).


Caixa de transferência


Óleo EP 90 GL5 ou EP 75W-90 (qualquer marca)

Texaco Molytex 90 W EP, adicionado por bisulfida de molibdênio.

Trocar aos 40 000 km ou 2 anos ou antes, dependendo do uso.


Diferenciais (eixos dianteiro e traseiro)


Óleo EP 90 GL5 ou EP 80W/90 (qualquer marca)


Texaco Molytex 90 W EP, adicionado por bisulfida de molibdênio. Verificar depois freqüente travessas de rios. Se possível, colocar Texaco Molytex 90 W EP, adicionado por bisulfida de molibdênio.


Pontos de graxa


Usar graxa de lítio (NLGI 2);

São 6 pontos de lubrificação, um em cada cruzeta e um em cada parte telescópica dos eixos cardanicos.


Direção assistida : Dexron II D, IIE ou III


Freios e Embreagem: Fluido de freio DOT 4.

André Sheffer
14/03/2014, 15:21
Vlw Alexandre, ... encontrei na net dia desses quando tava navegando, achei interessante e resolvi compartilhar com o pessoal, ... muita informação o pessoal já sabe, mas sempre bom imprimir e guardar com o manual da VTR, uma ajudinha é sempre bem vinda...

Ps. Vi que vc é daqui do sul, Arroio do Meio, quando tiver passando p Sta Cruz da um toque... :concordo:

alexsmith
14/03/2014, 15:59
Vlw Alexandre, ... encontrei na net dia desses quando tava navegando, achei interessante e resolvi compartilhar com o pessoal, ... muita informação o pessoal já sabe, mas sempre bom imprimir e guardar com o manual da VTR, uma ajudinha é sempre bem vinda...

Ps. Vi que vc é daqui do sul, Arroio do Meio, quando tiver passando p Sta Cruz da um toque... :concordo:

Mas bah, tchê! :D

Agora que vi que tu também é daqui de perto!

Digo o mesmo: se passar por Arroio do Meio/Lajeado/Estrela, ou se quiser companhia nas andanças por aí, avise!

Abração!

André Sheffer
15/03/2014, 17:01
Blz Alexandre, combinado!... seguido estou passando por aí, te aviso na próxima! Abs!! :safari-rig:


Mas bah, tchê! :D

Agora que vi que tu também é daqui de perto!

Digo o mesmo: se passar por Arroio do Meio/Lajeado/Estrela, ou se quiser companhia nas andanças por aí, avise!

Abração!

bello
16/03/2014, 20:46
As informações parecem ser tiradas do MQG (manual quebra-galho) do Murilo Galvão.
Abs
Sergio

André Sheffer
17/03/2014, 00:13
Boa Sérgio!...

Eu encontrei p download no site. RioGrande4x4.com.br (http://Www.riogrande4x4.com.br) na área de downloads, e não diz a fonte...

Sendo do Murilo Galvão, é justo e referido os créditos.

abs, André.

Nelson Defender 110
17/03/2014, 12:37
André,

essas informações estavam no wikipédia Land Rover Defender. Acho que não estão mais.

Quando comprei o meu carro em Final de 2006 e estava procurando material na internet achei no Wikipédia.

Achei muito bom e até imprimir.

Não sei por que removeram o wikipédia.


Boa Sérgio!...

Eu encontrei p download no site. RioGrande4x4.com.br (http://Www.riogrande4x4.com.br) na área de downloads, e não diz a fonte...

Sendo do Murilo Galvão, é justo e referido os créditos.

abs, André.

André Sheffer
17/03/2014, 20:51
Pois é Nelson,... como comentei eu achei no site Riogrande4x4.com.br,... E tb imprimi e anexei ao meu manual, assim se surgir algum problema já verifico na hora....

Aproveitei e compartilhei aqui com o pessoal,... Acho que é uma boa ajuda para todos, principalmente os iniciantes, assim como eu,... Bem como aos veteranos que tb não entendem muito de mecânica...

Não saberia dizer de quem é, acho que alguém juntou um pouco de tudo e foi divulgando por aí, e mesmo sendo acrescentado aos poucos outras informações por dois e ou três autores... O legal que é válido e importante para todos...

mantemos aí, para todos lerem, copiarem e imprimirem... Não cheguei a ver no Wikipédia!

abraço!

murilo galvao
18/03/2014, 17:09
Olá, André e demais interessados
Enviei uma mensagem hoje pela manhã que acabou não aparecendo aqui neste tópico. Por isto, vou retransmiti-la para vocês :

Quem desejar receber uma cópia do MQG, DICAS MECÂNICAS e/ou PÁGINAS AMARELAS, por favor me envie uma mesg, fora do Forum, para

murilo.galvao.queiroz@gmail.com

Abç,

mg

André Sheffer
18/03/2014, 18:41
...Vlw Murilo, e-mail devidamente encaminhado! Abraço!


Olá, André e demais interessados
Enviei uma mensagem hoje pela manhã que acabou não aparecendo aqui neste tópico. Por isto, vou retransmiti-la para vocês :

Quem desejar receber uma cópia do MQG, DICAS MECÂNICAS e/ou PÁGINAS AMARELAS, por favor me envie uma mesg, fora do Forum, para

murilo.galvao.queiroz@gmail.com

Abç,

mg

murilo galvao
19/03/2014, 15:36
Para os Landeiros com espírito cigano, lembro que temos no MQG dois volumes sobre viagens, Brasil e Américas. O caminho para consegui-los é sempre o mesmo.

Peço sempre que me escrevam diretamente pois venho poucas vezes ao Forum e, assim, acabariam restando pedidos sem serem atendidos. Além do mais, como são muitos os pedidos, fica bem bais fácil para mim dar um "reply" anexando o arquivo. De outro modo, o trabalho aumentaria muito.

Caso os Moderadores tenham preocupação com o fato de estarmos pedindo redirecionamento de mensagens, esclareço que a distribuição do manual é totalmente grátis e não há nenhum aspecto comercial envolvido no trabalho.

Abç,

Mukas RJ
04/09/2014, 07:56
Eu gostaria de receber o manual amigo ... Muito bacana sua ajuda , parabéns


vou enviar o email .... Danilo-Serrano@hotmail.com

JLN FRANÇA
11/11/2014, 19:01
Olá meus "novos" amigos. Sou inscrito no forum há tempos, pois sempre quis comprar uma Defender90 prata. Já tenho um Bonanza ano 92, mas a Defender sempre foi um desejo antigo. Afinal, comprei há um mes, exatamente uma Defender90 prata ano 2001/2001. Pelo que vi por aí, esta está até muito boa. Vazamento somente no munhão esquerdo (acho que pelo retentor) , e muito pouco que vou mandar consertar logo, logo. Ainda vou mandar verificar a bomba dágua e trocar por uma de rotor metálico, se ela já não for, instalar sensor de nível da água do radiador (provavelmente o Sukis), trocar a correia dentada, e mandar trocar um rolamento do compressor ar condicionado que está "cantando". De resto , pequenos detalhes de acabamento, mas no momento estou mesmo precisando saber se é possível trocar o pino da dobradiça das portas, pois a do motorista está com uma folga boa (é a porta que mais se usa), não chega a incomodar , mas eu gostaria de trocar. Pergunto aos amigos: este serviço de troca do pino é possivel?? Onde consigo o pino?? Eu só vejo à venda a dobradiça inteira. É possível?? No mais, o jipão é MARAVILHOSO!!!!

Lucianoferreira
30/08/2015, 18:47
Opa pessoal:pensativo:,

Resgatando o forum:oops:....

eu-mesmo
10/06/2018, 09:50
Sou um arqueólogo, este deveria ser fixo

Labrador
14/08/2018, 16:55
Sou um arqueólogo, este deveria ser fixo

sabias palavras!

Olzanetti Gomes
24/12/2019, 18:21
Parabéns muito util.. obrigado

Leonardo Vianna
06/07/2020, 14:44
Amigos,
Já frequento o fórum faz um tempo e já li muito sobre Defender, mas não tenho a experiência de vocês.
Estou avaliando a compra de uma Defender 110 2005. O vendedor diz que não tem ar condicionado. É normal deste ano não ter ar condicionado? É difícil colocar um ar novo? Muito caro?

Muito obrigado.

Charles Noronha
06/07/2020, 15:51
Amigos,
Já frequento o fórum faz um tempo e já li muito sobre Defender, mas não tenho a experiência de vocês.
Estou avaliando a compra de uma Defender 110 2005. O vendedor diz que não tem ar condicionado. É normal deste ano não ter ar condicionado? É difícil colocar um ar novo? Muito caro?

Muito obrigado.

Normalmente tem ar condicionado.
Se você quiser colocar um ar condicionado novo, num bom profissional para não te dar problemas por muitos anos você vai gastar uns 5-10 mil reais.

alexsmith
06/07/2020, 18:07
Vamos esperar o pessoal mais entendido responder, mas, até onde eu sei, ano 2005, mesmo as SW vinham com ar-condicionado. Instalar é simples, pois já existe a espera nos motores TDI. O valor é que pode não ser muito convidativo. Vai precisar compressor e todo o sistema popularmente conhecido como "gela-saco", que é específico da Defender. Pra ter uma ideia, só aquelas grelhas que quebram absurdamente fácil custam mais de R$ 200,00 cada. Pelo que eu sei, só as 130 HCPU 1997 e anteriores vinham sem ar-condicionado.

Leonardo Vianna
08/07/2020, 09:25
Muito obrigado pela ajuda!
Acho que vou aguardar e seguir procurando uma viatura.
Abçs

alexsmith
08/07/2020, 10:20
Leonardo, como eu falei, estou longe de ser especialista, mas peguei minha vtr a menos de 1 mês, então se precisar ajuda nas pesquisas, me avisa. Ficarei feliz em ajudar. Eu vinha fazendo as pesquisas sempre nestes links:



https://www.olx.com.br/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/land-rover?q=defender&sf=1
https://lista.mercadolivre.com.br/defender
https://www.webmotors.com.br/carros/estoque/land-rover/defender/de.2004/ate.2006?tipoveiculo=carros&anoate=2006&anode=2004&marca1=LAND%20ROVER&modelo1=DEFENDER&idcmpint=t1:c17:m07:ultimas-buscasosicao-3::LAND%20ROVER-DEFENDER
https://www.facebook.com/marketplace/curitiba/search/?category_id=vehicles&query=defender


Acabei achando a minha pelo OLX, em Cascavel/PR, sendo que sou de Arroio do Meio/RS. 14 horas de viagem de ônibus. hehehehe

Qualquer coisa, me adiciona no whatsapp e conversamos: +55 51 9 9264 4590.

Abração e boa sorte!