Ver Versão Completa : Restauração Bernadão 1961
Tenho um Bernadão 1961 4 portas que infelizmente o ex dono transformou em 2:parede:, mas isso não vem ao caso no momento.
Estou com grande duvida na restauração do meu carro hoje ele esta com mecânica toda original so esta com disco na frete sem hidrovacuo. Vou ter que fazer tudo nele esta em oficina que estamos com orçamento atual de 20mil consertando o motor bf161 revisar a caixa original 4 marchas revisar a reduzida recuperar a suspensão, recuperar chassi, revisar eixos tendo que fazer praticamente tudo. Oque quero fazer é vou fazer é colocar hidrovacuo e pedais suspensos. A grande questão vale a pena investir mais ou menos 9 mil em um motor bf161 segundo o mecânico ele consegue comprar um bf184 ruim recuperar e fica o mesmo preço.
Tenho acesso a motores mais novos do omega e peças para essa adaptação acredito gastar o mesmos 9 mil, segundo o mecânico adaptar um sistema de injeção pode me trazer mais problemas que solução. Gostaria de um apoio porque tenho um ano que tenho esse jeep e não tenho muita experiencia. Obs: Não quero original quero um jeep para trilhas e sem dor de cabeça.
454609454610
kasemodel
13/03/2014, 13:03
Tenho um Bernadão 1961 4 portas que infelizmente o ex dono transformou em 2:parede:, mas isso não vem ao caso no momento.
Estou com grande duvida na restauração do meu carro hoje ele esta com mecânica toda original so esta com disco na frete sem hidrovacuo. Vou ter que fazer tudo nele esta em oficina que estamos com orçamento atual de 20mil consertando o motor bf161 revisar a caixa original 4 marchas revisar a reduzida recuperar a suspensão, recuperar chassi, revisar eixos tendo que fazer praticamente tudo. Oque quero fazer é vou fazer é colocar hidrovacuo e pedais suspensos. A grande questão vale a pena investir mais ou menos 9 mil em um motor bf161 segundo o mecânico ele consegue comprar um bf184 ruim recuperar e fica o mesmo preço.
Tenho acesso a motores mais novos do omega e peças para essa adaptação acredito gastar o mesmos 9 mil, segundo o mecânico adaptar um sistema de injeção pode me trazer mais problemas que solução. Gostaria de um apoio porque tenho um ano que tenho esse jeep e não tenho muita experiencia. Obs: Não quero original quero um jeep para trilhas e sem dor de cabeça.
454609454610
Layon, primeiramente seja bem vindo ao fórum! :concordo:
Também tenho um CJ6, mas é 62. Referente ao motor, eu particularmente não acho que vale a pena gastar nem R$ 1.000,00 com ele, quem dirá gastar R$ 9.000,00. No meu ponto de vista é completamente fora de cogitação.
Se vc pretende manter o cambio original de 3 marchas, vc pode usar o motor do opala 4 cilindros, fica bom e o motor é relativamente barato. Eu trocaria por um BF184 somente se tivesse certeza de que o motor está muito bom e não necessita manutenções tão cedo. Manutenção que eu digo é troca de junta de cabeçote, aneis de pistão, válvulas e essas coisas.
Se você pesquisar pelo forum verá que existem adaptações de inúmeros motores para o Jeep, Opala 4 cilindors, 6 cilindros, motor de F1000, Vortec 4.3 e por aí vai. Tudo depende do seu bolso e do que vc quer fazer com o Jeep.
Receitas já bem conhecidas são:
Motor de opala 4 cilindros com cambio original ou chevette
Motor de opala 6 cilindros com cambio de C10/C20...
Motor AP 1.8/2.0 com cambio de chevette
Também sou novo nesse mundo 4x4, e meu mecânico sempre diz que, se for Jeep mais pra estrada, motor AP, se for jeep mais pra trilha, motor de opala.
Bom, espero ter ajudado. E com certeza daqui a poucos os mais entendidos vem dar mais sugestões.
:concordo:
Abraço,
Kasemodel
Rodrigo Baratti
13/03/2014, 16:02
Nos 11 mil do restante Do serviço está incluído as peças (todos os rolamentos de primeira linha, incluindo do diferencial, retentores, juntas,...)? Se estiver tudo incluso o preço está bom.
Qdo ao motor concordo com o amigo....por esse preço vc consegue motor melhor.
Em MG vc acha fácil um 4.1 da Silverado injetado, coloca um câmbio clark e vai pro abraço.
Esse negócio de injeção não prestar é besteira.
[]'s
Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 16:51
Parabéns pelo cj6 e bem vindo ao fórum,,,, tenho o motor bf 161 e adoro o bicho ,está uma beleza, mas se tiver que gastar mais que 2 mil conto nele ,ranco fora e coloco um de opala 4 cil com câmbio de chevette e não gasto mais que 3 mil . O seu sendo um CJ6 acho que eu iria de opala 6cil ou silverado injetado com câmbio clark como disse o Rodrigo. Não vale a pena gastar essa fortuna ,9mil ,com um bf mesmo se for 184, nunca . E vou junto com o Rodrigo ,esse papo de que injeção é dor de cabeça ,acho que é porque o mecânico ou não entende de injeção ou quer te empurrar um motor para ganhar uma grana ,e outra ,se o seu câmbio é 4 marchas ,não é original do seu jeep ,pode ser de rural ,f75 ou jeep mais novo.
Combine preço para revisar chassis,susp ,eixos ,cx. de transferência ,freios ,etc ,mas deixe a parte do motor e cx de marchas para depois ,enquanto ele mexe nisso ,vc tenta achar um motor e cx dos indicados e combina preço com ele "antes" para instalar. Boa sorte na empreitada.
454609454610
Investir R$9.000,00 no motor bf161? Como? Não consigo pensar em como gastar esse dinheiro nesse motor!
Tô achando esses valores meio salgados, heim!
Bom, eu consideraria muito um ap 1.8 ou 2.0 com caixa de chevette e reduzida original. A minha opinião quanto ao 4.1 é que parece que vira um mostro mesmo, trem bruto, mas o consumo me desanimaria. Agora, se a $ não for o problema, eu partiria pra um MWM 2.8.
Se precisar de indicação de mecânico em BH, dê ideia!
Boa sorte!
georgevalle
14/03/2014, 09:07
Layon bem vindo ao fórum, para trilha seja pesada ou não esquece a mecânica original, antes que critiquem a minha sugestão vou fazer o relato de como iniciei no 4x4, comprei o jeep do avô da minha esposa totalmente original com o motor ruim, rodei com ele por um bom tempo queimando óleo até que resolvi abrir troquei bomba de óleo, anéis e bronzinas, bruni e montei ficou um reloginho, ou seja é um motor muito resistente, mas nas trilhas abre o bico principalmente se tiver o pé um pouco pesado (meu caso) até que aguentou um tempo (principalmente por ter feito meia boca), coloquei um opala 4 alcool na caixa original 3 marchas, fiz bastante trilhas o jeep fica muito bom, agora está todo desmontado (os diferenciais foram para o espaço - coisa de porco mesmo é assumo que fui irresponsável não trocando o óleo depois das trilhas com muita água resultado orçamento assustador que quase 1,5k só em rolamentos), tenho comprado já para o jeep um opala 4.1 alcool com ZF 4HP22 que comprei um opala para doar peças, mas está tudo parado o meu maior problema é o tamanho do jeep estou procurando um motor da blazer V6 devido a espaço, que no teu não terá este problema pois é bem mais comprido, ou seja monta uma configuração que não vá te incomodar na trilha (ou seja se colocar motorzão esquece a reduzida original ainda mais se colocar pneu grande) já parte para uma reduzida mais forte, caixa a 260f (das C-10/C-20) são perfeitas e sem adaptação com o motor seja opala ou silverado (melhor ainda) que como já falaram injetado tudo de bom (tinha na rural um destes trabalha dentro d'água se for o caso, mas a reduzida vai para o espaço quebrei 4).
Resumindo, com esta verba você consegue montar um verdadeiro monstrinho para as trilhas, mas cuidado com a oficina para não ter muita gambiarra.