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Ver Versão Completa : Dicas para lavagem pesada com fotos (Produtos químicos)



Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 14:48
Pessoal, depois de muitas dúvidas e de gastar dinheiro com lavador pra não ficar bom, resolvi comprar uns equipamentos para lavagem de meu Troller.

Como mudei de estado, tive que improvisar, pois nessa não tenho compressor de ar.

01 - Bomba Wap de alta pressão, 2.500 libras, 380 Litros de água por hora. (Muito bom o resultado)

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01 - Embalagem de Solupan, 5 litros concentrado, da para fazer 200L com água.

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01 - Embalagem de Intercap, 5 litros concentrado, da para fazer 200L com água.

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02 - Pistolas de pressão, com bico leque regulável de bronze para não corroer, com bomba superior, para aplicação dos produtos, sendo uma para intercap e outra para solupan.

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Fiz a mistura como manda a embalagem, peguei dois reservatório de 20 litros e deixei pronto, um reservatório para cada produto, não precisando misturar toda vez que for lavar.


Valor gasto em tudo, inclusive lavadora, foi de R$470,00

Fiz um teste no motor, segue a foto abaixo.

Primeiro aplicando o roxo sem deixar secar, depois de 20 segundos aplicando o azul, não deixei mais que 1 minuto.

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Agora fotos dos paralamas

ANTES

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DEPOIS

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Pessoal, hoje vou lavar o motor completo, amanhâ pretendo lavar por baixo.
Vou postar os resultados aqui.
Dúvidas e puxões de orelha serão bem vindos.

Marcelo

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 15:00
Pessoal, antes que alguem fique criticando, é bom lembrar que depois dos produtos quimicos, eu lavo com detergente neutro, limpo bem onde vai graxa, rolamentos e retentores, engraxo novamente cruzetas e pontos de graxa, e estou sempre de olho nos óleos do jipe. Também não é toda semana que uma lavagem com produtos químicos é feita.

uvantuil
13/03/2014, 15:21
A questão do solupan é que ele vai atacar o tratamento das chapas, parafusos e vai tudo enferujar

Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 15:23
Marcelo, aplicou os produtos direto na sujeira ,ou deu uma molhada antes ???
Eu usaria(como já uso)um pulverizador desses com vaselina liquida para finalizar ,depois que estiver seco.

o povo que mora em condomínio deve ficar com inveja ao ver um resultado desse , , ,isso se gostar de botar a mão na massa rsrsrs. Parabéns .

uvantuil
13/03/2014, 15:33
A nivel de exemplo consulte as imagens contidas no anuncio http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127493-sw4-2002-2002-prata-vendo.html o solupan comeu o tratamento e fez enferrujarem.

Ipiabas/RJ
13/03/2014, 16:04
Evantuil, estou lendo as dicas do parceiro para lavagens e vc menciona os danos causados. Isso pode com certeza prejudicar as partes de borrachas também, certo? O link que voce remete mostra bem com fotos os estragos. Tô fora!!!

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 17:47
Marcelo, aplicou os produtos direto na sujeira ,ou deu uma molhada antes ???
Eu usaria(como já uso)um pulverizador desses com vaselina liquida para finalizar ,depois que estiver seco.

o povo que mora em condomínio deve ficar com inveja ao ver um resultado desse , , ,isso se gostar de botar a mão na massa rsrsrs. Parabéns .

Willian, boa tarde!

Lavei para tirar o grosso antes, dei aplico os produtos, mas bem fraco, deixo agir um pouco e coloco água, nunca deixo secar. Ouvi falar muito da vaselina, mas a nossa terra aqui é vermelha, chove durante 8 meses, os outros 4 meses é seca e muito pó, será que não ia ficar amarelo na parte de baixo também?
Alguma inveja sempre causa, a lavagem completa aqui não baixa de R$100,00

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 17:52
A questão do solupan é que ele vai atacar o tratamento das chapas, parafusos e vai tudo enferujar

Caro amigo, obrigado por acessar o tópico.

Sobre atacar o tratamento das chapas, parafusos e que tudo vai enferujar, eu concordo e descordo ao mesmo tempo.

Um exemplo:

Uma colheitadeira, que tem 5.000 kg de chapas e 300kg de borracha, aqui no Mato Grosso não consegue lavar de esponja, o barro cola tanto que o LAVA JATO não tira, eu por exemplo, não gosto de nada sujo, se eu lavar com produto químico, vou lavar com sabão e ficar sempre de olho. Aqui no pátio da loja, tem máquina Ideal 9090, ano 1994, colheu durante 15 anos, sendo lavada com produtos químicos, sendo polida, engraxada e lubrificada corretamente, sem um ponto de ferrugem. O que eu quero dizer, é que depende da mistura, se eu fizer fraco não tem o por que de não usar, mas já vi muita gente fazendo 1 litro de solupan pra 20 de água. Minha mistura não baixa de 1 litro de solupan para 45/50 de água.

Espero que tenha entendido, máquina 1994 sem ponto de ferrugem, e os parafusos que enferrujam são de má qualidade.

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 17:57
A nivel de exemplo consulte as imagens contidas no anuncio http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127493-sw4-2002-2002-prata-vendo.html o solupan comeu o tratamento e fez enferrujarem.

Uvantuil, eu sei que os amigos tem muito mais experiência que eu, tenho 23 anos.
Com 15 anos, comecei com carros antigos, opala, F75, Jeep e etc...
Comprei todos do RS, sempre lavei com produtos diferenciados, porém, com a recomendação adequada que meu pai muito experiente me passava, tenho um Opala guardado na casa de um amigo, no RS também, fazem 4 anos que está sendo lavado e não tem um parafuso enferujado. Aqui onde moro, vejo muita Hilux com 2 anos de uso com parafusos dos feixes de mola traseiro enferujado, no lava jato eles querem cobrar e que fique limpo em 30 minutos no máximo.
Meu Troller, como também é de serviço e pega barro no mínimo 4 vezes na semana, demoro 3h lavando com muito prazer. Tem dia que deito na parte de baixo para achar algo à fazer, depende do cuidado e se é você mesmo que faz.

Um abraço.

Junior-L200Power
13/03/2014, 18:01
Fala Marcelo, meu conterrâneo..Rsrs
Sou aki do Mato Grosso tbm, região de fronteira aki em Pontes e Lacerda!!
Gostei das dicas pq não gosto de ficar levando o carro pra lavar, sempre estragam alguma coisa ou riscam a pintura, ou somem com alguma coisa(pelo menos aki..Rsrs)!!
Só agente sabe como está chovendo esse ano aqui no Mato Grosso hein...Deus seja louvado!!
O barro está de lascar, e de travar qlquer sistema 4x4 se não for bem lavado..hehe!!

Grande abraço!!

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 18:04
Evantuil, estou lendo as dicas do parceiro para lavagens e vc menciona os danos causados. Isso pode com certeza prejudicar as partes de borrachas também, certo? O link que voce remete mostra bem com fotos os estragos. Tô fora!!!

Mário, com certeza o uso inadequado de produtos químicos vão detonar tudo, TUDO. Solupan usado de forma errada arranca a tinta de carro velho e de novo também, principalmente se tiver arranhões. Borrachas, nem precisa falar, é bater produto forte que ela resseca em 60 dias. Mais uma vez, vou lembrar à todos os amigos, que o produto é fraco e NÃO causa dano nenhum, não uso com tanta frequência.

Obs. Vamos cuidar na hora de mandar o carro no lava jato pra não deixar aplicar produtos forte, ficar atento e APRENDER, pra gente não falar que tal produto detona tudo.

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 18:06
Fala Marcelo, meu conterrâneo..Rsrs
Sou aki do Mato Grosso tbm, região de fronteira aki em Pontes e Lacerda!!
Gostei das dicas pq não gosto de ficar levando o carro pra lavar, sempre estragam alguma coisa ou riscam a pintura, ou somem com alguma coisa(pelo menos aki..Rsrs)!!
Só agente sabe como está chovendo esse ano aqui no Mato Grosso hein...Deus seja louvado!!
O barro está de lascar, e de travar qlquer sistema 4x4 se não for bem lavado..hehe!!

Grande abraço!!

Júnior, conhece o vendedor Bruno da Pampa Valtra aí de Pontes e Lacerda? Meu amigo.
Então, quem não conhece o Mato Grosso que venha conhecer, meu Troller é 2001, como mostrei na foto do motor, ele não tem ferrugem, a SW4 que o amigo colocou o anuncio tem, isso que é mais nova...
Basta ter cuidado e souber usar, desisti de lava jato por que estragam tudo, gastei miséria em todo material de limpeza, perto de uma troca completa de parafusos...

Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 18:29
Marcelo ,eu concordo com vc ,o maior problema do solupan é a proporção da diluição ,se diluir 1:20 vai ficar o capeta mesmo ,e o pior é após lavar com solupan ,não lavar com outro detergente ou shampoo neutro ,,,lava jato não faz isso mesmo.
Quanto a vaselina ,acho que para vc não serve pois tem que deixar secar no carro pelo menos uns dois a três dias para formar uma película ,aí evita de grudar(muito) barro e facilita a outra lavagem .No meu jeep dá para fazer já que não uso para o dia à dia. Também deito embaixo do jeep para deixar do jeito que eu gosto.... Abç

Troller-a-vista
13/03/2014, 19:30
o que f... no solupan e o outro produto eh q ele ataca borrachas, resseca e destroi o verniz, pode passar 18 horas de agua com detergente, conforme vai passando o tempo ele vai comendo aos poucos, a pintura fica morta, fina e cheia de marquinhas de agua. Seja num troller, numa kombi ou numa ferrari...

tem horas q eh realmente necessario usa-los, mas isso eh de vez em nunca...

qto ao silicone... nem pensar... no forum tem muito a respeito. e em posts meus tb.

Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 20:49
Troller , ,, pelo menos eu falei de vaselina liquida e não silicone ,que para meu gosto até que em seios de umas mulheres ficam legais ,nem todas lógico....rsrsrs

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 21:26
o que f... no solupan e o outro produto eh q ele ataca borrachas, resseca e destroi o verniz, pode passar 18 horas de agua com detergente, conforme vai passando o tempo ele vai comendo aos poucos, a pintura fica morta, fina e cheia de marquinhas de agua. Seja num troller, numa kombi ou numa ferrari...

tem horas q eh realmente necessario usa-los, mas isso eh de vez em nunca...

qto ao silicone... nem pensar... no forum tem muito a respeito. e em posts meus tb.

Troller a vista, boa noite!

Primeiro lugar, gostei do seu nome no perfil :)
Segundo, acredito que vou lavar muito raramente, pois ontem experimentei no paralama e hoje peguei barro quando fui visitar um cliente, cheguei em casa agora de noite e liguei somente a bomba com shampoo neutro, saiu toda sujeira.
Posso ter me expressado errado no início do tópico, mas somente comprei isso por que meu jipe era do estado do Pará, e acredite, o dono nunca lavou, ele era e ainda é MUITO encardido, já mandei lavar diversas vezes em lava jato e ninguem resolve, por isso parti pra química mais forte. Também, não uso esses produtos no exterior do carro como carroceria, vidros e etc, é na esponja mesmo com shampoo neutro, também compro ele de 5 litros p/ 200 de água, comprei um pedaço de colchão velho e cortei em diversos pedaços, um para carroceria, outro para paralamas e assim por diante.

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 21:33
Marcelo ,eu concordo com vc ,o maior problema do solupan é a proporção da diluição ,se diluir 1:20 vai ficar o capeta mesmo ,e o pior é após lavar com solupan ,não lavar com outro detergente ou shampoo neutro ,,,lava jato não faz isso mesmo.
Quanto a vaselina ,acho que para vc não serve pois tem que deixar secar no carro pelo menos uns dois a três dias para formar uma película ,aí evita de grudar(muito) barro e facilita a outra lavagem .No meu jeep dá para fazer já que não uso para o dia à dia. Também deito embaixo do jeep para deixar do jeito que eu gosto.... Abç
o 201
Falando em capeta quando a diluição é 1:20, amanhã vou postar foto de uma pick up Strada, ano 2010 da empresa que trabalho, como ela é da oficina, suja demais, e o pessoal coloca na rampa e pegam a pistola com produto, (Já cortaram baldinho de 5 litros pra facilitar) e não querem nem saber, ela tá branquinha, porém desbotada com os parachoques manchados do sol, acredito que perdeu uma certa resistência. Acompanha que amanha posto fotos dela.
Minha diluição é somente para encardidos, na carroceria consigo remover com a esponja de colchão mesmo.
Inclusive hoje lavei e colei uns adesivos.
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Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 21:37
Agora os amigos vão entender de que sujeira eu estou falando.

1 - Olhem como estava por baixo.

2 - Olhem como fica sempre que chove.

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Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 21:59
Marcelo no meu Jeep cj5 ,na carroceria quando está muito encardida ,dou um jato d'água geral para tirar o grosso do barro e uso sabão OMO liquido concentrado ,diluo um pouco em água e aplico com esponja ,fica brilhando e cheiroso ,se vai danificar ,não sei ,até porque não vou ficar 3 ,4 anos sem mexer na pintura mesmo .Pelas fotos eu falo ,"joga só uma águinha nesse eixo e quero ver se sai essa crosta..."

Marcelo Oyarzábal
13/03/2014, 22:29
Marcelo no meu Jeep cj5 ,na carroceria quando está muito encardida ,dou um jato d'água geral para tirar o grosso do barro e uso sabão OMO liquido concentrado ,diluo um pouco em água e aplico com esponja ,fica brilhando e cheiroso ,se vai danificar ,não sei ,até porque não vou ficar 3 ,4 anos sem mexer na pintura mesmo .Pelas fotos eu falo ,"joga só uma águinha nesse eixo e quero ver se sai essa crosta..."

Willian, pela região sua da assinatura, aí o bixo pega também.
Meu jipe veio do Pará, foi muito maltratado, olha na minha assinatura como estou reformando, e o que não poderia ver é essa sujeira por baixo. Já me falaram do OMO concentrado, tenho em casa inclusive, vou experimentar na carroceria, geralmente uso sabão líquido neutro ou shampoo automotivo mesmo.
Acredita que coloquei o produto no eixo e não saiu nem a metade da sujeira? Isso que deitei no chão pra lavar e esfregar, a escova virou as cerdas...
Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
14/03/2014, 18:28
Pessoal, pra não ficar quase todos julgando, olhem o estado dessa Fiat Strada, aqui da empresa de onde trabalho...
Prestem atenção que não tem mais brilho...

Obs. Fiz questão de publicar essas fotos sem a devida autorização, com isso quero mostrar que o que eu faço não é demolição, desmanche, suicídio ou seja o que for desse gênero.

Um abraço!

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Troller-a-vista
14/03/2014, 22:58
Vaselina, silicone, graxa, oleo, cuspe, ky, babosa, remela de olho, enfim, tudo na mesma: isso acumula pó e terra e pior acumula tb pó de brita, prediscos e muitas vezes limalha de ferro, isso tudo está nas ruas, no pó do freio etc...Sao particulas minusculas, muito finas, que aparentemente nao causam efeito nenhum. LEDO ENGANO, qto mais finas e secas estiverem, mais elas irao entrar em rolamentos, selos, retentores, graxetas, gaxetas, frestas e borrachas.... Qdo chove ou a umidade aumenta, elas acumulam agua , se aglutinam e viram um verdadeiro moedor de ferro.

Viram lixas altamente potentes, capazes de limar um carro inteiro em meses. Ahhh mas eu passo oleo depois que lava, fica limpinho e para os ruidos... Sim... para os ruidos , mas pelo simples fato de ter mais lubrificante isso nao qr dizer que para de destruir o carro, as particulas estao la e o pior, sempre umidas e bezuntadas de oleo. Enfim, ja falei muito sobre isso em uns 30 topicos aqui no forum, nos ultimos 3 meses em pelo menos uns 8 ou 9 deles.

Sobre a questão da limpeza do solupan e continuar limpo, bom isso nao eh o solupan que faz e sim a sujeira nova, toda sujeira nova é fácil de tirar, se por baixo nao tem sujeira acumulada, basta um jato de agua pra tirar grande parte dela. Simples assim.

Há centenas de produtos mais indicados, como os APCs (limpadores multi uso, algo como um veja melhorado), que limpam melhor, nao agride o meio ambiente, mantem a sujeira longe por mais tempo e facilitam o trabalho, alem de gastar muito pouco.

Aconselho a quem gostar de limpeza e cuidado automotivo reaprender a lavar e encerar os carros, procurem o forum detailbrazil.net, é a maior fonte de CAR DETAIL do brasil, sem duvidas. Os melhores detailers do país estão por lá.

Basicamente o que posso dizer é : nunca, jamais, never, niente, jamé, nem morta, use esponja de espuma ou panos para lavar o carro. Seja este uma kombi ou uma ferrari.

A esponja ou pano sao superficies que acumulam rapidamente a sujeira do ponto A e levam para o ponto B, deixando marcas na pintura, sao chamadas SWIRLS ou teia de aranha (pois parece uma teia de aranha, encontrado em 99% dos carros, basta bater um foco de luz e parece que o carro foi ariado com bombril de tanto micro-risquinhos menos que um fio de cabelo brilhando).

Isso ocorre muito também em quem manda POLIR o carro. Basicamente nego pega uma boina velha e fudida, coloca uma massa de polir n, 2 e sai arranhando toda lata do carro. Resultado: carro brilhando e com mais riscos que parede de prisao. Típico serviço FILÉ, de PATRAUM...

Como lavar entao?

1- jogue muita agua das RODAS para o resto do carro, preferencialmente de cima pra baixo, pq? pq nas rodas ha maior concentracao de sujeira, entao vc tira o grosso e nao deixa isso voltar para a lata depois de limpar a lata. Enfim, teto, capo, portas etc.

2- compre 1 luva de pele de carneiro ou microfibra e dois baldes, a pele do carneiro ou a microfibra sao grossas, a sujeira entra pelos fiapos e vai parar na parte grossa da luva, isso nao deixa o carro riscar. Ao lavar o carro, qdo a luvar ficar suja ou com pouco sabao, molhe no primeiro balde, deixe sair o grosso da sujeira nele, depois use o outro balde limpo para voltar o sabao. Isso diminui em 99% os SWIRLs. Simples e barato, chama-se técnica dos 2 baldes... googleiem ai...

3- carro limpo certo? NAO. fumaça, sujeira, verniz velho, tinta, poeira, tudo isso produz uma espécie de gordura quando fica ao sol, essa gordura se prende a tinta/verniz, deixando o carro opaco, sem vida e com aquele aspecto de sujo eternamente. Aqui vale a física:

lei da reflaxão da luz, se vc criar uma reflexão perfeitamente lisa, o resultado visível é alta profundidade, foco, brilho e nitidez, se vc tiver uma reflexão embaralhada, desnivelada, suja ou imprecisa vai ter um resultado opaco, sem brilho etc. Agite um copo de agua e veja perfeitamente o que estou dizendo.

Portanto, vamos realizar a primeira etapa da chamada DESCONTAMINAÇAO da pintura? Procure por massinhas chamadas CLAYBAR, elas são massinhas de argila próprias para pintura automotiva, simples de usar, pegue um pedaço, abra do tamanho da esfrirra do habibs, esfregue no carro com o lubrificante que vem na embalagem ou faca uma diluicao de detergente e agua, aplique, qto mais lubrificado melhor, lembrando que pouco lubrificado vai riscar o carro inteiro. portanto, muuuiita agua e detergente (use um borrifador pra ficar mais pratico, pegue o de passar roupa e infarte sua esposa!).AHHH já vi meu vizinho usar massa de vidraceiro, ficou show! Ficou uma ova! Massa de vidraceira é suja, cheia de impurezas e risca o carro inteiro, além de ter um oleo de linhaça podre que impregna no verniz, em 3 meses o carro fica com o verniz amarelado, que nao sai de JEITO nenhum, só lixando e repintando. NUNCA USE MASSA DE VIDRACEIRO.

Bom esfregou td, lavou, descontaminou, retirou a sujeira? Legal, parabéns, possivelmente nesse momento vc terá duas opçoes:

a) um carro horroroso opaco e sem vida cheio de riscos,
b) um carro com brilho de volta.

Ambas as situacoes sao normais porque mostra finalmente qual é a clara realidade nua e crua da tua pintura. Na primeira é uma pintura mal tratada, imperfeita que vai precisar de correcao. A segunda é uma pintura ainda em condicoes razoáveis e pode ter uma correçao mais simplificada (o que nao qr dizer que estara em melhor condicoes depois).

Ai vem o passo do nivelamento da pintura.

Vamos lembrar da lei da refraçao?

Se vc tem um verniz sem micro fissuras ou com fissuras muito peqnas, seu verniz sera algo +- assim (visto no microscopio) --------. caso o verniz esteja detonado, sera algo mais ou menos assim /\/\/\/\/\/\/\/

Como corrigir? Há duas maneiras:

a primiera é colocar alguma coisa que preencha essas fissuras, ou seja, uma cera ou LSP ou pós cera, (procurem a diferenca no forum indicado). Isso é indicado para quem nao deseja fazer o polimento (correto, nao o FILÉ de PATRAUM MANOOWWW), seja pq nao tem tempo, maquinario, conhecimento etc... A outra é nivelar para baixo, ou seja, em casos críticos ou onde se possa fazer a correçao da pintura, realizar o polimento ou desbaste da camada inicial do verniz.

Sim, polir diminui o verniz, sim, pode chegar na pintura, sim pode danificar o carro. NAO nao é algo raro, basta alguns erros bobos e vc destroi td... Entao cuidado, nao leve naquele Zóio, remela, Tiao, Jamanta, Bidu, da esquina. Aqui é importante salientar:

a) procure um profissional que utilize bons produtos, ou seja, nao seja enganado: 3m nao é nada d+, massa de polir é quase um crime pro carro, realizar polimento na boina é possível mas não é aconselhável (pq se deteriora muito facilmente, esquenta rapidamente e normalmente usam a mesma boina em centenas de carros, o que deve ser trocado de preferencia entre 2 a 3x no mesmo carro! imagine usar em varios! neste caso o legal é usar boinas de espumas, pois os polidores secam rapidamente, diferente da lavagem que deixa as fibras inchadas, aqui ela seca e vira um rolo compressor de coisas duras, deixando o carro totalmente marcado, com holografias, swirls horriveis etc). Bons produtos Meguiars, Aquartz, Mothers, Malco, Sonax, Lincoln polidores (esse é nacional muito bom!), entre outros.

2- polimento bom é demorado, pelo menos 1 dia e meio num carro, portanto, marcou pra buscar no mesmo dia, corre fora!

Fez o polimento? Legal... Ja ouviu falar em lustre? Pois é... A funcao do polimento nao é brilhar o carro e sim NIVELAR ou CORRIGIR a superfície, ou seja, deixar o mais uniforme possível, claro que isso gera um brilho natural (lei da refracao lembra?), mas não gera uma profundidade e nivelamento da cor como um todo no carro, certamente vc ja viu carros por ai que parece ter várias pinturas , uma na porta, outra na outra porta, um no capo etc? Isso ocorre pq nao foi feito o lustre, que tem a funcao de puxar a o brilho, deixa-lo igual no carro todo e aumentar a nitidez do mesmo.

Um bom lustre tem entre 2 a 3 etapas desde um lustre mais grosso (quase um polimento) até um refinish, algo muito sutil, dificilmente vc vera um serviço assim, maioria vai usar o tal FINISH IT da 3m mesmo, nao é uma porcaria, mas existem melhores, o problema de todo produto 3m é que ele MASCARA ou seja, ao inves de corrigir o defeito ele fica criando ali camadas e mais camadas para mascarar o problema, na primeira lavada vc ve todos os problemas e brocha achando que perdeu centenas de reais nessa brincadeira.

UAU!! VC realmente chegou ate aqui , conseguiu ler td? fez alguma coisa? NAO? Legal... mas senta ai que tem mais história.

O carro foi lavado, descontaminado, polido, lustrado e daí? Daí que a menos que vc seja malhado e esteja em boa forma está morrendo de dores ehhehehe Mas nao desanime nao, pq simplesmente vc está no meio do caminho.

AAAHHH koleeee, depois de td isso? Sim... Passe a mao na lata do carro e verá que alem de brilhando mais que olho de atriz porno, estara tb aspero , seco e as vezes rugoso. PQ?

Pq a pintura esta totalmente sem proteçao, nua e isso é MUITO perigoso, qualquer sujeira, coco de passarinho, agua de chuva, seiva de arvore vai atacar com tamanha velocidade que vai achar que o PT roubou devagar os cofres públicos.

Vamos PROTEGER?

Vc tem diversas opçoes nesse momento, cera, LSP, pós cera, etc. Inclusive a mistura deles todos (procure no forum que passei acima).

Basicamente há uma opcao melhor para cada pintura e cor, e basicamente muitas formas e promessas, particularmente nao acredito em quase nenhuma ladainha de durar 6 meses ou mais (exceto pela Aquartz, mas aí é outro departamento, iusso dura em média 10 anos!). Voce vai precisar de encerar o carro.

Achou que iria usar aquela latinha legal da Grandprix de 3 anos atras né? Pode usar sim... como banquinho pra alcancar o teto.

ceras de supermercado sao recheadas de silicone, o silicone é péssimo pro carro, detona borrachas, borrachoes e plasticos pretos, nao protege ABSOLUTAMENTE NADA da pintura e normalmente dura uns 3 dias apenas (dentro de uma garagem coberta). Essas ceras tb sao chamadas ceras de limpezas, pq tem microparticulas de aluminio ou outro abrasivo que fazem um papel porco de polidor, ou seja, vai ferrar com td.

Procuire novamente pelas marcas que já citei acima, AHHHH mas sao caras! Nossa 130 reais uma latinha! ta louco!

Calma lá pqno gafanhoto (alguem ai ta lendo???), uma lata de grand prix custa 15 reais, dura em media 3 carros e só destrói o carro e teus braços.

Essas latinhas caras duram em média de 60 a 80 carros (sim eu mesmo fiz o teste e eu mesmo contei, estou ha 4 anos com uma lata de meguiars e encerei em média de 60 a 70 carros por lata, é uma conta simples, essas ceras sao completamente diferentes no modo de usar e consistencia, parecem uma cera de abelha, sao duras e quanto MENOS vc passar na lata MAIS elas protegem e dao brilho, aqui menos é mais!)
Matematica simples, faça as contas... Cadilac é uma boa cera, custa uns 35 reias.... vale a pena pra testar.

bom fez td isso, esta quase pedindo pra alguem tomar tandrilax pra vc pq vc nao aguenta mais lavar o carro, acabou certo?

Td bem, se vc acabar aqui, vc fez o que chamamos de CRISTALIZACAO da pintura, uma cristalizacao SIMPLES, podemos fazer isso com mais alguns passos para deixar um look de exposicao ou se preferir acaba por aqui mesmo.

Dependendo de alguns produtos que vc utilizar e como utilizar, chegara na vitrificacao ou diamantacao, sao etapas tao mais complexas que vou deixar pra la...

Resultado final disso td??

Carro realmente protegido, limpo, que nao acumula poeira nem sujeira (bastara um simples jato de agua de mangueira de jardim para deixa-lo limpissimo novamente, nem precisa de sabao, por pelo menos uns 2 meses, mesmo usando no barro). Caso quiser partir para uma limpeza mais pesada novamente, bastará refazer o enceramento a cada 30 dias que o carro já estará lindo e protegido.

Se caso vc nao quiser fazer td isso, lave, descontamine e encere com produtos de qualidade, o resultado nao sera igual mas sera melhor que 80% dos carros que vc ve na rua. Nao precisa de solupan ou mijo de diabo pra limpar o carro, isso é porquice ou coisa de quem nao conhece produtos com qualidade, simples assim.

Solupan e outros destroem o verniz dos carros, hoje os carros sao feitos muito rapidamente, com pintura ultra rapida, altissima pressao e cada dia com camada de tinta e verniz mais finas (isso alem de baratear, deixa a pintura secar mais rapido e facilita a correcao em larga escala, hoje um carrro nao tem mais que 2 camadas de cada material, antigamente tinham de 5 a 6... uma pintura de qualidade vai entre 8 e 16 camadas, portanto tirem por base...)

Como disse no inicio do topico, havera momentos que o soluipan sera necessario, mas isso é algo entre 1 ou 2 x na vida do carro... Para o resto das vezes, tecnologia, conhecimento e perspicácia resolvem, dá trabalho? Parece que sim mas nao é tanto, a tecnologia envolvida nesses produtos é imensa, para terem idéia, já encerei um vectra no horario do almoco e ainda almocei, usando roupa de trabalho, social! Tinha que ir para um evento e queria o carro perfeito, lavei cedo e voltei pra encerar no almoco, é tão rápido e suave que vc nem sua, é quase como passar um pano para secar o carro... O mesmo ocorre nas outras etapas, claro que em situacao diferente mas é parecido. Aquela lambrequeira e suador de ficar encerando com grand prix já era, o mesmo vectra usando grand prix demorava em média 3 a 4 horas pra deixar tinindo... Em meia hora eu finalizava o carro todo com uma meguiars.

O problema todo é que esses produtos tem tempo de cura, ou seja, pra poder passar pra etapa seguinte, é precisa que os solventes se evaporem e com isso o produto gruda na lataria e faz toda sua mágica, por isso um bom polimento e cristalizacao dura em media 1 dia e meio ou dois. Dependendo do carro e do nivel de detalhamento, já vi carros com mais de 30 dias de trabalho, mas estamos falando em outro nivel.

Troller-a-vista
14/03/2014, 23:01
AHHH e essa porta da strada aí sem tinta é nojentice de funcionario que pega na porta suado, com a mao suja, etc, a sujeira como eu ja disse, se transforma em lixa, o suor é altamente ácido, o sol batendo forte potencializa isso , e como as pinturas sao frágeis e finas, isso ai nao dura 1 ano e meio ja fica assim.

uma pena. essa aí, soh trabalhando duro e repintando algumas partes pra voltar a ficar descente.

Sandrãobh
15/03/2014, 01:55
Troller-a-vista, respeito um profissional, mas é uma semana para limpar um jipe para no fds c@g@-lo todo na trilha!!! Isso é trabalho para carro de exposição do tipo Frankfurt, SP, Detroit....
Quem vier comprar meu jipe e ficar procurando micro ranhuras ou essas outras coisas, eu solto logo os cachorros nele e boto o cabra para correr, porque isso não é papo de jipeiro não...
O Carroça tem cicatrizes de guerra e ai de quem vier apontar como defeitos!!! rsrsrsrsrs

Não sou porco, mas acho que perder tanto tempo e esforço com isso é bobagem... Basta água e sabão neutro na sombra, umas brejas geladas e uma boa música tocando... é o suficiente!! A vida é muito curta para desperdiçar com isso!! Ah, com certeza ainda passa um vizinho ou conhecido para trocar ideia e admirar o jipão!!!

abç.

Bruno Adriano
15/03/2014, 07:42
Troller-a-vista, respeito um profissional, mas é uma semana para limpar um jipe para no fds c@g@-lo todo na trilha!!! Isso é trabalho para carro de exposição do tipo Frankfurt, SP, Detroit....
Quem vier comprar meu jipe e ficar procurando micro ranhuras ou essas outras coisas, eu solto logo os cachorros nele e boto o cabra para correr, porque isso não é papo de jipeiro não...
O Carroça tem cicatrizes de guerra e ai de quem vier apontar como defeitos!!! rsrsrsrsrs

Não sou porco, mas acho que perder tanto tempo e esforço com isso é bobagem... Basta água e sabão neutro na sombra, umas brejas geladas e uma boa música tocando... é o suficiente!! A vida é muito curta para desperdiçar com isso!! Ah, com certeza ainda passa um vizinho ou conhecido para trocar ideia e admirar o jipão!!!

abç.

Sandrão concordo totalmente com vc!

Troller a vista eu estou mais para o "estilo de lavagem" do Marcelo, com as dicas do Sandrão: cervas, som e sombra! pois também trabalho com jipe, aí limpo no fds e paso a semana sujando.

Agora vou fazer o teste do polimento pra ver... pois Jipe branco com terra vermelha e argila multicolorida...tá recolorindo o carro!

abraços

Glaicon
15/03/2014, 08:38
Troller-a-Vista, deu trabalho de ler. Caramba!
Mas gostei muito.
Boa técnica redacional, aliada à bom humor, deixam o texto agradável.:concordo:

Junior-L200Power
15/03/2014, 10:24
Júnior, conhece o vendedor Bruno da Pampa Valtra aí de Pontes e Lacerda? Meu amigo.
Então, quem não conhece o Mato Grosso que venha conhecer, meu Troller é 2001, como mostrei na foto do motor, ele não tem ferrugem, a SW4 que o amigo colocou o anuncio tem, isso que é mais nova...
Basta ter cuidado e souber usar, desisti de lava jato por que estragam tudo, gastei miséria em todo material de limpeza, perto de uma troca completa de parafusos...

Fala Marcelo...
Conheço o Bruno Mazetti tem muitos anos, desde que eu era criança!!
Mas atualmente não temos contato!!
Vc trabalha na Case tbm pelo jeito neh!!
Não conheço mais a região aí de Campo Novo/Tangará/Nova Olímpia...digo não conheço mais pq estive aí há muito e muitos anos atrás mesmo!!
Deve estar muito diferente e desenvolvida com certeza!!
Escuto falar muito bem dessa região, inclusive Sapezal e Campos de Júlio tbm que tem crescido bastante!!
Quando sobrar um tempo e grana quero passear aí pela região!!

Abraço!

Troller-a-vista
15/03/2014, 11:58
acho que tudo na vida tem que ser balanceado, se eu tivesse um carro exclusivo pra trilhas ou velho de guerra, eu ia meter solupan e que se Dilma tudo... ia arrancar os fios, colocar dentro de um conduite corrugado, lacrar com silicone, passar pelo local mais alto possivel, meter bate pedra em td q eh lata e qto mais terra entrar no olho do mecanico melhor... pelo menos vai sentir um pouco de dor por me cobrar tanto.

agora, se eu estou preocupado em lavar corretamente e que a sujeira nao grude, vou procurar algo melhor pra manter o meu trabalho por mais tempo.

ate hj eu nao fiz o trabalho de polimento em nenhum carro meu, questao pessoal (paguei pela pintura, qro q ela esteja la o mais tempo possivel, entao nao foi desbasta-la... mas se for preciso...), pra mim basta uma boa lavagem com wap + detergente de cozinha (nao se enganem, é ótimo, limpa muito bem, é neutro e nao estraga suas unhas, nao mancha e nao ataca a pintura, desengordura e é adstringente, custa só 1.09 no supermercado e a patroa nem percebe que eu usei...) com uma luva de microfibra (comprei hj uma nova no supermercado, paguei 10,79... vai durar uns 2 ou 3 anos.... bem cuidadinha).

Vou lavar o carro em no maximo 1 hora e meia, ouvindo musica, reclamando da barriga e sonhando com doritos! Se for necesário uma cera, por ai mais 45 minutos no maximo.

Daqui uma semana se sujar, jogo soh o wap.... e ta limpo.

Nao vejo pq de tanto temor em resujar o carro, carro suja mesmo. Nao precisa fazer um processo de exposicao se nao eh o caso, mas tb nao precisa tacar um solupan 1:1 debaixo do sol de meio dia (q nao foi o caso do amigo q iniciou o topico)
Bruno: se a lata já está recolorindo, acredito que só realizando o polimento mesmo, pois o verniz contaminou nas fissuras e elas devem estar bastante judiadas...

Glaicon: obrigado pelas palavras a idéia é ser ironico irreverente e ácido as vezes, gosto assim eheheh politicamente correto pra mim, nem de longe! heehehe

Willian Del Piero Rocha
15/03/2014, 16:22
Troller ,demoro mas lí tudo e só tenho a dizer que é uma aula de lavagem e conservação ,belo material para enriquecer o conhecimento e com bom humor e de vez em quando uns tapa de luva, (luva de microfibra ,né) ,mas claro que não se enquadra nos nossos jeeps. Quanto ao detergente neutro ,aqui em casa no supermercado quando eu vou pegando uns três vidros de neutro ,minha esposa vai lá e tira e deixa só um neutro e coloca os outros de maça ,morango sei lá o que e me fala: "vc leva o seu para o carro eu levo o meu para os pratos e panelas...." Uso para lavar o carro de passeio desde que comprei(cinco anos) e realmente é bom.

Troller-a-vista
15/03/2014, 16:38
Willian: na realidade essa questão de ser neutro ou não importa muito pouco, é mais digamos mkt que realidade, até por que acho que mesmos os coloridos e perfumados tendem a ser neutros ou são neutros tb, afinal é basicamente corante e perfume que colocam lá.

De qualquer forma pode ser sabão de nene que não vai resolver muita coisa na prática, por lei, as empresas de saneamento são obrigadas a incrementar nossa agua com indices altos de fluor e cloro entre outras coisas pra manterem o sistema funcionando.

Acontece que tanto o fluor quando o cloro vão rapidamente sumindo com o tempo e a agitação da agua, sem contar os inúmeros gatos e vazamentos e outras coisas malucas que temos debaixo de nossas ruas.

Na prática, todas essas empresas super hiper inflam essas quantidades a níveis absolutamente proibitivos, pois são baratos e assim não correm o risco de ter problemas em bairros afastados, em especial com agua contaminada que causa um rebuliço total nos hospitais em questao de horas. Assim nossa agua que só pela adiçao correta não seria neutra, se torna extremamente ácida e corrosiva.

Basta ver as ferragens das piscinas, janelas, vidros, carros, pisos, canecas e panelas para entender o que estou falando.

Assim, vc pode usar xampu johsnon e johnson que nao arde os olhinhos que a lavagem vai continuar ácida e corrosiva. Faz parte, isso aqui ou lá nos states é tudo igual.

Mas o detergente é bom sim, muito mais pelo alto poder de limpeza e adstringencia do que qqr outra coisa. Mas lembre-se usou o detergente? Provavelmente a proteçao da pintura caiu uns 60 a 80%, portanto, nao fique esperando muito pra reaplicar a cera.

bons tapas de microfibra-macho-alfa pra vc!

Sandrãobh
15/03/2014, 20:10
A receita ideal então seria:
No final da trilha, tira a lavadora do jipe, liga no inversor, coloca a capitação de água dentro do riacho (se é que funciona) e manda água e detergente neutro (biodegradável também claro) com luva de microfibra... ah, pode lavar o motor, (sem solupan) pois na volta para casa ele vai secar e não corre risco de reter água e oxidar algo, já em casa, estará seca a viatura é só passar uma cera e pronto!! Aí tá mais fácil....
Tem até um guincho que já vem com a lavadora...
abç.

Troller-a-vista
15/03/2014, 20:28
hmmm .... antes de fazer td isso... lava o carro no rio entao usando a tracao AUehuAheuAe bem mais divertido, se sobrar algo, ai sim faz o resto ehehhe

fassis
16/03/2014, 18:51
A receita ideal então seria:
No final da trilha, tira a lavadora do jipe, liga no inversor, coloca a capitação de água dentro do riacho (se é que funciona) e manda água e detergente neutro (biodegradável também claro) com luva de microfibra... ah, pode lavar o motor, (sem solupan) pois na volta para casa ele vai secar e não corre risco de reter água e oxidar algo, já em casa, estará seca a viatura é só passar uma cera e pronto!! Aí tá mais fácil....
Tem até um guincho que já vem com a lavadora...
abç.

Vixe, haja inversor para aguentar a potência de uma lavadora, sempre maior que 1000w. melhor usar aquele guincho chinês com lavadora incorporada, que não é caro (também não sei se presta)

andredeveras
16/03/2014, 19:37
Troller-a-vista, respeito um profissional, mas é uma semana para limpar um jipe para no fds c@g@-lo todo na trilha!!! Isso é trabalho para carro de exposição do tipo Frankfurt, SP, Detroit....
Quem vier comprar meu jipe e ficar procurando micro ranhuras ou essas outras coisas, eu solto logo os cachorros nele e boto o cabra para correr, porque isso não é papo de jipeiro não...
O Carroça tem cicatrizes de guerra e ai de quem vier apontar como defeitos!!! rsrsrsrsrs

Não sou porco, mas acho que perder tanto tempo e esforço com isso é bobagem... Basta água e sabão neutro na sombra, umas brejas geladas e uma boa música tocando... é o suficiente!! A vida é muito curta para desperdiçar com isso!! Ah, com certeza ainda passa um vizinho ou conhecido para trocar ideia e admirar o jipão!!!

abç.


300% de acordo. Gosto muito de lavar o jipe, mas nada de ficar paranóico. Lembrar também q se um produto é muito forte, tem grandes chances de fazer mal pra saúde também. Acho que fica uma regra de ouro: Se você está passando mais tempo lavando o jipe do que usando o mesmo em uma trilha ou passeio, algo está errado.

Marcelo Oyarzábal
17/03/2014, 09:12
300% de acordo. Gosto muito de lavar o jipe, mas nada de ficar paranóico. Lembrar também q se um produto é muito forte, tem grandes chances de fazer mal pra saúde também. Acho que fica uma regra de ouro: Se você está passando mais tempo lavando o jipe do que usando o mesmo em uma trilha ou passeio, algo está errado.


Bom, puxão de orelha recebido por todos.

Mas só um detalhe, trabalho com o jipe, meu dia a dia é a diversão de muitos daqui do forum, liga tração, desliga tração, puxa caminhão atolado na estrada, e jamais vou passar mais tempo lavando do que usando, jamais!

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
17/03/2014, 09:14
Fala Marcelo...
Conheço o Bruno Mazetti tem muitos anos, desde que eu era criança!!
Mas atualmente não temos contato!!
Vc trabalha na Case tbm pelo jeito neh!!
Não conheço mais a região aí de Campo Novo/Tangará/Nova Olímpia...digo não conheço mais pq estive aí há muito e muitos anos atrás mesmo!!
Deve estar muito diferente e desenvolvida com certeza!!
Escuto falar muito bem dessa região, inclusive Sapezal e Campos de Júlio tbm que tem crescido bastante!!
Quando sobrar um tempo e grana quero passear aí pela região!!

Abraço!


Rapaz, aqui ta crescendo bastante, tomara que pare de vir aventureiro pra cá por que tá dando trabalho pra mão de obra qualificada. Trabalho na Maxxicase, concessionária Case Ih na região. Uma hora que vier pra cá avisa pra gente ligar a tração e brincar um pouco...

Um abraço!

uvantuil
17/03/2014, 10:09
Uvantuil, eu sei que os amigos tem muito mais experiência que eu, tenho 23 anos.
Com 15 anos, comecei com carros antigos, opala, F75, Jeep e etc...
Comprei todos do RS, sempre lavei com produtos diferenciados, porém, com a recomendação adequada que meu pai muito experiente me passava, tenho um Opala guardado na casa de um amigo, no RS também, fazem 4 anos que está sendo lavado e não tem um parafuso enferujado. Aqui onde moro, vejo muita Hilux com 2 anos de uso com parafusos dos feixes de mola traseiro enferujado, no lava jato eles querem cobrar e que fique limpo em 30 minutos no máximo.
Meu Troller, como também é de serviço e pega barro no mínimo 4 vezes na semana, demoro 3h lavando com muito prazer. Tem dia que deito na parte de baixo para achar algo à fazer, depende do cuidado e se é você mesmo que faz.

Um abraço.

Marcelo, Felicidades ae com troler "Kindim"...

EdioSC
03/04/2014, 21:14
Concordo com o Marcelo, qdo se faz a diluição correta do produto não há problemas.... Meu primo bota o trator dele todo ano por 3 meses nas arrozeiras aqui do Sul, teu Troller está limpo perto de como o trator fica.... vai lah ver o Valtra 1997 dele, estado de novo, parece que nunca pegou chuva. E ele usa solupan para tirar a graxa, limpa aluminio no motor no chassi e detergente na pintura, dps de lavado e seco, cera na pintura e oleo hidraulico 68 no resto.....quem falar que o uso de oloeo para pulverizar não presta, não sabe o que esta falando e não entende nada de materiais e fluidos, pois o oleo forma uma camada protetora sobre o chassi e pintura, que não deixa os minerais a agredirem (claro que vai grudar poeira, mas se não passar não gruda?????), sem contar que ele entra em todos os espaços inimagináveis por capilaridade e dificilmente alguma coisa vai enferrujar. E o óleo hidráulico 68 não agride borrachas, pois ele foi desenvolvido para trabalhar em sistema hidraulicos, no qual existem mtas peças de borracha, cortiça, correias, etc.....
o q acaba com pintura são as lavaçoes, o meu carro de passeio nunca mandei lavar em lavação, ele tem 4 anos e o cano de escape esta novo, dah pra ver o zinco na parte de dentro dele, já o carro do meu irmao q so lava em lavação tem 2 anos e a ponteira esta podre!!!!!

Abraços

Alessandro,
17/06/2014, 08:09
Certamente que o pessoal do campo tem técnicas de limpeza e conservação há muito experimentadas e eficazes.
Os procedimentos do Troller também estão corretas, mas não vejo aplicação para quem gosta de barro. Eu estou tentado em seguir seu roteiro no meu Fit.

Para lavagem de motor, o que uso e é muito eficiente são os produtos vendidos em hipermercados, como o "Lava motor", "Limpa motor e rodas" e outros similares. São específicos para o serviço em meio a pintura, plásticos e borrachas.
Custam entre 12 e 18 reais e dão pra 2 ou 3 lavagens. Aplico com o motor seco e frio, ajeito a lavadora de pressão enquanto age o produto e faço o enxágue.
Como meu carro é exclusivamente urbano, faço isso 1 ou 2 vezes ao ano.

André-4WD
17/06/2014, 09:48
EdioSC,
qual é a receita para o limpa aluminio??
Quando fiz a Transamazônica (humaitá-labrea), eu lavei a hilux 2x. Uma em Lábrea e outra, na volta, em Humaitá. Em ambos casos, os lavadores comentaram que usaram "limpa aluminio" mas "..não é o do supermercado".
Na hora o carro ficou show. Mas agora percebo que os parafusos foram sendo atacados e ficaram esbranquiçados (parafusos pretos do acabamento interno ficam esbranquiçados).
No samurai, lavo após a trilha mas faço uma lavagem "geral, ampla e irrestrita" 1x/ano ao encerrar a temporada de trilha. Ano passado, levei em outra lavagem e tenho notado o mesmo resíduo esbranquiçado no samurai que encontrei nos parafusos da hilux. Deduzi que esse ultimo lavador tb usou limpa aluminio.
Entao, qual é a recomendação de uso do limpa aluminio? apenas nas partes inferiores (opsss...)? ataca borracha ou não? que produto e diluição usar?
Abraço
andre

SAPO-BOMBA
19/06/2014, 22:24
Não sei vcs, mas eu deixei de usar solupan e outros abrasivos faz tempo...


O jato de alta pressão, se usado com o devido cuidado, faz milagres sem precisar usar de produtos químicos.


No máximo uso um pouco de diesel pras sujeiras mais grossas, batendo bastante água com o jato pressurizado depois de alguns minutos.


Sempre tive o maior cuidado com lavagem de motores, sempre quis mantê-los o mais limpo possível. Faço bastante uso de limpa-contatos pros sensores, pistola de ar comprimido pra enxugar o motor, e óleo spray da WhiteLub ( que "fede" menos que o WD-40 e Loctite )


Tive um Subaru Impreza AWD 1997 que o cofre do motor era um espetáculo, tudo no seu devido lugar e LIMPO:

467468
467469
467470


Abraços

Rubens Linhalis
03/07/2014, 10:45
Pessoal..

Existe algum produto aqui no Brasil equivalente ao "3M Foaming Engine Degreaser" usado nesse link?

Quick Maintenance: Cleaning an Engine (http://www.4x4wire.com/toyota/maintenance/clean_engine/)

abraços!

Troller-a-vista
03/07/2014, 10:58
rubens sugiro a vc entrarno forum detailbrasil.net la vc vai encontrar inumeros desses

Marcelo Oyarzábal
03/07/2014, 12:31
rubens sugiro a vc entrarno forum detailbrasil.net la vc vai encontrar inumeros desses


Troller-a-vista, como voce me deu um puxao de orelha quando abri o tópico, eu fiz uma experiencia com os produtos que citei, em dois parafusos novos, um usando o produto vide embalagem (Que eu uso corretamente) e o outro um pouco mais forte. Cara, é impressionante o resultado, o mesmo tipo de parafuso, comprado na mesma loja, o que usei o produto adequadamente, nao aconteceu nada, absolutamente nada, o outro que passei bem pouquinho da medida, enferrujou, ficou crespo, da pra dizer que estava na umidade há muito tempo. Tenho certeza que muitas vezes a gente nao le as instrucoes, eu sempre fiquei atendo a o que ta escrito na embalagem, entao posto o resultado aqui, que meu troller nao tem nenhum ponto de ferrugem onde uso produto para desencardir. Fazem 2 meses que nao chove, entao nao usei nada por enquanto na suspensao, tenho algumas buchas ressecadas que sao original e estao 14 anos montadas na suspensao, o restante sem problemas.

Minha sugestao: Tanto faz se for os produtos que eu uso ou WB ou qualquer outro, leia as instrucoes e nao vai terá problemas.

Um abraço a todos.

Troller-a-vista
03/07/2014, 14:23
longe de mim puxar orelhas meu caro.... isso é um fórum de discussão, quem nao souber discutir ou não gostar da idéia que se mude... vide meus posts, muitos eu simplesmente ignoro, outro debato, outros aprendo e a maioria ateio alcool na fogueira ehhehe

belo teste! Eh essa a ideia, show! duro eh o cabra conseguir fazer diluicao corretamente, normalmente eh td no olho ou no que o cara considera bom ou nao hehehe aí ja viu neh?

Marcelo Oyarzábal
05/07/2014, 11:09
longe de mim puxar orelhas meu caro.... isso é um fórum de discussão, quem nao souber discutir ou não gostar da idéia que se mude... vide meus posts, muitos eu simplesmente ignoro, outro debato, outros aprendo e a maioria ateio alcool na fogueira ehhehe

belo teste! Eh essa a ideia, show! duro eh o cabra conseguir fazer diluicao corretamente, normalmente eh td no olho ou no que o cara considera bom ou nao hehehe aí ja viu neh?


Pois é, alguns nao entendem que o forum serve pra discussao.
Sobre a mistura, tenho o reservatorio de litro e o outro de 40, como essa é a diluiçao, deixei pronto um pouquinho mais de 41 litros. Depois posto foto do motor, que lavei a uns 3 meses, nada de ponto de ferrugem. Já o carro que é da empresa, que manda lavar em lava jato todo sábado, existe vários parafusos com cabeça de ferrugem...

Guima-MS
02/06/2015, 18:56
Preciso lavar o motor da minha dakota , esta muito emporcalhado , em 2 anos , nunca lavei , a duvida e :

Sera que isolando o modulo , distribuidor e tbi com sacola plastica , posso mandar o conhecido roxao (intercap) , deixar agindo alguns segundos e logo apos mandar agua com pressao ?

Alguem sabe onde consigo vaselina liquida para acabamento ?

Troller-a-vista
02/06/2015, 21:15
se estiver diluido pode sim... nao recomendo claro, mas as vezes eh a unica opcao entao...

Willian Del Piero Rocha
02/06/2015, 22:11
Vaselina liquida vc encontra em supermercado e lojas de material de construção.