Ver Versão Completa : Console de teto Cherokee XJ 98
matheusalmeida
11/03/2014, 22:59
Boa noite pessoal.
Possuo uma Cherokee Sport 98 com luminária simples no teto.
O fato é que consegui de outra XJ o console com computador de bordo.
Como faço para instalá-lo? Visto que, as conexões são diferentes.
Existe alguma forma de fazer sem cortar fios?
Obrigado.
Amigo precisa ver se os sensores do CB, estão contemplados na VTR, caso apenas a troca não funciona.
matheusalmeida
12/03/2014, 10:49
Desculpe a ignorância, mas eu mesmo posso verificar a existência de tais sensores?
na frente vi que tem a tomada para o sensor de temperatura, que por sinal comprei com o console.
Pode, é só pegar no manual técnico os pontos e verificar....
rogerio_zx
17/03/2014, 14:58
Matheus, tô acompanhando seu tópico, e ansioso para o resultado final!
Tbm tenho uma XJ 2001 que não tem console no teto, andei pesquisando, procurando, perguntando pra quem disse que instalou mas não obtive respostas.
Como tbm não é fácil encontrar o console pra XJ dei uma esfriada.
Andei procurando o console da ZJ que é mais fácil de encontrar, mas os que encontrei custavam caros pra burro (300,00) e/ou estavam detonados.
Procurei esse da ZJ porque é mais fácil de encontrar e alguns conseguiram fazer a adaptação, mas não consegui a receita dessa adaptação.
Vou continuar procurando com calma o console da XJ, enquanto isso vou acompanhar seu tópico.
Não sei se pode colocar llink para outro forum aqui, mas dá uma olhada nesse Overhead Console Install (http://www.go.jeep-xj.info/HowtoOverheadConsole.htm)
não explica muito sobre a parte eletrica que vc tá perguntando mas te dá uma ideia do que cortar.
boa sorte!
abs.
Rogério
matheusalmeida
17/03/2014, 18:51
Valeu Rogério. Vi o link e realmente deu pra se ter uma ideia.
Mas o que mais me preocupa é a instalação elétrica. Pedi ajuda a um mecânico que já trabalhou
na concessionária Jeep. Quando tiver algum retorno aviso.
Consegui de uma XJ 97 que estava sendo desmontada aqui mesmo em Salvador.
Pesquisando no ML vi um console, aparentemente bem conservado, por R$ 300,00.
Abraço,
Matheus
Eu instalei na minha XJ 98. Pelo que me lembro, na época da pesquisa, vi que o da ZJ não é 100% compatível. Existem alguns tipos (acho que 3) originais de XJ. Mais importante que comprar o console é o chicote. Se não tiver dá pra desmontar o que liga na luminária e aproveitá-lo mas dá trabalho. Eu usei esse link do australiano que o Rogério passou.
No pé do passageiro existe um bloco com vários conectores. Qualquer XJ 97-01 tem todos para ligar o console. A minha não tinha o sensor de temperatura. Comprei um genérico e está funcionando. Fiz um chicote do zero porque comprei o console no Mercado Livre sem ele.
Me digam a parte que estão com dúvidas que tiro fotos ou detalho melhor.
T+
rogerio_zx
18/03/2014, 10:35
Gadelha, essa informação do sensor genérico é muito boa!
Pode me dar mais detalhes desse sensor, se é de algum carro nacional, ou se tem alguma marca/modelo, ou se é genérico-genérico mesmo???
O console da ZJ tbm li vários relatos, gringos inclusive, 90% dizendo categoricamente que não dá, e os 10% dizendo que dá mas não explicando como. Alguém colocou o console da ZJ mas trocou a placa do mostrador, quer dizer, aproveitou só a carcaça e parte das luminárias.
Com essa informação do Gadelho do sensor Made in Brazil voltou minha vontade novamente de instalar o console, só falta encontrar o da XJ. No ML tem um da XJ por 350,00.. quando estava 300,00 eu ofereci ao cara 200,00+frete e o cara ficou puto da vida! me xingou e tudo :-?... ficou tão puto que aumentou o preço para 350,00...
vou procurar com calma :news-coffee:
rogerio_zx
18/03/2014, 11:30
o único de XJ no ML está detonado, falta peças plasticas do porta-oculos, e está por 300,00... mas detonado do jeito que tá não rola.
o de 350,00 do vendedor que não aceitou oferta é da ZJ...
tenho ligado para os ferro-velhos aqui do RJ mas não encontrei ainda... essas coisas não adianta ligar, os caras são meio cavalgadura, as vezes nem sabe o que estou falando, tem que explicar que é Cherokee Sport, e pra eles cherokee é tudo cherokee!!! tem que ir pra ver e desenrolar o preço.
No ebay até aparece com frequencia, poucos mas aparece, são caros também, mas alguns são completos, com chicote e sensor. Mas são usados, então não é de loja, é um calango americano que está vendendo e não enviam para o BR, já perguntei para 2 vendedores e eles responderam a mesma coisa, o frete é uma fortuna!
rogerio_zx
18/03/2014, 11:51
Matheus, tem esse tópico no Naxja.org que debateram sobre esse assunto Installing a ZJ/XJ overhead console: - Page 3 - NAXJA Forums -::- North American XJ Association (http://www.naxja.org/forum/showthread.php?t=949746&highlight=xj+overhead+console+grand+cherokee&page=3)
inclusive tem um sujeito (Learjet) que disse que instalou o console da ZJ na XJ, mas sem muitos detalhes...
nesse outro forum Installing overhead console - Page 6 - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f11/installing-overhead-console-809073/index6.html) tem um esquema dos fios, acho que vai te ajudar bastante. Traduzi no google e deu isso: (a tradução do google é meio confusa mas dá pra entender)
fora do topo da minha cabeça Eu só sei que as cores dos fios para as luzes.
Pink é +12 v constante e amarelo está ligado à terra sempre que uma porta está aberta e preto é um terreno em tempo integral, assim você pode clicar sobre as luzes sempre que você quer individualmente, cada um tem a sua própria chave interna como você provavelmente já notou
edit: tudo bem aqui estão as cores para o meu 98 eu encontrei um pedaço de papel com as minhas notas sobre ela, cuidado com seu pode variar de modo que esta informação é fornecida em uma base de referência, se você fritar algo não venha chorar para mim haha:
Preto é terra
rosa é + 12v da bateria
Violeta / Green Light é o sensor de temperatura +
Violeta / Brown é CCD Bus + (computador)
Branco / Preto: +12 v na ignição
Amarelo é aterrado quando as portas estão abertas
Black / Blue Light é terreno para o sensor de temperatura
Há outro preto / branco para o CCD Bus (-) Não misture-o com o cabo de ignição. Deve ser torcida com o / fio marrom violeta então você não deve ter problemas, mas teste se você tem alguma dúvida não em minhas anotações:
Você também vai provavelmente encontrar um fio laranja lá em cima e que deve ser para a iluminação. Quando esse fio emite tensão no display sabe a escurecer-se em conformidade
rogerio_zx
24/03/2014, 08:54
e aí Matheus, a instalação do console avançou?!?!?!!!!
Beleza, Rogério! Estou aqui acompanhando.
Não encontrei um universal no Mercado Livre. Pra ter uma ideia é sempre nesse formato:
External Temperature Sensor Chrysler Voyager Grand 300C Jeep Cheroke Grand | eBay (http://www.ebay.com/itm/EXTERNAL-TEMPERATURE-SENSOR-CHRYSLER-VOYAGER-GRAND-300C-JEEP-CHEROKE-GRAND-/271268068078?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3f28d63aee)
T+
matheusalmeida
28/03/2014, 10:42
Bom dia pessoal.
Desculpem a demora em dar notícias a respeito da instalação do console na Cheroka XJ.
Vamos lá.
90% do serviço foi realizado em um dia. Levei a VTR a uma concessionária aqui de SSA onde conheço algumas pessoas, inclusive um mecânico que trabalhou na concessionária Intermotors, a primeira de Salvador naquela época, 97 ou 98.
Conversando com eles fui informado de que era possível a instalação do console próprio da XJ sendo necessário parte do chicote de fios do mesmo, visto que a tomada que liga o computador de bordo é bem diferente da tomada que liga a luminária. E que não haveria outras modificações. Quando comprei o console, comprei também o marcador de temperatura que fica na parte dianteira do pára-choque dianteiro, cujo fio com o terminal já está lá, preso no pára choque das VTR mesmo que não tenha vindo com o console.
Em acerto com eles fechamos que seria cobrado um valor simbólico pelo serviço, coisa de 1 hora de oficina ou .5 como costumam dizer.
Levei o carro já com o teto desmontado, o computador de bordo e as 2 luminárias soltas da carcaça do console, são parafusadas.
Efetuaram o serviço mexendo somente na fiação que chega ao teto, não sendo necessário, segundo eles, mexer em baixo do painel do lado do carona, conforme mostra um link enviado aqui de um serviço desses, feito, salvo engano, na Austrália. Não quero dizer que o link não serve e que está errado, agradeço muito pelo envio. Só estou repassando o que me foi informado.
E por que somente 90%?
Como o serviço somente no teto foi relativamente fácil e o carro já chegou com o teto desmontado. E tendo sido quase uma cortesia, r$ 110,00 (foi cobrado meia hora de serviço, o tal .5, a hora custa r$ 220,00). O termômetro não foi ligado. Ficaram dois fios saindo da tomada do computador de bordo, devidamente isolados, que deverão ser conectados a uma tal de tomada “C100” que segundo ele fica aproximadamente abaixo do volante por dentro do painel. Pediu-me que tirasse a tampa plástica abaixo do volante e depois a chapa de ferro e procurasse a tal tomada que tem o fundo preto e a frente branca. Imprimiu uma foto da tomada e me indicou quais são esses dois fios que deverei levar até os dois que estão isolados no teto.
Fora isso está tudo perfeitamente funcionando. Quando zero ele apita com aquele som que todos conhecemos, do tanque chegando na reserva, quando ligo o farol a iluminação diminui e também regula a intensidade com o botão do farol. Enquanto o carro estava em serviço levei o console a um capoteiro para refazer o forro, r$ 40,00. Tudo pronto, viajei cerca de 900 Km na semana passada, ida e volta e tudo funcionou. Bússola, consumo médio, instantâneo, odômetro, autonomia e cronometro. Na ida pela BR 101, muito cedo para evitar trânsito e com pé lá em cima na expectativa de reduzir ao máximo o consumo. Cheguei ao destino, 442 Km depois e andando a 90, 100 às vezes 110, 120 Km/h numa descida, com média de 11,2 L/100 Km. Ele só marca dessa forma. 8,9 Km/l. Uma média que considero excelente. Cheguei ao final desse percurso com 1/4 de gasolina.
Além da sensação que coisas novas nos dão, mesmo compradas usadas, depois das dúvidas resolvidas e quase tudo funcionando, do novo visual interior do VTR que agrada muito. Depois de ouvir da mulher: Vai colocar mais dinheiro nesse carro???? Você ainda poder justificar, e é verdade, que isso ajudará a economizar combustível. É um ótimo investimento. Olhando sempre para o consumo médio ou instantâneo, hoje, sempre busco tirar o pé do acelerador e tento fazer a Cheroka se transformar num 1.0.
456771
456773
456774
456775
matheusalmeida
28/03/2014, 10:48
Agradeço a todos as informações e comentários postados aqui.
Como não está comigo agora, depois irei tirar uma foto da página que mostra a tomada C100 com as devidas indicações dos dois fios que deverei levar até o console para iniciar a marcação da temperatura exterior.
Abraço a todos e obrigado.
matheusalmeida
28/03/2014, 12:08
Outra informação importante. Quando retirei o console da sucata da XJ retirei também o suporte metálico que fica preso no teto do carro. O suporte da minha VTR é diferente, é feito pra prender somente aquela luminária simples. Então retirei meu suporte e parafusei o outro. Inclusive a furação é a mesma.
A dificuldade que percebo agora e compartilho com vocês é que quando se compra uma peças dessas no ML e afins iremos adquirir somente o console. E lhes digo que é importante também, pelo menos para facilitar, ter um pedaço do chicote para que se possa usar as tomadas (não faço a mínima ideia se elas podem ser compradas em alguma casa especializada, muito menos aqui na Bahia) bem como ter esse suporte que irá segurar o console.
Matheus
Matheus, bom que deu certo!
Mas não tem como instalar o console sem ter acesso ao bloco que fica no pé do passageiro. Tem um chicote que vai lá, em um conector vazio. É possível montar o chicote, nada complicado, apenas trabalhoso. Eu comprei sem chicote e sem essa plaquinha de fixação. Esses conectores são padronizados. Basta desmontá-los e ligar na sequência correta. Quem trabalha com isso sabe fazer.
Resumindo: é possível instalar o console original XJ 97-01 em qualquer outra XJ.
T+:-)
Amigo parabéns pelo trampo e principalmente pelo relato, que é o objetivo desse site.
rogerio_zx
31/03/2014, 21:52
Chegou o console que compre!!!
Dei uma baita sorte, encontrei um de XJ, com sensor de temperatura, e com chicote!!!! :curtir:
So faltou o suporte de ferro que é fixado no teto.
Está em ótimas condições. Só o tecido que resolvi tirar por capricho, dava pra deixar ele mesmo, mas as espuma já estava começando à esfarelar, e já que estou com ele desmontado vou aproveitar e trocar o tecido, vou colocar o courvim preto.
457310 457311 457312
Estou com duas dúvidas:
1) a plaquinha do Keyless eu retiro e coloco a que já está instalado na VTR ou não tem problema de usar essa que veio no console?
2) O suporte de ferro não veio e quando tirei a luminária simples que veio na minha XJ reparei que o forro do teto é bem frouxo por ali. O console vem com uma "orelha" pra encaixar no teto, mas ele vai ficar com o peso sobre o forro. Vou ter que bolar uma engenhoca pra substituir o suporte de ferro, se alguém tiver uma ideia será ótimo!
vou colocando fotos conforme a instalação for avançando.
matheusalmeida
01/04/2014, 09:17
Que beleza Rogério, parabéns pela aquisição.
Também troquei o forro do meu.
Essa "orelha" fica presa em duas "abas" que tem no suporte do teto. O console "escorrega" para frente encaixando no suporte.
Quanto a placa utilizei a minha. Por questões de código do controle remoto e etc, acredito que somente seja possível utilizar a própria da VTR, acredito. Que inclusive é do mesmo tamanho e com os mesmos dois furos para fixação no console.
No aguardo de novas notícias.
Rogério, é só tirar a placa da sua luminária e colocar no console. A que veio não vai funcionar.
Eu também não tinha a plaquinha para fixar. Faça o seguinte: faça um cubo pequeno de madeira, com as medidas corretas, e cole no teto, na lata do carro na direção de uma das portas de acessórios do console. Deixe de um jeito que fique escostado. Assim você parafusa o console na madeira, encobrindo a cabeça do parafuso com uma dessas portas.
T+
rogerio_zx
01/04/2014, 18:56
Galera, está nascendo!!! Não é exatamente molezinha não, tá dando um trabalho bom.
A pate boa é que é plug-and-play! Funcionou tudo.
A parte ruim é:
passar o novo chicote pela coluna;
tirar o chicote original; (eu ainda não fiz essa parte do chicote. estão os dois lá e o novo está passando por fora da coluna)
bolar uma forma pra substituir o suporte original (vou fazer o "calço" de madeira como o Gadelho sugeriu, mas acho que vou precisar de alguma coisa tbm mais pra trás, porque o calço de madeira pegando por dentro de um compartimento ficará bem no meio do console, acho que precisará de algum suporte mais pra trás. Mas pode ser que nem precise, que só o calço no meio do console resolva)
457384
Quatro curiosidades:
1) o conector do sensor estava "instalado" lá na frente, fixado num dos buracos do painel atrás do para-choque. Só que o sensor que comprei veio com marca de arruelo, como se estivesse preso a algum parafuso. Alguém pode me dizer como o sensor é instalado originalmente?
2) Onde fica a tal bussola que alguns dizem ter?
3) Tem 2 compartimentos. Um porta-oculos, que abre suavemente com um toque, chique! bonito e tal!!! E o outro não consegui identificar pra que serve. Não abre com um toque, preciso puxar, e ele tem um velcro por dentro da portinha. Pra que serve aquele outro compartimento?
4) O hodômetro no console está marcando uma Km diferente do painel. Provavelmente da outra XJ de onde veio. Zerei o hodômetro parcial do painel e não aconteceu nada com esse. Tem como acertar esse hodomentro do console?
A foto não ficou boa, tbm falta dar um talento no console, tirar algumas marcas da cola, mas ficou muito bom com o forro preto.
por enquanto é isso galera. acho que no final de semana eu termino com o servico todo. Hj eu só dei um adianto porque eu tinha que ver funcionado.
abs.
Rogério,
1 - o sensor fica preso por uma presilha em "U", sem parafusos. Basta fixá-lo escondido por trás do parachoque.
2 - Fica no console
3 - O outro compartimento é para controle de garagem. Você cola ele no fundo e configura uns pinos para acertar os botões. Ao apertar o compartimento o pino encosta no botão de abrir a garagem e ... tchan! Não vejo utilidade alguma...
4 - Já tentou zerar o hodômetro do console? Deixe na visualização de Km e aperte os 2 botões até ouvir um beep.
T+
rogerio_zx
01/04/2014, 19:55
Opa Gadelha! Beleza, resetei o hodometro apertando os 2 botoes por uns segundos :concordo:... Eu já tinha apertado tudo, menos os 2 juntos :parede:
Depois da sua dica fui apertando os 2 botoes em todas as posições, e numa delas disparou um cronometro que só consigo voltar pra zero e ele continua contando novamente. é isso mesmo? um cronometro que vai estar sempre trabalhando???? Estranho :pensativo:
O sensor é igual a esse. E nesse buraco quadrado está com marca de arruela da outra VTR. Mas tudo bem, vou prender ele da melhor forma possível... só queria colocar na posição original pra não afetar em nada a leitura.
457403
entendi o lance do compartimento para o controle do portão. Chique tbm. O problema é que nossos controles aqui ching-ling são uma porcaria, escondido ali dentro deve dificultar um pouco mais pra abrir. Mas vou testar um controle depois. Se ficar bom vou deixar o controle ali pra tirar onda com o sogro hahahahahahahahahaha (ele vai querer uma parada dessa, mas ai vai ter que comprar uma cherokee, e com console! hahahahahahahaha)
agora a bussola :shock:... jura que tem bussola ali?!?!?! Bussola tipo essas de acessório off-road? tipo a bussola dos fiat adventure? :shock:
Valeu!!!!!! Grandes dicas!!!!!! :curtir:
rogerio_zx
01/04/2014, 20:05
Gadelha, já sei, já sei, já sei o lance da bussola.... Tá marcando SW junto com o termometro, então é isso aí, não é? :parede::parede::parede:
putz! bisonhei legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :putz::putz::putz::putz:
Tem bússola no circuito, veja o anexo.
Se o seu console for gringo, não foi tropicalizado, tem que calibrar. Compare com um GPS. Se estiver correto, não faça o procedimento abaixo.
- Vá para um lugar isolado, sem interferência eletromagnética de grandes centros.
- Selecione a bússola no console
- Aperte os 2 botões por uns 10 segundos, até ver a mensagem VAR
- Selecione a variação (não sei se o termo correto é esse) de acordo com sua região. Veja aqui:
http://www.gentex.com/sites/default/files/CompassReferenceGuideAndTroubleshooting.pdf
- Pressione STEP. Vai aparecer "CAL" no visor.
- Dê umas 3 voltas em círculo, no sentido anti horário.
- Confira a leitura com um GPS.
T+
rogerio_zx
02/04/2014, 20:24
Gadelha, tô apanhando pra tirar o acabamento da coluna pra poder tirar o chicote velho e passar o novo.
já tirei a parte de cima do painel mas parece que o acabamento da coluna está atras do difusor, e se for isso mesmo pra tirar o difusor vou ter que tirar o air bag... não queria mexer no air bag :pensativo:
mas se não tiver jeito...
Gadelha, tô apanhando pra tirar o acabamento da coluna pra poder tirar o chicote velho e passar o novo.
já tirei a parte de cima do painel mas parece que o acabamento da coluna está atras do difusor, e se for isso mesmo pra tirar o difusor vou ter que tirar o air bag... não queria mexer no air bag :pensativo:
mas se não tiver jeito...
Cara, não lembro de ter tirado o airbag. Tome cuidado se fizer isso. Deixe sem bateria por mais de 15 minutos.
Tem um parafuso na lateral que só sai com chave curta. Veja se é esse o problema.
Eu acho que usei o chicote velho como passador desmontando os conectores, amarrando um no outro e puxando.
T+:-)
Não tive ainda que desmontar essa parte mas olhando no manual de manutenção, página 23-44, não parece que precisa desmontar nada além dos acabamentos. Veja o anexo.
Nos desenhos indicam que tem um parafuso na ponta dianteira do acabamento inferior. Fui olhar no meu e não tem esse parafuso, só a porca atrás do acesso aos fusíveis e o parafuso em baixo do acabamento inferior da porta (inner scuff plate).
rogerio_zx
03/04/2014, 10:26
Valeu Erg-Bsb! Valeu Gadelha! Eu estava achando demais mesmo ter que tirar o air-bag pra tirar esse acabamento.
matheusalmeida
03/04/2014, 14:54
Com cuidado vc consegue tirar esse acabamento sem precisar remover o difusor.
rogerio_zx
07/04/2014, 09:30
Então galera, console instalado e tudo funcionando!!!
Obrigado Gadelha pelas dicas, obrigado Matheus pelo "incentivo", afinal depois do seu post eu dei uma animada e voltei a procurar o console. :curtir::curtir:
Não precisei tirar o acabamento da coluna, depois que tirei o porta-luva ficou fácil de tirar o chicote velho e passar o novo.
A instalação elétrica foi plug-&-play, nenhuma adaptação. Então nessa tomada que tem ali no pé do passageiro tem todos os fios necessários, por isso não entendi a necessidade de puxar o fio do sensor por baixo do volante no caso do Matheus (realmente num dos sites gringos que eu pesquisei no início tinha uma foto desse fio por baixo do volante :pensativo:).
Pra prender o console no teto usei a ideia do Gadelha de colar 2 pedaços de madeira no teto e aparafusar o console por dentro do porta-oculos. Usei cola de contato, vamos ver quanto tempo vai sustentar, apesar de que o console é bem leve e está preso mesmo lá no encaixe do quebra-sol.
458205458206458207458208458209
Valeu!!!
matheusalmeida
07/04/2014, 10:59
Que maravilha Rogério,
Meus parabéns!!!
Essa questão dos fios do sensor de temperatura realmente é misteriosa.
AlexPalma
07/04/2014, 17:48
Parabéns, Rogério!!! :palmas:
Original de fábrica...:concordo::concordo:
Belo tópico hein! Parabéns.
Estou querendo fazer o mesmo na minha a tempos, é necessário retirar o forro do teto? Precisa cortar o forro para ficar o novo suporte?
Belo tópico hein! Parabéns.
Estou querendo fazer o mesmo na minha a tempos, é necessário retirar o forro do teto? Precisa cortar o forro para ficar o novo suporte?
Tem que cortar o forro mas não precisa removê-lo.
T+