Ver Versão Completa : L200 Outdoor - diagnostico
Lucas SP
13/03/2014, 11:51
Boa tarde.
Notei um problema na minha L200 e gostaria de saber a opinião do pessoal. Busquei tópicos sobre o mesmo assunto e não achei nada esclarecedor.
Bom, trata-se de uma L200 Outdoor GLS 2010, mecanicamente original, sem chip, etc... 80mil km rodados sem sinal de sobreaquecimento.
Acontece o seguinte: diversas vezes, quando reduzo uma marcha (principalmente de 3a para 2a), a picape "amarra", demora a subir de giro e quando chega nos 3mil rpm simplesmente não sobe mais, então eu passo a marcha e escuto um barulho que me faz lembrar os espirros de carros turbo a gasolina.
Essa situação não acontece sempre, verifiquei que se eu reduzo a marcha e espero um pouco para voltar a acelerar, começando a acelerar bem devagar (1/3 do pedal), aparentemente a turbina se ajusta e o giro sobe "livre", como se espera da picape.
Alem disso, algumas vezes passando de 1a para 2a marchas, a picape amarra da mesma forma, mas isso não ocorre sempre.
A picape não apresentou qualquer outro sinal de problema, não fumaceia, e quando não "amarra" nessas trocas de marcha, sinto que o motor esta com torque e potencia normais.
Podem me ajudar?
Abs.
Imperador!
13/03/2014, 12:45
Pode ser a válvula EGR da admissão entupida e carbonização da turbina...
Lucas SP
13/03/2014, 13:29
Imperador, obrigado pela atencao.
Minha picape tem EGR fechada com junta cega. Pode ser algum problema relacionado a isso?
Abs
SAPO-BOMBA
13/03/2014, 14:14
Isso tem cara de se algum sensor dando leitura errada, pode ser até um simples mal-contato
Junior-L200Power
13/03/2014, 14:44
Amigo a minha tá assim tbm, aliás tava!!
Sabe o que é isso?
O variador da turbina está travando por causa de carbonização, e está dando excesso de pressão na turbina...não passa de 3000rpm e quando troca de marcha dá um espirro bem baixinho!!
Exatamente como acontecia comigo desde que comprei ela...
Pode verificar que não tem erro, o teu pode ser excesso por cauda de falha no sensor da pressão do turbo ou pela carbonização que não deixa o variador trabalhar corretamente!!
A válvula que controla pressão do turbo fica ali embaixo do intercooler...já pra descarbonizar a turbina só desmontando mesmo e limpando...
Primeiro vc descarboniza a turbina pra deixar o variador trabalhar corretamente, caso não melhore vc verifica a válvula marron em cima da tampa de válvulas do motor que ela controla a variação do turbo...e por ultimo verifica a válvula que controla pressão do turbo que é essa embaixo do intercooler!!
Já mandei consertar a minha e era carbonização que estava travando o variador da turbina dando assim excesso de pressão!!
Abraço!
SergioMedeiros
13/03/2014, 21:11
Amigo a minha tá assim tbm, aliás tava!!
Sabe o que é isso?
O variador da turbina está travando por causa de carbonização, e está dando excesso de pressão na turbina...não passa de 3000rpm e quando troca de marcha dá um espirro bem baixinho!!
Exatamente como acontecia comigo desde que comprei ela...
Pode verificar que não tem erro, o teu pode ser excesso por cauda de falha no sensor da pressão do turbo ou pela carbonização que não deixa o variador trabalhar corretamente!!
A válvula que controla pressão do turbo fica ali embaixo do intercooler...já pra descarbonizar a turbina só desmontando mesmo e limpando...
Primeiro vc descarboniza a turbina pra deixar o variador trabalhar corretamente, caso não melhore vc verifica a válvula marron em cima da tampa de válvulas do motor que ela controla a variação do turbo...e por ultimo verifica a válvula que controla pressão do turbo que é essa embaixo do intercooler!!
Já mandei consertar a minha e era carbonização que estava travando o variador da turbina dando assim excesso de pressão!!
Abraço!
Pra quem não quer gastar os R$ 400 aprox. de uma descarbonização antes de ter certeza se é o problema ou não, mete um WD na vareta de controle das aletas, principalmente nas junções e mola... não vai arrumar, mas pode melhorar um pouco... e se melhorar, o problema foi encontrado.
Se bem que descarbonização na turbina com mais de 50.000Km nunca, repito, NUNCA é dinheiro jogado fora. O carro agradece, seu bolso no futuro agradece e o meio ambiente também!
vc ja olhou se a mangueira de 2,5 pol do turbo nao esta furada?
Lucas SP
14/03/2014, 17:01
Imperador, vou tentar o WD, mas seguirei o conselho quanto a descarbonização. Também sou um dos que buscam antecipar problemas, obrigado por compartilhar essa experiencia.
Junior, obrigado pelo "passo a passo" detalhado companheiro, vou checar também as válvulas.
Sapo, pode ser relacionado ao sensor EGR?
wdoc, vou checar a mangueira, mas se estivesse furada o problema não seria intermitente, correto?
Abraços a todos.
Imperador!
16/03/2014, 08:21
Imperador, vou tentar o WD, mas seguirei o conselho quanto a descarbonização. Também sou um dos que buscam antecipar problemas, obrigado por compartilhar essa experiencia.
Junior, obrigado pelo "passo a passo" detalhado companheiro, vou checar também as válvulas.
wdoc, vou checar a mangueira, mas se estivesse furada o problema não seria intermitente, correto?
Abraços a todos.
Já que é assim, o melhor a fazer mesmo, assim que puder, é desmontar a turbina e dar uma descarbonizada boa, talvez até uma lavagem química seja bacana!
Junior-L200Power
17/03/2014, 02:14
Não esquece de voltar aqui e dizer se resolveu o problema e como foi resolvido...ok?!
Mas pra mim 90% é carbonização da turbina, to com uma aqui na mão e o óleo formou uma graxa dentro dela e dificulta o variador de abrir e fechar a vazão de ar atrapalhando assim seu funcionamento adequado!!
Abraço!!
SmokyTruck
14/07/2014, 09:42
Lucas SP precisava conversar com voce, tirar algumas duvidas que tenho para BL na minha l200 oq tanto que teve q fazer alteracao em que tanto.... Obrigado
SmokyTruck
23/08/2014, 10:05
Abraços a todos.
o lucas qual o seu e-mail precisava falar com voce urgentemento preciso de uma dica..grato obrigado