Ver Versão Completa : Empeno do cabeçote
atilapereira
10/03/2014, 16:39
Boa tarde galera, cá estou eu novamente dividindo meus problemas com a família rover... pois bem
No final de semana passado fomos para uma expedição fotográfica na MT-060 Transpantaneira em Poconé e logo no início, entrando em Poconé o motor esquentou e isolou, desligando completamente... a princípio sem entender o que estava acontecendo fui verificar o nível da água e descobri que devido a um vazamento na mangueira que levava do reservatório para o radiador o motor tinha esquentado, o que causou o desligamento do mesmo... Paramos e esperamos por algum tempo até que o motor esfriasse, completei com água o reservatório e tentei dar a partida e nada, então percebi que a ventoínha não funcionava, tentamos ligá-la direto na bateria de outro carro e dar a partida e nada, esperamos então mais algum tempo e consegui dar a partida no carro quando o motor já havia esfriado completamente. Durante os 3 dias que duraram a expedição fui completando a água do reservatório todos os dias até voltar pra Cuiabá onde decidi deixar a viatura na oficina para encontrar o vazamento, que era questão de uma junta e nada mais... dois dias depois o mecânico me ligou e falou que precisava que eu fosse lá na oficina, e como já estou calejado desses mecânicos salafrários aqui de Cuiabá logo desconfiei que tinha caroço nesse angú... chegando lá ele me alegou que como o motor tinha esquentado demais os anéis grudaram e arranharam a camisa do pistão, o que de fato eu pude comprovar quando olhei o bloco que estava arranhado, e que havia enviado meu cabeçote para uma retífica olhar e que caso houvesse empenado teria a possibilidade até mesmo de eu ter que trocar o cabeçote por um novo, o que posteriormente me foi confirmado pelo mecânico, ao indagar sobre uma suposta estimativa do custo a resposta foi que com peças, novo cabeçote, retífica e mão-de-obra do mecânico eu iria gastar entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00... pois bem, liguei para o meu amigo Cézinha da oficina MORAZ de Curitiba que é em quem eu confio para colocar a mão na viatura (prefiro dirigir 2000 km e deixar nas mãos deles para me darem um veredicto do que arriscar deixar em qualquer oficina aqui de Cuiabá, visto o histórico de pilantragem que eu conheço de todas as mecânicas daqui, SEM EXCEÇÃO) e ao explicar para ele a situação ele me pediu que fosse até a retífica em questão para escutar diretamente do torneiro mecânico o estado do cabeçote, pois pelo histórico da máquina não seria o caso de empenar até a inutilização do cabeçote, e foi o que eu fiz esta manhã, acordei bem cedo e sem avisar nada fui até a oficina e pedi que me levassem à tal retífica onde estava o cabeçote e percebi que o mecânico que me acompanhava se adiantou em dar o veredicto do cabeçote antes mesmo dos próprios torneiros mecânicos, dizendo que ela havia sido plainada mais de 10 mm e que o cabeçote estava condenado, pois caso instalasse o mesmo novamente, em questão de poucos meses iria vazar o óleo do motor e me deixar na mão, fundindo o motor. Enfim, inventei uma conversa de que havia uma pessoa que estava em débito comigo e que seria proprietário de uma revenda de autopeças, que poderia me fornecer este cabeçote em troca da dívida e saí da retífica com o cabeçote debaixo do braço e fui até uma retífica, da qual meu tio que trabalha com caminhões é cliente há 10 anos, e pedi para eles analisarem meu cabeçote, se ainda havia alguma esperança ou se seria necessário a troca do mesmo, e para minha surpresa após a análise recebi a resposta de que o cabeçote está em perfeitas condições de uso e que apesar de ter sido plainado os supostos 10mm isso em nada iria influenciar o funcionamento do mesmo.
Resultado, voltei à oficina a bordo de um guincho e embarquei o jeep e mandei direto para a retífica de confiança, falando ao proprietário da mecânica que o meu credor em questão só instalaria o cabeçote na sua própria loja, pois caso contrário não me daria garantia sobre o novo cabeçote que seria instalado, uma vez que o mecânico já havia condenado o cabeçote antigo, salvando apenas as válvulas e molas do antigo, agora a tarde peguei uma estimativa do que irá me custar o conserto... R$ 250,00 de mão de obra e mais R$ 300 das juntas inferior e superior, e talvez algum custo adicional caso seja necessário trocar alguma mangueira.
Já pensei diversas vezes em desistir desta viatura pois como deixei bem claro, ainda não encontrei nenhum serviço decente de mecânicos aqui em Cuiabá, e na maioria das vezes quando percebo alguma alteração na performance ou barulho novo me informo diretamente por telefone com o pessoal da MORAZ que é sempre muito prestativo e honesto comigo, gostaria da opinião de vocês, se já tiveram que fazer este serviço no motor de suas aeronaves, se alguém aqui já empenou o cabeçote devido ao aquecimento ao ponto de ter que inutilizá-lo... enfim, qualquer palpite, opinião serão bem-vindos.
Grato pela atenção e paciência.
Atila,
talvez o maior erro em toda a história é não ter um sensor de nível no reservatório do fluído, como tanto praguejamos por aqui.
Teria evitado toda esta história e lhe salvado uns belos trocados. O Vinicius tem o kit inteiro para enviar.
Seu caso foi bastante sério, chegou a travar o motor. A conta não vai ser pequena, devem trocar pistões, anéis, brunir ou encamisar o motor.
Bo sorte ana empreitada e que fique de alerta aos demais colegas o que a falta d'água faz ao motor.
Abraços
Clemente
Boa tarde galera, cá estou eu novamente dividindo meus problemas com a família rover... pois bem
No final de semana passado fomos para uma expedição fotográfica na MT-060 Transpantaneira em Poconé e logo no início, entrando em Poconé o motor esquentou e isolou, desligando completamente... a princípio sem entender o que estava acontecendo fui verificar o nível da água e descobri que devido a um vazamento na mangueira que levava do reservatório para o radiador o motor tinha esquentado, o que causou o desligamento do mesmo... Paramos e esperamos por algum tempo até que o motor esfriasse, completei com água o reservatório e tentei dar a partida e nada, então percebi que a ventoínha não funcionava, tentamos ligá-la direto na bateria de outro carro e dar a partida e nada, esperamos então mais algum tempo e consegui dar a partida no carro quando o motor já havia esfriado completamente. Durante os 3 dias que duraram a expedição fui completando a água do reservatório todos os dias até voltar pra Cuiabá onde decidi deixar a viatura na oficina para encontrar o vazamento, que era questão de uma junta e nada mais... dois dias depois o mecânico me ligou e falou que precisava que eu fosse lá na oficina, e como já estou calejado desses mecânicos salafrários aqui de Cuiabá logo desconfiei que tinha caroço nesse angú... chegando lá ele me alegou que como o motor tinha esquentado demais os anéis grudaram e arranharam a camisa do pistão, o que de fato eu pude comprovar quando olhei o bloco que estava arranhado, e que havia enviado meu cabeçote para uma retífica olhar e que caso houvesse empenado teria a possibilidade até mesmo de eu ter que trocar o cabeçote por um novo, o que posteriormente me foi confirmado pelo mecânico, ao indagar sobre uma suposta estimativa do custo a resposta foi que com peças, novo cabeçote, retífica e mão-de-obra do mecânico eu iria gastar entre R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00... pois bem, liguei para o meu amigo Cézinha da oficina MORAZ de Curitiba que é em quem eu confio para colocar a mão na viatura (prefiro dirigir 2000 km e deixar nas mãos deles para me darem um veredicto do que arriscar deixar em qualquer oficina aqui de Cuiabá, visto o histórico de pilantragem que eu conheço de todas as mecânicas daqui, SEM EXCEÇÃO) e ao explicar para ele a situação ele me pediu que fosse até a retífica em questão para escutar diretamente do torneiro mecânico o estado do cabeçote, pois pelo histórico da máquina não seria o caso de empenar até a inutilização do cabeçote, e foi o que eu fiz esta manhã, acordei bem cedo e sem avisar nada fui até a oficina e pedi que me levassem à tal retífica onde estava o cabeçote e percebi que o mecânico que me acompanhava se adiantou em dar o veredicto do cabeçote antes mesmo dos próprios torneiros mecânicos, dizendo que ela havia sido plainada mais de 10 mm e que o cabeçote estava condenado, pois caso instalasse o mesmo novamente, em questão de poucos meses iria vazar o óleo do motor e me deixar na mão, fundindo o motor. Enfim, inventei uma conversa de que havia uma pessoa que estava em débito comigo e que seria proprietário de uma revenda de autopeças, que poderia me fornecer este cabeçote em troca da dívida e saí da retífica com o cabeçote debaixo do braço e fui até uma retífica, da qual meu tio que trabalha com caminhões é cliente há 10 anos, e pedi para eles analisarem meu cabeçote, se ainda havia alguma esperança ou se seria necessário a troca do mesmo, e para minha surpresa após a análise recebi a resposta de que o cabeçote está em perfeitas condições de uso e que apesar de ter sido plainado os supostos 10mm isso em nada iria influenciar o funcionamento do mesmo.
Resultado, voltei à oficina a bordo de um guincho e embarquei o jeep e mandei direto para a retífica de confiança, falando ao proprietário da mecânica que o meu credor em questão só instalaria o cabeçote na sua própria loja, pois caso contrário não me daria garantia sobre o novo cabeçote que seria instalado, uma vez que o mecânico já havia condenado o cabeçote antigo, salvando apenas as válvulas e molas do antigo, agora a tarde peguei uma estimativa do que irá me custar o conserto... R$ 250,00 de mão de obra e mais R$ 300 das juntas inferior e superior, e talvez algum custo adicional caso seja necessário trocar alguma mangueira.
Já pensei diversas vezes em desistir desta viatura pois como deixei bem claro, ainda não encontrei nenhum serviço decente de mecânicos aqui em Cuiabá, e na maioria das vezes quando percebo alguma alteração na performance ou barulho novo me informo diretamente por telefone com o pessoal da MORAZ que é sempre muito prestativo e honesto comigo, gostaria da opinião de vocês, se já tiveram que fazer este serviço no motor de suas aeronaves, se alguém aqui já empenou o cabeçote devido ao aquecimento ao ponto de ter que inutilizá-lo... enfim, qualquer palpite, opinião serão bem-vindos.
Grato pela atenção e paciência.
André Sheffer
11/03/2014, 01:07
Vou direto ao assunto: não tenho sensor e quero comprar para instalar,... Não sei onde comprar e nem qual comprar!... Já ouvi e li sobre vários... Então cada vez mais fico em dúvida. Preciso de uma resposta curta e objetiva. Qual o melhor em custo benefício e onde comprar? Agradeço. Abs a todos.
mouramares
11/03/2014, 01:19
Vou direto ao assunto: não tenho sensor e quero comprar para instalar,... Não sei onde comprar e nem qual comprar!... Já ouvi e li sobre vários... Então cada vez mais fico em dúvida. Preciso de uma resposta curta e objetiva. Qual o melhor em custo benefício e onde comprar? Agradeço. Abs a todos.
Andre, conforme informou o Clemente, fale com o Vinicius Mastreli....Curitiba...Ele te envia tudo pronto.
abcs
Moura
Waldmartins
11/03/2014, 01:56
Átila,
estou com a minha VTR há 12 meses e o primeiro problema (e o pior) foi exatamente esse que aconteceu com vc. Resultado: Mais de R$ 10.000,00 gastos em peças, retífica e mão-de obra (se quiser ler a SAGA completa... http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu.html)
Clemente tem toda razão. Um sensor de nível teria te salvado! O pior que no meu caso eu já tinha comprado o sensor e estava levando ele dentro da viatura (sem instalar) para fazer a instalação na cidade onde moro...e deu no que deu... :(
Agora, depois de retificado, deram a plainada no meu cabeçote e disseram que ele estava na última medida (o tamanho eu não saberia te dizer). Resultado (2): Depois de um mês, a viatura começou a ferver do nada e cuspir água!!! :parede:
Fui consultar outro mecanico que trabalhou na LR por uns 15 anos e ele me disse que cabeçote na última medida para esse motor, só se for para andar dentro da cidade. Não aguenta viagens....então esse pode ser o seu caso.
No meu caso eu dei "sorte" pq qdo começou a dar problemas, a vtr estava na garantia e trocaram o cabeçote por um novo sem custo adicional.
Agora vc tem que analisar o seu caso e ver o que é melhor a se fazer...
Abs
Wald
André Sheffer
11/03/2014, 07:36
Obrigado pela resposta Moura,... Eu só não tenho o contato dele, alguém poderia me passar!... Obrigado. Abs!
Aconteceu exatamente isso comigo! Faz duas semanas, só que foi a porcaria da mangueira do ar quente. Me disseram as mesmas coisas, que o cabeçote está condenado e que o os aneis e pistões riscaram a camisa (e realmente riscaram pois fui ver o motor aberto). Agora estou correndo atrás de algum mecanico em Campinas para encarar essa empreitada, o meu mecanico de confiança infelizmente não trabalha com diesel...
Pelo visto vai não vai sair por menos de R$7000,00 =(
Boa sorte!
atilapereira
11/03/2014, 15:04
Átila,
estou com a minha VTR há 12 meses e o primeiro problema (e o pior) foi exatamente esse que aconteceu com vc. Resultado: Mais de R$ 10.000,00 gastos em peças, retífica e mão-de obra (se quiser ler a SAGA completa... http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu.html)
Clemente tem toda razão. Um sensor de nível teria te salvado! O pior que no meu caso eu já tinha comprado o sensor e estava levando ele dentro da viatura (sem instalar) para fazer a instalação na cidade onde moro...e deu no que deu... :(
Agora, depois de retificado, deram a plainada no meu cabeçote e disseram que ele estava na última medida (o tamanho eu não saberia te dizer). Resultado (2): Depois de um mês, a viatura começou a ferver do nada e cuspir água!!! :parede:
Fui consultar outro mecanico que trabalhou na LR por uns 15 anos e ele me disse que cabeçote na última medida para esse motor, só se for para andar dentro da cidade. Não aguenta viagens....então esse pode ser o seu caso.
No meu caso eu dei "sorte" pq qdo começou a dar problemas, a vtr estava na garantia e trocaram o cabeçote por um novo sem custo adicional.
Agora vc tem que analisar o seu caso e ver o que é melhor a se fazer...
Abs
Wald
Bom... se eu tiver que gastar qualquer cifra que se aproxime de 10.000 reais para arrumá-lo definitivamente vou procurar um motor novo Maxiom, que conforme vi ontem aqui no fórum, segundo as palavras do Clemente, custa cerca de R$ 12.000,00 para pessoa jurídica.. e no momento não tenho condiçoes pra enfrentar essa barra, vou ter que estacioná-la até 2a ordem
GLMedina
11/03/2014, 17:37
Puta merda, tomar uma "anaba" dessas por causa de falta d'água, é de doer!:x
O medo de isso acontecer. Estou ficando até paranoico!
Se pudesse colocava não um alarme, mas uma sirene que tocasse assim que a água baixasse 1 mm!
Deus me livre disso acontecer!
SergioMedeiros
11/03/2014, 21:28
Puta merda, tomar uma "anaba" dessas por causa de falta d'água, é de doer!:x
O medo de isso acontecer. Estou ficando até paranoico!
Se pudesse colocava não um alarme, mas uma sirene que tocasse assim que a água baixasse 1 mm!
Deus me livre disso acontecer!
Pra quem realmente quer prevenir um problema desses, pode comprar um watchdog com somente sensor de nível e complementar a gerencia do motor com um sistema chamado Vigia, da Colven. Muito utilizado por frotistas, ele gerencia a temperatura do motor com um sensor soldado no cabeçote do carro, e um valor pré-definido de temperatura máxima. Também gerencia pressão do óleo, voltagem do sistema e conexões. Caso o sistema detecte algum problema, ele alarma e desliga o carro em um tempo pré-definido antes que o problema cause algum dano maior no motor.
Também ficam registrados em uma memória interna todos os alarmes, podendo o mecanico realizar a leitura via USB.
Nesse caso, se faltar água no motor, e o alarme do watchdog passar "batido", a temperatura vai fazer o sistema desligar o motor antes que algum dano maior aconteça.
A minha 90 veio com esse sistema. Tirei pois não fiquei muito confortável em ter sensores ligados a uma central com acesso direto a minha bomba de combustível. Mas.... para os mais paranóicos, pode ser uma solução!
Abs
GLMedina
11/03/2014, 21:49
Pra quem realmente quer prevenir um problema desses, pode comprar um watchdog com somente sensor de nível e complementar a gerencia do motor com um sistema chamado Vigia, da Colven. Muito utilizado por frotistas, ele gerencia a temperatura do motor com um sensor soldado no cabeçote do carro, e um valor pré-definido de temperatura máxima. Também gerencia pressão do óleo, voltagem do sistema e conexões. Caso o sistema detecte algum problema, ele alarma e desliga o carro em um tempo pré-definido antes que o problema cause algum dano maior no motor.
Também ficam registrados em uma memória interna todos os alarmes, podendo o mecanico realizar a leitura via USB.
Nesse caso, se faltar água no motor, e o alarme do watchdog passar "batido", a temperatura vai fazer o sistema desligar o motor antes que algum dano maior aconteça.
A minha 90 veio com esse sistema. Tirei pois não fiquei muito confortável em ter sensores ligados a uma central com acesso direto a minha bomba de combustível. Mas.... para os mais paranóicos, pode ser uma solução!
Abs
Sérgio, se o trem é bom, pq vc tirou?
SergioMedeiros
11/03/2014, 22:47
Sérgio, se o trem é bom, pq vc tirou?
Então Medina.... ele realmente é muito bom, tanto que custa R$ 1500 instalado. Mas o que me deixou desconfortável foi o sistema desligar o motor caso algum problema ocorra. Agora imagina... subida de uma serra, faixa simples e você fazendo uma ultrapassagem... vai que nesse momento a temperatura sobe mais que o normal em função de falta de água, e o carro desligue?!?! Prefiro perder o motor e continuar vivo....
Coloquei meu watchdog em cima do painel... bem na cara para poder ver o alarme na hora e parar o carro assim que possível, e não quando o "sistema" decidir que ele deve parar.
Abs
Alexandre Tietsche
11/03/2014, 22:53
Conversando com um colega, ele acha que um sensor de pressão do sistema de arrefecimento seria mais útil. O que acham ?
Eu tenho o sensor de nível.
Atila,
talvez o maior erro em toda a história é não ter um sensor de nível no reservatório do fluído, como tanto praguejamos por aqui.
Clemente
atilapereira
11/03/2014, 23:08
Bom, refazendo minhas próprias palavras acima pra não falar besteira, o Clemente mencionou em outro tópico o valor de 12k por um motor parcial, mas a verdade é que o motor está em uma retifica boa e vão dar uma olhada nele a partir de amanha p so entao eu ter uma noção do tamanho do estrago e tomar uma decisão, estou muito desanimado com isso e na verdade sem dinheiro p encarar esta bronca no momento, se tivesse condição importaria um motor novo desse fechado e mais um kit OME e faria uma geral nela trocando tudo que precisasse, mas como as nuvens não são de algodão devo me contentar com um serviço paliativo que a deixe em condições de trafegar pela cidade os 3km que faço para o trabalho, caso contrário se decidir continuar com ela vou reboca-la p casa e cobrir com uma lona até que o dinheiro fruto do meu suor me permita reviver minha paixão sobre rodas... Por sorte posso usar uma frontier da fazenda o que vai quebrar meu galho no momento, mas agora é esperar pra ver no que vai dar e passar a frequentar mais assiduamente o fórum e aprender com as experiências de vocês pra não passar por situações como esta
atilapereira
12/03/2014, 17:47
Falei agora com a dona da retifica e ela me alega que o super-aquecimento do motor se deu por conta da hélice em frente ao radiador, que segundo ela não está funcionando direito, e que a resolução disso seria uma embreagem viscosa que me custaria o valor de R$280,00. Detalhe, eu perguntei a ela se esse aquecimento não teria sido ocasionado pela falta de água devido ao vazamento que foi estancado através de uma junta na mangueira e ela acredita que não, que o real causador do aquecimento foi o mal funcionamento desta hélice, mas o fato é que a água do reservatório que refrigera o radiador havia acabado como falei anteriormente devido ao vazamento que se seguiu ao refuncionamento do motor.
Fora isso preciso trocar os bicos injetores (Porta injetor Maxiom HSD/S-10) que ficaram azulados por conta do aquecimento que neste caso custariam R$ 1.412,00 pelos 4 bicos, uma nova correia do alternador (7 PK 1580), juntas superiores do cabeçote ao custo de R$240,00, filtro lubrificante PK 4203 ao custo de R$106,96 por 8 unidades, 1 litro de óleo 15w10 ao valor de R$13,52, e guia de válvula HSD SPRINTER ao custo de R$60,80 por 8 unidades;
Na parte de serviço a relação foi a seguinte:
- Troca das guias R$ 93,00
- Retífica das válvulas: R$ 72,10
- Retificar e baixar sede: R$ 72,10
- Esmerilhar e montar cabeçote: R$ 72,10
- Teste no cabeçote (que eu pedi anteriormente): R$ 102,20
- Montagem do motor: R$ 350,00
O custo total até agora é de R$ 2.940,00.
O rapaz que mexeu no cabeçote me falou que a espessura original seria 96mm, o mínimo tolerável é 95,5mm e o meu está com 95,6mm, agora a dúvida que fica, será que ele não vai voltar a esquentar o motor por conta de com o plainamento do cabeçote ele ter ficado tão próximo do limite ? Onde eu poderia encontrar um cabeçote novo por um preço razoável ?
Bom, aguardo opiniões baseadas nas informações que recebi da retífica e acabo de repassar a vocês.
atilapereira
12/03/2014, 18:08
Uma segunda opinião que eu peguei baseado nessas informações com uma pessoa que mexe sempre com motor maxiom, foi de que não seria necessário a troca dos bicos injetores, que geralmente não são afetados pelo aquecimento... Liguei pra dona da retífica com essa dúvida e ela alega que o aquecimento destempera o bico injetor fazendo ele jogar mais diesel em cima do pistão e que esse excesso de diesel um tanto vai queimar por ali e o restante vai escorrer pela lateral do pistão tirando a viscosidade do óleo lubrificante que lubrifica o pistão fazendo ele engripar, colar na camisa...
Com relação à baixa espessura do cabeçote esta mesma pessoa me sugeriu que eu colocasse uma junta de aço de 3 piques que garantiria o bom funcionamento, comentando isso com a dona da retífica ela me diz que aconselha o uso da junta de amianto porque ela assenta melhor com qualquer possível diferença, que sugere a junta de aço quando o bloco já foi aplainado e o cabeçote é novo, mas que caso eu prefira colocar a junta do cabeçote de aço ela faz sem problemas mas não me dá garantia sobre o serviço.
bom, espero que alguém aí tenha conhecimento mais aprofundado no quesito motor pra me dar uma terceira opinião.
Grato.
Waldmartins
13/03/2014, 12:52
Os bicos podem sim ter que ser trocados. Não dá pra falar se os seus terão que ser trocados ou não...só "olhando" o estado deles.
Sobre a junta, a de aço aguenta mais o calor do que a de amianto. Agora vem o "dilema": Se seu carro aquecer "um pouco", a junta de amianto vai queimar mais rápido e "salvar" seu cabeçote. A junta de aço não vai queimar e não vai empenar o cabeçote. Agora, se aquecer muito, a junta de aço vai queimar e empenar o cabeçote. É aquela coisa: Uma queima rápido e avisa logo. A outra aguenta mais o "tranco", mas quando queima leva o cabeçote junto... aí vc decide.
Sobre a causa do aquecimento. Digamos que as causas mais comuns de aquecimento nde motor da Defender são:
1) Bomba d´água
2) mangueiras furadas/baixar o nível da água (daí a necessidade indispensável de um sensor de nível...que no caso de mal funcionamento da bomba d´água não vai adiantar)
3) acoplamento viscoso (essa hélice na frente do motor que vc falou...)
Tem outras coisas mas basicamente é isso.
Abs
Wald
atilapereira
13/03/2014, 12:55
Obrigado Wald, esclareceu um pouco as coisas
BrunoBrs
20/03/2014, 16:58
Boa Tarde Galera,
Alguem teria o manual do motor 300tdi?
Preciso identificar os componentes faltantes no meu motor, que esta incompleto.
Abraço a todos
GLMedina
20/03/2014, 20:01
Boa Tarde Galera,
Alguem teria o manual do motor 300tdi?
Preciso identificar os componentes faltantes no meu motor, que esta incompleto.
Abraço a todos
Microcat - Spare parts Land Rover catalogue in English (http://lrparts.ru/engl/)
atilapereira
10/04/2014, 19:13
Alguem tem o contato deste Vinicius Mastreli ?
Retirei a viatura da retífica há uma semana mas agora, além de um pouco mais pobre, estou paranóico quanto a alguma próxima ocorrência envolvendo minha defender e quero adquirir logo este watchdog... Fico no aguardo de respostas !
Alexandre ST
10/04/2014, 22:52
Atila nem te ocorreu em colocar o kit 2.8? Por que?
Abrç
MFREITAG
11/04/2014, 20:11
Alguem tem o contato deste Vinicius Mastreli ?
Retirei a viatura da retífica há uma semana mas agora, além de um pouco mais pobre, estou paranóico quanto a alguma próxima ocorrência envolvendo minha defender e quero adquirir logo este watchdog... Fico no aguardo de respostas !
Segue email do Vinicius para contato sobre o sensor de nível: viniciusm@petrobras.com.br
Sobre o Watchdog é só entrar no site ou fazer contato com o Sukys: contato@sukys.com.br
Na minha 110 uso o Watchdog e estou muito satisfeito.
Boa sorte!
atilapereira
07/05/2014, 16:35
Bom.... desculpa o sumiço do fórum
Mas vou dar uma resumida na situaçao, acabou que fizemos o que relatei acima com relaçao ao motor, porém após a montagem do motor o carro apresentou problemas para se manter ligado e rodando, então olharam a bomba injetora e encontraram fagulhas e me recomendaram que fosse melhor fazer a bomba novamente, e como já estava no mato sem cachorro e há 2 semanas andando de onibus resolvi fazer tudo, onerando para mim o custo de 5 mil reais pelos serviços do motor e bomba injetora. Comprei o Watchdog e chegou na semana passada e deixei ontem numa elétrica para a instalação, porém agora apareceu um outro problema... quando vou dar a partida o carro fica batendo algum tempo antes de ligar e quando liga preciso dar uma acelerada para se manter ligado caso contrário o carro desliga, a princípio acreditei que fosse alguma coisa alternador já que aparecia o sinal vermelho da bateria, mas liguei para o pessoal da Moraz e pela conversa eles acreditam que seja algo relacionado ao combustível, portanto liguei novamente para a retífica que fez a bomba e ficaram de mandar alguém agora a tarde lá na auto-elétrica dar uma olhada no que possa estar ocasiando isto.... Resumindo, ESTA PORCARIA NAO VAI PARAR DE DAR PROBLEMA ??????????
SergioMedeiros
07/05/2014, 20:29
Putz... a L200 gira gira gira e demora a pegar.... já a Defender não dá uma volta no motor e já pega sem ratear! Eu apostaria na bomba com problemas no teu caso.
Ela tá com o Diesel bom? Ficou quanto tempo parada? O S10 ajuda muito na hora de pegar.
O 2.5 tem velas aquecedoras também, não? Se sim, vale dar uma olhada.
atilapereira
09/05/2014, 11:45
Atila nem te ocorreu em colocar o kit 2.8? Por que?
Abrç
Alexandre, n vou mais investir dinheiro nela porque estou decidido a vendê-la até o final deste ano... o plano anterior era investir uma grana e trocar várias coisas, fazer o motor e deixar ela no ponto para fazer viagens aqui pela America do Sul mas existe a possibilidade de eu passar uma temporada fora do Brasil estudando então terei que me desfazer dela, até para poder pagar meus estudos
atilapereira
09/05/2014, 12:01
Putz... a L200 gira gira gira e demora a pegar.... já a Defender não dá uma volta no motor e já pega sem ratear! Eu apostaria na bomba com problemas no teu caso.
Ela tá com o Diesel bom? Ficou quanto tempo parada? O S10 ajuda muito na hora de pegar.
O 2.5 tem velas aquecedoras também, não? Se sim, vale dar uma olhada.
Sérgio, era uma questão bem simples que foi resolvida rapidamente enquanto instalavam o Watchdog ontem a tarde na auto-elétrica, era uma bomba auxiliar que fica junto à bomba injetora, o rapaz falou que é conhecida normalmente por bomba manual, o preço foi 160 reais, a instalação eu não consultei ainda pois acredito que irão cobrar junto com o serviço que estão fazendo na frontier da fazenda... Fiquei animado com o Watchdog e ele já funcionou assim que eu sai da auto-elétrica logo que a agua colocada no reservatório baixou por ter circulado dentro do radiador (o reservatório foi esvaziado para a instalação da bóia do sensor de nível que foi ligado ao watchdog) e qdo completei no posto já coloquei um produto concentrado para dar uma limpada, o rapaz da elétrica falou q eu colocasse esse produto e levasse o carro lá daqui uma semana para retirarmos o reservatório e limparmos, agora já com o efeito da açao deste produto.
De qualquer forma o carro está nos seus 170.000 km e acredito que seja normal o desgaste de peças a esta altura do campeonato, o desabafo foi mesmo pelo número de dias que eu tive que parar em oficina, a quantia de dinheiro que tive que gastar neste último ano e o fato de ter que andar de ônibus em um clima e trânsito como o de Cuiabá agora na véspera da copa, a cidade está um caos com as principais avenidas todas fechadas e sem previsão alguma para liberação uma vez que metade das obras não estará pronta para copa.
Atualmente quem me pergunta sobre o carro eu sugiro que só compre um se estiver disposto a gastar uma boa grana reformando e tenha um outro carro de apoio, pois caso dependa unica e exclusivamente da Defender para o dia a dia vai se encontrar em situações como esta que estou passando... Como falei no post acima devo colocar a viatura a venda para financiar um projeto de vida, mas essa paixão insana por 4x4 com certeza vai longe depois desses 5 anos a bordo de uma defender
JCamilloJr
09/04/2015, 16:04
Boa tarde Sergio !
só para esclarecer , o Sensor de Temperatura não é soldado ao Cabeçote e sim rosqueado em um local previamente estudado , onde sofre o primeiro aquecimento do motor sem o liquido de arrefecimento , em relação ao sistema desligar o motor , o mesmo pode ser programado para não faze-lo e sim avisar ao condutor com aviso luminoso ou sonoro !
Tenho contato com representantes e poderíamos sugerir uma demonstração do equipamento em algum encontro !
Pra quem realmente quer prevenir um problema desses, pode comprar um watchdog com somente sensor de nível e complementar a gerencia do motor com um sistema chamado Vigia, da Colven. Muito utilizado por frotistas, ele gerencia a temperatura do motor com um sensor soldado no cabeçote do carro, e um valor pré-definido de temperatura máxima. Também gerencia pressão do óleo, voltagem do sistema e conexões. Caso o sistema detecte algum problema, ele alarma e desliga o carro em um tempo pré-definido antes que o problema cause algum dano maior no motor.
Também ficam registrados em uma memória interna todos os alarmes, podendo o mecanico realizar a leitura via USB.
Nesse caso, se faltar água no motor, e o alarme do watchdog passar "batido", a temperatura vai fazer o sistema desligar o motor antes que algum dano maior aconteça.
A minha 90 veio com esse sistema. Tirei pois não fiquei muito confortável em ter sensores ligados a uma central com acesso direto a minha bomba de combustível. Mas.... para os mais paranóicos, pode ser uma solução!
Abs
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.