Conectar

Ver Versão Completa : Estepe tamanho diferente

Múcio Luiz
11/03/2014, 18:05
Boa tarde a todos!

Não encontrei em outro tópico e por isso abri esse porque estou com essa dúvida.

É comum colocarmos pneus maiores em nossas viaturas. Em breve farei isso na minha Explorer, trocando seus ridículos 235/75 15 por outros maiores. No entanto, também vejo que é comum muitos deixarem o estepe com a medida original. Sei que o IDEAL seria a troca dos 5 pneus. Mas a minha pergunta é: em se deixando o estepe do tamanho original (menor), se ele precisar ser usado, quais os cuidados que eu deva tomar neste caso?

Como disse, sei que o ideal seria a troca dos 5 pneus. Mas aí esbarraríamos em outra questão :pensativo:: e se eu troco os 5 e nunca precisar do estepe, dentro de 5 anos terei jogado $ fora, pois ele atingirá a sua validade novo ainda :parede:. É o meu caso: meu estepe é ORIGINAL (fabricado em 1997), porém está NOVO, nunca foi usado!

[]s!

Eduardo Velo
11/03/2014, 19:10
Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo ... o problema com o estepe do seu é o mesmo que eu tenho , já passou a validade ...

Rodrigo Baratti
12/03/2014, 22:29
Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo

X2

Usar no mesmo eixo desde que não tenha bloqueio não tem problema, pois o diferencial vai compensar.
Se a diferença de tamanho for pequena e o terreno estiver liso até da para usar com o bloqueio e o 4x4 ligados, pois o barro vai escorregar e compensar o giro desigual das rodas. Mas só recomendaria isso se for necessário sair de alguma encrenca, trechos pequenos.
Mas em terreno seco e com muito atrito se estiver tudo ligado vai forcar o conjunto e podem ocorrer quebras imediatas.

No meu esta diferente e nunca precisei usar o estepe, mas se precisar será para rodar apenas até o borracheiro e com o bloqueio desligado.

[]'s

Rodrigo Baratti
12/03/2014, 22:38
Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo

X2

Usar no mesmo eixo desde que não tenha bloqueio não tem problema, pois o diferencial vai compensar.
Se a diferença de tamanho for pequena e o terreno estiver liso até da para usar com o bloqueio e o 4x4 ligados, pois o barro vai escorregar e compensar o giro desigual das rodas. Mas só recomendaria isso se for necessário sair de alguma encrenca, trechos pequenos.
Mas em terreno seco e com muito atrito se estiver tudo ligado vai forcar o conjunto e podem ocorrer quebras imediatas.

No meu esta diferente e nunca precisei usar o estepe, mas se precisar será para rodar apenas até o borracheiro e com o bloqueio desligado.

[]'s

Cocatriz
13/03/2014, 17:07
Ou você pode fazer o rodízio com os 5 pneus. Eu faço isso com meus Mud a cada 5000km.

No Jimny o esquema para o rodízio é assim
Antes:
DE-DD
| --|
TE-TD
ES

Depois
TD-ES
|-- |
DE-DD
TE

DD - Dianteiro Direito
DE - Dianteiro Esquerdo
TD - Traseiro Direito
TE - Traseiro Esquerdo
ES - Estepe.

Múcio Luiz
13/03/2014, 17:24
Ou você pode fazer o rodízio com os 5 pneus. Eu faço isso com meus Mud a cada 5000km.

No Jimny o esquema para o rodízio é assim
Antes:
DE-DD
| --|
TE-TD
ES

Depois
TD-ES
|-- |
DE-DD
TE

DD - Dianteiro Direito
DE - Dianteiro Esquerdo
TD - Traseiro Direito
TE - Traseiro Esquerdo
ES - Estepe.

É... esse deve ser o jeito mais seguro, apesar de mais caro (toda vez tem que trocar o cinco pneus).

Mas mesmo assim sai mais barato que uma troca de diferencial.

E não querendo abusar da boa vontade dos foristas, em se mantendo o mesmo tamanho nos 5 pneus e fazendo o rodízio como indicado acima, posso deixar o estepe com um desenho diferente, de uma outra marca talvez? Qdo o estepe fosse rodar o que iria alterar, sendo do mesmo tamanho porém marca/desenho diferentes?

[]s

Desnickadu
13/03/2014, 19:33
Quando se muda marca e/OU modelo de pneus o grip tb muda, pois muda a qualidade da borracha [mais dura, mais mole, sulcos maiores ou menores, etc..]. Isso, numa freada de emergencia por exemplo, pode fazer a diferença entre manter e perder o controle da viatura.
Agora se for somente pra uso offroad não tem problema.

Atentem pra esse problema TAMBÉM no caso de andar com pneus de tamanhos diferentes em qualquer eixo durante situações perigosas como chuva, tempestade, estrada escorregadia, etc. Mesmo com o diferencial trabalhando, a força necessária para girar um pneu maior é diferente de um pneu menor, se a diferença for muito grande, vc pode ficar patinanto sem sair do lugar.

fassis
14/03/2014, 10:24
Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo ... o problema com o estepe do seu é o mesmo que eu tenho , já passou a validade ...

Sou médico e não engenheiro, mas penso exatamente o contrário: se for usar pneus de tamanhos diferentes, melhor NÃO usar no eixo de tração.
Vamos analisar:
- Com pneus de mesma medida no eixo de tração, 50% do torque é repartido entre cada lado quando se anda em linha reta. Em curvas, a tração é enviada 100% para o lado que estiver girando mais rápido, pela ação do diferencial. De regra geral, não se usa muita potência em curva, por exemplo ao virar uma esquina ou outra situação, já que curvas exigem velocidades menores do que retas. Em resumo, na maior parte do tempo você está dirigindo em linha reta e com o torque repartido 50% entre cada lado
- Se você coloca pneus de medidas diferentes no eixo de tração, o lado que tiver o pneu menor girará mais rápido e TODO torque será enviado para este lado em quase 100% do tempo. Isso pode sobrecarregá-lo e gerar problemas. Se acelerar forte para uma ultrapassagem, o esforço estará 100% em um único lado, ao invés de 50% em cada um dos lados. Em trilhas, as quebras geralmente ocorrem em situações onde um dos eixos (que tem melhor tração) é sobrecarregado.
- Só com isso já se justifica usar pneus com tamanho desigual no eixo que não tem tração. Se está em 4x2 e na frente tem roda livre, bote os pneus de tamanho diferentes na frente, que a roda livre vai estar atuando.
- Para complicar mais, a maioria dos eixos traseiros de picapes e outros 4x4 tem bloqueio LSD, que ficará o tempo todo sendo exigido, podendo queimar os discos de atrito, se usar pneus de medidas diferentes no eixo traseiro
- Mesmo os veículos 4x4 fulltime, como SW4 e outros, possuem bloqueio LSD no eixo traseiro e não no dianteiro. Então melhor deixar pneus de medidas diferentes no dianteiro. Nesse caso o diferencial central torsen compensa e se usar no traseiro, tanto o diferencial central torsen, quanto o diferencial traseiro LSD serão mais exigidos. De todo jeito o torsen estará sendo exigido, mas se os pneus de medida diferente estiverem no traseiro, também o bloqueio LSD será mais exigido.

Cocatriz
14/03/2014, 15:23
É... esse deve ser o jeito mais seguro, apesar de mais caro (toda vez tem que trocar o cinco pneus).

Mas mesmo assim sai mais barato que uma troca de diferencial.

E não querendo abusar da boa vontade dos foristas, em se mantendo o mesmo tamanho nos 5 pneus e fazendo o rodízio como indicado acima, posso deixar o estepe com um desenho diferente, de uma outra marca talvez? Qdo o estepe fosse rodar o que iria alterar, sendo do mesmo tamanho porém marca/desenho diferentes?

[]s

Mais seguro sem dúvida, agora mais caro não acredito que seja, por que a cada 4x todos os pneus terão 1 rodízio a menos.
além de ter o desgaste por igual, entre os 5 pneus. então você divide os pneus rodam 20% menos do que usar somente 4, e essa economia deve refletir em KM.

Eu não tenho ainda base comparativa para dizer se isso também aumenta ou não a longevidade do pneu por que eu só tenho 8.000 km rodados, mas meus muds ainda estão com cara de novos. Mas o Jimny tb é leve e come menos pneu...

Eduardo Velo
14/03/2014, 15:50
Concordo com o Doutor , por isso coloquei - usar por pouco tempo ... - se tiver bloqueio 75% na tras. não é aconselhavel , mas eu garanto que qdo começar a andar com pneus diferentes na diant. ( s/ tração ) vai ficar dificil dirigir e vai acabar passando pra tras. mesmo que for comer os disquinhos de bloqueio ... se for tração nas 4 , complica um pouco mais , ja tive que andar um bom trecho de terra batida com Niva com pneus diferentes e tanto fazia na frente ou atras ficava dificil dirigir ... mas como regra geral vale deixar o pneu de tamanho diferente no eixo de tração pq o diferencial vai compensar ... pelo tempo de chegar num borracheiro ...

Sou médico e não engenheiro, mas penso exatamente o contrário: se for usar pneus de tamanhos diferentes, melhor NÃO usar no eixo de tração.
Vamos analisar:
- Com pneus de mesma medida no eixo de tração, 50% do torque é repartido entre cada lado quando se anda em linha reta. Em curvas, a tração é enviada 100% para o lado que estiver girando mais rápido, pela ação do diferencial. De regra geral, não se usa muita potência em curva, por exemplo ao virar uma esquina ou outra situação, já que curvas exigem velocidades menores do que retas. Em resumo, na maior parte do tempo você está dirigindo em linha reta e com o torque repartido 50% entre cada lado
- Se você coloca pneus de medidas diferentes no eixo de tração, o lado que tiver o pneu menor girará mais rápido e TODO torque será enviado para este lado em quase 100% do tempo. Isso pode sobrecarregá-lo e gerar problemas. Se acelerar forte para uma ultrapassagem, o esforço estará 100% em um único lado, ao invés de 50% em cada um dos lados. Em trilhas, as quebras geralmente ocorrem em situações onde um dos eixos (que tem melhor tração) é sobrecarregado.
- Só com isso já se justifica usar pneus com tamanho desigual no eixo que não tem tração. Se está em 4x2 e na frente tem roda livre, bote os pneus de tamanho diferentes na frente, que a roda livre vai estar atuando.
- Para complicar mais, a maioria dos eixos traseiros de picapes e outros 4x4 tem bloqueio LSD, que ficará o tempo todo sendo exigido, podendo queimar os discos de atrito, se usar pneus de medidas diferentes no eixo traseiro
- Mesmo os veículos 4x4 fulltime, como SW4 e outros, possuem bloqueio LSD no eixo traseiro e não no dianteiro. Então melhor deixar pneus de medidas diferentes no dianteiro. Nesse caso o diferencial central torsen compensa e se usar no traseiro, tanto o diferencial central torsen, quanto o diferencial traseiro LSD serão mais exigidos. De todo jeito o torsen estará sendo exigido, mas se os pneus de medida diferente estiverem no traseiro, também o bloqueio LSD será mais exigido.

Walter da Camper
18/03/2014, 10:56
A única ressalva que faço nas ponderações do Dr. é que o uso de pneus diferentes na dianteira pode comprometer a segurança numa frenagem de emergência.
De qualquer forma, toda essa discussão é meramente filosófica, pois tratando-se de estepe ele vai acabar atuando no lugar daquele de furar (dianteiro ou traseiro) somente para pequenos deslocamentos em baixa velocidade até o borracheiro. Exceto se estiver no meio de uma expedição onde não há civilização nos próximos 50km, tipo Canastra, Jalapão... etc. Nesse caso vale à pena escolher onde vai colocar o estepe, independente de qual pneu furou.
O ideal mesmo é ter 5 pneus iguais, pois além de fazer rodízio, haverá reposição imediata no caso de danificar de forma permanente um dos 4 pneus rodantes, coisa comum de acontecer em trilhas.
Outro fator a considerar é que muitas vezes um pneu maior não cabe no lugar destinado ao estepe.

Vamos analisar:

Leco1974
15/04/2014, 19:05
Eu tive essa experiência na primeira trilha. Rodavam 4 BF MUD 33 Novos e de estepe um 600x16, a largura é bem diferente, mas a altura não. Nunca imaginei que arrancaria o ventil na primeira trilha, mas aconteceu. Usei o estepinho de M%rda, o bloqueio de diferencial teve que ser desligado, o jeep ficou péssimo, dançava mais que put@ bêbad@. Resultado: pus estepe da mesma medida dos que rodam, interessante, nunca usei ele.........vai entender, mas casualidade é isso! Muitos tem estepe menor, mas por conveniência de acomodação/transporte dele e não por que seja melhor ou a mesma coisa e acho que a maioria dos que o usou notou "pioria". Flw

Vermeio
16/04/2014, 12:13
informação do que aconteceu na pratica.
uso pneus 37 e tenho estepe original 255/75 15 se nao me engano em um troller.
em um trilha rasguei um pneu e coloquei este estepe na dianteira (nao poderia colocar na traseira pois uso um bloqueio detroit). fazendo um deslocamento de asfalto andando no 4x2 com as rodas livre ligadas, uma das rodas dianteiras travou!!! acabei rodando na pista, deveria estar a uns 50 km/h.
sei que a diferença é muito grande entre um pneu e outro, nao sei se o que ocasionou o travamento das rodas foi o diferencial nao conseguir compensar toda esta diferença ou o bloqueio de alguma forma "se acionou" (acho muito dificil, é um e-locker).
enfim, no meu entendimento, apartir desta data só uso pneu de tamanho diferente no eixo dianteiro em 4x2 e roda livre desligada.
espero ter ajudado
abs

GLIDER
16/04/2014, 18:45
depende do carro, no caso da frontier e de qualquer caminhonete GM,Ford,Toyota, MIt, e Dakar vendidas por aqui colocar no 4x2 ( a Dacar é uma da poucas que dispoe de 4x4 hi full time em asfalto ou podendo rodar no 4x2 mas nela nesse caso colocar em 4x2) se furar na frente aciona o 4x2 e coloca o estepe na frente e vai a no maximo 60km, se furar atras coloca no 4x2 pega um pneu bom da frente e remaneja para tras e coloca o estepe na frente novamente, sempre na frente, e em 4x2 rodando a 60km. Nesse caso de estepe de medida diferente esqueças colocar no 4x4 ou bloquear diferencial...só lembrar furou na frente coloca em 4x2, se furar no eixo trazeiro tera de fazer duas trocas de pneus. No caso da SW4 não tem como tem que ter o estepe do mesmo tamanho dos que estão rodando.

Walter da Camper
21/04/2014, 18:35
O que pode ter ocorrido nesse caso foi o travamento do diferencial por aquecimento, pois as satélites trabalham direto no pino, sem rolamento, já que o sistema não é projetado para ficar girando por longos períodos e teve que funcionar em velocidade elevada para compensar a diferença do tamanho do pneu andando na estrada.
Nesse caso seria obrigatório desengatar as rodas livres. Mesmo assim teria que tomar cuidado pois o pneu menor vai receber mais força de frenagem (pelo menor diâmetro) tendo menor aderência no asfalto (pela menor largura), com possibilidade de travar e rodar na pista numa frenagem de emergência.

informação do que aconteceu na pratica.
uso pneus 37 e tenho estepe original 255/75 15 se nao me engano em um troller.
em um trilha rasguei um pneu e coloquei este estepe na dianteira (nao poderia colocar na traseira pois uso um bloqueio detroit). fazendo um deslocamento de asfalto andando no 4x2 com as rodas livre ligadas, uma das rodas dianteiras travou!!! acabei rodando na pista, deveria estar a uns 50 km/h.
sei que a diferença é muito grande entre um pneu e outro, nao sei se o que ocasionou o travamento das rodas foi o diferencial nao conseguir compensar toda esta diferença ou o bloqueio de alguma forma "se acionou" (acho muito dificil, é um e-locker).
enfim, no meu entendimento, apartir desta data só uso pneu de tamanho diferente no eixo dianteiro em 4x2 e roda livre desligada.
espero ter ajudado
abs

hercilio.neto
22/04/2014, 07:56
No meu Bandeirante uso pneus 33x12,5x15 com estepe mais fino, porém com tamanho parecido.
É lógico que gostaria de 5 pneus iguais, mas essa opção é devido ao peso no suporte de estepe e principalmente ao custo.
Não uso meu jipe em trilhas pesadas apenas em trilhas leves, viagens e no dia-a-dia.
No carro da patroa, o estepe é bem fino e o manual recomenda não rodar com ele acima de 80 km/h. Na prática, serve para se deslocar até o borracheiro.
Futuramente (sabe Deus quando), pretendo colocar pneus AT 33x10,5x15, que considero ideal para a utilização que faço e ficará bem também no estepe.