Ver Versão Completa : Pickup serve para trilhas?
mvcmartins
12/03/2014, 07:37
Leio muito o forum, todos os carros 4x4.tenho uma hilux das novas e o que encontrei é que só serve para trilhas leves sendo inferior ate ao vitara para este fim.Tenho curiosidade sobre este assunto tendo procurado em videos ,google e no proprio forum.descobri que a toyota atualizou em 2006 a hilux e a tornou inferior em trilhas. Abraço.ja li que a hilux nao tem bloqueio de diferencial Torsen o que a inviabiliza para trilhas.Gostaria de ler a opiniao de vcs.Desde ja obrigado.
Acho que as novas hilux foram desenvolvidas para se parecerem mais como carros de passeio e menos como fora-de-estrada.
Digo isso porque acho que a maioria das hilux dessa geração rodam 95% do tempo em cidades e estradas e 5% fora de estrada. A toyota deve ter sacado isso e desenvolvido um carro pensando nisso. Por isso a maioria dos donos estão tão satisfeitos.
Já participei de uma trilha pesadinha onde apareceu uma SW4 das novas bem equipada: levantada, com pneus mud e bloqueios selecionáveis. O dono achou a trilha ótima, mas eu fiquei com muita dó do carro. O carro sofreu muito e raspou muitas vezes embaixo, amassou as caixas de ar e rachou um parachoque.
Transformar uma nova hilux num bom carro de trilha exige um bom investimento, principalmente a pick-up que possui um entre eixos grade. Talvez esse investimento custe um preço de um vitara...
Paulo_CW
12/03/2014, 11:13
Como já comentado... tudo depende do grau de dificuldade da trilha... muitas vezes uma trilha que pra uns é pesada, para outros tantos é leve... isso vale para qualquer vtr e o grau de dificuldade de qualquer trilha diminui em função dos equipamentos que vc coloca na vtr.
Qualquer pick-up vai pra trilha, mas certamente vc pode esperar pelos danos que virão dependendo da trilha a ser enfrentada e claro... as pick-ups mais modernas estão cada vez mais perdendo o uso off-road em detrimento do conforto da imensa maioria dos proprietários que só usam para asfalto.... esta é a realidade...
Das pickups atuais, a que eu considero a melhor opção para o off-road, é de longe a triton, é a que tem a maior altura em relação ao solo quando se fala da lataria (cxs de ar) e a que tem os melhores ângulos de entrada e saída, maior facilidade de instalação de guincho e outros tantos...
jorge.duarte
12/03/2014, 21:24
Minha opinião!
Seja a Pickup nova ou antiga, SW4 nova ou antiga, não vejo diferença em robustez da mecânica...desde motor até suspensão...já tive um Hilux 2003 e agora possuo uma SW4 2006, ambas valentes e andam nas trilhas igualmente, o fato das antigas terem mais ferro e as novas mais plasticos "externos" dão a impressão dão a impressão de uma grande diferença, mas na prática não vejo dessa forma. Agora de fato...vc ter um carro mais luxuoso, banco de couro, interior bege, para-choque de plástico...enfrentar uma trilha braba, além de assustar, doí na alma. Como o colega acima falou, tudo depende da trilha e do modo como vai enfrenta la, quando troquei para a SW4 2006 fiquei com dó de meter na trilha, mas depois vi que se tivesse o mesmo cuidado que tinha com a antiga não teria problema, como ainda não tive!!! Cicatrizes vão doer em ambas, quanto custa um para choque de ferra da antiga? talvez mais caro que um de plástico das novas e por ai vai...tem algumas fotos e videos no grupo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95142-i-encontro-v-q-q-vai-quem-quer-de-inverno-dos-toyoteiros-do-rio-de-janeiro-290.html#post2102188
Abs
guilhermeabreu
12/03/2014, 22:30
Minha opinião!
Seja a Pickup nova ou antiga, SW4 nova ou antiga, não vejo diferença em robustez da mecânica...desde motor até suspensão...já tive um Hilux 2003 e agora possuo uma SW4 2006, ambas valentes e andam nas trilhas igualmente, o fato das antigas terem mais ferro e as novas mais plasticos "externos" dão a impressão dão a impressão de uma grande diferença, mas na prática não vejo dessa forma. Agora de fato...vc ter um carro mais luxuoso, banco de couro, interior bege, para-choque de plástico...enfrentar uma trilha braba, além de assustar, doí na alma. Como o colega acima falou, tudo depende da trilha e do modo como vai enfrenta la, quando troquei para a SW4 2006 fiquei com dó de meter na trilha, mas depois vi que se tivesse o mesmo cuidado que tinha com a antiga não teria problema, como ainda não tive!!! Cicatrizes vão doer em ambas, quanto custa um para choque de ferra da antiga? talvez mais caro que um de plástico das novas e por ai vai...tem algumas fotos e videos no grupo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95142-i-encontro-v-q-q-vai-quem-quer-de-inverno-dos-toyoteiros-do-rio-de-janeiro-290.html#post2102188
Abs
GRANDE JORGE.DUARTE
X2 as suas palavras , parece que foi eu que escrevi isto ai .
Tenho um ENGESA modificado para ter melhor desempenho em trilhas , mas estas modificações que eu fiz foi apenas 15% do que a galera modfica para trilhas mais pesadas , LOGO :
Nunca vi um jipe ORIGINAL participando de trilhas pesadas TODOS ELES FORAM MODIFICADOS PARA TAL FIM então falar que as HILUX mais novas são frágeis e que não aguentam trilhas pesadas é uma bravata pq NEM JIPES AUTENTICOS E ORIGINAIS AGUENTAM TRILHAS PESADAS .
E num tópico aqui do forum citei numa ocasião que quem faz trilhas mesmo as de média dificuldade , vc num jipe ou em outro 4x4 qualquer vc gasta em torno de R$1.000,00 por cada trilha feita num final de semana e caíram de pau em cima de mim , mas o amigo que fez a pergunta depois que comprou uma SW4 98 e fez a 1ª trilha mandou uma MP para mim me agradecendo das minhas palavras pq ele teve um prejú de quase R$2.000,00 na 1ª trilha que ele fez com a SW4 dele e nunca mais fez .
Conclusão :
Estas HILUX ou SW4 não importa o ano , são valentes para trilhas SÓ QUE O DESGASTE E PREJUÍZOS SÃO MUITO MAIORES DO QUE SE VC TIVER UM CARRO MAIS APROPRIADO PARA TAL FINALIDADE , mas quem tem muita grana e gosta de fazer trilhas com as TOYOTAS ??? VAI FUNDO PQ ELAS AGUENTAM O TRANCO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO 4X4 EXISTENTE NO MERCADO . E para aguentar mais tem que fazer modificações como eu fiz em meu ENGESA e todos fazem em seus 4x4 para enfrentar trilhas mais pesadas .
Abraço
mvcmartins
13/03/2014, 07:17
Agradeço os esclarecimentos.A minha dúvida é se o controle de tração e o LSD substituem o bloqueio de diferencial em trilhas.
Paulo Baeta
13/03/2014, 12:25
Agradeço os esclarecimentos.A minha dúvida é se o controle de tração e o LSD substituem o bloqueio de diferencial em trilhas.
tenho essa dúvida. MAs vendo esse video
https://www.youtube.com/watch?v=q-rQTHMVAuw
pelo que entendi na narrativa do mesmo, não substitui.
A hilux 2010 tem diferencial central?
mvcmartins
13/03/2014, 13:01
Interessante o video,entretanto só faz referência ao bloqueio de diferencial e LSD.Nao foi citado o controle de tração que atua junto com o sistema de ABS freiando as rodas que giram sem atrito.
Tio Eddie
13/03/2014, 13:19
Picape faz trilha sim! E em alguns casos vai tão bem quanto, ou melhor que outras viaturas, mas como v=foi muito bem dito pelos colegas precisa estar bem preparada, o dono não pode ter dó, pois vai ralar, judiar e vai custar caro para arrumar/manter.
http://www.youtube.com/watch?v=MhxbIBbf6PM
http://www.youtube.com/watch?v=qhQ82fRxZJ4
http://www.youtube.com/watch?v=fGB2cREnAA8
[]s
A picape tem um problema sério, a traseira leve, principalmente se tiver que dar ré em subida de cascalho, vai patinar bonito.
Além disso costumam ser largas, e a maioria das trilhas são estreitas, muitas vezes abertas a mais de 30 anos pelos antigos Willys.
Tirando isso ainda tem a distancia entre-eixos que nas picapes costumam ser bem grandes, principalmente nas 4 portas, com isso vc agarra muito nas "corcovas". E também tem o eixo de giro, tem carro que não consegue fazer as curvas mais fechadas na trilha pq o carro não tem giro, e tem que manobrar mil vezes até fazer a conversão.
Tudo depende do uso e tipo de trilha, mas no geral daria preferencia por carros menores.
[]´s
Tio Eddie
13/03/2014, 17:00
A picape tem um problema sério, a traseira leve, principalmente se tiver que dar ré em subida de cascalho, vai patinar bonito.
Além disso costumam ser largas, e a maioria das trilhas são estreitas, muitas vezes abertas a mais de 30 anos pelos antigos Willys.
Tirando isso ainda tem a distancia entre-eixos que nas picapes costumam ser bem grandes, principalmente nas 4 portas, com isso vc agarra muito nas "corcovas". E também tem o eixo de giro, tem carro que não consegue fazer as curvas mais fechadas na trilha pq o carro não tem giro, e tem que manobrar mil vezes até fazer a conversão.
Tudo depende do uso e tipo de trilha, mas no geral daria preferencia por carros menores.
[]´s
Largura e menor raio de giro de fato são limitantes.
Entre eixos maior, dependendo da erosão, degrau, etc pode ser uma vantagem. Em lombadas, pode gangorrar, mas tudo depende do nível de preparação.
Não seria minha primeira escolha para trilhas pesadas, mas vai!
[]s
Quanto menor e mais leve melhor, qualquer picape full size e média vai contra isso!
ecoperegrino
20/03/2014, 21:58
Tive Band CD e Band Jipe. A CD é mai pesada, esterca menos a direção , menor ângulo de saída . A vantagem dela em relação ao jipe e o espaço farto, a CD faz tudo como pato: nada mal anda mal boa mal, mas faz as rés coisas carregando carga